[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
@dayllann pode remover o foguinho agora, otacu safado!
Ei, fale dos meus animus não ein, e a Reimu tem nada a ver com isso (tecnicamente, ela é de jogo e não anime, mas... deixa para lá xD)
mas sério, seu avatar só me lembra desse video aqui ó...

Falando sério, os preços melhoraram, mas dá para ser melhor (por ser pré-venda é perdoável) :v

Ei, fale dos meus animus não ein, e a Reimu tem nada a ver com isso (tecnicamente, ela é de jogo e não anime, mas... deixa para lá xD)
mas sério, seu avatar só me lembra desse video aqui ó...

Falando sério, os preços melhoraram, mas dá para ser melhor (por ser pré-venda é perdoável) :v

Consigo achar um 5950X por um preço mais baixo que o 5900X, ainda não acho certo estes preços msm sendo pré-venda onde "teoricamente" o preço seria mais baixo

5700x3d estressado 100% rodando a 70ªC com um watercooler furreca da deepcool de 120mm
pbo -10 all cores
feliz da vida

Isso acontece porque boa parte das pessoas que investe em um WC normalmente não sabe o básico do funcionamento deles, alguém um pouco acima da média já se acha o coach.

Basicamente a mesma temperatura de aicoolers de 300-400 reais no mesmo processador.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

AMD lança Ryzen 9 5900XT por US$ 349 e Ryzen 7 5800XT por US$ 249, plataforma AM4 continua no 9º ano

AMD lança série Ryzen 5000XT, AM4
O Ryzen 9 5900XT e o Ryzen 7 5800XT agora estão programados para aparecer mais tarde, de acordo com um varejista.
mMOe4mY.png

A AMD lançou sua marca Ryzen em dezembro de 2016, e apenas três meses depois, os primeiros processadores Ryzen 1000 chegaram ao mercado. Na época, provavelmente ninguém esperava que a plataforma, que começou com a série Bristol Ridge, se tornaria um sucesso tão grande para a AMD que a empresa continuaria a atualizá-la pelos próximos nove anos.

Hoje, a AMD está lançando novos processadores chamados Ryzen 9 5900XT e Ryzen 7 5800XT, que são as últimas (e provavelmente não as últimas) atualizações para a plataforma AM4. Não está claro quantas placas-mãe AM4 receberão atualizações e otimizações para essas CPUs, no entanto.

Ryzen 5000XT à venda (Links de afiliados)​

O Ryzen 9 5900XT é um processador de 16 núcleos com um boost de 4,8 GHz e um TDP de 105 W, que é a mesma contagem de núcleos e configuração de energia do CPU Ryzen 9 5950X. No entanto, o novo modelo XT tem um boost de 100 MHz menor.

O Ryzen 7 5800XT é um processador de 8 núcleos com um aumento de até 4,8 GHz, que é 100 MHz maior que o 5800X. Somente para a arquitetura Zen3, este seria o sétimo SKU na linha única (Ryzen 5000), indicando que a configuração de 8 núcleos se tornou um segmento popular para a AMD.

A AMD confirmou agora que o Ryzen 9 5900XT custará US$ 349, enquanto o 5800XT será vendido por US$ 249. Ambos os processadores já estão disponíveis para compra.

w5gl98r.jpeg
sera que nos AM4 daria pra fazer no novo método de fabricação dos AM5 ?
e em vez de ter 2 chips ter apenas 1 interno ?

Última edição:
Seria mais fácil diminuir a litografia dos AM4 para 6nm, assim diminuindo o consumo de energia tmb
Agora pra mudar o esquema de chips pra um, o negócio é mais sério e provavelmente levaria a reestruturar como funcionaria o CPU

Seria mais fácil diminuir a litografia dos AM4 para 6nm, assim diminuindo o consumo de energia tmb
Agora pra mudar o esquema de chips pra um, o negócio é mais sério e provavelmente levaria a reestruturar como funcionaria o CPU
então podia reduzir pra 6nm não deve ser difícil pra eles fazerem isso

Dar, dá. Mas aposto que não compensa o custo de pesquisa portar a arquitetura pra um nó menor.
Acho que já tem alguns Zen 3 em 6nm monolíticos.

Isso já tem, são os monolíticos, porém eles tem outras limitações com relação à IO por não terem um IOD como os Zen desktop.

Chegou hoje o 5700X3D

Coloquei os parâmetros antigos que usava memória em 3600/3800 deixei em 3600 e coloquei CO -30 no PBO:

É isso mesmo?
5700X3D.jpg

PS: "Matei" meu 3600X, nessa de desmontar/montar para fazer o vídeo para a garantia do Galahad, entortei os pinos com o cooler torre... esqueci por um breve momento do mal do AM4, 20 anos mexendo em PC e matei meu primeiro CPU! Ainda bem que foi no antigo que deu todo esse BO. Nas férias eu tento desentortar os pinos.:pepe:

Chegou hoje o 5700X3D

Coloquei os parâmetros antigos que usava memória em 3600/3800 deixei em 3600 e coloquei CO -30 no PBO:

É isso mesmo?
5700X3D.jpg

PS: "Matei" meu 3600X, nessa de desmontar/montar para fazer o vídeo para a garantia do Galahad, entortei os pinos com o cooler torre... esqueci por um breve momento do mal do AM4, 20 anos mexendo em PC e matei meu primeiro CPU! Ainda bem que foi no antigo que deu todo esse BO. Nas férias eu tento desentortar os pinos.:pepe:
87W de pico, impressionante como esse 5700X3D é econômico! :notbad:

Chegou hoje o 5700X3D

É isso mesmo?
5700X3D.jpg

bota uma etiqueta pra não esquecer isso no 5700X3D :coolface:

Foi, obrigado. Aqui pegou -30 também.
Já rodei uns benchs e jogos, tudo normal, 0 problemas.

Cinebench multi subiu de 14700 pra 15500.
Temp não passou de 80º em nenhum teste.
Top, valeu

Cinebench R23? Aqui nao passa d 13500

87W de pico, impressionante como esse 5700X3D é econômico! :notbad:

Achei ele econômico e frio!
Vou tentar realizar mais testes hoje, coloquei 3800 na memória e deixei rodando um tm5 a tarde.

Só sei que está rock solid, desde que instalei coloquei -30... Direto deixando testes/stress, rodando algo e nenhum erro até agora. Coisa que o 3600x estava tendo problemas até em stock. Devia estar baleado ou as atualizações não caíram bem nele.

Isso, o meu é o 5700x, não sei se tem diferença para o 5700x3d no cinebench.

Vou ver se rodo hoje ou amanhã e mando aqui

Ah tah, pensei ue era o X3D haha

Tem diferença sim, boost do 5700X é bem maior.

Stock vs. -30

Na média ~12c a menos na CPU e 20w a menos no consumo e 400 pontos a mais no CB R23... isso no air cooler de 15 anos.:olar:

5700-X3-D-Stock.png

5700-X3-D-30.png

AIDA64-Latencia.png

Última edição:
Stock vs. -30

Na média ~12c a menos na CPU e 20w a menos no consumo e 400 pontos a mais no CB R23... isso no air cooler de 15 anos.:olar:

5700-X3-D-Stock.png

5700-X3-D-30.png

AIDA64-Latencia.png
Ainda não consegui entender o CO da MSI B450 Tomahawk que eu tenho.
Deixo tudo auto e só mudo o CO pra -30. Ela joga o PPT, EDC e TDC lá em cima, aí o processador gasta e esquenta mais kkkk

Achei ele econômico e frio!
Vou tentar realizar mais testes hoje, coloquei 3800 na memória e deixei rodando um tm5 a tarde.

Só sei que está rock solid, desde que instalei coloquei -30... Direto deixando testes/stress, rodando algo e nenhum erro até agora. Coisa que o 3600x estava tendo problemas até em stock. Devia estar baleado ou as atualizações não caíram bem nele.
Aqui cheguei a testar em stock e pouco depois coloquei -30 all cores e nunca tive problemas, inclusive ganhei score no 3DMark. A diferença na temperatura em relação ao stock é bem grande, 10 graus aqui.

Esses preços são irreais quando sair de linha se Deus quiser eu pego um 5600gt barato...tem que ter paciência

Tô precisando de um norte de vcs...
Tô com uma B350 e coloquei um Ryzen 5000 recentemente e parece ter algum bug relacionado ae pci-e.
Captura-de-tela-2024-08-07-110750.png

Não sinto qualquer problema ao usar o pc ou mesmo perda de performance em jogos.
Única coisa estranha além disso é q o w11 tá demorando mais que de costume pra desligar, pra ligar tá normal.
Isso pode ser um erro de leitura mesmo ou a mobo/gpu tá morrendo!?

Tô precisando de um norte de vcs...
Tô com uma B350 e coloquei um Ryzen 5000 recentemente e parece ter algum bug relacionado ae pci-e.
Captura-de-tela-2024-08-07-110750.png

Não sinto qualquer problema ao usar o pc ou mesmo perda de performance em jogos.
Única coisa estranha além disso é q o w11 tá demorando mais que de costume pra desligar, pra ligar tá normal.
Isso pode ser um erro de leitura mesmo ou a mobo/gpu tá morrendo!?
Tem alguma bifurcação ativa na BIOS, que possa estar compartilhando as outro 8 pistas PCIe, tipo x8/x8 ou x8/x4/x4? Em alguns casos a placa de vídeo pode estar mal encaixada ou há sujeira no slot.

E menos provável, algum pino torto danificado na CPU ou soquete, que fez 8 lanes sumirem.

Tem alguma bifurcação ativa na BIOS, que possa estar compartilhando as outro 8 pistas PCIe, tipo x8/x8 ou x8/x4/x4? Em alguns casos a placa de vídeo pode estar mal encaixada ou há sujeira no slot.

E menos provável, algum pino torto danificado na CPU ou soquete, que fez 8 lanes sumirem.
Era sujeira no socket, limpa contato resolveu. :joia:

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar