[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,023
Olá pessoal, gostaria de tirar uma dúvida. Quando baixo o driver do chipset no site da AMD ele tenta substituir o driver de vídeo Radeon. Ele não difere como um driver diferente, ele tenta mudar o driver de vídeo. O driver de vídeo da Radeon é o mesmo driver do chipset AM4?

Up
 
Faça um teste com o driver de vídeo da MicroSoft, limpe completamente o driver Radeon em modo de segurança com a própria ferramenta da AMD, e depois instale o driver de chipset, pelo menos aqui o driver da Microsoft teve melhores resultados em tudo que testei por enquanto (Nier Automata, PCSX2, MTGA e HS) enquanto a única diferença do driver Radeon que consegui notar foi um bug do cursor sumindo na parte superior da tela (um problema conhecido mas ainda não resolvido), vale a pena o teste, se o driver da Radeon tiver desempenho melhor em alguma coisa dá um toque.
 
pessoal, ryzen 1600 tá 640,00 e o 2600 tá 890,00
compensa pagar a diferença de 250,00?
placa mae provavelmente vai ser essa:
é boa?
placa-mae-msi-b450-gaming-plus-ddr4-amd-am4_69062.jpg
 
pessoal, ryzen 1600 tá 640,00 e o 2600 tá 890,00
compensa pagar a diferença de 250,00?
placa mae provavelmente vai ser essa:
é boa?
placa-mae-msi-b450-gaming-plus-ddr4-amd-am4_69062.jpg

Na minha opinião a diferença de valor não compensa. É pagar 40% a mais por 5-10% de diferença no desempenho.
Qual o valor dessa mobo?
 
Pessoal, boa noite.

Comprei um ryzen 5 2400G e estava pretendendo em setembro (quando sai o pizão da massa (pis)) comprar uma vga pra mim. QUando comprei, optei por esse processador ter uma placa de vídeo on-board que me quebraria o galho, já que jogo apenas cs e usei a diferença para investir numa mobo melhorzinha (ga-ab-350 gaming 3). Mas andei lendo que esse processador causa gargalo nas vga's, que se for para pegar ele, melhor pegar um outro modelo ryzen, mesmo que inferior. Isso procede ou o indivíduo que disse isso está louco das drogas? hauahuahua
 
Pessoal, boa noite.

Comprei um ryzen 5 2400G e estava pretendendo em setembro (quando sai o pizão da massa (pis)) comprar uma vga pra mim. QUando comprei, optei por esse processador ter uma placa de vídeo on-board que me quebraria o galho, já que jogo apenas cs e usei a diferença para investir numa mobo melhorzinha (ga-ab-350 gaming 3). Mas andei lendo que esse processador causa gargalo nas vga's, que se for para pegar ele, melhor pegar um outro modelo ryzen, mesmo que inferior. Isso procede ou o indivíduo que disse isso está louco das drogas? hauahuahua
O 2400G e 2200G só tem 8 linhas pro PCI-E, mas isso nao significa nem 2% de perda de desempenho.
Imagino que vc queri apegar mais pra frente uma plaquetinha miood, tipop RX 570~580/GTX 1060, entao nao vai sentir nenhuma diferença por esse fato.
 
O 2400G e 2200G só tem 8 linhas pro PCI-E, mas isso nao significa nem 2% de perda de desempenho.
Imagino que vc queri apegar mais pra frente uma plaquetinha miood, tipop RX 570~580/GTX 1060, entao nao vai sentir nenhuma diferença por esse fato.

Exatamente. Eu estava pensando msm na 1660 ti, achei interessante a longo prazo, mas eu não sou gamer, gosto mesmo de jogar CS:GO. Não tenho muito tempo para investir em games.

Acho que pegando uma dessas opções que você disse, não vai me atrapalhar em nada né?
 
Exatamente. Eu estava pensando msm na 1660 ti, achei interessante a longo prazo, mas eu não sou gamer, gosto mesmo de jogar CS:GO. Não tenho muito tempo para investir em games.

Acho que pegando uma dessas opções que você disse, não vai me atrapalhar em nada né?
CS:GO a Vega 11 dá e sobra, a menos que você queira usar um monitor de 240Hz e fps na casa dos 300.
 
CS:GO a Vega 11 dá e sobra, a menos que você queira usar um monitor de 240Hz e fps na casa dos 300.
Pois então, estou jogando nesse momento. Fps na casa dos 140, mas oscila demais pra pior. Como quero ter um fps melhor (estou acostumado no pc do meu irmão, onde roda na casa dos 300) vou comprar uma vga. Quanto o monitor, quem sabe no ano que vem. Esse ainda não dá uabauaha
 
Pois então, estou jogando nesse momento. Fps na casa dos 140, mas oscila demais pra pior. Como quero ter um fps melhor (estou acostumado no pc do meu irmão, onde roda na casa dos 300) vou comprar uma vga. Quanto o monitor, quem sabe no ano que vem. Esse ainda não dá uabauaha
Acho que um aumento de frequência das memórias traria estabilidade.
 
Acho que um aumento de frequência das memórias traria estabilidade.
Atualmente uso duas de 2400, você quer dizer, por exemplo, duas de 3200? É isto?
 
Atualmente uso duas de 2400, você quer dizer, por exemplo, duas de 3200? É isto?
Sim, em gráficos integrados a frequência da RAM é bem mais relevante que usando placa de vídeo, mas pelo seu perfil é melhor investir em uma placa de vídeo do que em memórias de alta frequência que podem ser uma bela dor de cabeça dependendo da sua sorte.

Além disso se 170fps é pouco para você :gente: então esqueça gráficos integrados.
 
Sim, em gráficos integrados a frequência da RAM é bem mais relevante que usando placa de vídeo, mas pelo seu perfil é melhor investir em uma placa de vídeo do que em memórias de alta frequência que podem ser uma bela dor de cabeça dependendo da sua sorte.

Além disso se 170fps é pouco para você :gente: então esqueça gráficos integrados.


Não que eu ache pouco, mas depois que você acostuma com algo na faixa de 230-300 é complicado “regredir”. Igual SSD. Eu nunca havia usado e nesse meu novo computador coloquei. Ainda me pergunto como vivi sem ele. O desempenho é algo absurdo.

Mas enfim, estou decidido em pegar uma 570 mesmo. Só estava com medo desse lance de gargalo que o cara lá falou.
 
Na minha opinião a diferença de valor não compensa. É pagar 40% a mais por 5-10% de diferença no desempenho.
Qual o valor dessa mobo?
ele ta 677,00 na terabyte
putz, agora fiquei na dúvida kkkkkkkk
 
Pessoal to fazendo Tweak nos timmings memória RAM, qual a vantagem de diminuir o "Tras"?
Minha memória ta 16-17-18-18-30

Esse 30, tava em 36 originalmente.
 
Venho dar meus testemunhos sobre a plataforma Ryzen.
1. Um updates na bios traz maravilhas pra estabilidade de overclock de memória, no caso as minhas eram 2x4gb 3000mhz corsair, que não subiam mais do que 2666mhz, após atualizar consegui refinar timings e aumentar clock.
2. Não se era pior antigamente, mas ainda tive bastante dificuldade em relação a estabilidade de memória RAM na plataforma, inclusive ganhos reais a cada tweak nas memórias. Não sei se era pelos meus pentes serem de baixa qualidade, ou se a placa mãe é considerada ruim (o que não acredito, pois é uma TUF B350 Gaming, não é o melhor que tem, mas tb não é uma das piores...) Mas não foi tão fácil quanto pensei após tanto tempo do lançamento da plataforma.
3. 4 pentes de memoria foram ainda mais difíceis de se otimizar, mesmo testando diferentes configurações , não foi mais do que 2666mhz, com 4 pentes de 4x4gb 3000mhz...
4. Tirando esses fatores, estou tentando ao máximo continuar com o Ryzen, mas alguns problemas são muito chatos de se resolver ou de se configurar. Acredito que para um usuário mais leigo ou mais preguiçoso, seja fator decisivo na hora de avaliar bem ou mal o produto nos fóruns a fora.
Acho que feedback dos usuários é o que não falta pros engenheiros otimizarem esse tipo de situação, talvez na próxima geração ela já esteja bem consolidada e consiga mais fãs internet a fora, pois acho que essas dores de cabeça afastam MT gente que não entende os porquês de cada erro.
 
Venho dar meus testemunhos sobre a plataforma Ryzen.
1. Um updates na bios traz maravilhas pra estabilidade de overclock de memória, no caso as minhas eram 2x4gb 3000mhz corsair, que não subiam mais do que 2666mhz, após atualizar consegui refinar timings e aumentar clock.
2. Não se era pior antigamente, mas ainda tive bastante dificuldade em relação a estabilidade de memória RAM na plataforma, inclusive ganhos reais a cada tweak nas memórias. Não sei se era pelos meus pentes serem de baixa qualidade, ou se a placa mãe é considerada ruim (o que não acredito, pois é uma TUF B350 Gaming, não é o melhor que tem, mas tb não é uma das piores...) Mas não foi tão fácil quanto pensei após tanto tempo do lançamento da plataforma.
3. 4 pentes de memoria foram ainda mais difíceis de se otimizar, mesmo testando diferentes configurações , não foi mais do que 2666mhz, com 4 pentes de 4x4gb 3000mhz...
4. Tirando esses fatores, estou tentando ao máximo continuar com o Ryzen, mas alguns problemas são muito chatos de se resolver ou de se configurar. Acredito que para um usuário mais leigo ou mais preguiçoso, seja fator decisivo na hora de avaliar bem ou mal o produto nos fóruns a fora.
Acho que feedback dos usuários é o que não falta pros engenheiros otimizarem esse tipo de situação, talvez na próxima geração ela já esteja bem consolidada e consiga mais fãs internet a fora, pois acho que essas dores de cabeça afastam MT gente que não entende os porquês de cada erro.
Acho errado avaliar qualquer plataforma em termos de overclock porque existem fatores demais envolvidos, as vezes mesmo com hardware vindo exatamente do mesmo lote você encontra diferenças absurdas nas capacidades de overclock puramente por causa da "silicon lottery", o JEDEC determina que a velocidade de ram DDR4 é entre 2133Mhz até 2400Mhz, qualquer coisa acima disso é overclock, são frequências fora das especificações e não tem nenhuma garantia que irá funcionar, pouco importa o que os fabricantes prometam em seu marketing.

Uma comparação mais justa é tudo em stock e de fato a AMD tem mais problemas e a necessidade de correções e atualizações de BIOS que plataformas Intel/Nvidia, sendo assim escolha o seu veneno:

1- Pague caro por Intel + Nvidia e tenha excelente suporte de software e tudo funcionando sem dor de cabeça ou...

2- Tenha uma excelente relação CxB em hardware AMD mas esteja preparado para bater com a cabeça na parede de raiva tentando resolver problemas que aparecem de vez em quando.
 
Última edição:
Acho errado avaliar qualquer plataforma em termos de overclock porque existem fatores demais envolvidos, as vezes mesmo com hardware vindo exatamente do mesmo lote você encontra diferenças absurdas nas capacidades de overclock puramente por causa da "silicon lottery", o JEDEC determina que a velocidade de ram DDR4 é entre 2133Mhz até 2400Mhz, qualquer coisa acima disso é overclock, são frequências fora das especificações e não tem nenhuma garantia que irá funcionar, pouco importa o que os fabricantes prometam em seu marketing.

Uma comparação mais justa é tudo em stock e de fato a AMD tem mais problemas e a necessidade de correções e atualizações de BIOS que plataformas Intel/Nvidia, sendo assim escolha o seu veneno:

1- Pague caro por Intel + Nvidia e tenha excelente suporte de software e tudo funcionando sem dor de cabeça ou...

2- Tenha uma excelente relação CxB em hardware AMD mas esteja preparado para bater com a cabeça na parede de raiva tentando resolver problemas que aparecem de vez em quando.
Se for considerar correções pela BIOS, a Intel vai muito pior que AMD, só ver o Spectr/Meltdown ano passado. Atualização pra BIOS não é ruim, pra nenhuma marca, só mostra que as empresas estão realizando melhorias ao longo do tempo.

E você tem que considerar que a família i3/i5/i7 tem quase 10 anos de existencia, os Ryzen 2.

Sobre as memória, funciona igual pra qualquer marca, olha a QVL list, se estiver lá, vai ter suporte, não estando é sorte.

Obviamente a Intel é mais madura, mas é impressionante o que a AMD já conseguiu com os Ryzen, consegue escalar core/energia/Temperatura/Preço muito bem, se subir bem o IPC nessa gen, vai ser fenomenal.
 
Acho errado avaliar qualquer plataforma em termos de overclock porque existem fatores demais envolvidos, as vezes mesmo com hardware vindo exatamente do mesmo lote você encontra diferenças absurdas nas capacidades de overclock puramente por causa da "silicon lottery", o JEDEC determina que a velocidade de ram DDR4 é entre 2133Mhz até 2400Mhz, qualquer coisa acima disso é overclock, são frequências fora das especificações e não tem nenhuma garantia que irá funcionar, pouco importa o que os fabricantes prometam em seu marketing.

Uma comparação mais justa é tudo em stock e de fato a AMD tem mais problemas e a necessidade de correções e atualizações de BIOS que plataformas Intel/Nvidia, sendo assim escolha o seu veneno:

1- Pague caro por Intel + Nvidia e tenha excelente suporte de software e tudo funcionando sem dor de cabeça ou...

2- Tenha uma excelente relação CxB em hardware AMD mas esteja preparado para bater com a cabeça na parede de raiva tentando resolver problemas que aparecem de vez em quando.

Acho que vc me interpretou errado ou eu me expressei mal, mas eu gosto da plataforma da AMD, inclusive estou tentando converter meu irmão a ela devido ao CxB emcima da Intel.
O que eu quis dizer que deve ser devido a esse tipo de ocorrência que muitas pessoas se afastam da plataforma sem dar chance a mesma, e saem denegrindo a marca por conta de algo que poderia ser resolvido. Quem nunca falou com alguém que defende a teoria de que "se pagou, tem que funcionar sem erros"?
 
Eu inclusive queria ajuda numa dúvida que tive enquanto tentando calibrar os timings das memórias ..
Por acaso 1.1v de SoC Volt é muita coisa? Li que 1.2v SoC e 1.4v DRam Volt são os limites seguros de overclock , mas achei MT diferença do stock volt ser 0.8v SoC e ter que subir pra 1.1v-1.2v pra subir de 2133mhz pra 2800mhz.

Outra dúvida é , por acaso o LLC é algo bom ou ruim? Ele sempre é citado nos tópicos, e as vezes é necessário pra alcançar um over que não dava nem post, mas ele não está efetivamente mexendo nas voltagens por cima da nossa configuração ?
 
Acho que vc me interpretou errado ou eu me expressei mal, mas eu gosto da plataforma da AMD, inclusive estou tentando converter meu irmão a ela devido ao CxB emcima da Intel.
O que eu quis dizer que deve ser devido a esse tipo de ocorrência que muitas pessoas se afastam da plataforma sem dar chance a mesma, e saem denegrindo a marca por conta de algo que poderia ser resolvido. Quem nunca falou com alguém que defende a teoria de que "se pagou, tem que funcionar sem erros"?
Te entendo e concordo com vc.
Mesmo tendo vários motivos de terceiros que podem explicar algumas falhas do Ryzen, como otimização de um SW que foi desenhado baseado nas arquiteturas Intel que dominam o mercado, uma falta de zelo das fabricantes de placa mãe qdo na primeira geração, o fato da Intel estar no "tressonésimo" refresh e seu produto já esta muito bem refinado e por isso as falhas são menores, entre outros... os problemas afastam sim os usuários da plataforma, pois querendo ou não, o esperado é plugar, ligar e funcionar sem ter q ficar fazendo ajustes finos..

Basta esperarmos que a cada geração e com o aumento do market share por parte da AMD, essas lacunas sejam diminuídas e cada vez mais teremos um produto da AMD saindo liso já no lançamento. O salto de refino da primeira geração após 1 ano de mercado foi enorme, os problemas ficaram muito poucos, a segunda geração chegou muito mais acertada e a previsão é que a terceira chegue quebrando banca.
 
Te entendo e concordo com vc.
Mesmo tendo vários motivos de terceiros que podem explicar algumas falhas do Ryzen, como otimização de um SW que foi desenhado baseado nas arquiteturas Intel que dominam o mercado, uma falta de zelo das fabricantes de placa mãe qdo na primeira geração, o fato da Intel estar no "tressonésimo" refresh e seu produto já esta muito bem refinado e por isso as falhas são menores, entre outros... os problemas afastam sim os usuários da plataforma, pois querendo ou não, o esperado é plugar, ligar e funcionar sem ter q ficar fazendo ajustes finos..

Basta esperarmos que a cada geração e com o aumento do market share por parte da AMD, essas lacunas sejam diminuídas e cada vez mais teremos um produto da AMD saindo liso já no lançamento. O salto de refino da primeira geração após 1 ano de mercado foi enorme, os problemas ficaram muito poucos, a segunda geração chegou muito mais acertada e a previsão é que a terceira chegue quebrando banca.
Estou MT confiante de que essa 3 geração vai ajustar as pontas soltas que faltam pro Ryzen se consolidar de vez no mercado, não que ele não esteja, mas que mts ainda tem o argumento imbatível que o amigo usou acima "pague mais caro e tenha algo liso, ou tenha CxB e tenha que ajustar algo aqui e ali".
 
Como descrito pela Anand, é bom lembrar que Intel está aperfeiçoando a mesma arquitetura desde 2015, que por sua vez é uma evolução do que foi "criado" em 2011.

"So we are on Skylake Refresh Refresh Refresh. Making for what's essentially the same 2015 core CPU microarchitecture now going into 2018 (and beyond)."
https://www.anandtech.com/show/13400/intel-9th-gen-core-i9-9900k-i7-9700k-i5-9600k-review


Ryzen foi lançado em 2017, então é normal ter um ou outro bug. Sim, existe problema no Ryzen, mas nem tudo é ligado a plataforma.

Na minha humilde opinião muito "problema" é o pessoal que nunca fez overclock na vida. AM4 facilitou o overclock até para processador de entrada. Como muitos estão migrando para AMD por conta do preço, a maioria está vindo de Pentium/i3/i5 travado para overclock.

Quer dizer: muitos fazem overclock no IMC e não sabem; muitos não sabem limite de "voltage" para cada ajuste; muitos não sabem o que cada ajuste faz e seu efeito (e não querem aprender); muitos não entendem que overclock é tentativa e erro (vivem pedindo ajuste pronto nos tópicos dedicados); muitos culpam a plataforma por sua própria falta de conhecimento.

Como esse pessoal nunca testa direito OC e não entende cada ajuste e seu efeito, óbvio que vai dar problema ao longo do caminho. Um belo dia: BOOOOM!!! acontece travamento: "nunca mais AMD, só dá problema, quando tinha Intel isso nunca aconteceu". Detalhe: Intel travado para OC.

Na realidade overclock na plataforma AMD não mudou tanto. Quem sabia fazer overclock com FX só teve que entender um ou outro ajuste e limite de cada parâmetro, o resto continua igual. Até eu que sou leigo em OC consegui entender o básico, mas eu pesquisei tutorial sobre o assunto. Nós usamos 3 Ryzen sem nenhuma dificuldade desde 2017. Por exemplo, sempre teve limite da controladora de memória e lista de VRM, veja lá:

Phenom/FX - limite da controladora de memória:
https://www.amd.com/system/files/2019-01/ddr3_memory_table_kb.png

Phenom/FX - informação sobre VRM:
https://www.overclock.net/forum/11-amd-motherboards/946407-amd-motherboards-vrm-info-database.html

Ryzen - limite da controladora de memória (do tópico dedicado):
http://i.imgur.com/x3zjlWL.png

Ryzen - informação sobre VRM:
https://www.hardwareluxx.de/community/f12/pga-am4-mainboard-vrm-liste-1155146.html
 
Alguem aqui q usa placa mãe biostar sabe me dizer se as memórias Patriot Viper RGB 3200mhz e a G.skill TridentZ RGB 3200mhz funfam de boa na Biostar ?


Desculpe pela pergunta mas já não confio mais na lista de compartibilidade da Biostar
 
Na minha humilde opinião muito "problema" é o pessoal que nunca fez overclock na vida. AM4 facilitou o overclock até para processador de entrada. Como muitos estão migrando para AMD por conta do preço, a maioria está vindo de Pentium/i3/i5 travado para overclock.
Eu sou um desses, vendi meu i3 7100 com Intel HD 630 para migrar para o Ryzen 5 2400G e a Vega 11, e exatamente por ser um noob total em AMD eu não me meti a besta de querer fazer overclock, comprei a placa-mãe mais barata que encontrei A320 e estou rodando tudo em stock, por enquanto está me atendendo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo