[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

15% de IPC nos RYZEN 4000

CEO da AMD confirma que os Ryzen 4000 e a microarquitetura Zen 3 vão chegar em 2020 [+UPDATE]

Se for em cima dos Ryzen 3000, eu acho que meu 3600 terá vida curta :haha:

Falouws :cool:
 
Vendo R5 3600, chip bom, sobe ate 4600MHz e nunca overclocado xD

Disponibilidade: metade do ano de 2020
 
Olá, primeiro post no fórum.

Estou montando um PC (primeira vez).

Pensei nessa configuração:
R5 3600 ou 2600
B450M
8G 2666Mhz
550W

Encontrei uma Gigabyte B450M Gaming por R$ 440, vale à pena? É boa para o R5 3600?

Outra coisa, 2600 ou 3600? Melhor economizar no processador pra pegar uma GPU melhor?

Agradeço desde já!
 
Olá, primeiro post no fórum.

Estou montando um PC (primeira vez).

Pensei nessa configuração:
R5 3600 ou 2600
B450M
8G 2666Mhz
550W

Encontrei uma Gigabyte B450M Gaming por R$ 440, vale à pena? É boa para o R5 3600?

Outra coisa, 2600 ou 3600? Melhor economizar no processador pra pegar uma GPU melhor?

Agradeço desde já!

Vai ser para jogos? Quer rodar a mais de 120fps? Qual GPU voce tem em mente?
 
É rapaz, tava certo eu fazer upgrade pra Zen2 nessa Black Fraude.

Mas acho mais negócio segurar até ano que vem, aí eu troco tudo logo.
 
É rapaz, tava certo eu fazer upgrade pra Zen2 nessa Black Fraude.

Mas acho mais negócio segurar até ano que vem, aí eu troco tudo logo.
Então, ano que vem é o fim da plataforma AM4, chegar ano que vem voce vai querer trocar mas em 2021 vem DDR5 e Zen4, voce vai falar que melhjor esperar 2021 xD

Sim, pra jogos e dev.

Meu monitor é 75Hz, então mais 120 fps não é uma prioridade.

Estou pensando em uma 1660ti.

Essa GPU chega a ser mais cara e mais fraca que a 2060. Se voce vai para uma GPU dessas, então o R5 2600 da conta. A placa mae ta boa tambem, tenta ir de msi tomahawk se puder.
 
Consigo um combo de 3900x + mobo + memorias, por no max 5k ?

Poderia ser 16gb com uma mobo superior

ou 32 gb com uma mobo inferior.

O que for melhor no geral, sei que 32gb vale mais a pena, mas se for diferença grande, pegaria 16gb mais rapidas, e futuramente mais 16.

Aceito sugestões, to perdido com mobo e memoria, rpa ficar redondo.
Só quero ligar tudo e pronto, como intel, não quero ficar regulando isso e aquilo pra ficar suave.
 
Se eu for com uma 2060, é melhor ir de R5 3600?
Capaz de extrair um pouco a + da vga c/ ele.

Consigo um combo de 3900x + mobo + memorias, por no max 5k ?

Poderia ser 16gb com uma mobo superior

ou 32 gb com uma mobo inferior.

O que for melhor no geral, sei que 32gb vale mais a pena, mas se for diferença grande, pegaria 16gb mais rapidas, e futuramente mais 16.

Aceito sugestões, to perdido com mobo e memoria, rpa ficar redondo.
Só quero ligar tudo e pronto, como intel, não quero ficar regulando isso e aquilo pra ficar suave.
Só o 3900x já são uns 3k em média, mas uma pergunta: o 3900x e 32gb seriam usados em renderização/edição de vídeos? Caso for, aí compensa pegar ambos agora, do contrário 16gb que sejam 2x8gb vai levar tranquilo td o que precisa e vc economiza uma boa grana, aí futuramente só adicionar os 16gb. Placa mãe pensando a longo prazo, recomendo a Asus TUF Gaming x570 Plus , será um bom cxb.
 
Olá pessoal,
Estou com um problema chato para caramba no meu PC, comprei meu Ryzen 3700X exatamente no dia do lançamento nos EUA, acontece que desde sempre que montei o PC ele vive reiniciando, seja ele idle sem fazer nada, seja eu trabalhando, ou jogando. Quando eu jogo ocorre com mais frequência.

Meu setup é
Ryzen 3700X
MSI X570 Gaming Pro Carbon Wi-Fi
EVGA RTX 2070 SUPER XC ULTRA
G.SKILL TridentZ RGB 2x8GB DDR4@3600
Cooler Master MWE 80P Gold 650


Chipset e BIOS atualizadas (7B93v15 - ComboPI1.0.0.4 Patch B (SMU v46.54)
Windows 10 1909 (na anterior também dava pau)
Memória F4-3600C17D-16GTZR, listado como compatível no site da MSI e também sem erros no memtest86 pro

Estou estranhando demais as temperaturas do computador, utilizo um Redragon Grimlock, com 6 fans - 3 de entrada e 3 de saída, deixo as velocidades no máximo quando jogo, fiz curva de fan CPU e de GPU também.
As temperaturas em idle chegam a bater 72 graus, e quando estou jogando o Modern Warfare por exemplo onde o uso da CPU não passa de 50% sua temperatura chega a ficar acima de 95 graus!! E eventualmente reinicia sozinho.

Não gera nenhum log no gerenciador de tarefas e nem nada.

Utilizo o cooler box original, e troquei a pasta térmica quarta-feira pela Artic MX-4 que comprei na amazon.com (vendido e entregue por amazon), cheguei a testar várias vezes com o gabinete aberto e a temperatura é sempre exagerada. Não tenho overclock e nunca fiz, está stock mesmo.

Cheguei a abrir um ticket hoje na AMD, mas... vai saber né... fora que é osso ficar sem o PC hein

Jogando, dificil tirar print em temperatura mais alta, quando percebo é tarde demais
xmzs9um.png

WsCe5pU.png


Temperatura média que fica oscilando em idle
9lUQjMf.png


Temperatura logo após o computador reiniciar de uma partida no Modern Warfare
fCtYgbg.png


Foto do gabinete
r5s04KYm.jpg
No meu r5 3600 quando estava com o cooler stock e todo stock, batia 80 graus facilmente jogando dota que é leve, e olha que meu gabinete é super bem ventilado e o cooler stock do 3600 é uma porcaria.
Acho que o problema no seu caso é esse gabinete, a temperatura dentro do quarto influência também, o gabinete encostado na parede também não é o ideal. Qual é o gabinete? Quais são essas fans nele?
 
Se eu for com uma 2060, é melhor ir de R5 3600?

Dependendo do preço, talvez fosse viável pegar uma RX 5700, pois você terá mais performance e um buffer maior de VRAM.

Quanto à CPU, vai depender da quantidade de FPS que você deseja atingir, mas acredito que o 3600 possa extrair mais performance da 2060 ou 5700. Se você tiver grana, acredito que vale à pena ir de 3600 só pelo fato da sua arquitetura ser futuramente usada nos consoles da próxima geração.

Consigo um combo de 3900x + mobo + memorias, por no max 5k ?

Poderia ser 16gb com uma mobo superior

ou 32 gb com uma mobo inferior.

O que for melhor no geral, sei que 32gb vale mais a pena, mas se for diferença grande, pegaria 16gb mais rapidas, e futuramente mais 16.

Aceito sugestões, to perdido com mobo e memoria, rpa ficar redondo.
Só quero ligar tudo e pronto, como intel, não quero ficar regulando isso e aquilo pra ficar suave.

Só se economizar muito na placa-mãe, não pegando uma muito acima dos R$ 1000, e caso não parta logo de cara para 32GB, pois um kit desses ainda custa muito caro, especialmente os de maior frequência de trabalho. Acredito que dê para encontrar 2x8GB DDR4-3200 CL16 por uns R$ 500, talvez menos. Já a placa-mãe você pode pegar uma B450M Pro4 ou Steel Legend, ou talvez quem sabe uma TUF Gaming X570-Plus, caso pegue um kit de memória na faixa dos R$ 400. Como memória é mais fácil de trocar que placa-mãe, eu compraria uma placa-mãe melhor e trocaria ou expandiria a RAM futuramente caso surgisse a necessidade.

Falouws :cool:
 
No meu r5 3600 quando estava com o cooler stock e todo stock, batia 80 graus facilmente jogando dota que é leve, e olha que meu gabinete é super bem ventilado e o cooler stock do 3600 é uma porcaria.
Acho que o problema no seu caso é esse gabinete, a temperatura dentro do quarto influência também, o gabinete encostado na parede também não é o ideal. Qual é o gabinete? Quais são essas fans nele?
Cooler AIGO MR12. A frontal do gabinete é mesh, não é fechada, Redragon Grimlock. Porque não é ideal deixar na parede? A lateral da parede é toda fechada, tem um gap de 4cm entre o gabinete e a lateral, e atrás 15CM. Eu fiz o teste com a lateral aberta também, sem o vidro, mas continuou alta e chegou a reiniciar também.
Moro em Jundiaí, SP, naqueles termômetros simples de relógio está 27 graus.
 
Cooler AIGO MR12. A frontal do gabinete é mesh, não é fechada, Redragon Grimlock. Porque não é ideal deixar na parede? A lateral da parede é toda fechada, tem um gap de 4cm entre o gabinete e a lateral, e atrás 15CM. Eu fiz o teste com a lateral aberta também, sem o vidro, mas continuou alta e chegou a reiniciar também.
Moro em Jundiaí, SP, naqueles termômetros simples de relógio está 27 graus.
Coloca umas fans na parte de cima, e afasta ele um pouco da parede; com relação a não deixar na parede, uma referência analógica: você sente mais ventania perto de uma parede ou num campo aberto? Não que isso mude muita coisa mas é sempre usado em bancada de testes.
 
Acho que finalmente chegou a hora de trocar o 1400

Será que na BF existe possibilidade do 1800x ou do 2700 aparecerem abaixo de R$ 800?
 
Capaz de extrair um pouco a + da vga c/ ele.


Só o 3900x já são uns 3k em média, mas uma pergunta: o 3900x e 32gb seriam usados em renderização/edição de vídeos? Caso for, aí compensa pegar ambos agora, do contrário 16gb que sejam 2x8gb vai levar tranquilo td o que precisa e vc economiza uma boa grana, aí futuramente só adicionar os 16gb. Placa mãe pensando a longo prazo, recomendo a Asus TUF Gaming x570 Plus , será um bom cxb.

Cara vai se pra jogo mesmo, e futuramente streaming, ta chegando fibra aonde moro, dai quero fazer umas lives.
Proxima gen tenho certeza que ja vai ter coisa pedindo + de 16gb de ram, então 32gb já seria future proof.

Tu sabe dizer qual a melhor x570 custo beneficio, não precisar ter tudo, quero a mais barata boa, que depois aguente um 3950x se comprar futuramente sem suar, ou problema de vrm etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dependendo do preço, talvez fosse viável pegar uma RX 5700, pois você terá mais performance e um buffer maior de VRAM.

Quanto à CPU, vai depender da quantidade de FPS que você deseja atingir, mas acredito que o 3600 possa extrair mais performance da 2060 ou 5700. Se você tiver grana, acredito que vale à pena ir de 3600 só pelo fato da sua arquitetura ser futuramente usada nos consoles da próxima geração.



Só se economizar muito na placa-mãe, não pegando uma muito acima dos R$ 1000, e caso não parta logo de cara para 32GB, pois um kit desses ainda custa muito caro, especialmente os de maior frequência de trabalho. Acredito que dê para encontrar 2x8GB DDR4-3200 CL16 por uns R$ 500, talvez menos. Já a placa-mãe você pode pegar uma B450M Pro4 ou Steel Legend, ou talvez quem sabe uma TUF Gaming X570-Plus, caso pegue um kit de memória na faixa dos R$ 400. Como memória é mais fácil de trocar que placa-mãe, eu compraria uma placa-mãe melhor e trocaria ou expandiria a RAM futuramente caso surgisse a necessidade.

Falouws :cool:


Então, acho que vou de 16gb mesmo, da pra ir segurando ok, próxima gen que acredito pedir + de 16gb, queria ja pegar pra ficar future proof, mas não é o principal de inicio.

Placa mãe, queria recomendação da melhor custo beneficio, que tenha vrm sem problema, pra um futuro 3950x etc, mas não quero pagar 2k, acho que na faixa de 1k ficaria perfeito, um pouco mais ou menos, tenho que pesquisar.

Só to com medo de dar problema.
Meu amigo trocou o 2500k dele mês passado por um 2700k, e ficou quebrando a cabeça quase um mês, com o pc travando, até descobrir a frequência e ajuste certo na ram.

Se chegar aqui e der dor de cabeça ia ficar bem puto, hoje quero praticidade, instalar tudo e pronto só usar.

Tava decidido no 9900k, por ser melhor apenas em jogos que vai ser o uso, e sei que não tem que ficar ajustando nada.
mas 4 cores de diferença, não da pra ignorar, sei que pra fruture proof, o ryzen é mt mais cpu.
 
Última edição:
Cara vai se pra jogo mesmo, e futuramente streaming, ta chegando fibra aonde moro, dai quero fazer umas lives.
Proxima gen tenho certeza que ja vai ter coisa pedindo + de 16gb de ram, então 32gb já seria future proof.

Tu sabe dizer qual a melhor x570 custo beneficio, não precisar ter tudo, quero a mais barata boa, que depois aguente um 3950x se comprar futuramente sem suar, ou problema de vrm etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Então, acho que vou de 16gb mesmo, da pra ir segurando ok, próxima gen que acredito pedir + de 16gb, queria ja pegar pra ficar future proof, mas não é o principal de inicio.

Placa mãe, queria recomendação da melhor custo beneficio, que tenha vrm sem problema, pra um futuro 3950x etc, mas não quero pagar 2k, acho que na faixa de 1k ficaria perfeito, um pouco mais ou menos, tenho que pesquisar.

Só to com medo de dar problema.
Meu amigo trocou o 2500k dele mês passado por um 2700k, e ficou quebrando a cabeça quase um mês, com o pc travando, até descobrir a frequência e ajuste certo na ram.

Se chegar aqui e der dor de cabeça ia ficar bem puto, hoje quero praticidade, instalar tudo e pronto só usar.

Tava decidido no 9900k, por ser melhor apenas em jogos que vai ser o uso, e sei que não tem que ficar ajustando nada.
mas 4 cores de diferença, não da pra ignorar, sei que pra fruture proof, o ryzen é mt mais cpu.
Todas os micros Ryzen que montei foi só montar e ligar até por whats eu orientei um colega da net como montar. Só saber escolher as peças que não tem erro, no máximo ir na bios e ligar o xmp da memória.
 
Então, acho que vou de 16gb mesmo, da pra ir segurando ok, próxima gen que acredito pedir + de 16gb, queria ja pegar pra ficar future proof, mas não é o principal de inicio.

Placa mãe, queria recomendação da melhor custo beneficio, que tenha vrm sem problema, pra um futuro 3950x etc, mas não quero pagar 2k, acho que na faixa de 1k ficaria perfeito, um pouco mais ou menos, tenho que pesquisar.

Só to com medo de dar problema.
Meu amigo trocou o 2500k dele mês passado por um 2700k, e ficou quebrando a cabeça quase um mês, com o pc travando, até descobrir a frequência e ajuste certo na ram.

Se chegar aqui e der dor de cabeça ia ficar bem puto, hoje quero praticidade, instalar tudo e pronto só usar.

Tava decidido no 9900k, por ser melhor apenas em jogos que vai ser o uso, e sei que não tem que ficar ajustando nada.
mas 4 cores de diferença, não da pra ignorar, sei que pra fruture proof, o ryzen é mt mais cpu.

Rapaz, de X570 a mais CxB que tem é a TUF Gaming X570-Plus da Asus, mas ela infelizmente custa acima dos R$ 1200. Ela possui um bom VRM e aguentaria tranquilamente o 3900X e 3950X. Abaixo dela, que tenha bom VRM também, é a B450 Tomahawk da MSI, mas considerando que o preço não deve estar muito distante, eu preferiria pegar uma X570 por causa dos recursos adicionais (2 slots M.2 que funcionam pelo menos em PCI-E Gen 3, mais USBs 3.0, etc.).

Quanto à questão da compatibilidade/confiabilidade/estabilidade, infelizmente PC tem dessas coisas. O meu mesmo, que montei mês passado, tava dando uma pala que eu achava que era problema de hardware na placa-mãe (ele congelava do nada dentro do Windows e uma luz acendia indicando que era problema na RAM, só que eu sabia que ela estava OK porque já tinha testado ela noutro PC). De tanto tentar ajeitar sem conseguir, acabei desligando ele por completo, inclusive da fonte, e quando foi no outro dia os problemas cessaram e nunca mais voltaram a ocorrer. Por pouco não tive que acionar a garantia da loja e esperar os intermináveis 30 dias pra saber se a minha mobo tinha ou não tinha problema :chan:

No caso da RAM, se ela tiver vindo perfeita de fábrica, ela vai funcionar de boa no XMP da mesma. Qualquer coisa diferente disso é overclock e, portanto, entra no campo da loteria, ou seja, pode funcionar como não pode. Portanto, se você colocar tudo em stock, a plataforma da AMD vai funcionar similar à da Intel, ou seja, basta montar tudo, ligar, instalar o Windows e vai estar tudo funcionando de boa (desde que não se tenha problema de hardware, e isso vale para ambas as plataformas).

9900K até pode ser melhor pra jogos, mas a diferença pro 3900X é muito pequena pra justificar o "investimento" numa plataforma que já foi decretada sua EOL (enquanto que a do Ryzen terá, ao menos, o próximo ano recebendo upgrades). A performance obviamente vai permanecer, mas se a pessoa quiser mais cores/threads seja lá por qual motivo, vai ter que trocar a placa-mãe junto e, quem sabe, a memória também... Hoje, a melhor opção custo x benefício, que possui um upgrade path claro, vem da AMD e não há como negar isso.

Falouws :cool:
 
Rapaz, de X570 a mais CxB que tem é a TUF Gaming X570-Plus da Asus, mas ela infelizmente custa acima dos R$ 1200. Ela possui um bom VRM e aguentaria tranquilamente o 3900X e 3950X. Abaixo dela, que tenha bom VRM também, é a B450 Tomahawk da MSI, mas considerando que o preço não deve estar muito distante, eu preferiria pegar uma X570 por causa dos recursos adicionais (2 slots M.2 que funcionam pelo menos em PCI-E Gen 3, mais USBs 3.0, etc.).

Quanto à questão da compatibilidade/confiabilidade/estabilidade, infelizmente PC tem dessas coisas. O meu mesmo, que montei mês passado, tava dando uma pala que eu achava que era problema de hardware na placa-mãe (ele congelava do nada dentro do Windows e uma luz acendia indicando que era problema na RAM, só que eu sabia que ela estava OK porque já tinha testado ela noutro PC). De tanto tentar ajeitar sem conseguir, acabei desligando ele por completo, inclusive da fonte, e quando foi no outro dia os problemas cessaram e nunca mais voltaram a ocorrer. Por pouco não tive que acionar a garantia da loja e esperar os intermináveis 30 dias pra saber se a minha mobo tinha ou não tinha problema :chan:

No caso da RAM, se ela tiver vindo perfeita de fábrica, ela vai funcionar de boa no XMP da mesma. Qualquer coisa diferente disso é overclock e, portanto, entra no campo da loteria, ou seja, pode funcionar como não pode. Portanto, se você colocar tudo em stock, a plataforma da AMD vai funcionar similar à da Intel, ou seja, basta montar tudo, ligar, instalar o Windows e vai estar tudo funcionando de boa (desde que não se tenha problema de hardware, e isso vale para ambas as plataformas).

9900K até pode ser melhor pra jogos, mas a diferença pro 3900X é muito pequena pra justificar o "investimento" numa plataforma que já foi decretada sua EOL (enquanto que a do Ryzen terá, ao menos, o próximo ano recebendo upgrades). A performance obviamente vai permanecer, mas se a pessoa quiser mais cores/threads seja lá por qual motivo, vai ter que trocar a placa-mãe junto e, quem sabe, a memória também... Hoje, a melhor opção custo x benefício, que possui um upgrade path claro, vem da AMD e não há como negar isso.

Falouws :cool:


Valeu ai.

To quebrando a cabeça aqui.
Mas pensando e pensando, kra acho que a melhor opção pra mim, é pegar uma otima x570, já colocar 32gb de ram, e botar um ryzen 3600x, economizando 2mil reais.
não vou de 450, pois nem teria como fazer update da bios, e a mobo da pra investir mais e ter ela safe proof pra um upgrade futuro no proximo ryzen, ou futuros jogos pedindo mais cores. Ai sim partindo pro 3900 ou 3950x da vida.

Digo pois: No momento, só quero tirar os gargalos do bf5 que meu 4790k tem com minha 1080ti.
Da pra usar o 3600x até ano que vem, e ainda vou ter opção de ryzen nova gen, depois pra atualizar o 3600x fica facil de vender só ele, e botar até um 3950x da vida, ou mesmo de os 6-12 dele que hoje resolveria meu problema, ficar obsoleto rapido na next gen de consoles. Comprar o contexto todo que é chato.
To 99% decidido nisso, queria ja trocar tudo, e não ter mais dor de cabeça, em CPU pra next gen toda, mas emendando um 3600x HOJE que quero atualizar, acho que não me daria trabalho no futuro, que valha a pena já investir no 3900x


Sabe dizer, qual freq de memoria é o sweet spot pra comprar ? onde acima não vai dar mt dif, e abaixo já perde bem
 
Valeu ai.

To quebrando a cabeça aqui.
Mas pensando e pensando, kra acho que a melhor opção pra mim, é pegar uma otima x570, já colocar 32gb de ram, e botar um ryzen 3600x, economizando 2mil reais.
não vou de 450, pois nem teria como fazer update da bios, e a mobo da pra investir mais e ter ela safe proof pra um upgrade futuro no proximo ryzen, ou futuros jogos pedindo mais cores. Ai sim partindo pro 3900 ou 3950x da vida.

Digo pois: No momento, só quero tirar os gargalos do bf5 que meu 4790k tem com minha 1080ti.
Da pra usar o 3600x até ano que vem, e ainda vou ter opção de ryzen nova gen, depois pra atualizar o 3600x fica facil de vender só ele, e botar até um 3950x da vida, ou mesmo de os 6-12 dele que hoje resolveria meu problema, ficar obsoleto rapido na next gen de consoles. Comprar o contexto todo que é chato.
To 99% decidido nisso, queria ja trocar tudo, e não ter mais dor de cabeça, em CPU pra next gen toda, mas emendando um 3600x HOJE que quero atualizar, acho que não me daria trabalho no futuro, que valha a pena já investir no 3900x


Sabe dizer, qual freq de memoria é o sweet spot pra comprar ? onde acima não vai dar mt dif, e abaixo já perde bem

Se decidir mesmo pelo Ryzen 5 (que não vejo como uma decisão ruim, muito pelo contrário), melhor pegar o 3600, pois a diferença de performance, na prática, não é gigante e o valor economizado você pode usar para trocar o cooler BOX por outro melhor. Ah não ser que a diferença do 3600 pro 3600X seja tipo R$ 10-20, pois acima disso não creio que compensa o ganho médio de 3% a mais.

Quanto à placa-mãe, eu fui de X570-E Gaming da Asus e estou muito satisfeito. Não é uma placa-mãe barata, mas tem recurso a perder de vista (inclusive suporte à saídas de vídeo, que poderão ser usadas futuramente caso a AMD lance uma APU com vídeo integrado que entregue performance no nível de uma RX 570, por exemplo) e o VRM suporta qualquer coisa sem precisar de qualquer refrigeração. Uma das features que mais gosto nela é o BIOS Flashback, que permite você atualizar a BIOS sem a presença de CPU ou RAM, o que ajuda bastante nos upgrades de BIOS que dão suporte à futuras gerações.

Sweet spot do Ryzen, ao menos lá fora, é 3600 MHz CL16. Ele chega até 3733 MHz trabalhando em modo síncrono com o clock do Infinity Fabric, então até esse clock você não perderia performance em virtude do aumento na latência. Em todo caso, como as memórias de 3600 MHz ainda estão muito caras, uma outra boa opção seria a de 3200 MHz CL16 (seria bom que fosse CL14, mas elas custam muito mais porque esses kits usam chips Samsung B-Die, que pararam de serem fabricados). Se conseguir encontrar uma 3600 MHz CL18 por um preço não muito maior que uma 3200 MHz CL16, então dá pra pegar a 3600 MHz, mas se a diferença for muito grande, é melhor economizar e pegar a 3200 MHz, pois acima dessa frequência, os ganhos existem, mas não são tão expressivos:



Agora não recomendo nada abaixo de 300 MHz, pois a perda na performance é significativa.

Falouws :cool:
 
Valeu ai.

To quebrando a cabeça aqui.
Mas pensando e pensando, kra acho que a melhor opção pra mim, é pegar uma otima x570, já colocar 32gb de ram, e botar um ryzen 3600x, economizando 2mil reais.
não vou de 450, pois nem teria como fazer update da bios, e a mobo da pra investir mais e ter ela safe proof pra um upgrade futuro no proximo ryzen, ou futuros jogos pedindo mais cores. Ai sim partindo pro 3900 ou 3950x da vida.

Digo pois: No momento, só quero tirar os gargalos do bf5 que meu 4790k tem com minha 1080ti.
Da pra usar o 3600x até ano que vem, e ainda vou ter opção de ryzen nova gen, depois pra atualizar o 3600x fica facil de vender só ele, e botar até um 3950x da vida, ou mesmo de os 6-12 dele que hoje resolveria meu problema, ficar obsoleto rapido na next gen de consoles. Comprar o contexto todo que é chato.
To 99% decidido nisso, queria ja trocar tudo, e não ter mais dor de cabeça, em CPU pra next gen toda, mas emendando um 3600x HOJE que quero atualizar, acho que não me daria trabalho no futuro, que valha a pena já investir no 3900x


Sabe dizer, qual freq de memoria é o sweet spot pra comprar ? onde acima não vai dar mt dif, e abaixo já perde bem
Só pegaria uma x570 se fosse utilizar uns 70 a 80% dos recursos, caso contrário pegaria uma básica ( que já é bem completa ) e pegaria um 3900.
Pra streaming esses cores a mais serão bem vindos.
 
Entrevista com Papermaster: Arquitetura do Sistema

Não consegui encontrar nenhuma gravação da discussão real do painel do SC19, mas há essa entrevista, evidentemente feita algum tempo antes do debate do painel.

E aqui estão os comentários do membro do reddit rajivchaudri; adereços para ele:

"Estava na SC19 na semana passada e a maior vantagem é que a AMD será dona do mercado de HPC nos próximos 2 anos ou mais. Até quando a Intel começar a produzir chips de 10nm mais eficientes com o PCIe 4.

Além disso, conversando com os caras do estande da AMD, eles têm um pipeline de PoC muito forte para validar Roma / Milão para mais casos de uso Enterprise. Roma atualmente não é validada com SAP ou Oracle, mas ambos estão a caminho.

E fornecedores como a Western Digital já têm suas unidades ME200 disponíveis (versão não persistente do Intel DC PMEM), que permitirá implantações de memória muito, muito grandes em servidores de 1 ou 2 soquetes, para casos de uso de computação na memória.

Em resumo, o domínio da Intel de casos de uso corporativos (4 servidores de soquete com links UPI) também será retirado pela AMD ".



TALKING SYSTEM ARCHITECTURE WITH AMD CTO MARK PAPERMASTER


É engraçado pensar que, de certa maneira, a AMD agradece à Big Blue por seu ressurgimento no datacenter. E não porque a IBM não seja boa em criar processadores e interconexões, mas porque alguns dos executivos experientes que aprimoraram suas habilidades em semicondutores na IBM acabaram controlando o destino da AMD e, por sua vez, construíram equipes que cumpriram promessas diferentes das anteriores. Executivos da AMD.

Tudo começou com Rory Read, um ex-executivo da IBM com amplo histórico que se tornou presidente e diretor executivo da AMD em agosto de 2011, exatamente quando os negócios da Opteron estavam em seu pior estado e todas as esperanças no datacenter pareciam perdidas. Mas então, em dezembro de 2011, a Read contratou Lisa Su, que havia passado muitos anos na IBM. Su começou na Texas Instruments e foi contratada pela IBM para dirigir seu centro de pesquisa e desenvolvimento de semicondutores, e foi a força motriz por trás da fiação de cobre adicionada aos chips para permitir que eles funcionassem mais rapidamente com menos energia e que ajudou a transformar a IBM Microelectronics e coloque processadores Power4 decentes em campo. Su também estava encarregado da equipe da IBM que criou o processador PowerPC Cell, que combinava núcleos Power e mecanismos vetoriais integrados para gráficos

Poucos meses antes, em outubro de 2011, a Read contratou Mark Papermaster para trabalhar na AMD como seu diretor de tecnologia . O Papermaster esteve na IBM por 26 anos, liderando o desenvolvimento de muitas gerações de processadores System z e Power usados nos sistemas de classe empresarial e HPC da Big Blue, e depois passou a trabalhar na Apple, ajudando-o a projetar processadores para iPods e iPhones.

A combinação de Su e Papermaster foi tão poderosa que Read acabou sendo dispensado. Su assumiu o cargo de presidente e CEO , e a AMD se endireitou e agora é uma fabricante credível de CPUs e GPUs para clientes e servidores mais uma vez.

Entrevista completa: https://www.nextplatform.com/2019/11/22/talking-system-architecture-with-amd-cto-mark-papermaster/
 
Alguém sabe informar se os novos Ryzen 9 3950x estarão disponível para venda no Brasil no dia 25 ? se não, existe alguma especulação ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguem poderia indicar uma B450 boa que suporte o 3950x tranquilamente e com suporte para SLI ?
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo