[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Eu pensei que não ia sentir muita diferença do 5600 pro 5700x3d, mas tem diferença. O wi-fi da placa mãe é bom também( Gigabyte b550m ds3h ac).
Sobre os 32gb de Ram, pro meu uso tinha que ser isso mesmo, as vezes bate 22gb utilizados.
Eu também tinha um 5600 e também mudei pro 5700X3D, no Helldivers 2 por exemplo ganhei bastante framerate e estabilidade. Pois é um jogo que pesa muito na CPU.

Pô, eu antes estava com uma rx 580, e dada a limitação da placa, eu quase nunca sentia o processador - Um 3300x - "sofrer". Mas agora que tenho uma 6650xt, que nem é tão forte, já noto que ele sofre um tanto pra passar dos 100/120 fps em alguns jogos. No cyberpunk, inclusive, ele sofre pra bater 60 na cidade.
Estou pensando em, quando tiver a oportunidade, trocar para um 5600. Notarei muita diferença?
Outra coisa que notei, é que senti que os 16gb já estão começando a ficar mais no limite agora que estou jogando com gráficos melhores, mas não sei se isso tem alguma ligação.

Pô, eu antes estava com uma rx 580, e dada a limitação da placa, eu quase nunca sentia o processador - Um 3300x - "sofrer". Mas agora que tenho uma 6650xt, que nem é tão forte, já noto que ele sofre um tanto pra passar dos 100/120 fps em alguns jogos. No cyberpunk, inclusive, ele sofre pra bater 60 na cidade.
Estou pensando em, quando tiver a oportunidade, trocar para um 5600. Notarei muita diferença?
Outra coisa que notei, é que senti que os 16gb já estão começando a ficar mais no limite agora que estou jogando com gráficos melhores, mas não sei se isso tem alguma ligação.
Vai perceber sim, fui de um i7 6700 para o ryzen 5 5600 e melhorou muito.

Cachorras, tenho uma dúvida em relação ao som das placas com chipset B450. Atualmente estou com uma Biostar B450MHP, antes dela tive uma Gigabyte GA-78LMT-USB3 (AM3+), acontece que a última tinha um ajuste automático do volume no conector frontal do gabinete, na maior parte do tempo eu utilizo fones intra-auriculares, só quando vou jogar é que uso o headset, então esse ajuste automático era uma mão na roda, assim que eu conectava o fone na saída frontal a placa-mãe reduzia para o volume que eu havia deixado da última vez, só que a placa-mãe da Biostar que utilizo agora não tem essa função, então quero saber se isso é coisa só da Biostar ou outras marcas não tem mais isso no chipset B450 ou em algum mais novo.
@johnmambo
@Nomademax
@fabriciobarcelos
@Robson Moraes

A placa-mãe de vocês tem esse ajuste automático de volume na saída frontal?

AMD Ryzen 9 5900XT e Ryzen 7 5800XT: novos CPUs AM4 com lançamento previsto para 31 de julho

AMD Ryzen série 5000XT no mesmo dia que a série Ryzen 9000
Novos processadores AM4 no próximo mês.

mI4L6kT.png

Embora possa parecer que julho é tudo sobre a arquitetura Zen5, a empresa também anunciou novos SKUs Ryzen 5000XT. Esta é mais uma atualização para o antigo soquete AM4, agora com mais de oito anos. A AMD claramente não está abandonando esta plataforma, e os novos SKUs XT são a prova disso.

A AMD está trazendo dois SKUs: Ryzen 9 5900XT e Ryzen 7 5800XT. O primeiro tem um nome um tanto confuso porque, ao contrário do que pode parecer, não é uma versão de 12 núcleos, mas sim de 16 núcleos. No entanto, a velocidade do clock é menor que a do 5950XT (4,9 GHz). Por outro lado, o Ryzen 7 5800XT realmente se tornará o processador Zen3 de 8 núcleos mais rápido, com um boost de até 4,8 GHz (o 5800X é de 4,7 GHz).

Soubemos por meio de nossas fontes próximas à distribuição que a AMD colocou um embargo de vendas em 31 de julho para essas CPUs. Isso significa que agora há seis processadores com a mesma data de lançamento (seis porque incluímos os 9950X, 9900X, 9700X e 9600X de próxima geração).

Próximas plataformas de PC (rumores)
🔴 28 de julho de 2024 : CPUs AMD Ryzen AI 300 “Strix Point”
🔴 31 de julho de 2024 : CPUs AMD Ryzen 9000 “Granite Ridge”
🔴31 de julho de 2024 : CPUs AMD Ryzen 5000XT⬅️
🔵Setembro (17-24), 2024 : CPUs Intel Core Ultra 200V “Lunar Lake”
🔴30 de setembro de 2024 : placas-mãe AMD X870
🔴Setembro de 2024: AMD Ryzen 9000X3D “Granite Ridge” com CPUs 3D V-Cache
🔵Outubro de 2024 : CPUs Intel Core Ultra 200K “Arrow Lake-S” e placas-mãe Intel Z890
🔵Janeiro de 2025 : CPUs Intel Core Ultra 200 “Arrow Lake-S” e placas-mãe Intel B860/H810
A AMD apenas confirmou que “espera-se que a série Ryzen 5000XT esteja disponível para clientes DIY e parceiros SI a partir de julho de 2024”. Agora podemos confirmar que esses SKUs estão listados com o mesmo embargo de vendas do 9950XT. Uma rápida verificação nos sites dos varejistas parece confirmar nossas informações, já que a B&H Photo Video agora lista o 5000XT com data de encomenda marcada para 31 de julho.

GBnSAW7.png

2DODdWy.png

Originalmente, a AMD anunciou que as novas CPUs custariam US$ 359 e US$ 249, respectivamente, mas depois alegou que isso foi um erro de comunicação. Atualmente, nenhuma delas tem um preço oficial.

A minha pergunta que tipo de dispositivo é e depois muda o volume para o que eu tinha deixado antes na ultima vez que usei.
Hein? É com fones de ouvido, a minha placa antiga ajustava o volume automaticamente quando eu conectava algum fone na saída frontal, quando eu o retirava ela voltava o volume para os 100%. Se eu deixasse o volume da saída frontal em 10% assim que eu conectasse o fone ela ajustava sozinha.

A minha pergunta que tipo de dispositivo é e depois muda o volume para o que eu tinha deixado antes na ultima vez que usei.
acho que isso esta no software não ?

Hein? É com fones de ouvido, a minha placa antiga ajustava o volume automaticamente quando eu conectava algum fone na saída frontal, quando eu o retirava ela voltava o volume para os 100%. Se eu deixasse o volume da saída frontal em 10% assim que eu conectasse o fone ela ajustava sozinha.
É com fone. Depois que eu tiro volta pro volume que tinha deixado antes.

acho que isso esta no software não ?
Acho que é implementação pelo fabricante, pelo menos a Biostar B450MHP que uso não ajusta o volume automaticamente, já mexi no programa do driver de áudio e nada dessa opção. Pelo menos a Gigabyte eu sei que tem isso, e o chip de áudio deles é bem implementado até onde sei e usei.

É na Kabum mesmo que subiu, em outras varejistas também kk
Por esse preço não vale a pena, na boa...

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tô ligado amigo, mas mesmo que o importador pegue a pior das taxas, teríamos um valor de aproximadamente 1.2~1.3K...
Tem varejista cobrando quase 50% acima disso, é um absurdo!
Eu acompanho esse processador a 3 meses na Kabum e ele sempre cai de preço, agora msm ele tá la por R$1345

Galerinha, vou fazer a troca da placa mãe aqui e faz tempo que não desmonto a ponto de tirar a placa mae.

Tem algo que preciso lembrar pra instalar placa mae e processador novo?

Vale a pena trocar do 5600g para o 5700x3d agora? Estou com receito do aumento do dólar e tb não quero colocar watercooler.

Galerinha, vou fazer a troca da placa mãe aqui e faz tempo que não desmonto a ponto de tirar a placa mae.

Tem algo que preciso lembrar pra instalar placa mae e processador novo?
Só tomar os devidos cuidados já que você já desmontou anteriormente fora isso é o mesmo método!

Só tomar os devidos cuidados já que você já desmontou anteriormente fora isso é o mesmo método!
Acho válido você já deixar o BIOS atualizado antes de trocar o CPU para previnir incompatibilidade...
Eu também costumo instalar memórias, SSD M.2 e Cooler de CPU antes de colocar a MOBO no case para facilitar, mas fora isso, sem novidade.

Vale a pena trocar do 5600g para o 5700x3d agora? Estou com receito do aumento do dólar e tb não quero colocar watercooler.
99,9% dos casos não tem necessidade de WC e o povo compra por pura estética ou compra achando que precisa por algum motivo, o que não falta é gente achando que precisa de un WC 360mm porque num AC de 100 conto o CPU roda a 70-75c sendo que o limite é 95-100c, e aonda tem o fator temp ambiente e gabinete/airflow

Sobre a troca vale a pena sim se tá faltando desempenho de CPU aí

99,9% dos casos não tem necessidade de WC e o povo compra por pura estética ou compra achando que precisa por algum motivo, o que não falta é gente achando que precisa de un WC 360mm porque num AC de 100 conto o CPU roda a 70-75c sendo que o limite é 95-100c, e aonda tem o fator temp ambiente e gabinete/airflow

E o pessoal ainda acha que WC de 120mm, ainda mais esses baratos são melhores que um air cooler decente... 🫤

Acho válido você já deixar o BIOS atualizado antes de trocar o CPU para previnir incompatibilidade...
Eu também costumo instalar memórias, SSD M.2 e Cooler de CPU antes de colocar a MOBO no case para facilitar, mas fora isso, sem novidade.

Bom, b550 com um Ryzen 5500 não precisa atualizar nada pra rodar o processador né

Bom, b550 com um Ryzen 5500 não precisa atualizar nada pra rodar o processador né

Depende não dá para ter certeza, geralmente a MOBO possui algum adesivo informando qual a versão do BIOS está instalada de fábrica, você pode comparar essa informação no site da fabricante para saber se suporta o CPU com a versão que veio instalada...

Users who are viewing this thread

Voltar