• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Do 5950x 4x8 pentes
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tive um 3700x creio que um dos melhores chip mundi.... 4550mhz 1.36vcore if 1900mhz... Hj utilizo um 5600x if 2033mhz.... Se for apenas games pode ir tranquilo que o 5600x principalmente no low é um canhão comparado ao 3700x....

Atualmente está assim:

4x16Gb, configuradas em 3200Mhz e IF em 1600MHz, ficando 1:1.

if1600mhz.png


zentimings.png


O máximo que cheguei foi com o IF 2000Mhz e as memórias em 3933Mhz na configuração de 4 pentes.

if2000mhz-memorias1967.png


Se eu colocar 2 pentes apenas, rola de boa IF 2000Mhz e memórias em 4000Mhz.

Será que é isto que tu queria? Não compreendi mto bem.

O motivo de eu daixar em 3200Mhz/IF1600Mhz é por conta da garantia, parece que acima de 3200Mhz a AMD pode negar garantia se ocorrer problemas.
 
Última edição:
VGA é uma rx 5700... Ia pegar uma 3060 ti, mas desisti com a alta dos preços.

Porém uma coisa que vi nos reviews foi o alto uso da CPU coisa de 55% mais.. em todos os jogos enquanto o i7 10700k e o rx 3700x ficava em 36%. Será que isso vai ser problema daqui a poucos anos ?
a 5700 dá um Otimo caldo ainda... não vejo motivos suficientes pra desembolsar uma grana superfaturada no momento.

sobre o USO do CPU mais alto , é em virtude de mais quadros na tela..

antigamente tinha um conceito que : se o hardware não estava 100% era pq estava sobrando ou sofrendo gargalo de outro hardware.


porem o ganho de IPC atualmente vai na teoria diferente.. não é pq não esta usando 100% que o processador está "SOBRANDO"..
meu 3800x usava 60% mas nao dava media acima de 170fps.
o 5800x , assim como toda linha ryzen 5000 , teve um gigante ganho de IPC... ele usa a mesma faixa de 60% , porem as médias foram pra 250.
e a vga é a mesma , que tbm acabou aumentando o uso com o 5800x devido ao fato de ele "EMPURRAR" muito mais.
 
Vale a pena sair de um 3600 pra um 5600x?
 
Se tua mobo está bem parafusada no gabinete, e teu Air cooler bem parafusado no socket não é pra ficar tombado. Não é que nem VGA pesada, que só é parafusada em um lado e o resto da sustenção é feita pelo slot...

Esse Air cooler é preso por um tipo de presilhas. Já fucei aqui e é só dessa forma
 
Esse Air cooler é preso por um tipo de presilhas. Já fucei aqui e é só dessa forma

Posta uma foto aí para darmos uma olhada, talvez ajude para te dar alguma direção.
 
meu post em cima do seu , se aplica pra ti tbm..
na ocasião , o amigo tem um 3700x > 5600x..

A stell legend b450 ta levando de boa ele? Tenho uma MSI b450 gaming plus... viu algum relato ? Se tava tendo bronca?
Obrigado
 
meu post em cima do seu , se aplica pra ti tbm..
na ocasião , o amigo tem um 3700x > 5600x..

Eu li aqui os posts, mas não fui muito especifico hahaha

Minha meta é trocar essa minha rx 580 por uma 3060ti, usando num monitor 29 ultrawide 2560x1080 a 75fps

5600x vai me ajudar melhor nisso ou é overkill?
 
A stell legend b450 ta levando de boa ele? Tenho uma MSI b450 gaming plus... viu algum relato ? Se tava tendo bronca?
Obrigado
sim , esta levando bem.
meu "único" incomodo no momento é ainda não ter recebido bios com a Agesa 1.2.0.0
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu li aqui os posts, mas não fui muito especifico hahaha

Minha meta é trocar essa minha rx 580 por uma 3060ti, usando num monitor 29 ultrawide 2560x1080 a 75fps

5600x vai me ajudar melhor nisso ou é overkill?
se o foco é pra essa ULTRAWIDE1080p que é "pouco" mais pesado que o 1080p @75hz. Uma vga vai ser muito mais benéfico do que o SWAP de Cpu.
 
4x16Gb, configuradas em 3200Mhz e IF em 1800MHz, ficando 1:1.

Aqui não esta 1:1 se seu IF é 1800Mhz o clock teria que ser 3600Mhz e não 32000Mhz

O máximo que cheguei foi com o IF 2000Mhz e as memórias em 3933Mhz na configuração de 4 pentes.

Aqui também não esta 1:1

isso te da uma baita penalidade de latência.

Procura ai no Youtube o programa Thaiphoon Burner" e como usar, nele vai dar pra ter uma ideia dos timming que você vai conseguir com essas memorias.
Manda um print aqui.

OBS: 4x pentes de memorias é mais dificil conseguir um clock alto do que com 2x à não ser que sua placa mãe seja T-Thopology (que não é seu caso, sua é Daisy Chain)
 
Atualmente está assim:

4x16Gb, configuradas em 3200Mhz e IF em 1800MHz, ficando 1:1.

if1600mhz.png


zentimings.png


O máximo que cheguei foi com o IF 2000Mhz e as memórias em 3933Mhz na configuração de 4 pentes.

if2000mhz-memorias1967.png


Se eu colocar 2 pentes apenas, rola de boa IF 2000Mhz e memórias em 4000Mhz.

Será que é isto que tu queria? Não compreendi mto bem.

O motivo de eu daixar em 3200Mhz/IF1600Mhz é por conta da garantia, parece que acima de 3200Mhz a AMD pode negar garantia se ocorrer problemas.
Seu if está atrelado a frequência da memoria nesse caso está 1600 mhz.... É não 1800
 
Seu if está atrelado a frequência da memoria nesse caso está 1600 mhz.... É não 1800

ops, escrevi errado, mas é isso aí...

Aqui não esta 1:1 se seu IF é 1800Mhz o clock teria que ser 3600Mhz e não 32000Mhz



Aqui também não esta 1:1

isso te da uma baita penalidade de latência.

Procura ai no Youtube o programa Thaiphoon Burner" e como usar, nele vai dar pra ter uma ideia dos timming que você vai conseguir com essas memorias.
Manda um print aqui.

OBS: 4x pentes de memorias é mais dificil conseguir um clock alto do que com 2x à não ser que sua placa mãe seja T-Thopology (que não é seu caso, sua é Daisy Chain)

Então, o IF fica 1:1 até os 3933 nas memórias, só em 4000 que não rola.
Não deixei o IF mais alto que as memórias, voltei para 3200Mhz nas memórias e IF de 1600Mhz.

Vou deixar do jeito que está mesmo, porque por mais que eu subisse 4000Mhz nas memórias, o ryzen iria para o IF 2000Mhz que testei e aparentemente funcionou, mas poderia ficar descoberto da garantia, por isso não grilei em deixar as memórias em 4000Mhz e decidi por 3600MHz com as latências bem apertadas.

Obs: meu kit de memória original é 2x16Gb, e comprei 2. Não é kit originalmente de 4x16Gb. Talvez seja por isto que zoe para subir com os 4 pentes, até pq com dois funciona de boa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@rZAO, tirei as memórias para subir em 2000Mhz no IF e 4000Mhz nas memórias.

Zen-Timings-Screenshot-26913471-1927812.png


if2000mhz-aida.png


Dá uma diferença legal, não posso negar. Mas como acabo usando mais que 32 Gb de memória e a máquina fica ligadona 24h, prefiro deixar dentro da margem de segurança mantendo o IF dentro do que a AMD cobre.

Uma saída "meio termo" seria eu deixar o IF 1800Mhz com as memórias em 3600Mhz, mas ai cai na questão de estar descoberto da garantia/recomendação da AMD. Em 3600Mhz nas memórias rola 15-17-17-17-38 nas latências.

Consegui ajudar no que tu queria? ou é outra coisa? qualque coisa diz ai que dou um jeito de correr atrás no que precisar e eu puder ajudar.
 
Última edição:
unknown.png


Não vi comentarem isso sobre a apresentação da AMD de hoje. Anunciaram o suporte oficial do Smart Access para os ZEN 2.

Já se sabia que provavelmente fariam isso pq tinha gente conseguindo usar com gambiarra, mas bom saber que já vai ser oficial.

Como a NVIDIA acabou de ativar isso nas RTX 3060, imagino que vá ser compatível com as NVIDIA tb.

.
 
unknown.png


Não vi comentarem isso sobre a apresentação da AMD de hoje. Anunciaram o suporte oficial do Smart Access para os ZEN 2.

Já se sabia que provavelmente fariam isso pq tinha gente conseguindo usar com gambiarra, mas bom saber que já vai ser oficial.

Como a NVIDIA acabou de ativar isso nas RTX 3060, imagino que vá ser compatível com as NVIDIA tb.

.
mas como sera ativado isso? update de bios placa mae??
 
mas como sera ativado isso? update de bios placa mae??

Caso ainda não esteja ativo, provavelmente BIOS de placa-mãe mesmo.

E para as NVIDIA pelo que li também vai precisar de atualizar a BIOS da placa de vídeo.

.
 
Caso ainda não esteja ativo, provavelmente BIOS de placa-mãe mesmo.

E para as NVIDIA pelo que li também vai precisar de atualizar a BIOS da placa de vídeo.

.

Nvidia vai ser por driver, sem relação com BIOS.
 
Tava um tempinho fora sobre hardware e nem sabia que a Galax tá fazendo mobo AM4! :cat:

E que palha assada ver uma X570 m-ITX custando R$2200, mto mais que uma m-ATX.
 
Dei uma apertada nos timmings TRFC e TRC e ta rodando a 1 hora aqui, eu usando o chrome vendo live, com várias abas abertas e ta tudo tranquilo até agora.
Será que ta estável?

y3ayQO4.jpg
 
Dei uma apertada nos timmings TRFC e TRC e ta rodando a 1 hora aqui, eu usando o chrome vendo live, com várias abas abertas e ta tudo tranquilo até agora.
Será que ta estável?

y3ayQO4.jpg

Tenho Hynix CJR e utilizo esses mesmos valores de tRC e tRFC em 3800mhz, estável.
 
Dei uma apertada nos timmings TRFC e TRC e ta rodando a 1 hora aqui, eu usando o chrome vendo live, com várias abas abertas e ta tudo tranquilo até agora.
Será que ta estável?

y3ayQO4.jpg
Se vc tá com o Chrome com várias abas existe memória não alocada para o teste de stress, portanto não é um teste efetivo 100%, fora que provavelmente tá pegando uma boa porcentagem do arquivo de paginação, o ideal é testar somente o teste aberto e no máximo um HWiNFO64 pra acompanhar as voltagens e temperaturas.
 
Tenho Hynix CJR e utilizo esses mesmos valores de tRC e tRFC em 3800mhz, estável.
Quais tensões do soc, da dram, vddp, ccd e iod?

Se vc tá com o Chrome com várias abas existe memória não alocada para o teste de stress, portanto não é um teste efetivo 100%, fora que provavelmente tá pegando uma boa porcentagem do arquivo de paginação, o ideal é testar somente o teste aberto e no máximo um HWiNFO64 pra acompanhar as voltagens e temperaturas.

Ah beleza, amanha eu faço o teste com tudo fechado para ver qual é
 
Quais tensões do soc, da dram, vddp, ccd e iod?



Ah beleza, amanha eu faço o teste com tudo fechado para ver qual é

SOC 1.12v, dram 1.4v, VDDP 900mV e VDDG 1050mV.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não consigo passar de 3800 1:1, se coloco 3866mhz 1:1 já tenho toneladas de erros WHEA. O Dram me da como valores máximos de VDDP 1050mV e VDDG 1075mV. Sera que ao aumentar o VDDP e VDDG possa conseguir subir meu IF sem erros whea? O que mais pode me ajudar a tentar estabilizar o IF maior que 1900? Consegui subir minhas memórias até 4000mhz sem erros no TM5 Extreme, mas meu IF não acompanha com esses valores que estou usando. Meu SOC está em 1.12v.

Segue foto do zen timming:
UaT33J.png
 
Última edição:
ops, escrevi errado, mas é isso aí...



Então, o IF fica 1:1 até os 3933 nas memórias, só em 4000 que não rola.
Não deixei o IF mais alto que as memórias, voltei para 3200Mhz nas memórias e IF de 1600Mhz.

Vou deixar do jeito que está mesmo, porque por mais que eu subisse 4000Mhz nas memórias, o ryzen iria para o IF 2000Mhz que testei e aparentemente funcionou, mas poderia ficar descoberto da garantia, por isso não grilei em deixar as memórias em 4000Mhz e decidi por 3600MHz com as latências bem apertadas.

Obs: meu kit de memória original é 2x16Gb, e comprei 2. Não é kit originalmente de 4x16Gb. Talvez seja por isto que zoe para subir com os 4 pentes, até pq com dois funciona de boa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@rZAO, tirei as memórias para subir em 2000Mhz no IF e 4000Mhz nas memórias.

Zen-Timings-Screenshot-26913471-1927812.png


if2000mhz-aida.png


Dá uma diferença legal, não posso negar. Mas como acabo usando mais que 32 Gb de memória e a máquina fica ligadona 24h, prefiro deixar dentro da margem de segurança mantendo o IF dentro do que a AMD cobre.

Uma saída "meio termo" seria eu deixar o IF 1800Mhz com as memórias em 3600Mhz, mas ai cai na questão de estar descoberto da garantia/recomendação da AMD. Em 3600Mhz nas memórias rola 15-17-17-17-38 nas latências.

Consegui ajudar no que tu queria? ou é outra coisa? qualque coisa diz ai que dou um jeito de correr atrás no que precisar e eu puder ajudar.

Recomendo você tentar assim;

IF: 1900MHz
RAM: 3800MHz
Timing: 17-19-19-39 1T (ou melhor)
RAM: 1.40v
SOC: 1.10v
VDDG CCD: 1.00v
VDDG IOD: 1.00V
VDDP: 0.90v

Nunca vi a AMD negar garantia por OC de RAM/IF. Ela incentiva os usuários a fazerem isso em alguns documentos.

[OFF]
Alguém tem notícias do @dayllann ?
Em tempos de pandêmia até fico assustado quando algum colega some.

Vi que ele não posta nada no fórum/disqus a mais de 1 mês.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo