[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início

Quem diria uma 2080ti limitando um CPU 6/12.... Em 1080p...

Não entendi... Ela tá rodando praticamente o tempo todo em 100%, CPU na faixa de 70-80%, não vejo limitação.

Só um breve relato, no CP2077, com um 3700x eu estava ficando entre 51-55fps no olhômetro, e testando agora com um 5800x, sem mudar nada, já está pegando 60-67.

Só um breve relato, no CP2077, com um 3700x eu estava ficando entre 51-55fps no olhômetro, e testando agora com um 5800x, sem mudar nada, já está pegando 60-67.
Qual resolução?

Não sei qual é o mistério pra subir essas ballistix com micron e-die acima de 3200MHz. Aqui eu consigo botar até 3200MHz e mais do que isso já vai, mesmo eu jogando voltagem, deixando as latências no automático, botando o FCLK em 1:1...

Não entendi... Ela tá rodando praticamente o tempo todo em 100%, CPU na faixa de 70-80%, não vejo limitação.
Exatamente se fosse uma vga mais forte ele ainda tem fôlego para empurrar... Por isso a vga está segurando o CPU

Alguém sabe se tem como afinar o algoritmo do PB2 em um 1600AF? Monitorando no Ryzen Master, eu percebo que mesmo com o processador ocioso (<=5% de uso), ele sobe o clock pra cerca de 3600-3700MHz em alguns núcleos e o Vcore pra uns 1,4V durante vários segundos, aumentando a temperatura e o consumo desnecessariamente.

Uso o perfil de energia Ryzen Balanced, e alterei o desempenho mínimo pra 1%, pois antes estava 90% se não me engano, o que mantinha o clock mínimo num valor alto sem necessidade alguma, agora chega a cair pra 1550MHz. Ainda estou usando o cooler stock, comprei um Deepcool Gammaxx 400 V2, mas queria de qualquer jeito que o OC de fábrica fosse mais inteligente, só subindo o clock quando realmente necessário.

Exatamente se fosse uma vga mais forte ele ainda tem fôlego para empurrar... Por isso a vga está segurando o CPU
quando possivel vou fazer um em ultra , pra ver o quanto a mais consigo com o 5800x e as memorias fino do fino rsrsrs..
a gpu é 2080ti tbm

Alguém sabe se tem como afinar o algoritmo do PB2 em um 1600AF? Monitorando no Ryzen Master, eu percebo que mesmo com o processador ocioso (<=5% de uso), ele sobe o clock pra cerca de 3600-3700MHz em alguns núcleos e o Vcore pra uns 1,4V durante vários segundos, aumentando a temperatura e o consumo desnecessariamente.

Uso o perfil de energia Ryzen Balanced, e alterei o desempenho mínimo pra 1%, pois antes estava 90% se não me engano, o que mantinha o clock mínimo num valor alto sem necessidade alguma, agora chega a cair pra 1550MHz. Ainda estou usando o cooler stock, comprei um Deepcool Gammaxx 400 V2, mas queria de qualquer jeito que o OC de fábrica fosse mais inteligente, só subindo o clock quando realmente necessário.
Usa o plano equilibrado do Windows mesmo, mete undervolting e desliga essa bomba desse PBO. Fiz isso aqui e além de aumentar minha pontuação no cinebench, diminuiu a temperatura. Aqui o processador ficava em 60 °C em IDLE, só pra tu ter noção, fora que o processador continua atingindo os 4.4GHz de boost em single core. 🤷‍♂️

Qualquer carga besta usando multicore a tempetura ia pra 90~95 °C

PS: o PBO2 é exclusivo dos Ryzen 5000. Ryzen 4000 pra trás usam o PBO antigo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra quem procura memória CxB recomendo esse kit Crucial Ballistix 3000Mhz CL15 E-die. Tá rodando traquilo a 3800mhz 16-19-16-36 1.36v(4x8GB) com 5600X / Asus TUF X570.

Comprei cada kit por 505 numa promo mês passado seguindo sugestões daqui pq era excelente pra OC. Como queria ter pelo menos 32GB e não tava afim de pagar quase 2k num kit XMP 3600C16 foi o melhor CxB nacional que achei sem ter que arriscar na loteria B-die.
Comprei aqui e não passam de 3200. Agora você vai fazer elas funcionarem a 3600, seu cabra! :morre::melior4:

Última edição:
Comprei aqui e não passam de 3200. Agora você vai fazer elas funcionarem a 3600, seu cabra!

Estranho, quando usava no Ryzen 2600 não subia por causa do processador, agora no 3600X vai suave @3800.

aqui e não passam de 3200. Agora você vai fazer elas funcionarem a 3600, seu cabra! :morre::melior4:

A Crucial faz seleção por bin com os chips Micron rev.E

Kit 3000MHz não necessariamente é um bom bin.

Para maximizar a chance de pegar um kit capaz de 3800MHz comprei um com XMP 3600MHz.

Mesma coisa com B-Die 3200C16, as vezes dá sorte e pega um kit foda, mas as vezes vem um kit que não sobe nada.

A Crucial faz seleção por bin com os chips Micron rev.E

Kit 3000MHz não necessariamente é um bom bin.

Para maximizar a chance de pegar um kit capaz de 3800MHz comprei um com XMP 3600MHz.

Mesma coisa com B-Die 3200MHz, as vezes dá sorte e pega um kit foda, mas as vezes vem um kit que não sobe nada.

Minhas Ballistix são 3200C16 e consigo 3733 com voltagem acima do que a maioria precisa com o kit 3000C15. Nunca dou sorte com loteria nenhuma. Tanto o 1500X quanto o 3600 são bem medíocres de OC. :forever:

No caso do 3600 não tô sozinho pois peguei no começo e aparentemente quase todos eram horríveis de OC. Mais um motivo pra eu não ficar correndo atrás de CPU recém lançado.

Minhas Ballistix são 3200C16 e consigo 3733 com voltagem acima do que a maioria precisa com o kit 3000C15. Nunca dou sorte com loteria nenhuma. Tanto o 1500X quanto o 3600 são bem medíocres de OC. :forever:

No caso do 3600 não tô sozinho pois peguei no começo e aparentemente quase todos eram horríveis de OC. Mais um motivo pra eu não ficar correndo atrás de CPU recém lançado.

Faz parte...

Aqui acho que caguei.

XMP: 3600 16-18-18-38 1.35v

To rodando sem erro algum: 3800 16-18-16-36 1T 1.35v

Galera, consegui estabilizar usando um programa para calcular os timings das memórias - modo safe o cálculo para 2933 como segue no print: Screenshot por Lightshot (prnt.sc) (2933 MHz)
1-Esses timings para 2933 MHz estão bons?
2-Pela calculadora de timings consigo os 3466 MHz - calculo modo SAFE tbm, não testei ainda para ver se fica estável, segue o print de como ficariam os timings: Screenshot por Lightshot (prnt.sc) (3466 MHz)
3-Compensa tentar os 3466 MHz? Os timings de 3466 MHz estão bons?
4-Em qual delas acham que terei mais ganho de performance e FPS em jogos?
5-Estou pensando em trocar minha RX 580, seria melhor pegar uma RTX 2080 Super ou uma RTX 3070 ou uma RX 5700XT?
Minha configuração: XPG Core Reactor 850W Gold Full Modular, Aorus B450 Pro Wi-Fi, Ryzen 5 2600 (Stock) - resfriamento com Corsair Hydro H100i versão 1 com "Push-pull" "all ML120 RGB Pro Fans", 4 x 8GB HyperX Predator 2933 MHz, Power Color RX 580 8GB, SSD M2 NVMe WD SN750 with heatsinc 500GB, HD 500GB.

Última edição:
Quando uso o PBO2 e ajusto a curva pra baixo o ideal é deixar o cores principais com um valor mais próximo de zero?

Vamos supor que no ryzen master esteja indicado que o meus cores são o 1 e 6

Chutando valores aleatórios, deveria deixar os outros em -15 e os main -5?

To tentando colocar o boost +150mhz e o sistema da reboot do nada.

Porém usando -15 all cores está estável (sem aumentar o boost)

Usa o plano equilibrado do Windows mesmo, mete undervolting e desliga essa bomba desse PBO. Fiz isso aqui e além de aumentar minha pontuação no cinebench, diminuiu a temperatura. Aqui o processador ficava em 60 °C em IDLE, só pra tu ter noção, fora que o processador continua atingindo os 4.4GHz de boost em single core. 🤷‍♂️

Qualquer carga besta usando multicore a tempetura ia pra 90~95 °C

PS: o PBO2 é exclusivo dos Ryzen 3000. Ryzen 2000 pra trás usam o PBO antigo.

Comprei aqui e não passam de 3200. Agora você vai fazer elas funcionarem a 3600, seu cabra! :morre::melior4:

PBO2 apenas nos ryzen 5000 não ?

Testei agora 4066mhz (4 pentes) com IF 1:1 e passou no TM5. Vou deixar no dia a dia pra ver se apresenta erro.

J442a9S.png

O timing ta no limite, pois 18 -19-19 já apresentava erro... E não tentei tambem subir mais de frequencia porque não bootou pra mim a partir de 4133mhz, então meio que me conformei.

Uma coisa que estou achando estranho aqui é que eu desligo o PC, mas quando eu volto ele tá em modo de espera. :wat:

Testei agora 4066mhz (4 pentes) com IF 1:1 e passou no TM5. Vou deixar no dia a dia pra ver se apresenta erro.

J442a9S.png

O timing ta no limite, pois 18 -19-19 já apresentava erro... E não tentei tambem subir mais de frequencia porque não bootou pra mim a partir de 4133mhz, então meio que me conformei.
Top Man vou testar aqui esse timings... Pois Aminha aqui somente sobe cl 15 ou 16... Qualquer latência maior não consigo subir... 4 pentes eu consegui subir 4000mhz mas não fica estável creio que seja os timings muito apertados vou tentar igual aos seus...

Feriado do ano novo lunar acabou, e pelo menos a Gigabyte voltou ao trabalho. Em dois dias as B550 ja tiveram duas bios beta AGESA 1.2.0.0. Aparentemente arrumaram o USB Stuttering jogando, e (só conferi a PRO AC) estão afinando cada vez mais para melhorar frequencia dram, 4000+ está ficando mais comum.

Completamente cru ainda, devemos estar a uns dois meses ainda de bios finais e estáveis 1.2.0.0 para b550 e x570, mas PROGRESSO!!

Top Man vou testar aqui esse timings... Pois Aminha aqui somente sobe cl 15 ou 16... Qualquer latência maior não consigo subir... 4 pentes eu consegui subir 4000mhz mas não fica estável creio que seja os timings muito apertados vou tentar igual aos seus...

Eu usei os timings parciais primários de uma outra memória com mesmo chip, micron e-die, o resto deixei no auto do perfil xmp, mas usei a sugestão max de voltagem dada pelo dram calculator pra 3800mhz.

Queria que tivesse um banco de dados completo e fácil com o perfil xmp na integra de diversas memórias, mas tem que garimpar mesmo pra achar algo, e raramente acha-se o perfil completo...

J442a9S.png

faça testes comparando esse seu melhor resultado com CAS18 e procure um ajuste fino com CAS16 , seja 3600 , 3733 , 3800 , 3866...
teste nos programas que vc ja conhece , games que são de uso diário... Pois pelo que venho testando e aprendendo , cada app tem se beneficiado de certa forma.. Uns de FREQUENCIA ALTA , outros de LATENCIA BAIXA... e por ae vai..
Estou muito contente e satisfeito com o resultado das patriot viper 4400@18 , porem sendo rodadas a 3866@16 , fator limitante no meu caso não é a memoria , e sim minha mobo , que só aceita 1.4V , e tem outras limitações acima de de 3933mhz.... acredito que seja pelo chipset b450 , versão bios , agesa etc etc..

Por consumismo , talvez eu faça mais um upgrade (q já não estava nos meus planos até sair ddr5) ,de pegar uma x570 , inclusive igual a sua (tuf x570 plus-br) para poder levar essas patriot alem dos xmp rsrsrsrs... 4266 ou 4400@16 e 4600+@18..

Feriado do ano novo lunar acabou, e pelo menos a Gigabyte voltou ao trabalho. Em dois dias as B550 ja tiveram duas bios beta AGESA 1.2.0.0. Aparentemente arrumaram o USB Stuttering jogando, e (só conferi a PRO AC) estão afinando cada vez mais para melhorar frequencia dram, 4000+ está ficando mais comum.

Completamente cru ainda, devemos estar a uns dois meses ainda de bios finais e estáveis 1.2.0.0 para b550 e x570, mas PROGRESSO!!
esse foi o "problema" que tive aqui na steel legendas, agesa 1.1.x.x ... testei e retestei diversas vezes meus perfis afinados em 3933,4000 e 4133 todos @16... ficavam perfeitos mesmo com 1.4V... quando entrava no jogo.. bugs de USB ( tanto no mouse , quanto no fone ) , tomara que corrijam isso com a Agesa 1.2.x.x e eu não precise upar de mb rsrsrs.

faça testes comparando esse seu melhor resultado com CAS18 e procure um ajuste fino com CAS16 , seja 3600 , 3733 , 3800 , 3866...
teste nos programas que vc ja conhece , games que são de uso diário... Pois pelo que venho testando e aprendendo , cada app tem se beneficiado de certa forma.. Uns de FREQUENCIA ALTA , outros de LATENCIA BAIXA... e por ae vai..
Estou muito contente e satisfeito com o resultado das patriot viper 4400@18 , porem sendo rodadas a 3866@16 , fator limitante no meu caso não é a memoria , e sim minha mobo , que só aceita 1.4V , e tem outras limitações acima de de 3933mhz.... acredito que seja pelo chipset b450 , versão bios , agesa etc etc..

Por consumismo , talvez eu faça mais um upgrade (q já não estava nos meus planos até sair ddr5) ,de pegar uma x570 , inclusive igual a sua (tuf x570 plus-br) para poder levar essas patriot alem dos xmp rsrsrsrs... 4266 ou 4400@16 e 4600+@18..

esse foi o "problema" que tive aqui na steel legendas, agesa 1.1.x.x ... testei e retestei diversas vezes meus perfis afinados em 3933,4000 e 4133 todos @16... ficavam perfeitos mesmo com 1.4V... quando entrava no jogo.. bugs de USB ( tanto no mouse , quanto no fone ) , tomara que corrijam isso com a Agesa 1.2.x.x e eu não precise upar de mb rsrsrs.

Eu usava 3800mhz c16 estável num Ryzen 7 3700x, nunca tinha tentado subir mais porque achava que era o limite pras memórias (micron e-die), além que com certeza era o limite praquele ryzen com o IF 1:1.

Mas este fds devo tentar se rola 4000 c17 ou na pior das hipóteses tento ajustar em c18 mesmo.

Minha preocupação inicial era a temperatura das memórias, mas verifiquei já que em stress não passa de 45° C.

Pessoal que é mais antenado ai, eu tinha um 3950X que deu problema (não dava mais vídeo quando as memórias em dual channel), e agora estou sem processador.

A dúvida é, pego outro 3950X ou espero o 5950X aparecer em alguma loja? Não acho o 5950X em lugar nenhum. Parece que não tem em estoque em nenhum lugar, mesmo na gringa.

Uso de placa-mãe uma Aorus X570 Master.

Users who are viewing this thread

Voltar