[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Asus já liberou build para a C8 com Agesa 1.2.0.1, deve sair no site em breve.
vou sair da b450m steel....
sem previsão de lancar agesa 1.2
esse final de semana soltaram agesa 1.2 pra b550 sem C.O kkkkkkkkkkkk
Provavelmente eu pegue a TuF b550m
relacao CxB acho que eh a melhor no momento

vou sair da b450m steel....
sem previsão de lancar agesa 1.2
esse final de semana soltaram agesa 1.2 pra b550 sem C.O kkkkkkkkkkkk
Provavelmente eu pegue a TuF b550m
relacao CxB acho que eh a melhor no momento
dá uma evitada em modelo mini (esses com M no final), eu digo isso pq geralmente eles tem menos lanes ou alguma outra coisa piorada, digo isso tb pq eu tenho uma asus b550 tuf plus normal e sobe bem no over e etc já um amigo meu como não usa placa de som dedicada nem nada demais falei pra ele pegar uma asus b550m tuf plus com o 5600x dele e coincidência ou não mas o dele não tá subindo nada na ram nem na curva direito

dá uma evitada em modelo mini (esses com M no final), eu digo isso pq geralmente eles tem menos lanes ou alguma outra coisa piorada, digo isso tb pq eu tenho uma asus b550 tuf plus normal e sobe bem no over e etc já um amigo meu como não usa placa de som dedicada nem nada demais falei pra ele pegar uma asus b550m tuf plus com o 5600x dele e coincidência ou não mas o dele não tá subindo nada na ram nem na curva direito
isso pode ser uma limitacao do CPU dele , e nao da mobo..
as power phases da b550m e da x570 ( ambas tuf ) sao praticamente similares... a x570 so tem 2 phases a mais , porem as demais sao exatamente o mesmo componente..

eu concordo contigo sobre algumas limitações , eu sai de uma FULLATX nos intel ( na epoca a melhor MB do mercado para 4gnd ) que meu chip era horrivelmente ruim e nao subia por nada , pra uma mATX , que tive a sorte de ter um excelente 3800x e subir mto no OC, com pouquissima voltagem..

o meu swap eh exclusivamente pelo fator do AGESA com PBO2 + CO.
sei que dificilmente vou conseguir um melhor IF do que 1933 , mas quero finalmente poder ver o CPU biliscar os 5.0.

PS: ainda não descartei a hipotese de pegar a Tuf x570.

Vou providenciar um teste no Cinebench sim! Quanto ao vsync não está ativado não, ele as vezes passa pra 250, até beira os 300 em algumas ocasiôes, mas mesmo assim a média de FPS dele eu diria que está uns 150, 200 a menos que a minha, 1% low então nem se fala, duvido muito que seja só pelo fato das memórias dele ser 3600 de latência mais altas (2 pentes de 16gb em dual) e eu ter 2x8gb 3800mhz com latência bem mais baixas, a diferença de FPS é muito grande pra ser isso eu acho. A fonte que ele está usando é uma da Gigabyte de 750W 80 PLUS GOLD, não creio que seja, é uma fonte que da e até sobra pro setup dele, e é uma fonte "certificada como gold" né, acredito ser muito boa. Eu fazendo o Cinebench por exemplo, (creio que vou pontuar mais, por estar utilizando PBO + CO) mas se a diferença de pontos ser por conta disso, e o processador dele pontuar o que o 5800x em stock costuma pontuar, poderiamos descartar problema com o processador? Será que uma versão da bios possa estar capando desempenho dele? (ele está na bios mais atual, que não é beta, com Agesa 1.2.0.0). Pode ser problema de formatação será? Ele levou em um cara da cidade dele (cidade pequena), que até montou decentemente o PC dele (vi por fotos), instalou corretamente o WC (temperaturas ótimas), mas o cara por exemplo não sabia o que era DOCP (eu que tive que falar pra ele) e também era um fan boy extremo da Intel. Será que tento uma formatação otimizada do jeito que sempre faço? Desligando todos os recursos bestas do Windows e etc...

Driver da placa de video ele está utilizando o mais atual, 461.72 e eu o 460.89, mas duvido muito que o driver pudesse limitar TANTO o desempenho assim... A dele é uma 3070 a minha uma 2070, uma possível má otimização do Valorant para as novas RTX? Apesar de que também praticamente descarto essa opção, pois o Valorant é um jogo CPU Bound, e uma 3070 deveria empurrar com o pe nas costas mais de 1000FPS brincando em 1080p LOW....
É bixo, ta complicado, hehe.
Se pontuações em benchmarks sintéticos não forem muito discrepantes entre o seu 5800X e o dele, eu descartaria CPU.
No mais, fiz uma pesquisa rapida no google e tanto o valorant tem reclamações de otimização em setups "high end", quanto as placas rtx tem inumeradas reclamações de fps baixos de maneira generalizada. Parece que seu amigo não está sozinho:

RTX 3070 Low FPS and Low Utilisation | NVIDIA GeForce Forums

outra coisa que seu amigo precisa fazer é testar outros jogos. No mais, formatar o Windows e instalar um novo baixando direto do site da Microsoft é uma opção.

CoreCycler é uma nova ferramenta de ajuste para o Otimizador de Curva AMD Ryzen série 5000
CoreCycler é uma ferramenta personalizada para ajuste do AMD Curve Optimizer
As CPUs AMD Ryzen obtêm outra ferramenta de otimização.

A AMD lançará o Milan (3ª Geração EPYC) em 15 de março.

CPUs AMD EPYC Milan de 3ª geração confirmadas para lançamento em 15 de março - 64 Zen 3 Cores, clocks aprimorados e desempenho de trituração Xeon

JVVDVdj.png

O fornecimento restrito de substrato ABF pode diminuir em 2023, no mínimo

O fornecimento de substrato ABF está "apertado" desde 2018, muito antes da pandemia de COVID:

Algumas semanas atrás no Venturebeat, um engenheiro sênior da AWS disse que os chineses compraram tudo.

Talvez já tenham respondido a algum usuário sobre as placas....

Estou pensando em trocar meu kit mobo+processador por um ryzem 5800x ou 5600x e tenho dúvidas se pego uma TUF X570 Plus, que aparece em promos por 1300,00 ou se vale a pena pagar mais nas ROG STRIX B550-F GAMING ou E?

[]´s

Esse game que eu me lembre é gpu bound somente nesse game ele tem esse problema? Outra coisa um pouco estranha é o fato do cpu estar frio pois o 5800x é bem quente...

GPU Bound? Jogando no LOW 1080p acho dificil ser GPU Bound, até porque eu com a 2070 faço 600 fps em partida e em personalizada sozinho 1200fps... Talvez ele exija mais da GPU que um CS da vida... sei lá kkkk! Então, ele tem um baita gabinete bem ventilado da Lian Li com duas fans frontais de 200mm e o WC de 280mm. O processador dele é normal esquentar pouco ainda mais no Valorant fazendo 200FPS, sendo que todos os núcleos batem 4.85ghz como esperado. Eu por exemplo com um WC de 120MM em push and pull pego média de 60/63 graus jogando, usando PBO + CO batendo 5ghz em todos os núcleos. Eu desconfio que alguns "exemplares" de 5800x esquentam bem menos que outros...

3600 cl18 não é alto não? qual é a latência que ele ta conseguindo?

Cara eu postei o Zen Timmings dele, ta usando algo como 3600 CL18-22-22-42, é o perfil XMP das memórias dele. É uma Corsair e são 2 pentes de 16gb cada. Não acho que a diferença na latência mudaria coisa de 200FPS, testei um perfil do DRAM Calculator a 3200mhz CL14 nas memórias dele e não fez diferen
É bixo, ta complicado, hehe.
Se pontuações em benchmarks sintéticos não forem muito discrepantes entre o seu 5800X e o dele, eu descartaria CPU.
No mais, fiz uma pesquisa rapida no google e tanto o valorant tem reclamações de otimização em setups "high end", quanto as placas rtx tem inumeradas reclamações de fps baixos de maneira generalizada. Parece que seu amigo não está sozinho:

RTX 3070 Low FPS and Low Utilisation | NVIDIA GeForce Forums

outra coisa que seu amigo precisa fazer é testar outros jogos. No mais, formatar o Windows e instalar um novo baixando direto do site da Microsoft é uma opção.

É falei para ele testar em outros jogos, vou aguardar e pedir para ele fazer alguns testes. Se em TODOS os jogos eu sempre ganhar dele em FPS por muito, algo ai está errado e vou tentar fazer uma formatação.

Estou pensando em trocar meu kit mobo+processador por um ryzem 5800x ou 5600x e tenho dúvidas se pego uma TUF X570 Plus, que aparece em promos por 1300,00 ou se vale a pena pagar mais nas ROG STRIX B550-F GAMING ou E?

[]´s
Das 3 pra mim a melhor opção é a B550-E.

Fala galera, suave?

Tô em dúvida aqui entre duas memórias, para um Ryzen 7 5800X que vou montar em uma X570 TUF.

Uma é a XPG D30 3200MHz CL16: https://www.kabum.com.br/produto/11...d30-8gb-3200mhz-ddr4-cl16-ax4u320038g16a-sb30

A outra é a a Ballistix 3000 MHz CL 15: https://www.pichau.com.br/hardware/...istix-8gb-1x8-ddr4-3000mhz-preta-bl8g30c15u4b

Ouvi relatos que a Ballistix usa Micron E-Die e sobe bem.

Vou usar 32GB em 4x8. Qual seria minha melhor opção? Ou nenhuma dessas? Kkkkk
Entre essas duas, a Ballistix parece bem melhor, apesar do clock 3000mhz, ela tem latências bem melhores, custa menos e se for os mesmos chips das outras ballistix, devem ser Micron-E die e devem subir bem. Aliás, achei o preço bem bom!

Das 3 pra mim a melhor opção é a B550-E.
Se não for pedir demais, poderia me explicar melhor?

Pergunto pois a TUF x570 custa R$400,00 a menos que a E 550. Eu até curto mais o visual da E mas não preciso de WI-FI então estou pensando se vale a pena gastar essas 400,00 a mais.

Desde já agradeço.

[]

CoreCycler é uma nova ferramenta de ajuste para o Otimizador de Curva AMD Ryzen série 5000
CoreCycler é uma ferramenta personalizada para ajuste do AMD Curve Optimizer
As CPUs AMD Ryzen obtêm outra ferramenta de otimização.

A AMD lançará o Milan (3ª Geração EPYC) em 15 de março.

CPUs AMD EPYC Milan de 3ª geração confirmadas para lançamento em 15 de março - 64 Zen 3 Cores, clocks aprimorados e desempenho de trituração Xeon

JVVDVdj.png

não entendi qual é a desse corecycler, ele faz exatamente o mesmo que o prime95 que tb diz qual núcleo que apresentou erro inclusive o corecycler roda a mesma bateria de testes que o prime95, eu hein
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

[]´s
olha eu mesmo optei por não ir na x570 pq a temperatura do chipset era algo que acho extremamente incômodo nelas, é bizarro jogando ver o chipset entre 60 a 70 graus enquanto em uma b550 fica entre 32 a 37 graus

Entre essas duas, a Ballistix parece bem melhor, apesar do clock 3000mhz, ela tem latências bem melhores, custa menos e se for os mesmos chips das outras ballistix, devem ser Micron-E die e devem subir bem. Aliás, achei o preço bem bom!

Então, só para esclarecer os timings da XPG D30 é 16-20-20-?? (Não achei o último).

Ainda assim, vale a pena a Crucial? A XPG acabou de chegar aqui, mas nem abri, então pra retornar é tranquilo. Como o resto (Placa mãe + gabinete e etc.) só chega ao fim da semana, eu acho que chega tudo junto.

Se não for pedir demais, poderia me explicar melhor?

Pergunto pois a TUF x570 custa R$400,00 a menos que a E 550. Eu até curto mais o visual da E mas não preciso de WI-FI então estou pensando se vale a pena gastar essas 400,00 a mais.

Desde já agradeço.

[]
Primeiramente seria bom vc ver se as features da B550 lhe atendem, ou se vai precisar de uma x570 (muito mais pela questão de lanes PCIe e versão 4.0 pelo chipset).

Se a B550 atender e vc pretende fazer OCs mais pesados, a B550-E é melhor que as outra duas mencionadas, além de ter um padrão de qualidade maior. Caso contrário, a B550-F dá mais que de sobra (e aguenta belos OCs tb, mas nada extremo feito um 16-core no talo).

Entre a x570 e b550-F, fica mais a questão de qual chipset vc prefere.

Então, só para esclarecer os timings da XPG D30 é 16-20-20-?? (Não achei o último).

Ainda assim, vale a pena a Crucial? A XPG acabou de chegar aqui, mas nem abri, então pra retornar é tranquilo. Como o resto (Placa mãe + gabinete e etc.) só chega ao fim da semana, eu acho que chega tudo junto.
Po, mas vc deixou pra perguntar depois que já comprou e recebeu as memórias? :chan:

Não tenho como confirmar quais chips vem nela, mas pela relação clock/latência são Micron B-die ou Hynix-CJR (Usei como fonte esta tabela que alguém num fórum alemão montou com reports de users). Os timmings da ballistix são bem melhores e ela é mais barata. Agora, se você acha que vale a pena devolver e comprar as outras, é com você (eu teria pego direto a ballistix, mais barato e melhor).

Po, mas vc deixou pra perguntar depois que já comprou e recebeu as memórias? :chan:

Não tenho como confirmar quais chips vem nela, mas pela relação clock/latência são Micron B-die ou Hynix-CJR (Usei como fonte esta tabela que alguém num fórum alemão montou com reports de users). Os timmings da ballistix são bem melhores e ela é mais barata. Agora, se você acha que vale a pena devolver e comprar as outras, é com você (eu teria pego direto a ballistix, mais barato e melhor).

É que eu tinha comprado quinta passada a D30 quando tava em promoção, junto com o 5800X (mas em outro pedido), achei que era melhor que tinha pelo preço :vish: , e a Ballistix entrou em promoção agora:mil:.

Putz, que sacanagem :confused: ... veja se compensa a devolução, mas eu pegaria as Ballistix. Se alguém mais experiente que eu em memórias tiver opinião pra ajudar o colega, que a faça agora, kkkk

Galera, fiz o teste no Cinebench R23 e pedi para meu amigo que está com o problema também fazer. Deixamos o Hwinfo aberto em segundo plano para depois conferirmos algumas coisinhas, lembrando que eu utilizo PBO2 + CO e ele não.

Meus resultados: Single: 1631 pts e Multi: 15021 pts;
Resultados dele: Single: 1598 pts e Multi: 14941 pts.

Ou seja, diferenças muito pequenas (até porque eu dei um OCzinho e pego uma frequência maior) para ser o processador e dar uma diferença de 200FPS no Valorant.

No HWInfo uma coisa eu achei curiosa, ele utiliza um gabinete Lian Li 215 (Frontal de MESH) com 2 FANS de 200mm jogando ar frio, e uma atrás tirando ar quente com um WC de 280mm na parte superior da Thermaltake e a máxima dele foi de 90 graus e a minha com um gabinete com a frontal aberta e 2 fans de 120mm na frente, duas em cima e um WC de 120mm em push and pull na traseira foi de 78 graus. Eu peguei 5ghz em todos os núcleos na máxima (provavelmente no teste Single Core, fizemos o multicore primeiro e logo que acabou já fizemos o single) e os dele chegaram a 4.85ghz em todos os núcleos (normal para o 5800x em stock). Meu VCORE médio foi de 1.31v e o dele de 1.33v, enfim, achei estranho as minhas temps estarem melhores do que a dele, talvez tenha dado sorte de ter pego um 5800x "menos esquentadinho" rsrsrs... Ah uma coisa que pode ter interferido, é que a gente deu um "default" na bios dele e esqueci de avisar ele para deixar a bomba do WC em rotação máxima...

Enfim, descartei completamente ser problema no 5800x dele....

Como postaram a cima, vi muitos relatos de pessoas com a série 3000 reclamarem de FPS baixos nos fóruns da própria nvidia, então comecei a cogitar ser um problema de driver mal otimizado ainda para essas placas. Pesquisando no Youtube vi um bench de um cara usando um 5600x com uma 3070 e obtendo os mesmos FPS basicamente que eu tenho no meu PC da assinatura, ou seja, uns 150/200 a mais do que ele com o 5800x e a 3070 dele... Só que o cara do bench utiliza o driver 457.09 e meu amigo está utilizando o mais atual da nvidia. Então pedi para ele comprar um pen drive, vou fazer uma formatação no PC dele da forma que sempre fiz, desligando os recursos bestas do Windows que só servem para comer processamento e vou falar para ele instalar esse driver um pouco mais antigo da nvidia, o 457.09 e ver se resolve.

Fonte, processador e placa mãe estão com preços melhores, todos esses itens tiveram uma relaxada no preço em relação a 3 meses atrás.

Melhor CxB hoje de MB AMD na minha opinião.

B550-E por R$1.700, melhor que a X570 TUF por R$1.500 na minha opinião.

Mesmo a TUF custando R$ 400,00 a menos pois pode ser encontrada por R$ 1300,00 e a E está por 1700,00?

[]´s

Galera, fiz o teste no Cinebench R23 e pedi para meu amigo que está com o problema também fazer. Deixamos o Hwinfo aberto em segundo plano para depois conferirmos algumas coisinhas, lembrando que eu utilizo PBO2 + CO e ele não.

Meus resultados: Single: 1631 pts e Multi: 15021 pts;
Resultados dele: Single: 1598 pts e Multi: 14941 pts.

Ou seja, diferenças muito pequenas (até porque eu dei um OCzinho e pego uma frequência maior) para ser o processador e dar uma diferença de 200FPS no Valorant.

No HWInfo uma coisa eu achei curiosa, ele utiliza um gabinete Lian Li 215 (Frontal de MESH) com 2 FANS de 200mm jogando ar frio, e uma atrás tirando ar quente com um WC de 280mm na parte superior da Thermaltake e a máxima dele foi de 90 graus e a minha com um gabinete com a frontal aberta e 2 fans de 120mm na frente, duas em cima e um WC de 120mm em push and pull na traseira foi de 78 graus. Eu peguei 5ghz em todos os núcleos na máxima (provavelmente no teste Single Core, fizemos o multicore primeiro e logo que acabou já fizemos o single) e os dele chegaram a 4.85ghz em todos os núcleos (normal para o 5800x em stock). Meu VCORE médio foi de 1.31v e o dele de 1.33v, enfim, achei estranho as minhas temps estarem melhores do que a dele, talvez tenha dado sorte de ter pego um 5800x "menos esquentadinho" rsrsrs... Ah uma coisa que pode ter interferido, é que a gente deu um "default" na bios dele e esqueci de avisar ele para deixar a bomba do WC em rotação máxima...

Enfim, descartei completamente ser problema no 5800x dele....

Como postaram a cima, vi muitos relatos de pessoas com a série 3000 reclamarem de FPS baixos nos fóruns da própria nvidia, então comecei a cogitar ser um problema de driver mal otimizado ainda para essas placas. Pesquisando no Youtube vi um bench de um cara usando um 5600x com uma 3070 e obtendo os mesmos FPS basicamente que eu tenho no meu PC da assinatura, ou seja, uns 150/200 a mais do que ele com o 5800x e a 3070 dele... Só que o cara do bench utiliza o driver 457.09 e meu amigo está utilizando o mais atual da nvidia. Então pedi para ele comprar um pen drive, vou fazer uma formatação no PC dele da forma que sempre fiz, desligando os recursos bestas do Windows que só servem para comer processamento e vou falar para ele instalar esse driver um pouco mais antigo da nvidia, o 457.09 e ver se resolve.

Pelo seu relato seu oc com PBO+ esta fazendo toda a diferença.
A maquina do seu amigo esta toda em stock ? Sem OC na CPU ?

Pelo seu relato seu oc com PBO+ esta fazendo toda a diferença.
A maquina do seu amigo esta toda em stock ? Sem OC na CPU ?

Cara com certeza não é isso, pois meu FPS era mais ou menos nessa média sem PBO + CO... Meu amigo está pegando coisa de 200 FPS a menos, o PBO + CO não tem todo esse poder não rsrssr... Meu amigo está usando em stock sim!

Users who are viewing this thread

Voltar