[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Não, era apenas porque pelos posts, vc estava com uma certa dificuldade em obter algumas informações e benchmarks e eu estava lhe oferecendo uma alternativa.

Ah sim.

Bom, eu particularmente acho que um simples teste de benchmark pode não ser a melhor forma de medir a estabilidade do sistema, a não ser que este teste tenha um modo de teste de estresse (um loop prolongado).

Se você tiver alguma ideia melhor para testar estabilidade de undervolt, eu agradeço. (apesar que eu ainda estou abaixando a tensão e até o momento não tive nenhum problema aparente)

Os caras odeiam WC, meu Deus :limo:
Eu não tenho nada contra, meu Galahad 360 tem quase 4 anos de uso e até agora zero defeitos, depois que coloquei os Arctic P12 então, melhorou mais ainda :cool:

Quero ver quem consegue obter temperaturas melhores que as minhas com um Air Cooler :deal:
3..., 2...,1... Fight!
Consigo comprar um Galahad desse por uns 300 pila?
Na mesma faixa de preço, dá pra ir sem medo no WC que sempre será a melhor opção em desempenho, longevidade e manutenção?

Tô velho para entrar nesse tipo de debate, geralmente quem gosta de WC é quem ainda não teve problema com um mas acho que suas considerações seriam bem vindas nesse tópico após pegar o contexto do que o usuário em questão quer/queria fazer, ele estava buscando esse tipo de convencimento lá.

Os caras odeiam WC, meu Deus :limo:
Eu pessoalmente jamais usaria um, 0 benefícios, custo bem maior e maior chance de falha (por mais que fale que é difícil de dar problema, não tem como negar que a chance é maior).
Quero ver quem consegue obter temperaturas melhores que as minhas com um Air Cooler :deal:
Tô nem aí pra isso, no final das contas desempenho e ruído vão ser praticamente os mesmos e quem foi no ar ainda gastou menos :haha:
Mas tem muita gente que pega por estética ou pq tem noia com temperaturas maiores, aí é subjetivo e vai do gosto do freguês.

Consigo comprar um Galahad desse por uns 300 pila?
Na mesma faixa de preço, dá pra ir sem medo no WC que sempre será a melhor opção em desempenho, longevidade e manutenção?

Tô velho para entrar nesse tipo de debate, geralmente quem gosta de WC é quem ainda não teve problema com um mas acho que suas considerações seriam bem vindas nesse tópico após pegar o contexto do que o usuário em questão quer/queria fazer, ele estava buscando esse tipo de convencimento lá.
WC so tem 2 tipos os que ja vazaram e os que irão vazar
o meu depois de 8 anos vazou mais faz parte
mais ar por esse preço não faz isso e os que fazem pesa 1 kilo

Olha, eu tenho hj em dia WC Custom e foi algo que eu sempre quis fazer desde quando eu conheci a parada lá em 2011 e só recentemente consegui montar o meu próprio
Tem problemas? Claro! Vazamentos, mais trabalho para realizar o loop (principalmente se usar tubo rígido), limpeza, etc
Mas tem os prós que são as temperaturas mais baixas, visualmente mais bonito e atrativo, possibilidade de escalar seu loop, dentre outros
Lembrando que quando falo de WC quero dizer os custom, pois não coloco em conta os Hidro Coolers, mais conhecidos como WC selados
Basicamente é porta de entrada pra quem quer um dia se aventurar nessa jornada

Lançamento do AMD Ryzen 9 5900XT e Ryzen 7 5800XT adiado por alguns varejistas

O Ryzen 9 5900XT e o Ryzen 7 5800XT agora estão programados para aparecer mais tarde, de acordo com um varejista.
wiTr0Hq.png

Na Computex, a AMD anunciou quatro SKUs Ryzen 9000 e dois modelos Ryzen 5000XT para o soquete de última geração. Originalmente, ambas as séries deveriam ser lançadas em 31 de julho, mas os SKUs baseados em Zen5 foram adiados por uma ou duas semanas, dependendo do modelo.

A AMD nunca confirmou os preços dos modelos Ryzen 9000 ou Ryzen 5000XT, que estavam programados para serem lançados neste mês. Apenas um punhado de varejistas listou o último e, entre eles, parece haver informações contraditórias sobre a data de lançamento. Do jeito que está agora, o Ryzen 9 5900XT e o Ryzen 7 5800XT listados pela B&H Photo Video podem aparecer mais tarde do que o esperado.

O Ryzen 7 5800XT agora está listado com pré-encomendas começando em 8 de agosto, enquanto o 5900XT está programado para ser lançado em 15 de agosto. Isso significa que nossa programação Zen precisa ser atualizada da seguinte forma:

Data de lançamento atualizada do AMD Ryzen 5000XT/9000:
Ryzen 5 9600X :31 de julho ➡️ 8 de agosto
Ryzen 7 9700X :31 de julho ➡️ 8 de agosto
Ryzen 7 5800XT : 31 de julho ➡️ 8 de agosto❔
Ryzen 9 9900X: 31 de julho ➡️15 de agosto
Ryzen 9 9950X: 31 de julho ➡️15 de agosto
Ryzen 9 5900XT: 31 de julho ➡️15 de agosto❔

gRZeHCK.png

AMD ainda precisa atualizar todos sobre os preços. Nem as novas peças Zen3 nem Zen5 receberam MSRP oficial antes do lançamento, o que é incomum para a AMD, apesar de quatro embargos já terem sido levantados.

Como lembrete, o AMD Ryzen 9 5900XT deve apresentar 16 núcleos e clocks base e boost de CPU de até 3,3/4,8 GHz. Em outras palavras, ele teria quatro núcleos a mais que o 5900X, mas o clock base seria 400 MHz mais lento. O 5800XT deve apresentar 8 núcleos e clocks de 3,8/4,8 GHz, o que seria 100 MHz mais alto que o 5800X.

Fonte: B&HPhotoVideo via MEGAsizeGPU

Eu pessoalmente jamais usaria um, 0 benefícios, custo bem maior e maior chance de falha (por mais que fale que é difícil de dar problema, não tem como negar que a chance é maior).

Tô nem aí pra isso, no final das contas desempenho e ruído vão ser praticamente os mesmos e quem foi no ar ainda gastou menos :haha:
Mas tem muita gente que pega por estética ou pq tem noia com temperaturas maiores, aí é subjetivo e vai do gosto do freguês.

Para mim isso é desculpinha de quem pegou um modelinho pebinha para testar e levou aquela experiência ruim como padrão. :rolleyes:

Se for para comparar com radiador de 120mm e 240mm de entrada é melhor nem tentar debater, fato.
Maioria das vezes que peguei defeitos em máquinas tinha alguma coisa errada na instalação, seja na posição, forçamento da mangueira ou conexão e afins, ou porque o modelo era uma porcaria. Existem selados de excelente qualidade e a performance comparada a Air Cooler, por melhor que seja, não são comparáveis.

Já fiz 4 projetos para clientes com WC de 240/280mm da Arctic (melhores disponíveis na minha opinião), faço questão de instalar na parte superior do gabinete quando é rack. Máquinas realmente 24/7, algumas com mais de 3 anos de montadas e com zero problemas, pois o produto é bom e garantido.
O último foi com um 7900X numa clinica, ficou sensacional, você nem percebe o server ligado, 2x Arctic P12 frontais e um Liquid Freezer III 280, não passa de 80c mesmo em alta carga e CPU fritando. Máquina para durar, para trabalho pesado real, tem que ter temperaturas boas, simples.

Para mim isso é desculpinha de quem pegou um modelinho pebinha para testar e levou aquela experiência ruim como padrão. :rolleyes:

Se for para comparar com radiador de 120mm e 240mm de entrada é melhor nem tentar debater, fato.
Maioria das vezes que peguei defeitos em máquinas tinha alguma coisa errada na instalação, seja na posição, forçamento da mangueira ou conexão e afins, ou porque o modelo era uma porcaria. Existem selados de excelente qualidade e a performance comparada a Air Cooler, por melhor que seja, não são comparáveis.

Já fiz 4 projetos para clientes com WC de 240/280mm da Arctic (melhores disponíveis na minha opinião), faço questão de instalar na parte superior do gabinete quando é rack. Máquinas realmente 24/7, algumas com mais de 3 anos de montadas e com zero problemas, pois o produto é bom e garantido.
O último foi com um 7900X numa clinica, ficou sensacional, você nem percebe o server ligado, 2x Arctic P12 frontais e um Liquid Freezer III 280, não passa de 80c mesmo em alta carga e CPU fritando. Máquina para durar, para trabalho pesado real, tem que ter temperaturas boas, simples.
Poderiam emoldurar esse post e deixar como exemplo do efeito Dunning-Kruger.

Nunca sequer comprei um WC, realmente não gosto nem vejo necessidade, nem vou perder meu tempo.
Máquina para durar, para trabalho pesado real, tem que ter temperaturas boas, simples.
A minha é justamente pra isso, ué:
└─▪hostname && uptime
Titan
09:58:46 up 32 days, 22:10, 3 users, load average: 1,52, 2,10, 1,62
Ligada 24/7, só reinício a cada 1~2 meses pra atualizar o kernel.

Maioria dos servidores mundo a fora são no ar também, poucos que são na água. Novamente, risco de falha pode ser baixo, mas não é zero.

Maioria das vezes que peguei defeitos em máquinas tinha alguma coisa errada na instalação, seja na posição, forçamento da mangueira ou conexão e afins, ou porque o modelo era uma porcaria.
Isso acontece porque boa parte das pessoas que investe em um WC normalmente não sabe o básico do funcionamento deles, alguém um pouco acima da média já se acha o coach.

Basicamente a mesma temperatura de aicoolers de 300-400 reais no mesmo processador.

Eu reconheço que WC tem temps melhores mas diria que boa parte dos casos a galera pega mais por estética (e tudo bem com isso) que por necessidade, é nego querendo WC de 360mm pra ryzen 5600/5700x porque são processadores "parrudos e esquentadinhos" que é um baita exagero, masss até pode fazer sentido se a pessoa quiser compensar temp ambiente alta e gabinete com airflow fraco ou reduzir ainda mais o ruído em load

Já cogitei trocar pra um WC 240/280/360mm pra testar mas CPU aqui mal pega 70c nos dias quentes então não vejo sentido pro meu caso senão por pura curiosidade, reduzir alguns poucos graus pra introduzir um componente novo com risco de falha, e pelo que vejo do fórum boa parte tá no mesmo barco, se a CPU bate lá seus 65-70c tem pessoa que entra em desespero achando que vai queimar o PC e tem que botar um WC com urgência

e pelo que vejo do fórum boa parte tá no mesmo barco, se a CPU bate lá seus 65-70c tem pessoa que entra em desespero achando que vai queimar o PC e tem que botar um WC com urgência
Meu 5950x (totalmente em stock) aqui no Fuma 3 não passa de 70º full-load (cenário mais comum que ele passa), e fica nos 75~85º com carga em 1~4 threads (batendo até ~5084MHz), sem thermal throttle.
Já falei isso antes algumas vezes, mas pelo preço que paguei achei um desperdício pq no meu antigo gammax 400 conseguia uma performance full-load idêntica, porém com temps na casa dos 80~85º (oq pra mim não é problema, já que ainda considero seguro e me entrega o desempenho sem throttle). Em single core não cheguei a testar, provavelmente teria thermal throttle, mas não é algo que eu ligue muito e não compensa os 300 e poucos reais que paguei no cooler + tempo que perdi instalando.

Como eu perdi o 5700X3D um tempo atrás, acabei pegando hoje um com um preço um pouco 'pior' para dar uma sobrevida aqui até 2026.
Alguma dica de configuração do PBO2 essas firulas novas que não tem no 3600X.

Vi alguns videos de tweak, undervolt/curve optimizer/ PPT TDC EDC?

Como eu perdi o 5700X3D um tempo atrás, acabei pegando hoje um com um preço um pouco 'pior' para dar uma sobrevida aqui até 2026.
Alguma dica de configuração do PBO2 essas firulas novas que não tem no 3600X.

Vi alguns videos de tweak, undervolt/curve optimizer/ PPT TDC EDC?
Eu coloquei -30 no Curve Optimizer e ficou excelente. Melhorou o score no Cinebench, manteve o FPS no jogos e está uns 10ºC mais frio.
Comecei com -10 e fui de 5 em 5 até -30 pra ver se tolerava.

Eu coloquei -30 no Curve Optimizer e ficou excelente. Melhorou o score no Cinebench, manteve o FPS no jogos e está uns 10ºC mais frio.
Comecei com -10 e fui de 5 em 5 até -30 pra ver se tolerava.

Vejo todo mundo metendo -20~-30 no CO e ngm reportou problemas até agora, pode tentar isso se não quiser perder tempo testando de 5 em 5 e não ligar de rolar um crash aleatório.

Pelo que vi por cima o pessoal nessa faixa mesmo entre -30-20 no CO
Vou nessa linha mesmo, vlws!

AMD lança Ryzen 9 5900XT por US$ 349 e Ryzen 7 5800XT por US$ 249, plataforma AM4 continua no 9º ano

AMD lança série Ryzen 5000XT, AM4
O Ryzen 9 5900XT e o Ryzen 7 5800XT agora estão programados para aparecer mais tarde, de acordo com um varejista.
mMOe4mY.png

A AMD lançou sua marca Ryzen em dezembro de 2016, e apenas três meses depois, os primeiros processadores Ryzen 1000 chegaram ao mercado. Na época, provavelmente ninguém esperava que a plataforma, que começou com a série Bristol Ridge, se tornaria um sucesso tão grande para a AMD que a empresa continuaria a atualizá-la pelos próximos nove anos.

Hoje, a AMD está lançando novos processadores chamados Ryzen 9 5900XT e Ryzen 7 5800XT, que são as últimas (e provavelmente não as últimas) atualizações para a plataforma AM4. Não está claro quantas placas-mãe AM4 receberão atualizações e otimizações para essas CPUs, no entanto.

Ryzen 5000XT à venda (Links de afiliados)​

O Ryzen 9 5900XT é um processador de 16 núcleos com um boost de 4,8 GHz e um TDP de 105 W, que é a mesma contagem de núcleos e configuração de energia do CPU Ryzen 9 5950X. No entanto, o novo modelo XT tem um boost de 100 MHz menor.

O Ryzen 7 5800XT é um processador de 8 núcleos com um aumento de até 4,8 GHz, que é 100 MHz maior que o 5800X. Somente para a arquitetura Zen3, este seria o sétimo SKU na linha única (Ryzen 5000), indicando que a configuração de 8 núcleos se tornou um segmento popular para a AMD.

A AMD confirmou agora que o Ryzen 9 5900XT custará US$ 349, enquanto o 5800XT será vendido por US$ 249. Ambos os processadores já estão disponíveis para compra.

w5gl98r.jpeg

AMD lança Ryzen 9 5900XT por US$ 349 e Ryzen 7 5800XT por US$ 249, plataforma AM4 continua no 9º ano

AMD lança série Ryzen 5000XT, AM4
mMOe4mY.png

A AMD lançou sua marca Ryzen em dezembro de 2016, e apenas três meses depois, os primeiros processadores Ryzen 1000 chegaram ao mercado. Na época, provavelmente ninguém esperava que a plataforma, que começou com a série Bristol Ridge, se tornaria um sucesso tão grande para a AMD que a empresa continuaria a atualizá-la pelos próximos nove anos.

Hoje, a AMD está lançando novos processadores chamados Ryzen 9 5900XT e Ryzen 7 5800XT, que são as últimas (e provavelmente não as últimas) atualizações para a plataforma AM4. Não está claro quantas placas-mãe AM4 receberão atualizações e otimizações para essas CPUs, no entanto.

Ryzen 5000XT à venda (Links de afiliados)​

O Ryzen 9 5900XT é um processador de 16 núcleos com um boost de 4,8 GHz e um TDP de 105 W, que é a mesma contagem de núcleos e configuração de energia do CPU Ryzen 9 5950X. No entanto, o novo modelo XT tem um boost de 100 MHz menor.

O Ryzen 7 5800XT é um processador de 8 núcleos com um aumento de até 4,8 GHz, que é 100 MHz maior que o 5800X. Somente para a arquitetura Zen3, este seria o sétimo SKU na linha única (Ryzen 5000), indicando que a configuração de 8 núcleos se tornou um segmento popular para a AMD.

A AMD confirmou agora que o Ryzen 9 5900XT custará US$ 349, enquanto o 5800XT será vendido por US$ 249. Ambos os processadores já estão disponíveis para compra.

w5gl98r.jpeg
Esse 5900XT eu achei bem do estranho
É um 5950X com 100mhz a menos

A AMD podia (Eu sei que não vai) lançar um 5900XT3D haha

Esse 5900XT eu achei bem do estranho

A AMD podia (Eu sei que não vai) lançar um 5900XT3D haha

Acho que o que impede o surgimento de um 5900X3D é a dissipação térmica cara, os primeiros X3D, mesmo consumindo pouco, possuem temperaturas bem altas pois o chip é empilhado. Usar sem diminuir Vcore é um desafio para muito cooler por ai kk

Nos Zen4 eles melhoram o processo de produção, litografia e tals, expandiram o uso para mais de um CCD, por isso imagino que seja uma limitação mesmo.

Última edição:
Acho que o que impede o surgimento de um 5900X3D é a dissipação térmica cara, os primeiros X3D, mesmo consumindo pouco, possuem temperaturas bem altas pois o chip é empilhado. Usar sem diminuir Vcore é um desafio para muito cooler por ai kk

Nos Zen4 eles melhoram o processo de produção, litografia e tals, expandiram o uso para mais de um CCX, por isso imagino que seja uma limitação mesmo.
A AMD mostrou os protótipos do 5900x3D e 5950x3D, parece que optaram por não produzir devido ao fato que a latência entre os CCDs anularia o benefício do Cache nas aplicações que requerem mais de 8 cores.

A AMD mostrou os protótipos do 5900x3D e 5950x3D, parece que optaram por não produzir devido ao fato que a latência entre os CCDs anularia o benefício do Cache nas aplicações que requerem mais de 8 cores.

Sim, com isso já temos duas limitações.
X3D surgiu como para uso em servidores na real, eles viram que os jogos tiravam benefícios do cache maior e lançaram.

Imagino as temperaturas desses protótipos, George Foreman de silicio :fire: kk

E com preço bem menor comparado ao lançamento do 5950x, e um pouco menor do que o 5950x nas lojas atuais. Pra mim faria mais sentido só baixar o preço do 5950x, mas eles têm de lançar produto novo pra agradar investidores e dizer que ainda lançam CPUs "novas" pro socket, né.
Nos Zen4 eles melhoram o processo de produção, litografia e tals, expandiram o uso para mais de um CCX, por isso imagino que seja uma limitação mesmo.
Em todos os Ryzen, incluindo o Zen 4, o 3D-cache ainda é em um único CCD. 3D-cache em mais de um CCD só nos Epyc-X.
X3D surgiu como para uso em servidores na real
Não em específico, tanto os Ryzen X3D quanto os Epyc-X foram lançados praticamente juntos, e o uso em servidores é bem limitado (só serve pra HPC e outras coisas de CFD), pra uso geral ele é praticamente a mesma coisa dos modelos sem cache extra, porém custando bem mais.

Em todos os Ryzen, incluindo o Zen 4, o 3D-cache ainda é em um único CCD. 3D-cache em mais de um CCD só nos Epyc-X.

Nos 5000 tínhamos apenas um CCD quando com cache empilhado.

Quando eu disse mais de um, foi o que ocorreu mesmo poxa, no Socket AM5 eles conseguiram usar mais de um CCD (um com cache 3D e outro sem, obvio)
Se não lançaram dessa forma nos 5000 foi devida às limitações, seja latência, dissipação, temperaturas, custo e etc, etc, etc...

O IO nos 7000 foi bem modificado também, controlador de memórias agora é DDR5 que corrobora no uso de mais de um CCD, além do melhor design e eficiência.

Quando eu disse mais de um, foi o que ocorreu mesmo poxa, no Socket AM5 eles conseguiram usar mais de um CCD (um com cache 3D e outro sem, obvio)
Se não lançaram dessa forma nos 5000 foi devida às limitações, seja latência, dissipação, temperaturas, custo e etc, etc, etc...
Ah, tinha entendido errado. Os protótipos dos 5950x3D eram com cache em ambos, e tinham as limitações de latência que o italiano falou antes, fora clock menor. Não acho que sequer chegaram a cogitar ou testar o jeito híbrido que veio depois, pelo menos não tem nenhuma documentação/rumor disso.

A solução híbrida dos Zen 4 envolve muito do escalonador do sistema também, já que no começo tinha penalidade e altas gambiarras pra usar só o CCD com o cache extra quando se tratava de jogos (atualmente acho que já foi resolvido sem precisar de gambiarras).
O IO nos 7000 foi bem modificado também, controlador de memórias agora é DDR5 que corrobora no uso de mais de um CCD, além do melhor design e eficiência.
Não acho que o IOD tenha alguma relevância nessa questão de cache, até onde sei o IOD do Milan e Milan-X é o mesmo, diferença fica só no cache empilhado em todos os CCDs do Milan-X. Mesmo vale pro genoa.
Não entendi oq vc quis dizer com a correlação de "agora é DDR5 que corrobora no uso de mais de um CCD".

Users who are viewing this thread

Voltar