[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Cara, justamente por isso eu mudei de fabricante, tive uma TUF X570-Plus, vendi pois sempre apresentava alguma falha na BIOS, principalmente quando relacionado a PCI-Express e sem dizer que o Audio com aquele codec DTS eu achava uma porcaria, não conseguia desativar o som cristalizado dela nem a pau...
Quando um amigo decidiu montar uma nova build com Ryzen eu passei a MOBO kk
Pra mim a Asrock Steel Legend B450 foi bug atrás de bug na BIOS...
Vendi ela com um um 3700X e migrei para a Asus que foi só sucesso
Minha ordem de qualidade de mobo hoje é Asus, Gigabyte, MSI e ai Asrock
 
Pra mim a Asrock Steel Legend B450 foi bug atrás de bug na BIOS...
Vendi ela com um um 3700X e migrei para a Asus que foi só sucesso
Minha ordem de qualidade de mobo hoje é Asus, Gigabyte, MSI e ai Asrock
B450m Steel Legend eu usei bastante, minha primeira build AM4 foi com Ryzen foi 2600X + B450m Steel Legend, funcionava macio, foi montar, configurar e nunca mais se preocupar com a BIOS. Depois peguei um 3700X, usei durante um tempo com ela e levava bem o CPU mesmo em OC. Decidi atualizar para TUF X570-Plus e tive vários problemas, principalmente relacionados com PCIe, Audio e USB`s. Vendi por conta disso, confesso que me arrependi bastante com a compra, sinceramente.

Sorte que eu ainda tinha a B450 guardada na caixa, o que facilitou a venda (só faltava um comprador na verdade kk)

Como ultimo upgrade no AM4, fui de B550m Steel Legend, principalmente devida a experiência que tive com a antecessora decidi ir de ASRock novamente, zero arrependimento. Para mim é uma MOBO excelente em vários aspectos, muito estável e conheço outros camaradas com a mesma opinião.

Hardware é complicado cara, não dá para ter uma opinião absoluta, mas acho que você teve má sorte com a sua ASRock amigo, agora, Gigabyte eu nem chego perto kk, tenho um primo que teve problema com uma, demorou quase 2 meses o RMA e voltou com outro defeito kk, primeiro foi com os USB`s desconectando do nada e que só voltavam depois de desligar a máquina da energia e ligar novamente (reiniciar não adiantava), depois do retorno, um dos Dr.MOS simplesmente queimou, provavelmente devem ter reparado algo próximo ao componente no RMA e veio a falhar posteriormente.
 
Aqui tbm só alegrias com a minha B450M Steel Legend. Passou um 3700X, o 5800X e há quase 1 ano o 5800X3D está nela. Zero dor de cabeça.
Mas como o colega disse, nada é absoluto.
 
B450m Steel Legend eu usei bastante, minha primeira build AM4 foi com Ryzen foi 2600X + B450m Steel Legend, funcionava macio, foi montar, configurar e nunca mais se preocupar com a BIOS. Depois peguei um 3700X, usei durante um tempo com ela e levava bem o CPU mesmo em OC. Decidi atualizar para TUF X570-Plus e tive vários problemas, principalmente relacionados com PCIe, Audio e USB`s. Vendi por conta disso, confesso que me arrependi bastante com a compra, sinceramente.

Sorte que eu ainda tinha a B450 guardada na caixa, o que facilitou a venda (só faltava um comprador na verdade kk)

Como ultimo upgrade no AM4, fui de B550m Steel Legend, principalmente devida a experiência que tive com a antecessora decidi ir de ASRock novamente, zero arrependimento. Para mim é uma MOBO excelente em vários aspectos, muito estável e conheço outros camaradas com a mesma opinião.

Hardware é complicado cara, não dá para ter uma opinião absoluta, mas acho que você teve má sorte com a sua ASRock amigo, agora, Gigabyte eu nem chego perto kk, tenho um primo que teve problema com uma, demorou quase 2 meses o RMA e voltou com outro defeito kk, primeiro foi com os USB`s desconectando do nada e que só voltavam depois de desligar a máquina da energia e ligar novamente (reiniciar não adiantava), depois do retorno, um dos Dr.MOS simplesmente queimou, provavelmente devem ter reparado algo próximo ao componente no RMA e veio a falhar posteriormente.
Aqui eu tô na minha terceira mobo AM4. A primeira foi uma B550 steel legend (a atx mesmo), muito boa e 0 reclamações, porém teve uma queda de energia que a coitada acabou indo pro céu e a garantia cobriu.
Depois tive uma B550 tomahawk, única coisa chata era que precisei atualizar a bios pra poder dar boot sem GPU (idiotice da MSI), e os leds não tinham como desligar pela própria bios, mas fora isso também era uma mobo excelente que acabou tendo um curto no controlador de USB depois de outra queda de energia (depois dessa aprendi a lição e agr tenho um UPS bom), a garantia reembolsou sem dor de cabeça também.

Atualmente tô com uma B550 ProArt da Asus, 0 reclamações e se eu fosse pra AM5 provavelmente iria de proart de novo pra poder seguir usando 2 GPUs sem nenhuma dor de cabeça, fora que a USB-C na mobo é muito prático (tenho um switch kvm usb-c que tá conectado minha tv, mouse, teclado e webcam, e apenas 1 cabo usb-c pro desktop e outro pro notebook).
 
Aqui tbm só alegrias com a minha B450M Steel Legend. Passou um 3700X, o 5800X e há quase 1 ano o 5800X3D está nela. Zero dor de cabeça.
Mas como o colega disse, nada é absoluto.

Comprei a minha B450M Steel Legend em janeiro de 2020, nunca tive nenhum problema.
 
Eu parei na 3202 depois que vi uma chuva de reclamações no próprio fórum da ASUS. Já deu uma olhada lá se algum gringo reportou este problema ?

Sei que muita coisa foi adicionada nessas novas BIOS, mas atualizar para ter a chance de piorar alguma coisa é complicado. A ASUS já foi melhor nesses updates.
Então, estou com duvida que eh o cabo pci 5.0. Pois tive o problema, e ele repetia toda vez que entrava em algum jogo e saia. Aí desliguei o pc e mechi no cabo e o problema parou.
 
Já vi muita gente dando pau na Asus, mas aqui minha B450 Tuf Gaming esta na terceira cpu sem dar nenhum problema.
 
Aqui eu tô na minha terceira mobo AM4. A primeira foi uma B550 steel legend (a atx mesmo), muito boa e 0 reclamações, porém teve uma queda de energia que a coitada acabou indo pro céu e a garantia cobriu.
Depois tive uma B550 tomahawk, única coisa chata era que precisei atualizar a bios pra poder dar boot sem GPU (idiotice da MSI), e os leds não tinham como desligar pela própria bios, mas fora isso também era uma mobo excelente que acabou tendo um curto no controlador de USB depois de outra queda de energia (depois dessa aprendi a lição e agr tenho um UPS bom), a garantia reembolsou sem dor de cabeça também.

Atualmente tô com uma B550 ProArt da Asus, 0 reclamações e se eu fosse pra AM5 provavelmente iria de proart de novo pra poder seguir usando 2 GPUs sem nenhuma dor de cabeça, fora que a USB-C na mobo é muito prático (tenho um switch kvm usb-c que tá conectado minha tv, mouse, teclado e webcam, e apenas 1 cabo usb-c pro desktop e outro pro notebook).

Adoro as MOBO`s da ASRock cara, acho que compraria outra inclusive kk
Mas é o que eu estava comentando com o outro amigo, hardware é uma caixinha de surpresas, pode ser que dê certo com todos e com você o rojão estoure kk

Sobre os surtos de energia cara, recomendo fortemente os produtos da Clamper para conter esses picos ai, uso em quase tudo que fica ligado continuamente, nunca deixou queimar nada e hoje até o meu desktop é conectado por wi-fi, se for queimar algo, que queime apenas o modem da operadora :p

Acho que a hierarquia da Asus hoje é PRIME > TUF > ProArt > ROG. Serie ProArt da ASUS já são outro patamar, já vi alguns reviews e falam que é uma excelente linha.
ASRock se não me engano é PRO > Steel Legend > Phantom Gaming > TAICHI
 
Última edição:
Pessoal, pensando em fazer um upgrade do pc da assinatura com algo em conta do Ali.

Processador seria: Ryzen 3600 ou 2700
A atividade principal do computador é para uso comum do dia a dia, mas também jogo e costumo usar várias aplicações ao mesmo tempo, até quando jogo, por isso pensei no 2700 ainda.

Assim, qual seria a placa mãe indicada em cada caso? Levando em conta um upgrade futuro, para um 5700 talvez.

E qual memória? Pensei em pegar uma de 16gb agora e depois outra da mesma.

Obs: Não penso em fazer overclock.
 
Pessoal, pensando em fazer um upgrade do pc da assinatura com algo em conta do Ali.

Processador seria: Ryzen 3600 ou 2700
A atividade principal do computador é para uso comum do dia a dia, mas também jogo e costumo usar várias aplicações ao mesmo tempo, até quando jogo, por isso pensei no 2700 ainda.

Assim, qual seria a placa mãe indicada em cada caso? Levando em conta um upgrade futuro, para um 5700 talvez.

E qual memória? Pensei em pegar uma de 16gb agora e depois outra da mesma.

Obs: Não penso em fazer overclock.
Tem como dar exemplo do que são as "várias aplicações ao mesmo tempo"? Se for só navegador ou outras coisas em background, não faz muita diferença pegar mais cores, e aí diria pra ir com o 3600.

Mobo pega alguma b450 boazinha, a steel legend era uma das favoritas mas não sei se acha em estoque por preço bom ainda.
 
Tem como dar exemplo do que são as "várias aplicações ao mesmo tempo"? Se for só navegador ou outras coisas em background, não faz muita diferença pegar mais cores, e aí diria pra ir com o 3600.

Mobo pega alguma b450 boazinha, a steel legend era uma das favoritas mas não sei se acha em estoque por preço bom ainda.
Várias abas de navegador mesmo, word, as vezes qnd jogo uso programa de gravação de tela e também outros jogos abertos ao mesmo tempo, as vezes o mesmo jogo aberto mais de um. (Claro que não busco qualidade ao fazer isso kkk só que aguente e não trave)

A Placa mãe Amd Am4 Soyo B450M ou Placa Mãe Maxsun Ms-Challenger B450M aguentariam upgrade para 5700x/5700? Quero gastar pouco.
 
Várias abas de navegador mesmo, word, as vezes qnd jogo uso programa de gravação de tela e também outros jogos abertos ao mesmo tempo, as vezes o mesmo jogo aberto mais de um. (Claro que não busco qualidade ao fazer isso kkk só que aguente e não trave)

A Placa mãe Amd Am4 Soyo B450M ou Placa Mãe Maxsun Ms-Challenger B450M aguentariam upgrade para 5700x/5700? Quero gastar pouco.
Eu evitaria essas marcas chinesas duvidosas e pegaria alguma com suporte melhor.
 
estava com a gigabyte gaming b350 e fui do R5 1500 (o kit upgrade da pichau) passando pelo R7 1700x que depois fiz o rma por causa do bug e fui pro R7 2700X e agora no R9 5900X
tanto nela como na Asus TUF Gaming X570-Plus/BR que estou atualmente tinha o problema das memos são subirem direto afinal era o pior pente para os am4 (SK hynix) e so com os update que a frequência foi subindo
a gigabyte gaming b350 e o R7 2700X foi pro meu irmão
nunca tive treta com bios so nos AM3+ que por causa do over as vezes corrompia mais como era dual bios era fácil de recuperar
 
estava com a gigabyte gaming b350 e fui do R5 1500 (o kit upgrade da pichau) passando pelo R7 1700x que depois fiz o rma por causa do bug e fui pro R7 2700X e agora no R9 5900X
tanto nela como na Asus TUF Gaming X570-Plus/BR que estou atualmente tinha o problema das memos são subirem direto afinal era o pior pente para os am4 (SK hynix) e so com os update que a frequência foi subindo
a gigabyte gaming b350 e o R7 2700X foi pro meu irmão
nunca tive treta com bios so nos AM3+ que por causa do over as vezes corrompia mais como era dual bios era fácil de recuperar

Esse é um dos motivos que me fazem não trocar os pentes de memória, chips Samsung são muito estáveis, nunca tive nenhum problema com elas em nenhuma mobo...
Hoje isso já melhorou muito, praticamente qualquer memória funciona com Ryzen, mas 16Gb 2x8Gb@3000Mhz dá para manter até precisar trocar o Setup inteiro novamente kk

Manterei esse setup por mais uns 3 anos no mínimo, ainda mais agora com o 5700X3D novinho, nem pensar em mudar a plataforma haha
 
Esse é um dos motivos que me fazem não trocar os pentes de memória, chips Samsung são muito estáveis, nunca tive nenhum problema com elas em nenhuma mobo...
Hoje isso já melhorou muito, praticamente qualquer memória funciona com Ryzen, mas 16Gb 2x8Gb@3000Mhz dá para manter até precisar trocar o Setup inteiro novamente kk

Manterei esse setup por mais uns 3 anos no mínimo, ainda mais agora com o 5700X3D novinho, nem pensar em mudar a plataforma haha
no meu caso usava 2X16GB dual bank etc...
2200Mhz era tenso mais hoje esta normal
xmp etc... no inicio isso nunca rolou e na época essa era a única 1X16GB que tinha sem custar uma fortuna
Samsung sempre foi um chip gold
 
Boa tarde, estou montando um pc com uma rx 6600 (ASUS, ASROCK, SHAFIRE UMA DESSAS) um ryzen 5600 placa mae A320M-HD · ASRock e fonte 650w msi mag
eu tenho um 2700x com 4 anos de uso e vou abater no processador 5600 vou abater tbm na placa de video a minha 1660 super que esta estragada e o conserto sai a 500 reais a loja vai me entregar tudo montado por R$: 2.800,00 alguém que entende esse preço ta bom pra essa maquina pagamento a vista ?
fui fazer o orçamento comprando peças mais o preço da montagem fica mais caro
 
Boa noite. Comprei um ryzen 3600, recomendam qual dessas placas mães, levando em conta um futuro upgrade para 5700x e que eu quero poupar o máximo possível.

MSI B450M-A PRO MAX
MSI A520M-A PRO
MAXSUN B550M 2.5G MS-TERMINATOR

Pretendo ainda usar 2 pentes de memória de 16gb 3200mhz CL16, vejo que marcas Asgard e TeamGroup são mais em conta, algum modelo dessas marcas que NÃO recomendam?
 
oi pessoal beleza, espero que sim <3

comprei faz um mês uma placa rx 580 8gb da aliexpress(eu sei...pessima ideia🥲), mas consegui me virar com soluções no afterburner.
enfim o foco não é sobre ele e sim sobre o meu processador ryzen 5 4500, aparentemente ele esquenta muito pq uso essa placa minha de agora, chegando até 95.8 graus jogando jogos como, bd3, marvel sm e cyberpunk no caso, eu consigo rodar varias coisas de uma vez nele pois a temperatura não sobre tanto, apenas em jogos pesados eles que sobem(e eu cumpro os requisitos dos games, fiquem tranquilos) aparentemente pelo que entendi quando tava pesquisando não dá pra fazer undervolt nele sei lá, mas posso diminuir o vcore no after para ajudar um pouco pelo menos.

mas enfim tendo dito isso, eu to procurando no momento um air cooler bom para o ryzen 4500 para conseguir diminuir a temperatura pelo menos e não perder o meu pc no prosseço, to com pouco dinheiro e quero pegar esse cooler no proximo mês que ai minha fatura vai ficar "mais leve" para comprar, orçamento de 148 reais só, mas pode ser um cooler "suficiente" assim mesmo, só para baixar a temperatura da cpu apenas, enfim, alguma sugestão de cooler para o ryzen 5 4500?

GPU: RX 580 8GB 2048SP
CPU: AMD RYZEN 5 4500
PLACA MÃE: A520M-A PRO MSI
MEMORIA: 2x8GB RAM DDR4
SSD: 128 GB KINGSPEC
FONTE: 500W WORLD PC(tbm planejo trocar de fonte que tbm é urgente)
 
Galerinha, em quais situações um Ryzen 7 5700x3D sai perdendo para um Ryzen 5600?

To pensando em dar esse up, mas vi que ele tem um clock meio baixo.
 
Galerinha, em quais situações um Ryzen 7 5700x3D sai perdendo para um Ryzen 5600?

To pensando em dar esse up, mas vi que ele tem um clock meio baixo.

Apenas em Single-Thread

Eu sai de um 3700X para o 5700X3D e foi um upgrade em todos os aspectos.
Ele é bem mais forte que o 5600 no geral, nos games você notará uma diferença gigantesca.
 
  • Curtir
Reações: Bat
Apenas em Single-Thread

Eu sai de um 3700X para o 5700X3D e foi um upgrade em todos os aspectos.
Ele é bem mais forte que o 5600 no geral, nos games você notará uma diferença gigantesca.

Pelos reviews na internet a diferença gigantesca que você se refere, vai ser se tiver um RTX 4090, eu também estou na mesma dúvida, de sair de um 5600x para um 5700x3d, a diferença é 10% no máximo.
 
Pelos reviews na internet a diferença gigantesca que você se refere, vai ser se tiver um RTX 4090, eu também estou na mesma dúvida, de sair de um 5600x para um 5700x3d, a diferença é 10% no máximo.

Os frametimes também contam néh colega, nisso os CPU`s com 3D V-Cache saem MUITO na frente...
Falar que a diferença entre o 5600X e o 5700X3D é de "apenas" 10% é ser bem tendencioso, sinceramente.

Como eu mencionei, sai de um 3700X e a diferença em estabilidade e fluidez em games foi absurda, não sendo nem um pouco apelativo ao dizer isso
Além do fato que, 5600X é um hexa-core e em vários títulos ja está começando a ser insuficiente. (Vide Dead Space e seu uso insano de CPU)

5600X não consegue tirar total proveito de uma RTX 4070 Super (caso de cima)
 
Galerinha, em quais situações um Ryzen 7 5700x3D sai perdendo para um Ryzen 5600?

To pensando em dar esse up, mas vi que ele tem um clock meio baixo.
GN%20CPU%20Benchmark%20Shadow%20of%20the%20Tomb%20Raider%20%281080p_Medium%29%20GamersNexus-4x_foolhardy_Remacri_0.png.webp


Eu tinha um 5600 e troquei pro meu 5700X3D atual, fiquei muito satisfeito com o upgrade.
 
Será que a fonte de 600w segura o kit todo?
Eu por segurança pegaria uma fonte de 750w de boa qualidade, principalmente se tua fonte já tem bastante tempo de uso. Mas daí vai de cada um. Lembrando que tu vai precisar de um cooler de CPU melhor também, pois o 5700X3D esquenta mais do que o 5600.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo