Eu por segurança pegaria uma fonte de 750w de boa qualidade, principalmente se tua fonte já tem bastante tempo de uso. Mas daí vai de cada um. Lembrando que tu vai precisar de um cooler de CPU melhor também, pois o 5700X3D esquenta mais do que o 5600.
Dá conta tranquilamente, a fonte também porque o consumo nem vai mudar praticamente, e a diferença deve variar de 0-40% a depender do jogo e dos settings
Os frametimes também contam néh colega, nisso os CPU`s com 3D V-Cache saem MUITO na frente...
Falar que a diferença entre o 5600X e o 5700X3D é de "apenas" 10% é ser bem tendencioso, sinceramente.
Como eu mencionei, sai de um 3700X e a diferença em estabilidade e fluidez em games foi absurda, não sendo nem um pouco apelativo ao dizer isso
Além do fato que, 5600X é um hexa-core e em vários títulos ja está começando a ser insuficiente. (Vide Dead Space e seu uso insano de CPU)
5600X não consegue tirar total proveito de uma RTX 4070 Super (caso de cima)
Cara, justamente por isso eu mudei de fabricante, tive uma TUF X570-Plus, vendi pois sempre apresentava alguma falha na BIOS, principalmente quando relacionado a PCI-Express e sem dizer que o Audio com aquele codec DTS eu achava uma porcaria, não conseguia desativar o som cristalizado dela nem a pau...
Quando um amigo decidiu montar uma nova build com Ryzen eu passei a MOBO kk
Mobo TuF da Asus é carniça, concordo com tudo, onde eu assino ?
BIOS problemática, as vezes trava naquela luz amarela da memória e não dá boot, tem que resetar a BIOS.
Tem momentos que a gente mexe em coisa pequena na BIOS e o Pc trava todo e novamente tem que resetar a BIOS.
Este Codec de áudio que é ridículo, instala o drive e tem poucas opções no painel e tem que usar o DTS, DTS é ridículo, uso o driver do windows.
Uma b450m aorus era melhor do que a x570-tuf.
Nunca mais compro uma mobo TuF, já vi as mesmas reclamações em outras mobos da linha TuF, bizarro eles replicarem os mesmo problemas igual o boot que trava na luz amarela.
acho que ja foi sim não e so por que vai sair mais 2 agora
tanto que quanto saiu as am5 o anuncio eu ja comprei a placa da assinatura pois eu sabia que as placas boas iriam sumir e sempre assim nas amd não sei se ocorre o mesmo com intel
acho que ja foi sim não e so por que vai sair mais 2 agora
tanto que quanto saiu as am5 o anuncio eu ja comprei a placa da assinatura pois eu sabia que as placas boas iriam sumir e sempre assim nas amd não sei se ocorre o mesmo com intel
Acho que esses lançamentos no AM4 foram justamente para acabar com os estoques, tanto de CPU`s quanto de Chipsets, o foco da empresa agora será no AM5 visto que o suporte ao AM4 foi muito longo e a plataforma mais nova está praticamente encalhada.
Isso acontece com a Intel também, exemplo são MOBO`s LGA 1200, modelos mais robustos são absurdamente caros quando se acham, porém os CPU`s acha-se com muita facilidade.
Caso for montar do zero a diferença de preço não é mais tão expressiva, MOBO`s AM5 baratearam bastante e agora com os Ryzen 9000 a tendência é migrarem de vez.
Só espero que a AMD não deixe de fornecer novos AGESA para o AM4 de pronto, porque ai vai matar a plataforma de vez kk
Nem faz sentido eles acabarem com o suporte ao AM4 agora, lançou vários CPU`s recentemente justamente para zerarem os estoques.
Mais um 1 ano de suporte é certeza, 2025 ainda deve passar recebendo updates, deve ser findo em 2026 kk
É uma plaquinha muito básica, até um 5600X nela é prejudicado cara, mesmo não sendo um CPU muito exigente.
Eu recomendo fortemente você substituir ela se quiser ir num 5700X3D
É uma plaquinha muito básica, até um 5600X nela é prejudicado cara, mesmo não sendo um CPU muito exigente.
Eu recomendo fortemente você substituir ela se quiser ir num 5700X3D
Acredito que possa queimar as memórias pois, mesmo sendo fases diferentes, eventual curto em algum componente do circuito, pode sim comprometer outras partes que estiverem diretamente ligadas, visto que a alimentação do CPU e memórias são do 12V, passam por fases distintas, mas a trilha de alimentação é a mesma.
Uma boa B450 já leva numa boa, se quiser investir um pouco e ter mais tranquilidade e recursos vá de B550.
Um bom modelo B550 já entrega absolutamente tudo que um X3D tem a oferecer: NVMe e PCIe 4.0, USB 3.2 e VRM capaz.
X570 vai oferecer algo bem similar na real, eu recomendo apenas em casos em que a quantidade de expansões é crucial, tanto que tive uma TUF X570, o robusto VRM era um diferencial, mas eu nem explorei todas as expansões que a placa oferecia kk. Agora se tiver GPU, placa de captura interna, placa de som, múltiplos NVMe e etc, ai não tem como, é o X570 que irá oferecer tudo sem diminuir a banda dos slots PCIe.
Acredito que possa queimar as memórias pois, mesmo sendo fases diferentes, eventual curto em algum componente do circuito, pode sim comprometer outras partes que estiverem diretamente ligadas, visto que a alimentação do CPU e memórias são do 12V, passam por fases distintas, mas a trilha de alimentação é a mesma.
Uma boa B450 já leva numa boa, se quiser investir um pouco e ter mais tranquilidade e recursos vá de B550.
Eu não arriscaria kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Um bom modelo B550 já entrega absolutamente tudo que um X3D tem a oferecer: NVMe e PCIe 4.0, USB 3.2 e VRM capaz.
X570 vai oferecer algo bem similar na real, eu recomendo apenas em casos em que a quantidade de expansões é crucial, tanto que tive uma TUF X570, o robusto VRM era um diferencial, mas eu nem explorei todas as expansões que a placa oferecia kk. Agora se tiver GPU, placa de captura interna, placa de som, múltiplos NVMe e etc, ai não tem como, é o X570 que irá oferecer tudo sem diminuir a banda dos slots PCIe.
Mano, placa b550 tá muito cara ainda. Até desanima.
Tava usando um 5600 com essa a520 da Gigabyte, tava suave, mas pelo jeito vou ter que trocar mesmo.
Vi um teste do cara da chip art a placa quase derreteu kkkk ... Tem que comprar mesmo.
Edit: peguei uma Gigabyte b550m dsh3 ac e mais duas ddr4 de 8gb ( já que tem 4 slots huahua).
Agora espero não precisar trocar tão cedo igual fiz com o i7 6700 que eu tinha.