• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
unknown.png


Não vi comentarem isso sobre a apresentação da AMD de hoje. Anunciaram o suporte oficial do Smart Access para os ZEN 2.

Já se sabia que provavelmente fariam isso pq tinha gente conseguindo usar com gambiarra, mas bom saber que já vai ser oficial.

Como a NVIDIA acabou de ativar isso nas RTX 3060, imagino que vá ser compatível com as NVIDIA tb.

.

Modo RAGE ON:
Tem que ser compatível é com a série 20XX! Eu , um felizardo possuidor de uma fucking 2080 TI Ultra XC MEGA BLASTER 11 GB de VRAM (comprada a preço de banana se comparada aos valores atuais) , tenho que assistir a ralé da Master Race , que aguardam ansiosamente o lançamento da série XX60 das famílias da Nvidea para adquirirem suas placas medíocres , desfrutarem dessa abençoada tecnologia.

Modo RAGE OFF:
 
Modo RAGE ON:
Tem que ser compatível é com a série 20XX! Eu , um felizardo possuidor de uma fucking 2080 TI Ultra XC MEGA BLASTER 11 GB de VRAM (comprada a preço de banana se comparada aos valores atuais) , tenho que assistir a ralé da Master Race , que aguardam ansiosamente o lançamento da série XX60 das famílias da Nvidea para adquirirem suas placas medíocres , desfrutarem dessa abençoada tecnologia.

Modo RAGE OFF:

Se não tiver nenhum impedimento de hardware, eventualmente a NVIDIA pode vir a liberar isso para as Turing tb.
 
Se não tiver nenhum impedimento de hardware, eventualmente a NVIDIA pode vir a liberar isso para as Turing tb.

A empresa que assim que sai geração nova, abandona a otimização de jogos novos na geração anterior?

Intel só deu suporte para 10ª geração pois não lançou a 11ª geração ainda.
 
Recomendo você tentar assim;

IF: 1900MHz
RAM: 3800MHz
Timing: 17-19-19-39 1T (ou melhor)
RAM: 1.40v
SOC: 1.10v
VDDG CCD: 1.00v
VDDG IOD: 1.00V
VDDP: 0.90v

Nunca vi a AMD negar garantia por OC de RAM/IF. Ela incentiva os usuários a fazerem isso em alguns documentos.

[OFF]
Alguém tem notícias do @dayllann ?
Em tempos de pandêmia até fico assustado quando algum colega some.

Vi que ele não posta nada no fórum/disqus a mais de 1 mês.

@RHBH, bom saber que nunca viu negarem. Eu fiquei com o c* na mão, porque antes eu tinha o 3950X e ele rodava em 3600/1800 e por incrível que pareça, o negócio parou de ligar. Ai teste vai e teste vem, notei que ele ligava só com um pente de memória ou nas posições de single channel. Pensei que era placa mãe, mas no final das contas peguei um outro ryzen e qdo coloqui funcionou na hora. Conclusão: o 3950X parou de funcionar em dual channel. Agora o motivo que não sei qual foi, se foi por azar mesmo ou por rodar com IF de 1800Mhz. Deixo o pc ligadão 24h também, não sei se isto influenciou, mas que foi bizarro, foi! No fim das contas a AMD deu RMA e boa, nem falaram nada, mas foi aí que lendo por aí vi a questão de eles poderem negar RMA se usar memórias acima de 3200Mhz, por isto fiquei cauteloso e acabei ficando com medo de rodar eterno 1800Mhz no novo processador.

E pior que temperaturas e etc, acho que são boas. Tanto o 3950X qto o 5950X ficam em 70 ~ 72 graus jogando um COD da vida e fora dos jogos é 50 ~ 65. Vi que tem gente batendo 80 ~ 90 graus nos Ryzen e tendo isto como parâmetro dá a entender que as temps estão boas com o WC.

Obrigado pelas dicas :)
 
@RHBH, bom saber que nunca viu negarem. Eu fiquei com o c* na mão, porque antes eu tinha o 3950X e ele rodava em 3600/1800 e por incrível que pareça, o negócio parou de ligar. Ai teste vai e teste vem, notei que ele ligava só com um pente de memória ou nas posições de single channel. Pensei que era placa mãe, mas no final das contas peguei um outro ryzen e qdo coloqui funcionou na hora. Conclusão: o 3950X parou de funcionar em dual channel. Agora o motivo que não sei qual foi, se foi por azar mesmo ou por rodar com IF de 1800Mhz. Deixo o pc ligadão 24h também, não sei se isto influenciou, mas que foi bizarro, foi! No fim das contas a AMD deu RMA e boa, nem falaram nada, mas foi aí que lendo por aí vi a questão de eles poderem negar RMA se usar memórias acima de 3200Mhz, por isto fiquei cauteloso e acabei ficando com medo de rodar eterno 1800Mhz no novo processador.

E pior que temperaturas e etc, acho que são boas. Tanto o 3950X qto o 5950X ficam em 70 ~ 72 graus jogando um COD da vida e fora dos jogos é 50 ~ 65. Vi que tem gente batendo 80 ~ 90 graus nos Ryzen e tendo isto como parâmetro dá a entender que as temps estão boas com o WC.

Obrigado pelas dicas :)

Teste ae e compartilhe os resultados. Dá pra afinar bastante mas te passei uns valores generalistas que provavelmente irão funcionar.
 
Teste ae e compartilhe os resultados. Dá pra afinar bastante mas te passei uns valores generalistas que provavelmente irão funcionar.

Então, mas estes timings é com 2x16Gb né? Pq com 4x16Gb ele não sobe nem a pau.
 
Então, mas estes timings é com 2x16Gb né? Pq com 4x16Gb ele não sobe nem a pau.

Os timings não devem ser o fator principal, até porque 17-19-19-39 é bem razoável para 3800MHz.

Pode tentar com timings maiores e a a calculadora do 1usmus pode te ajudar:


Se não conseguir dar boot com 3800/1900 de jeito nenhum, teste 3733/1866 e 3866/1933.
 
Os timings não devem ser o fator principal, até porque 17-19-19-39 é bem razoável para 3800MHz.

Pode tentar com timings maiores, a calculadora do 1usmus pode ajudar:


Se não conseguir dar boot com 3800/1900 de jeito nenhum, teste 3733/1866 e 3866/1933.

ah, saquei. pensei que era para usar estes timings com 4000Mhz.

Com 3800Mhz eles sobem de boa sim e não precisa mexer nas voltagens pelo que testei.

Agora uma pergunta meio besta: qual o efeito prático de rodar 3200Mhz/1600Mhz se comparado a 3800Mhz/1900Mhz?

Pergunto pq antes eu tirei dois pentes, subi em 4000Mhz/2000Mhz e abri o COD por exemplo e sinceramente não notei melhoria nenhuma nos FPS (peguei média com o Afterbuernr).

Eu estava fazendo isto até mesmo pelo fato de fazer os benchmarks do AIDA e tal, mas confesso que não notei diferença real pular de 3200Mhz para 4000Mhz (isto deu aproximadamente 12 Gb/s de diferença nas leituras/escritas das memórias).

Fiquei mto anos fora do mundo de hardware e desktop, só usava mac e boa, trabalho com TI mas é com consultoria em banco de dados e por conta de ter que fazer uns labs com trocentas máquinas virtuais e etc foi que decidi montar o Desktop que uso hoje e como curto uma tecnologia acabei montando este pc da nasa hahahaha

@RHBH, ah vc tem o link do tal do taiphoon? para eu ver qual die é as memos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nossss agora que vi que o site deles é bloqueado para nós BR hahahaha enfim, botei uma vpn no ar e acessei lá, vou dar uma fuçada neste treco.
 
Última edição:
ah, saquei. pensei que era para usar estes timings com 4000Mhz.

Com 3800Mhz eles sobem de boa sim e não precisa mexer nas voltagens pelo que testei.

Agora uma pergunta meio besta: qual o efeito prático de rodar 3200Mhz/1600Mhz se comparado a 3800Mhz/1900Mhz?

Pergunto pq antes eu tirei dois pentes, subi em 4000Mhz/2000Mhz e abri o COD por exemplo e sinceramente não notei melhoria nenhuma nos FPS (peguei média com o Afterbuernr).

Eu estava fazendo isto até mesmo pelo fato de fazer os benchmarks do AIDA e tal, mas confesso que não notei diferença real pular de 3200Mhz para 4000Mhz (isto deu aproximadamente 12 Gb/s de diferença nas leituras/escritas das memórias).

Fiquei mto anos fora do mundo de hardware e desktop, só usava mac e boa, trabalho com TI mas é com consultoria em banco de dados e por conta de ter que fazer uns labs com trocentas máquinas virtuais e etc foi que decidi montar o Desktop que uso hoje e como curto uma tecnologia acabei montando este pc da nasa hahahaha

@RHBH, ah vc tem o link do tal do taiphoon? para eu ver qual die é as memos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nossss agora que vi que o site deles é bloqueado para nós BR hahahaha enfim, botei uma vpn no ar e acessei lá, vou dar uma fuçada neste treco.

4000MHz é complicado, FLCK instável não traz a melhor performance possível.

Eu espero que você veja menos de 60ns no AIDA64 com 3800/1900 afinado.

Se suas memórias forem B-die, consegue chegar em 55ns sem muito esforço.
 
unknown.png


Não vi comentarem isso sobre a apresentação da AMD de hoje. Anunciaram o suporte oficial do Smart Access para os ZEN 2.

Já se sabia que provavelmente fariam isso pq tinha gente conseguindo usar com gambiarra, mas bom saber que já vai ser oficial.

Como a NVIDIA acabou de ativar isso nas RTX 3060, imagino que vá ser compatível com as NVIDIA tb.

.

A RX 5700 se enquadra ? ou só RX 6800..
 
Timing: 17-19-19-39 1T (ou melhor)

Pra colocar esse timming de 17 tem que estar com o GDM desativado correto?

ah, saquei. pensei que era para usar estes timings com 4000Mhz.

Com 3800Mhz eles sobem de boa sim e não precisa mexer nas voltagens pelo que testei.

Agora uma pergunta meio besta: qual o efeito prático de rodar 3200Mhz/1600Mhz se comparado a 3800Mhz/1900Mhz?

Pergunto pq antes eu tirei dois pentes, subi em 4000Mhz/2000Mhz e abri o COD por exemplo e sinceramente não notei melhoria nenhuma nos FPS (peguei média com o Afterbuernr).

Eu estava fazendo isto até mesmo pelo fato de fazer os benchmarks do AIDA e tal, mas confesso que não notei diferença real pular de 3200Mhz para 4000Mhz (isto deu aproximadamente 12 Gb/s de diferença nas leituras/escritas das memórias).

Fiquei mto anos fora do mundo de hardware e desktop, só usava mac e boa, trabalho com TI mas é com consultoria em banco de dados e por conta de ter que fazer uns labs com trocentas máquinas virtuais e etc foi que decidi montar o Desktop que uso hoje e como curto uma tecnologia acabei montando este pc da nasa hahahaha

@RHBH, ah vc tem o link do tal do taiphoon? para eu ver qual die é as memos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nossss agora que vi que o site deles é bloqueado para nós BR hahahaha enfim, botei uma vpn no ar e acessei lá, vou dar uma fuçada neste treco.

se suas memorias for o SKU: CMT32GX4M2C3200C16 seu chip é samsung b-die (a melhor bin pra OC) FONTE - ASROCK QVL
Se for essa ocasião pode começar com com 1.45v (1.5v é seguro para o dia a dia em Samsung B-DIE, não é recomendo para outros chips)
Timing: 16-18-18-18-38-48 (GMD: Disable CMD: 1T, se não subir coloca 2T)
RAM: 1.45v

E as config do "AMD Overclocking" que o RHBH passou
 
A RX 5700 se enquadra ? ou só RX 6800..

Por enquanto as 6xxx.

Pra nvidia as Ampere só tem confirmação de vir a funcionar com os ryzen 5xxx
 
No meu caso pra aproveitar essa tecnologia do Smart Access, teria que upar a mobo né??

se tiver que upar a mobo, estou pensando em upar a cpu também pra casar melhor com a vga, jogo em 1440p 165hz, um 5600x ja daria conta do recado?

e por ultimo vcs acham que zen3+ sai esse ano ainda ou só em 2022?
 
Bora @RHBH @Evolution. Segue Horizon Zero Dawn em 1440p na preset QUALIDADE SUPREMA sem alterar mais nada (FOV em 80 padrão do jogo):

IMJuwyy.png

Teu sistema tá rendendo bem! Nem esquenta em trocar de CPU heheh.

To rodando o 5900X em stock (105W) com undervolt (CO), a 3080 está travada em 1950MHz.

0lfQIf9.jpg
 
Pra colocar esse timming de 17 tem que estar com o GDM desativado correto?



se suas memorias for o SKU: CMT32GX4M2C3200C16 seu chip é samsung b-die (a melhor bin pra OC) FONTE - ASROCK QVL
Se for essa ocasião pode começar com com 1.45v (1.5v é seguro para o dia a dia em Samsung B-DIE, não é recomendo para outros chips)
Timing: 16-18-18-18-38-48 (GMD: Disable CMD: 1T, se não subir coloca 2T)
RAM: 1.45v

E as config do "AMD Overclocking" que o RHBH passou

Então, vi aqui, É Micron E-Die. Pela calculadora do DRAM ele me mostra latências mais altas do que estão configuradas e estáveis no momento.

Sobre o SKU, as minhas são outro: CMT32GX4M2K4000C19
 
Bora @RHBH @Evolution. Segue Horizon Zero Dawn em 1440p na preset QUALIDADE SUPREMA sem alterar mais nada (FOV em 80 padrão do jogo):

IMJuwyy.png

Pronto ta ae!

Tive que usar o DSR da nvidia já que meu monitor é só 1080p
Até o afterburner ficou pequeno kkkkk
Logo logo invisto em um monitor bala, fiquei feliz com o resultado em 1440p

EwCkZie.jpg
 
Última edição:
Teu sistema tá rendendo bem! Nem esquenta em trocar de CPU heheh.

To rodando o 5900X em stock (105W) com undervolt (CO), a 3080 está travada em 1950MHz.

0lfQIf9.jpg
Boa, valeu pelo comparativo, mas dá pra forçar bem sua GPU ainda, a minha rodei com 10000Mhz (+1000Mhz) no memory clock e uns 2055-2070Mhz variando no core clock, tenta assim pra ver se bate minha pontuação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pronto ta ae!

Tive que usar o DSR da nvidia já que meu monitor é só 1080p

zt1pZCG.jpg
Boa aí sim! Rodou a quanto no core e memory clock da 3080?

Edit.: Vc rodou em 1080p amigo, tem que ser em 1440p (2560x1440p)
 
Boa, valeu pelo comparativo, mas dá pra forçar bem sua GPU ainda, a minha rodei com 10000Mhz (+1000Mhz) no memory clock e uns 2055-2070Mhz variando no core clock, tenta assim pra ver se bate minha pontuação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Boa aí sim! Rodou a quanto no core e memory clock da 3080?

Edit.: Vc rodou em 1080p amigo, tem que ser em 1440p (2560x1440p)

atualizei a print, senti o windows todo bugado e muito screen tearing

GPU toda em default e temp max foi de 71c, bateu 1925-1950mhz se não me engano
CPU @4.65ghz 1.28v

Da pra subir mais, mas to bem satisfeito assim
 
atualizei a print, senti o windows todo bugado e muito screen tearing

GPU toda em default e temp max foi de 71c, bateu 1925-1950mhz se não me engano
CPU @4.65ghz 1.28v

Da pra subir mais, mas to bem satisfeito assim
Estranho, normalmente quando usa DSR vc altera a resolução só dentro do jogo, não precisa alterar na área de trabalho se não fica esquisito mesmo.
 
Estranho, normalmente quando usa DSR vc altera a resolução só dentro do jogo, não precisa alterar na área de trabalho se não fica esquisito mesmo.

kkkkkk amanhã eu tento de novo então! E subo os clocks e deixo a cpu stock também!
 
Teu sistema tá rendendo bem! Nem esquenta em trocar de CPU heheh.

To rodando o 5900X em stock (105W) com undervolt (CO), a 3080 está travada em 1950MHz.

0lfQIf9.jpg
Botei a 1950Mhz (mas ficou 1920Mhz) e sem aumento no memory clock, e deu esse resultado

fyolvYd.png
 
Botei a 1950Mhz (mas ficou 1920Mhz) e sem aumento no memory clock, e deu esse resultado

fyolvYd.png

A FTW3 sobe muito no OC, tem muita folga no Power limit, acho que vai até 450W com a VBIOS atualizada.

A minha é uma Ventus, basiquinha mas dá pro gasto.

Não fiz questão de uma placa mais "parruda" pois OC nas 3080/3090 não sobe muito o FPS, e consegui a Ventus por 5,6k.

Nesse preço e com a disponibilidade pífia das 3080, ficou difícil dizer não.
 
Galera, a diferença do 3700x para o 5800x pra justificar a troca de plataforma?

Vi que o 5800x abaixou o preço e tava até cogitando em pegar ele, mas precisaria trocar a placa mãe. Ao mesmo tempo, o 3700x teve uma boa queda no valor e eu não precisaria trocar a placa mãe. Agora fiquei bem na dúvida :'(

Tenho uma 3070 e meu foco é FullHD 240hz pra jogos competitivos e 4k pros jogos mais casuais.
 
Galera, a diferença do 3700x para o 5800x pra justificar a troca de plataforma?

Vi que o 5800x abaixou o preço e tava até cogitando em pegar ele, mas precisaria trocar a placa mãe. Ao mesmo tempo, o 3700x teve uma boa queda no valor e eu não precisaria trocar a placa mãe. Agora fiquei bem na dúvida :'(

Tenho uma 3070 e meu foco é FullHD 240hz pra jogos competitivos e 4k pros jogos mais casuais.
5600x é suficiente e melhor que o 3700x em quase todos os aspectos
 
5600x é suficiente e melhor que o 3700x em quase todos os aspectos


É que o 5600x não tem acompanhado essa baixa, ai acho que o 5800x seria mais viável pois a diferença de valor não é tão grande.
Ai ficaria outra dúvida:
Pegar uma x570 mais simples (Asus Tuf ta com um preço legal) ou uma B550 mais enfeitada (Asus ROG Strix B550-E)??
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo