Textão que fala... vou precisar dos mais experts.
As Patriot Viper Black 4400@18 modelo da gringa chegou ontem , e já comecei as primeiras brincadeiras.
Primeiro de tudo... Nenhum dos dois XMP disponíveis por ela , startou.. Dúvidas..
1 - pode ser o SOC que está em auto? só lembrei disso agora
2 - pode ser limitação da Mobo? ou da bios? lembrando que ainda estou usando o agesa antigo... o 1.2.0.0 ainda não saiu pro meu modelo.
3 - pode ser limitação do 5800x?
Segundo. Entrei mem. stock , upei o xmp 4266 , reduzi para 4000 , e alterei algumas timmings primárias, e mantive o 1.4v (limite da minha mb) e ainda sem ter lembrado de alterar o SOC que estava em AUTO.
Essa config 4000@16 , passou no teste do AIDA , passou no TM5 por 15min.
resolvi entrar no BFv para testar.. logo que entrei na partida , meu FONE ( wireless/usb) e meu mouse (usb) começaram a parar de funcionar alternadamente , impossivel jogar , parava um , funcionava outro e assim ficou , e comecou tbm a falhar o teclado. Dei alt+f4 e no proprio windows , ele comecou a dar uns freezes no cursor do mouse.
resolvi então comecar afinar um 3866@16 e setei o SOC de auto para 1.2, e fui pelos numeros do Dram Calculator. primeiro fiz o SAFE , rodou tudo perfeito , então fiz o FAST , copiei praticamente a sugestão inteira , primárias e secundárias. Iniciou de primeira , já rodei tm5 e o teste do AIDA...
tm5 passou perfeito ,AIDA tbm, e pontuando bem ( pois como estou com undervolt+fix 4.5 no cpu , acredito que com o PBO+C.O ou CTR , batendo os 4850 , devo abaixar bastante coisa ainda ).
então resolvi jogar , e foi muito bem e fluido.. Resultados ingame ainda podem ser precocemente dito , mas vou CHUTAR que devo ter ganhado uns 10-15fps minimo e uns 10-15 médias..
pra qm não se recorda , sai de um risemode O.C (3533@16, com demais latencias altas... 19-21-38 )
ainda não cheguei em um crash no apertar das memórias , creio que pela qualidade absurda dessa b-die 4400@18 , deve conseguir talvez um cl14 nesses 3866 ainda...
questoes é...
bios com agesa nova , pode melhorar?
o SOC que estava em AUTO nas tentativas iniciais de 4266 e 4000 pode ter sido o fator de não subir no caso do 4266 , e dos freeze de fone , mouse e teclado ?
a mb por ser um chipset b450 está no limite? no fabricante só fala que suporta "3533+ O.C"
o 5800x pode estar limitado aos 3866?(essa eu acredito que não).
sugestões do que posso tentar melhorar ainda mais??
amei essas memórias , são surreais!!