AMD Rx 5700 Red Devil Reiniciando o PC

oAlquimista

Member
Registrado
Bom estou com um problema que realmente não sei solucionar pois já tentei varias medidas e nada se resolveu, comprei uma RX 5700 Red devil a umas duas semana na pichau informatica que na verdade era pra ter sido uma RX 5700 XT mas me enviaram errado pois não havia mais no estoque da loja tanto que estou na briga para receber a diferença da placa a uma semana e nada mas então em fiz a instalação do windows 10 limpo junto com o driver da AMD adrenalin (Tanto a versao 20.4.1 e a 20.2.2 esta apresentando o mesmo problema) o driver instalou perfeitamente já que antes não conseguia instalar pelo erro 1603, mas agora toda vez que jogo algum game no caso os que deu esse problema foram The Division 2 e COD WarZone ele reinicia o PC mas dessa vez sem dar tela preta achei que era problema com a placa então levei na casa de uma amigo e testei em um PC i7 4770k e rodou normal sem dar nenhum problema ai achei que poderia ser meu PC ai então utilizei uma RTX 2070 e joguei normalmente ai fico com essa duvida no ar oque pode ser esse problema devo trocar a placa pode ser meu PC estou perdido não sei como resolver isso.

Meu PC
Ryzen 9 3900X
Asus Prime X570-P
16GB DDR4 3000mhz Corsair
RX 5700 Red Devil
EVGA 750W
Water Cooler Gamemax Iceberg 360mm Rainbow

segue umas prints da configuração que estou usando a o processador esta em modo gamer no ryzen master com apenas 6 nucleos ativos a 4500mhz

 
Dê uma pesquisada nesse tópico: Link A maioria tem esse problema e tem "soluções" para amenizar o problema.
Quase certeza que isso é o driver da AMD.
 
tenta setar na Bios pra usar PCI-E 3.0. não deixa em AUTO

PCIE 4.0 dá instabilidade, segundo li lá no Forum guru3d
 
Funcionou vi no reddit e o problema realmente era isso parece que a amd vai desabilitar por atualização de bios o pci-e 4.0 ate eles resolverem o problema obrigado pela ajuda vlw muito grato
 
  • Curtir
Reações: TG
Estou com esse problema tbm, hoje faço os últimos testes mas já abri chamado e preenchi formulário na loja para devolução (só que estão demorando para responder).

Vou mudar (mas acho q já fiz isso) do PCI para 3GEN, mas como pode ficar normal por uns 3 meses e do nada começa a desligar o PC? As vezes quando reinicia tem na sequência aqueles beeps indicadores, 1 longo e 3 curto, as vezes 1 longo e 4 curtos..as vezes apenas reinicia!

Comprei uma fonte zero bala e o problema continua...Único teste mesmo é deixar o PC com o onboard, nem tinha me ligado que tinha onboard na máquina, e ver se ele vai reiniciar para ter a certeza que é a placa de vídeo.
 
Estou com esse problema tbm, hoje faço os últimos testes mas já abri chamado e preenchi formulário na loja para devolução (só que estão demorando para responder).

Vou mudar (mas acho q já fiz isso) do PCI para 3GEN, mas como pode ficar normal por uns 3 meses e do nada começa a desligar o PC? As vezes quando reinicia tem na sequência aqueles beeps indicadores, 1 longo e 3 curto, as vezes 1 longo e 4 curtos..as vezes apenas reinicia!

Comprei uma fonte zero bala e o problema continua...Único teste mesmo é deixar o PC com o onboard, nem tinha me ligado que tinha onboard na máquina, e ver se ele vai reiniciar para ter a certeza que é a placa de vídeo.

Cra nao entendi muito bem o que voce falou.

Setou na Bios PCIe para fixar em 3.0 , pois por padrao vem em AUTO.
 
Cra nao entendi muito bem o que voce falou.

Setou na Bios PCIe para fixar em 3.0 , pois por padrao vem em AUTO.

Sim, se for essa opção aqui da foto de baixo já tinha deixado em GEN3.



Agora o que vou tentar fazer é ligar na onboard aqui da placa mãe e monitorar. Estava tudo muito bem, do nada começou esses problemas (coincidentemente ou não quando comecei usar o Adobe Premiere).

É que a primeira vez que deu pau eu estava usando ele, depois esporadicamente começou e não parou mais. Navegando, jogando..agora mesmo antes de colocar a foto fui reiniciar e deu 1 beep longo e 4 curtos.

Tenso...
 
Pelo que pesquisei sobre esse padrão de Bips

Chance 1º : Pode ser a GPU com problemas
Chance 2º : Pode ser problema da fonte
 
Pelo que pesquisei sobre esse padrão de Bips

Chance 1º : Pode ser a GPU com problemas
Chance 2º : Pode ser problema da fonte



Fonte descarta..novinha em folha e o problema persiste. A maioria das vezes que tem o beep, são 1x longo e 3x curtos..uma ou outra sai 1x longo e 4x curto..triste!
 
Fonte descarta..novinha em folha e o problema persiste. A maioria das vezes que tem o beep, são 1x longo e 3x curtos..uma ou outra sai 1x longo e 4x curto..triste!

Ja me fooldi com uma Corsair Modular de 750w, nunca se sabe. Ela nao tava entregando nem 200w.

Mas se vc acha que é GPU troca o quanto antes entao, porque pelo que vi na net é fonte ou GPU.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O ideal seria voce testar com outra GPU de alto consumo, se o problema persistir deve ser fonte ou slot PCIe.
 
Ja me fooldi com uma Corsair Modular de 750w, nunca se sabe. Ela nao tava entregando nem 200w.

Mas se vc acha que é GPU troca o quanto antes entao, porque pelo que vi na net é fonte ou GPU.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O ideal seria voce testar com outra GPU de alto consumo, se o problema persistir deve ser fonte ou slot PCIe.

Vou testar com o onboard ver se rola esse problema, testei nos 2 slots PCI aqui e deu esse pau. Pena q não tenho outra VGA...
 
Bom estou com um problema que realmente não sei solucionar pois já tentei varias medidas e nada se resolveu, comprei uma RX 5700 Red devil a umas duas semana na pichau informatica que na verdade era pra ter sido uma RX 5700 XT mas me enviaram errado pois não havia mais no estoque da loja tanto que estou na briga para receber a diferença da placa a uma semana e nada mas então em fiz a instalação do windows 10 limpo junto com o driver da AMD adrenalin (Tanto a versao 20.4.1 e a 20.2.2 esta apresentando o mesmo problema) o driver instalou perfeitamente já que antes não conseguia instalar pelo erro 1603, mas agora toda vez que jogo algum game no caso os que deu esse problema foram The Division 2 e COD WarZone ele reinicia o PC mas dessa vez sem dar tela preta achei que era problema com a placa então levei na casa de uma amigo e testei em um PC i7 4770k e rodou normal sem dar nenhum problema ai achei que poderia ser meu PC ai então utilizei uma RTX 2070 e joguei normalmente ai fico com essa duvida no ar oque pode ser esse problema devo trocar a placa pode ser meu PC estou perdido não sei como resolver isso.

Meu PC
Ryzen 9 3900X
Asus Prime X570-P
16GB DDR4 3000mhz Corsair
RX 5700 Red Devil
EVGA 750W
Water Cooler Gamemax Iceberg 360mm Rainbow

segue umas prints da configuração que estou usando a o processador esta em modo gamer no ryzen master com apenas 6 nucleos ativos a 4500mhz

problema se chama windows, faça uma instalação limpa do Windows 10, atualize ele totalmente, instale o driver Adrenalin 2020 em sua ultima versão e veja o resultado.
Eu tive problemas aqui com uma RX 5700 tb, mas em um Ryzen 7 2700X que estava com uma RTX 2080, a RX 5700 dava pau de todo jeito nesse PC com o Ryzen e a RTX 2080 rodava liso, curiosamente coloquei a RX5700 em outro PC com um i7 8700 e tudo foi resolvido, portanto suspeito que uma instalação limpa do Windows ajudaria no Ryzen com a RX 5700!
 
Deixei o PC no onboard e esta desde ontem as 21h sem problema nenhum...abri programa de edição de vídeo, fiquei navegando, joguei até 3 partidas de fifa e tá até agora impecável.

Só pode ser a Red Devil mesmo...:xorinho:
 
Deixei o PC no onboard e esta desde ontem as 21h sem problema nenhum...abri programa de edição de vídeo, fiquei navegando, joguei até 3 partidas de fifa e tá até agora impecável.

Só pode ser a Red Devil mesmo...:xorinho:

Ta no RMA da loja? Se tiver ja vai pra cima o quanto antes. Apesar que se for fonte ou Slot PCIe nao vai dar pra saber, pois o consumo é bem menor. Manda pra mim testar a plaquinha ^^
 
Essa marca Powercolor é mesmo problemática, não??
De que adianta ter um dissipador parrudo e usar apenas componentes eletrônicos de média qualidade?
Não perca tempo e, conforme disseram, mande imediatamente pro RMA. E melhor sorte na próxima.
 
Ta no RMA da loja? Se tiver ja vai pra cima o quanto antes. Apesar que se for fonte ou Slot PCIe nao vai dar pra saber, pois o consumo é bem menor. Manda pra mim testar a plaquinha ^^

Já foi acionado e liberado o RMA...Me mandaram autorização hoje para envio da placa.

Ia até levar hoje mesmo no correio, mas deixei para amanhã...aí pensei que hoje era quarta feira mas é quinta, e amanhã feriado...:facepalm:!

Agora não sei quais são minhas possibilidades, ter que esperar conserto, ou ter que esperar troca pelo mesmo modelo, ter crédito na loja ou ter a devolução do $$. Comprei em novembro, não sei o que vai acontecer..meu desejo é trocar por uma Nvidia, tinha uma GTX 1070 EVGA antes e nunca tive problema...

:xorinho:
 
Já foi acionado e liberado o RMA...Me mandaram autorização hoje para envio da placa.

Ia até levar hoje mesmo no correio, mas deixei para amanhã...aí pensei que hoje era quarta feira mas é quinta, e amanhã feriado...:facepalm:!

Agora não sei quais são minhas possibilidades, ter que esperar conserto, ou ter que esperar troca pelo mesmo modelo, ter crédito na loja ou ter a devolução do $$. Comprei em novembro, não sei o que vai acontecer..meu desejo é trocar por uma Nvidia, tinha uma GTX 1070 EVGA antes e nunca tive problema...

:xorinho:

Isso ai é sorte azar, teve nego no forum mais um com treta com 2080ti, ai sim seria de doer.
 
Isso ai é sorte azar, teve nego no forum mais um com treta com 2080ti, ai sim seria de doer.

Testei aqui uma 6770 (que eu achei aqui em casa) na maquina e o PC reiniciou também...caraio! :facepalm::mesa::mesa:

Amanha vou ter que desmontar a porra de um PC da DELL todo montadinho, parafusado e testar a placa nele..vai ser foda, mas agora vou precisar levar até o fim para verificar se é a 5700xt mesmo... ainda tem uma esperança de não ser ela...! Mas desmontar esse DELL vai ser tenso..mas nao tem jeito!
 
Testei aqui uma 6770 (que eu achei aqui em casa) na maquina e o PC reiniciou também...caraio! :facepalm::mesa::mesa:

Amanha vou ter que desmontar a porra de um PC da DELL todo montadinho, parafusado e testar a placa nele..vai ser foda, mas agora vou precisar levar até o fim para verificar se é a 5700xt mesmo... ainda tem uma esperança de não ser ela...! Mas desmontar esse DELL vai ser tenso..mas nao tem jeito!

Desmontar dell é um inferno, ja fiz uns cortes cabulosos na mao la na empresa.

Mas tenta, se nao funfar se ja tem o 100% que a GPU veio estragada.
 
Postei um texto no tópico das Navi para ajudar alguns usuários com as VGAs da série.
Não li seu tópico, apenas o título, levando em consideração isso, vou copiar e colar aqui para você ler (Não sei se você acompanha lá), pode ser útil em algum aspecto:


Vendo as reclamações bem fortes aqui nessa última semana, vou tentar dá um guia geral sobre algumas situações que podem ajudar vocês:

Eu sempre reclamei muito dos drivers, e sempre ressalto a dificuldade que a AMD tem em entregar drivers decentes, mas ultimamente, para ser mais específico: Todos os Drivers desde o último WQHL na data desse post, estão bem melhores, mas veja; bem melhores não significa que estão perfeitos, longe disso.

Então como está a situação?

Está relativamente super tranquilo jogar, sem incomodo desde que passei a realizar alguns ajustes. Não tenho Crash, nem Apagão no PC (Reinicializações), nem stutter, nem nada.... e isso há semanas e em drivers diferentes, é como se eu tivesse um console fechado onde só preciso jogar, mas preciso destacar alguns pontos sobre isso, e em modéstia e para tal situação, me considero extremamente experiente com os Ryzen (Faço over pesado, só não cheguei no nível entusiasta, em memória e CPU desde a primeira até a atual terceira geração) e até com as Navi (Acho que já tenho bastante informação sobre esse produto, já me sinto bem confortável para falar sobre), então se você que estiver lendo isso e tiver qualquer um ou mais de um dos problemas que citarei, recomendaria que leve todas as dicas a seguir bem a sério e com muito carinho:

*Tenho Stutter - Eu já não tenho porque não faço minha curva de fan através do Driver e nem uso MSI Afterburner para isso. Uso o MPT e aplico o tutorial que criei e postei para vocês (Tá na minha assinatura, o segundo tutorial para ser mais específico). Assim, engano o driver para que ele use a minha curva pensando que é a dele, e isso evita stutter em jogos, e sim; é um erro de programação via driver que está prejudicando as Navi. Na prática, não tenho Stutter desde quando comecei a usar o MPT com essa finalidade. E já joguei bastante, e games diversificados que estão em lançamento ou com alguma idade.

"Ah, GamesBRs, eu não tenho esse problema de stutter por personalizar a curva de fan igual você". Eu recomendo fazer esse tutorial para qualquer um em qualquer situação. Pela minha experiência e as trocas de ideias que já tive com a comunidade, de alguma forma, mexer na Curva mesmo que sem bug algum, está trazendo esses stutter para as gameplays, então recomendo fortemente nunca modificar a fan de forma tradicional mesmo que não tenha um bug bem evidente como o meu.

Ah, a AMD não arrumou esse problema até hoje, inclusive eu destaco em todo feed de driver que coloco aqui uma pauta sobre, o que mudou foi o fato de que encontrei uma forma de solucionar isso, e felizmente, é realmente super eficiente.


Antes, de continuarmos com o ponto a seguir, vale o destaque: Você deve tratar Hardware igual a um cientista quando está tentando descobrir algo e quer saber se aquilo é fato verídico ou não. É importante ter metodologia e ser minucioso. Sempre anotar suas descobertas, sendo elas positivas e negativas, e começar a descartar e não repetir os erros, e tentar aprimorar os acertos. Isso fará mais sentido na parte a seguir.

*Meu PC está reinicializando (Estou jogando, do nada ele reinicia) - Aqui é um assunto super complexo, mas creio que também já consegui apurar esse problema, mas como é complexo, vou tentar dá uma informação geral onde cada um vai ter que investigar mais a fundo, vamos por partes:

Para quem tem Ryzen, é fortemente recomendado que você tenha estabilidade absoluta do CPU. O problema é que a estabilidade absoluta do CPU que cito, não é apenas CPU como processador, mas em três aspectos:

Soquete - SOC, de uma forma grosseira, nós sabemos que o próprio processador Ryzen faz o gerenciamento da voltagem do soquete. Na Intel, quem faz é a placa mãe. (Um dos motivos de ser mais fácil um overclock lá, mas isso dá um tópico de várias páginas, não vou tentar aprofundar e nem tenho toda informação para tal).
Memória Ram - É mais importante estabilidade absoluta aqui até mais do que no Processador. Um over semi estável em processador pode não te prejudicar tanto como uma instabilidade neste, independente de ser um over simples ou não.
Processador - Deve está estável, aliás, nada deve ser relativizado aqui, mas um overclock perto da estabilidade aqui em jogos já deve ser o bastante. Apenas em estresse (Carga Pesada) que é extremamente crucial, mas não dê brechas para esse aspecto.

O Ponto mais importante que preciso destacar: o fato de você colocar o CPU em estresse e ele ficar por horas rodando o programa, não significa que está estável. Muito provavelmente você irá conseguir estabilizar a voltagem utilizada no processador, mas ainda resta Memória e SOC. Geralmente o SOC é estável para X parâmetros do Processador e da Memória, mas quando é estável para um, e não para o outro, você já terá instabilidade... O SOC precisa de um acabamento final quando se reuni e combina os dois OC. ( Processador e Memória), e tudo tem um limite e capacidade natural de acordo com os componentes, por isso Ryzen é tão complexo.

O SOC geralmente é influenciado de acordo com o Over de CPU e Memória Ram. (Overclocks pesados exigem modificações drásticas no SOC, e isso é bem individual de CPU para CPU e Memória para Memória porque tudo depende da qualidade do Chip de cada um de vocês, e aqui a coisa começa a ficar complicada porque realmente os ajustes são bem individualizados, por mais que se tenha um norte, nada é igual para ninguém). É muito importante que o usuário possa reconhecer os limites de cada um dos seus componentes, e essa descoberta leva tempo, é quase como namorar uma pessoa; você só vai saber as qualidades e defeitos dela com precisão a partir de algum tempo.

Antes de continuar com a pauta, super recomendo o Ryzen Dram Calculator:


Esse é um programa simples que te oferece vários perfis (3 perfis) de configuração para Memória Ram (E demais parâmetros) e SOC bastando você informar alguns dados dos seus componente no próprio programa, e ele já oferece, embutido, algumas ferramentas para testes.

Esse programa é uma coisa maravilhosa, geralmente 80% das minhas configurações estáveis coincide com os perfis ou com a mescla de algumas configurações apresentadas ali. Então ele é realmente um excelente norte para todos vocês.

Voltando ao assunto...

Então vou dar um exemplo real para vocês: Esses dias eu atualizei a BIOS da minha Placa Mãe. (X370 Taichi).
Comecei a ter muito apagão assim...

"Ah, a BIOS tá zuada". Eu já sabia que não
"Ah, seu overclock de CPU não é estável". Já sei que é estável, descobrindo a voltagem estável uma vez, é pra sempre. (Tem o lance da degradação, mas isso é um papo longo também... kk).
"Ah, o seu parâmetro de SOC não está segurando o sistema inteiro" Também não, mesmo caso do processador, uma vez que você tem a noção exata, dificilmente mudará muita coisa, a dificuldade é chegar no ponto ideal.

"GamesBRs, o que tá errado então?"

O CAD_BUS Block teve um pequeno ajuste que influenciou, talvez causado por alguma mudança do AGESA atual, ou algum ajuste no SMU.

"GamesBRs", o que diabos é isso?"

É um parâmetro da placa mãe que ajuda ajustar e obter a estabilidade na Memória Ram. E sim, eu já conheço minha Memória Ram há no mínimo um ano, de 3200Mhz até 3733Mhz, sei exatamente quais timmings e voltagens ela gosta de trabalhar para está 100%... Qual voltagem no SOC é necessário para aguentar CPU e Ram juntos, etc...

E gente, enquanto não mudei de 40/20/20/24 para 40/20/24/24 nessa BIOS, as reinicializações não pararam. (As vezes o intervalo era rápido, as vezes não...)

Depois dessa mudança, posso aplicar qualquer over na GPU (Desde que estável) e no CPU (Desde que estável) que posso jogar sem me preocupar com qualquer problema. Se voltasse a BIOS anterior, provavelmente teria que mudar para 40/20/20/24 para não ter problemas.


"GamesBRs", quanto tempo levou para descobri isso?"

Umas 2 Horas, e isso é bem rápido. Apanhei demais nas gerações anteriores, então chega uma hora que você já tem uma certa noção de onde está o problema apenas pelos sintomas.

"GamesBRs, tem um teste para verificar isso?" Não tem, veja, esse é um parâmetro da memória que ajuda você com a estabilidade em SOC e Memória juntos, por isso é muito complicado e complexo. Você pode ter sua memória estável em testes e na prática terá problemas se isso não estiver 100%, um exemplo.

Essa é a bandeira que quero levantar em todo esse papo: Tirem qualquer overclock do sistema de vocês. Principalmente os que tem Ryzen. Deixe a memória em Stock, sem perfil X.M.P e não toque no Clock de CPU e jogue... Duvido que vocês terão apagão, pelo menos na maioria dos casos. Depois façam overclock na VGA e aos poucos no próprio CPU.

Detalhes importantes:

Te pergunto: seu overclock de GPU é 100% estável?

Já fez testes extensos de estabilidade? Desde de jogos a bench?

Digo isso porque muitas pessoas fazem um teste rápido e acham que está estável só porque não crashou de imediato.
Acreditem, se tiver instável, vai crashar mais cedo ou mais tarde... E tomem muito cuidado com Undervolt agressivo demais. Muita gente faz uns undervolt e pensa que é estável só porque está aparentemente funcional. É só jogar em uma situação mais exigente que a verdade vem a tona mais cedo ou mais tarde. E isso vale para overclock, mas destaco o Undervolt porque é o mais comum nas Navi.

Galera, nunca combine dois overclocks juntos quando estão em fase de testes iniciais , senão vocês nunca vão conseguir saber se ambos é instável ou apenas um deles, ou o grau de erro da instabilidade.

Faça um overclock de cada vez, e para cada overclock, testes extensos e duradouros sempre utilizando as mesmas metodologias escolhidas, vocês até podem acrescentar métodos novos, mas nunca mudar o procedimento, senão perdem a capacidade de apuração. O processo demora se feito dessa forma, mas a margem de erro se torna nitidamente baixa e sua taxa de sucesso aumenta muito.

Primeiro você modifica o Clock de GPU (Overclock ou Underclock + Voltagem), só depois da estabilidade total nesse ponto é que você vai para o Overclock de Vram.
Depois testes ambos juntos... e isso por horas.

Veja bem, só depois, e bem depois que você já tem precisão das estabilidades feitas nas modificações do seu GPU é que você começa a mexer no over de CPU (Recomendo essa ordem, porque estabilizar over nas Navi é muito mais fácil que nos Ryzen), e detalhe, do mesmo jeito: Uma coisa de cada fez, e sempre com testes extensos. (Processador -> SOC -> Memória, depois -> Processador + SOC + Memória Juntos).

Overclock em Ryzen não é para amadores, na realidade, nem para profissionais :haha: , é muito complexo estabilizar overclock aqui porque existem inúmeros fatores.... e um fator errado é o suficiente para jogar tudo por água abaixo. (Faço questão de destacar porque é algo que tem tá bem difundido e claro na mente da galera; quando mais rápido aceitar isso, mas tranquilo será sua vida nessa plataforma).

Apostaria, de forma bem amadora mesmo, que mais de 75% do fórum com Ryzen tem no máximo um Overclock Semi Estável. Estou comentando isso porque realmente é extremamente complexo um overclock 100% estável nessa plataforma, e assim, quebrei a cara inúmera e inúmera vezes. É bem difícil mesmo.


Então, Minha dica: Se você deixar seu PC 100% sem OC e ainda tiver esse problema, aí sim você pode começar a culpar os drivers, mas antes disso, é bom ver se não é sua fonte, etc, etc...

Galera, esse problema da reinicialização, via de regra, é sistema instável, não é VGA ou outro fator.

Primeira coisa que recomendo a todos, e repito, tirem qualquer OC do sistema antes de testar o driver... Porque apurar overclock é muito complexo, é impossível dá uma orientação completa para vocês sobre isso. No Ryzen dá para fazer uma lista de no mínimo uns 50 empecilhos que poderiam deixar seu sistema instável de buenas. É mais fácil tirar o fator sistema dessa conta do que a VGA na hora de investigar o problema.

*Overclock em Vram e GPU nas Navi: Sim, existem memórias que sobem quase nada, outras sobem muito... É super comum isso, e geralmente um overclock perto da estabilidade em Vram mostra artefatos. Se estiver muito longe dá estabilidade, causa crash, em alguns casos, tela azul. Já na GPU, é comum aparecer pingos vermelhos ou luzes vermelhas rápida quando está perto da estabilidade, quando longe, crash... as vezes tela azul. Sempre ter muito cuidado com diminuições agressivas de voltagem em Undervolt.

As vezes, algum jogo em específico pode ter algum crash específico por driver. (A AMD corrige algum ou outro).

Como não confundir com instabilidade de Over? Teste outros jogos por um tempo, se começar aparecer nos outros... pode ter certeza que não é um problema em jogo ou driver.


Sobre Instalação de Driver (Leiam com muito carinho essa parte):

Usem DDU, Clean AMD, Revo Unistaller e Cleaner.

Uso esses 4 programas para fazer a instalação mais limpa possível em todo driver, como prosseguir?

Passo 1 - Desinstalar o Driver pelo Revo Unistaller.

O programa desinstala normalmente pelo Painel, depois limpa pastas e registros que sobram de acordo com cliques adicionais do usuário - São bem intuitivos e fácil de compreender. (Desinstalem o Driver de Chipset, se usarem Ryzen no sistema, através desse programa; explicarei a frente)

Passo 2 - Depois disso, vão para o Clean AMD.

Ele pergunta se você quer reinicializar o sistema em modo segurança para limpar.
Confirmem que sim, ao entrar em segurança, o programa perguntará se pode limpar e depois se pode reiniciar. Deixem limpar, mas não reiniciar.

Passo 3 - Após isso, e ainda com o Windows em Modo de Segurança, agora vocês irão abrir o DDU e deixar limpar com todas as opções disponíveis de limpeza e coloquem para limpar e reiniciar após o procedimento.

Passo 4 - Com o Windows reiniciado, agora você usará o Cleaner para limpar resquícios de erros no registros. Passe o programa duas vezes para ter certeza que está limpo mesmo.

Passo 5 - Instale o Driver de Chipset da AMD (Se tiver Ryzen), e sem reiniciar; já façam a instalação do driver de vídeo de preferência de vocês. Reiniciam o sistema após isso, e então o sistema está pronto para utilizar. (Não precisam marcar que querem fazer uma instalação limpa no Driver de Vídeo). Parece algo demorado, mas num PC com SSD, você faz tudo isso em 5/10 minutos no máximo.

Monitoramento:

Estou utilizando o MSI Afterburner para tal, última versão oficial. Você pode usar o MSI Afterburner para monitorar sem problemas, o que não recomendo é a personalização de fan através dele. Pode utilizar ele apenas para monitorar, não encontrei problema algum com isso; pelo menos não na última versão desde esse post (Jogos em DX9/11/12/Vulkan). Perfis de OC recomendo aplicar diretamente pelo Driver no Wattman, não tenho nenhum Bug aplicando pelo MSI, mas por segurança faço tal recomendação. Monitoração pelo Overlay do Driver ou do jogo também não são um problema.

Tecnologias:

Podem usar todos os apetrechos dos drivers a vontade, menos o Enhanced Sync. A AMD até removeu sua habilitação automática no perfil gaming, nos últimos 2 ou 3 drivers por está problemático. Deve restabelecer em algum driver posteriormente.

Observações:

* Os programas citados são gratuitos ou dependem apenas da parte gratuita, de acordo com cada um.
* Preciso disso tudo mesmo? Ser minucioso não te trará prejuízos e acredite: você consegue achar resquícios dos drivers com os 4 programas mesmo usando um atrás do outro. Dessa forma, você terá uma instalação meio que quase 100% limpa e evitarão futuros Bug.
* Por que desinstalar o Chipset? Porque ele compartilha registro e pastas com o Driver de GPU, limpar um pode remover coisas do outro. Para evitar problemas, você deve sempre reinstalar ambos toda vez que atualizar um ou outro.
* Desliguem planos de economia do PCI Express no Windows e na BIOS da Placa Mãe. Definem a velocidade na BIOS também: 3.0 ou 4.0, de acordo com sua mobo.

Realmente é necessário uma instalação limpa do Windows quando se coloca VGA AMD pela primeira vez no sistema?

Sim, é necessário, se você já usava uma Nvidia antes, é bom fazer isso para ter certeza que não existe nenhum resquício do driver da Nvidia em pastas ou registro.

E claro, faça o dever de casa: Mantenha seu sistema atualizado, principalmente o Windows.

Eu realmente recomendo que todos acolham essas palavras com muita atenção, levar tudo isso que comentei a sério, pode ser a solução de problemas, de forma direta ou indireta, para vários usuários.
 
Última edição:
Desde de quarta-feira venho tentando colocar uma 5600xt da gigabyte pra funcionar satisfatoriamente, mas até agora nda. Interessante que de início, passei o ddu, atualizei a bios para a FA0, e instalei o 20.4.1 e consegui por boas horas jogar de boa, sem resets. Desliguei todas as tecnologias e n mexi na curva do fan. Tava tudo no auto. Daí, fui dormir, desliguei o pc. No outro dia qnd fui jogar, sem mudar nada, sem instalar nada de novo na máquina, comecei a ter problemas com resets. Daquele jeito: tela preta, depois o teclado e mouse vão embora, monitor sem sinal, e o pc reinicia. Às vezes eu preciso dar um hard reset. Esquisito demais n?
Vou tentar seguir os passos do gamesbr amanhã e ver no que dá. Preciso ver o qnto antes da quarta-feira q o dia q completa 7 dias. Se n der certo, vou conactar a kabum pra devolvê-la, e possivelmente pegar uma RTX 2060. Uma pena :(
 
Mano, sem chance de desmontar o DELL...muito treta, vários rebite! Pior que agora a minha B150, não voltou mais a vida, não starta mais....Acende tudo mas não dá boot, começo a suspeitar dela tbm...pqp. Nem o onboard sobe mais...

Não tenho como testar minha 5700XT....vixe!
 
Putz, tenso, todos passam por esse inferno uma vez na vida pelo menos se ajudar ai ... Ja passei por problema na mobo e é um inferno .. Se tem grana pra um sistema novo?

Se tiver ja pega algo novo Ryzen ou Intel, foi o que fiz quando passei por algo parecido. :(
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo