[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Bom dia, acho que estou no lugar certo para a minha dúvida, peço desculpas se não estiver.

Atualmente possuo um kit básico, H110+G4560, e estou cogitando migrar para a AMD, a principio minhas escolhas seriam uma X370 Taichi comprada de fora e um R7 2700. Mas há algumas observações que gostaria de opiniões de terceiros para me ajudar.

Primeiro que não irei usar SLI, que é uma das vantagens de se ter uma X370, porém creio que irei fazer um over no processador, nada hardcore. Outra coisa é que não irei usar o pc para workstation, só para games, então me veio a dúvida, se um R5 2600x seria mais CxB do que um R7 2700 no meu caso, o que acham?

Outra coisa é a escolha da X370, estou muito propício a pegar a Taichi pelo histórico de comentários positivos que já li a respeito e também pela aparência, ela cairá como uma luva pro meu setup tematizado (segue foto). Ela é realmente umas das melhores opções?

E a última dúvida, eu pretendo comprar só a mobo e o ryzen, pois já possuo 16gb (4x4gb) ddr4 2400mhz Hyperx Fury, elas combinarão bem com o resto da config, ou preciso de memórias diferentes/mais otimizadas com mais MHz?
toZ0DFL.jpg
 
Bom dia, acho que estou no lugar certo para a minha dúvida, peço desculpas se não estiver.

Atualmente possuo um kit básico, H110+G4560, e estou cogitando migrar para a AMD, a principio minhas escolhas seriam uma X370 Taichi comprada de fora e um R7 2700. Mas há algumas observações que gostaria de opiniões de terceiros para me ajudar.

Primeiro que não irei usar SLI, que é uma das vantagens de se ter uma X370, porém creio que irei fazer um over no processador, nada hardcore. Outra coisa é que não irei usar o pc para workstation, só para games, então me veio a dúvida, se um R5 2600x seria mais CxB do que um R7 2700 no meu caso, o que acham?

Outra coisa é a escolha da X370, estou muito propício a pegar a Taichi pelo histórico de comentários positivos que já li a respeito e também pela aparência, ela cairá como uma luva pro meu setup tematizado (segue foto). Ela é realmente umas das melhores opções?

E a última dúvida, eu pretendo comprar só a mobo e o ryzen, pois já possuo 16gb (4x4gb) ddr4 2400mhz Hyperx Fury, elas combinarão bem com o resto da config, ou preciso de memórias diferentes/mais otimizadas com mais MHz?
toZ0DFL.jpg
tenta subir as memos se não subir troca pra 3000mhz se possível 3200mhz ta muito caro
 
AMD EPYC Rome Benched: 64 núcleos, 128 threads impulsionando para 2,2 GHz (por enquanto)

Artigo completo: https://www.tomshardware.com/news/amd-epyc-rome-processor-data-center,38939.html

Vários benchmarks de AMD 64- núcleo , de 128 fios processadores EPYC Roma surgiram em um banco de dados on-line, indicando que os primeiros chips de correr a uma 1.4 GHz clock base e aumentar para 2,2 GHz.

No início deste ano, a CEO da AMD, Lisa Su, anunciou que os 64 processadores EPYC Rome de 64 núcleos chegariam ao mercado em meados de 2019, talvez preparando o caminho para uma vitória massiva contra a Intel enquanto a AMD avança para o processo de fabricação de 7nm enquanto sua concorrente permanece atolado em 14nm.

Como acontece com qualquer chip em desenvolvimento, as primeiras amostras são enviadas aos fabricantes para seus próprios testes de interoperabilidade e qualificação, portanto, esperamos que alguns resultados de teste vazem para bancos de dados de teste disponíveis publicamente. Várias submissões para o banco de dados oficial Live Ranker da SiSoftware vieram à tona para os processadores EPYC Rome nos últimos meses, a maioria contendo o descritor "Z" no início do identificador do produto ZS1406E2VJUG5_22 / 14_N. Isso denota que são amostras de qualificação, o que significa que o chip está muito próximo de um projeto final que chegará ao mercado.

aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9QLzkvODMwMzQ5L29yaWdpbmFsLzAxLkpQRw==


O sistema de teste é listado como um servidor Dell PowerEdge R7515 de soquete duplo. A desconstrução do nome do produto dos processadores revela o clock base e o aumento, o núcleo e a contagem de threads do processador Rome e que possui 64x512 KB de cache L2 e 256 MB de cache L3.

O resultado do teste revela que o processador tinha uma velocidade média de clock de 2,2 GHz durante o teste.

Como regra geral, os chips de maior número de núcleos tendem a ter freqüências de base e de impulso muito menores, devido ao aumento da geração térmica dentro do pacote. Por exemplo, o EPYC 7601 de 32 segmentos de 32 núcleos da AMD tem uma base de 2.2 GHz e 3.2 GHz, o que poderia sugerir que a duplicação de núcleos exigia ainda mais ajustes para reduzir o calor (mesmo com um processo menor e mais eficiente de 7nm) , ou que este é um modelo com um TDP inferior ao das partes principais. A AMD não revelou as faixas de TDP para seus processadores EPYC Rome, mas os modelos da geração anterior vão de 120W a 180W.

A AMD usa o processo N7 7nm da TSMC para os chips, que promete consumir metade da energia de seus chips anteriores para qualquer operação. No entanto, além de melhorias no consumo de energia, a AMD não forneceu mais detalhes sobre o desempenho do novo nó.

O processo de 14nm da Intel foi aperfeiçoado ao longo de vários anos, por isso o Xeon Platinum 8180 de 56 linhas com 28 núcleos atinge uma base de 2,8 GHz e um aumento de 3,8 GHz.

Roma vem com a microarquitetura Zen 2, que, segundo a AMD, fornecerá até duas vezes a capacidade de computação por nó, aprimorará o pipeline de execução e dobrará o número de núcleos. A AMD também dobrou o desempenho de ponto flutuante com a microarquitetura Zen 2. Esses ganhos em desempenho, particularmente no IPC dos processadores (instruções por relógio ), poderiam compensar freqüências mais baixas para as partes de maior contagem de núcleos.

Por exemplo, Su demonstrou um único processador EPYC Rome de 64 núcleos, batendo dois dos mais rápidos processadores de data center da Intel. O único processador EPYC bateu os dois processadores Intel Xeon 8180 de 28 núcleos na carga de trabalho científica da NAMD, com o processador Epyc ganhando cerca de 19%.

No início deste ano na conferência de supercomputação, o High Performance Computing Center acidentalmente divulgou detalhes de seu novo supercomputador Hawk, revelando que os processadores de Roma para que o sistema será executado em 2,35 GHz, que é amplamente pensado para ser uma lista das frequências de base para a processador. Essa informação indica que a AMD pode ter modelos Rome com um TDP Rome mais alto que, portanto, liberará mais desempenho.

A AMD continua com os detalhes mais finos de seus processadores Rome perto do peito, mas esperamos que surjam mais informações enquanto estivermos na conferência de tecnologia da Computex em Taipei, Taiwan, em maio deste ano.

 
tenta subir as memos se não subir troca pra 3000mhz se possível 3200mhz ta muito caro

Mas minha mobo atual só suporta 2133 se não me engano. Só poderia fazer isso após a aquisição da X370.
 
Não, hynix.
Eu acho que estou no limite do chip ou bem próximo, e também acho que tiver sorte na panqueca da Ram.
Nossa, muito bom, se esta 100% estavel, voce pegou um baita chip para AM4, se bem que atualmente com as novas bios todas as rams sobem bem, mas as suas estão ótimas!
 
Não, hynix.
Eu acho que estou no limite do chip ou bem próximo, e também acho que tiver sorte na panqueca da Ram.
Setou a voltagem em quanto?
 
Comprei A Crosshair VI Extreme na Terabyte... e até agora não saiu bios pra Ryzen 3000 e nem AGESA 0070... a mobo mais top X370 sem updates, a Hero tem aos montes...

Wtf asus?
 
Nossa, muito bom, se esta 100% estavel, voce pegou um baita chip para AM4, se bem que atualmente com as novas bios todas as rams sobem bem, mas as suas estão ótimas!
Não posso reclamar nesse sentido da MSI, várias atualizações e todas melhoraram a compatibilidade/overclock

Comprei A Crosshair VI Extreme na Terabyte... e até agora não saiu bios pra Ryzen 3000 e nem AGESA 0070... a mobo mais top X370 sem updates, a Hero tem aos montes...

Wtf asus?
Eu tava com ele em 1.4V 3400, sem tweak nos timmings, pra fazer os ajustes eu subi pra 1.43, não tentei descer pra ver se melhora.
De qualquer maneira, estou bem perto do limite do chip, eu posso coolocar 1.45 sem ajustar timming que ele nao mantém estável em 3466.
 
Estou pensando em pegar um 2600x, não penso em overclock , qual placa ate 500 reais tem boa estabilidade com ele?

Valew
 
Estou pensando em pegar um 2600x, não penso em overclock , qual placa ate 500 reais tem boa estabilidade com ele?

Valew

Então está escolhendo o processador "errado", esses chips terminados em X são pensados para o público que gosta de overclock extremo, eles nem vem com cooler (ou não vinha) já supondo uma solução melhor pelo usuário.

Pega o 2600 que aí você não vai ter problema de aquecimento com nenhuma placa mãe de entrada, pois eles tem um consumo inicial de energia melhor.

Fora que na prática em stock o desempenho é o mesmo.
 
Mas minha mobo atual só suporta 2133 se não me engano. Só poderia fazer isso após a aquisição da X370.
na verdade vc pode tentar subir um pouco não e garantido que rode acima mais sempre sobe um pouco mais
 
Então está escolhendo o processador "errado", esses chips terminados em X são pensados para o público que gosta de overclock extremo, eles nem vem com cooler (ou não vinha) já supondo uma solução melhor pelo usuário.

Isso talvez fosse verdadeiro pra primeira geração. Nessa serie 2k os processadores X já estão bem próximos do limite, sendo ideal pro usuário que não quer fazer overclock, o stock já é basicamente o melhor aproveitamento. Se houver um bom sistema de resfriamento o processador faz sozinho tudo que precisa pra extrair o melhor desempenho. Meu 2600X veio com cooler, que não é dos melhores. É apenas razoável.

Estou pensando em pegar um 2600x, não penso em overclock , qual placa ate 500 reais tem boa estabilidade com ele?

Valew
Acho que o processador vai atender muito bem. Agora, acho difícil uma boa placa mãe nesse preço. Não precisa ser uma X370 ou X470. Vai ter bastante B350 com bom custo benefício. O pessoal elogiava muito a Asus B350 prime e MSI B350 pro carbon.
 
Então está escolhendo o processador "errado", esses chips terminados em X são pensados para o público que gosta de overclock extremo, eles nem vem com cooler (ou não vinha) já supondo uma solução melhor pelo usuário.

Pega o 2600 que aí você não vai ter problema de aquecimento com nenhuma placa mãe de entrada, pois eles tem um consumo inicial de energia melhor.

Fora que na prática em stock o desempenho é o mesmo.

Pelo contrario, o modelo X é o ideal pra quem quer deixar o XRF2 e o PBO atuar sem fazer overclock. O chip tá quase no seu limite e dificilmente vc terá performance melhor com overclock do que em stock. Nem na primeira geração isso seria o ideal, pois os modelos X, mesmo na primeira geração ja estavam quase no seu limite.


Estou pensando em pegar um 2600x, não penso em overclock , qual placa ate 500 reais tem boa estabilidade com ele?

Valew

Por 500 vai ser bemm dificil.. 700~800 vc consegue
 
Eu falei mais me referenciando a placa mães baratas, mas concordo que há um exagero, pois já vi vídeo no YouTube do 2700x em uma a320, funcionar funciona apesar dos risco de throttle por aquecimento (não me refiro ao 2600x em específico).
 
Então está escolhendo o processador "errado", esses chips terminados em X são pensados para o público que gosta de overclock extremo, eles nem vem com cooler (ou não vinha) já supondo uma solução melhor pelo usuário.

Pega o 2600 que aí você não vai ter problema de aquecimento com nenhuma placa mãe de entrada, pois eles tem um consumo inicial de energia melhor.

Fora que na prática em stock o desempenho é o mesmo.
Nessa geração tanto o 2600x como o 2700x vem com cooler
 
Eu falei mais me referenciando a placa mães baratas, mas concordo que há um exagero, pois já vi vídeo no YouTube do 2700x em uma a320, funcionar funciona apesar dos risco de throttle por aquecimento (não me refiro ao 2600x em específico).

Mas é ai que mora a pegadinha. Oficialmente, praticamente toda placa AM4 suporta toda linha AM4 da AMD, ou seja, o 2700X tá incluído, assim como qqer B360 suporta um 9900k. Na prática não é bem assim, caso vc pretenda tirar todo o desempenho do CPU ( e não estou falando de overclock, falo de uso em stock) vc ira sofrer com throttling e super-aquecimento dos componentes da MoBo, o que no fim das contas ira capar o desempenho ou até danificar os componentes do PC. Eu particularmente acho muito sem noção essa historia de montar PC gastando muito numa peça e querendo segurar demais em outra, acaba surtindo numa maquina desequilibrada e cheia de problemas.

As fabricantes deveriam ser um pouco menos pilantras e, como algumas fizeram com alguns modelos A320, limitaram o suporte a apenas CPU de 65W.
 
Qual mobo vcs indicam pra um Ryzen 5 2400G? Vou usar o pc só pra trabalhar (programação). Quero uma placa mãe com bom CxB assim como o cpu.
 
Qual mobo vcs indicam pra um Ryzen 5 2400G? Vou usar o pc só pra trabalhar (programação). Quero uma placa mãe com bom CxB assim como o cpu.
Para o 2200g e 2400g eu recomendo ir de A320 msm só procura uma mobo q tenha uma ótima compartibilidade com memórias, eu iria de MSI pois é a q eu vejo menos reclamações de compatibilidade
 
Qual mobo vcs indicam pra um Ryzen 5 2400G? Vou usar o pc só pra trabalhar (programação). Quero uma placa mãe com bom CxB assim como o cpu.

Só compre A320 se tiver certeza que nunca irá fazer overclock, eu tinha essa certeza e agora que montei tudo estou com uma baita dúvida se minha opção foi correta :haha:, se pretende qualquer tipo de over, esqueça as A320 e compre uma mobo um pouco mais cara.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo