[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Pô cara, acho q n compensa não gastar tudo isso... Vc realmente vai usufruir da rede 2.5? Wi-fi na placa mae é realmente uma necessidade pra vc?
ja tenho rede de 1gb/1gb nao creio q va demorar muito a vir maior velocidade por isso ja queria estar com uma placa mae legal (nao usar placa offboard).
Wifi por bluetooth nao curto placa offboard.

mas todas placas estao de 2.5 pra cima..
 
Meus confrades! me senti o Thanos colocando uma joia na luva ao montar o processador na placa mãe... é muito satisfatório sua plaquinha da primeira geração conseguir rodar um processador muito mais potente com mais clock. Não precisei atualizar para a ultima bios que está disponível no site da gigabyte, mas vou fazer mais tarde para melhor compatibilidade.
 
Na X570 TUF, é bom fazer update de bios ou melhor ficar com o que vem?
 
3900XT por U$480 na Amazon.
Caiu em relação ao preço de lançamento, mas considero o 3900X por U$430 uma opção melhor. Performance igual e já vem com cooler.
Na X570 TUF, é bom fazer update de bios ou melhor ficar com o que vem?
Quando atualizei da última vez aqui, foi dor de cabeça, e então não mexi mais. Outros usuários falaram que não tiveram problemas.
 
Na X570 TUF, é bom fazer update de bios ou melhor ficar com o que vem?

BIOS é um negócio chato de mexer. Se estiver tudo ok, é melhor manter na versão atual, porque as chances são grandes de atualizar e ter dores de cabeça. Como já dizia o ditado, em time que está ganhando não se mexe.
 
Bom dia
Acabei de trocar o 1800x que eu tinha pra um R5 3600 e os programas Ryzen Master e Ryzen Timing Checker não estão funcionando, dizem que não funcionam no meu processador, alguém já passou por isso?
 
Bom dia pessoal, estou com o seguinte problema, tenho um computador com uma Asrock A320M-HD com um Athlon 200GE e uma RX 580, comprei no site da terabyte ano passado e computador e a placa de video comprei pelo mercado livre, usada. Desde a primeira vez que eu liguei o computador eu liguei usando o vídeo de RX 580 e funciona normalmente. Acontece que, essa semana levei minha RX 580 para fazer limpeza e a ideia seria usar os graficos integrados do Athlon, porém ao tentar ligar o computador liga mas não da vídeo. O que pode ser? Será que a terabyte enviou sem algum driver que deveria ter para os gráficos integrados?

OBS: A versão da BIOS está P5.20 - AMD AGESA Combo-AM$ 0.0.7.2 (dado retirado do CPU-Z)
Lí em alguns sites gringos que pode ser falta de driver com suporte pra APU do Chipset, mas não acho opção de download de chipset no site da asrock.
 
Ryzen 3000 100% compativel basta update da bios , agora geração 4000 segunda AMD não sera compativel.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aonde você consegue esse ryzen 3600 por 900 , com muito custo consegui uma promo na pichau por 1200 , eu no seu caso não venderia a placa mae não , negociaria apenas esse processador para interar o upgrade , r5 3600 vai dar um boost bem considerável em jogos .

Pessoal fala em esperar os ryzen 4000 , mas a real que viram super caros , basta ver o preço das placas b550 e x570 , passando dos 1500 reais .
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Vixe que BO , problema é que oque ja demorou vai levar ainda mais tempo ,eu ligaria em paralelo pra UPS e tentaria resolver com eles não esperando só a kabum.

O processador eu vou comprar no Aliexpress. Tá na faixa de R$940,00 a R$1200,00

As memórias eu já comprei lá mesmo
 
Boa noite pessoal aqui do tópico, eu tô indicando peças ao meu irmão que ta montando aos poucos o seu primeiro pc com o seu proprio dinheiro então ele já tem a Asus TUF X570 Plus/BR e está buscando as memorias, eu indiquei as "Geil EVO X II, RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16 - GAEXSY416GB3200C16ADC" na descrição diz ter 10 anos de garantia do produto o que achei ótimo e compatibilidade com ryzen e tbm pelo preço q achei justo para os dias atuais, vocês acham q fiz certo ? Eu tbm gostaria de saber se os novos ryzen 4000G vão demorar pra sair ou se vale a pena pegar um 2200g e já ir usufruindo do pc visto q o resto das peças ele já tem como fonte, ssd e tals.
 
Bom dia
Acabei de trocar o 1800x que eu tinha pra um R5 3600 e os programas Ryzen Master e Ryzen Timing Checker não estão funcionando, dizem que não funcionam no meu processador, alguém já passou por isso?
Já tentou atualizar a BIOS?

Tente desinstalar e reinstalar o driver de chipset também.
Boa noite pessoal aqui do tópico, eu tô indicando peças ao meu irmão que ta montando aos poucos o seu primeiro pc com o seu proprio dinheiro então ele já tem a Asus TUF X570 Plus/BR e está buscando as memorias, eu indiquei as "Geil EVO X II, RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16 - GAEXSY416GB3200C16ADC" na descrição diz ter 10 anos de garantia do produto o que achei ótimo e compatibilidade com ryzen e tbm pelo preço q achei justo para os dias atuais, vocês acham q fiz certo ? Eu tbm gostaria de saber se os novos ryzen 4000G vão demorar pra sair ou se vale a pena pegar um 2200g e já ir usufruindo do pc visto q o resto das peças ele já tem como fonte, ssd e tals.
Quanto está o preço? O pente da Crucial Ballistix 3200MHz na loja que explode está custando 269,90 cada. Se não me engano, o chip é Micron e-die - geralmente sobe bem com overclock.

Provavelmente a nova linha de APUs da AMD irá levar alguns meses ainda para chegar ao Brasil.

Ao meu ver, vale mais a pena comprar um R5 1600 por 700 reais e usar uma placa de vídeo do nível da GT710 apenas para dar vídeo, enquanto uma placa mais parruda não for comprada.
 
Já tentou atualizar a BIOS?

Tente desinstalar e reinstalar o driver de chipset também.

BIOS já é a ultima versão

Então, pensei em desinstalar os drivers, masnão achei onde desinstala os drivers do chipset :(
 
Duvido alguém ter um r5 3600 pior q o meu aqui.. E eu colocava parte da culpa nas b450 da vida
Minha tuf x570 chegou hoje, enfim.. Já sabia q meu 3600 não era dos melhores mas achava que a b450 tinha sua parcela de culpa também.. Porém
Tive resultados praticamente idênticos com ambas as placas, diferença é que agora consigo @3600 cl14 nas memória, mas não consigo deixar ele estável nem em 4.1ghz nem com 1.325v, e deixando tudo em auto com o pbo ativo raramente da uns pico de 4.075ghz :facepalm:
Inveja de quem pegou o bixin por agora, pq quem pegou nas primeiras fornadas como eu foi uma loteria desgraçada..
 
Última edição:
Na X570 TUF, é bom fazer update de bios ou melhor ficar com o que vem?

Cara, vejo vários falando sobre se tiver funcionando bem, para não atualizar, porém eu sempre atualizo aqui, pois se tratanto de AMD, todo update vem corrigindo vários bugs que podem ocasionar atualmente e futuramente, inclusive sempre atualizo o driver do chipset também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom dia
Acabei de trocar o 1800x que eu tinha pra um R5 3600 e os programas Ryzen Master e Ryzen Timing Checker não estão funcionando, dizem que não funcionam no meu processador, alguém já passou por isso?

Aqui sempre quando troco o CPU, eu formato o PC para não ocasionar esse tipo de problema.
 
Duvido alguém ter um r5 3600 pior q o meu aqui.. E eu colocava parte da culpa nas b450 da vida
Minha tuf x570 chegou hoje, enfim.. Já sabia q meu 3600 não era dos melhores mas achava que a b450 tinha sua parcela de culpa também.. Porém
Tive resultados praticamente idênticos com ambas as placas, diferença é que agora consigo @3600 cl14 nas memória, mas não consigo deixar ele estável nem em 4.1ghz nem com 1.325v, e deixando tudo em auto com o pbo ativo raramente da uns pico de 4.075ghz :facepalm:
Inveja de quem pegou o bixin por agora, pq quem pegou nas primeiras fornadas como eu foi uma loteria desgraçada..

Em stock, quando você executa o CB R20 em qual frequência, voltagem e temperatura ele estabiliza?
 
3.9ghz 1.31v 67ºc

Fixando na bios em 3,9ghz e 4,0ghz qual voltagem você consegue? Você testa estabilidade usando quais programas? Tentasse overclokcar com as memórias em stock na bios, sem xmp? Passa o que você modifica na bios quando você overclocka.
 
Última edição:
Fixando na bios em 3,9ghz qual voltagem você consegue? Você testa estabilidade usando quais programas? Tentasse overclokcar com as memórias em stock na bios, sem xmp?
Não cheguei a tentar 3.9ghz pela bios, mas 4.0ghz estabiliza com 1.32v pelo pouco que testei (cb r20, 10min no aida64 e uma partida de codwarzone/bf1).. Tava fazendo com a memória em stock, só fui mexer nelas depois.. Vi uma galera comentando no reddit que não é recomendado usar mais que 1.325v pra 24/7, e também normalmente ele fica nos 4.0/4.050ghz jogando que é o meu foco principal..
No quesito memória quando passo de 3600mhz o pc inicia normalmente mas o som fica meio bugado e o pc dando umas travada aleatória esquisita, mesmo passando no memtest (também acontecia na b450 porém eu achava q o problema era não poder passar dos 1.4v).. dei uma pesquisada e recomendaram dar uma ajustada no vddg, vddp, soc e alterar alguns outros parâmetros mas nada resolveu.. Passei umas 5hrs tentando e nada deu certo. Devo ter dado uns 20 clear cmos kkkkk :mesa:
To com 65ns de latência, até que ta ok nesse sentido.. O triste é q queria pelo menos 4.2ghz em todos os núcleos pra dar uns fps a mais pq busco sempre ficar acima dos 140.. E pensar que tem uma galera com a leva nova do r5 3600 conseguindo até 4.6ghz :nps:
De toda forma to feliz com a x570, bios bem completinha e com mais recursos que a maioria das b450.. Só aguardar o 4700x ano q vem e meter bala.
Aliás, tem uma att de bios, talvez no fds vou atualizar e ver se muda algo em relação as memórias com a agesa nova
 
Não cheguei a tentar 3.9ghz pela bios, mas 4.0ghz estabiliza com 1.32v pelo pouco que testei (cb r20, 10min no aida64 e uma partida de codwarzone/bf1).. Tava fazendo com a memória em stock, só fui mexer nelas depois.. Vi uma galera comentando no reddit que não é recomendado usar mais que 1.325v pra 24/7, e também normalmente ele fica nos 4.0/4.050ghz jogando que é o meu foco principal..
No quesito memória quando passo de 3600mhz o pc inicia normalmente mas o som fica meio bugado e o pc dando umas travada aleatória esquisita, mesmo passando no memtest (também acontecia na b450 porém eu achava q o problema era não poder passar dos 1.4v).. dei uma pesquisada e recomendaram dar uma ajustada no vddg, vddp, soc e alterar alguns outros parâmetros mas nada resolveu.. Passei umas 5hrs tentando e nada deu certo. Devo ter dado uns 20 clear cmos kkkkk :mesa:
To com 65ns de latência, até que ta ok nesse sentido.. O triste é q queria pelo menos 4.2ghz em todos os núcleos pra dar uns fps a mais pq busco sempre ficar acima dos 140.. E pensar que tem uma galera com a leva nova do r5 3600 conseguindo até 4.6ghz :nps:
De toda forma to feliz com a x570, bios bem completinha e com mais recursos que a maioria das b450.. Só aguardar o 4700x ano q vem e meter bala.
Aliás, tem uma att de bios, talvez no fds vou atualizar e ver se muda algo em relação as memórias com a agesa nova

Tem umas boas explicações aqui, talvez ajude. https://theoverclockingpage.com/2020/04/10/review-asus-tuf-x570-plus-br/

Aqui ajudou o aumento do switching frequency e o spread spectrum ativado.

1.325v na bios fica quanto em load no CPU Core Voltage (SVI2 TFN) do HWInfo?
 
Última edição:
SAMSUNG com problemas no 5nm
TSMC lotada de pedidos dos 5nm, inclusive com pedidos da AMD para 2021

Os problemas de 5nm da Samsung custaram aos negócios da Qualcomm o modem Snapdrgon 875G, X60
Os problemas da empresa em mudar para um processo de 5 nm podem ser os culpados.


A divisão de semicondutores da Samsung pode ter acabado de perder um grande negócio da Qualcomm. Anteriormente, a empresa era responsável por fabricar os modems X60 5G de última geração da Qualcomm, bem como uma variante atualizada de seu próximo SoC, o Snapdragon 865G.

Um novo relatório da China (via GizmoChina ), no entanto, sugere que a empresa pode ter perdido a maior parte, se não todos, desse negócio para a rival de Taiwan TSMC. Os novos chips deveriam ser construídos usando o novo processo EUV de 5 nm da Samsung, mas como o lançamento da série Note 20 com o Exynos 990 , e não o Exynos 992 de 5 nm que esperávamos, mostra, o processo de 5 nm da Samsung simplesmente não tem rendimentos suficientes no momento.

Parece que os relatórios de que a empresa estava lutando com o processo de 5 nm eram verdadeiros, e os atrasos aparentemente levaram a Qualcomm a desligar completamente e levar seus negócios à TSMC, a maior fabricante de semicondutores do mundo.

Devido a um grande número de pedidos de outros clientes como Apple, AMD e HiSilicon da Huawei, a TSMC pode não iniciar a produção em massa do Snapdragon 875 até o segundo semestre do próximo ano, de acordo com o relatório.

Se a Samsung puder resolver seus problemas com o processo de 5 nm, a Qualcomm provavelmente redirecionará pelo menos alguns de seus pedidos para a gigante coreana, a fim de garantir um fornecimento saudável de chips e evitar depender de uma única empresa para toda a sua produção.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

PCI-EXPRESS 4.0 encareceu placa mães exigindo mais camadas na fabricação vulgo placas X570, imagina PCI-EXPRESS 5.0 e PCI-EXPRESS 6.0

OS TRUQUES TÉCNICOS QUE TORNAM O PCI-EXPRESS 6.0 E MAIS ALÉM POSSÍVEIS


Multiplicar as coisas por dois e colocá-las em um roteiro é fácil, mesmo que seja preciso muita coragem para fazer isso. Realizar esse aumento de desempenho 2X é, em muitos casos, no comércio de tecnologia, um trabalho muito difícil. Às vezes, é aparentemente impossível. Esse é o caso dos barramentos periféricos em servidores há décadas, por exemplo.

Mas, pelo menos de acordo com as especificações para as próximas duas reduções de velocidade no roteiro do PCI-Express, as coisas estão começando a melhorar na frente da largura de banda periférica e agora é possível uma cadência de dois anos muito mais curta, pelo menos nos próximos anos. Com base nas dificuldades em mudar de uma especificação PCI-Express 3.0 para uma especificação PCI-Express 4.0, que levou mais de sete anos. Continuamos céticos quanto ao fato de que, além do PCI-Express 6.0, as coisas continuarão relativamente mais fáceis e não ficaria surpreso ao ver a cadência lenta - principalmente porque alguns dos truques que tornam possível o PCI-Express 5.0 e 6.0 são uma espécie de truques únicos. (Mais sobre isso em um minuto.) E isso significa que mais truques pontuais devem ser inventados. Mas vamos dizer isso. As pessoas são muito espertas e descobriram isso no PCI-Express 6.0.
O tempo entre a visualização das especificações, a finalização das especificações, as implantações iniciais do servidor e a adoção generalizada do servidor é praticamente regular quando se trata dos barramentos PCI, PCI-X e PCI-Express. Mas basta dizer que é uma situação elástica sob os melhores tempos. A partir de 2021, com base na física de fios e PHYs, isso poderá começar a ficar muito mais difícil de implementar.
Esperamos que não seja esse o caso e acreditamos que o PCI-Express 4.0 foi uma exceção, não a regra, possibilitada por uma desaceleração geral nos ASICs de rede e periféricos - que eram basicamente materiais, velocidade do clock e problemas de codificação.
Também suspeitamos fortemente que mais do que alguns fornecedores de chips de servidor ficaram felizes em deixar as placas adaptadoras comerem mais faixas do que tentar fazer com que as faixas passassem mais rápido.
Mas, como apontamos em outubro de 2019, quando estávamos discutindo primeiro o PCI-Express 5.0 e 6.0 juntos , o desempenho médio do servidor e a largura de banda da porta Ethernet estão superando radicalmente a largura de banda do PCI-Express de 16 pistas (abreviado para x16 no jargão), como mostra este gráfico:

pci-versus-cpu-versus-ethernet.jpg


É certo que essas são larguras de banda de pico em todas as frentes, e nem todo sistema é projetado com todos os componentes funcionando totalmente. Além disso, você sempre pode agregar faixas PCI-Express e portas Ethernet para aumentar uma unidade de largura de banda. Então talvez possamos ver cartões x32 ou mesmo cartões x64 em algum momento, muito mais gordos que os cartões x16 atuais? O tempo vai dizer.

O PCI-Express 5.0 foi visualizado em 2017 , dois anos antes da especificação ser finalizada em 2019 e cerca de dois anos antes do esperado em servidores em 2021. A entrega da especificação PCI-Express 5.0 foi apenas cinco meses antes da implantação inicial dos controladores periféricos PCI-Express 4.0 em servidores,
que estreou com os chips Power9 da IBM nos servidores Power AC922 usados nos supercomputadores "Summit" e "Sierra" criados para o Departamento de Energia dos EUA em Oak Ridge National Laboratory e Lawrence Livermore National Laboratory, respectivamente. A AMD adicionou os controladores PCI-Express 4.0 aos seus processadores da série “Rome” Epyc 7002 em agosto de 2019 E Intel não é esperado para suporte PCI-Express 4.0 até 10 nanômetros “Ice Lake” Os processadores Xeon SP ainda este ano, mas a Intel é bastante ansioso para começar PCI-Express 5.0 para a sua Xeon SPs e é amplamente esperado para entregá-lo no Os SPs Xeon de 10 nanômetros “Sapphire Rapids” são lançados em 2021 - e isso ocorre porque o seu protocolo de memória compartilhada Compute Express Link (CXL) para aceleradores - incluindo suas próprias GPUs e FPGAs - depende do protocolo PCI-Express 5.0 como transporte. O processador de servidor "Triton" ThunderX3 Arm da Marvell, que será lançado no final deste ano, oferecerá suporte aos periféricos PCI-Express 4.0, assim como o processador de servidor "Quicksilver" Altra Arm da Ampere Computing , também previsto para o final deste ano.

pci-express-feeds-speeds-table.jpg


Então, como você pode ver, leva um tempo para passar das intenções de especificação para entrega de especificação e implementação. Mas talvez o PCI-Express 4.0 tenha sido o mais tardio na latência da cauda.
Poderia ser um presságio de destruição quando o relógio e a mágica de codificação e materiais acabarem. Lembre-se de que a Ethernet de 100 Gb / s e o PCI-Express 4.0 pararam, levando a uma pequena etapa de Ethernet de 40 Gb / s e uma vida prolongada ao PCI-Express 3.0. Isso aconteceu uma vez, e nossa intuição diz que pode acontecer novamente.

A especificação do PCI-Express 5.0 foi preparada na maior parte do ano, e o problema mudou do design para a engenharia, com os fabricantes de chips descobrindo como implementar esse protocolo em produtos reais. A especificação PCI-Express 6.0 foi visualizada inicialmente no ano passado, e o corpo do PCI-SIG (Peripheral Component Interconnect-Special Interest Group) que controla a especificação está liberando mais informações sobre como a mágica foi feita para mais uma vez duplicar a largura de banda e - obter isso - na verdade, reduz latências em comparação com o PCI-Express 5.0 em alguns casos e, ao mesmo tempo, adiciona a correção de erro direta (FEC)
que o uso da codificação de modulação de amplitude de pulso de quatro níveis (PAM-4) exige porque é muito mais ruidoso sinal, mesmo que possa transportar o dobro de dados por sinal do que a sinalização normal de retorno diferente de zero (NRZ), comumente usada em interconexões.
A especificação PCI-Express 6.0 ainda está em desenvolvimento e espera-se que esteja pronta em 2021, e se a história for um guia, um ou dois anos depois, dependendo da agressividade dos fabricantes de chips para servidores, ela deve começar a aparecer nos sistemas. Não há limite para a fome quando se trata de largura de banda periférica, e isso só vai piorar porque o PCI-Express é usado para interconectar chiplets em um soquete, soquetes em um sistema e periféricos dentro ou fora de um sistema.

Obviamente, temos a forma básica do que o PCI-SIG está tentando realizar com o PCI-Express 6.0, sobre o qual falamos no ano passado, mas Debendra Das Sharma, Intel Fellow e uma memória de placa para o PCI-SIG, organizaram um webinar recentemente, examinando os detalhes detalhados do padrão PCI-Express 6.0 em evolução e em uma entrevista separada que fizemos para a Next Platform TV esta semana, conversamos um pouco sobre o quão sustentável seria a cadência de duplicação de dois anos nas duas últimas gerações no futuro com o PCI-Express 7.0, 8.0 e além.

A adição da codificação PAM-4 foi um avanço, pois permite duplicar os bits transportados por um sinal na mesma velocidade de clock do dispositivo, duplicando efetivamente sua taxa de dados sem pagar uma penalidade de velocidade e energia. Isso não era apenas necessário para fabricantes de periféricos, mas para fabricantes de chips de servidor que haviam colocado de 48 a 128 pistas do PCI-Express em seus processadores de um e dois soquetes e eles realmente não tinham espaço para adicionar mais PCI- Controladores expressos para dobrar as faixas para uma expansão mais periférica. Mas já estamos olhando para um futuro com 800 Gb / s Ethernet, impulsionado pelos hiperscalers e criadores de nuvens, e precisamos de largura de banda PCI-Express cada vez maior para realizar computação em chiplet (várias unidades semelhantes), computação híbrida (várias arquiteturas) e compartilhamento de memória (dentro ou entre arquiteturas) em um sistema, e isso significa que o PCI-SIG deve faça alguma coisa. Mas também não pode apenas explodir as portas dos custos ou da energia.


Obviamente, nada vem de graça e, como Das Sharma nos explicou, a taxa de erros de bits para o sinal passando pela codificação PAM-4 com o PCI-Express 6.0 foi três ordens de magnitude maior que a do PCI-Express 5.0, o que significa não possui codificação PAM-4, apenas o sinal simples de baunilha que transporta um bit por sinal. Devido à alta taxa de erros, isso significava que o PCI-Express 6.0 teria que ter uma correção de erro direta.
pci-express-6-spec-requirements.jpg

A parte importante desse gráfico acima, no que diz respeito a nós, é que a especificação PCI-Express 6.0 não exige mais do que uma latência adicional de 10 nanossegundos para transmissões e recebimentos em relação à especificação PCI-Express 5.0 e dada a natureza de os periféricos - armazenamento de classe de memória e aceleradores com memórias que estão sendo coerentes com o barramento PCI-Express com memória de CPU - o protocolo não pode suportar a sobrecarga de latência de 100 nanossegundos que vem com a correção de erro direta usando a codificação PAM-4 em ASICs de switch. De fato, precisava ser feito em menos de 2 nanossegundos. ( Você ouviu direito .) Também era importante o requisito de que o alcance do canal fosse igual ao do PCI-Express 5.0 e com o mesmo número máximo de retimers, em dois. (Você podeveja a apresentação completa de Das Sharma aqui , a propósito.)
Basicamente, o PCI-Express 6.0 tinha a aparência do PCI-Express 5.0 em esteróides, mas sem efeitos colaterais.
O truque desta vez não foi implementar o FEC tradicional, mas uma mistura de unidade de controle de fluxo (FLIT abreviada por algum motivo desconhecido) e detecção de erro de verificação de redundância cíclica (CRC) que, quando combinadas de tal maneira que você só paga Taxa de 100 nanossegundos se algo cair no ônibus e precisar ser reenviado. Esses erros de bit, embora mais numerosos por causa da codificação PAM-4, ainda são pequenos o suficiente para que a latência média das transmissões de dados diminua um pouco do PCI-Express 5.0 para o PCI-Express 6.0. (Estranho, não é?) E, com base em simulações com as especificações atuais, o Das Sharma diz que a latência adicionada ao FEC e CRC está entre 1 nanossegundo e 2 nanossegundos, e esta tabela mostra como se divide na linha de base x1 e superior links x16, comparando o PCI-Express 5.

pci-express-6-spec-flit-latency.jpg

Como você pode ver, a latência é maior para tamanhos menores de pacotes de dados e para números mais baixos de faixas agregadas PCI-Express. À medida que a contagem de faixas aumenta e à medida que os blocos de dados aumentam, a combinação de codificação PAM-4 e FLIT em camadas sobre ela mais a correção de erros FEC e CRC reduz a latência pela metade nos links x1 e nos links x16 também.

Este. Este. Este é por isso que tanto admiro engenheiros. Tão malditamente inteligente. E quando perguntamos a Das Sharma se o setor de rede ASIC poderia aprender com o PCI-Express 6.0 e adotar a correção de erros semelhante, ele não disse que era a coisa mais estúpida que já ouvira.

Se você der um biscoito a um rato, ele quer um copo de leite, então imediatamente queremos saber o que Das Sharma achava que as perspectivas eram de inovação contínua no protocolo PCI-Express, e particularmente em uma cadência de dois anos. E recebemos uma resposta sempre esperançosa de um engenheiro honesto, que é a força vital da indústria de tecnologia. (Obter pools de receita e lucros é relativamente fácil, mas a inteligência e a inspiração constantes são difíceis e merecem respeito.)
"Muito disso depende da demanda", disse Das Sharma à The Next Platform. “Se houver demanda, encontraremos uma solução.
“Se você tivesse me perguntado quando fizemos o PCI-Express 3.0, quando fizemos a codificação 128b / 130b e você me fez a mesma pergunta, eu teria dito que não sei, atravessarei a ponte quando chegar lá. Vamos alavancar o PAM daqui para frente, obviamente, mas será o PAM-8? E obviamente estamos no campo da especulação selvagem, mas talvez possamos apenas dobrar a taxa de dados. E depois há outras coisas que poderíamos fazer. Por exemplo, poderíamos ir mais longe. Assim que o 6.0 for lançado, exploraremos várias coisas e teremos um conjunto de KPIs à nossa frente. E as melhores soluções são aquelas sobre as quais você realmente não falou. E no final, vamos entregar. Não há uma pergunta, e já o fazemos há seis gerações. ”
Isso não é arrogância. É fé verdadeira, e com um espírito colaborativo nisso. Atualizando aqui em 2020, não é?


PCI-SIG-Bandwidth.png
 
Última edição:


Se não tiver este aplicativo acima, instale-o diretamente pelo site da AMD.

Realmente, consegui desinstalar aqui mas não instala nem ferrando, da erro, falha a instalação. Vou ter que formatar provavelmente, mas to de home office, cheio de coisa do trampo aqui, quando liberar tempo eu formato.

Duvido alguém ter um r5 3600 pior q o meu aqui.. E eu colocava parte da culpa nas b450 da vida
Minha tuf x570 chegou hoje, enfim.. Já sabia q meu 3600 não era dos melhores mas achava que a b450 tinha sua parcela de culpa também.. Porém
Tive resultados praticamente idênticos com ambas as placas, diferença é que agora consigo @3600 cl14 nas memória, mas não consigo deixar ele estável nem em 4.1ghz nem com 1.325v, e deixando tudo em auto com o pbo ativo raramente da uns pico de 4.075ghz :facepalm:
Inveja de quem pegou o bixin por agora, pq quem pegou nas primeiras fornadas como eu foi uma loteria desgraçada..

Caraca, o meu R5 3600 ta batendo 4,15ghz no PBO em gaming, em todos os cores, com offset -100, que estranho. (Numa B350 Gigabyte ainda)
O meu é de começo de junho de 2020, acabou de sair do forno.
 
Realmente, consegui desinstalar aqui mas não instala nem ferrando, da erro, falha a instalação. Vou ter que formatar provavelmente, mas to de home office, cheio de coisa do trampo aqui, quando liberar tempo eu formato.



Caraca, o meu R5 3600 ta batendo 4,15ghz no PBO em gaming, em todos os cores, com offset -100, que estranho. (Numa B350 Gigabyte ainda)
O meu é de começo de junho de 2020, acabou de sair do forno.
O meu chegou ontem , só coloquei e setei o xmp e o clock em jogos chega a 4.175 em alguns momentos na maioria do tempo se mantem em 4100-4150, to usando perfil de energia ryzen performance , e o cooler spire do r7 1700 não passando de 70 graus , achei muito bom ja que não fiz nenhum refinamento.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo