[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,023
Tirando o som....existira algo mais especifico que justificaria a troca ? Ou melhor investir em outras coisas ?

Pra mim, motivos para usar uma placa X570 não faltam, mas tudo vai depender da sua necessidade de upgrades/recursos. Eu comprei uma placa X570 porque queria, primeiro, uma boa quantidade de portas SATA (que as B450 não podiam me oferecer); segundo, VRM parrudo pra aguentar qualquer upgrade de CPU que eventualmente venha a fazer nessa placa (a maioria das B450 tem dificuldade de aguentar o 3900X stock, incluindo a sua Steel Legend, e o upgrade de BIOS que possibilitará o suporte para os Ryzen 4000 é uma via sem volta: uma BIOS beta oferecerá suporte para essas CPUs, provavelmente para os Ryzen 3000 também, mas ela deixará de dar suporte para os Ryzen 1000 e 2000 por falta de espaço na BIOS; pra você, que vai migrar pro Ryzen 4000 não é problema, mas para quem quer apenas substituir a placa-mãe queimada por outra que suporte seu Ryzen 2600/2700, vai ter muita dor de cabeça para achar uma mobo compatível, especialmente usada); terceiro, ter acesso à maior quantidade de conexões possíveis, com poucas restrições com relação ao compartilhamento de linhas PCI-E (coisa do tipo: instale um M.2 no slot secundário e você perde 2 de suas portas SATA) e, quarto, ter acesso ao melhor disponível tecnologicamente hoje (como é o caso do PCI-E 4.0, WiFi AX e rede cabeada 2.5 Gbit) e que me faça ficar com a mesma placa por anos sem sentir a necessidade de trocar.

Se você está satisfeito com a performance do 3600 e com as features (e limitações) que a sua placa-mãe atual oferece, e não pretende migrar futuramente de CPU, ou pelo menos não pretende migrar para um 3900X ou similar, então acho que não motivos plausíveis que justifiquem a troca.

Falouws :cool:
 
Meu 1700 tá no RMA, foi comprador em outubro de 2017, valor da nota 999,99 promoção na Kabum a vista, processador chegou no RMA dia 24, ainda não obtive nenhuma resposta.
Dificilmente com o valor que irão me pagar vai da pra pegar algo, ainda mais com meu valor da nota sendo "baixo".
Entendo , o motivo do rma foi segfault também? pelo que vi aqui no forum o valor reembolso não tem um padrão, como o dacfeb31 reportou para nós ele tinha um r5 1600 que pagou 980 e recebeu 1350, nao espero um valor que de pra comprar um 3700x , mas acredito que devo receber um valor suficiente pra pegar um r5 3600x ou xt.
 
Em relação ao aúdio deu muita diferença ?
Ainda não to com a placa. Quando chegar te dou um feedback. Porém aqui eu não uso o áudio onboard da b450m.. Tenho um dac/amplicador (fx dac x6) e a diferença pra onboard é muito grande, apesar que uso um fidelio l2 de fone (talvez se você tiver um headset mais básico a diferença não seja tão grande), entretanto nas caixa edifier é bem perceptível também.. o som fica muito mais encorpado no geral.
Quando chegar aq e eu testar tudo certinho dou minha opinião na sua dm se tem diferença perceptível do Realtek S1200A pro ALC892 e comparando também com o fx x6
 
Última edição:
Ainda não to com a placa. Quando chegar te dou um feedback. Porém aqui eu não uso o áudio onboard da b450m.. Tenho um dac/amplicador (fx dac x6) e a diferença pra onboard é muito grande, apesar que uso um fidelio l2 de fone (talvez se você tiver um headset mais básico a diferença não seja tão grande), entretanto nas caixa edifier é bem perceptível também.. o som fica muito mais encorpado no geral.
Quando chegar aq e eu testar tudo certinho dou minha opinião na sua dm se tem diferença perceptível do Realtek S1200A pro ALC892 e comparando também com o fx x6

Eu to na dúvida se faço essa mudança de placa....e outra a minha maior indecisão no momento é se pego um headset bom (Logitech G Pro X ou Astro A40) ou se faço um upgrade de caixa para uma Edifier 1280.
 
Eu to na dúvida se faço essa mudança de placa....e outra a minha maior indecisão no momento é se pego um headset bom (Logitech G Pro X ou Astro A40) ou se faço um upgrade de caixa para uma Edifier 1280.

Mas vc esta saindo da sua Steel Legend por causa do som ou da opções da X570 ? Pq se for pelo som uma dac de qualidade ja resolveria seu problema.
 
Mas vc esta saindo da sua Steel Legend por causa do som ou da opções da X570 ? Pq se for pelo som uma dac de qualidade ja resolveria seu problema.

Mas ai @luky22 se vc for comprar um DAC de qualidade....já não fica perto do valor de fazer essa troca ?

Isso que ta pegando...me indicaram pegar um Fiio K5.....só que importando ele sai a R$ 880.....isso se não for taxado....isso que to pensando em um todo.
 
Eu to na dúvida se faço essa mudança de placa....e outra a minha maior indecisão no momento é se pego um headset bom (Logitech G Pro X ou Astro A40) ou se faço um upgrade de caixa para uma Edifier 1280.
No geral se você quer trocar só por causa do áudio não recomendo não, melhor pegar essa diferença e investir em uma interface de áudio á parte, um dac/amp visando seu fone atual ou up futuro e tal... Minha troca foi porque pretendo pegar um provável 4700x ano que vem e pq minhas memória são b die e pra deixar em @3733 preciso de algo próximo de 1.45v nelas, na steel legend só permitia ir até 1.4v... e claro, pq achei r$800 na b450m e acabou saindo "barato" o up... kkkkkk
A decisão entre o headset ou caixa de som vai do seu uso, só você mesmo pode decidir kkkk
Quanto a recomendação de fone to meio por fora a muito tempo (to com meu fidelio l2 á 5 anos) mas é bom você pesquisar bastante antes de decidir qual vai realmente comprar, tem muita propaganda enganosa nesses headset "gamer"
 
Boa tarde.
Leigo aqui e tô procurando saber mais sobre overclock, tenho uma Asrock B450M Steel Legend e um AMD Ryzen 3 3200G, queria saber qual a margem para dar aquela forçadinha neles e também queria saber a partir de qual voltagem corre risco de diminuir a vida útil dos componentes, obrigado.
 
Ontem meu amigo me emprestou o Wraith Prism do 3700X dele para usar no meu 1600AF.

Estou impressionado da diferença do Spire pro Prism, mesmo com 1.42v @4.3Ghz na minha C6H (ela nem aquecia antes, agora menos ainda, pois o cooler resfria o VRM), não passou dos 75ºC no teste de estresse do AIDA64.

Alguém mais notou a diferença dos coolers?
 
Ontem meu amigo me emprestou o Wraith Prism do 3700X dele para usar no meu 1600AF.

Estou impressionado da diferença do Spire pro Prism, mesmo com 1.42v @4.3Ghz na minha C6H (ela nem aquecia antes, agora menos ainda, pois o cooler resfria o VRM), não passou dos 75ºC no teste de estresse do AIDA64.

Alguém mais notou a diferença dos coolers?
spire é muito fraquinho mesmo , cara eu recomendo comprar o gammaxx 400 cooler muito bom e com custo bem baixo caso tenha que devolver esse prism.
 
spire é muito fraquinho mesmo , cara eu recomendo comprar o gammaxx 400 cooler muito bom e com custo bem baixo caso tenha que devolver esse prism.

Ele tem um WC, vou ficar com o Prism por enquanto.

Eu devo pegar um WC 240mm talvez. Mas obrigado pela indicação!!
 
O Ryzen 3000 oferece 16 linhas PCI-E 4.0 para GPU e 4 linhas PCI-E 4.0 para um SSD ligado diretamente a ele. Tem alguma coisas que podem também ser ligadas a ele, mas no geral os fabricantes de placas-mães utilizam apenas as linhas principais citadas e deixam os demais componentes atrelados ao chipset.

Portanto, se você pegar uma B550 e usar um NVME PCI-E 4.0 no primeiro slot M.2 e uma GPU que seja PCI-E 3.0 ou 4.0, você não terá nenhum problema de limitação de banda ou coisa do tipo; porém, se você instalar o SSD ou a placa de vídeo em slots diferentes dos principais, aí toda a comunicação passará pelo chipset e ele é ligado ao processador usando uma conexão de 4 linhas PCI-E 3.0 (no X570, existe essa mesma conexão, porém ela é feita com 4 linhas PCI-E 4.0, caso você utilize um Ryzen 3000).

Estou por fora desse compartilhamento de linhas PCI-E da B550. Até onde sei o slot principal é ligado por 16 linhas vindas da CPU, mas os demais slots provavelmente são alimentados por linhas vindas do chipset e a quantidade delas é consideravelmente inferior. Talvez exista alguma B550 capaz de bifurcar metade das linhas PCI-E advindas da CPU para um segundo slot PCI-E, mas com certeza isso só deve acontecer nas B550 mais caras, que custam basicamente o preço de uma X570.

Para mais informações, recomendo visitar o link abaixo:




Já comprou ou vai comprar o 2700X? Se ainda não comprou, recomendo pegar outro, especialmente se o foco for jogos. Agora, se você já comprou, aí recomendo pegar uma X570, já que as X470 estão bem escassas no mercado (ou caras demais), a maioria das B450 não aguentam o tranco do 2700X, ESPECIALMENTE em overclocking e as B550 aparentemente não suportam as CPUs anteriores aos Ryzen 3000 (pelo menos os modelos de entrada da Gigabyte).

Falouws :cool:
Cara, muitíssimo obrigado pela resposta, era exatamente isso que eu tava com dúvida, isso praticamente sacramentou a compra da b550 com 3900x(ou 3890x).
Brigadao pela ajuda cara =)
A principio vou usar
1 ssd sata
1 nvme pcie 3.0 (ou 4.0)
1 hd sata
E a vga navi 2/rtx3xxx

Acredito que não vá ter problemas então, pelo que eu entendi o wifi 6 e o ethernet 2.5g são pelo pcie 3 né?
Então não dar gargalo né?
 
Última edição:
Estou com uma b350m gaming pro e um r5 3600 e esperando os zen 3, não sei se já troco a placa mãe pra uma b550 ou x570 ou se espero pra ver se os zen 3 vão valer a pena mesmo pra fazer upgrade.
 
Galera , to com meu 1700 a tempos enrolando , sei que ele tem a falha segfault , falta um mês para garantia encerrar , to pensando em enviar pro RMA de uma vez , sera que tao aceitando ainda?
aceita sim, mandei o meu mês passado, desde que esteja na garantia eles aceitam.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entendo , o motivo do rma foi segfault também? pelo que vi aqui no forum o valor reembolso não tem um padrão, como o dacfeb31 reportou para nós ele tinha um r5 1600 que pagou 980 e recebeu 1350, nao espero um valor que de pra comprar um 3700x , mas acredito que devo receber um valor suficiente pra pegar um r5 3600x ou xt.
Não tem um padrão, mas é sempre um valor acima do que foi pago, caso o valor que eles oferecerem não de nem pra pegar um R5 use isso como argumento, eu fiz e deu certo, fizeram um reajuste no valor do reembolso, só estou aguardando o depósito agora.
 
Última edição:
Estou com uma b350m gaming pro e um r5 3600 e esperando os zen 3, não sei se já troco a placa mãe pra uma b550 ou x570 ou se espero pra ver se os zen 3 vão valer a pena mesmo pra fazer upgrade.
Aconselho esperar. Seu 3600 tá ótimo por um bom tempo.
 
Cara, muitíssimo obrigado pela resposta, era exatamente isso que eu tava com dúvida, isso praticamente sacramentou a compra da b550 com 3900x(ou 3890x).
Brigadao pela ajuda cara =)
A principio vou usar
1 ssd sata
1 nvme pcie 3.0 (ou 4.0)
1 hd sata
E a vga navi 2/rtx3xxx

Acredito que não vá ter problemas então, pelo que eu entendi o wifi 6 e o ethernet 2.5g são pelo pcie 3 né?
Então não dar gargalo né?

Cada linha PCI-E 3.0 é capaz de fornecer 1 GB/s de banda, o que suficiente para atender tanto o WiFi 6 (não sei a banda máxima, mas acho que deve ser igual ou inferior à rede 2.5Gbit) quanto a rede 2.5Gbit (320MB/s, que é o máximo teórico). Uma linha PCI-E 2.0, que trafega 500MB/s, já seria suficiente pra suprir essa demanda, então se o chipset tiver linhas 2.0 sobrando (no caso do B550, creio que não mais), ela provavelmente iria alocar uma especificamente para esses dispositivos (uma pros dois ou uma pra cada).

Em teoria, você só teria gargalo se for usar, de uma única vez, todos os dispositivos conectados à placa-mãe e que usassem o chipset como ponte de comunicação para o processador. Querendo ou não, apesar da comunicação com a CPU ser feita com linhas PCI-E 3.0 no caso da B550, você só tem 4 linhas disponíveis, e caso o segundo slot M.2 suportasse SSD NVME PCI-E com 4 linhas (o que não ocorre na prática, até onde sei, pois os fabricantes costumam limitar para 2 linhas), você teria uma redução na taxa de transferência dele caso utilizasse outro dispositivo durante a transferência (como HD, placa de rede, etc.). Se você pretende futuramente usar 2 SSDs NVME e quer tirar máximo de proveito deles (sendo 4x PCI-E 3.0 ou 4.0), aí a única maneira que conheço seria por meio do chipset X570.

Outro fator que limita também é a quantidade de linhas disponibilizadas pelo chipset B550, então pode acontecer de você ter certas restrições quanto ao uso de certos dispositivos. Cada placa-mãe possui restrições específicas, então você teria que visitar a página do fabricante para tomar ciência delas, mas acontece muito de você usar um SSD M.2 no slot secundário e ter algumas portas SATA desativadas, ou então usar alguns dispositivos SATA e ter um ou 2 slots PCI-E desativados, tudo por conta do compartilhamento de linhas entre essas conexões (algo que até pode exigir nas X570, mas costuma ser mais raro ou com menos limitações). Tem que ver isso direito para que, no futuro, você não sofra com esse revés de comprar algo, instalar, ai descobrir que o que você tinha deixou de funcionar porque compartilhava linhas com essa outra conexão :poker:

Estou com uma b350m gaming pro e um r5 3600 e esperando os zen 3, não sei se já troco a placa mãe pra uma b550 ou x570 ou se espero pra ver se os zen 3 vão valer a pena mesmo pra fazer upgrade.

Zen 3 vai valer à pena o upgrade, não há como negar isso. Se quer ficar pronto pra ele, você pode comprar a placa-mãe agora ou pode esperar um pouco pra ver se as coisas melhoram do ponto de vista financeiro (incerto). Porém, não há como negar que o 3600 é um tremendo processador e vai te servir por um bom tempo sem arregar :true: Sendo assim, creio que a melhor coisa a se fazer agora é esperar o lançamento e depois estudar essa possibilidade.

Falouws :cool:
 
Cada linha PCI-E 3.0 é capaz de fornecer 1 GB/s de banda, o que suficiente para atender tanto o WiFi 6 (não sei a banda máxima, mas acho que deve ser igual ou inferior à rede 2.5Gbit) quanto a rede 2.5Gbit (320MB/s, que é o máximo teórico). Uma linha PCI-E 2.0, que trafega 500MB/s, já seria suficiente pra suprir essa demanda, então se o chipset tiver linhas 2.0 sobrando (no caso do B550, creio que não mais), ela provavelmente iria alocar uma especificamente para esses dispositivos (uma pros dois ou uma pra cada).

Em teoria, você só teria gargalo se for usar, de uma única vez, todos os dispositivos conectados à placa-mãe e que usassem o chipset como ponte de comunicação para o processador. Querendo ou não, apesar da comunicação com a CPU ser feita com linhas PCI-E 3.0 no caso da B550, você só tem 4 linhas disponíveis, e caso o segundo slot M.2 suportasse SSD NVME PCI-E com 4 linhas (o que não ocorre na prática, até onde sei, pois os fabricantes costumam limitar para 2 linhas), você teria uma redução na taxa de transferência dele caso utilizasse outro dispositivo durante a transferência (como HD, placa de rede, etc.). Se você pretende futuramente usar 2 SSDs NVME e quer tirar máximo de proveito deles (sendo 4x PCI-E 3.0 ou 4.0), aí a única maneira que conheço seria por meio do chipset X570.

Outro fator que limita também é a quantidade de linhas disponibilizadas pelo chipset B550, então pode acontecer de você ter certas restrições quanto ao uso de certos dispositivos. Cada placa-mãe possui restrições específicas, então você teria que visitar a página do fabricante para tomar ciência delas, mas acontece muito de você usar um SSD M.2 no slot secundário e ter algumas portas SATA desativadas, ou então usar alguns dispositivos SATA e ter um ou 2 slots PCI-E desativados, tudo por conta do compartilhamento de linhas entre essas conexões (algo que até pode exigir nas X570, mas costuma ser mais raro ou com menos limitações). Tem que ver isso direito para que, no futuro, você não sofra com esse revés de comprar algo, instalar, ai descobrir que o que você tinha deixou de funcionar porque compartilhava linhas com essa outra conexão :poker:



Zen 3 vai valer à pena o upgrade, não há como negar isso. Se quer ficar pronto pra ele, você pode comprar a placa-mãe agora ou pode esperar um pouco pra ver se as coisas melhoram do ponto de vista financeiro (incerto). Porém, não há como negar que o 3600 é um tremendo processador e vai te servir por um bom tempo sem arregar :true: Sendo assim, creio que a melhor coisa a se fazer agora é esperar o lançamento e depois estudar essa possibilidade.

Falouws :cool:

Entendi, a principio eu vou usar somente o que falei antes (nvme 3.0 ou talvez 4.0 + ssd sata + hd sata + rede 2.5gb + navi 2/rtx 3xxx) e como as linhas pcie 4 são pelo processador então não vou ter problema com as outras coisas, isso que eu entendi com a sua explicação, certo?
 
Entendi, a principio eu vou usar somente o que falei antes (nvme 3.0 ou talvez 4.0 + ssd sata + hd sata + rede 2.5gb + navi 2/rtx 3xxx) e como as linhas pcie 4 são pelo processador então não vou ter problema com as outras coisas, isso que eu entendi com a sua explicação, certo?

A CPU tem 20 linhas PCI-E 4.0 dedicadas a ligar GPU (16 linhas) e SSD NVME (4 linhas); depois saem mais 4 linhas PCI-E 4.0 que são ligadas ao chipset B550 (e que, por limitação dele, se tornam 3.0) e todos os demais dispositivos são conectados por meio dele (exceto por 4 portas USB 3.1 Gen 2, que são fornecidas pela CPU). Portanto, o que for PCI-E 4.0 (GPU e SSD NVME instalado no primeiro slot) tratará diretamente com o processador, enquanto que rede, HDs e SSDs SATA terão que passar pelo chipset pra só depois chegar ao processador. Placa de vídeo e SSD NVME ligado ao primeiro slot não terão qualquer tipo de limitação ou sacrifício, já quem tiver ligado ao chipset pode sofrer com isso e essas limitações, como informei antes, variam de placa para placa.

Falouws :cool:
 
A CPU tem 20 linhas PCI-E 4.0 dedicadas a ligar GPU (16 linhas) e SSD NVME (4 linhas); depois saem mais 4 linhas PCI-E 4.0 que são ligadas ao chipset B550 (e que, por limitação dele, se tornam 3.0) e todos os demais dispositivos são conectados por meio dele (exceto por 4 portas USB 3.1 Gen 2, que são fornecidas pela CPU). Portanto, o que for PCI-E 4.0 (GPU e SSD NVME instalado no primeiro slot) tratará diretamente com o processador, enquanto que rede, HDs e SSDs SATA terão que passar pelo chipset pra só depois chegar ao processador. Placa de vídeo e SSD NVME ligado ao primeiro slot não terão qualquer tipo de limitação ou sacrifício, já quem tiver ligado ao chipset pode sofrer com isso e essas limitações, como informei antes, variam de placa para placa.

Falouws :cool:
Entendi, obrigado mais uma vez pela explicação =)
Acredito que no meu caso não deva haver gargalo do chipset já que não vou ligar muita coisa, então tá de boa o b550 mesmo
 
Entendi, obrigado mais uma vez pela explicação =)
Acredito que no meu caso não deva haver gargalo do chipset já que não vou ligar muita coisa, então tá de boa o b550 mesmo

Na configuração que você citou, com certeza que não, mas em algum upgrade futuro que você venha a fazer, especialmente se envolver o segundo slot M.2 ou slots PCI-E 1x e 4x, talvez ocorra algum sacrifício para possibilitar o uso dessas conexões. Como disse antes, cada fabricante define o que vai ser sacrificado naquele determinado modelo, então você tem que olhar em detalhes a página da placa-mãe B550 que você escolheu comprar (a tela de especificações, mais precisamente) para identificá-las.

Falouws :cool:
 
Entendo , o motivo do rma foi segfault também? pelo que vi aqui no forum o valor reembolso não tem um padrão, como o dacfeb31 reportou para nós ele tinha um r5 1600 que pagou 980 e recebeu 1350, nao espero um valor que de pra comprar um 3700x , mas acredito que devo receber um valor suficiente pra pegar um r5 3600x ou xt.

Sim foi segfault, eu quero ir de 3700x, queria um valorzinho bom pra investir o resto, com esses valores absurdos vou ter que desembolar muito pra ir em um 3700x, tá complicado kkkk.
Com tudo em alta o valor que eles devolvem deve aumentar, ou não?
 
Última edição:
Sim foi segfault, eu quero ir de 3700x, queria um valorzinho bom pra investir o resto, com esses valores absurdos vou ter que desembolar muito pra ir em um 3700x, tá complicado kkkk.
Com tudo em alta o valor que eles devolvem deve aumentar, ou não?
Tambem tenho essa duvida , ainda estou aguardado autorização de envio vamos ver.
 
A AMD confirma essencialmente as CPUs Zen 4 de 5 nm e as GPUs RDNA 3 de "nó avançado" serão lançadas até 2021 na última apresentação corporativa




"Maior receita de processadores para clientes em mais de 12 anos; recorde de remessas e receitas trimestrais de unidades de processadores para notebooks", slide 7

"... compensado em grande parte pelas vendas de processadores de servidores de registro", página 8

"“ Entregamos fortes resultados no segundo trimestre, liderados pelas vendas recordes de processadores de notebook e servidor, já que a receita da Ryzen e da EPYC mais que dobrou em relação ao ano anterior ", disse a Dra. Lisa Su", página 1

atingiu a meta de 10% do servidor
!

servidor corporativo começa a aumentar e a ver tração.

As vendas do canal GPU diminuem, mas o inventário é limpo (sem repetição do bloqueio da Vega pelo Navi).

linha de crédito rotativa já paga.

O JPMorgan fez uma pesquisa sobre CIOs, 60% pensando em adotar o Epyc
 
Na configuração que você citou, com certeza que não, mas em algum upgrade futuro que você venha a fazer, especialmente se envolver o segundo slot M.2 ou slots PCI-E 1x e 4x, talvez ocorra algum sacrifício para possibilitar o uso dessas conexões. Como disse antes, cada fabricante define o que vai ser sacrificado naquele determinado modelo, então você tem que olhar em detalhes a página da placa-mãe B550 que você escolheu comprar (a tela de especificações, mais precisamente) para identificá-las.

Falouws :cool:
Talvez NO MÁXIMO eu adicione um segundo m2, dificilmente nada além disso.
A placa em questão seria a MPG B550 Gaming Carbon Wifi, vou ver se consigo achar o que seria sacrificado dela, mas a principio tá quase certo de eu pegar a x570 ace + 3700x
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo