AMD EPYC Rome Benched: 64 núcleos, 128 threads impulsionando para 2,2 GHz (por enquanto)
Artigo completo:
https://www.tomshardware.com/news/amd-epyc-rome-processor-data-center,38939.html
Vários benchmarks de AMD 64-
núcleo , de 128
fios processadores EPYC Roma surgiram em um banco de dados on-line, indicando que os primeiros chips de correr a uma 1.4 GHz
clock base e aumentar para 2,2 GHz.
No início deste ano, a CEO da AMD, Lisa Su, anunciou que os
64 processadores EPYC Rome de 64 núcleos chegariam ao mercado em meados de 2019, talvez preparando o caminho para uma vitória massiva contra a Intel enquanto a AMD avança para o processo de fabricação de 7nm enquanto sua concorrente permanece atolado em 14nm.
Como acontece com qualquer chip em desenvolvimento, as primeiras amostras são enviadas aos fabricantes para seus próprios testes de interoperabilidade e qualificação, portanto, esperamos que alguns resultados de teste vazem para bancos de dados de teste disponíveis publicamente. Várias submissões para o banco de dados oficial Live Ranker da SiSoftware vieram à tona para os processadores EPYC Rome nos últimos meses, a maioria contendo o descritor "Z" no início do identificador do produto ZS1406E2VJUG5_22 / 14_N. Isso denota que são amostras de qualificação, o que significa que o chip está muito próximo de um projeto final que chegará ao mercado.
O sistema de teste é listado como um servidor Dell PowerEdge R7515 de soquete duplo. A desconstrução do nome do produto dos processadores revela o clock base e o aumento, o núcleo e a contagem de threads do processador Rome e que possui 64x512 KB de
cache L2 e 256 MB de cache L3.
O resultado do teste revela que o processador tinha uma velocidade média de clock de 2,2 GHz durante o teste.
Como regra geral, os chips de maior número de núcleos tendem a ter freqüências de base e de impulso muito menores, devido ao aumento da geração térmica dentro do pacote. Por exemplo, o EPYC 7601 de 32 segmentos de 32 núcleos da AMD tem uma base de 2.2 GHz e 3.2 GHz, o que poderia sugerir que a duplicação de núcleos exigia ainda mais ajustes para reduzir o calor (mesmo com um processo menor e mais eficiente de 7nm) , ou que este é um modelo com um TDP inferior ao das partes principais. A AMD não revelou as faixas de TDP para seus processadores EPYC Rome, mas os modelos da geração anterior vão de 120W a 180W.
A AMD usa o processo N7 7nm da TSMC para os chips, que promete consumir metade da energia de seus chips anteriores para qualquer operação. No entanto, além de melhorias no consumo de energia, a AMD não forneceu mais detalhes sobre o desempenho do novo nó.
O processo de 14nm da Intel foi aperfeiçoado ao longo de vários anos, por isso o Xeon Platinum 8180 de 56 linhas com 28 núcleos atinge uma base de 2,8 GHz e um aumento de 3,8 GHz.
Roma vem com a microarquitetura Zen 2, que, segundo a AMD, fornecerá até duas vezes a capacidade de computação por nó, aprimorará o pipeline de execução e dobrará o número de núcleos. A AMD também dobrou o desempenho de ponto flutuante com a microarquitetura Zen 2. Esses ganhos em desempenho, particularmente no
IPC dos processadores
(instruções por relógio ), poderiam compensar freqüências mais baixas para as partes de maior contagem de núcleos.
Por exemplo, Su demonstrou um único processador EPYC Rome de 64 núcleos, batendo dois dos mais rápidos processadores de data center da Intel. O único processador EPYC bateu os dois processadores Intel Xeon 8180 de 28 núcleos na carga de trabalho científica da NAMD, com o processador Epyc ganhando cerca de 19%.
No início deste ano na
conferência de supercomputação, o High Performance Computing Center acidentalmente divulgou detalhes de seu novo supercomputador Hawk, revelando que os processadores de Roma para que o sistema será executado em 2,35 GHz, que é amplamente pensado para ser uma lista das frequências de base para a processador. Essa informação indica que a AMD pode ter modelos Rome com um TDP Rome mais alto que, portanto, liberará mais desempenho.
A AMD continua com os detalhes mais finos de seus processadores Rome perto do peito, mas esperamos que surjam mais informações enquanto estivermos na conferência de tecnologia da Computex em Taipei, Taiwan, em maio deste ano.