[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Boa ficou top
cara , ficou surreal... Nem eu esperava tanto ganho assim quando comprei as memorias..
e eu estava super confortável usando 3533, sabia que haveria algum ganho com 3800+ , mas nada divisor de águas... Então iria realmente aguardar um ddr5 futuro.
se não fosse tu e @2BIBI me "cutucar" eu ia ficar safezão do jeito que estava... que na verdade já era totalmente o q eu queria quando upei pro 5800x.

um amigo me passou um link para possíveis soluções do "usb mal funcionamento" com frequências acima dos 4000+ , que seria alguns incrementos de voltagens do SOC. O perfil que fiz 4000@16 rodou perfeitamente e passou em tm5 , aida(40minutos) , occt entre outros sem erros. Porem qnd entrava no bfv, as portas USB falhavam. Se essa realmente for a solução , acredito que consiga trazer até um 4200@16 , fator esse limitante pela mobo , que só aceita 1.4V.
possivelmente vem mais ganho por ae..

ainda tenho a outra opção que será testar 3800@14.

que memorias surreais... abismado...
isso em uma x570 parruda , seria uma delicia brincar...


Off: antes estava me sentindo "todo todo" pela Asrock ter sido a primeira (ou uma das) a soltar bios compatível com 5xxx para as b450. Agora estou PUTO por ela não ter soltado agesa 1.2.0.0... Quero usar o bendito pbo+co. Alguém tem noticias ? no site deles , as ultimas atualizações de bios foram em 5/2 para as x570..
 
Isso que eu falei atrás mas tem uma certa galera que insiste em falar que tá estável com usmus 3 ciclos e 9 minutos de stress que mal dá tempo de aquecer as memórias no seu limite, mas enfim, cada um faz o que quiser. Ainda recomendo RAMTest Karhu, GSAT e HCI MemTest além do TM5 Anta777 Extreme1 e por fim Prime95 112k FFTs in place com AVX off. Já tive OC de RAM passando no TM5 e falhando no Karhu por exemplo e no Prime95 dando WHEA Errors no HWiNFO64 que tive que aumentar o VCCSA (e passava em todos anteriores).

Vi muita gente recomendando a config do 1usmus pra testar "ao extremo" e a meu ver não chega nem perto da config do Anta777. Outra ferramenta que uso e super recomendo é o OverClock Checking Tool (OCCT), tanto pra teste de memoria como também cpu.

@ViTosS1

ainda sem PBO+CO ou seja.. to usando o 5800x "capado em 4.550"
memoria ainda nao eh o limite .. estou rodando em 3866@16-15-15-30-46

o up de 3533@16 e secundárias altissimas para 3866-16-secundarias baixissimas , foi de uns 30-40 fps de médias.



Ta ficando top mano!
só falta a AGESA 1.2 pra fazer aquele CO maroto.
 
cara , ficou surreal... Nem eu esperava tanto ganho assim quando comprei as memorias..
e eu estava super confortável usando 3533, sabia que haveria algum ganho com 3800+ , mas nada divisor de águas... Então iria realmente aguardar um ddr5 futuro.
se não fosse tu e @2BIBI me "cutucar" eu ia ficar safezão do jeito que estava... que na verdade já era totalmente o q eu queria quando upei pro 5800x.

um amigo me passou um link para possíveis soluções do "usb mal funcionamento" com frequências acima dos 4000+ , que seria alguns incrementos de voltagens do SOC. O perfil que fiz 4000@16 rodou perfeitamente e passou em tm5 , aida(40minutos) , occt entre outros sem erros. Porem qnd entrava no bfv, as portas USB falhavam. Se essa realmente for a solução , acredito que consiga trazer até um 4200@16 , fator esse limitante pela mobo , que só aceita 1.4V.
possivelmente vem mais ganho por ae..

ainda tenho a outra opção que será testar 3800@14.

que memorias surreais... abismado...
isso em uma x570 parruda , seria uma delicia brincar...


Off: antes estava me sentindo "todo todo" pela Asrock ter sido a primeira (ou uma das) a soltar bios compatível com 5xxx para as b450. Agora estou PUTO por ela não ter soltado agesa 1.2.0.0... Quero usar o bendito pbo+co. Alguém tem noticias ? no site deles , as ultimas atualizações de bios foram em 5/2 para as x570..
Muito top Man.... Parabéns pelo setup repito sonho de consumo de muita gente
 
B550-E Strix na loja explosiva de valores altos mais barata agora. Praticamente o preço que paguei na minha F, que também está num preço melhor.
 
B550-E Strix na loja explosiva de valores altos mais barata agora. Praticamente o preço que paguei na minha F, que também está num preço melhor.

To afim de pegar a versão F com WIFI acho que nao perde muito nos VRM né ? Para um 5600x
 
To afim de pegar a versão F com WIFI acho que nao perde muito nos VRM né ? Para um 5600x

Dizem que a E é uma senhora placa nos VRM, mas estou com uma F, justamente com o 5600X, e bem feliz.
 
B550-E Strix na loja explosiva de valores altos mais barata agora. Praticamente o preço que paguei na minha F, que também está num preço melhor.
Idem pra Steel Legend que peguei, os preços caíram uns 200 reais em todas essas. Bem, não me arrependo pq ter esperado até agora ia ser um prejuízo maior do que esses 200 reais.

To afim de pegar a versão F com WIFI acho que nao perde muito nos VRM né ? Para um 5600x
Pra um 5600x a F é até overkill (pensando somente nos VRMs). A E já segura overclock em LN2 de Ryzen 12-core.
 
Idem pra Steel Legend que peguei, os preços caíram uns 200 reais em todas essas. Bem, não me arrependo pq ter esperado até agora ia ser um prejuízo maior do que esses 200 reais.


Pra um 5600x a F é até overkill (pensando somente nos VRMs). A E já segura overclock em LN2 de Ryzen 12-core.

Também não me arrependo, não. Ia segurar o upgrade, mas me lascar na VGA. Tá bom, tá me divertindo pacas.

A F deve aguentar um 5900X sem over, né?
 
Também não me arrependo, não. Ia segurar o upgrade, mas me lascar na VGA. Tá bom, tá me divertindo pacas.

A F deve aguentar um 5900X sem over, né?
Aguenta 5950x com over pesadinho (com WC, mas sem chegar aos extremos), quem dirá um 5900x.
 
@ViTosS1

ainda sem PBO+CO ou seja.. to usando o 5800x "capado em 4.550"
memoria ainda nao eh o limite .. estou rodando em 3866@16-15-15-30-46

o up de 3533@16 e secundárias altissimas para 3866-16-secundarias baixissimas , foi de uns 30-40 fps de médias.


30-40 FPS mudando de @3533 CL16 para @3800 CL16? Caraca... Não tive esse ganho expressivo nem saindo de @2666 CL16 para @3200 CL14. Não foi alguma outra coisa não?
 
30-40 FPS mudando de @3533 CL16 para @3800 CL16? Caraca... Não tive esse ganho expressivo nem saindo de @2666 CL16 para @3200 CL14. Não foi alguma outra coisa não?
acredite se quiser rsrsrs..
tem vídeo meu a umas 10 paginas atrás , exatamente com a mesma config. (exceto a memoria).
minhas médias no BFV , aferidas afterburn eram entre 190-200 dependendo do mapa.
as atuais agora , deixei rolando por vários mapas , uns 7-8 seguidos , que foi o tempo que joguei direto.
ficou entre 245 a 252.

não mudei o oc do cpu ( continuo com 4550 fixo )
não mexo em GPU ..
não mudei versão de Windows , não mudei config do jogo.

minhas memorias antigas estavam em 3533@16-19-21-36-64
atuais 3866 abaixo..
 
acredite se quiser rsrsrs..
tem vídeo meu a umas 10 paginas atrás , exatamente com a mesma config. (exceto a memoria).
minhas médias no BFV , aferidas afterburn eram entre 190-200 dependendo do mapa.
as atuais agora , deixei rolando por vários mapas , uns 7-8 seguidos , que foi o tempo que joguei direto.
ficou entre 245 a 252.

não mudei o oc do cpu ( continuo com 4550 fixo )
não mexo em GPU ..
não mudei versão de Windows , não mudei config do jogo.

minhas memorias antigas estavam em 3533@16-19-21-36-64
atuais 3866 abaixo..
Ryzen é isso, diminuir a latência da mais resultado do que over na cpu.
 
Alguém aqui está usando o 4350G? Se sim, estão satisfeitos com ele, qual placa-mãe recomendam pra ele?
 
To afim de pegar a versão F com WIFI acho que nao perde muito nos VRM né ? Para um 5600x

A F dá pra brincar com PBO até no 5950X (desde que não abuse demais nos limites).

A E tem um VRM similar a C8H e C8F. Dá pra jogar 1.30v fixo 24x7 sem medo, se a refrigeração der conta.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

30-40 FPS mudando de @3533 CL16 para @3800 CL16? Caraca... Não tive esse ganho expressivo nem saindo de @2666 CL16 para @3200 CL14. Não foi alguma outra coisa não?

Deve ter tido ganhos maiores ainda no 1% low.
 
Pessoal, essa strix b550-e que estao indicando ai , sabem se a placa de som dela supera uma x-fi titanium?

to pensando num upgrade aqui e essa entrou na lista, devo pegar um 5600 ou 5800 ainda decidindo...

ou o que seria melhor

5800x + steel legend b550
vs
5600 + strix b550e ?
 
Pessoal, essa strix b550-e que estao indicando ai , sabem se a placa de som dela supera uma x-fi titanium?

to pensando num upgrade aqui e essa entrou na lista, devo pegar um 5600 ou 5800 ainda decidindo...

Som onboard está muito melhor que antigamente mas ainda não supera uma placa dedicada.

Especialmente em distorção harmônica.

Mas precisa de dispositivos de áudio acima da média para usufruir completamente do que a placa de som oferece, monitores de refêrência e fones de ouvido de qualidade (esqueça headset e coisas "gamer").
 
Pessoal, essa strix b550-e que estao indicando ai , sabem se a placa de som dela supera uma x-fi titanium?

to pensando num upgrade aqui e essa entrou na lista, devo pegar um 5600 ou 5800 ainda decidindo...

ou o que seria melhor

5800x + steel legend b550
vs
5600 + strix b550e ?
Primeira opção sem dúvidas. Ela tem ALC1220, é mais que suficiente para uso comum.
 
Som onboard está muito melhor que antigamente mas ainda não supera uma placa dedicada.

Especialmente em distorção harmônica.

Mas precisa de dispositivos de áudio acima da média para usufruir completamente do que a placa de som oferece, monitores de refêrência e fones de ouvido de qualidade (esqueça headset e coisas "gamer").

entendi, vi agora que a strix nao tem saida optica, o que eu preciso pra ligar no amp.... entao... continuo com a sb titanium mesmo.

vlw
 
Pessoal, essa strix b550-e que estao indicando ai , sabem se a placa de som dela supera uma x-fi titanium?

to pensando num upgrade aqui e essa entrou na lista, devo pegar um 5600 ou 5800 ainda decidindo...

ou o que seria melhor

5800x + steel legend b550
vs
5600 + strix b550e ?

Mas pode pegar Strix b550f + 5800x

Strixb550f esta o mesmo preço da Steel Legend
 

Quem diria uma 2080ti limitando um CPU 6/12.... Em 1080p...
 
entendi, vi agora que a strix nao tem saida optica, o que eu preciso pra ligar no amp.... entao... continuo com a sb titanium mesmo.

vlw
não dá nem pra comparar, a titanium é monstruosamente superior a placa onboard dela
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

o pessoal tem feito o que pra melhorar a estabilidade do flck? aqui na asus b550 tuf plus a cada bios que sai ele se dá pior com flck mais alto, antes 2000mhz era possível, depois somente 1933mhz, e hj só 1800mhz, já to até com medo de na próxima bios só pegar 1600mhz kkkkkk
 
Última edição:
IF 1900 é quase certeza nos Ryzen 5000.

Agora eu já vi o controlador de memória não conseguir tocar 4 pentes a 3800MHz, tirando 2 pentes toca 3800MHz.
3800 4 pentes é tranquilo... Problema é além disso consigo subir mas pede muita voltagem...
 
3800 4 pentes é tranquilo... Problema é além disso consigo subir mas pede muita voltagem...

Eu to usando 4 pentes a 3800 c16 estáveis a 1,39v há um certo tempo já, e testei recentemente rápidinho a 4000 c16 e deu boot, mantendo 1:1 do IF.
No entanto não passou no TM5 depois de 15min...
Fds vou tentar subir algumas voltagens (vou direto a 1,45v no dram voltage) ou de repente subir os timings, pois me animei a tentar esses 4000mhz nas rams.

O que me estranha um pouco é o dram calculator dizer que minhas memórias (micron e-die) não aceitam trabalhar acima de 3800mhz.... To cogitando até vender meus atuais 4x8gb e pegar 2x16gb pra facilitar...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo