[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Qual a configuração completa do seu PC? algo errado não está certo..

Já tentou usar com apenas um pente de memória ? (chegou a inverter o pente?)
A fonte é de quantos Watts, marca e tempo de uso?
Em que situação ele trava exatamente? se não ligar o Stress ele funciona?
Qual a temperatura que ele chega quando trava?
Qual cooler você está usando? é Air ou WC?
Já tentou formatar o computador caso ele ligue sem stress do processador?

Então, eu comprei um Ryzen 1600 + B350 Gigabyte + 8Gb Hyperx 2666 + Fonte Gamemax 600W + RX 570

Desde então, congelava ao renderizar no vray e na aba "sensor" do AIDA64, sem falar nos testes de estresse do AIDA que nunca passaram de 5min. (tanto em stock quanto em OC)

Aí, arrumei uma memória hyperx 2400Mhz emprestada e o problema persistiu.

Solicitei a devolução da placa mãe e peguei uma Crosshair VI Hero (pensando ser a mobo a culpada)

Baixei o W10 mais recente do site da MS e os problemas são os mesmos

Bios eu nem atualizei, pois pesquisei em alguns fóruns e pro Ryzen 1600 as bios antigas são melhores

Estou com medo de ser problema de CPU. Ou talvez precise de um kit de memória dual channel pra rodar legal

Em games nunca travou, estava jogando BF1 agora.
 
Então, eu comprei um Ryzen 1600 + B350 Gigabyte + 8Gb Hyperx 2666 + Fonte Gamemax 600W + RX 570

Desde então, congelava ao renderizar no vray e na aba "sensor" do AIDA64, sem falar nos testes de estresse do AIDA que nunca passaram de 5min. (tanto em stock quanto em OC)
Aí, arrumei uma memória hyperx 2400Mhz emprestada e o problema persistiu.
Solicitei a devolução da placa mãe e peguei uma Crosshair VI Hero (pensando ser a mobo a culpada)
Baixei o W10 mais recente do site da MS e os problemas são os mesmos
Bios eu nem atualizei, pois pesquisei em alguns fóruns e pro Ryzen 1600 as bios antigas são melhores
Estou com medo de ser problema de CPU. Ou talvez precise de um kit de memória dual channel pra rodar legal
Em games nunca travou, estava jogando BF1 agora.

Seu problema não é CPU, pode ser duas coisas, ou sua fonte não está aguentando suprir de energia o seu equipamento por isso só trava no stress e não em jogos (pois em jogos não usa 100% de todo equipamento como teste sintético) e o O Vray se não em engano usa a GPU para render ou pode ser realmente algum problema das MOBOs e precisaria de um upgrade de bios, mas não acredito nisso..

Você não consegue uma fonte melhor emprestada para realizar um teste?

Como você já trocou a memória e a mobo certamente o problema é fonte mesmo.. 95%, se fosse processador ele travaria nos games..

Posso estar errado, mas se fosse eu, tentaria pegar outra fonte para teste..

Quando trava a temperatura da CPU fica em quantos graus? só para saber.
 
Atualização sobre 7nm, 7nm+ e 6nm da TSMC

@dayllann @user101

TECH RUMOUR MILL #2 – NVIDIA, INTEL AND AMD RUMOUR DUMP – TRANSCRIPT




Main AMD rumors discussed in this video (take with grain of salt):
-For server CPUs, the successor to Genoa is Trento

-Genoa is to have 96 cores, 12 channel ddr5, and pcie 5

Genoa 96 coress, DDR5, PCIe5.

24 slots DIMM




Atualização de 5 nanômetros do TSMC

No recente Arm TechCon, o TSMC deu uma visão geral e uma atualização de status dos atuais nós de processo N7, N6 e N5.

N7
Cobrimos a tecnologia de processo TSMC N7 extensivamente ao longo do ano passado. Você pode ler nossa cobertura detalhada do processo no Simpósio VLSI aqui . O TSMC deu uma rápida visão geral do seu N7 mais uma vez. Este é um processo que teve início em abril de 2018 e está em produção em massa há mais de um ano. Comparado com o 16FF + da TSMC, o N7 fornece cerca de 30% de melhoria na velocidade na mesma potência ou, alternativamente, 55% de redução na mesma velocidade.

16 nm10 nm7 nm7nm / 10nm Δ
Comparação de nós do TSMC
Portão90 nm66 nm57 nm0,86x
Min Metal64 nm42 nm40 nm0,95x
O apresentador mencionou várias inovações importantes lançadas no N7, incluindo um novo design de célula padrão que não acreditamos ter sido divulgado publicamente em nenhum lugar em detalhes.



Uma das coisas que o TSMC reiterou é a rapidez com que eles conseguem criar novos nós. Desde seu primeiro nó FinFET, N16, o TSMC aprimora seu tempo de rampa de volume em cada nó. O N7 é o nó de rampa mais rápido da empresa em sua história. O gráfico da foto usa uma linha de base D0 de 0,09 / cm². A TSMC diz que espera que o N6 rampa com a mesma rapidez e o N5 esteja em uma trajetória de rampa mais rápida.





N6
Este ano, o TSMC aumentou o nó N7 +. Este é o seu primeiro processo EUV que introduz o EUV em algumas camadas críticas para redução de custos e aprendizado. Aprendendo com o N7 +, no próximo ano a TSMC apresentará o nó N6. A razão para este novo nó é simples. O N7 + não é compatível com IP, tornando a transição mais difícil. O N6, por outro lado, permite as mesmas regras de design que o N7, mantendo assim a compatibilidade IP. O N6 faz uso muito mais extensivo do EUV para melhorar o rendimento e reduzir os custos dobrando o número de máscaras. O TMSC espera que a maioria dos clientes do N7 que não desejam mudar para o N5 imediatamente faça a transição para o N6 para a proposta de valor. Os benefícios que o TSMC destacou para o N6 são uma melhoria de densidade lógica de 18% através da introdução do SDB, melhoria do desempenho das linhas EUV,

A TSMC espera que a produção de risco N6 comece no primeiro trimestre do próximo ano, com a rampa planejada para o final de 2020.

 

Não.
Não mesmo.
Se deixasse um offset de -0,875 o vcore estaria em 0,500v aproximadamente.
Vc deve ter colocado - 0,0875 de offset.
 
Vocês conseguiram bons resultados PRÁTICOS com overclock? Aqui no R5 2600 fiz um over para 4.2GHz e ganhei míseros 14FPS no CSGO (de 184 para 198 parado em um determinado trecho), o que dá menos de 10%. Como é um jogo muito cpu bound achei que o ganho seria maior. Será que as memórias em 2666MHz estão limitando? Tentei setar 2933MHz mas ainda não consegui estabilidade. E pelo que vi 4.2GHz já é um excelente valor para o 2600, não devo conseguir extrair mais nada.

OVER.jpg
Acha isso pouco? Quantos reais você gastou por 10% de desempenho? E sim, as memórias @2666 seguram a performance.
 
Não.
Não mesmo.
Se deixasse um offset de -0,875 o vcore estaria em 0,500v aproximadamente.
Vc deve ter colocado - 0,0875 de offset.

Verdade, -0,0875
 
Galera, chegou meu 3600 e instalei na Steel Legend. Como faz uns 12 anos que não uso AMD estou meio sem noção das voltagens.

Deixei a mobo em default com relação a over, e ele atinge 4.1~4.2ghz e as voltagens sobem sozinhas até quase 1.5v. É normal e seguro isso?

Tentei setar manualmente 4ghz e 1.25v. O pc subiu normal, se bem que não passei nenhum stress test porque ainda estou com o cooler box. Meu Gammaxx 400 deve chegar semana que vem.

Enfim, não é muito alto o vcore que a mobo está setando sozinha? Deixo assim ou seto manualmente algo menor?

Cool n' Quiet deixo habilitado ou convém desabilitar?
 
Engraçado que o site da minha Asus X570-E diz que ela suporta as APUs Ryzen 2000 com a versão atual da BIOS. Nunca testei pra saber se é verdade, mas até o vídeo review da placa no canal oficial da Asus mostra essa informação.
O suporte é dado/negado pela AMD, mas os parceiros podem modificar a BIOS como quiserem (e isso é o motivo de bugs por cada fabricante). Por isso que as ASRock e Biostar suportam o 3950X nas A320 ao mesmo tempo que algumas ASUS suportam os Raven Ridge nas X570. O principal motivo dos Ryzen1000 sumirem do suporte da X570 é por questão de bugs de compatibilidade, agora que as AGESA estão mais maduras já dá para ir adicionando de volta o que ficou para trás, afinal de contas problema não é espaço na X570.
 
Comprei uma Asrock Stell Legend e um R5 3600 na Pichau....passei a manhã toda montando a máquina ..e quando liga....conexão não suportada ...será que a placa veio com a BIOS desatualizada ? Putz....aqui onde moro não vou conseguir fazer isso ..moro em uma roça brava....um A6 9500 serviria para atualizar essa placa ?
 
Galera, chegou meu 3600 e instalei na Steel Legend. Como faz uns 12 anos que não uso AMD estou meio sem noção das voltagens.

Deixei a mobo em default com relação a over, e ele atinge 4.1~4.2ghz e as voltagens sobem sozinhas até quase 1.5v. É normal e seguro isso?

Tentei setar manualmente 4ghz e 1.25v. O pc subiu normal, se bem que não passei nenhum stress test porque ainda estou com o cooler box. Meu Gammaxx 400 deve chegar semana que vem.

Enfim, não é muito alto o vcore que a mobo está setando sozinha? Deixo assim ou seto manualmente algo menor?

Cool n' Quiet deixo habilitado ou convém desabilitar?
Normal é, agora seguro dizendo a AMD que é tb, até porque são picos rápidos. Mas o problema é que a temperatura fica elevada com esse vcore maluco. Eu logo de cara quando instalei meu cpu e vi rodando stock 3600mhz com 1.45v, ja meti overclock e setei vcore manual....:haha:
 
Acha isso pouco? Quantos reais você gastou por 10% de desempenho? E sim, as memórias @2666 seguram a performance.

Achei meio méh pro máximo que devo conseguir extrair da cpu. E nem sei se está 100% estável, apenas fui aumentando o vcore até conseguir dar boot e iniciar o CSGO, talvez só estabilize em 4.1. Não sei se vale a pena estressar o VRM da mobo e aumentar as temperaturas por um ganho tão ínfimo.

Lembro que o outro PC que fiz overclock era um Athlon XP 1600+ 1.4GHz com uma ASRock K7S41GX, da época que a ASRock ainda era vista como divisão de baixo custo da Asus. Conseguia setar 2GHz levando o FSB de 266 pra 400MHz, indo além do suportado pelo chipset da mobo (333). Rapaz, isso sim era overclock, o ganho de desempenho era fenomenal (e a temperatura aumentava igualmente). A mobo só aguentou isso por 3 anos, mas a cpu tá viva até hoje hehe.
 
Galera, chegou meu 3600 e instalei na Steel Legend. Como faz uns 12 anos que não uso AMD estou meio sem noção das voltagens.

Deixei a mobo em default com relação a over, e ele atinge 4.1~4.2ghz e as voltagens sobem sozinhas até quase 1.5v. É normal e seguro isso?

Tentei setar manualmente 4ghz e 1.25v. O pc subiu normal, se bem que não passei nenhum stress test porque ainda estou com o cooler box. Meu Gammaxx 400 deve chegar semana que vem.

Enfim, não é muito alto o vcore que a mobo está setando sozinha? Deixo assim ou seto manualmente algo menor?

Cool n' Quiet deixo habilitado ou convém desabilitar?
sim o meu tbm ta assim, nao tem oq fazer a nao ser mexer manualmente, como a amd q fez isso com seus engenheiros quem sou eu pra discordar
 
sim o meu tbm ta assim, nao tem oq fazer a nao ser mexer manualmente, como a amd q fez isso com seus engenheiros quem sou eu pra discordar
Estou fazendo testes aqui. Setei 4.1mhz com 1.35v fixos. Estou passando o Prime95. Dá até um medinho com cooler box, mas acho que está indo de boa. :haha:

Ainda não decidi se deixo voltagem fixa ou se deixo a default.

O estranho na minha placa mãe é o seguinte: se eu faço um over manual e depois desisto dele e coloco o sistema em auto, a mobo estranhamente grava o over que usei e quando eu chego no Windows está com o mesmo clock e voltagem que eu tinha setado antes.

Aí tenho que mandar a UEFI carregar a configuração default nas configs que saída pra tudo realmente voltar ao padrão.

Edit: 4.1ghz com 1.35v acabou de dar erro no Prime. Acho que vou deixar em default mesmo. Senão vou ter que ou setar clock mais baixo ou voltagem mais alta, e aí vai continuar ruim do mesmo jeito.
 
Estou fazendo testes aqui. Setei 4.1mhz com 1.35v fixos. Estou passando o Prime95. Dá até um medinho com cooler box, mas acho que está indo de boa. :haha:

Ainda não decidi se deixo voltagem fixa ou se deixo a default.

O estranho na minha placa mãe é o seguinte: se eu faço um over manual e depois desisto dele e coloco o sistema em auto, a mobo estranhamente grava o over que usei e quando eu chego no Windows está com o mesmo clock e voltagem que eu tinha setado antes.

Aí tenho que mandar a UEFI carregar a configuração default nas configs que saída pra tudo realmente voltar ao padrão.

Edit: 4.1ghz com 1.35v acabou de dar erro no Prime. Acho que vou deixar em default mesmo. Senão vou ter que ou setar clock mais baixo ou voltagem mais alta, e aí vai continuar ruim do mesmo jeito.
Melhor deixar em stock nessa caso mesmo, aí você consegue clocks mais altos em Single-Core.
 


9XwZMcOr.png


Since AMD released its new 7nm Mantisse CPUs (aka Ryzen 3000) it is outselling Intel heavily at almost a rate of 4 to 1 at German etailer Mindfactory.de.

KIPtkIvr.png


CEcEEwCr.png

0xXzUPs.png

Also average sales prices (ASP) increased for AMD, though still behind Intel's

p0UjF0Xr.png


i4WJa2Fr.png


hKjECazr.png


Continuando
 
Da vontade de juntar toda essa merda e devolver....como o cara vende algo que sabe que vc não vai poder usar.... que saco isso . Vc paga caro....um frete absurdo ..e ainda tem que passar por isso.
 
Comprei uma Asrock Stell Legend e um R5 3600 na Pichau....passei a manhã toda montando a máquina ..e quando liga....conexão não suportada ...será que a placa veio com a BIOS desatualizada ? Putz....aqui onde moro não vou conseguir fazer isso ..moro em uma roça brava....um A6 9500 serviria para atualizar essa placa ?
É chato mesmo. É que essa placa é da geração passada. Só funciona com as novas cpus com bios mais recente apenas. A Kabum e a Terabyte estão vendendo a versão já com a bios 2.10, que suporta os R 3000.

Se interessar, a AMD empresta cpu para quem está na sua situação: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/pa-100#faq-Kit-de-inicialização-de-empréstimo-do-processador-de-curto-prazo

Caso não consiga outra cpu para atualizar a bios e não for devolver os produtos, é uma alternativa.
 
É chato mesmo. É que essa placa é da geração passada. Só funciona com as novas cpus com bios mais recente apenas. A Kabum e a Terabyte estão vendendo a versão já com a bios 2.10, que suporta os R 3000.

Se interessar, a AMD empresta cpu para quem está na sua situação: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/pa-100#faq-Kit-de-inicialização-de-empréstimo-do-processador-de-curto-prazo

Caso não consiga outra cpu para atualizar a bios e não for devolver os produtos, é uma alternativa.

Eu tentei usar um A6 9500....e tb não funcionou.

Acho que vou precisar pedir esse kit da AMD que deve demorar um tempão para eles enviarem.
 
Se não me engano a asrock steel legend suporta apenas ryzen primeira, segunda geraçao e athlon nativamente e os de terceira com bios atualizada. Esse A-Series acho que não suporta mesmo sendo AM4. Já vi gente dizer que a kabum não manda com bios atualizada e ainda teve gente que pediu e mesmo assim não veio. Na terabyte e pichau sim atualizam.
 
Comprei uma Asrock Stell Legend e um R5 3600 na Pichau....passei a manhã toda montando a máquina ..e quando liga....conexão não suportada ...será que a placa veio com a BIOS desatualizada ? Putz....aqui onde moro não vou conseguir fazer isso ..moro em uma roça brava....um A6 9500 serviria para atualizar essa placa ?
Única loja que sei que vem bios atualizada é na Tera, na Pichau tem que chorar e nem é certeza de vim. Comprei minha b450 Tomahawh na Tera e veio com um etiqueta deles indicando bios atualizada mesmo essa mb não precisar pois tem bios flashback.
 
Fala galera, boa tarde!!

Beleza?

Me tirem uma dúvida... estou apanhando bastante para achar um preset legal para meu PBO, estou com MSI B450 Tomahawk + Ryzen 5 3600 + 1.0.0.3ABBA, Memórias Crucial Ballistix DDR4 3200@3800Mhz (Cooler Hyper212X, Fonte 700W Thermaltake Smart, Gabinete com ótimo AirFlow).

A questão é, estava monitorando meus core clocks enquanto tenho jogado, essa queda no Clock abaixo dos 3600Mhz que é o "Stock" do Processador, é normal?

Estou utilizando PBO ENHANCED MODE 3, tentei mexer no LLC, no OverDrive Scalar, tentei subir um pouco o VCORE, diminuir, mexi um pouco no Vcore do SOC também, e ainda sim continua caindo para os 3400Mhz +/-.

Isso é normal, ou quer dizer que tem algo errado com o preset?

Vou enviar as informações do HWINFO para poderem dar uma olhada e ver se tem algo de "anormal" para eu me atentar.

Agradeço a atenção galera, obrigado!!

a2ab9954-e81f-49d8-a0af-2dbebd21595c.jpg


a.jpg


Minha config na BIOS, se alguém tiver paciência pra dar uma olhada rsrss, agradeço muito.

b.jpg


c.jpg


dd.jpg


e.jpg
 
Última edição:
Estranho que não caixa da Asrock está escrito AMD Ryzen 3000 Desktop Ready.... não era para funcionar o 3600 ?
Ué, então é a versão com bios atualizada. A minha que comprei na Terabyte veio assim e com a bios 2.10. Acho que essa bios já está vindo de fábrica com as novas versões dessa placa.

Talvez seja algum defeito ou problema na montagem.
 
Fala galera, boa tarde!!

Beleza?

Me tirem uma dúvida... estou apanhando bastante para achar um preset legal para meu PBO, estou com MSI B450 Tomahawk + Ryzen 5 3600 + 1.0.0.3ABBA, Memórias Crucial Ballistix DDR4 3200@3800Mhz (Cooler Hyper212X, Fonte 700W Thermaltake Smart, Gabinete com ótimo AirFlow).

A questão é, estava monitorando meus core clocks enquanto tenho jogado, essa queda no Clock abaixo dos 3600Mhz que é o "Stock" do Processador, é normal?

Estou utilizando PBO ENHANCED MODE 3, tentei mexer no LLC, no OverDrive Scalar, tentei subir um pouco o VCORE, diminuir, mexi um pouco no Vcore do SOC também, e ainda sim continua caindo para os 3400Mhz +/-.

Isso é normal, ou quer dizer que tem algo errado com o preset?

Vou enviar as informações do HWINFO para poderem dar uma olhada e ver se tem algo de "anormal" para eu me atentar.

Agradeço a atenção galera, obrigado!!

a2ab9954-e81f-49d8-a0af-2dbebd21595c.jpg


a.jpg


Minha config na BIOS, se alguém tiver paciência pra dar uma olhada rsrss, agradeço muito.

b.jpg


c.jpg


dd.jpg


e.jpg
Monitore pelo Ryzen Master. Só ele te mostra os clocks reais. Que aliás, vai mostrar que as vezes alguns cores caem para 100, 50 Mhz. Tudo normal.
 
Ué, então é a versão com bios atualizada. A minha que comprei na Terabyte veio assim e com a bios 2.10. Acho que essa bios já está vindo de fábrica com as novas versões dessa placa.

Talvez seja algum defeito ou problema na montagem.

Isso que tô estranhando ....liga os leds da placa....o teclado acende a luz dele ...o mouse..... só não dá vídeo de maneira alguma....fica dando conexão não suportada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo