[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Não são todas as B550 que possuem "bom VRM" (ao menos não tão parrudo quanto aqueles presentes nas X570) e não são todas as B550 que possuem um feature set que agrada a todos. Dependendo do preço, talvez seja melhor ir de X570 :true:

Falouws :cool:

Queria trocar a minha B450 por uma X570 só para ter um aúdio melhor....mas não acho a Asus Tuf 570 com um preço razoavel parcelado em lugar algum.
 
Queria trocar a minha B450 por uma X570 só para ter um aúdio melhor....mas não acho a Asus Tuf 570 com um preço razoavel parcelado em lugar algum.

Estamos no momento que está complicado para arranjar qualquer coisa parcelada por um preço razoável, infelizmente. O pior de tudo é não saber quando que isso terá um fim, mas não duvido nada que, ao menos na questão do dólar, ele perdure alto desse jeito pelo final do (des)governo atual :feelbad:

Falouws :cool:
 
:nooo: serio???!?!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

toh por fora dessa falha, mas invalida a garantia?
Muito pelo contrario essa falha é passivel de garantia , porem como nao existe mais ryzen de 1gen no mercado vou receber dinheiro corrigido assim posso comprar outro , só nao sei o valor paguei 1400 na epoca , to abrindo o processo o ruim é ficar uns 30 dias sem pc
 
Queria trocar a minha B450 por uma X570 só para ter um aúdio melhor....mas não acho a Asus Tuf 570 com um preço razoavel parcelado em lugar algum.
Tava na mesma situação que você.. Achei r$800 na minha b450m steel legend e acabei vendendo. Peguei a x570 tuf por r$1300 no boleto na kabum, tô só esperando chegar agora (teve uma promoção dela na amazon por r$1250 parcelado uns 30 dias atrás, talvez apareça de novo por um preço similar.. fica de olho)
Outra q eu estava acompanhando era a b550 tomahawk, se ela tivesse por uns r$1200 tinha ido nela.. Como não qria ficar sem pc peguei a tuf x570 logo pq era a melhor opção cxb das x570 no momento e acredito q não irei me arrepender
 
Tava na mesma situação que você.. Achei r$800 na minha b450m steel legend e acabei vendendo. Peguei a x570 tuf por r$1300 no boleto na kabum, tô só esperando chegar agora (teve uma promoção dela na amazon por r$1250 parcelado uns 30 dias atrás, talvez apareça de novo por um preço similar.. fica de olho)
Outra q eu estava acompanhando era a b550 tomahawk, se ela tivesse por uns r$1200 tinha ido nela.. Como não qria ficar sem pc peguei a tuf x570 logo pq era a melhor opção cxb das x570 no momento e acredito q não irei me arrepender

Quem me dera conseguir isso na minha asrock....vendia fácil sem pensar...kkk
 
Acionei o RMA em Maio desse ano pelo mesmo motivo faltando uma semana para encerrar a garantia. A AMD aceitou meu pedido e me reembolsou R$ 1.350,00 pelo Ryzen 5 1600. E de quebra ainda fiquei com o cooler box do 1600 que é superior ao do Ryzen 5 3600.
Fiz a solicitação do RMA no site, efetuei os testes meu CPU é da semana 1716 , pelo que li até semana 1725 tem o defeito , rodei o teste no linux , na primeira rodada levou quase 1 h até achei que não daria erro ,rodei uma segunda vez e em 120segundo ja deu falha.
Uma curiosidade qual era o valor do seu ryzen 1600 na sua nota fiscal , meu 1700 saiu por 1250 , queria ter uma base do valor a ser ressarcido caso seja aprovado , você não precisou enviar o cooler só pediram a CPU?
 
Fiz a solicitação do RMA no site, efetuei os testes meu CPU é da semana 1716 , pelo que li até semana 1725 tem o defeito , rodei o teste no linux , na primeira rodada levou quase 1 h até achei que não daria erro ,rodei uma segunda vez e em 120segundo ja deu falha.
Uma curiosidade qual era o valor do seu ryzen 1600 na sua nota fiscal , meu 1700 saiu por 1250 , queria ter uma base do valor a ser ressarcido caso seja aprovado , você não precisou enviar o cooler só pediram a CPU?

O valor do Ryzen 1600 na nota era de R$ 981. No site da AMD está especificado para enviar apenas o processador sem o CPU. A empresa que faz o processo para a AMD pode descrever entre os itens o cooler, mas aí você pergunta para a Kátia que é a responsável no e-mail se pode enviar sem o cooler, então ela vai responder para enviar apenas o CPU. Para argumentar envie o seguinte link: https://www.amd.com/en/support/kb/faq/rma-01 neste link tem as instruções da AMD pedindo para não enviar o cooler box. O valor não é muito padronizado, pelos meus cálculos deveria receber menos do que R$ 1.350,00, mas a AMD precisa garantir que você vai conseguir comprar um produto do mesmo nível em desempenho ou superior, então pode vir um valor maior do que a correção monetária. Com o valor que recebi consegui comprar um Ryzen 5 3600.

OBS: Não esqueça de atualizar a BIOS da sua placa mãe inclusive a BIOS backup. Tenho uma placa igual a sua e atualizei antes de enviar meu CPU.
 
Alguem ai usa a asus x570 tuf gaming plus?? Atualizei para a ultima bios 2407 e notei que em cpu na bios não tem mais a opção SMT de desativar ou não.

Não sei pq to achando que ta desativado.
 
Alguem ai usa a asus x570 tuf gaming plus?? Atualizei para a ultima bios 2407 e notei que em cpu na bios não tem mais a opção SMT de desativar ou não.

Não sei pq to achando que ta desativado.

Abre o gerenciador de tarefas, vai em desempenho depois em CPU. Vai ter informações com Núcleos e Processadores Lógicos, se os valores estiverem normal está ativado. Não sei se era essa sua pergunta.
 
Abre o gerenciador de tarefas, vai em desempenho depois em CPU. Vai ter informações com Núcleos e Processadores Lógicos, se os valores estiverem normal está ativado. Não sei se era essa sua pergunta.

Sim era essa a pergunta, meu 3700x tava 8 núcleos e 8 lógicos, achei estranho, flashei a bios 2407 de novo e voltou ao normal, no gerenciador de tarefas do windows 10 aparecia só 8 núcleos em vez de 16, problema que eu atualizei a bios nova e carreguei meu perfil de overclock das memorias, ai deu pau pq não setou e travou a maquina, sumiu ate as hd como AHCI, agora aprendi, se sair bios nova, nunca carregue seu perfil de overlock pq da problema, tem que fazer tudo do zero.
 
O valor do Ryzen 1600 na nota era de R$ 981. No site da AMD está especificado para enviar apenas o processador sem o CPU. A empresa que faz o processo para a AMD pode descrever entre os itens o cooler, mas aí você pergunta para a Kátia que é a responsável no e-mail se pode enviar sem o cooler, então ela vai responder para enviar apenas o CPU. Para argumentar envie o seguinte link: https://www.amd.com/en/support/kb/faq/rma-01 neste link tem as instruções da AMD pedindo para não enviar o cooler box. O valor não é muito padronizado, pelos meus cálculos deveria receber menos do que R$ 1.350,00, mas a AMD precisa garantir que você vai conseguir comprar um produto do mesmo nível em desempenho ou superior, então pode vir um valor maior do que a correção monetária. Com o valor que recebi consegui comprar um Ryzen 5 3600.

OBS: Não esqueça de atualizar a BIOS da sua placa mãe inclusive a BIOS backup. Tenho uma placa igual a sua e atualizei antes de enviar meu CPU.
Realmente fiz o update da bios , mas em lugar algum encontro como atualizar a segunda BIOS, acredito que nao tenha como , ja tive problema da placa dar erro e restaurar a BKP sem suporte a um cpu e me lasquei.
 
Tive a oportunidade de fazer um teste aqui, e vou posta pra fins de informação:

Estava com 4x8GB de Micron Rev. E aqui, sendo 2x8GB 3200CL16 e 2x8GB 3000CL15, rodando a 3733mhz 16-19-16-16-38.

Peguei um kit 2x16GB 3600CL16, também Micron Rev. E, e deixei nas mesmas settings anteriores (este kit provavelmente consegue timings melhores, mas o objetivo era testar 2 dimms vs 4 dimms), e vou vender os outros 2 kits.

Não houve diferença significativa de performance, seja de banda ou latência, ficando na margem de erro pra mais ou pra menos. Minha mobo é uma MSI X570-A Pro, daisy chain.

Ou seja, 2 dimms vs 4 dimms não faz diferença per performance se ambas as configurações ficarem estáveis com as mesmas settings. 2 dimms provavelmente vão consegui chegar mais longe em termos de clock ou ter timings mais apertados, mas em settings iguais, a performance deve ser a mesma.
 
Realmente fiz o update da bios , mas em lugar algum encontro como atualizar a segunda BIOS, acredito que nao tenha como , ja tive problema da placa dar erro e restaurar a BKP sem suporte a um cpu e me lasquei.

Nas versões antigas da BIOS não aparecia, mas se você pegar o pendrive outra vez e acessar a BIOS e tentar fazer o procedimento de update vai aparecer uma caixa para marcar e confirmar que deseja atualizar a BIOS backup. Para fazer o procedimento você deve:

1) Atualizar para a BIOS F51b (pelo pendrive).
2) Refazer o procedimento de atualização porem vai aparacer uma caixa para marcar se deseja atualizar a BIOS backup.
 
Galera, me tirem uma dúvida, eu procurei e li sempre a mesma coisa sobre comparações de chipset b550 e x570, a minha dúvida é sobre o pci-e x4, eu sei que no x570 é pelo chipset e a b550 é pelo processador, até aí blz.
A minha dúvida é...
Eu colocando um nvme pcie 4.0 + navi/rtx3xxx eu terei alguma limitação no desempenho?
Tinha lido algo sobre a b550 compartilhar o pci-e 16x aí fiquei preocupado de pegar a b550 por causa disso.
Alguém pode me explicar como funciona esse lance da b550?
Tá faltando só ~o dinheiro~ isso pra eu decidir se pego x570 + 3700x ou b550 + 3900x.
 
Fiz a solicitação do RMA no site, efetuei os testes meu CPU é da semana 1716 , pelo que li até semana 1725 tem o defeito , rodei o teste no linux , na primeira rodada levou quase 1 h até achei que não daria erro ,rodei uma segunda vez e em 120segundo ja deu falha.
Uma curiosidade qual era o valor do seu ryzen 1600 na sua nota fiscal , meu 1700 saiu por 1250 , queria ter uma base do valor a ser ressarcido caso seja aprovado , você não precisou enviar o cooler só pediram a CPU?
Meu 1700 tá no RMA, foi comprador em outubro de 2017, valor da nota 999,99 promoção na Kabum a vista, processador chegou no RMA dia 24, ainda não obtive nenhuma resposta.
Dificilmente com o valor que irão me pagar vai da pra pegar algo, ainda mais com meu valor da nota sendo "baixo".
 
Galera, sou novo aqui e estou montando um pc com um R7 2700x. Qual placa-mãe vocês recomendam? Queria algo que durasse bastante e que aguentasse overclock tranquilo, uma placa que me desse liberdade até pra trocar o processador para um mais potente no futuro e ficasse tranquilo.
Se vocês tiverem uma opinião/dica de memória boa pode dar um salve que vai ajudar bastante. Tava pensando no HyperX Predator 3200 (2x8) ou Ballistix Sport 3600 (2x8) CL 16 as duas. Não manjo muito de times e a dificuldade que elas tem em chegar nessa velocidade, por isso queria uma dica de memória mais ou menos nesse nível (600-800R$ a vista)
TMJ
 
Tava na mesma situação que você.. Achei r$800 na minha b450m steel legend e acabei vendendo. Peguei a x570 tuf por r$1300 no boleto na kabum, tô só esperando chegar agora (teve uma promoção dela na amazon por r$1250 parcelado uns 30 dias atrás, talvez apareça de novo por um preço similar.. fica de olho)
Outra q eu estava acompanhando era a b550 tomahawk, se ela tivesse por uns r$1200 tinha ido nela.. Como não qria ficar sem pc peguei a tuf x570 logo pq era a melhor opção cxb das x570 no momento e acredito q não irei me arrepender

Em relação ao aúdio deu muita diferença ?
 
Galera alguém ai fez a atualização de bios da b450 tuf ? Já tem disponível lá no site.
Ainda não fiz, esperando mais pareceres.

UF B450-PLUS GAMING BIOS 2202
"Improve system performance
Improve DRAM stability
Improve system stability
Improve system compatibility
Fixed AI suite 3 issue
Update AM4 AGESA to 1006
Fixed HDMI and DP sound issue"

 
Galera, me tirem uma dúvida, eu procurei e li sempre a mesma coisa sobre comparações de chipset b550 e x570, a minha dúvida é sobre o pci-e x4, eu sei que no x570 é pelo chipset e a b550 é pelo processador, até aí blz.
A minha dúvida é...
Eu colocando um nvme pcie 4.0 + navi/rtx3xxx eu terei alguma limitação no desempenho?
Tinha lido algo sobre a b550 compartilhar o pci-e 16x aí fiquei preocupado de pegar a b550 por causa disso.
Alguém pode me explicar como funciona esse lance da b550?
Tá faltando só ~o dinheiro~ isso pra eu decidir se pego x570 + 3700x ou b550 + 3900x.

O Ryzen 3000 oferece 16 linhas PCI-E 4.0 para GPU e 4 linhas PCI-E 4.0 para um SSD ligado diretamente a ele. Tem alguma outras coisas que podem também ser ligadas a ele, mas no geral os fabricantes de placas-mães utilizam apenas as linhas principais citadas e deixam os demais componentes atrelados ao chipset.

Portanto, se você pegar uma B550 e usar um NVME PCI-E 4.0 no primeiro slot M.2 e uma GPU que seja PCI-E 3.0 ou 4.0, você não terá nenhum problema de limitação de banda ou coisa do tipo; porém, se você instalar o SSD ou a placa de vídeo em slots diferentes dos principais, aí toda a comunicação passará pelo chipset e ele é ligado ao processador usando uma conexão de 4 linhas PCI-E 3.0 (no X570, existe essa mesma conexão, porém ela é feita com 4 linhas PCI-E 4.0, caso você utilize um Ryzen 3000).

Estou por fora desse compartilhamento de linhas PCI-E da B550. Até onde sei o slot principal é ligado por 16 linhas vindas da CPU, mas os demais slots provavelmente são alimentados por linhas vindas do chipset e a quantidade delas é consideravelmente inferior. Talvez exista alguma B550 capaz de bifurcar metade das linhas PCI-E advindas da CPU para um segundo slot PCI-E, mas com certeza isso só deve acontecer nas B550 mais caras, que custam basicamente o preço de uma X570.

Para mais informações, recomendo visitar o link abaixo:


Galera, sou novo aqui e estou montando um pc com um R7 2700x. Qual placa-mãe vocês recomendam? Queria algo que durasse bastante e que aguentasse overclock tranquilo, uma placa que me desse liberdade até pra trocar o processador para um mais potente no futuro e ficasse tranquilo.
Se vocês tiverem uma opinião/dica de memória boa pode dar um salve que vai ajudar bastante. Tava pensando no HyperX Predator 3200 (2x8) ou Ballistix Sport 3600 (2x8) CL 16 as duas. Não manjo muito de times e a dificuldade que elas tem em chegar nessa velocidade, por isso queria uma dica de memória mais ou menos nesse nível (600-800R$ a vista)
TMJ

Já comprou ou vai comprar o 2700X? Se ainda não comprou, recomendo pegar outro, especialmente se o foco for jogos. Agora, se você já comprou, aí recomendo pegar uma X570, já que as X470 estão bem escassas no mercado (ou caras demais), a maioria das B450 não aguentam o tranco do 2700X, ESPECIALMENTE em overclocking e as B550 aparentemente não suportam as CPUs anteriores aos Ryzen 3000 (pelo menos os modelos de entrada da Gigabyte).

Falouws :cool:
 
Última edição:
Já comprou ou vai comprar o 2700X? Se ainda não comprou, recomendo pegar outro, especialmente se o foco for jogos. Agora, se você já comprou, aí recomendo pegar uma X570, já que as X470 estão bem escassas no mercado (ou caras demais), a maioria das B450 não aguentam o tranco do 2700X, ESPECIALMENTE em overclocking e as B550 aparentemente não suportam as CPUs anteriores aos Ryzen 3000 (pelo menos os modelos de entrada da Gigabyte).

Falouws :cool:
[/QUOTE]
Comprei o 2700X antes mesmo da quarentena para jogos e trabalho, mas devido aos preços subindo não terminei de comprar o pc. Queria aproveitar agora e ir pesquisando o que seria melhor. Qual X570 você recomendaria? Que seja mais simples de se fazer overclock e com uma boa construção.
 
Comprei o 2700X antes mesmo da quarentena para jogos e trabalho, mas devido aos preços subindo não terminei de comprar o pc. Queria aproveitar agora e ir pesquisando o que seria melhor. Qual X570 você recomendaria? Que seja mais simples de se fazer overclock e com uma boa construção.

Até onde eu sei, a X570 mais barata que conheço, com boa construção, feature set bacana e VRM parrudo pra dar conta do 3900X/3950X em OC, é a X570 TUF da Asus. Não conheço outra placa que seja melhor que ela no VRM (capacidade e refrigeração) e que tenha preço similar ou mais barato.

Falouws :cool:
 
Até onde eu sei, a X570 mais barata que conheço, com boa construção, feature set bacana e VRM parrudo pra dar conta do 3900X/3950X em OC, é a X570 TUF da Asus. Não conheço outra placa que seja melhor que ela no VRM (capacidade e refrigeração) e que tenha preço similar ou mais barato.

Falouws :cool:

Amigo vou perguntar para você pois to vendo que tem um conhecimento sobre os chipsets e sobre as placas.... a diferença da qualidade de som em trocar a B450M da Asrock que eu tenho por uma X570 por exemplo a TUF da Asus da uma diferença considerável ?
 
Amigo vou perguntar para você pois to vendo que tem um conhecimento sobre os chipsets e sobre as placas.... a diferença da qualidade de som em trocar a B450M da Asrock que eu tenho por uma X570 por exemplo a TUF da Asus da uma diferença considerável ?

De fato existirá diferença em virtude da mudança no chip codec utilizado (Realtek S1200A na X570 TUF, contra o Realtek ALC892 da B450 Steel) e, provavelmente, na qualidade de construção do PCB e dos componentes utilizados (especialmente na região onde o codec fica instalado), mas afirmar categoricamente que esse ganho na qualidade será perceptível eu já não sei, pois isso dependerá da qualidade dos seus fones/caixas de som/HT.

Eu migrei de PC ano passado, em tese a qualidade do meu som melhorou absurdamente (para uma variação de 10 anos), mas mantive o mesmo fone de celular que uso desde sempre (intra-auricular da Samsung), e até na época que usava um fonezinho um pouco melhor (JBL T110, que o cemitério de eletrônicos receba todas minhas 5-6 unidades problemáticas, amém), não senti diferença dele quando saí do PC antigo pro novo, mas senti diferença quando saí desse fone simples Samsung para o T110. Evidente que não sou nenhum audiófilo, portanto não sou o mais indicado para comentar o assunto, mas acredito que se você não tiver de fato um equipamento profissional para captação e reprodução de áudio, a diferença na qualidade não deve ser sentida na prática.

Falouws :cool:
 
Última edição:
De fato existirá diferença em virtude da mudança no chip codec utilizado (Realtek S1200A na X570 TUF, contra o Realtek ALC892 da B450 Steel) e, provavelmente, na qualidade de construção do PCB e dos componentes utilizados (especialmente na região onde o codec fica instalado), mas afirmar categoricamente que esse ganho na qualidade será perceptível eu já não sei, pois isso dependerá da qualidade dos seus fones/caixas de som/HT.

Eu migrei de PC ano passado, em tese a qualidade do meu som melhorou absurdamente (para uma variação de 10 anos), mas mantive o mesmo fone de celular que uso desde sempre (intra-auricular da Samsung), e até na época que usava um fonezinho um pouco melhor (JBL T110, que o cemitério de eletrônicos receba todas minhas 5-6 unidades problemáticas, amém), não senti diferença dele quando saí do PC antigo pro novo, mas senti diferença quando saí desse fone simples samsung para o T110. Evidente que não sou nenhum audiófilo, portanto não sou o mais indicado para comentar o assunto, mas acredito que se você não tiver de fato um equipamento profissional para captação e reprodução de áudio, a diferença na qualidade não deve ser sentida na prática.

Falouws :cool:

Tirando o som....existira algo mais especifico que justificaria a troca ? Ou melhor investir em outras coisas ?
 
Nas versões antigas da BIOS não aparecia, mas se você pegar o pendrive outra vez e acessar a BIOS e tentar fazer o procedimento de update vai aparecer uma caixa para marcar e confirmar que deseja atualizar a BIOS backup. Para fazer o procedimento você deve:

1) Atualizar para a BIOS F51b (pelo pendrive).
2) Refazer o procedimento de atualização porem vai aparacer uma caixa para marcar se deseja atualizar a BIOS backup.
Não sabia dessa acabei de atualizar a BKP era sempre uma preocupação minha , já tive problema da bios BKP assumir e não subir mais o CPU por ser uma versão desatualizada , gigabyte implantou isso a pouco tempo tempo então , pesquisei e não encontrei nada , uns diziam que era automatico mas sempre que dava algum erro de over ou outro motivo restaurava a f9, muito obrigado.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo