• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

AMD 4870 Esquentando muito!

Rgtschope

know-it-all Member
Registrado
Ao jogar a demo do Heroes of Might & Magic VI, reparei que o comp reiniciou 2 vezes sozinho... Resolvi checar a temperatura da placa de vídeo durante o jogo e fiquei surpreso ao ver que em Idle a placa estava com 100% de Fan a 80ºC! O clock atual da placa é 500/900 (diminui para ver se ajudava, mas não ajudou). E ao ligar o Heroes novamente monitorando a placa, vi que ela estava chegando a 104, 105ºC, que foi quando resolvi parar de brincar, hehehe...

Meu gabinete é ruinzinho, mas tem uns coolers extras, pretendo comprar um gabinete novo esse mês, mas provavelmente vai ficar para mês que vem. A placa não está muito suja, pois limpei recentemente. Estou pensando em trocar a pasta térmica, pois li em algum lugar que isso pode ser pasta seca, e esse computador tem mais de ano já (comprei quando a 4870 era top)

Algum pensamento? Sugestão?

Valeu pessoas!
 
Verifica os outros componentes, se for má ventilação HDs e processador estarão com temperaturas altas também.
Aí é uma questão de arrumar cabos e colocar os fans de forma correta.

Se os outros componentes não estiverem quentes, você pode trocar a pasta térmica se quiser. É bem simples, só desparafusar o cooler, usar álcool isopropílico e aplicar a pasta térmica. Não coloque pasta demais pois a pasta é um bom condutor (exceto se for de cerâmica) e não seria legal se ela caísse em outros lugares. Tome cuidado também com os adesivos térmicos (quando você abrir a placa vai saber o que é), porque é complicado mexer com eles.

Eu tinha uma 4870, depois de um tempo de uso a temperatura dela começou a aumentar, não ficou tão alta quanto a sua, mas eu decidi trocar a pasta térmica. Não lembro exatamente quanto, mas diminuiu bastante a temperatura depois que troquei.
 
se for a da XFX, só trocar o cooler, a minha também era assim, agora não passa de 60 graus.
 
Troca a pasta que vai diminuir essas temps.
 
é, por ser da asus quer dizer que tem algo errado ai, geralmente o cooler deles é ruim. A HD4870 fica na media de 100ºC+ quando o cooler não está funcionando, vejá se o cooler está rodando.
 
Pode ser o cooler, pode ser os fios mal arrumados ou até sujeira, pó e etc. Da uma geral ai, arruma os cabos muda os fans de lugar pode ser que ajude.. Abraços.
 
Obrigado pelo help de todos ai...

Esse Sábado vou lá na Sta. Ifigênia comprar uma pasta térmica boa e dar uma geral. Sobre as temperaturas dos outros componentes, estão bem normais, é só a placa mesmo que deu essa esquentada, por isso a suspeita de pasta ou cooler. Quando diminuo a velocidade para 0 no Catalyst, eu ouço o cooler desligar, então imagino que esteja tudo bem por ai.

Atualizarei aqui para informar e deixar a dica caso alguém sofra desse problema também...

VALEU!
 
A 4870 é uma placa bem esquentadinha aconselho vc mudar os fans para 40% assim o barulho não é muito grande e refrigera melhor a VGA, quando for jogar aconselho aumentar mais ainda 60% ou mais (se vc aguentar o barulho), pelo menos assim vc controla as temperaturas e protege sua VGA.
 
A 4870 é uma placa bem esquentadinha aconselho vc mudar os fans para 40% assim o barulho não é muito grande e refrigera melhor a VGA, quando for jogar aconselho aumentar mais ainda 60% ou mais (se vc aguentar o barulho), pelo menos assim vc controla as temperaturas e protege sua VGA.

Uai, então o cooler a 60% resfria melhor do que 100%?
 
Opa! Foi mal agora que vi que os fans já estavam em 100%, do jeito que está essas temperaturas acho que só mudar a pasta térmica não vai resolver, dá uma olhada se o fan está rodando livre se não tem nenhuma sujeira obstruindo o ar.
 
Amigo,

Eu tenho uma 4870 da XFX

estava com um problema parecido com o seu.

Minha placa em Idle estava ficando 66º

e em Full xegava a quase 96º

Eu simplismente troquei a pasta termica e tudo se resolveu.
 
Eaí? deu em que?

Osso, a minha hd 4870 era mei esquentadinha também, eu reduzia os clocks quando não ia jogar.. aí ficava na faixa dos 52º C.

Mas ela deu problema to enviando pra rma da xfx..
 
troca a pasta termica, so isso, nao precisa comprar outro cooler
 
Então galera, segue o relato:

Tirei o cooler, dei uma limpada básica e troquei a pasta por uma pasta decente. Coloquei de novo, não mudou nada (80º, 100% de ventoinha)... Ai desmontei de novo, só que dessa vez desmontei TUDO e vi que tinha umas poeiras embaixo da ventoinha que eu não havia visto anteriormente. Pincelei, aspirei, passei álcool isopropilico e o cooler parecia novo. Tirei a pasta e coloquei mais. Ligo de novo e só de ver vídeo no Youtube a GPU subia para 100º! Lá vai eu desmontar de novo e aparentemente eu tinha colocado mais pasta do que devia, pois tinha espalhado pelo chip quase todo,rs... Limpo de novo com álcool e coloco de novo com um método ninja que tinha visto no youtube, onde o cara tinha passado a pasta com o dedo coberto de filme plástico. Coloco com carinho, atenção, espalho bem e tudo fica bonito novamente. Ai eu liguei já com o olho cego na mão. E eis que tudo dá certo! Agora ela está em Idle a 67º com 50% da ventoinha e dá picos (pelo menos na demo do Might & Magic Heroes VI) de 96º, 100% de ventoinha, mas não passa disso. Eu sei que ainda está quente, mas sei que agora o problema é de circulação do gabinete que é muuuuito ruim. Quero ver se troco esse mês ainda.

Mas pelo menos, teoricamente, não corro mais o risco de perder a placa derretida, heheh..

Muito obrigado a todos ai!
 
eu nao tenho ctz mas no manual da 4870 ela vai ate 105 graus?
 
Aproveitando o tópico do amigo, a ventoinha da Vga teria que aumentar a velocidade automaticamente quando exigida em jogos ou tem que fazer isso manualmente pelo Soft overdrive? Percebi que ela ja chegou a 80º e não aumentou a velocidade, tive que aumentar manualmente pelo overdrive. Isso é normal?
 
eu nao tenho ctz mas no manual da 4870 ela vai ate 105 graus?

Sim, quando a minha passava disso o computador desligava. Teoricamente enquanto maior a temperatura da placa maior a chance da vida útil dela diminuir.

Aproveitando o tópico do amigo, a ventoinha da Vga teria que aumentar a velocidade automaticamente quando exigida em jogos ou tem que fazer isso manualmente pelo Soft overdrive? Percebi que ela ja chegou a 80º e não aumentou a velocidade, tive que aumentar manualmente pelo overdrive. Isso é normal?

Cara, na minha placa ela muda a velocidade sozinha... É só vc desmarcar a opção de ajustar manualmente a velocidade.
 
Cara, não querendo te desanimar, mas essa vga vai morrer rapidinho nessa temperatura.
Na verdade não ela, mas a solda entre o chip e a placa.

Eu tenho uma HD4870 ZWFC e já mandei fazer "reflow" nela 3 vezes.
Ela funciona bem por uns 5~6 meses e volta a dar problema!! Mando fazer reflow e uso por mais 5~6 meses...
Na minha cidade ninguém faz o "reballing" pois ninguém tem o stencil da gpu da 4870 para trocar as soldas do chip... é complicado!
Te aconselho a colocar uma pasta térmica boa e um cooler melhor pra dar uma sobre-vida nela.

O modelo que tenho é esse:
GRD_2036_HD4870-487A-ZWFC.JPG
 
Cara, não querendo te desanimar, mas essa vga vai morrer rapidinho nessa temperatura.
Na verdade não ela, mas a solda entre o chip e a placa.

Eu tenho uma HD4870 ZWFC e já mandei fazer "reflow" nela 3 vezes.
Ela funciona bem por uns 5~6 meses e volta a dar problema!! Mando fazer reflow e uso por mais 5~6 meses...
Na minha cidade ninguém faz o "reballing" pois ninguém tem o stencil da gpu da 4870 para trocar as soldas do chip... é complicado!
Te aconselho a colocar uma pasta térmica boa e um cooler melhor pra dar uma sobre-vida nela.

Então, aparentemente isso era um problema específico do demo do Might and Magic Heroes VI, e a temperatura da placa sobre muito mais nesse jogo do que nos outros. Tanto que no Fable III a temperatura tava em 84º logo que desliguei o jogo (não lembro a velocidade do cooler). O jogo completo do MMHVI eu ainda não vi as temperaturas direito, mas parece que está melhor. De qualquer jeito, só de trocar a pasta já resolveu bastante e o cooler da ASUS é beeem decente.

E, sinceramente, já tá quase na hora de mudar a placa mesmo, então se ela durar coisa de 6 meses, já tá bem bom, hehehe (se bem que eu queria que durasse pelo menos mais um ano...)

FUI!
 
Cara o problema dessa placa em especifico e cooler vagabundo da XFX, alias a XFX vem usando coolers similares em varias outras VGAs, incluindo GTX 560 e 6950 so colocando uma carcaça grande em cima, eu tinha uma 4870 512 com cooler referencia e vendi para pegar essa, a diferença foi gritante em temperatura, a referencia nao passava de 63º em full load com cooler a 45% que é medio, a XFX com esse cooler vagabundo a 100% batia 80º facil em full load, tive que tirar essa carcaça de plastico de cima a jogar um cooler de 120 o que diminuiu ums 5º só, no final fiz uma troca, peguei minha 4870 512m e 100 reais e dei minha XFX 4870 1gb para o cara, melhor coisa que eu fiz, o cara falou que direto em dias de calor o PC trava, minha recomendaçao é, nao compre XFX principalmente quando vc ver que usa esse cooler ai que nem dessipador nas memoria tem.
 
Pelo tempo da sua vga deve ser a pasta. Tira um dia e limpa ela todinha de ponta a ponta com um pincel e alccol isopropilico e depois reaplique tudo novamente que deve corrigir
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo