[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Chegou minha strix b550-e, mas infelizmente vou devolver pois a mesma nao da boot de maneira nenhuma com o 5600x, nao tenho outro proc pra testar pra ter certeza que eh a mobo, o que tenho aqui é o 1700 e ela nao aceita.

fica acesa o led de dram, testei com 4 memorias diferentes em diferentes slots e nada, e ao ligar da o led A6 depois muda pra 0d , procurei na internet e tem vários casos desses por ai, montei e desmontei 2 vezes e nada, resetei bios, tirei cooler, ssd, m2, placas e nada.... o mesmo problema..

agora devolver pra kabum e ver no que dá...

:(

Não tem flash BIOS Button pra regravar a BIOS? Vai saber né...

Ryzen 7 5800X caiu pra 2679,90 na kabum. Acho que o menor preço até hoje.

Com cupom de 5% de desconto fica 2545,90 e quem tem banco inter da pra pegar mais 1,5% de cashback

.

O aumento de frequência depende da qualidade do teu processador, da tua placa mãe, da tua memória.... Não é uma matemática exata, nem sempre mexendo em vários parâmetros você vai conseguir estabilizar. Mas com certeza só mexendo no Vsoc vai ser difícil subir... Aquele link acima que fala um pouco do procODT tem 7 páginas de informação, ainda é do Ryzen de primeira geração, mas muita coisa ainda se aplica.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
o Alefim explicou bem...
pra subir memoria , não depende APENAS da memoria.
CPU ( bronze , silver , gold ) influenciam e MUITO!!!
mb influencia !!
versão de bios !!
versão agesa!!

se quiser um norte a se tentar.. pega aqueles meus tiimings que mandei acima..
AINDA NAO ESTA 100% aprovado.. mas tudo tende a crer que sim, e se SIM , irei mais alem na afinação , para dps tentar romper os 4000.
disso estou sabendo é claro, mas tem vários ajustes ali que jamais mexi nem sabia pra que serviam, putz vou ter que estudar esse troço e tirar umas férias pra ficar testando até achar o melhor

Chegou minha strix b550-e, mas infelizmente vou devolver pois a mesma nao da boot de maneira nenhuma com o 5600x, nao tenho outro proc pra testar pra ter certeza que eh a mobo, o que tenho aqui é o 1700 e ela nao aceita.

fica acesa o led de dram, testei com 4 memorias diferentes em diferentes slots e nada, e ao ligar da o led A6 depois muda pra 0d , procurei na internet e tem vários casos desses por ai, montei e desmontei 2 vezes e nada, resetei bios, tirei cooler, ssd, m2, placas e nada.... o mesmo problema..

a minha veio com bios de agosto do ano passado.. e bootou de primeira com 5800x..
ja tentou fazer flashbios pelo button?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

1hr de extreme rodando.. apenas 1 erro.

pc ligado desde ontem antes dos testes de cpu , bfv (por umas 3horas) .. e zero Erros do win. ligados a CPU/memoria.

a minha veio com bios de agosto do ano passado.. e bootou de primeira com 5800x..

1hr de extreme rodando.. apenas 1 erro.

pc ligado desde ontem antes dos testes de cpu , bfv (por umas 3horas) .. e zero Erros do win. ligados a CPU/memoria.
Por isso é bom rodar TM5 nessa config Anta777 Extreme1. Mtos que fazem OC de RAM e só usam como margem de estabilidade programas leves ou apenas usando sem testar nada e conferindo erros WHEA podem estar com OC instável e nem sabem. Tinha uma tabela que mostrava qual teste equivalia a tal componente, tipo se desse erro no 2 era vinculado a IMC, falta de voltagem em tal lugar, qual era o timing responsável pelo erro, etc, mas não lembro onde que eu vi isso.

Última edição:
Para que serve o procODT?

Geralmente coloco os valores recomendados do dram

Tem a ver com a resistência do sinal.

Quanto menor a resistência funcional, maior a qualidade da sua placa mãe (trilhas do PCB) e portanto potencialmente melhores resultados no OC/apertar timing.

Não adianta por o menor valor possível se não for estável.

Resistência muito baixa numa placa mãe de baixa qualidade vai degradar o sinal e portanto trazer instabilidades.

Se você está fazendo um ajuste na RAM em que um Proc baixo faz diferença, você está no nível em que investir numa placa mãe high-end não é desperdício de dinheiro.

Por isso é bom rodar TM5 nessa config Anta777 Extreme1. Mtos que fazem OC de RAM e só usam como margem de estabilidade programas leves ou apenas usando sem testar nada e conferindo erros WHEA podem estar com OC instável e nem sabem. Tinha uma tabela que mostrava qual teste equivalia a tal componente, tipo se desse erro no 2 era vinculado a IMC, falta de voltagem em tal lugar, qual era o timing responsável pelo erro, etc, mas não lembro onde que eu vi isso.
se lembrar me avise.. pois quero afinar mais ( e acho que tem margem em algumas timmings ). E se for possível identificar aonde foi o erro , ajudaria mto.

Tem a ver com a resistência do sinal.

Quanto menor a resistência funcional, maior a qualidade da sua placa mãe (trilhas do PCB) e portanto potencialmente melhores resultados no OC/apertar timing.

Não adianta por o menor valor possível se não for estável.

Resistência muito baixa numa placa mãe de baixa qualidade vai degradar o sinal e portanto trazer instabilidades.

Se você está fazendo um ajuste na RAM em que um Proc baixo faz diferença, você está no nível em que investir numa placa mãe high-end não é desperdício de dinheiro.

Uma dúvida, minha X470 foi projetada pra processadores Ryzen de primeira geração. Eu utilizava o procODT em 48ohms com a Ram em 3600 CL 14 com o meu Ryzen 2600.

O procODT é uma característica apenas da placa mãe, ou o processador influência? Exemplo, usar com o 5600x com os mesmos 48ohms já que que estou usando os mesmos 3600 CL 14?

Lembrando que na época que a placa mãe foi lançada nem tinha procODT assim baixo, acho que na bios o menor era 40ohms...

Estava com Fabric a 1500 e XMP a 3000

consegui subir tranquilamente para 1800 e 3600 CL 16, estavel e frio, porem perdi 200 pontos no Cinebench faz sentido ? 4150 para 3950

Amanha vou mexer no PBO2

Estava com Fabric a 1500 e XMP a 3000

consegui subir tranquilamente para 1800 e 3600 CL 16, estavel e frio, porem perdi 200 pontos no Cinebench faz sentido ? 4150 para 3950

Amanha vou mexer no PBO2

Acredito que você aumentou voltagens VDDG CCD / IOD, VDDP CLDO... isso impacta no consumo PPT aparentemente...

Pelo fato da AMD ser uma cliente de longo prazo e que faz grandes pedidos com antecedência para a TSMC, esse aumento de preço não será repassado para ela.
Portanto, se houver algum aumento de preço dos RYZEN, certamente a origem não será essa.
Assim penso eu.

E quem diria que uma seca severa poderia impedir a fabricação dos RYZEN.

AMD supera a Apple como principal cliente de 7 nm da TSMC​

Escassez global de chips de computador 'atinge o ponto de crise'​

Os preços ao consumidor aumentam

Indústria de semicondutores: a escassez de água em Taiwan terá impacto limitado na fabricação de chips

No entanto, esperamos que a escassez de água em curso tenha um impacto limitado nas operações da fábrica em empresas de semicon. Embora os níveis do reservatório de Hsinchu (localizado próximo à fábrica da TSMC) permaneçam baixos, a situação parece melhor na região norte da ilha, incluindo o reservatório de Shimen. Recentemente, a TSMC começou a pedir água por caminhão dos reservatórios do norte para abastecer sua fábrica. Digno de nota, o governo taiwanês se comprometeu a aumentar seu apoio ao fornecimento de água para produtores de semicon. Também positivo, Taiwan deve entrar em breve na temporada de chuvas de abril.

Escassez de oferta de Semicon diminuirá no 2S21

O preço do contrato de fundição de wafer no próximo ano adota o sistema flutuante IC projeto de fábrica está assustado

Recentemente, foi relatado pelo mercado que no segundo trimestre, a TSMC assumirá a liderança no aumento do preço da fundição, e o design de IC também aumentará o custo e o repassará, fazendo com que a tempestade de aumento de preço continue a se expandir. A este respeito, a indústria de semicondutores disse que as empresas atuais que determinam o aumento de preço são UMC e Power Semiconductor Manufacturing Co., enquanto a TSMC e o mundo avançado estão esperando e observando.

O que é mais digno de nota é que devido à grande demanda por capacidade de produção, a fundição também deu início à assinatura do contrato de pedido de 2022 com seis meses de antecedência. A maioria dos clientes reserva primeiro a capacidade de produção, mas a cotação adota o sistema flutuante, e alguns os grandes clientes podem entrar primeiro na fase de negociação.
Beneficiada pela epidemia, aplicações como trabalho em casa e ensino remoto aumentaram drasticamente. A demanda por produtos eletrônicos de consumo, como NB e tablets, explodiu. Além disso, a cadeia de suprimentos tem medo de interrupções importantes recorrentes no primeiro trimestre de 2020 e foi lançada preparativos de pânico, bem como a proibição da Huawei. A cadeia de abastecimento está puxando os produtos antes do previsto, o que fez com que a capacidade de produção de fundição global fosse apertada, especialmente a linha de produção de 8 polegadas continua a crescer, e muitas fábricas lançaram a primeira onda de aumentos de preços no quarto trimestre de 2020.
No primeiro trimestre de 2021, a segunda onda de aumentos de preços será estendida para 12 polegadas. A TSMC usa um método de aumento de preço disfarçado que cancela descontos. Como o preço de fundição da TSMC é mais alto do que seus oponentes, o aumento real não é alto e ainda mantém clientes de longo prazo. O relacionamento é uma prioridade.

No entanto, como a demanda do terminal ainda está cheia e a capacidade da fundição ainda está escassa, há rumores de que a TSMC aumentará muito os preços da fundição e os embarques voltarão a subir recentemente.
A este respeito, a indústria de semicondutores disse que as empresas que decidiram aumentar o preço da fundição novamente em abril são UMC e Power Semiconductor Manufacturing Co., principalmente porque a capacidade de produção está totalmente carregada e os novos pedidos são aumentados a cada mês, incluindo clientes que assinaram contratos, mas não discutiram. E o preço da fundição, ou o cliente do filme que não assinou o contrato, mas a capacidade de produção completa e o contrato de preço foram assinados em 2020, e o contrato será executado de acordo com o condições e não será alterado arbitrariamente.
Entende-se que a TSMC e o mundo avançado, que se concentra apenas na fundição de wafer de 8 polegadas, estão à margem e, atualmente, apenas os pedidos urgentes aumentaram significativamente.

O presidente avançado do mundo, Fanglue, disse que a demanda por semicondutores será forte em 2021, mas devido ao alto custo da expansão de 8 polegadas, o aumento trimestral será discutido com os clientes no futuro. Na verdade, a proporção do custo de ICs gerais em produtos terminais geralmente não é alto, apenas um dígito ou até menor, mas todos os tipos de ICs são indispensáveis. Uma vez que o IC está fora de estoque e afeta a remessa, em geral, porque o aumento de custo é muito baixo , os clientes estão mais dispostos a comprar ICs a um preço mais alto, ou seja, eles aceitarão a solicitação de aumento de preço.

A TSMC também reiterou repetidamente que a TSMC tem sua própria política de preços de fundição e tem um ótimo relacionamento com seus clientes. Ela continuará a usar melhores métodos e desempenho operacional para permitir que os lucros da TSMC continuem a crescer. Vale ressaltar que a alocação de capacidade para 2021 será estabelecida no terceiro trimestre de 2020. Devido à alta demanda por capacidade de produção, a atual fundição também iniciou o plano de alocação de capacidade para 2022 com meio ano de antecedência para determinar a escala de expansão da produção e os clientes podem começar a reservar capacidade.
No entanto, devido às condições de mercado pouco claras, exceto para grandes clientes com grandes pedidos, que podem negociar o preço da fundição com antecedência, outros clientes apenas propõem a capacidade necessária, e o preço irá flutuar. Nesse momento, a negociação será feita de acordo com a situação do mercado, tornando a fundição A situação do "mercado do vendedor" continuará até 2022.
Para a indústria de design de IC, há capacidade, mas o preço não pode ser determinado. É realmente difícil entender o custo. No entanto, a prática atual determina que o custo de produção será repassado ao cliente. Enquanto a demanda do terminal ainda é esmagadora, espera-se que o impacto seja minimizado.
Entre eles, o processo de fabricação avançado da TSMC abaixo de 7 nm, a visibilidade dos pedidos atingiu 2024, os clientes e os preços foram negociados há muito tempo e a taxa de utilização da capacidade de processos maduros de 8 polegadas e 12 polegadas também está perto da capacidade total, para que possamos prever com precisão 2020. ~ 2025 A receita denominada em USD atingirá uma taxa composta de crescimento anual de 10-15%.

Última edição:
se vc nao efetuar todos os requisitos citados , o resultado pode ser inconclusivo.
eu ja testei sem algumas alterações e tive diferentes resultados.
ja tive 1 SILVER e 2 GOLD ( qnd estava com a 450m steel )
agora na 550-E tive 1 BRONZE ( qnd testei totalmente stock ) e 2 GOLD ( dps de seguir 90% dos requisitos do CTR)... pq 90%? pq não achei 2 requisitos na minha bios.
Muda muito? Testei na b450m com agesa 1.2.0.0 sem mexer nada na BIOS e deu silver,não entendi direito o que tem de mudar ou se é periogoso

Será que não eh versao da BIOS? Ontem tinha uma b550 da asrock boa por 950 na loja que explode,mas acabou rapido

Muda muito? Testei na b450m com agesa 1.2.0.0 sem mexer nada na BIOS e deu silver,não entendi direito o que tem de mudar ou se é periogoso

Será que não eh versao da BIOS? Ontem tinha uma b550 da asrock boa por 950 na loja que explode,mas acabou rapido
no link que mandei do guru3d , tem uma pagina especifica falando de tudo que se deve alterar na bios para um diagnostico mais preciso.

Que bad irmão, mas já tentou colocar outra BIOS pelo Bios Flashback?
A minha eu montei esses dias, ontem dei uma afinada no OC, depois posto umas comparações com a antiga B450M Steel Legend

kabum é complicado eles nao atualizam a bios mandam como vem do fornecedor , provavelmente você recebeu ela sem uma bios compatível com ryzen 5000 , pelo que vi precisa ser pelo menos a bios 1004 , antes de mandar usa a funçao dela bios flash back e atualiza a bios pra ultima versao , grandes chances de funcionar.

De inicio não formatei. Usei 1 ou 2 dias .
Ontem resolvi formatar , mais por perfeccionismo mesmo. Porem não senti diferença alguma.

Que bad irmão, mas já tentou colocar outra BIOS pelo Bios Flashback?
A minha eu montei esses dias, ontem dei uma afinada no OC, depois posto umas comparações com a antiga B450M Steel Legend

kabum é complicado eles nao atualizam a bios mandam como vem do fornecedor , provavelmente você recebeu ela sem uma bios compatível com ryzen 5000 , pelo que vi precisa ser pelo menos a bios 1004 , antes de mandar usa a funçao dela bios flash back e atualiza a bios pra ultima versao , grandes chances de funcionar.

Vou tentar , mas to com uma preguica de montar e desmontar tudo, mas vou dar mais uma chance, obrigado pelas dicas...
hj ou amanha farei isso e postarei aqui os resultados...

Vou tentar , mas to com uma preguica de montar e desmontar tudo, mas vou dar mais uma chance, obrigado pelas dicas...
hj ou amanha farei isso e postarei aqui os resultados...
vale a pena a tentativa , grandes chaces de funcionar, se voce mandar vai demorar pelo menos uma 2 semanas 1 pra chegar outra pra receber , monta fora do gabinete mesmo

vale a pena a tentativa , grandes chaces de funcionar, se voce mandar vai demorar pelo menos uma 2 semanas 1 pra chegar outra pra receber , monta fora do gabinete mesmo

tentei aqqi consegui por a bios mais rececente, masss.
ao ligar so fica no bios e nao acessa nada, reinicio ja entra direto na bios e da o codigo a9
no bios diz ele nao ter dispositivo de boot, mesmo o nvme aparecendo na listagem de dispositivos de armazenamento, alguem poderia dar uma luz?

edit...

um tal de CSM tava desabilitado no bios , habilitei agora entrou no windows, instalando os dispositivos, mais tarde dou mais noticias,

Última edição:
ao ligar so fica no bios e nao acessa nada, reinicio ja entra direto na bios e da o codigo a9
no bios diz ele nao ter dispositivo de boot, mesmo o nvme aparecendo na listagem de dispositivos de armazenamento, alguem poderia dar uma luz?

edit...

um tal de CSM tava desabilitado no bios , habilitei agora entrou no windows, instalando os dispositivos, mais tarde dou mais noticias,
eu ja estava digitando pra ti essa questao do CSM , que vem desabilitado ( e nao faco a menor ideia pq a ASUS faz isto ).

eu tbm tive esse momento de preocupacao em estar com problema . Mas pesquisando na net foi facilmente mencionado esse detalhe.

Tem algum jeito de eu falar para o Ryzen que, quando ele executar aquele .exe especifico, ele "limite" o clock da CPU?

Tipo nas placas de vídeo, que através do Riva, podemos apontar para determinado .exe que ele rode a X FPS limitados. Algo nessa linha...

que vem desabilitado ( e nao faco a menor ideia pq a ASUS faz isto ).
Pq o ideal é a instalação ser UEFI e GPT, onde não precisaria do CSM (que é um módulo de compatibilidade). O CSM já tá pra ser deprecado em placa-mães futuras.

edit...

seu disco com SO deve estar em MBR , com CSM desabilitado so roda GPT via UEFI, asus recomenda que o SO rode em UEFI por isso vem desabilitado, você pode deixar assim ou desabilitar o CSM e formatar do zero seu SO de preferencia zerando a partição com disk part , é normal entrar na BIOS direto quando nao tem boot compativel.

Bom pessoal, ja postando aqui no novo pc, 5600x + b550-e

realmente o pc ficou bem mais rapido que o antigo 1700 + b350m

quero agradecer a cada um que se dispos a ajudar de alguma forma.
@HunS , @igormp, @maykonsluk, @Folk, @Fabio_,

Agora k pra nos, que coolerzinho vagabundo que a amd manda hein? coloquei o do 1700 nele que eh um pouco melhor, mas logo logo vou comprar outro, pq a temperatura aqui ta com o pc parado em 52, .... ainda tenho que fazer alguns ajustes e conto com a ajuda de vcs,

muito obrigado....

Agora k pra nos, que coolerzinho vagabundo que a amd manda hein? coloquei o do 1700 nele que eh um pouco melhor, mas logo logo vou comprar outro, pq a temperatura aqui ta com o pc parado em 52, .... ainda tenho que fazer alguns ajustes e conto com a ajuda de vcs,

muito obrigado....
aqui mudei do 2700 do meu irmao pra um 5600x
já deu uma diferença mesmo na 750ti, em termos de % de uso da cpu, imagino com uma gpu boa...

to usando uma b450m tuf pro + 5600x no wraith prism, batendo 75C em stress e 73 em alguns jogos(idle realmente tava dando nessa faixa dos 50), mas n passou mais que isso(ainda mais quente que o 2700 anterior), mas n usei o wraith stealth dele e provavelmente nem vou (não confio nem em stock), mais pra frente talvez acabe testando outro.

stealth n aguentava nem um ryzen 3600, imagina um 5600x que é mais quente ainda....

muito obrigado....
coloca um gammaxx 400 bom e barato deve baixar muito a temperatura.

Users who are viewing this thread

Voltar