[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Porque "sorte de pouca duração" ?
o chip esquenta mais depois de um tempo ele para de aceitar o over ou vc bota mais vcore so que a temperatura sobe mais no siclo sem fim

Eu tenho 5600/tuf b550m-plus e estou com dificuldades pra ajustar fclk 3733 1:1, e estou com restart aleatórios, a memória passa por todos os testes e não tem erros de hardware no windows, não tem erro no visualizador de eventos, apenas kernel-power 41.

Será que é fator limitante da placa mãe ou processador?

Eu comecei a ter Kernel Power esses dias de um dia para outro quando exigia a vga, refiz todos os testes CPU/MEM e tudo ok

O que estava afetando era o ReBAR ativo, eu sempre tinha ligado esse problema com cpu/mem. Mas notei que quando vga sofria stress reiniciava. Comecei achar que era fonte, já tinha trocado o conector... mas era o maldito ReBAR...

o chip esquenta mais depois de um tempo ele para de aceitar o over ou vc bota mais vcore so que a temperatura sobe mais no siclo sem fim

Eu tenho as minhas atuais Ballistix desde 01/2020, então, faz pelo menos 4 anos que elas trabalham @3600 ou @3800 CL16 1.37v, originalmente @3000 1.35v
Sempre com os mesmo parâmetros de timming e voltagem, na segunda mobo e agora recetemente upgrade de cpu.

Eu não sou muito fã de brincar com pbo/curva e afins.. A muito tempo atrás já setei o pbo curve em -25/20 negativo (todos os cores)..

Hoje vi um vídeo sobre isso, resolvi testar o pbo -30 com "100 PPT, 70 TDC, 100 EDC", e taquei no bixão.. Qual seria o benificio de usar essa config citada? Nunca gostei de mexer e não entendo nada sobre tensões de cpus e afins.. Só me me interessei por causa da temperatura elevada desse processador em stock.

Obrigado.

Eu não sou muito fã de brincar com pbo/curva e afins.. A muito tempo atrás já setei o pbo curve em -25/20 negativo (todos os cores)..

Hoje vi um vídeo sobre isso, resolvi testar o pbo -30 com "100 PPT, 70 TDC, 100 EDC", e taquei no bixão.. Qual seria o benificio de usar essa config citada? Nunca gostei de mexer e não entendo nada sobre tensões de cpus e afins.. Só me me interessei por causa da temperatura elevada desse processador em stock.

Obrigado.
Basicamente a temperatura diminui, e provavelmente aumenta o desempenho pois a CPU em mais margem térmica.

mais isso e uma "sorte de pouca duração"
Olha, 3800cl16 não é nada de mais, dependendo do chip da pra fazer com 1.40v a 1.45v, muito longe de qualquer limite perigoso, sem contar que só bdie que escala tudo com a voltagem, assumindo que o chip crucial seja mícron e-die (até pq se isso daí for bdie o bin ou é muito ruim ou o cara nem tentou subir mais) ela vai dar problema por não escalar mais a voltagem antes de chegar em algo que de problema, pra dar problema o PC dele teria que ser um forno.
E de qualquer jeito é só controlar a temperatura, aqui uso 4x8gb 3800cl14 1.52v faz anos com zero degradação, apenas controlando a temperatura da ram...

Última edição:
Basicamente a temperatura diminui, e provavelmente aumenta o desempenho pois a CPU em mais margem térmica.

Olha, 3800cl16 não é nada de mais, dependendo do chip da pra fazer com 1.40v a 1.45v, muito longe de qualquer limite perigoso, sem contar que só bdie que escala tudo com a voltagem, assumindo que o chip crucial seja mícron e-die (até pq se isso daí for bdie o bin ou é muito ruim ou o cara nem tentou subir mais) ela vai dar problema por não escalar mais a voltagem antes de chegar em algo que de problema, pra dar problema o PC dele teria que era um forno.
E de qualquer jeito é só controlar a temperatura, aqui uso 4x8gb 3800cl14 1.52v faz anos com zero degradação, apenas controlando a temperatura da ram...

Aqui não tentei subir mais que 3800 cl16, micron e-die, tou querendo pegar mais 2 pentes iguais de 8gb para fazer 32gb, mas tou com medo que de errado, será que vale a pena arriscar?
Ou melhor comprar 2x16gb ?

Tem saído notícias de update de bios para resolver falhas de segurança e fui entrar sem esperança se tinha atualização da minha velha de guerra uma B350M da MSI
E tinha, placa guerreira, ano passado saiu atualização e pude comprar um Ryzen novo e agora ainda corrigindo problemas.

É um ótima notícia saber que mesmo as placas antigas não foram abandonadas. Tenho uma MSI B550, espero que tenha atualizações por muito tempo ainda.

Aliás, acabei de baixar uma BIOS bem recente com atualizações de segurança e do Agesa. A única coisa que ainda não está atualizada no site da MSI é o chipset, lá ainda está no 6.02.07.2300 enquanto no site da AMD ja tem o 6.07.22.037, baixei o da AMD.

Vocês costumam baixar o chipset do site da placa ou da própria AMD?

Aqui não tentei subir mais que 3800 cl16, micron e-die, tou querendo pegar mais 2 pentes iguais de 8gb para fazer 32gb, mas tou com medo que de errado, será que vale a pena arriscar?
Ou melhor comprar 2x16gb ?
Se vc conseguir exatamente o mesmo die com o mesmo pcb da pra arriscar.
Eu tentei misturar bdie de pcb diferente e nem ligava, precisei trocar com meu primo (que tinha 2x8gb do mesmo lote que os meus primeiros, ele se deu bem, ganhou memória nova e com melhor Bin kkk), e mesmo assim, curiosamente, elas só funcionam com os Chips em uma posição bastante específica (digo, cada ram tem um slot que ela precisa estar pra funcionar kkk), mas sobe bem, aí da mais sendo 4x8gb. Se não quer problema pega 2x16gb, mas dá pra arriscar 4x8 sim, desde que consiga o mesmo pcb.

Se vc conseguir exatamente o mesmo die com o mesmo pcb da pra arriscar.
Eu tentei misturar bdie de pcb diferente e nem ligava, precisei trocar com meu primo (que tinha 2x8gb do mesmo lote que os meus primeiros, ele se deu bem, ganhou memória nova e com melhor Bin kkk), e mesmo assim, curiosamente, elas só funcionam com os Chips em uma posição bastante específica (digo, cada ram tem um slot que ela precisa estar pra funcionar kkk), mas sobe bem, aí da mais sendo 4x8gb. Se não quer problema pega 2x16gb, mas dá pra arriscar 4x8 sim, desde que consiga o mesmo pcb.

É meu medo é esse. Minhas crucial e das antigas ( das primeiras) e as que consegui são das "novas", então acho que não vale a pena arriscar.

Acho que vou desistir de mexer com PBO, vou deixar em stock mesmo, deve ter algum nucleo meu que não está aceitando. Mexer de 1 em 1 nucleo não rola.

Por exemplo : No Black Myth Wukong, se eu coloco qualquer valor de pbo +15 +20 etc, o jogo começa a travar mais do que o normal... Isso piora utilizando o ray tracing.. Deve ser resultado de um PBO mal feito, ou pode ser o jogo que não fica bem com PBO, emfim.. Deixa quieto.

Acho que vou desistir de mexer com PBO, vou deixar em stock mesmo, deve ter algum nucleo meu que não está aceitando. Mexer de 1 em 1 nucleo não rola.

Por exemplo : No Black Myth Wukong, se eu coloco qualquer valor de pbo +15 +20 etc, o jogo começa a travar mais do que o normal... Isso piora utilizando o ray tracing.. Deve ser resultado de um PBO mal feito, ou pode ser o jogo que não fica bem com PBO, emfim.. Deixa quieto.
Se o seu for zen3, pode deixar stock que eles vem bem otimizados em termos de desempenho.

Nesse pc da assinatura, será que convem trocar esse processador por um 5800x3d ? lembrando que jogo apenas em fullhd e 144hz

estou na duvida se vale a pena ou não ainda investir na am4

Nesse pc da assinatura, será que convem trocar esse processador por um 5800x3d ? lembrando que jogo apenas em fullhd e 144hz

Acredito que sim, ganhar 2 cores, CCD 3D.... vai dar um folego extra [ara tua 7800XT que com certeza é capaz de empurrar jogos em Full HD 144Hz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Testa cada núcleo de 5 em 5, vai aos pontos.

Usa o corecycler pra testar, ajuda muito.

Mas o 5800X3D só se tu achar em valor bom, pagar 2k nele não vale
Ai tu pode pagar menos no 5700X3D que vai dar um gás em cima do 5600X e certamente casa muito com a 7800XT

• Curtir
Reações: zex
Mas o 5800X3D só se tu achar em valor bom, pagar 2k nele não vale
Ai tu pode pagar menos no 5700X3D que vai dar um gás em cima do 5600X e certamente casa muito com a 7800XT
que valor seria barato no 58 nos dias de hoje ? na fraude será que chega a 1.5 ? se eu for trocar o meu eu ja queria ir logo pro fim da linha digamos

que valor seria barato no 58 nos dias de hoje ? na fraude será que chega a 1.5 ? se eu for trocar o meu eu ja queria ir logo pro fim da linha digamos

Vai direto no 5700X3D, o 5800X3D perdeu o sentido pelo preço.

Mas você está colocando PBO Positivo por qual motivo? Geralmente usa-se negativo para usar menos correte, diminuir consumo/temp. e melhores clock na média.

Mas você está colocando PBO Positivo por qual motivo? Geralmente usa-se negativo para usar menos correte, diminuir consumo/temp. e melhores clock na média.

Eu uso sempre negativo... Fiquei meses com -25 e -30 sem travar o pc, mas jogos que usam FG e raytracing, como wukong começou a travar mais, eu removi e as travadas melhoraram...

Então resolvi deixar pra lá.

O 5800x3d não volta a aparecer abaixo de 1800,00
Ainda mais agora que saiu o 5700X3D

• Curtir
Reações: zex
vou procurar com carinho esse 5700x3d então, tava meio por fora de preços de processador, vi que esse 57 lançou recente, enfim

se eu achar por 1k na fraude é dentro

Users who are viewing this thread

Voltar