[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
As memórias não vão dar essa diferença toda... no máximo 5 de fps... teste aqui já em 3800 e 3600.. mudou 2 fps....
Tem alguma ideia do que possa ser? Sera que é o EDC? Estranho porque apesar da minha bios ser BETA, eu estou no Agesa 1.2.0.0 também. Não sei se possa ser algum "bug" da Asus, pois uso Gigabyte e ele Asus.

Acho que o problema é o cache L3 baixo da CPU que tá bugado no agesa 1.2.0.0. Aqui to usando 5900x e 3080 e o meu score de cache L3 no Aida64 estava muito baixo (na faixa dos 300). Mudei o EDC de 140 para 180 e o score foi para 600-700. Eu tava testando CS GO em 4k com bots na dust2 e o fps estava muito baixo com EDC padrão (na faixa dos 180-220, uso de gpu 60%). Quando mudei o EDC para 180 o fps foi acima dos 300. Talvez seja isso.
que coisa estranha eu tenho um 5900x e asus b550 tuf plus sem ser a mini, uso o edc no valor padrão em 140 mas não faz diferença setar em 160 não (não testei acima disso), só fez esquentar mais, mesmo usando em 140 no aida no l3 faço pouca coisa abaixo dos 700gbs

que coisa estranha eu tenho um 5900x e asus b550 tuf plus sem ser a mini, uso o edc no valor padrão em 140 mas não faz diferença setar em 160 não (não testei acima disso), só fez esquentar mais, mesmo usando em 140 no aida no l3 faço pouca coisa abaixo dos 700gbs

Uso 5900x na x570 tuf br, aqui esquentou mais também a cpu com o aumento do EDC. Mas só percebi o salto de fps no CS GO, nos outros jogos não percebi diferença se teve foi pouca coisa. Tão falando que o novo agesa 1.2.0.1 promete consertar esse bug do cache L3.

Uso 5900x na x570 tuf br, aqui esquentou mais também a cpu com o aumento do EDC. Mas só percebi o salto de fps no CS GO, nos outros jogos não percebi diferença se teve foi pouca coisa. Tão falando que o novo agesa 1.2.0.1 promete consertar esse bug do cache L3.
existe algum outro bench que testa o cache L3? já vi falarem que a correção é apenas no benchmark do aida que era o único lugar onde ocorria este erro, que no restante o uso do L3 é correto, se tiver outro software que testa o L3 podemos tirar essa dúvida

Isso que me deixa triste, é uma baita de uma placa, tenho dó dms de me desfazer dela HAUAHAU
Se você sair do 1700 e ir pra um 3700x, 3800x, 3800xt já dá um belo de um ganho. Já dá mais uns anos de sobrevida pra essa mobo...

Aqui, agora com a troca, acredito que a mobo e as memórias vão durar uns 5 anos pelo menos.

Asrock me deixa indignado, todas as fabricantes de b450 praticamente lançando o agesa novo e so a asrock travada.

Fora a limitação de tensão na dram em 1.4 que é um absurdo

Galera seguinte, ajudei um amigo recentemente a montar um PC e ficou basicamente um R7 5800x + Asus TUF B550 Plus (ta com o agesa 1.2.0.0 já), 2x16gb 3600mhz CL18 e uma RTX 3070. Acontece que fazendo alguns testes de FPS no Valorant (jogo principal dele) eu percebi que com minhas configurações da minha assinatura eu pego muito mais, e vendo outros benchs na net o 5800x consegue entregar mais FPS do que ele está tendo. No estande de tiro do jogo, onde há vários "bots" para você treinar sua mira, quando ele atira bastante o FPS dele chega a cair para 200/180 e fazendo o mesmo teste aqui no meu PC não cai para menos de 350 e as vezes até 400fps, enfim...

Pedi para ele baixar o HWinfo e tudo certo por lá, média de temperatura 49 graus (ele está utilizando um gabinete Lian Li Lancool 215 com 2 fans de 200m na frente e um WC da Thermaltake de 280mm na parte superior), e a frequência bateu 4.85ghz em todos os núcleos. Pedi também para ele baixar o Zen Timmings e Thaiphoon e vi que as memórias dele tem os timmings MUITO altos, principalmente se comparados com a minha Hynix CJR. O chip da memória dele é Micron B-Die segundo o Thaiphoon, mas exportando o perfil para dentro do DRAM ele diz que a cima de 3400mhz "não é suportado", então não saberia se teria como apertar essas latências nesse chip.

Segue foto dos times da memória dele:
h4fppJ.png

O IF dele está em 1800mhz 1:1. Será que toda essa diferença de FPS do meu PC da assinatura pro dele se da pelas memórias? Achei a diferença até relativamente grande para ser apenas as memórias, mas vai saber... Também os benchs que vi do "Tito Tech" testando o 5800x no Valorant, o FPS dele fica bem próximo do meu. Alguma sugestão?

Valeu!!!

build do windows, driver de vídeo, otimizações do windows e painel da nvidia, plano de energia estão iguais??
isso tudo influencia tb.

Asrock me deixa indignado, todas as fabricantes de b450 praticamente lançando o agesa novo e so a asrock travada.

Fora a limitação de tensão na dram em 1.4 que é um absurdo
não espere muitas otimizações pra b450, lembrando que inicialmente a amd nem queria dar suporte aos novos ryzen pra elas e sim somente as b500, foi com muita reclamação que decidiram soltar pras outras mas vai ser algo mais limitado com certeza e jogaram o código na mão das fabricantes e falaram vcs que lancem ae

build do windows, driver de vídeo, otimizações do windows e painel da nvidia, plano de energia estão iguais??
isso tudo influencia tb.
O Windows dele está na versão mais atualizada, igual a minha. Painel da nvidia está igual, plano de energia não faz diferença no Ryzen 5000 e otimização também acabei por fazer algumas coisas no Windows dele, que uso por aqui. Mas sei lá, diferença de quase 200fps ou até mais, não acho que seja isso, parece que o jogo dele está "capado".

Uma coisa que pensei na possibilidade é, ele usa uma 3070 e eu uma 2070, será que apesar de se tratar de um jogo CPU Bound, a placa dele por ser mais nova pode não ter sido otimizada ainda pra esse game? Não consigo pensar o que pode estar dando tanta diferença de FPS assim.

O Windows dele está na versão mais atualizada, igual a minha. Painel da nvidia está igual, plano de energia não faz diferença no Ryzen 5000 e otimização também acabei por fazer algumas coisas no Windows dele, que uso por aqui. Mas sei lá, diferença de quase 200fps ou até mais, não acho que seja isso, parece que o jogo dele está "capado".

Uma coisa que pensei na possibilidade é, ele usa uma 3070 e eu uma 2070, será que apesar de se tratar de um jogo CPU Bound, a placa dele por ser mais nova pode não ter sido otimizada ainda pra esse game? Não consigo pensar o que pode estar dando tanta diferença de FPS assim.

estranho mesmo.... testa sua 2070 no pc dele e a 3070 dele no seu... pelo menos ja eliminam essa hipótese.

ele formatou o pc após a troca da cpu? embora o windows 10 seja ótimo nesse quesito já que ele reseta todos os drivers quando detecta outra placa mãe, é bom a formatação

As memórias não vão dar essa diferença toda... no máximo 5 de fps... teste aqui já em 3800 e 3600.. mudou 2 fps....
depende do game viu?
eu sai de 3533@16 para 3866@16 , claro , chips diferentes. Nao eh a mesma memoria com OC.

meu ganho no bf foi uns 40fps de Médias.

depende do game viu?
eu sai de 3533@16 para 3866@16 , claro , chips diferentes. Nao eh a mesma memoria com OC.

Eu ainda acho que tinha alguma coisa que não tava redonda na sua config anterior. Coloca aí a memo atual em 3533 e vê se perde 40fps

Eu ainda acho que tinha alguma coisa que não tava redonda na sua config anterior. Coloca aí a memo atual em 3533 e vê se perde 40fps
foi sim , a UNICA alteração. Nem se quer formatei , atualizei win , ou mudei driver de vga ( nem tenho costume de ficar trocando ).
espetei as novas , fiz o downclock do xmp ( pois minha mb n roda o xmp delas ) e ajustei latencias.

GG

ele formatou o pc após a troca da cpu? embora o windows 10 seja ótimo nesse quesito já que ele reseta todos os drivers quando detecta outra placa mãe, é bom a formatação
PC foi montado do zero.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

PC foi montado do zero.

Não sei o que possa ser, se tem algo tirando o desempenho, se a 3070 por ser mais atual está "mal otimizada" para esse jogo em comparação a minha 2070. Se minhas memórias são tão melhores assim, se a BIOS da Asus está com algum bug capando o desempenho (testei com EDC em 180 e nada). Não sei outras possibilidades.

depende do game viu?

Pois então seu pc é um ponto fora da curva... porque se você na internet.. memória depois de 3600... influência em 5 fps... quando muito...

Bom, o rapaz trocou a memória fisicamente, não alterou apenas a frequência.

40fps de aumento apenas aumentando 300MHz ninguém aponta nada sequer parecido com isso, e é bem fácil replicar por qualquer pessoa.

Bom, o rapaz trocou a memória fisicamente, não alterou apenas a frequência.

40fps de aumento apenas aumentando 300MHz ninguém aponta nada sequer parecido com isso, e é bem fácil replicar por qualquer pessoa.
tenho videos aqui no topico do mesmo jogo..

unica diferenca foi as memorias.. mantive msm win , mesmo clock cpu, gpu etc etc etc

3533@16 e as demais altas... vou procurar numeros.
( encontre os minuitos *22MINutos* em que joguei arras e tinham quedas para 160 ) porem na epoca joguei limitado a 200.

3866@16-14-14-28-42
sem limite de 200 fps

com 3533@16 ( GENERICAS TOTAIS ) e dps com 3866@16.. (B-DIE)
o @2BIBI @ViTosS1 acompanharam o Swap e os ganhos.

Última edição:
Galera, quando eh a previsão pro lançamento das novas APUs (ryzen 5000g)? Pensando em esperar elas ja que tem falta de estoque de gpu no momento e se for pra comrpar uma placa inutil(1050ti etc), pegava uma apu melhor(5700g).

será q vai ter compatibilidade com as b450?

unica diferenca foi as memorias.. mantive msm win , mesmo clock cpu, gpu etc etc etc

( encontre os minuitos *22MINutos* em que joguei arras e tinham quedas para 160 ) porem na epoca joguei limitado a 200.

3866@16-14-14-28-42
sem limite de 200 fps

É que realmente não existe nenhum caso igual ao seu que eu tenha conhecimento. Já vi teste que era 3200C16 vs 3800C14 e os ganhos não chegaram perto do seu que é um OC muito menos agressivo. Ninguém tá duvidando dos ganhos não, o pessoal só tá te dizendo que o ideal seria vc verificar se o ganho continua assim com a mesma memória só que em 3533. Enfim, não tô aqui pra querer nada de ninguém, importante é que o PC tá voando, só dei minha opinião mesmo.

É que realmente não existe nenhum caso igual ao seu que eu tenha conhecimento. Já vi teste que era 3200C16 vs 3800C14 e os ganhos não chegaram perto do seu que é um OC muito menos agressivo. Ninguém tá duvidando dos ganhos não, o pessoal só tá te dizendo que o ideal seria vc verificar se o ganho continua assim com a mesma memória só que em 3533. Enfim, não tô aqui pra querer nada de ninguém, importante é que o PC tá voando, só dei minha opinião mesmo.
tudo bem.. eu entendo o pessoal de forma geral se assustar.

eu tbm me assustei com o aumento brutal de fps.
inclusive converso muito com o @rZAO ( que trabalha comigo ) sobre isso.
pois eu comprei essas memorias com uma "pulga" atras da orelha que o Vitoos e Bibi colocaram em mim rsrsrsr , pois " faltava fps " por ser um 5800x+2080ti
em todos os testes de YT , Reviews que vi , realmente esse ganho foi inexistente ,inclusive com 3800@14 ( q eu nao consigo fazer , pois me falta voltagem ).
posso sim colocar as B-die pra trabalhar igual as genericas trabalhavam e refazer os testes. ( que ainda estou com elas aqui inclusive )
realmente as RISEMODE sao estranhas , nem se quer reconhecem o CHIP no thaipon....

3866@16-14-14-28-42
sem limite de 200 fps

A diferença não é o limitador de 200fps? Na 1ª mem, estava ligado, com as mems novas, desligado.

Peguei a Asus ROG Strix B550-E Gaming na Kabum, gerei o boleto R$ 1736,41 e usei o Picpay 30% cashback em 12x total R$ 2.219,40 com R$ 665,82 cashback... = R$ 1.553,58, ainda tem 1% Mé e a antecipação das parcelas pelo Nu... Acho que fecha B550-E por R$ 1.500,00 depois de tanta mandinga. :melior:

Precisava? Não... por esse valor? Não podia deixar escapar, rumo ao 5800X lá pra frente.

Última edição:
Peguei a Asus ROG Strix B550-E Gaming na Kabum, gerei o boleto R$ 1736,41 e usei o Picpay 30% cashback em 12x total R$ 2.219,40 com R$ 665,82 cashback... = R$ 1.553,58, ainda tem 1% Mé e a antecipação das parcelas pelo Nu... Acho que fecha B550-E por R$ 1.500,00 depois de tanta mandinga. :melior:

Precisava? Não... por esse valor? Não podia deixar escapar, rumo ao 5800X lá pra frente.
Por um momento pensei que era post do meu irmao.. kkkkkk

Users who are viewing this thread

Voltar