[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3


 
Vocês comentando da temperatura dos seus gabinetes, também estou com este problema com meu 780T.
Quando vou jogar estou abrindo a tampa lateral, as temps ficam bem melhores, placa de vídeo não passa de 67ºc. Detalhe que meu gabinete tem 6 fans.
Problema e encontrar um gabinete hoje em dia com boa circulação de ar, já que tudo e feito com vidro e filtro anti poeira.
 
Pra quem acompanha a minha saga com o 3700x, eis que resolvi o problema:

abri o gabinete e agora meu processador independente do que faça nao passa dos 77C jogando etc.... e em idle fica entre 39-61 (picos altos e baixos devido ao novo sistema ryzen q boosta pra qualquer tarefa).
Acho que meu gabinete por ser de vidro e ter pouca entrada de ar frio na frente ele esquenta bem prejudicando tudo.

Legal, mas isso foi a primeira coisa que falamos para você fazer a duas semanas atrás. Ao invés de ouvir a recomendação dos colegas forum, preferiu negar e ficar se lamentando por uma semana sobre a AMD achando mil coisas e ignorou a coisa mais fácil a se testar. Se tivesse ouvido na hora não haveria "saga" nenhuma, mas antes tarde do que nunca.

Post de 06/11:
Qual o problema com as voltagens? 1.5V max é o projeto dele. Temperatura maxima é isso mesmo pro ryzen, também.
Único problema que vejo é a temp em idle um pouco alta. Abre o case e vê se melhora. Se cair, precisa melhorar a circulação de ar no gabinete.
 
Eu sai de um HAF 932 extremamente bem ventilado para um 400c da corsair na qual nao tem ventilação na lateral igual o seu, as temperaturas na configuração original do gabinete dispararam , processador que nunca passou dos 70 chegava facilmente acima de 80 placa de video que estabilizava em games a 65-70 chegava facilmente acima de 80, comecei a sofrer com tela azul aleatórias devido temperatura dos VRMs mesmo com a mobo com dissipador começarem a subir , só resolveu o problema quando descartei os cooler originais e coloquei 3 frontais de 120 mm jogando ar para dentro , um traseiro jogando ar para fora e 2 superiores jogando ar para fora, nao bastou apenas os cooler de melhor qualidade precisei remover os filtros de poeira , "entrava poeira do mesmo jeito ", após isso a temperatura geral do case ficou dentro do normal equivalente ao HAF.
O case na configuração original das fan da corsair que só vinha 2 sem condições de uso.
Pois bem, eu tenho um HAF 922, adquirido em jan/12, queria trocá-lo pois não é pintado internamente e já está bem áspero pela oxidação, sem filtros magnéticos que acho incrível em cima, borrachas ressecadas, apenas usb 2.0 frontal e falta de suporte a SSD 2,5" sem gambiarra, mas é realmente difícil achar um gabinete que seja tão bom quanto ele em acabamento, fluxo de ar, suporte para baias 3,5" e 5" em grande quantidade, além de ter um espaço imenso que cabe tudo. E claro, considerando que paguei 240 reais nele, hoje em dia um gabinete que supra tudo o que eu preciso custaria muito mais.
 
Vocês comentando da temperatura dos seus gabinetes, também estou com este problema com meu 780T.
Quando vou jogar estou abrindo a tampa lateral, as temps ficam bem melhores, placa de vídeo não passa de 67ºc. Detalhe que meu gabinete tem 6 fans.
Problema e encontrar um gabinete hoje em dia com boa circulação de ar, já que tudo e feito com vidro e filtro anti poeira.

O site gamersnexus.net (ou canal do youtube) tem um banco bem grande de gabinetes testados para fluxo de ar. Dê uma olhada nos reviews comparativos deles, estou com o O11 air da Lian Li e é excelente:

2_lian-li-o11-air-cpu_all.png


Detalhe que importa muito o quão eficiente são os fans, e o posicionamento deles. As vezes 6 fans vagabundos, ou mesmo bons mal posicionados, não sopram tão bem quanto um ou dois bons em lugares eficazes.
 
Sai do meu i5 3570k para um kit amd Ryzen, especificamente o R5 3600. É normal as temperaturas em idle (sem clock) ficarem em 52ºc? antes de eu desativar o boost na bios, a voltagem ficava em 1.400 e a temperatura 57ºc idle, pulando pra 65º. Sei da fama dos amd's serem quentes, mas queria saber se está normal.
 
Sai do meu i5 3570k para um kit amd Ryzen, especificamente o R5 3600. É normal as temperaturas em idle (sem clock) ficarem em 52ºc? antes de eu desativar o boost na bios, a voltagem ficava em 1.400 e a temperatura 57ºc idle, pulando pra 65º. Sei da fama dos amd's serem quentes, mas queria saber se está normal.
provavelmente o clock da CPU esta sempre no máximo , precisa primeiramente instalar ultima versão do drive chipset e após isso seleciona plano de energia ryzen balanced , ai os clocks da CPU ficaram no minimo possível quando uso estiver baixo , e ira se elevar na medida que for necessário.
 
provavelmente o clock da CPU esta sempre no máximo , precisa primeiramente instalar ultima versão do drive chipset e após isso seleciona plano de energia ryzen balanced , ai os clocks da CPU ficaram no minimo possível quando uso estiver baixo , e ira se elevar na medida que for necessário.

Tranquilo, onde acho o drive chipset?
 
Gabinetes que possuem espaço para 3 fans 120 ou 2 fan 140 na frente e 3 fans 120 ou 2 fan 140 acima, serão sempre bem ventilados. Você precisa utilizar pressão positiva pois ela é extremamente eficiente, ela consegue uma maior renovação de ar dentro do Gabinete.

Existem gabinetes que são absurdos: tem fan baixo, frente e acima, é a melhor combinação possível de pressão positiva, a renovação de ar é tão absurda que é possível que a temperatura dentro do gabinete fique menor que a do exterior. Evitem gabinetes que possuem fans laterais na direção da CPU ou GPU, pois essas fans causam turbulência e não ajudam como deveriam.

No caso do Lian-Li O11, as fans laterais são próximas as frontais, podendo ser utilizada de duas maneiras: expulsando ar quente de um radiador posicionado nele ou criando mais pressão positiva.

O ideal é deixar como a imagem abaixo:


Eu tenho um Corsair Crystal 460x com 3 Fans 120mm na frente jogando ar para dentro do gabinete a 66% da capacidade delas, 2 fans 140mm acima jogando ar para dentro do gabinete a 66% também e uma fan 120mm traseira expulsando o ar do gabinete. Hoje, por exemplo, esta exatos 24,6 graus aqui no RJ e dentro do gabinete está 23,5 graus (coloquei um termômetro la dentro).

Isso porque ele não é o dos melhores, mas por ele ser um pouco compacto, a pressão positiva criada nele é muito eficiente:


Calculo simples:
São 3 fans frontais Corsair SP120 que possuem 52 CFM a 100%, logo a 66% será 34 CFM que é igual a 20293 cm³/s. As 2 fans de topo Corsair ML140 possuem 97 CFM a 100%, a 66% será 64 CFM que é igual a 30204 cm³/s.
Meu gabinete tem uma área de 36000 cm³, para pressão positiva, preciso renovar uma área superior a do gabinete em um segundo.
Seguindo o calculo: 3 fans 120 = 60879 cm³/s + 2 fans 140 = 60204 cm³/s = 120000cm³/s
Ou seja, o ar renovado no gabinete é 4x a área dele em 1 segundo, portanto a pressão de ar é positiva.
 
Última edição:
@jabiroba boas observações, se me permite algumas correções:

a renovação de ar é tão absurda que é possível que a temperatura dentro do gabinete fique menor que a do exterior.
Pelas leis da termodinâmica, num gabinete convencional é impossível a temperatura dentro do gabinete ser menor que a de fora dele. No melhor caso a temperatura do ar dentro do gabinete é igual à externa, mas nunca inferior (não tem nada lá dentro que faça gelar o ar, muito pelo contrário: o ar só pode aquecer lá dentro).

Hoje, por exemplo, esta exatos 24,6 graus aqui no RJ e dentro do gabinete está 23,5 graus (coloquei um termômetro la dentro).
Na sua frase, você está comparando a temperatura externa ao seu ambiente (fora da sua casa), com a temperatura interna do seu cômodo apenas. Se medir dentro do gabinete e fora do gabinete (dentro do seu cômodo), na melhor das hipóteses as temps. vão ser iguais.

Você precisa utilizar pressão positiva pois ela é extremamente eficiente, ela consegue uma maior renovação de ar dentro do Gabinete.
(...)
para pressão positiva, preciso renovar uma área superior a do gabinete em um segundo.
Pressão positiva ou negativa não tem a ver com taxa de renovação, somente com o sentido do ar sendo impulsionado. Para deixar com pressão positiva, basta ter mais fans jogando ar pra dentro do que retirando (como se fosse enxendo bexiga). Para pressão negativa, basta ter mais fans retirando ar que insuflando, como se fosse esvaziando. Pode-se ter pressão positiva com alta taxa de renovação ou baixa, e pressão negativa com alta taxa de renovação ou baixa, também.

Seguindo o calculo: 3 fans 120 = 60879 cm³/s + 2 fans 140 = 60204 cm³/s = 120000cm³/s
Ou seja, o ar renovado no gabinete é 4x a área dele em 1 segundo, portanto a pressão de ar é positiva.
Só a conclusão que não está correta, se você pegar estas estes fans e colocar todos retirando o ar de dentro do gabinete e jogando para fora (ao invés de insuflar ar para dentro), o gabinete continuará com a mesma taxa de renovação - só que agora com pressão negativa. A diferença é que o ar terá que entrar pelas frestas e folgas, onde não tem filtro, e aí vai acumular mais poeira dentro. Por isso a positiva é mais desejada.
 
"O Zen 3 será baseado em uma arquitetura completamente nova." - Norrod



"Norrod observou que - diferentemente do Zen 2, que foi mais uma evolução da microarquitetura Zen que alimenta as CPUs Epyc de primeira geração - o Zen 3 será baseado em uma arquitetura completamente nova.

Norrod qualificou suas observações apontando que o Zen 2 obteve um ganho de IPC maior do que o normal para uma atualização evolutiva - a AMD disse que é cerca de 15% em média - desde que implementou algumas idéias que a AMD originalmente tinha para o Zen, mas precisava deixe na tábua de cortar. No entanto, ele também afirmou que o Zen 3 proporcionará ganhos de desempenho "alinhados com o que você esperaria de uma arquitetura totalmente nova ".

AMD assina novas ofertas de CPU para servidor; Chefe do Data Center discute eles e mais




TL; DR
  1. Anunciando vitórias no design de supercomputadores, novas instâncias da AWS baseadas em Roma até o final do ano, instâncias do Azure baseadas em Roma disponíveis para visualização agora, uma versão atualizada do ROCm (3.0).
  2. A AMD também está pressionando muito as combinações de CPU / GPU, tanto via ROCm quanto no suporte futuro a outros padrões, como o CXL. Os nós no Frontier contêm vários nós personalizados que reúnem 2 CPUs e 4 GPUs em um único pacote que são conectados via Infinity Fabric e, com o tempo, esse recurso chegará ao mercado em geral.
  3. A AMD planeja seguir a metodologia Tick-Tock em termos de desempenho da CPU. O Zen 2 foi um tique taque - um encolhimento do nó e, em geral, foi uma evolução maior que o normal devido ao encolhimento do nó e ganhos de IPC por meio da fruta baixa do Zen. O Zen 3 é um tock, e visa fornecer melhorias de desempenho principalmente através dos ganhos do IPC e de alguns relógios adicionais fornecidos pelo novo nó. Você deve esperar melhorias 'geracionais'.
  4. A AMD espera aumentar as contagens principais no futuro, mas quando fizer sentido.
  5. A AMD procura fornecer soluções 2.5D e 3D no futuro, com um lembrete rápido de que eles já fazem em algumas GPUs.
  6. A AMD está realmente buscando promover padrões abertos, como o CXL.
  7. A AMD recebeu uma enorme quantidade de demanda por Roma, e as CPUs de 48 e 64 núcleos, especialmente.
Mosesmann depois de falar com Ruth Cotter: "Steady-Eddie Share Gains"

AMD Meetings - Configuração para ganhos constantes de compartilhamento de redemoinhos - por muito tempo
Sumário




Tivemos a chance de sediar reuniões de investidores institucionais com Ruth Cotter, vice-presidente sênior da AMD.

WW Marketing, RH e RI. Dado o desempenho superior da AMD em 2019 e ambicioso

Roteiros de CPU / GPU pelos próximos anos, houve um grande interesse em nossas reuniões particularmente de investidores de longo prazo. Nossa confiança na estratégia da empresa é aprimorada e reiteramos nossa meta de preço de US $ 52. Compartilhamos os principais temas abaixo.

Foco corporativo em roteiros, relacionamentos estratégicos e ganhos de participação estável

Os investidores do último ano se concentraram nas perspectivas de participação do tipo taco de hóquei ganhos daqui para frente em CPUs. O roteiro de três anos da AMD (os da Intel estão em fluxo total), parcerias e lançamentos de novos produtos apontam ganhos de soquete que são “persistentes”, sustentáveis, e focado a longo prazo. AMD vê seus ganhos de participação ao longo do tempo provavelmente excedendo o pico de 2006

CPU x86 no percentual da metade dos anos 20, uma dinâmica que a gerência acredita estar em as placas, mesmo se a Intel tivesse sido totalmente implantada com 10 nm hoje.

Observações sobre ganhos de compartilhamento de CPU em 2019 e 2020

A AMD sustenta que os recentes problemas de escassez da Intel na parte baixa do mercado de CPUs
Essa não foi a razão do sucesso da empresa, já que a AMD está vendendo de médio a alto de desktops (7nm) e até notebooks (12nm). AMD está de fato enfatizando o baixo custo Mercado de CPU que, curiosamente, tem sido o segmento de pão e manteiga da empresa.

Em 2020, a AMD espera que este seja o ano do Ryzen móvel com 7nm previsto (ganhos profundos em consumidor / comercial) e onde vemos a vantagem relativa da empresa significativamente melhor do que nos desktops, devido à necessidade de desempenho, contagens principais, eficiência e duração da bateria.

CPUs do servidor EPYC2 do data center

A AMD reiterou que eles vêem mais de 10% de participação nos servidores até o 2T20, devido a compromissos todos os Super 7, adoção mais ampla de OEM de servidor e um roteiro de 3 anos que suporta a noção de exceder a porcentagem de meados dos anos 20 vista em 2006. Como é o caso de nós,

A AMD também está no modo de sobrancelha levantada com a notícia de que o FB cancelou ou atrasou uma Atualização do servidor Intel em 2020; provenientes deste legalista do Super 7 é fascinante em termos de as repercussões da indústria. As primeiras indicações que ouvimos indicam o lago de gelo Xeon da Intel as especificações e o desempenho são inconsistentes e as contagens principais e o poder não são competitivos para

Os atuais 7nm EPYC2 da AMD (muito menos quando as versões de 7nm + chegam ao mercado no próximo ano), em nossa opinião.

Computação de GPU do Data Center

A AMD continua obtendo sucesso em uma estratégia de mercado go-to baseada em parcerias com jogadores maiores, como visto no exemplo de streaming de jogos do Google / Stadia. Computação GPU é a prioridade número 4 do produto na AMD, com a empresa vendo o $ TAM em ~ US $ 10 bilhões (muito abaixo da visão da Nvidia de um mercado que é muitas vezes esse tamanho). AMD's

O posicionamento aqui é pragmático e a gerência vê os FPGAs e ASICs como soluções que naturalmente também será usado. Em uma nota competitiva, vemos o próximo GPU Xe da Intel para o data center com grande interesse, pois a AMD e a Nvidia veem o esforço nesse espaço em uma dinâmica de vários anos e sem uma CPU forte para ajudar a agrupar a solução
pode ser uma tarefa difícil de superar, como vimos em geral para a Intel em GPUs ao longo do

Consulte a certificação dos analistas e as divulgações importantes na página 3 deste relatório.
últimos 20 anos (com a mesma equipe de GPU ainda em funcionamento).

GPU Gaming

Com o lançamento do Navi baseado em 7 nm para a camada intermediária do mercado de jogos neste verão, a AMD vem desfrutando de alguns ganhos em ações vs. Nvidia. A presença da AMD no high-end ainda é relativamente fraca

No entanto, a gerência planeja fazer uma jogada em 2020 com uma versão mais avançada do Navi, que pode incorporar mecanismos de rastreamento de raios coincidentes com o lançamento de novos consoles de jogos da Sony e

Microsoft Com o tempo, achamos que a AMD tem a oportunidade de emparelhar CPUs e GPUs baseadas em 7 nm em dispositivos móveis plataformas que seriam difíceis para a Intel e / ou Nvidia, por razões óbvias. Além disso, com o saída do ex-chefe de gráficos da AMD Raja Koduri para a Intel nos últimos 1-2 anos, a AMD combinou o roteiro da Nvidia que tem o potencial de realmente tornar a AMD um player maior no mercado

Mercado de GPU em geral, como é o caso das CPUs hoje.

Consoles de jogos 2020 e além

A AMD vê o próximo ciclo de console do 2S20 como provavelmente mais lucrativo, com margens operacionais a exceder ciclo anterior alta porcentagem de adolescentes. No entanto, não está claro se esse ciclo durará 7 anos, devido à surgimento de serviços de jogos em nuvem como o Google Stadia e os esforços da Sony e da Microsoft em o espaço. A presença da AMD nesses novos consoles de jogos está sendo aproveitada para penetrar em outras áreas como vemos recentemente com a AMD e a Microsoft no anúncio da plataforma Surface, que pensamos tem implicações importantes no roteiro.

Petiscos de Fundição e Tais

A AMD não poderia estar mais feliz com o relacionamento com o TSMC e um roteiro que pode ajudar a AMD a desfrutar de um vantagem da tecnologia de processo sustentável em relação à Intel, que é simplesmente incompreensível ter imaginado alguns anos atrás. A AMD não foi restringida pelo TSM 7nm e a AMD não vê problemas para 2020 a 7 nm ou 7 nm +. Um ponto de discussão interessante com os investidores é a dinâmica (e implicações) de um pressione o botão easy-easy da Intel para obter fab-lite (ou fabless !?) com o TSMC. Como atualizamos recentemente, achamos que a Intel usará o TSMC para o chip de CPU de suporte chamado PCH em 2020 (liberando importantes

Capacidade de 14nm), no entanto, o elefante na sala é a expansão da capacidade da CPU de 25% da Intel em 2019 (com escassez) e outros 25% em 2020 (como se os mercados finais estivessem crescendo mesmo na média) dígitos). A Lei de Moore agora é rápida no trabalho, como um golpe importante para a Intel, como seus chips de 14nm ficar cada vez maior (menos fichas por bolacha); O TSMC está definido para vencer independentemente. Como os tempos mudaram.

O modelo AMD

Os investidores estão interessados em um modelo financeiro atualizado da AMD agora que a meta de margem bruta 40% -44% é inoperante. Espera-se que a AMD atualize o modelo no 1S20 provavelmente em um evento para investidores ainda a definir. Geralmente, as rampas de 7nm da AMD são benéficas para as margens brutas gerais e ASPs e a exclusão da empresa semi-personalizada deve ser vista ao norte de 50%. Outra maneira de cortar este é que, excluindo os consoles de jogos em 2020, as margens brutas devem subir trimestralmente. Como observado acima, os consoles de jogos são um vento forte nas margens brutas, mas no próximo ciclo são menos de 20% e acima, da alta porcentagem de adolescentes no ciclo passado.

A questão de Lisa Su

Muito se falou do fato de Lisa deixar a AMD por várias razões (algumas absurdas). Nós Acreditamos que Lisa Su está neste jogo a longo prazo e que suas contribuições estão no início da tarde para AMD. Em agosto passado, o BoD da AMD concedeu a Lisa Su um Prêmio de Criação de Valor Especial baseado no CAGR marcos que incluem níveis-alvo de preço de ações de US $ 65 e US $ 90, que são incrementais aos plano de incentivos patrimoniais de longo prazo com vencimento em 9/8/22.



"Em agosto passado, o BoD da AMD concedeu a Lisa Su um Prêmio de Criação de Valor Especial baseado no CAGR marcos que incluem níveis-alvo de preço de ações de US $ 65 e US $ 90, que são incrementais aos plano de incentivos patrimoniais de longo prazo com vencimento em 9/8/22. "

lisa su está no caminho de ser bilionária muitas vezes antes de se aposentar. . .









SC19: AMD está conquistando vitórias do Epyc esquerda e direita





AMD oferece o melhor desempenho da classe, de supercomputadores a HPC na nuvem na SC19

 
Última edição:
@jabiroba boas observações, se me permite algumas correções:


Pelas leis da termodinâmica, num gabinete convencional é impossível a temperatura dentro do gabinete ser menor que a de fora dele. No melhor caso a temperatura do ar dentro do gabinete é igual à externa, mas nunca inferior (não tem nada lá dentro que faça gelar o ar, muito pelo contrário: o ar só pode aquecer lá dentro).


Na sua frase, você está comparando a temperatura externa ao seu ambiente (fora da sua casa), com a temperatura interna do seu cômodo apenas. Se medir dentro do gabinete e fora do gabinete (dentro do seu cômodo), na melhor das hipóteses as temps. vão ser iguais.


Pressão positiva ou negativa não tem a ver com taxa de renovação, somente com o sentido do ar sendo impulsionado. Para deixar com pressão positiva, basta ter mais fans jogando ar pra dentro do que retirando (como se fosse enxendo bexiga). Para pressão negativa, basta ter mais fans retirando ar que insuflando, como se fosse esvaziando. Pode-se ter pressão positiva com alta taxa de renovação ou baixa, e pressão negativa com alta taxa de renovação ou baixa, também.


Só a conclusão que não está correta, se você pegar estas estes fans e colocar todos retirando o ar de dentro do gabinete e jogando para fora (ao invés de insuflar ar para dentro), o gabinete continuará com a mesma taxa de renovação - só que agora com pressão negativa. A diferença é que o ar terá que entrar pelas frestas e folgas, onde não tem filtro, e aí vai acumular mais poeira dentro. Por isso a positiva é mais desejada.

No meu gabinete aqui, tenho um Watercooler na frente de 360mm, 2 fans no topo e 1 fan na traseira, no meu caso acho que todos estão jogando ar de dentro para fora, isso é ruim ou tem como melhorar?
 
@jabiroba boas observações, se me permite algumas correções:


Pelas leis da termodinâmica, num gabinete convencional é impossível a temperatura dentro do gabinete ser menor que a de fora dele. No melhor caso a temperatura do ar dentro do gabinete é igual à externa, mas nunca inferior (não tem nada lá dentro que faça gelar o ar, muito pelo contrário: o ar só pode aquecer lá dentro).


Na sua frase, você está comparando a temperatura externa ao seu ambiente (fora da sua casa), com a temperatura interna do seu cômodo apenas. Se medir dentro do gabinete e fora do gabinete (dentro do seu cômodo), na melhor das hipóteses as temps. vão ser iguais.


Pressão positiva ou negativa não tem a ver com taxa de renovação, somente com o sentido do ar sendo impulsionado. Para deixar com pressão positiva, basta ter mais fans jogando ar pra dentro do que retirando (como se fosse enxendo bexiga). Para pressão negativa, basta ter mais fans retirando ar que insuflando, como se fosse esvaziando. Pode-se ter pressão positiva com alta taxa de renovação ou baixa, e pressão negativa com alta taxa de renovação ou baixa, também.


Só a conclusão que não está correta, se você pegar estas estes fans e colocar todos retirando o ar de dentro do gabinete e jogando para fora (ao invés de insuflar ar para dentro), o gabinete continuará com a mesma taxa de renovação - só que agora com pressão negativa. A diferença é que o ar terá que entrar pelas frestas e folgas, onde não tem filtro, e aí vai acumular mais poeira dentro. Por isso a positiva é mais desejada.

Muito obrigado pelas correções, todas estão certas. Eu queria dizer tudo isso mesmo, principalmente do item 3, porém ainda está incompleto sua complementação, de fato a pressão nao tem a ver com renovação do ar, porém no caso dos gabinetes, pressão negativa não se consegue boa renovação de ar interna, é difícil explicar por aqui, mas a dificuldade que o ar teria para entrar em frestas e outras partes abertas não atingiria mesma renovação do ar. Também já fiz um teste com ela aqui, as temperaturas aumentaram. Eu só não entendo porque meu termômetro que mede a temperatura do quarto marca maior temperatura que dentro do gabinete, mas você está correto, se não tem nenhum tipo de refrigerante não tem como ficar menor que o ambiente, talvez seja erro do termômetro.

Valeu pelas correções.

@zmarkin

Tenta arrumar um termômetro, marca as temperaturas dentro do gabinete com as fans jogando ar pra fora e depois com as fans jogando ar pra dentro. Quando eu fiz todas jogando pra dentro, a temperatura melhorou muito, principalmente no meu esquentadinho r5 3600.
 
Eu sai de um HAF 932 extremamente bem ventilado para um 400c da corsair na qual nao tem ventilação na lateral igual o seu, as temperaturas na configuração original do gabinete dispararam , processador que nunca passou dos 70 chegava facilmente acima de 80 placa de video que estabilizava em games a 65-70 chegava facilmente acima de 80, comecei a sofrer com tela azul aleatórias devido temperatura dos VRMs mesmo com a mobo com dissipador começarem a subir , só resolveu o problema quando descartei os cooler originais e coloquei 3 frontais de 120 mm jogando ar para dentro , um traseiro jogando ar para fora e 2 superiores jogando ar para fora, nao bastou apenas os cooler de melhor qualidade precisei remover os filtros de poeira , "entrava poeira do mesmo jeito ", após isso a temperatura geral do case ficou dentro do normal equivalente ao HAF.
O case na configuração original das fan da corsair que só vinha 2 sem condições de uso.
Tenho o mesmo 400c, também fiz isso, watercooler em baixo jogando o ar para dentro e um atrás e em cima jogando pra fora, ficou top
 
Gabinetes que possuem espaço para 3 fans 120 ou 2 fan 140 na frente e 3 fans 120 ou 2 fan 140 acima, serão sempre bem ventilados. Você precisa utilizar pressão positiva pois ela é extremamente eficiente, ela consegue uma maior renovação de ar dentro do Gabinete.

Existem gabinetes que são absurdos: tem fan baixo, frente e acima, é a melhor combinação possível de pressão positiva, a renovação de ar é tão absurda que é possível que a temperatura dentro do gabinete fique menor que a do exterior. Evitem gabinetes que possuem fans laterais na direção da CPU ou GPU, pois essas fans causam turbulência e não ajudam como deveriam.

No caso do Lian-Li O11, as fans laterais são próximas as frontais, podendo ser utilizada de duas maneiras: expulsando ar quente de um radiador posicionado nele ou criando mais pressão positiva.

O ideal é deixar como a imagem abaixo:


Eu tenho um Corsair Crystal 460x com 3 Fans 120mm na frente jogando ar para dentro do gabinete a 66% da capacidade delas, 2 fans 140mm acima jogando ar para dentro do gabinete a 66% também e uma fan 120mm traseira expulsando o ar do gabinete. Hoje, por exemplo, esta exatos 24,6 graus aqui no RJ e dentro do gabinete está 23,5 graus (coloquei um termômetro la dentro).

Isso porque ele não é o dos melhores, mas por ele ser um pouco compacto, a pressão positiva criada nele é muito eficiente:


Calculo simples:
São 3 fans frontais Corsair SP120 que possuem 52 CFM a 100%, logo a 66% será 34 CFM que é igual a 20293 cm³/s. As 2 fans de topo Corsair ML140 possuem 97 CFM a 100%, a 66% será 64 CFM que é igual a 30204 cm³/s.
Meu gabinete tem uma área de 36000 cm³, para pressão positiva, preciso renovar uma área superior a do gabinete em um segundo.
Seguindo o calculo: 3 fans 120 = 60879 cm³/s + 2 fans 140 = 60204 cm³/s = 120000cm³/s
Ou seja, o ar renovado no gabinete é 4x a área dele em 1 segundo, portanto a pressão de ar é positiva.

O ideal não seria as fans da parte superior do case jogar ar pra fora? já que ar quente sobe ?,
 
Bom dia amigos
Lembro que sempre postavam aqui a uma tabela com as placas mães e recomendações de quais processadores elas suportavam mas eu não encontrei ( estou pelo celular )
Vocês conseguem postar ??
 
Gabinetes que possuem espaço para 3 fans 120 ou 2 fan 140 na frente e 3 fans 120 ou 2 fan 140 acima, serão sempre bem ventilados. Você precisa utilizar pressão positiva pois ela é extremamente eficiente, ela consegue uma maior renovação de ar dentro do Gabinete.

Existem gabinetes que são absurdos: tem fan baixo, frente e acima, é a melhor combinação possível de pressão positiva, a renovação de ar é tão absurda que é possível que a temperatura dentro do gabinete fique menor que a do exterior. Evitem gabinetes que possuem fans laterais na direção da CPU ou GPU, pois essas fans causam turbulência e não ajudam como deveriam.

No caso do Lian-Li O11, as fans laterais são próximas as frontais, podendo ser utilizada de duas maneiras: expulsando ar quente de um radiador posicionado nele ou criando mais pressão positiva.

O ideal é deixar como a imagem abaixo:


Eu tenho um Corsair Crystal 460x com 3 Fans 120mm na frente jogando ar para dentro do gabinete a 66% da capacidade delas, 2 fans 140mm acima jogando ar para dentro do gabinete a 66% também e uma fan 120mm traseira expulsando o ar do gabinete. Hoje, por exemplo, esta exatos 24,6 graus aqui no RJ e dentro do gabinete está 23,5 graus (coloquei um termômetro la dentro).

Isso porque ele não é o dos melhores, mas por ele ser um pouco compacto, a pressão positiva criada nele é muito eficiente:


Calculo simples:
São 3 fans frontais Corsair SP120 que possuem 52 CFM a 100%, logo a 66% será 34 CFM que é igual a 20293 cm³/s. As 2 fans de topo Corsair ML140 possuem 97 CFM a 100%, a 66% será 64 CFM que é igual a 30204 cm³/s.
Meu gabinete tem uma área de 36000 cm³, para pressão positiva, preciso renovar uma área superior a do gabinete em um segundo.
Seguindo o calculo: 3 fans 120 = 60879 cm³/s + 2 fans 140 = 60204 cm³/s = 120000cm³/s
Ou seja, o ar renovado no gabinete é 4x a área dele em 1 segundo, portanto a pressão de ar é positiva.

Você chegou a testar com as fans superiores como exaustoras, pra comparar com sua config atual em que apenas a traseira é exaustora?
 
Bom dia amigos
Lembro que sempre postavam aqui a uma tabela com as placas mães e recomendações de quais processadores elas suportavam mas eu não encontrei ( estou pelo celular )
Vocês conseguem postar ??
 
O ideal não seria as fans da parte superior do case jogar ar pra fora? já que ar quente sobe ?,

O problema não é nem questão do ar quente subir, é de empurrar ar quente pra baixo mesmo. Mas no caso dele, como é watercooler e o calor da CPU tá indo todo para o radiador de qualquer jeito, não chega a ser um problema.

Mas isso pode ser um problema para quem usa aircooler, pelo menos a fan superior que fica atrás do heatksink tem que puxar o ar para cima ao invés de jogar de volta para baixo e espalhar mais o calor para dentro do case.

Dois vídeos ilustrativos bem legais:

Topo intake -



Topo exaustão -
 
Pessoal, eu tenho procurado aqui mas a busca me trás muitas coisas aleatórias.
Nessa Black fraude eu quero fazer upgrade pra um 3700x porém sou leigo em placa mãe.
Eu quero uma placa mãe que já venha atualizada e custe até 650,00.
Eu vi sobre dissipadores do VRM, eu nem sei o que é isso, é realmente importante? Se sim, então me recomendem uma placa pro 3700x com dissipador no VRM e bios atualizada até 650 reais.
Obrigado
 

Obrigado

será que posso usar a b450 tomahawk Max como referencia na minha? que não tem o max ?

estou com uma x370 da asrock aqui ( killer Sli AC ) e fiquei na duvida de qual seria a melhor
 
Obrigado

será que posso usar a b450 tomahawk Max como referencia na minha? que não tem o max ?

estou com uma x370 da asrock aqui ( killer Sli AC ) e fiquei na duvida de qual seria a melhor
Se for essa daqui acredito que o VRM seja melhor que o da Killer(tive o modelo sem AC que com um 1700 em @3.95 fazia o VRM bater 100° nos testes de stress.), mas qualquer uma serve se for para segurar o 3600 da sua assinatura.
 
O ideal não seria as fans da parte superior do case jogar ar pra fora? já que ar quente sobe ?,

Só fazendo testes com sua maquina, aqui no meu caso, colocando as fans de topo para empurrar ar no gabinete foi melhor do que elas sendo exaustores. Quando estava de aircooler também foi melhor na configuração atual.

@renatope

Sim, testei com as fans de topo como exaustão.

Na época de aircooler, o 3600 stock ficava com 44~46 graus em idle na configuração atual e 49~55 graus idle com as fans de topo em exaustão. Agora, na configuração atual (utilizo o maelstorm 120T) utilizo a temperatura do gabinete como parâmetro, e ela fica 3 graus menor do que a configuração de exaustão.

Eu tenho uma teoria para tudo isso, ela está relacionada a renovação de ar dentro do gabinete: quando você joga mais ar dentro do gabinete (pressão positiva) a renovação de ar é mais rápida, logo temos mais ar da temperatura ambiente entrando no gabinete; quando você tem a pressão neutra ou negativa, sua renovação de ar cai muito, a troca de calor que deveria acontecer com a temperatura ambiente não é tão efetiva.

Nos videos que o @alfas trouxe, é mais ou menos perceptível mais nuvem azul dentro do gabinete, não é um teste adequado porque a GPU também possui uma alta radiação de calor, que não foi considerado nesses videos, mas é basicamente isso. Voces podem testar em casa como fica a temperatura de vocês, se vocês tiverem aircooler será melhor ainda os testes.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo