[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Como faz pra nao correr o risco?
Deixa eu furmark rodando uns 15 minutos, aí desliga e vai na agilidade pra não deixar esfriar.

Deixa eu furmark rodando uns 15 minutos, aí desliga e vai na agilidade pra não deixar esfriar.
Não ensina pô, o cara tem que fazer isso pelo menos uma vez na vida, é um ritual de passagem pra quem usa processador AMD xD
Ou pelo menos era, com o socket novo não deve mais rolar.

Pessoal, bom dia!
Eu tô com um "problema" em um jogo específico, e gostaria de ajuda de vocês.
Eu tenho um R3 3300X, ele continua excelente em 90% dos jogos, mas desde que troquei para a 6650xt, eu tenho sofrido no jogo que mais queria jogar, que é o cyberpunk.
No benchmark do game, a média fica tranquila na casa dos 75/80 fps, sem grandes spikes, no high 1080p sem upscaling, mas quando eu vou pro desempenho real, principalmente na cidade, o processador bate 90/95% de uso, e meu FPS fica muito ruim. Nunca atinge 60 fps constante, e com muita queda, e a placa de vídeo fica com 40/50% de uso.

Trocar para um 3600, 5500 ou 5600, me ajudariam nesse caso? no horizon forbideen west e ghost of tsushima eu também sofro com o CPU perto dos 100% de uso, mas nesses jogos consigo bons FPS sem tanto stuttering, é principalmente no cyberpunk que fica muito ruim de jogar.

Pessoal, bom dia!
Eu tenho um R3 3300X, ele continua excelente em 90% dos jogos, mas desde que troquei para a 6650xt, eu tenho sofrido no jogo que mais queria jogar, que é o cyberpunk.
No benchmark do game, a média fica tranquila na casa dos 75/80 fps, sem grandes spikes, no high 1080p sem upscaling, mas quando eu vou pro desempenho real, principalmente na cidade, o processador bate 90/95% de uso, e meu FPS fica muito ruim. Nunca atinge 60 fps constante, e com muita queda, e a placa de vídeo fica com 40/50% de uso.

Trocar para um 3600, 5500 ou 5600, me ajudariam nesse caso? no horizon forbideen west e ghost of tsushima eu também sofro com o CPU perto dos 100% de uso, mas nesses jogos consigo bons FPS sem tanto stuttering, é principalmente no cyberpunk que fica muito ruim de jogar.
Ajudaria sim e se for pra trocar eu tentaria pegar um 5600 pelo menos pra ter uma melhora mais perceptível, algo que você pode fazer pra quebrar o galho até lá é tentar reduzir as opções CPU-bound e ver se fica satisfatório, no Cyberpunk o mais pesado pra CPU acho que é crowd density, talvez afete a imersão por conta da quantidade reduzida de NPC mas não tem muito o que fazer, quando falta desempenho seja de CPU ou GPU tem que sacrificar de algum lado

Pessoal, bom dia.
Estou precisando de uma ajuda, alguém sabe como regular a voltagem do Ryzen 5700x3D, quero deixar o meu redondinho e sem nenhum problema.

Pessoal, bom dia.
Estou precisando de uma ajuda, alguém sabe como regular a voltagem do Ryzen 5700x3D, quero deixar o meu redondinho e sem nenhum problema.
Cada CPU é diferente então só testando individualmente mas tenta aplicar o Curve Optimizer, bota -20 per core e vai subindo (-25, -30) se ficar estável ou reduz (-15, -10) se ficar instável, pode dar instabilidade de reboot aleatório então só testando na prática, pode ser que 7 cores aceitem -30 e 1 core aceite só -5 então se quiser o melhor possível vai ter que ter paciência e testar core por core

Cada CPU é diferente então só testando individualmente mas tenta aplicar o Curve Optimizer, bota -20 per core e vai subindo (-25, -30) se ficar estável ou reduz (-15, -10) se ficar instável, pode dar instabilidade de reboot aleatório então só testando na prática, pode ser que 7 cores aceitem -30 e 1 core aceite só -5 então se quiser o melhor possível vai ter que ter paciência e testar core por core
Exatamente, eu fiz no meu aqui primeiro com -30 all-core e percebi que o CPU nunca batia o clock máximo, dava travamentos aleatórios durante os jogos também...
Diminuí para -25 e ficou estável, mesmo com teste no Prime 95 ele estabiliza em 4Ghz e sem nenhuma falha, diminui muito a temperatura e ainda tira mais desempenho da CPU.

Pessoal, bom dia.
Além das dicas dos colegas vale uma passada neste tópico, logo no primeiro post há mais recomendações para começar a brincar com PBO.

Galera, preciso comprar uma pasta térmica em loja física aqui e aí acho da Thermal Grizzly e da PCYes

Sendo com boa condutividade, a marca importa?

Galera, preciso comprar uma pasta térmica em loja física aqui e aí acho da Thermal Grizzly e da PCYes

No primeiro post há um ranking e não há grande diferença da pior para a melhor, creio que a primeira tenha mais renome mas há índice de falsificações pelo mercado.

Eu uso a Thermal Grizzly Aeronout a muito tempo cara, acho uma das melhores em custo x benefício...
Ela tem uma boa condutividade térmica, viscosidade boa para aplicação e não tem tempo de cura, recomendo.

Como faz pra nao correr o risco?
esquenta antes e tira pros lados assim reduz em 95%
porem nunca e 100% na duvida puxa de uma vez so pra não entortar os pinos
lapiseira 05 pra desentortar ajuda
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

eu uso a Pasta Térmica DeepCool Z5 e uma boa pasta e não e condutora

• Curtir
Reações: Bat
Caraca, meu Gammax 400 de 4 anos tá tankando o 5700x3D e não deixa passar de 70c com uma média de 65c.

Caraca, meu Gammax 400 de 4 anos tá tankando o 5700x3D e não deixa passar de 70c com uma média de 65c.

Chegou a fazer o Curve Optimizer?
Se ainda não fez, você consegue resultados melhores...

E ainda segura tranquilamente mesmo o 7800x3D, o povo que é paranoico e sai infartando porque o CPU bateu 70c ou 75c, saem indicando WC 240mm-360mm até pros CPUs mais baratinhos que tem kkkkk, pra grande maioria dos setups realmente não precisa mais que um Gammax 400/AG400, aí de resto vai depender do gabinete/airflow, temp ambiente e TOC de cada um mas a maioria que vejo trocando de cooler por medo de fritar o CPU ainda tá uns 10-20c abaixo do limite

E ainda segura tranquilamente mesmo o 7800x3D, o povo que é paranoico e sai infartando porque o CPU bateu 70c ou 75c, saem indicando WC 240mm-360mm até pros CPUs mais baratinhos que tem kkkkk, pra grande maioria dos setups realmente não precisa mais que um Gammax 400/AG400, aí de resto vai depender do gabinete/airflow, temp ambiente e TOC de cada um mas a maioria que vejo trocando de cooler por medo de fritar o CPU ainda tá uns 10-20c abaixo do limite

Olha jogando Once Human que suga MUITO CPU ele conseguiu botar o 5700x3D em 95% e ai sim ele bate uns 74c, mas 90% do tempo tá a 60c.

Eu nem me preocupo com processador até 75c, se começar passar fácil disso ai penso em outra solução.

Chegou a fazer o Curve Optimizer?
Se ainda não fez, você consegue resultados melhores...

Onde fica o curve optimizer? Na bios eu deixo ele no modo silent, pra fazer menos barulho, no jogo ele via pra rotacao normal e ai belz.

Pessoal, bom dia!

Eu indicaria o 5600x

Fala pessoal, recentemente tive um problema com meu ryzen 5600x, e ele estragou, e agr tenho que comprar um processador novo, qual vocês me indicam na faixa de 1000 a 1800 reais, eu estava em dúvida entre um ryzen 7 5700x ou um ryzen 7 5700x3d, qual seria a melhor escolha entre os 2 ou outra opção?
Obs: o 5700x esta na faixa de 1140 reais e o x3d esta por 1350
Comprei o 5700x3d por 1277 em 10x sem juros na Amazon faz dois dias.

Comprei o 5700x3d por 1277 em 10x sem juros na Amazon faz dois dias.

Não vi essa oferta, sempre que vejo esse preço na amazon é compra internacional.

Não vi essa oferta, sempre que vejo esse preço na amazon é compra internacional.
É. Vai demorar 30 dias pra chegar, só que estão os impostos incluídos. Duas semanas antes, tava 1100 na pichau, pagando à vista no pix, só que perdi.

Última edição:

O grande problema das altas temperaturas é a degradação exagerada do chip...
Tipo, mesmo que não apresente throttling, isso vai detonando o chip, até uns 70c está bom, mas ir muito além disso já é prejudicial à vida útil.

Os Chips X3D são mais sensíveis à temperaturas inclusive, o máximo para ocorrer throttling é 90c e para AMD definir isso, com certeza, deve ter implicações.
Eu não arriscaria, pois nesses casos acho que até o RMA deve ser mais complicado, não é porque o limite é 90c que pode ficar sempre próximo disso kk

Onde fica o curve optimizer? Na bios eu deixo ele no modo silent, pra fazer menos barulho, no jogo ele via pra rotacao normal e ai belz.
No primeiro post da pra pegar o caminho das pedras.

Olha jogando Once Human que suga MUITO CPU ele conseguiu botar o 5700x3D em 95% e ai sim ele bate uns 74c, mas 90% do tempo tá a 60c.

Eu nem me preocupo com processador até 75c, se começar passar fácil disso ai penso em outra solução.

O Curve Optimizer geralmente fica na sessão AMD Overclocking, varia conforme a MOBO, eu descobri isso na marra faz pouco tempo inclusive pois o meu 5700X3D estava parecendo um dragão de ressaca kkk

O comportamento varia conforme o seu chip, mas pelo o que pesquisei, geralmente a galera consegue com -30, -25 ou -20 all-core no 5700X3D.

O grande problema das altas temperaturas é a degradação exagerada do chip...
Tipo, mesmo que não apresente throttling, isso vai detonando o chip, até uns 70c está bom, mas ir muito além disso já é prejudicial à vida útil.

Os Chips X3D são mais sensíveis à temperaturas inclusive, o máximo para ocorrer throttling é 90c e para AMD definir isso, com certeza, deve ter implicações.
Eu não arriscaria, pois nesses casos acho que até o RMA deve ser mais complicado, não é porque o limite é 90c que pode ficar sempre próximo disso kk
Aí na minha opinião recisaria coletar muuuuita informação pra sequer poder dizer algo sobre, a própria AMD diz que 95c é o limite pros CPUs non-X3D rodarem 24/7 sem degradação, e ela provavelmente não diria isso se de fato fosse degradar significativamente rápido porque poderia resultar numa enxurrada de RMA ou até uma dor de cabeça maior no futuro, então sem ter sequer números do quanto isso afeta na prática não dá pra dizer muita coisa

As vezes o CPU vai viver lá seus 20 anos rodando no limite de temp e 30 ou 40 anos rodando 20c abaixo do limite mas vai saber? Ninguém tem sequer ideia ou noção dos números na prática então é bem complicado, acaba ficando no achismo de ambos os lados

Aí na minha opinião recisaria coletar muuuuita informação pra sequer poder dizer algo sobre, a própria AMD diz que 95c é o limite pros CPUs non-X3D rodarem 24/7 sem degradação, e ela provavelmente não diria isso se de fato fosse degradar significativamente rápido porque poderia resultar numa enxurrada de RMA ou até uma dor de cabeça maior no futuro, então sem ter sequer números do quanto isso afeta na prática não dá pra dizer muita coisa

As vezes o CPU vai viver lá seus 20 anos rodando no limite de temp e 30 ou 40 anos rodando 20c abaixo do limite mas vai saber? Ninguém tem sequer ideia ou noção dos números na prática então é bem complicado, acaba ficando no achismo de ambos os lados

Então cara, AMD também dizia que 100c no hotspot das GPU era normal, depois vimos no que deu néh 🙄
Tanto a Intel quanto a AMD estão bem mentirosas ultimamente, isso sim, pois querem tentar extrair o máximo dos seus silícios ao custo de estabilidade e degradação acelerada...

Eu mexo com eletrônicos e informática desde os meus 15 anos, já peguei vários casos em que o que degradou o chip foi justamente os projetos porcos de arrefecimento e temperaturas elevadas, além de que, fisicamente falando, quanto mais complexo e denso o chip, maior é probabilidade de falha quando usado em condições severas de uso.

Acho que o máximo do saudável para uso contínuo são 70c, além disso já acelera a degradação, além de que o calor tende a se dissipar pelo próprio PCB e atingir outros componentes próximos, como memórias, bobinas, capacitores e e afins.

• Curtir
Reações: Bat

Users who are viewing this thread

Voltar