Vai de 2x16GB mesmo. 4 módulos, mesmo que idênticos, costuma ser mais instável e difícil de subir o clock, seja manualmente ou via XMP, ainda mais que o IMC da AMD nunca foi lá grandes coisas. Eu mesmo não vou fazer questão de 4 slots de memória na minha próxima placa-mãe, na prática só faz encarecer a mobo.
2x8GB = Até onde seu processador aguentar
4x8GB = Máximo 3200MHz
Se for pegar 4 pentes não passe da especificação oficial da AMD que no caso é 3200MHz, a chance de não subir acima de 3200MHz é grande pois 4 pentes força mais o controlador de memória do que 2 pentes.
Windows aqui está OK, utilizo somente pra jogar basicamente. Durante o jogo só roda a Steam + MSI + Discord + Kaspersky, banco e etc eu utilizo uma VM no virtualbox, então não roda junto do restante das coisas.
A RAM está assim, foi o melhor que consegui:
Driver de chipset sempre atualizado, e a Bios está na ultima beta (que inclusive me deu um pouco de performance)
Se está tudo atualizado e o Windows limpo o desempenho era pra ser melhor, a memória está com um CL alto pra 3000MHz mas não sei se só isso é capaz de tirar tantos fps do Warzone assim porém como todo o resto está ok o culpado pode ser mesmo a memória.
Se for pegar 4 pentes não passe da especificação oficial da AMD que no caso é 3200MHz, a chance de não subir acima de 3200MHz é grande pois 4 pentes força mais o controlador de memória do que 2 pentes.
2x8GB = Até onde seu processador aguentar
4x8GB = Máximo 3200MHz
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Se está tudo atualizado e o Windows limpo o desempenho era pra ser melhor, a memória está com um CL alto pra 3000MHz mas não sei se só isso é capaz de tirar tantos fps do Warzone assim porém como todo o resto está ok o culpado pode ser mesmo a memória.
Chip é loteria e nem todos são iguais, pode subir ou não.. Já vi gente com 5600X que não subia nem 2x8GB 3466Mhz, tomava tela azul. Comprar 4 pentes com risco de não subir e depois ter dor de cabeça pra devolver/revender ou ajustar a frequência manualmente pra baixo não sei se compensa. É regra básica do PC desde sempre, quanto menos memória ram, menor chance de ter problema.
Chip é loteria e nem todos são iguais, pode subir ou não.. Já vi gente com 5600X que não subia nem 2x8GB 3466Mhz, tomava tela azul. Comprar 4 pentes com risco de não subir e depois ter dor de cabeça pra devolver/revender ou ajustar a frequência manualmente pra baixo não sei se compensa. É regra básica do PC desde sempre, quanto menos memória ram, menor chance de ter problema.
Sim, concordo, não é garantido, mas o caso de um 5600x não subir deve ter sido mais azar do que ser regra, ou a bronca é nos pentes mesmo, os meus não sobem um tico de nada, independente de cpu e mobo.
Um pente de 3600mhz com um zen 3 tem mais chances de só funcionar tranquilo do que de dar ruim. Nas ddr5 que isso atualmente dá BEM mais dor de cabeça.
Sim, concordo, não é garantido, mas o caso de um 5600x não subir deve ter sido mais azar do que ser regra, ou a bronca é nos pentes mesmo, os meus não sobem um tico de nada, independente de cpu e mobo.
Um pente de 3600mhz com um zen 3 tem mais chances de só funcionar tranquilo do que de dar ruim. Nas ddr5 que isso atualmente dá BEM mais dor de cabeça.
na kabum vai custar uma fortuna
meus pentes não são os recomendados com o 1700x na epoca so subia em 2400mhz quando estava com vontade e pra ficar estável so com 1.45V isso na b350
dai veio os updates na bios e passou a subir em 2666MHZ tambem com 1.4V
depois mudei pro 2700X e ai passou ha subir com 2800mhz 1.35V
ate agora nada de xmp e qualquer alteração ja era
depois veio a x570 e o 5900x
agora ta com o XMP300MHZ @ 3266MHZ esta acima e ate vai um pouco mais porem a estabilidade tira férias e trava em momentos aleatórios
a regra e use 2 pentes se usar 4 não e garantido 3000mhz nei pela própria amd
pois e chip duplo e todos os canais ocupados
na kabum vai custar uma fortuna
meus pentes não são os recomendados com o 1700x na epoca so subia em 2400mhz quando estava com vontade e pra ficar estável so com 1.45V isso na b350
dai veio os updates na bios e passou a subir em 2666MHZ tambem com 1.4V
depois mudei pro 2700X e ai passou ha subir com 2800mhz 1.35V
ate agora nada de xmp e qualquer alteração ja era
depois veio a x570 e o 5900x
agora ta com o XMP300MHZ @ 3266MHZ esta acima e ate vai um pouco mais porem a estabilidade tira férias e trava em momentos aleatórios
a regra e use 2 pentes se usar 4 não e garantido 3000mhz nei pela própria amd
pois e chip duplo e todos os canais ocupados
Tenho algumas dúvidas sobre preço e disponibilidade de placas-mãe B450m novas no mercado brasileiro, mas fiquei em dúvida se devo abrir um tópico novo ou devo perguntar direto aqui. Vou perguntar aqui primeiro.
Com a plataforma AM5 surgindo e chegando ao Brasil, imaginei que os preços das placas AM4 iriam cair no mercado brasileiro. Tanto é que consegui comprar uma MSI B450M Pro-M2 Max por menos de R$400 em maio/22. Agora não consigo encontrar quase nenhuma placa boa abaixo de R$700. Estava querendo aproveitar o preço do Ryzen 5 4600G pra montar uma máquina com umas peças que tenho sobrando, mas nesse preço não compensa. Mesma coisa com B550m por aí.
Também tenho olhado CPU e placa-mãe usadas/novas no AliExpress, mas os preços não estão tão bons quanto eu esperava, visto que a plataforma AM4 já tem um tempo que está por aí.
Alguém sabe o que está acontecendo? Será que fizeram poucas B450 e não sobrou nada em estoque? E as B550, será que já pararam de fabricar? Se foi isso, é uma pena, pois a plataforma AM4 tem/tinha tudo para ocupar o espaço de micros mais simples por muitos anos.
inflação e uma razão por não encontra a placa mais barata
e o kit AM5 e uma paulada ja que vc não aproveita nada e o ddr4 ja esta no mercado faz um tempo o que acaba fazendo ele ser uma atualização mais "barata"
na verdade um kit AM4 e mais barato hoje importando tudo que da .
as memos ddr5 são uma fortuna sem contar que e um "experimental" assim como foi nos am4 no inicio
Tenho algumas dúvidas sobre preço e disponibilidade de placas-mãe B450m novas no mercado brasileiro, mas fiquei em dúvida se devo abrir um tópico novo ou devo perguntar direto aqui. Vou perguntar aqui primeiro.
Com a plataforma AM5 surgindo e chegando ao Brasil, imaginei que os preços das placas AM4 iriam cair no mercado brasileiro. Tanto é que consegui comprar uma MSI B450M Pro-M2 Max por menos de R$400 em maio/22. Agora não consigo encontrar quase nenhuma placa boa abaixo de R$700. Estava querendo aproveitar o preço do Ryzen 5 4600G pra montar uma máquina com umas peças que tenho sobrando, mas nesse preço não compensa. Mesma coisa com B550m por aí.
Também tenho olhado CPU e placa-mãe usadas/novas no AliExpress, mas os preços não estão tão bons quanto eu esperava, visto que a plataforma AM4 já tem um tempo que está por aí.
Alguém sabe o que está acontecendo? Será que fizeram poucas B450 e não sobrou nada em estoque? E as B550, será que já pararam de fabricar? Se foi isso, é uma pena, pois a plataforma AM4 tem/tinha tudo para ocupar o espaço de micros mais simples por muitos anos.
Tá começando a cair as AM5, paciência, é efeito cascata, primeiro aumenta a demanda de AM5 e volta a cair de AM4. O aumento veio pq pararam a fabricação em larga escala , não sei nem se estão fabricando mais, e choveu 5600 e 5600G de promoção em pouco tempo o que aumentou muito a demanda. Eu peguei placa mãe AM4 na melhor época e processador estava começando a cair, paguei quase o dobro que alguns que conseguiram por 500 e pouco a vista, alguns deram sorte de comprar enquanto ambos tavam com promoção boa, eu não imaginava que os processadores iriam cair tanto assim de repente.
Se vc quer jogar na faixa de 100~150 fps jogos como warzone, battlefield e etc, vale a pena. Se jogar abaixo de 100 fps ou jogos singleplayer, não vale a pena.
Se vc quer jogar na faixa de 100~150 fps jogos como warzone, battlefield e etc, vale a pena. Se jogar abaixo de 100 fps ou jogos singleplayer, não vale a pena.
Ao usuário que tinha uma B450 Aorus M: após quase 1 ano a Gigabyte finalmente liberou a versão estável da BIOS F63, cuja única novidade é o AGESA 1.2.0.7.
Hoje é melhor, mas daqui a 3 anos a 5900x na próxima geração será melhor, 5090ti imagino pois deve demorar pela dificuldade hoje de se fazer algo menor e com menos consumo, a 5800 vai começar a pedir arrego por ter menos core/thread, e cache maior não podera fazer nada a respeito disso.
Hoje é melhor, mas daqui a 3 anos a 5900x na próxima geração será melhor, 5090ti imagino pois deve demorar pela dificuldade hoje de se fazer algo menor e com menos consumo, a 5800 vai começar a pedir arrego por ter menos core/thread, e cache maior não podera fazer nada a respeito disso.
Tem muita gente, mas muita nos 4/8 e 6/12...já há uns 10 anos jogando até hoje.
Difícil em 3 anos acontecer algo tão mirabolante e revolucionário na indústria de jogos para fazer o que vc tá dizendo.
Console manda no mercado, e as CPUs de XBOX e PS5 ainda são Zen2 @ 3.5GHz...tem chão para o apocalipse do 8/16.
Tem muita gente, mas muita nos 4/8 e 6/12...já há uns 10 anos jogando até hoje.
Difícil em 3 anos acontecer algo tão mirabolante e revolucionário na indústria de jogos para fazer o que vc tá dizendo.
Console manda no mercado, e as CPUs de XBOX e PS5 ainda são Zen2...tem chão para o apocalipse do 8/16.
Acha que a 4090Ti que é um monstro vai puxar quanto da 5800x? Eu tbm achava que 8 cores era muito coisa até ver o desempenho da 4090, vc acha muito 8 cores para o futuro mas tem gente no Brasil com processador de 24 kkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Estou falando de jogos da futura geração já. Vc citou o processador dos consoles e sabe qual placa deles ? Processador de 8 cores pra carregar uma placa de vídeo nível 3060ti...
Acha mesmo que 8 cores vai aguentar tranquilamente uma futura 5090ti?
Acha que a 4090Ti que é um monstro vai puxar quanto da 5800x? Eu tbm achava que 8 cores era muito coisa até ver o desempenho da 4090, vc acha muito 8 cores mas tem gente no Brasil com processador de 24 kkkk
Quem compra 4090TI que não existe, terá um 14700K para cima, que é o tamanho do bolso do cara, ele não vai ter 5800X para começar.
Jogos futura geração não será diferente do que vc já viu de lançamentos atuais.
UE5.1 tá aí e tem muita lenha para queimar.
Hogwarts Legacy, Returnal, jogos recem lançados precisa no mínimo de 6Gb Ram, CPU i5-6600, GTX 980...o dia que os jogos estiverem no mínimo pedindo uma 2070, i5-10400...aí vc pode falar alguma coisa do gênero.
Se nem teve refresh para um PS5 Pro...um console next-gen tem anos a frente para ser lançado.
Quem compra 4090TI que não existe, terá um 14700K para cima, que é o tamanho do bolso do cara, ele não vai ter 5800X para começar.
Jogos futura geração não será diferente do que vc já viu de lançamentos atuais.
UE5.1 tá aí e tem muita lenha para queimar.
Hogwarts Legacy, Returnal, jogos recem lançados precisa no mínimo de 6Gb Ram, CPU i5-6600, GTX 980...o dia que os jogos estiverem no mínimo pedindo uma 2070, i5-10400...aí vc pode falar alguma coisa do gênero.
Se nem teve refresh para um PS5 Pro...um console next-gen tem anos a frente para ser lançado.
4090ti não existe pra vender mas logo terá, e não importa se vai ter processadores melhores tbm, até pq já tem vários, o que eu disse foi que daqui a 3 anos o desempenho da 5900x será melhor que a 5800x3d pq é óbvio que terá mais poder para carregar as placas de vídeo mais recentes com uso no máximo, enquanto isso a 5800x3d vai começar a dar gargalo. Isso aí que vc disse já é outro assunto. Eu não me referi à requisitos mínimos e nem de não rodar.