[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Potencia é uma coisa e lei de ohm é outra fera, você não vai me provar o contrário...
Só porque você utiliza as mesmas variáveis para calculo não significa que sejam a mesma coisa e tão pouco se relacionam diretamente.

Potência é uma outra grandeza, ou estou errado? Ela é resultado da tensão e da corrente (óbvio) mas também de outras variáveis, corrente que entra é igual as correntes que saem, parte da energia resulta em trabalho, outra parte é dissipada e etc... Isso não se aplica aos semicondutores cara, me fale como?
Potência em circuitos resistivos é sim uma grandeza dependente apenas das outras mencionadas.

P=V*I
V=R*I

É só substituir, é algo que se aprende na sexta série. E que você quer usar num processador de 15bi de transistores, com um controlador MosFET de 14-20 fases.
E não, não se aplica a transistores porque (mais uma vez) são componentes NÃO LINEARES, então as regras de proporcionalidade não se aplicam.
 
Eu estava tentando te explicar, só isso, pois claramente você não entende os principias da elétrica e quer pega apenas trechos do que eu falei para tentar provar que está certo, aliás, desde o início você está fazendo isso, desculpa...
Vc estava explicando coisas erradas, de forma muito simples pra algo que não dá pra simplificar dessa forma (como o próprio pizzaiolo já te explicou mil vezes).
Onde está o absurdo nessa explicação que eu elaborei ?
Exatamente na última frase, na forma básica de lei de ohm, potência não tem nada de independente e tem relação direta sim. Aliás, até mesmo no seu livro no início do capítulo 5 ele mostra essa relação.
E sobre o livro cara, eu tenho 2 edições dele em casa e um de maus TCC`s foi baseado justamente nele, então menos ok?
E ainda reforço, dê uma lida nele, pois quem começou com a teimosia foi você e não eu fera...
Recomendo vc aproveitar que tem eles aí e reler de novo. Parabéns pelo TCC, se realmente quiser brincar de carteirada eu te garanto que vc seria muito humilhado aqui, então recomendo fortemente vc parar com essa de querer trazer credenciais.
Mesma coisa quando estávamos debatendo a questão da temperatura, você disse que é acha sem noção gastar desnecessariamente pra algo irrelevante, é seu ponto de vista man...
Sim, é meu ponto de vista e falei que é como eu faço. Se ler novamente, vai ver que eu concordei com a faixa dos 80~85C, que é onde dá pra operar no talo sem ter nenhum throttling. Ao meu ver gastar rios de dinheiro pra ter o mesmo desempenho só que em 50C é desperdício, mas cada um faz oq acha melhor com seu dinheiro.
Também acho besteira quem gasta a mais pra ter setup branco ou rgb específico, mas gosto é gosto e ninguém fica se doendo com isso.
Engenheiro ou não, a elétrica é a mesma, não tem como ser relativa para cada indivíduo kkk
E digo mais, um engenheiro elétrico que se prese, sabe essas leis até de ponta cabeça...
E claramente vc não sabe nenhuma das outras regras pra qualquer coisa que vá além de um circuito simples, né? :haha:
 
Caras, será que é tão difícil para vocês perceberem que era um simples exemplo e vocês querem trazer coisas simplesmente para inflar os seus respectivos egos? De verdade...

Vocês estão levando o debate para um rumo absolutamente desnecessário por puro capricho e para fazer treta (não tem outra explicação, ponto)
Tudo começou com um simples: A potência do CPU está diretamente relacionada ao Vcore do mesmo e olha onde chegou, nossa galera, que máximo...

Vocês querem dizer que potência é uma relação direta com as leis de ohm e isso não procede, ponto.
Pega a corrente aplicada num circuito e a tensão e veja se reflete perfeitamente na potência em Watts do equipamento, velho, até um eletricista de fundo de quintal sabe que isso não ocorre!

Potência é um outra grandeza, com outras variáveis e vocês querem provar o contrário, fala sério...

Na moral, para mim deu, parabéns ai para vocês... Está se tornando um debate com desinformação, apenas isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Potência em circuitos resistivos é sim uma grandeza dependente apenas das outras mencionadas.

P=V*I
V=R*I

É só substituir, é algo que se aprende na sexta série. E que você quer usar num processador de 15bi de transistores, com um controlador MosFET de 14-20 fases.
E não, não se aplica a transistores porque (mais uma vez) são componentes NÃO LINEARES, então as regras de proporcionalidade não se aplicam.

É isso ai man, metade da corrente o chip usa e a outra metade vai para o além kkk
 
Última edição:
Caras, será que é tão difícil para vocês perceberem que era um simples exemplo e vocês querem trazer coisas simplesmente para inflar os seus respectivos egos? De verdade...

Vocês estão levando o debate para um rumo absolutamente desnecessário por puro capricho e para fazer treta (não tem outra explicação, ponto)
Tudo começou com um simples: A potência do CPU está diretamente relacionada ao Vcore do mesmo e olha onde chegou, nossa galera, que máximo...

Vocês querem dizer que potência é uma relação direta com as leis de ohm e isso não procede, ponto.
Pega a corrente aplicada num circuito e a tensão e veja se reflete perfeitamente na potência em Watts do equipamento, velho, até um eletricista de fundo de quintal sabe que isso não ocorre!

Potência é um outra grandeza, com outras variáveis e vocês querem provar o contrário, fala sério...

Na moral, para mim deu, parabéns ai para vocês... Está se tornando um debate com desinformação, apenas isso.
Primeiro: quem começou com carteirada de técnico, TCC e livro foi você, então acho que o ego inflado é o seu.

Segundo: você disse que A CORRENTE DIMINUI e isso é errado, pois com o aumento da tensão a potência aumenta. Dá pra fazer até uma aproximação, a potência requerida pelo processador aumenta de forma proporcional à frequência e ao quadrado da tensão.

E novamente, a potência tem relação com a Lei de Ohm em circuitos onde a Lei de Ohm pode ser aplicada. O que você fez foi tentar aplicar a Lei de Ohm num circuito onde não é possível. Transistores não são lineares e controladores MosFET dependem também da frequência de comutação. É a mesma coisa que tentar aplicar física clássica em velocidades próximas a c.
 
Vc estava explicando coisas erradas, de forma muito simples pra algo que não dá pra simplificar dessa forma (como o próprio pizzaiolo já te explicou mil vezes).

Exatamente na última frase, na forma básica de lei de ohm, potência não tem nada de independente e tem relação direta sim. Aliás, até mesmo no seu livro no início do capítulo 5 ele mostra essa relação.

Recomendo vc aproveitar que tem eles aí e reler de novo. Parabéns pelo TCC, se realmente quiser brincar de carteirada eu te garanto que vc seria muito humilhado aqui, então recomendo fortemente vc parar com essa de querer trazer credenciais.

Sim, é meu ponto de vista e falei que é como eu faço. Se ler novamente, vai ver que eu concordei com a faixa dos 80~85C, que é onde dá pra operar no talo sem ter nenhum throttling. Ao meu ver gastar rios de dinheiro pra ter o mesmo desempenho só que em 50C é desperdício, mas cada um faz oq acha melhor com seu dinheiro.
Também acho besteira quem gasta a mais pra ter setup branco ou rgb específico, mas gosto é gosto e ninguém fica se doendo com isso.

E claramente vc não sabe nenhuma das outras regras pra qualquer coisa que vá além de um circuito simples, né? :haha:

Isso mesmo man, você e o expert...
Pega a potência de um equipamento em Watts e veja se você consegue chegar naquele valor sabendo apenas a tensão e a corrente aplicadas... Flw...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Primeiro: quem começou com carteirada de técnico, TCC e livro foi você, então acho que o ego inflado é o seu.

Segundo: você disse que A CORRENTE DIMINUI e isso é errado, pois com o aumento da tensão a potência aumenta. Dá pra fazer até uma aproximação, a potência requerida pelo processador aumenta de forma proporcional à frequência e ao quadrado da tensão.

E novamente, a potência tem relação com a Lei de Ohm em circuitos onde a Lei de Ohm pode ser aplicada. O que você fez foi tentar aplicar a Lei de Ohm num circuito onde não é possível. Transistores não são lineares e controladores MosFET dependem também da frequência de comutação. É a mesma coisa que tentar aplicar física clássica em velocidades próximas a c.

E o que eu estou tentando dizer desde o início mesmo? Que a potência e a lei de Ohm não são diretamente relacionadas quando no calculo da potência manolo.
Tem certeza que sou eu que estou equivocado ou é você que passou o olho, não leu direito e tentou defender seu ponto a todo custo?

NUNCA que a Potência de consumo em Watts tem relação direta com a lei de Ohm, vocês estão simplesmente negligenciando toda e qualquer tipo de perda que pode ocorre no encapsulamento, mas sou eu quem está errado néh kkk
 
Última edição:
É isso ai man, metade da corrente o chip usa e a outra metade vai para o além kkk
Cara...eu sinceramente vou tentar pela última vez e vou desistir. (se bem que acho que essa papagaiada toda vai ser deletada pelo moderador)

É óbvio que a energia que entra é igual à energia que sai (incluindo as perdas, que são calculadas no final), mas você pode aplicar isso apenas no instante analisado. Se você aumenta a tensão do sistema, qual a potência que vai ser necessária? Você não vai calcular isso com a Lei de Ohm, vai te que analisar o processador e o controlador MosFET. E nesse caso te garanto que nada ali funciona na base do V=R*I. Então você não pode dizer que a corrente diminui baseado no aumento da tensão.

Se fosse tudo tão simples não teríamos uma BIOS de fucking 32MB na placa mãe pra gerenciar isso tudo.
 
Cara...eu sinceramente vou tentar pela última vez e vou desistir. (se bem que acho que essa papagaiada toda vai ser deletada pelo moderador)

É óbvio que a energia que entra é igual à energia que sai (incluindo as perdas, que são calculadas no final), mas você pode aplicar isso apenas no instante analisado. Se você aumenta a tensão do sistema, qual a potência que vai ser necessária? Você não vai calcular isso com a Lei de Ohm, vai te que analisar o processador e o controlador MosFET. E nesse caso te garanto que nada ali funciona na base do V=R*I. Então você não pode dizer que a corrente diminui baseado no aumento da tensão.

Se fosse tudo tão simples não teríamos uma BIOS de fucking 32MB na placa mãe pra gerenciar isso tudo.

Aaaaaeeee :D
Acho que agora podemos começar a debater de forma produtivo novamente kkk
Agora eu chorei aqui man... Era isso que eu estava tentando explicar desde o início ;)

Saindo do trampo hoje eu vou tomar um pingão só pra celebrar :bem:
Não quero treta com ninguém man... kk
 
Galera, to com a BIOS F63 da minha B450 Aorus M e percebi que na atualização F64 entraram esses updates
  1. Checksum : C8B6
  2. Update AMD AGESA V2 1.2.0.8
  3. Optimized performance for 5800X3D
  4. Addresses download assistant vulnerabilities reported by Eclypsium Research
Isso pode melhorar meu 5700x3D também?
Atualmente tá na F67a, vale a pena colocar a última?
 
Creio que você não entendeu o que o @igormp disse, inclusive as aspas bem claras no "permitir", pois tensão é justamente quem "empurra" a corrente elétrica então quanto maior a tensão, maior a facilidade de se ter alta corrente. Quanto à fórmula clássica, sim, você está correto, mas ela só é válida em função de uma potência fixa (ex, em 95W de consumo, para se ter mais corrente diminui-se a tensão), só que em um processador isto não procede, a potência varia da mesma forma que estas outras duas grandezas, logo mais tensão permite mais corrente quando a potência sobe proporcionalmente. A única grandeza que pode ser fixa em um processador é a resistência, pois ela é obtida da escala utilizada e densidade aplicada, mas não é tão preto-no-branco quanto parece e nem isso é fixo, enfim, é bem mais complexo que apenas uma fórmula.

---
Voltando para a conversa de durabilidade em virtude da temperatura, quanto menor a escala de um processador menor a resistência aplicada na transferência de energia entre transistores, permitindo assim correntes mais altas sem que se danifique o chip, ou seja, menores escalas implicam em maior durabilidade funcionando em temperaturas mais altas que chips de menor escala nanométrica. Some isso ao fato dos CPUs atuais explorarem o dark-silicon, funcionamento setorizado/intercalado, utilização de mais camadas metálicas, mais camadas feitas em EUV e em breve estruturas mais verticalizadas (GAAFET) e o BSPDN (PowerVia, no marketing da Intel)... são muitas tecnologias que permitem, em relação à gerações anteriores, trabalhar com maiores correntes e temperaturas, mas...

...isso não significa que dê para extrapolar, então creio que 80~90ºC de limite está de bom tamanho para finfets de 10nm à 7nm (na escala da Intel, então entra os 5nm da TSMC na conta). Claro que estou me referindo à processadores tipo socket (PGA ou LGA), pois BGA tem que ser levado o fator da solda na equação, que tendem a deformar/quebrar com o tempo, então para estes é preferível temperaturas menores. Com a chegada do BSPDN e GAAFET pode ser que seja """normal""" processadores funcionarem em 100ºC, mas novamente, não só do silício depende a duração de um CPU (tem o substrato na equação, basta lembrar do caso do VSOC nos Ryzen 7000, formava-se uma bolha descolando algumas camadas do substrato do silício, matando o processador), e justamente por isso tem vários estudos para substituir o PCB de um orgânico para um de vidro, por exemplo.

---
Falando na Intel, e no recente caso de degradação de silício, vale a pena olhar esta tabela aqui e tirar cada um sua própria conclusão:

Processador13900KS (10nm Intel)7950X (5nm TSMC)
Clock turbo máximo6.0GHz ST / 5.5GHz MT (apenas P-cores)5.7GHz ST / 5.0GHz MT
Consumo informado (TDP)150W170W
Consumo sustentado (PL2)320W230W
Consumo de pico (PL4/PPT)550W200W
Corrente sustentada (TDC)320A160A
Corrente de pico (ICCMAX/EDC)400A225A
Tensão sustentada~1.00v~1.00v
Tensão de pico~1.38v~1.02v
Temperatura máxima de operação115ºC95ºC

Edit: Corrigi o clock turbo do i9 em MT, e se não ficou claro estes valores da tabela são os oficiais e recomendados de cada empresa, para o desempenho máximo, mas variações irão ocorrer pois nenhum chip é igual a outro, vulgo loteria do silício :v
6GHZ pra um núcleo gastando igual um FX9590 quem diria em
agora queda a galera que defendia intel gasta menos ?
 
Galera, to com a BIOS F63 da minha B450 Aorus M e percebi que na atualização F64 entraram esses updates
  1. Checksum : C8B6
  2. Update AMD AGESA V2 1.2.0.8
  3. Optimized performance for 5800X3D
  4. Addresses download assistant vulnerabilities reported by Eclypsium Research
Isso pode melhorar meu 5700x3D também?
Atualmente tá na F67a, vale a pena colocar a última?

Assim, cada CPU tem suas particularidades, mesmo o 5700X3D sendo, essencialmente, um 5800X3D apenas com clocks reduzidos...
Mas manter os AGESAS numa versão mais atual é sempre bom man, pode atualizar sem medo, se a versão suporta a sua CPU não tem problema atualizar.

PS: Vi que a ultima BIOS para sua placa é a F67a e já está com o AGESA 1.2.0.C, já instala logo a última versão para ficar de boa.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo