[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

5700X3D em stock derrete até geleira no alaska. Faz um Curve Optimizer para prevenir essas altas temperaturas e diminuir o Vcore.
O meu quando chegou eu me espantei ao ver ele batendo 65 graus em games e entrando em throttling no Prime95 em segundos, isso mesmo com o Galahad 360.

Os chips X3D possuem a dissipação térmica prejudicada por conta do empilhamento de Cache, rodando em Stock eles batem o limite térmico bem facilmente, independente da sua solução de arrefecimento.
Vocês usam o Ryzen Master pra fazer isso ou fazem pela bios mesmo?
 
B550 MSI Gaming Plus + 5600X

Tanto umas 16GB Asgard 3600 e agora 32GB Asgard 3200 não chegam com XMP a frequência maxima da memo.

Já não sei o que faço mais... os 32GB novo funcionou a 2933 com XMP desligado e deixei assim... alguem já passou por isso?
Conseguiu ver que chip tem nessas memos?
A BIOS da placa mãe esta atualizada?
 
Vocês usam o Ryzen Master pra fazer isso ou fazem pela bios mesmo?

Eu fiz diretamente pelo BIOS, você deve procurar por "AMD Overcloking" ou algo semelhante.
No meu Chip eu apliquei inicialmente -30, mas não estabilizava as frequências máximas no turbo (ficava por volta dos 3.8~3.9Ghz)
Consegui estabilizar em -25, com o turbo máximo mesmo em stress no Prime95 e consegui até uma ligeira melhoria na pontuação do CPU-Z hehe

Isso varia conforme o sua unidade, tem que ir alterando e testando (recomendo usar o Prime95 para comprovar a estabilidade)
Eu fiz com all-core, mas tem pessoas que conseguem melhores resultados fazendo per-core

Tem vários vídeos que ensinam mais detalhamento como configurar, mas é bem recomendado testar a estabilidade após o processo para não dar BSO do nada no Ruindows kk
 
Galera, povo diz pra não colocar Ryzen 5500/5600 em placa A520 nas vejo bastante gente usando de boa.

Quais as reais implicações?
 
Galera, povo diz pra não colocar Ryzen 5500/5600 em placa A520 nas vejo bastante gente usando de boa.

Quais as reais implicações?
Throttle e perder desempenho, massss pra ter throttle geralmente é só estressando a CPU ao máximo, Blender/Cinebench/Aida etcetc e a maioria das pessoas aqui do fórum não fazem esse tipo de uso, a maioria é só joguinho de vez em quando então não é tão problemático quanto alguns fazem parecem ser porque o CPU não vai ficar com todos os cores a 100% por horas e horas sem parar, e perder 5% de desempenho all-core no Cinebench não quer dizer perder 5% de desempenho em jogos

E também depende de outros fatores, mesmo se for o mesmo exato CPU/mobo uma pessoa com 20-25c de temp ambiente e gabinete com airflow legal consegue rodar com temps mais baixas que uma pessoa em 30-35c ambiente e gabinete com 0 airflow então não tem regra que funcione pra todos, e se a pessoa se der o trabalho de botar um fan direto no VRM aí facilita mais ainda
 
Galera, povo diz pra não colocar Ryzen 5500/5600 em placa A520 nas vejo bastante gente usando de boa.

Quais as reais implicações?
Adicionando ao que foi dito acima, tem várias A520 diferentes, algumas devem ter o VRM bem decente e não dar estresse usando uma CPU dessas. Vale lembrar que uma CPU dessas de entrada não vai puxar tanto também, mas dificulta o cenário caso a pessoa pense em fazer upgrade de CPU depois.
 
Adicionando ao que foi dito acima, tem várias A520 diferentes, algumas devem ter o VRM bem decente e não dar estresse usando uma CPU dessas. Vale lembrar que uma CPU dessas de entrada não vai puxar tanto também, mas dificulta o cenário caso a pessoa pense em fazer upgrade de CPU depois.

Entendi, considerando que mudou de plataforma. Uma pessoa que pegar um 5500 pra ficar uns 3 anos, não vai fazer upgrade pra mesma plataforma.

Então hoje em dia talvez as placas da linha A não sejam tão má ideia.
 
Galera, povo diz pra não colocar Ryzen 5500/5600 em placa A520 nas vejo bastante gente usando de boa.

Quais as reais implicações?
Eu usava uma a520m k v2 da gigabyte com um 5600. Rodava de boa, não perdia desempenho.
 
Não. O tdp é baixo, 65w pro 5600.

TDP é um consumo aproximado da CPU, a metodologia que usam para exibirem esses valores é outra história...
Fora o que falaram acima, outra coisa que ocorre (talvez a mais alarmante) é que com o tempo, o circuito de alimentação sofre maior desgaste e isso impacta diretamente a vida útil da MOBO.
 
É uma plaquinha muito básica, até um 5600X nela é prejudicado cara, mesmo não sendo um CPU muito exigente.
Eu recomendo fortemente você substituir ela se quiser ir num 5700X3D

Tem um review dela de um canal BR, dá uma olhada:

coloca dissipador neles
na minha época quando não tinha grana pra nada melhor era refrigeração em tudo que dava
e 115ºC nei e grave olharam o datasheet pra ver onde fica perigoso ?
e a placa corta antes ou reduz tudo pra 800 mhz
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

As memórias eu peguei o mesmo modelo das que já tenho, será que pode dar problema mesmo assim?
bem no passado la no inicio eu passei por isso
mais hoje com a ultima bios e como la pra frente vc vai usar um 5XXXX vai subir ate o especificado pela memo ou mob e so isso
nade de over com 4 pentes nas memos
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Parece que com 32gb a média dos fps é melhor.
O uso de ram passa dos 16gb também.

hoje eu acho obrigatório no mínimo 32GB
ficar dependo de arquivo de troca a vida toda e complicado
 
Última edição:
AMD Ryzen 7 5700X3D é agora o processador X3D de 8 núcleos mais barato por US$ 193

CPU AMD Zen3 com 3D V-Cache agora por US$ 192,99
O preço agora caiu quase US$ 60.
pz6m1M5.png

Desde sua estreia em fevereiro, o Ryzen 7 5700X3D de 8 núcleos tem servido como uma alternativa mais acessível ao processador AM4 principal, o 5800X3D. O 5800X3D é considerado a melhor CPU para jogadores que usam o soquete AM4 da geração anterior. Eventualmente, a AMD lançou uma versão mais lenta com a mesma configuração de CPU e cache, mas com uma velocidade de clock reduzida. Em vez do aumento de 4,5 GHz, o 5700X3D oferece um aumento de 4,1 GHz, uma redução de 400 MHz. Esse ajuste permitiu que a AMD vendesse um lote maior de CPUs que não conseguiam sustentar os clocks do 5800X3D.

Anunciado inicialmente por US$ 249, o 5700X3D teve um corte de preço significativo no final de maio, caindo para US$ 209. Agora está disponível por US$ 192,99, o preço mais baixo desde seu lançamento. Isso é um ótimo negócio, especialmente considerando que o 5800X3D agora custa US$ 330, o que é 70% mais que o 5700X3D no momento em que este artigo foi escrito.

Ofertas AMD Ryzen 7 5700X3D:​



dThZnQG.png


De acordo com uma análise da Gamers Nexus , o 5800X3D é sem dúvida mais rápido para jogos em comparação com o 5700X3D, mas com uma diferença de desempenho de apenas 6% a 10%. Mesmo na época de seu lançamento, o 5700X3D era considerado uma opção viável para jogadores que buscavam um CPU mais acessível e ao mesmo tempo alcançando desempenho sólido. Agora, essa escolha deverá ser ainda mais simples.
 
AMD Ryzen 7 5700X3D é agora o processador X3D de 8 núcleos mais barato por US$ 193

CPU AMD Zen3 com 3D V-Cache agora por US$ 192,99
O preço agora caiu quase US$ 60.
pz6m1M5.png

Desde sua estreia em fevereiro, o Ryzen 7 5700X3D de 8 núcleos tem servido como uma alternativa mais acessível ao processador AM4 principal, o 5800X3D. O 5800X3D é considerado a melhor CPU para jogadores que usam o soquete AM4 da geração anterior. Eventualmente, a AMD lançou uma versão mais lenta com a mesma configuração de CPU e cache, mas com uma velocidade de clock reduzida. Em vez do aumento de 4,5 GHz, o 5700X3D oferece um aumento de 4,1 GHz, uma redução de 400 MHz. Esse ajuste permitiu que a AMD vendesse um lote maior de CPUs que não conseguiam sustentar os clocks do 5800X3D.

Anunciado inicialmente por US$ 249, o 5700X3D teve um corte de preço significativo no final de maio, caindo para US$ 209. Agora está disponível por US$ 192,99, o preço mais baixo desde seu lançamento. Isso é um ótimo negócio, especialmente considerando que o 5800X3D agora custa US$ 330, o que é 70% mais que o 5700X3D no momento em que este artigo foi escrito.

Ofertas AMD Ryzen 7 5700X3D:​



dThZnQG.png


De acordo com uma análise da Gamers Nexus , o 5800X3D é sem dúvida mais rápido para jogos em comparação com o 5700X3D, mas com uma diferença de desempenho de apenas 6% a 10%. Mesmo na época de seu lançamento, o 5700X3D era considerado uma opção viável para jogadores que buscavam um CPU mais acessível e ao mesmo tempo alcançando desempenho sólido. Agora, essa escolha deverá ser ainda mais simples.

AMD tá querendo sumir com todo e qualquer estoque dos Zen3 X3D kkk
O complicado é que esses descontos quase nunca chegam aqui no Brasil, tanto que ele subiu de preço recentemente.
 
AMD tá querendo sumir com todo e qualquer estoque dos Zen3 X3D kkk
O complicado é que esses descontos quase nunca chegam aqui no Brasil, tanto que ele subiu de preço recentemente.
A diferença do preço lá fora (mesmo com desconto) pro preço aqui nem tá tão discrepante. Em grande parte por conta do dólar mesmo, mas mesmo assim é uma diferença de "só" ~200 reais/20%.
 
A diferença do preço lá fora (mesmo com desconto) pro preço aqui nem tá tão discrepante. Em grande parte por conta do dólar mesmo, mas mesmo assim é uma diferença de "só" ~200 reais/20%.

Mas o dólar não subiu tanto assim nos últimos meses, ela saiu dos 1.2K que era o preço de lançamento para quase 1.8K, é um absurdo!
Aqui no Brasil, infelizmente, quando o varejista percebe que o produto vende muito, começa a chutar o preço para o alto...
 
Mas o dólar não subiu tanto assim nos últimos meses, ela saiu dos 1.2K que era o preço de lançamento para quase 1.8K, é um absurdo!
Aqui no Brasil, infelizmente, quando o varejista percebe que o produto vende muito, começa a chutar o preço para o alto...
De R$4,97(1 jan 2024) para R$5,7392 é um aumento considerável... :jornal: e olha que estou jogando IOF 1,1% + taxa operacional de 1,4%. Se for cartão de crédito hj passa de R$6,20.

edit: Sobre o mercado, não tem lógica vc vender "mais barato" um produto que vc sabe que a procura é grande.
 
Última edição:
Eu pensei que não ia sentir muita diferença do 5600 pro 5700x3d, mas tem diferença. O wi-fi da placa mãe é bom também( Gigabyte b550m ds3h ac).
Sobre os 32gb de Ram, pro meu uso tinha que ser isso mesmo, as vezes bate 22gb utilizados.
 
Eu pensei que não ia sentir muita diferença do 5600 pro 5700x3d, mas tem diferença. O wi-fi da placa mãe é bom também( Gigabyte b550m ds3h ac).
Sobre os 32gb de Ram, pro meu uso tinha que ser isso mesmo, as vezes bate 22gb utilizados.

Sentiu diferença em que? Necessariamente ? fps mínimo ?
 
Cachorras, tenho uma dúvida em relação ao som das placas com chipset B450. Atualmente estou com uma Biostar B450MHP, antes dela tive uma Gigabyte GA-78LMT-USB3 (AM3+), acontece que a última tinha um ajuste automático do volume no conector frontal do gabinete, na maior parte do tempo eu utilizo fones intra-auriculares, só quando vou jogar é que uso o headset, então esse ajuste automático era uma mão na roda, assim que eu conectava o fone na saída frontal a placa-mãe reduzia para o volume que eu havia deixado da última vez, só que a placa-mãe da Biostar que utilizo agora não tem essa função, então quero saber se isso é coisa só da Biostar ou outras marcas não tem mais isso no chipset B450 ou em algum mais novo.
 
Mas o dólar não subiu tanto assim nos últimos meses, ela saiu dos 1.2K que era o preço de lançamento para quase 1.8K, é um absurdo!
Aqui no Brasil, infelizmente, quando o varejista percebe que o produto vende muito, começa a chutar o preço para o alto...
1.8k onde? Vi na kabum ontem por 1.3k
 
1.8k onde? Vi na kabum ontem por 1.3k
É na Kabum mesmo que subiu, em outras varejistas também kk
Por esse preço não vale a pena, na boa...

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

De R$4,97(1 jan 2024) para R$5,7392 é um aumento considerável... :jornal: e olha que estou jogando IOF 1,1% + taxa operacional de 1,4%. Se for cartão de crédito hj passa de R$6,20.

edit: Sobre o mercado, não tem lógica vc vender "mais barato" um produto que vc sabe que a procura é grande.

Tô ligado amigo, mas mesmo que o importador pegue a pior das taxas, teríamos um valor de aproximadamente 1.2~1.3K...
Tem varejista cobrando quase 50% acima disso, é um absurdo!
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo