[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Alguém que tenha o combo R5 3600/R5 3600X com o Maelstrom 240T, poderia compartilhar suas temperaturas em idle e em full load?
Eu to achando minhas temperaturas um tanto elevadas e com bastante oscilação.

Alguém que tenha o combo R5 3600/R5 3600X com o Maelstrom 240T, poderia compartilhar suas temperaturas em idle e em full load?
Aqui em idle fica por volta de 40 graus, em jogos não passa de 65 e em Benchmarks fica em torno de 75. As oscilações acontecem mesmo, mas o clock do meu 3600 sobe bastante. Com PBO enable e Override +200 o bichinho bate constantemente 4.375 em jogos. Quanto ao Maelstrom 240T, configurei na bios para a bomba ficar em 100 por cento e criei uma curva de fan mais agressiva.

Aqui em idle fica por volta de 40 graus, em jogos não passa de 65 e em Benchmarks fica em torno de 75. As oscilações acontecem mesmo, mas o clock do meu 3600 sobe bastante. Com PBO enable e Override +200 o bichinho bate constantemente 4.375 em jogos. Quanto ao Maelstrom 240T, configurei na bios para a bomba ficar em 100 por cento e criei uma curva de fan mais agressiva.
Quanto tu gastou nessa config da assinatura?

Alguem aqui com kits Micron E-Die?

Curiosamente não consigo fazer 3800 1:1, fica sempre 1:2, mesmo que force o 1:1 na BIOS.

Pessoal, estou com uma dúvida.

Conforme config da assinatura, eu tenho um Ryzen 3600 com uma Asus Prime B450 (sei que não é a melhor por conta de não ter dissipador nos VRMs e tal).

Atualizei a BIOS para a ultima versão PI 1.0.0.4 patch B e tenho o driver do chipset instalado, está no modo Ryzen Balanced.

Na BIOS da placa mãe, tem a opção de PBO em 2 lugares, como padrão fica tudo em Auto, mas o clock não passa de 4.050 no CS GO e de 4.000 no BF 5. Já tentei deixar o PBO habilitado, mas não muda nada. Temp fica em torno de 55ºC.

Quando eu coloco para estressar no AIDA64, o clock não passa de 3.980 (100% da CPU), temp 63ºC nesse caso.

Vi que tem muita gente conseguindo cravar 4.200... Será uma limitação da placa mãe? Tem alguma configuração que não sei fazer?

As memórias estão em 3200mhz.

Eu antes da config atual tive temporariamente este CPU e board e conseguia 4225 de boost. Alias a BIOS 1.0.0.3 ABBA que realmente ajudou, dantes não passava dos 4125...

Sobre o VRM no circuito de 4 phases do CPU foram 4 pequenos dissipadores (de memórias para placa de vídeo) que encaixaram na perfeição e no circuito de 2 phases pro SoC, tinha guardado um dissipador de southbridge de uma placa mãe queimada, cortei-o ao meio e tinha a medida exata :D

O adesivo térmico já tinha aqui que comprei numa destas lojas chinesas da moda. Eles vendem lá dissipadores de todas as formas e feitios.

Mesmo a MSI B450M MAX não tem dissipadores no VRM do SoC, ai bastou aproveitar a outra metade do dissipador do chipset.

Olha quem chegoooou!!! :lindo::lindo::lindo:
RbHJbDN.jpg

dBtxcFD.jpg

fuGdZDm.jpg

GTVR824.jpg
Tava super ancioso pra buscá-lo na agência, tanto é que aproveitei e passei no Extra onde tava tendo promoção do Nescal Cereal pacotão por 10 conto. Peguei chuva na volta, mas vlw apena!

PS: Só tô puto com a embalagem, papelão fino sem nenhum plástico bolha pra proteger. Resultado? \/\/
aopQ5UT.jpg

VlIWWla.jpg

Oi @Alberth-OC parece que minhas duas ultimas peças que importei já chegaram, uma delas já saiu de Curitiba e a outra esta lá pra realizar fiscalização aduaneira.
Parabéns querido

Boa noite Pessoal.

Minha gtx 1070 queimou e a evga está mandando uma rtx 2070 pra mim.

Acontece que o meu processador é o i5 7500 e acho que vai gargalar minha placa de video.

Com isso comprei um r5 3600 por 680 no ali express. Comprei sem cooler já que vou fazer o.c no processador. Boletei um deepcool maxx 400 da terabyte e estou pesquisando para ver se vale a pena. Boletei por 95 já com frete. Ele conseguirá segurar o 3600 com algum oc?

Eu pretendo usar minha atual ram ( G.Skill Ripjaws 4 Series 16GB (2 x 8GB) 2400 (PC4 19200) e fazer algum o.c na memoria também. acho que ela aguenta. ela tem Cas Latency 15 Timing 15-15-15-35 Voltage 1.2V.

Qual placa mae seria indicado para conseguir fazer o O.C. com qualidade com budget em torno de 500? Eu dei uma lida que as bios da Gigabyte são ruins para ajustes finos, é verdade?

Tenho um R5 3600 full stock, abaixo minhas temperaturas com o Mael 120T (a diferença pro 240T pelos reviews que vi, não chega a 2 graus), os jogos que jogo não batem o "full load" mas se eu colocar carga pelo aida64 fica entre 67 a 75 graus.

Tenho um R5 3600 full stock, abaixo minhas temperaturas com o Mael 120T (a diferença pro 240T pelos reviews que vi, não chega a 2 graus), os jogos que jogo não batem o "full load" mas se eu colocar carga pelo aida64 fica entre 67 a 75 graus.

Posta print igual mas com o relógio do hwinfo mostrando por quanto tempo os parâmetros foram analisados

E qual review vc viu diferença de 2 graus? Já vi review mostrando em média 10 de diferença.

Boa noite Pessoal.

Minha gtx 1070 queimou e a evga está mandando uma rtx 2070 pra mim.

Acontece que o meu processador é o i5 7500 e acho que vai gargalar minha placa de video.

Com isso comprei um r5 3600 por 680 no ali express. Comprei sem cooler já que vou fazer o.c no processador. Boletei um deepcool maxx 400 da terabyte e estou pesquisando para ver se vale a pena. Boletei por 95 já com frete. Ele conseguirá segurar o 3600 com algum oc?

Eu pretendo usar minha atual ram ( G.Skill Ripjaws 4 Series 16GB (2 x 8GB) 2400 (PC4 19200) e fazer algum o.c na memoria também. acho que ela aguenta. ela tem Cas Latency 15 Timing 15-15-15-35 Voltage 1.2V.

Qual placa mae seria indicado para conseguir fazer o O.C. com qualidade com budget em torno de 500? Eu dei uma lida que as bios da Gigabyte são ruins para ajustes finos, é verdade?
Se conseguisse encaixar uma B450M Steel Legend aí seria show.

Posta print igual mas com o relógio do hwinfo mostrando por quanto tempo os parâmetros foram analisados

E qual review vc viu diferença de 2 graus? Já vi review mostrando em média 10 de diferença.
Nao saiu na print, não sei porque, mas foram 6h23min.

review tem varios mas peguei o primeiro que vi aqui:

Só vai pegar mais de 10 graus se for uma cpu que consome absurdos (150w pra cima), como é o r5 3600 não tem porque ir de 240t.
Acho que é o melhor watercooler selado custo x beneficio do mercado.

Última edição:
Galera, eu tenho uma B350M +R5 1400, ai decidi dar um upgrade no CPU e com medo das merdas que ta rolando vou upar a mobo tbm. Assim, pretendo ter uma vida util ai de uns 4 anos no pc.

Entretanto, to em duvida entre essas duas placas, conseguem me ajudar:

Placa Mãe Asrock Fatal1ty B450 Gaming K4, Chipset B450, AMD AM4, ATX, DDR4
ou
Placa Mãe ASRock B450M Steel Legend, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4
ou
MSI PERFORMANCE GAMING B450 GAMING PLUS AM4 AMD B450 SATA 6Gb/s USB 3.1 HDMI ATX AMD Motherboard

Obrigado.

Você deixa o VCORE fixo ou em auto?

Com 4.3ghz e 1.33v. Eu não tentei mais que isso e foi com as primeiras bios para Ryzen 3000.
Hoje eu estou só com over nas DDR, não vi motivos para manter o OC já que o meu boost chega em 4.4ghz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ryzen tem latência alta mesmo.
Qualquer coisa entre 60 e 65 ns tá sensacional.

Os Ryzen 2000 são um pouco menores, e os 1000 são maiores ainda.
Com um 2700X e as DDRs em 3400 CL14, estava com 61.9 ns.

Cara, exatamente o mesmo cenário aqui. Hoje só estou com over nas memórias, minhas Crucial Ballistix Sport lt 8gb-3000mhz rodam em 3600mhz-16-18-18-38-1.4v (não quis passar dessa voltagem pra ver onde chega) mas estou feliz com os resultados atuais, pego 68,4ns no AIDA64. Com relação ao meu R5 3600X, meus melhores resultados foram sem PBO/OC nada do tipo, a única coisa que eu faço é usar AGESA 1.0.0.4 (beta da MSI) e o 1usmus Power Plan (com as respectivas configurações de BIOS), desta forma eu tenho 4 cores que batem 4.4GHz e dois (que quando o clima ajuda) chegam em 4.375GHz, jogando e monitorando em tempo real com MSI Afterburner o clock varia de 4.3GHz~4.350GHz. Meus escores no Cinebench20 são de 506~508 no single core e 3746~3754 multi (como uso aircooler o clima influencia nessas variações). Sinceramente, OC nos Ryzen 3000 é pra quem quer ter um PC+Aquecedor de Ambiente em um só, Usando o Wraith Prism eu cheguei ao máximo de 4.250GHz com 1.35v e temperaturas nada confortáveis.

Pessoal, comprei 2 pentes CRUCIAL BALLISTIX SPORT 8GB (1X8) DDR4 2666MHZ e não estou conseguindo passar de 2933 Mhz nem relaxando as latências. Tenho uma MSI Tomahawk B450 e já tinha conseguindo bons resultados com outras memórias. Os timings do DRAM-Calculator-for-Ryzen-1.6.1 não funcionam com clocks acima de 2933, cheguei a modificar os timings que ficaram menores pelo programa para os timings maiores do xmp mas não tive sucesso, os chips são micron D-die, na mesma placa, com o mesmo processador ryzen 7 2700, eu consegui subir um kit crucial 2400 mhz do tipo value para 3133 cl16 há pouco tempo, tb com chips micron D-die e nem com o mesmo perfil, consigo sucesso com o kit 2666 mhz novo. Não consigo subir tb com os timings em auto.

Alguém aqui tem alguma dica ?

Pessoal, comprei 2 pentes CRUCIAL BALLISTIX SPORT 8GB (1X8) DDR4 2666MHZ e não estou conseguindo passar de 2933 Mhz nem relaxando as latências. Tenho uma MSI Tomahawk B450 e já tinha conseguindo bons resultados com outras memórias. Os timings do DRAM-Calculator-for-Ryzen-1.6.1 não funcionam com clocks acima de 2933, cheguei a modificar os timings que ficaram menores pelo programa para os timings maiores do xmp mas não tive sucesso, os chips são micron D-die, na mesma placa, com o mesmo processador ryzen 7 2700, eu consegui subir um kit crucial 2400 mhz do tipo value para 3133 cl16 há pouco tempo, tb com chips micron D-die e nem com o mesmo perfil, consigo sucesso com o kit 2666 mhz novo. Não consigo subir tb com os timings em auto.

colocou as voltagem em pelo menos 1.35v ?

Próximos ryzen haverá mudança de socket? Pesquisando uma mobo pensei em pegar uma msi x570 ace mas se terá outro socket na próxima geração não irei investir tanto na placa mãe.

Próximos ryzen haverá mudança de socket? Pesquisando uma mobo pensei em pegar uma msi x570 ace mas se terá outro socket na próxima geração não irei investir tanto na placa mãe.
Não, o Ryzen 4 será o último com o socket atual.

Sem querer ser chato, mas é isso ai mesmo, memórias de baixa categoria precisa ter muita sorte pra subir bem, não há milagre que resolva.

Sem querer ser chato, mas é isso ai mesmo, memórias de baixa categoria precisa ter muita sorte pra subir bem, não há milagre que resolva.

Eu sei que overclock é loteria mas estou tentando pq consegui subir outro kit crucial do tipo value de apenas 2400 mhz para 3133 com cl16, consegui bons resultados com outras memórias e vejo muita gente comentar que esse kit que comprei agora sobe bem tb. Ambas são micron D-die, não tão boas quanto as Micron E-die. Pode ser limitação dos chips como vc está falando mas antes de "condenar" o kit, estou pedindo ajuda aqui, de repente, alguém passou pelo mesmo problema e encontrou algum ajuste específico...

Users who are viewing this thread

Voltar