[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Vc conseguiu att a BIOS da sua mobo (para uma versão que ainda dê suporte para a linha 1000) pra ver se continua o problema? Mto estranho esse problema ocorrer só por conta de um clear CMOS e troca de bateria
Veja se os cabos estão conectados corretamente tmb e, se possível, teste a GPU num outro PC
Após realizar a limpeza, conferi diversos componentes e até cheguei a trocar a fonte por uma nova. A nível de hardware não cheguei a observar nenhum problema, fiz diversos testes com hardware (fonte, ram, trocar slots da PCI, pasta térmica) e nada. A única diferença que consigo observar é que dependendo do que mexo na BIOS o led da VGA acende, porém mesmo apagado da esse erro de conflito de drivers.

Como vi que a minha BIOS tava muito desatualizada (F5) decidi atualizar (F53) na esperança de ter alguma solução, mas sem sucesso. Como o 'secure boot' desativado apaga a led da VGA (ou deixar o cabo displayport desconectado também), não sei se alguma config perdida de CPU pode estar originando este conflito.

Alguém com uma placa mãe MSI b450 colocou o 5700x3d ? Andei lendo pelo reddit muita gente relatando que o processador não passa do clockbase...

Alguém com uma placa mãe MSI b450 colocou o 5700x3d ? Andei lendo pelo reddit muita gente relatando que o processador não passa do clockbase...
Tudo normal com o meu. Tenho uma B450 Tomahawk.

Sim. Tudo habilitado se vc quiser alterar PPT, EDC, TDC etc.

Vi aqui que saiu uma bios nova semana passada, você já atualizou ?
Vi também que a agesa da tomahawk parou na 1.2.0.B a gaming plus ( minha) parou na 1.2.0.A, será que altera muito ?

Vi aqui que saiu uma bios nova semana passada, você já atualizou ?
Vi também que a agesa da tomahawk parou na 1.2.0.B a gaming plus ( minha) parou na 1.2.0.A, será que altera muito ?
Nem tinha visto atualização, não atualizei, tá tudo certo nem vou mudar nada...
Essas ultimas atualizações são só questão de segurança de alguns exploits.

Eu tinha pedido no chat da MSI um tempo atrás sobre essa nova bios. Acho que até mandei aqui o link do google drive que eles mesmo passaram, mas nem atualizei.
A minha ta na 1.2.0.A também. Essa nova é pra 1.2.0.B

Quanto vocês tão conseguindo vender os 5600 usados? No OLX ?
Pensando em trocar o 5600 num 5800x3d + R$700 de volta, vale?

Última edição:

Tu costuma jogar CS com tudo no low/medium em 1080p, né?
Esse é exatamente o caso de uso que vale a pena trocar, acho que vai ser um bom negócio pra ti.

Tu costuma jogar CS com tudo no low/medium em 1080p, né?
Esse é exatamente o caso de uso que vale a pena trocar, acho que vai ser um bom negócio pra ti.

Atualizando, troquei o processador, taquei -30 no co, e até agora aparenta estar tranquilo ( rodei o aida o teste de estabilidade com as memos em 3000mhz tava em 65º com as memos em 3600mhz subiu para 70º, li que os x3d são meio sensíveis ao aumento do "IF" confere? )

Uma dúvida eu não atualizo o chipset driver desde que instalei o 5600x em 2023, isso influência em algo ?

Última edição:
Quanto vocês tão conseguindo vender os 5600 usados? No OLX ?
Vendi o meu por R$ 750,00 no mercado livre. Tiraram a parte deles e sobrou um pouco menos pra mim. Queria pegar o Ryzen 7 5700x3d que tava barato na época.

Salve, Hoje tenho a Ryzen 9 5950x, 32gb de ram rodando a 3200 e uma 3070TI.
Meu PC já foi mais usado pra produtividade porem desisti de tentar trampar como dev sem MAC e me rendi pegando um M2 pro usadinho então essa maquina é só pra games atualmente.
Vale a pena eu trocar o processador pelo 5700x3d, na maioria dos comparativos que eu vejo sempre tem uma diferença interessante na performance em games, só que em sua grande maioria é tudo com uma 3080/4080, então eu fico na duvida se o ganho de performance vai valer a pena o trampo de vender esse meu e pegar outro.
Eu jogo normalmente em 1440p mas em alguns jogos(warzone) pra atingir 150fps cravados sem grandes variações eu estou baixando pra 1080p(fica feio pra caramba)
Iae, vale a pena o "upgrade" ?

Eu jogo normalmente em 1440p mas em alguns jogos(warzone) pra atingir 150fps cravados sem grandes variações eu estou baixando pra 1080p(fica feio pra caramba)
Se vc tá precisando baixar a resolução pra aumentar os FPS, então eu diria que oq tá segurando o desempenho é a GPU, e não a CPU.
Se vc baixasse e ficasse igual, aí daria pra assumir com mais certeza que a bronca é a CPU.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Puta sacanagem da AMD deixar de fora a linha Zen 2 desktop, ainda performam bem e são ainda compatíveis com os sistemas atuais (aka W11)
Msm sendo uma vulnerabilidade que, por ora, seja imrpovável de acontecer em ambiente doméstico, nada garante que possam utilizá-la para fins maliciosos no futuro
Bola fora da AMD nessa
Devem lançar patch pros Zen 2 no futuro, acho que só não foi prioridade comparado com os outros modelos.
Atualizariam agora, possível update dia 20 desse mês já:

Última edição:
Sim. Tudo habilitado se vc quiser alterar PPT, EDC, TDC etc.

Peguei, consegui botar o co -30 sem maiores problemas até agora.
Minha dúvida é que você tem 4 pentes de memória, a placa mãe ta levando de boas? tou pensando em pegar mais 2 pentes para fazer 32gb também.

Peguei, consegui botar o co -30 sem maiores problemas até agora.
Minha dúvida é que você tem 4 pentes de memória, a placa mãe ta levando de boas? tou pensando em pegar mais 2 pentes para fazer 32gb também.
O meu ficou nos -30 também. Tinha um outro script que testava core por core pelo powershell pra ver estabilidade, não lembro o nome agora. O OCCT dá pra fazer isso tb.
Memoria ta de boa, 3200/3600 vai tranquilo.
Tinha comprado 2x8 em ~2018, adicionei as outras 2 no ano passado. Tem os mesmos timings, ai nem deu problema. Pegou na hora!
As duas primeiras são C-DIE, se não me engano, não consegui subir nada e ficou nos 3200 mesmo. As duas novas são b-die, mas desencanei de overclock nelas.

O meu ficou nos -30 também. Tinha um outro script que testava core por core pelo powershell pra ver estabilidade, não lembro o nome agora. O OCCT dá pra fazer isso tb.
Memoria ta de boa, 3200/3600 vai tranquilo.
Tinha comprado 2x8 em ~2018, adicionei as outras 2 no ano passado. Tem os mesmos timings, ai nem deu problema. Pegou na hora!
As duas primeiras são C-DIE, se não me engano, não consegui subir nada e ficou nos 3200 mesmo. As duas novas são b-die, mas desencanei de overclock nelas.

Mas tu não conseguiu subir quando juntou as 4? ou nem com as duas primeiras?

Mas tu não conseguiu subir quando juntou as 4? ou nem com as duas primeiras?
Tentei com as duas primeiras, mas o chip não ajudou e desisti.
As duas ultimas são b-die e nem tentei. Over com 4 é pura dor de cabeça.
Tinha lido bastante que a maioria dessas corsair não são boas pra tentar subir, nem compensa o tempo perdido.

Vou editar pra baixo aqui pra ficar mais claro: As 4 funcionam na frequencia especificada, o que tentei fazer foi um overclock pra 3600 nas duas primeiras e não rolou. Nas novas nem perdi tempo.
As 4 funcionam 3200 / 16 normalmente.

Tentei com as duas primeiras, mas o chip não ajudou e desisti.
As duas ultimas são b-die e nem tentei. Over com 4 é pura dor de cabeça.
Tinha lido bastante que a maioria dessas corsair não são boas pra tentar subir, nem compensa o tempo perdido.

Vou editar pra baixo aqui pra ficar mais claro: As 4 funcionam na frequencia especificada, o que tentei fazer foi um overclock pra 3600 nas duas primeiras e não rolou. Nas novas nem perdi tempo.
As 4 funcionam 3200 / 16 normalmente.

Aqui eu consegui deixar com os timmings do 5600x crucial e-die, 2x8 3000@3.6, porém estava querendo saber se alguém já teve essa experiência de fazer over em 4x8GB com o 5800x3d ???

Milagre terem colocado os 3000, mas pelo visto os 2000 estarão de fora (assim como os 1000)
Só espero não perder mta performance com o futuro patch
Esse patch não deve ter impacto nenhum do desempenho.

Milagre terem colocado os 3000, mas pelo visto os 2000 estarão de fora (assim como os 1000)
Só espero não perder mta performance com o futuro patch

Vai ser via windows ?

Salve, Hoje tenho a Ryzen 9 5950x, 32gb de ram rodando a 3200 e uma 3070TI.
Meu PC já foi mais usado pra produtividade porem desisti de tentar trampar como dev sem MAC e me rendi pegando um M2 pro usadinho então essa maquina é só pra games atualmente.
Vale a pena eu trocar o processador pelo 5700x3d, na maioria dos comparativos que eu vejo sempre tem uma diferença interessante na performance em games, só que em sua grande maioria é tudo com uma 3080/4080, então eu fico na duvida se o ganho de performance vai valer a pena o trampo de vender esse meu e pegar outro.
Iae, vale a pena o "upgrade" ?
Olha eu tinha um 5900X e peguei o 5800X3D
Melhorou os FPS minimos, quanto ao FPS maximo acho que meio que o 5900X da mais...
Bem na sinceridade o meu 5900X com a bios bem acertada não sei se eu trocaria
Se tu vai ganhar com a venda de um pegando o outro beleza
Mas olha... Tenta ver se consegue PBO botando bem configurado editando PPT/TDC/EDC (Veja internet a fora dicas sobre isso e os valores que tu pode por e testar) e se tu tem um cooler bom vai rolar bem ai

Eu tinha uma RTX 3070 Ti... Placa boa mas não faz milagres
Ta com um baita processador e no caso a tua VGA que não é ruim mas sim ela eu acho que é o motivo dos FPS ai não serem o que tu deseja.
Vejo ai processador excelente
Memos 32gb 3200 show

Users who are viewing this thread

Voltar