A sua Asus Rog Strix é uma das melhores e mais caras B550 do mercado, tem 5 slots PCI, então o projeto deve realmente permitir usar todas as linhas PCIe disponíveis. Note que o chipset B550 tem limite de 10 linhas PCIe 3.0, porém as CPUs Ryzen da linha 3000 e 5000 fornecem 20 linhas PCIe 4.0 (geralmente 16 para placa de vídeo e mais 4 para os slots M2), só que a maioria dos fabricantes de placas mãe não disponibiliza tudo isso (em geral só nos chipet X570, X470) mas sua Rog Strix deve disponibilizar mesmo no B550.
Exatamente.
Para esclarecer, eu estava me referindo às placas da MSI com B550, inclusive eu tenho uma MSI Tomahawk, que é até melhor e mais cara que a Msi B550M Pro VDH e no próprio manual diz que se utilizada uma placa de vídeo e os 2 slots Nvme, sumariamente desabilita o outro slot X16 (que já limitado a x4) vide:
- 1x PCIe 4.0/ 3.0 x16 slot (PCI_E1)
- 1x PCIe 3.0 x16 slot (PCI_E3), supports x4 speed
- 2x PCIe 3.0 x1 slots
- When installing devices in M.2_2, PCI_E2 & PCI_E3 slots at the same time, PCI_E3 slot will be unavailable, and M2_2 slot only supports PCIe x2.
Note que além de desabilitar o slot PCI_E3, o M2_2 fica limitado a x2. Ou seja, fica bem mais capado que a Rog Strix, culpa do projeto da Tomahawk sobre o B550.
Inclusive eu fiz questão de testar com um adaptador PCIe e aconteceu exatamente o que está escrito acima: Nem a BIOS reconheceu o terceiro SSD, muito menos o Windows. Simplesmente mata o slot. Mas eu não testei em um dos slots 3.0 x1, aí talvez funcione um terceiro Nvme, ainda que limitado, só que eu tenho um expansor de portas USB nesse slot e o outro 3.0 x1 fica coberto pela placa de vídeo. Então no meu caso não tem solução.
Por mais mais barata que a Tomahawk, pensei que Msi B550M Pro VDH wifi também teria essa limitação. Resolvi então olhar no site da MSI e não tem a mesma advertência, mesmo pq a Pro VDH só tem 1 slot X16 e mais 2 3.0 x1, enquanto a Tomahawk tem 2 slots x16 ( ainda que o segundo limitado a 3.0 x4, o que pode ser problema em algumas placas de vídeo mais baratas ). Além disso, a Tomahawk tem 2 portas SATA a mais (são 6, na Pro VHD são só 4) e embora os SATA não consumam linha do PCI-e, pode esbarrar em alguma limitação do projeto com esse chipset. Inclusive existem placas mãe que desabilitam algumas portas SATA se muitos dispositivos PCI-e sejam usados.
De toda forma, a B550M Pro VDH teria disponível para usar adaptador apenas os slots 3.0 x1, que limitaria a 1GB/, mas como o colega disse, pode ser que nem note a diferença para jogos ou uso trivial.
Claro, isso só tem relevância pra quem quiser usar mais de 2 Nvme sem nenhuma perda de desempenho, então foi só uma advertência pq muita gente não sabe dessas limitações.