Galera seguinte, ajudei um amigo recentemente a montar um PC e ficou basicamente um R7 5800x + Asus TUF B550 Plus (ta com o agesa 1.2.0.0 já), 2x16gb 3600mhz CL18 e uma RTX 3070. Acontece que fazendo alguns testes de FPS no Valorant (jogo principal dele) eu percebi que com minhas configurações da minha assinatura eu pego muito mais, e vendo outros benchs na net o 5800x consegue entregar mais FPS do que ele está tendo. No estande de tiro do jogo, onde há vários "bots" para você treinar sua mira, quando ele atira bastante o FPS dele chega a cair para 200/180 e fazendo o mesmo teste aqui no meu PC não cai para menos de 350 e as vezes até 400fps, enfim...
Pedi para ele baixar o HWinfo e tudo certo por lá, média de temperatura 49 graus (ele está utilizando um gabinete Lian Li Lancool 215 com 2 fans de 200m na frente e um WC da Thermaltake de 280mm na parte superior), e a frequência bateu 4.85ghz em todos os núcleos. Pedi também para ele baixar o Zen Timmings e Thaiphoon e vi que as memórias dele tem os timmings MUITO altos, principalmente se comparados com a minha Hynix CJR. O chip da memória dele é Micron B-Die segundo o Thaiphoon, mas exportando o perfil para dentro do DRAM ele diz que a cima de 3400mhz "não é suportado", então não saberia se teria como apertar essas latências nesse chip.
Segue foto dos times da memória dele:
O IF dele está em 1800mhz 1:1. Será que toda essa diferença de FPS do meu PC da assinatura pro dele se da pelas memórias? Achei a diferença até relativamente grande para ser apenas as memórias, mas vai saber... Também os benchs que vi do "Tito Tech" testando o 5800x no Valorant, o FPS dele fica bem próximo do meu. Alguma sugestão?
Valeu!!!