[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Eu fiz a troca do 3700x pro 5800x, mas no meu caso para jogos competitivos em 1080p 240hz e posso dizer que valeu muito, muito a pena mesmo!
Eu tava pensando em comprar uma 3070ti porém para usar com o meu 3600..
mas acho que vou trocar o processador mesmo, 2060 super ainda tem muito caldo...
E nada melhor que subir o 0.1 e o fps max

Oi gente :gente:

Então eu quero compartilhar 2 vídeos que eu tinha feito sobre o SAM (Smart Acess Memory) rodando no Ryzen 3700x e também em um Ryzen 5600x que adquiri recentemente... Já vi muito falar que PCI Express 3.0 com 4.0 não possui diferença de desempenho e não é atoa que o SAM está sendo liberado até para placa mãe B450... Nos vídeos observa-se que os processadores se comportam de forma semelhante nos jogos com SAM ativado ou seja pode ter ganhos de FPS, perca de FPS ou sem ganhos de FPS... então só vale a pena ter o SAM ativado se teve ganhos de FPS em tal jogo...

Se comparar os 2 vídeos também da pra ver a diferença de uso do processador em alguns jogos o 5600x consegue ter o mesmo nível de uso do 3700x e também o 5600x no The Witcher e Metro Exodus em 1080p com SAM OFF bateu 40 FPS a mais que o 3700x ou seja esses processadores Zen 3 estão um absurdo de bom!! a Intel que se cuide com a série 11 :banderas:

Eu fiz a troca do 3700x pro 5800x, mas no meu caso para jogos competitivos em 1080p 240hz e posso dizer que valeu muito, muito a pena mesmo!

Realmente é o que pretendo jogos competitivos que são os que mais jogos mirando sempre na faixa dos 144Hz, não precisa ficar cravado mas claro quanto mais próximo melhor. Vou realizar o Up sim valeu pelas infos.

Nesse caso, como já tem uma placa TOP TOP, vale a pena, ainda mais se estiver em busca do máximo de fps em jogos competitivos. Só recomendo o uso de um BOM cooler. Pelos reports do pessoal, ele é bem exigente de refrigeração.

Não sei onde pretende comprar, mas na Kabum ainda está por R$2631 com cupom EMERSONBR01

[KABUM] Ryzen 7 5800X - R$2631,40 | Fórum Adrenaline - Um dos maiores e mais ativos fóruns do Brasil

Opa muito bom, já ajuda o descontinho, atualmente eu tenho um DeepCool Assassin III um excelente Air Cooler, creio que vai manter ele em boas temps.

Valeu.

Galera pergunta, vale a pena trocar meu 3700x pelo 5800x? Jogo em 1440p.

Valeu.
Mas vai jogar competitivo em 1
Realmente é o que pretendo jogos competitivos que são os que mais jogos mirando sempre na faixa dos 144Hz, não precisa ficar cravado mas claro quanto mais próximo melhor. Vou realizar o Up sim valeu pelas infos.

Opa muito bom, já ajuda o descontinho, atualmente eu tenho um DeepCool Assassin III um excelente Air Cooler, creio que vai manter ele em boas temps.

Valeu.
Competitivo em 1440p ou 1080?

Vou trocar de CPU. Estou com dois boletos. Um de uma 5600x e outro de um 5800x. Contando que hoje eu tenho um 3700x, vale a pena pagar os quase 400 reais a mais em um 5800x?
Eu gosto de jogar no PC ocasionalmente (Forza, GTA V, Need for Speed, Hades, etc) trabalho com máquinas virtuais para labs, VPN para o trabalho, etc.

Gostaria da opinião de vocês.

Vou trocar de CPU. Estou com dois boletos. Um de uma 5600x e outro de um 5800x. Contando que hoje eu tenho um 3700x, vale a pena pagar os quase 400 reais a mais em um 5800x?
Eu gosto de jogar no PC ocasionalmente (Forza, GTA V, Need for Speed, Hades, etc) trabalho com máquinas virtuais para labs, VPN para o trabalho, etc.

Gostaria da opinião de vocês.

Se a diferença for de 400 reais creio que vale a pena sim.

Devo ligar os 2 conectores da fonte na placa mãe neh?
1 de 8pinos e 1 de 4 pinos neh?
nunca tive placa mãe com 2 conectores

Sim, aqui sempre ligo tudo.

Rodei um geekbench aqui só pra ver a diferença de performance entre o PC que eu tinha e o que tenho agora.

Captura-de-tela-de-2021-03-07-03-52-35.png

Aumento de 52.76% em singlecore e 184.51% em multicore. Isso sim, é o tipo de upgrade que vale a pena. :lindo:

Rodei um geekbench aqui só pra ver a diferença de performance entre o PC que eu tinha e o que tenho agora.

Captura-de-tela-de-2021-03-07-03-52-35.png

Aumento de 52.76% em singlecore e 184.51% em multicore. Isso sim, é o tipo de upgrade que vale a pena. :lindo:
Rapaz, eu também consegui um números muito legais em benchs (vide abaixo com ganhos de mais de 1000%), ma depois de alguns meses ainda reforço que no dia a dia sinceramente não me fez diferença quase alguma. A maior vantagem, falando somente da CPU em si e não da plataforma, foi ter AVX2 pra certos programas que uso.

Fiz alguns testes pra comparar o meu antigo FX6300 com o setup novo, acho que ficou só um pouquinho mais rápido :)

Alguns testes de CPU:
do5wJQr.png

E testes de compilação:
sE7QnCf.png

Durante os testes a CPU chegou a bater no máximo 75º com o Gammax 400, e ficou com os clocks na casa dos 4~4.2GHz (tá tudo em stock).

A maior diferença que senti até agora foi quando compilei uma biblioteca da nvidia (cutlass) e demorou poucos minutos ao invés de quase 1 hora.
Pro dia a dia não senti diferença alguma no uso do PC, mas acho que isso já era esperado. Tô bem satisfeito com o setup agora e devo passar uns belos anos com ele.

Rapaz, eu também consegui um números muito legais em benchs (vide abaixo com ganhos de mais de 1000%), ma depois de alguns meses ainda reforço que no dia a dia sinceramente não me fez diferença quase alguma. A maior vantagem, falando somente da CPU em si e não da plataforma, foi ter AVX2 pra certos programas que uso.
Pena que não fiz testes com o software aí do Michael, pois teria sido melhor ainda.

tenho videos aqui no topico do mesmo jogo..

unica diferenca foi as memorias.. mantive msm win , mesmo clock cpu, gpu etc etc etc

3533@16 e as demais altas... vou procurar numeros.
( encontre os minuitos *22MINutos* em que joguei arras e tinham quedas para 160 ) porem na epoca joguei limitado a 200.

3866@16-14-14-28-42
sem limite de 200 fps

com 3533@16 ( GENERICAS TOTAIS ) e dps com 3866@16.. (B-DIE)
o @2BIBI @ViTosS1 acompanharam o Swap e os ganhos.
tá top... Depois pesquisa qual a typologia da sua mobo se é t ou daysi.... Tem mobos que tem mais desempenho com 2 pentes e outras com 4 pentes...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É que realmente não existe nenhum caso igual ao seu que eu tenha conhecimento. Já vi teste que era 3200C16 vs 3800C14 e os ganhos não chegaram perto do seu que é um OC muito menos agressivo. Ninguém tá duvidando dos ganhos não, o pessoal só tá te dizendo que o ideal seria vc verificar se o ganho continua assim com a mesma memória só que em 3533. Enfim, não tô aqui pra querer nada de ninguém, importante é que o PC tá voando, só dei minha opinião mesmo.
Vc não viu diferença porque provavelmente os testes que visualizou a gpu estava limitando o processador... No meu canal tem teste das memórias 3000mjz vs 3800mhz... Usando um r5 3600... No ultra a diferença é de 19 fps de média e no low mais de 50 fps....

Deixa eu compartilhar o que consegui aqui com meu kit.

Tem alguns timmings que deixei em "Auto" porque estava ficando instavél mesmo colocando o "SAFE" (ainda vou ver se consigo afinar).
Sistema subiu tranquilo com FCLK em 2000Mhz porém não ficou estavél, estou achando que é mais por conta da placa mãe do que processador, pois tenho que colocar muita voltagem pra estabilizar o processador acima de 4500Ghz.
Acredito que com uma mobo um pouco melhor posso melhorar algo aqui, principalmente a temperatura do CPU :(
como é T-Topology minha placa, prefiro trocar pra uma Daisy Chain de uma vez e talvez pegar 2 Kits Dual Rank (parece que esta sendo mais usado no momento, posso estar errado).

PBO2+CO com +200mhz e limites de energia da placa mãe.
CO: 25-25-25-15-15-25 (posso perder mais um tempo nele pra afinar, mas não vi TANTA diferença assim) RECOMENDO altamente o OCCT pra testar nucleo por nucleo enquanto faz o ajuste do CO, me poupou muito tempo com ele.

Alguma sugestão do que possa melhorar ou mudar?

nBGtgqv.png

Teste de memoria fiz pelo memtestPro ai no print (já passou no TM5 com config do Anta777 extreme, só não fiz de novo porque é demorado demais, mas posso fazer também caso alguém tenha interesse).

Segui algumas regras pelo que li pra acertar os timmings (não perfeito):

comecei com os timmings: 16-20-20-20-40

tRAS= tCL + tRCD(RD) + 2 (aumentar se estiver instavel)
tRC= tRP + tRAS (aumentar se estiver instavel)
tRRDS: 6 (safe), 4 (apertado)
tRRDL: 6 (safe), 4 (apertado)
tFAW minimo é = tRRDS * 4
EX: tRRDS tRRDL tFAW = 4 4 16 extremo
tWR = tCL
tWTRS: 4 para AMD e Auto para Intel
tWTRL: 12 (safe), 10 (apertado), 8 (extremo)
tRTP: 12 (safe), 10 (apertado), 8 (extremo)
tCWL: Valor do tCL = tCL (safe), tCL -1 (apertado), tCL -2 (extremo)
tRDRDSCL: 4 (safe), 3 (apertado), 2 (extremo)
tWRWRSCL: 4 (safe), 3 (apertado), 2 (extremo)

@ViTosS1 você que manja de memoria, tem alguma coisa que da pra melhorar aqui?

Deixa eu compartilhar o que consegui aqui com meu kit.

Tem alguns timmings que deixei em "Auto" porque estava ficando instavél mesmo colocando o "SAFE" (ainda vou ver se consigo afinar).
Sistema subiu tranquilo com FCLK em 2000Mhz porém não ficou estavél, estou achando que é mais por conta da placa mãe do que processador, pois tenho que colocar muita voltagem pra estabilizar o processador acima de 4500Ghz.
Acredito que com uma mobo um pouco melhor posso melhorar algo aqui, principalmente a temperatura do CPU :(
como é T-Topology minha placa, prefiro trocar pra uma Daisy Chain de uma vez e talvez pegar 2 Kits Dual Rank (parece que esta sendo mais usado no momento, posso estar errado).

PBO2+CO com +200mhz e limites de energia da placa mãe.
CO: 25-25-25-15-15-25 (posso perder mais um tempo nele pra afinar, mas não vi TANTA diferença assim) RECOMENDO altamente o OCCT pra testar nucleo por nucleo enquanto faz o ajuste do CO, me poupou muito tempo com ele.

Alguma sugestão do que possa melhorar ou mudar?

nBGtgqv.png

Teste de memoria fiz pelo memtestPro ai no print (já passou no TM5 com config do Anta777 extreme, só não fiz de novo porque é demorado demais, mas posso fazer também caso alguém tenha interesse).

Segui algumas regras pelo que li pra acertar os timmings (não perfeito):

comecei com os timmings: 16-20-20-20-40

tRAS= tCL + tRCD(RD) + 2 (aumentar se estiver instavel)
tRC= tRP + tRAS (aumentar se estiver instavel)
tRRDS: 6 (safe), 4 (apertado)
tRRDL: 6 (safe), 4 (apertado)
tFAW minimo é = tRRDS * 4
EX: tRRDS tRRDL tFAW = 4 4 16 extremo
tWR = tCL
tWTRS: 4 para AMD e Auto para Intel
tWTRL: 12 (safe), 10 (apertado), 8 (extremo)
tRTP: 12 (safe), 10 (apertado), 8 (extremo)
tCWL: Valor do tCL = tCL (safe), tCL -1 (apertado), tCL -2 (extremo)
tRDRDSCL: 4 (safe), 3 (apertado), 2 (extremo)
tWRWRSCL: 4 (safe), 3 (apertado), 2 (extremo)

@ViTosS1 você que manja de memoria, tem alguma coisa que da pra melhorar aqui?
Creio que esteja bom, vc pode tentar 1T tbm, pela imagem seu tWR tá em 26 e não 15 (não sei é leitura errada do software), nos Intel o tWR é ajustado alterando o tWRPRE, vc aumenta ou diminui ele e o tWR cai ou sobe consequentemente, por exemplo pra eu ter meu tWR em 16 eu devo usar meu tWRPRE em 35, se eu boto em 36 o tWR vai pra 17. O tRTP pode tentar em 8 igual vc falou ali, de resto é isso aí mesmo. O seu tREFI tá bem baixo (mas não sei se AMD tem tREFI, mas nos Intel normalmente usamos no máximo quando dá, que é 65535).

Creio que esteja bom, vc pode tentar 1T tbm, pela imagem seu tWR tá em 26 e não 15 (não sei é leitura errada do software), nos Intel o tWR é ajustado alterando o tWRPRE, vc aumenta ou diminui ele e o tWR cai ou sobe consequentemente, por exemplo pra eu ter meu tWR em 16 eu devo usar meu tWRPRE em 35, se eu boto em 36 o tWR vai pra 17. O tRTP pode tentar em 8 igual vc falou ali, de resto é isso aí mesmo. O seu tREFI tá bem baixo (mas não sei se AMD tem tREFI, mas nos Intel normalmente usamos no máximo quando dá, que é 65535).

1T sobe mas crasha infelizmente.
tREFI é automático no AMD não tem como mudar, tWR e tRTP mesmo colocando o safe começa a dar erro. Acho que vou abaixando de um a um pra ver até quando chega.. pelo menos pra não deixar em Auto.

Pessoal qual melhor CPU AM4 pra Tankar uma 3070 em 1080p em jogos competitivos 144hz ? To sofrendo demais com meu 2600(4,0Ghz) muitas travas no PUBG e COD quando simulo um QHD o jogo roda liso até a GPU roda no clock maximo ela ate esquenta mais não tem quedas de FPS a quase todo momento penso em pegar o 5600x.

Pessoal qual melhor CPU AM4 pra Tankar uma 3070 em 1080p em jogos competitivos 144hz ? To sofrendo demais com meu 2600(4,0Ghz) muitas travas no PUBG e COD quando simulo um QHD o jogo roda liso até a GPU roda no clock maximo ela ate esquenta mais não tem quedas de FPS a quase todo momento penso em pegar o 5600x.

5600X já será um belo upgrade em relação ao 2600.

Se a diferença de preço do 5600X e 5800X for menos de R$500, recomendo que vá de 5800X.

Galera, ainda to estranhando muito o fato do meu amigo. Como mencionei atrás o PC dele é um R7 5800x (usando um WC de 280mm da Thermaltake, temperaturas excelentes, média de 49 graus jogando), Asus TUF B550 Plus, RTX 3070, 2x16gb 3600mhz CL18-22-22-42 e no Valorant (jogo no qual ele compete) ele ta pegando coisa de 240fps caindo bastante pra 180fps jogando tudo no low em 1080p. Eu nas mesmas condições com PC da assinatura pego coisa de 350 a 600fps sem cair, fica EXTREMAMENTE mais alto que o FPS dele. O que será que pode ser???

Talvez a latência das memórias? IF está 1:1 também? Está jogando na mesma resolução (incluindo algum modo dsr/escala de resolução ativo)? Painel de controle da Nvidia idêntico? Tem o modo de gerenciamento de energia no painel que pode mudar o desempenho da placa.

Tem algum teste sintético que resulte em algum valor no final que possa ser feito entre as duas maquinas pra ver a diferença?

Talvez a latência das memórias? IF está 1:1 também? Está jogando na mesma resolução (incluindo algum modo dsr/escala de resolução ativo)? Painel de controle da Nvidia idêntico? Tem o modo de gerenciamento de energia no painel que pode mudar o desempenho da placa.

Tem algum teste sintético que resulte em algum valor no final que possa ser feito entre as duas maquinas pra ver a diferença?

IF 1:1 segundo CPU-Z, vou conferir depois no Ryzen Master. Jogamos na mesma resolução que é 1080p tudo no low (nós dois usamos monitor 240hz). Painel da NVIDIA está já em preferência por desempenho máximo. Qual seria o melhor teste para fazermos? Cinebench (qual versão?), CPU-Z?
Posso pedir para ele tirar algum print caso ajude a solucionar o problema.

A ideia que sugeri do benchmark sintético é tentar começar a isolar o possível problema, pois veja, a principio a única coisa em comum nos seus PCs é o processador, a taxa de atualização e resolução do monitor, e o jogo em questão.

Se o problema for no conjunto Cpu+Ram+MB, um teste sintético pode ser um começo. Um Cinebench talvez? não sei qual o melhor programa pra isso, mas o Cinebench tem na loja do Windows mesmo, é de graça, e a mesma versão será usada, já que é a mesma disponível pra todo mundo.

Duas coisas que notei só agora: os monitores são 240Hz, e você disse que a taxa fica na casa dos 240fps... seria algum V-sync/G-sync ativo? V-sync pode ser ativado tanto no painel de controle da Nvidia, como dentro do jogo (lembrando que dentro do painel da Nvidia existe duas abas, uma geral, chamada Global settings, e uma especifica pra cada jogo... uma pode sobrepor a outra dependendo como foi configurado)...

Outro ponto: qual a fonte dele? fonte fraca ou com problema pode limitar o desempenho do hardware (apesar de ser mais comum tela azul, congelamentos, ou reboots se este for o caso).

A causa deste problema é muito amplo, só nos resta sugerir coisas que talvez possam ter passado despercebido ou ir isolando o problema (será cpu? ram? vga? drivers? configurações?....)

A ideia que sugeri do benchmark sintético é tentar começar a isolar o possível problema, pois veja, a principio a única coisa em comum nos seus PCs é o processador, a taxa de atualização e resolução do monitor, e o jogo em questão.

Se o problema for no conjunto Cpu+Ram+MB, um teste sintético pode ser um começo. Um Cinebench talvez? não sei qual o melhor programa pra isso, mas o Cinebench tem na loja do Windows mesmo, é de graça, e a mesma versão será usada, já que é a mesma disponível pra todo mundo.

Duas coisas que notei só agora: os monitores são 240Hz, e você disse que a taxa fica na casa dos 240fps... seria algum V-sync/G-sync ativo? V-sync pode ser ativado tanto no painel de controle da Nvidia, como dentro do jogo (lembrando que dentro do painel da Nvidia existe duas abas, uma geral, chamada Global settings, e uma especifica pra cada jogo... uma pode sobrepor a outra dependendo como foi configurado)...

Outro ponto: qual a fonte dele? fonte fraca ou com problema pode limitar o desempenho do hardware (apesar de ser mais comum tela azul, congelamentos, ou reboots se este for o caso).

A causa deste problema é muito amplo, só nos resta sugerir coisas que talvez possam ter passado despercebido ou ir isolando o problema (será cpu? ram? vga? drivers? configurações?....)

Vou providenciar um teste no Cinebench sim! Quanto ao vsync não está ativado não, ele as vezes passa pra 250, até beira os 300 em algumas ocasiôes, mas mesmo assim a média de FPS dele eu diria que está uns 150, 200 a menos que a minha, 1% low então nem se fala, duvido muito que seja só pelo fato das memórias dele ser 3600 de latência mais altas (2 pentes de 16gb em dual) e eu ter 2x8gb 3800mhz com latência bem mais baixas, a diferença de FPS é muito grande pra ser isso eu acho. A fonte que ele está usando é uma da Gigabyte de 750W 80 PLUS GOLD, não creio que seja, é uma fonte que da e até sobra pro setup dele, e é uma fonte "certificada como gold" né, acredito ser muito boa. Eu fazendo o Cinebench por exemplo, (creio que vou pontuar mais, por estar utilizando PBO + CO) mas se a diferença de pontos ser por conta disso, e o processador dele pontuar o que o 5800x em stock costuma pontuar, poderiamos descartar problema com o processador? Será que uma versão da bios possa estar capando desempenho dele? (ele está na bios mais atual, que não é beta, com Agesa 1.2.0.0). Pode ser problema de formatação será? Ele levou em um cara da cidade dele (cidade pequena), que até montou decentemente o PC dele (vi por fotos), instalou corretamente o WC (temperaturas ótimas), mas o cara por exemplo não sabia o que era DOCP (eu que tive que falar pra ele) e também era um fan boy extremo da Intel. Será que tento uma formatação otimizada do jeito que sempre faço? Desligando todos os recursos bestas do Windows e etc...

Driver da placa de video ele está utilizando o mais atual, 461.72 e eu o 460.89, mas duvido muito que o driver pudesse limitar TANTO o desempenho assim... A dele é uma 3070 a minha uma 2070, uma possível má otimização do Valorant para as novas RTX? Apesar de que também praticamente descarto essa opção, pois o Valorant é um jogo CPU Bound, e uma 3070 deveria empurrar com o pe nas costas mais de 1000FPS brincando em 1080p LOW....

Galera, ainda to estranhando muito o fato do meu amigo. Como mencionei atrás o PC dele é um R7 5800x (usando um WC de 280mm da Thermaltake, temperaturas excelentes, média de 49 graus jogando), Asus TUF B550 Plus, RTX 3070, 2x16gb 3600mhz CL18-22-22-42 e no Valorant (jogo no qual ele compete) ele ta pegando coisa de 240fps caindo bastante pra 180fps jogando tudo no low em 1080p. Eu nas mesmas condições com PC da assinatura pego coisa de 350 a 600fps sem cair, fica EXTREMAMENTE mais alto que o FPS dele. O que será que pode ser???
Esse game que eu me lembre é gpu bound somente nesse game ele tem esse problema? Outra coisa um pouco estranha é o fato do cpu estar frio pois o 5800x é bem quente...

3600 cl18 não é alto não? qual é a latência que ele ta conseguindo?

Asus já liberou build para a C8 com Agesa 1.2.0.1, deve sair no site em breve.

Users who are viewing this thread

Voltar