[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Queria montar um Mobo AMD para meu pai queria algo bom custo beneficio e me indicaram esse squi:

Build no MEUPC.NET

Armazenamento: ADATA SSD 710 Series 1 TB M.2-2280 (R$ 482,28 / R$ 409,90 em Terabyte)
Gabinete: Mancer Kevlar (Preto) ATX Mid Tower (R$ 170,58 / R$ 144,99 em Pichau)
Fonte: MSI MAG A650BN 650 W Certificado 80+ Bronze ATX12V (R$ 316,60 / R$ 284,99 em Kabum)
Memória: XPG GAMMIX D35 (Preto) 8 GB (1x8 GB) DDR4-3200 (R$ 155,52 / R$ 139,99 em Kabum)
Memória: XPG GAMMIX D35 (Preto) 8 GB (1x8 GB) DDR4-3200 (R$ 155,52 / R$ 139,99 em Kabum)
Processador: AMD Ryzen 5 4600G 3.7 GHz 6-Core (R$ 799,92 / R$ 679,90 em Terabyte)
Placa-mãe: Asus TUF Gaming A520M-Plus Micro ATX AM4 (R$ 666,60 / R$ 599,99 em Kabum)
Total: R$ 2.747,02
Total no boleto: R$ 2.399,75
Gerado por MEUPC.NET em 19/07/2024 às 08:34

Mudariam algo nele? No futuro por ser PCle 3 qual placa de video ficaria boa?
Da uma olhada no 5600G na Amazon que está 800 e pouco. É internacional, mas pelo que está escrito no anúncio já tem as taxas pagas.
A diferença é bem pouca colocando uma vga pci-e 4 em uma mobo pci-e 3, mas eu pegaria uma B550 caso pense em pegar uma placa de vídeo depois.

Edit: As placas de vídeo pci-e 4.0 x16 é a melhor opção pra colocar em pci-e 3, aí tem que ver na especificação dela.

Uma dúvida pessoal tirando o VSOC tem algum outro ajuste na Bios de tensão ou sincronização que eu possa fazer com relação Memória/Processador?
5700X3D - B550 MSI VDH PRO WIFI

comprei um ryzen 9 5900x, eu tenho um air cooler scythe fuma 2, será q esse air cooler da conta de manter esse processador? ou o ideal seria eu trocar antes de colocar o processador

comprei um ryzen 9 5900x, eu tenho um air cooler scythe fuma 2, será q esse air cooler da conta de manter esse processador? ou o ideal seria eu trocar antes de colocar o processador
de sobra, tenho um 5950x num fuma 2 sem broncas.

Uma dúvida pessoal tirando o VSOC tem algum outro ajuste na Bios de tensão ou sincronização que eu possa fazer com relação Memória/Processador?

O que a galera costuma modificar nos Ryzen é o Vcore, seja de forma manual ou através do Curve Optimizer.
Tensão da memória só se modifica quando é preciso, como quando você usa perfil XMP.
Vsoc também não costuma ter grande impacto em temperatura/consumo, então o padrão na maioria das vezes é o recomendado nos CPU`s X3D.
Vsoc você precisa mexer quando quer fazer overclock nos CPU`s com gráficos integrados (que não é o caso)

O que a galera costuma modificar nos Ryzen é o Vcore, seja de forma manual ou através do Curve Optimizer.
Tensão da memória só se modifica quando é preciso, como quando você usa perfil XMP.
Vsoc também não costuma ter grande impacto em temperatura/consumo, então o padrão na maioria das vezes é o recomendado nos CPU`s X3D.
Vsoc você precisa mexer quando quer fazer overclock nos CPU`s com gráficos integrados (que não é o caso)

O colega acabou não trazendo muita informação mas há mais contexto no tópico acima.

Esse é o tipo de coisa que é bom ver no windows, com um daqueles hwmonitor ou hwinfo

Hardinfo2 e o zenmonitor são parecidos com o hwmonitor.

https://github.com/ocerman/zenmonitor

hardinfo6.png
screenshot.png

Hardinfo2 e o zenmonitor são parecidos com o hwmonitor.

https://github.com/ocerman/zenmonitor

hardinfo6.png
screenshot.png
Zenmonitor apenas pega os dados da SMU do ryzen, não tem dados da mobo. Maioria dos softwares no Linux não pega dados da mobo direito por falta de drivers, não sei se esse hardinfo2 consegue coletar isso de forma geral feito é no Windows.

Zenmonitor apenas pega os dados da SMU do ryzen, não tem dados da mobo. Maioria dos softwares no Linux não pega dados da mobo direito por falta de drivers, não sei se esse hardinfo2 consegue coletar isso de forma geral feito é no Windows.

Hardinfo pega tudo, bem completo. Acho meio difícil ter essa questão de drivers com mobos no Linux, só se for algo muito exótico, como uma Biostar da vida.

Eu consegui os dados dos sensores da placa mãe por meio de um módulo DKMS não oficial chamado it87.

Os dados aparecem no comando sensors.

Claro que isso vale especificamente para a minha placa mãe, não posso garantir nada para outras placas mães.

Hardinfo pega tudo, bem completo. Acho meio difícil ter essa questão de drivers com mobos no Linux, só se for algo muito exótico, como uma Biostar da vida.
Se der uma olhada nos commits do kernel, quase toda semana tão adicionando suporte a sensores novos de mobos AM4/5, teve até a minha proart um dia desses.

Galera, estava realizando manutenção do meu WC custom quando de repente uma pequena quantidade do fluído caiu na mobo
Quando vi, um pouco conseguiu penetrar o socket do CPU e o outro percorreu os lados ao redor do socket
Realizei uma limpeza básica removendo o excesso e dps jogando água destilada por onde caiu o fluído, deixei ela secando até hj, porém minha mobo não está ligando quando coloco o CPU, sem ele ela "funciona"
Verifiquei o CPU e não consta nenhum tipo de queimado ou pino torto, aproveitei hj e removi o socket de plástico pra conseguir alcançar mais profundo o socket e taquei álcool isopropílico com escova pra ver se consigo dar uma nova sobrevida, caso eu não consiga provavelmente vou partir para o radical que é dar um banho na placa com água e sabão neutro
Alguém já passou por essa situação pode dar um help?

Galera, estava realizando manutenção do meu WC custom quando de repente uma pequena quantidade do fluído caiu na mobo
Quando vi, um pouco conseguiu penetrar o socket do CPU e o outro percorreu os lados ao redor do socket
Realizei uma limpeza básica removendo o excesso e dps jogando água destilada por onde caiu o fluído, deixei ela secando até hj, porém minha mobo não está ligando quando coloco o CPU, sem ele ela "funciona"
Verifiquei o CPU e não consta nenhum tipo de queimado ou pino torto, aproveitei hj e removi o socket de plástico pra conseguir alcançar mais profundo o socket e taquei álcool isopropílico com escova pra ver se consigo dar uma nova sobrevida, caso eu não consiga provavelmente vou partir para o radical que é dar um banho na placa com água e sabão neutro
o meu depois de 7 anos de uso e hoje estava raspando o cooler fui mexer pois estava fritando e quando tirei e dei uma sacudida vi que estava vazando mais eu limpei hoje se não tivesse visto provavelmente pingaria na vga
so passei o paninho mesmo não ve nada na placa e agora esta ligado com um arcooler que o china diz que suporta ate 180 TDP so que so usando na web ja esta batendo 65ºC

o meu depois de 7 anos de uso e hoje estava raspando o cooler fui mexer pois estava fritando e quando tirei e dei uma sacudida vi que estava vazando mais eu limpei hoje se não tivesse visto provavelmente pingaria na vga
so passei o paninho mesmo não ve nada na placa e agora esta ligado com um arcooler que o china diz que suporta ate 180 TDP so que so usando na web ja esta batendo 65ºC
Atualização: Por algum motivo, consegui fazer a máquina funcionar. Não sei se alguém já passou por isso, mas coloquei o CPU na mobo, liguei os cabos normalmente e apertei o botão power e deixei, continuou apagado tudo e dps de uns 3 minutos simplesmente o PC ligou
OBS: Já tinha feito clear CMOS e os crl e não tinha resolvido, bagulho estranho!

Ajuda pessoal...

Tô achando que é o meu processador já 5600X

Meu terceiro jogo de RAM que eu compro e não ativa XMP e mesmo a 2933 ele dá boot loop

Já testei 3 últimas bios da mb MSI B550 Gaming Plus

Agora tá em 2866 pra ver se não fica no bootloop

Se não se importar que eu pergunte, por que agua destilada?

Ajuda pessoal...

Meu terceiro jogo de RAM que eu compro e não ativa XMP e mesmo a 2933 ele dá boot loop

Qual(is) marcas ? Eu comprei kingbank no Ali, 4 pentes de 16GB 3600 (1,35V) e funcionam muito bem com um ryzen 5800x.

quero comprar um ryzen 9 5900x
minha placa mãe e uma B550M AORUS elite e tenho uma RTX 3070. esse processador combinaria com meu setup?
Na teoria o VRM da sua placa mae chora com o 5900X

Tier D :100A current draw on little ambient airflow, maxed out 1700, 3700X and 5800X, a tad more than maxed out 2600/1600AF, 105W TDP CPUs at stock with downdraft air cooler
Asus: X470 Prime Pro, X470-I, B450 TUF Pro (mATX and ATX), B450-E, B450-F II, B450-I, X370 X370-I, B350 B350-I
Asrock: B550 B550M-ITX/ac, X470 Master SLI, K4, ITX, B450 Pro4 (mATX and ATX), Pro4-F, K4, M/AC, Steel Legend, ITX, B350 Pro4, K4
Biostar: B550 GTQ
Gigabyte: X470 Gaming 5, Ultra Gaming, B550 Aorus Elite (mATX), Gaming, DS3H, B450 Aorus Elite (mATX), Gaming
MSI: X570 X570-A Pro, Gaming Plus, Edge, X470 Gaming Pro, B450 Pro-VDH (& Max & V2), Bazooka (& Max Wifi & V2), X370 Gaming Pro Carbon, Krait Gaming, SLI Plus, Gaming Plus, Gaming Pro, B350 Gaming Pro Carbon, Krait Gaming

Na teoria o VRM da sua placa mae chora com o 5900X

Tier D :100A current draw on little ambient airflow, maxed out 1700, 3700X and 5800X, a tad more than maxed out 2600/1600AF, 105W TDP CPUs at stock with downdraft air cooler
Asus: X470 Prime Pro, X470-I, B450 TUF Pro (mATX and ATX), B450-E, B450-F II, B450-I, X370 X370-I, B350 B350-I
Asrock: B550 B550M-ITX/ac, X470 Master SLI, K4, ITX, B450 Pro4 (mATX and ATX), Pro4-F, K4, M/AC, Steel Legend, ITX, B350 Pro4, K4
Biostar: B550 GTQ
Gigabyte: X470 Gaming 5, Ultra Gaming, B550 Aorus Elite (mATX), Gaming, DS3H, B450 Aorus Elite (mATX), Gaming
MSI: X570 X570-A Pro, Gaming Plus, Edge, X470 Gaming Pro, B450 Pro-VDH (& Max & V2), Bazooka (& Max Wifi & V2), X370 Gaming Pro Carbon, Krait Gaming, SLI Plus, Gaming Plus, Gaming Pro, B350 Gaming Pro Carbon, Krait Gaming
Não chega a chorar, basta colocar um cooler apontando pras VRMs que segura (ou usar um cooler downdraft, como dito aí no post que vc copiou do fórum do LTT).

Ajuda pessoal...

É a placa-mãe. Tive uma MSI B550M Bazooka e ela do nada começou a dar boot loop. Eu testei o processador em uma B450M e funcionou normalmente, descartando ser o 5600X. Depois testei um Ryzen 1600AF na B550M e deu boot loop também.

Entrei em contato com a MSI e eles pediram a placa mãe e me reembolsaram sem muitas perguntas.

Investigando no Reddit, vi que esse era um problema comum com as B550M da MSI.

Users who are viewing this thread

Voltar