[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Bom dia amigos, estou para começa a montagem de meu Ryzen 5 1500x ou 1600, ia montar um intel g4560 para depois up i7 7700k mais devido as temps e custo tb, optando pela linha, será a minha primeira vez na AMD.
venho procurando Placa Mãe da serie B350 e tenho olhado para a Assus Prime Plus e Gigabyte Gaming 3.
sendo que esta agora a noite na promo a Asus Prime Plus Atx de 486,33 na 1000gigas, o que posso espera? é uma boa opção?
no futuro até inicio 2018 pretendo da um UP para Ryzen 7 1700, ela consegue me manter para o UP?

Bom dia, alguém com essa Placa que poderia me da uma luz se é realmente boa, pois ñ queria perder a promo? ou devo espera mais pela Gigabyte b350 Gammig 3, o que me sugerem? a promo ta realmente boa no valor de 486,33?

agradeço desde já pela ajuda.

------
EDT 2min depois:

Mais uma duvida! Agora vejo na loja que explode a AsRock AB350 Pro4 ATX, por 499 tb ta dentro do meu orçamento! e ai tem muita diferença entre a Asus Prime b350 Plus?

Qual das duas estão se saindo melhor em desempenho e estabilidade, e tb logividade? ouvir dizer que a Asus costuma largar muito rapidamente as suas atualizações é verdade? uma perde muito em comparação a outra, sobre memórias como estão a compatibilidade? agradeço pela ajuda na escolha.
 
Última edição:
Já defini Mobo e processador, vou de Taichi e 1700, agora falta as memorias, quais memos vocês estão usando? sei que o ideal seria as single rank B-die da Samsung, mas não sei como procurar as memos com essas especificações já que os fabricantes não disponibilizam. Esta pensando em uma Corsair vengeance CMU16GX4M2C3000C15, seria uma memoria boa pro ryzen? alguém tem alguma sugestão na faixa dos 800 reais? vlwww
http://www.performancesolutions.com.br/Kit-Geil-EVO-X-RGB-LED-DDR4-2x8GB-16GB-3200Mhz/prod-4471213/
 
Bom dia, alguém com essa Placa que poderia me da uma luz se é realmente boa, pois ñ queria perder a promo? ou devo espera mais pela Gigabyte b350 Gammig 3, o que me sugerem? a promo ta realmente boa no valor de 486,33?

agradeço desde já pela ajuda.

------
EDT 2min depois:

Mais uma duvida! Agora vejo na loja que explode a AsRock AB350 Pro4 ATX, por 499 tb ta dentro do meu orçamento! e ai tem muita diferença entre a Asus Prime b350 Plus?

Qual das duas estão se saindo melhor em desempenho e estabilidade, e tb logividade? ouvir dizer que a Asus costuma largar muito rapidamente as suas atualizações é verdade? uma perde muito em comparação a outra, sobre memórias como estão a compatibilidade? agradeço pela ajuda na escolha.

Cara eu também passei por isso e fiquei com a ASUS, por apresentar um conjunto equilibrado. A Gigabyte tem um som onboard superior mas estava mais cara, na época.
A Asrock eu tinha achado interessante mas não gostei dos VRMs dela. Se a Gigabyte estiver no mesmo preço da ASUS, vá na primeira.
 
Cara eu também passei por isso e fiquei com a ASUS, por apresentar um conjunto equilibrado. A Gigabyte tem um som onboard superior mas estava mais cara, na época.
A Asrock eu tinha achado interessante mas não gostei dos VRMs dela. Se a Gigabyte estiver no mesmo preço da ASUS, vá na primeira.


Opa CCR, grato pela resp! a Gigas estão 200 à cima, não tenho visto muita promo da Giga.
E em relação a Asus o que vc tem achado das atualizações de Bios, a Bios dela e fácil de manusear para um Overzinho?
E em relação a compatibilidade com memórias de frequências mais altas, o que esta achando? pretendo investir nas 3200.
Qual a marca das suas memórias e modelo?

Grato desde já pelo tempo empregado na resposta.
 
Opa CCR, grato pela resp! a Gigas estão 200 à cima, não tenho visto muita promo da Giga.
E em relação a Asus o que vc tem achado das atualizações de Bios, a Bios dela e fácil de manusear para um Overzinho?
E em relação a compatibilidade com memórias de frequências mais altas, o que esta achando? pretendo investir nas 3200.
Qual a marca das suas memórias e modelo?

Para a Plus estão mais devagar as atualizações em relação as tops. De over não entendo mas dizem que os VRMs dela são valentes.
Sobre compatibilidade de memórias as mobos MSI ainda são as mais compatíveis, pelo que leio por aqui, mas modelos de memória single rank têm mais chances de funcionarem como se espera.
Minhas memórias são Corsair CMK16GX4M2B3000C15 v5.30 e, de acordo com o QVL da mobo ASUS, vão rodar a 2933mhz.
 
Galera bom dia!

Eu tinha gravado aqui os passos a passos de como atualizar a bios da minha mobo Gigabyte GA-AB350 Gaming 3, mas não sei por que ele sumiu '-'

Enfim ... alguém de bom coração podia me passar o passo a passo da atualização das bios dela por favor !

Obs: já estou com ela baixada aqui.

Atualizei da minha K7 pelo windows mesmo...

Instala o APP center (ja deve ter ai)...
Instala o @Bios @Bios (AMD AM4 series) - http://download.gigabyte.us/FileList/Utility/mb_utility_atbios_am4.zip
depois de instalar...

abre o app center
la aparece o @Bios..
abre o @Bios... ai eh so seguir os passos, pedir uma ajuda pra nao acabar a energia bem na hora.. e boa..
 
Acabei de montar o conjunto aqui: 1700 + H110i + Corsair 16GB num S340 Elite.

Estou rodando ele a 3.8 com +0.375v no offset. Hoje esta frio (+/-20ºC) e ele nao chega a 30ºC no cinebench.
Mas nao sei se esta temperatura eh real ou se esta com aquele erro de leitura de 20 graus...
As memorias, nao passaram de 2660MHz, mesmo com 1.36v e tendo profile pra 3k. No PDF de compatibilidade mostrava que rodava a 2933, mas nao teve jeito. Tentarei mais amanha.

https://valid.x86.fr/zrj9mz

A diferenca foi monstra pro meu antigo i5 750. Overwatch que usa pouca CPU subiu de 80-90fps para 130-140fps.

Estou querendo pegar esse gabinete (NZXT S340 Elite)

Manda fotos ae!
 
Opa, minha mobo também é a k7 (isso é nome de placa?) O que achou da nova bios?

Opa.. pra mim aqui foi de boa.. está bem estavel, e consegui os 4 pentes de memoria em 2666, não estava passando de 2400 antes.

Estável 100% to com ela a uns 3 dias e o pc trabalhando 24/7..
Qto a over não se melhorou muito, estacionei meu 1700@3.6 frio e pro meu uso perfeito.

Ja testou tb?
 
Opa.. pra mim aqui foi de boa.. está bem estavel, e consegui os 4 pentes de memoria em 2666, não estava passando de 2400 antes.

Estável 100% to com ela a uns 3 dias e o pc trabalhando 24/7..
Qto a over não se melhorou muito, estacionei meu 1700@3.6 frio e pro meu uso perfeito.

Ja testou tb?
Não testei ainda. To pensando antes de fazer por ser ainda bios beta, o que não me agrada. Mas pensava que seria algo melhor. Pelo menos na casa dos 2900 a frequencia da memória. Vou deixar por enquanto.
 
Não testei ainda. To pensando antes de fazer por ser ainda bios beta, o que não me agrada. Mas pensava que seria algo melhor. Pelo menos na casa dos 2900 a frequencia da memória. Vou deixar por enquanto.

isso depende da memoria... Agora tem muita opção de setup...

ja eh a 4 bios F4, ta madura
 
jaaben.. ele "só" conseguiu 2666 porque usa 4 pentes... ainda tem esse limite. Com 2 pentes, já deve subir os 3200.. ou mais..
 
a de 499 é a versão micro-ATX... nao é a msm AB350 PRO 4.

EDIT >> vi abaixo a versão FullATX de 499 tb.. pra mim esse preço ta muito bom e compativel com oq a placa intrega
 
A AsRock lançou mais uma X370, a X370 Gaming X, a unica diferença entre ela e a K4 é que a K4 tem USB 3.1 e a X tem so USB 3.0.. sera so isso msm??

http://www.asrock.com/mb/AMD/Fatal1ty X370 Gaming X/index.us.asp#Specification

Fatal1ty%20X370%20Gaming%20X(L1).png

Indecisão grande aqui... não sei qual eu pego!!

Uma hora eu vou de Asrock, outra hora escolho a MSI e agora to pensando na Gigabyte
 
Galera meu ryzen chegou, montei tudo bonitinho. Porém to com problema na temperatura no qual eu tenho quase certeza que é o water cooler, tudo foi instalado corretamente, bomba funcionando 100%, troquei de portas e nada.

A instalação do water cooler para am4 é bem facil , pois não precisa fazer nada na placa mãe....

Olhem as fotos que irei postar, to cismado que essas 2 presilhas laterias que prendem na placa mae estão tortas, onde parafusa para mim teria que estar reto e não está. O pc funciona perfeitamente, mas tá agindo 50-70 graus em stock e idle ou usando a internet. Ou então o problema é o do proprio water cooler, o cooler parece estar bem preso e não sei move, já tentei diversas vezes e não acredito que é erro de instalação, uns dos parafusos dessas presilhas parece estar meio solto, sempre que tiro e ponho ele anda mais que o outro.

Estou meio desesperado porque já é sexta e passou da hora de falar com a loja.

Alguém sabe o que pode ser? As fotos abaixo.







 
asasa.png


Outra coisa que notei é essa voltagem muito alta, mesmo setando em 1.35 por exemplo para teste, ele fica em 1.55 , muito alto não?

Estou fazendo os devido testes, mas se algum puder dar uma dica eu agradeço. Estou com duvida no water cooler (instalação) e essa voltagem alta.

Edit: Confundi o vid com vcore kkkk mesmo assim, eu coloquei 1.30 manual que sei que é baixo, ou uso stock, mas ainda tá lendo 46 a 56 graus pelo menos.

Li em algum lugar que há um erro faz subir 20 graus a temperatura. Mas sei la to meio desesperado, o que pode ser?
 
Última edição:


madura, no sentido de ja ser a quarta revisao da F4... raramente uso beta bios, mas pelo fato da K7 ser dual bios .. resolvi arriscar.


jaaben.. ele "só" conseguiu 2666 porque usa 4 pentes... ainda tem esse limite. Com 2 pentes, já deve subir os 3200.. ou mais..

Na bios liberou velocidade de mais de 3400.. depois posso ate confirmar.. com ctz quem tiver com 2 pentes, single rank entao.. pode subir muito.
 
Indecisão grande aqui... não sei qual eu pego!!

Uma hora eu vou de Asrock, outra hora escolho a MSI e agora to pensando na Gigabyte

Na boa.. pra mim todas as opçoes que vc tem sao mais ou menos a mesma coisa... vaide gosto.. e por 499 essa asrock ta num preço bem interessasnte
 
Galera meu ryzen chegou, montei tudo bonitinho. Porém to com problema na temperatura no qual eu tenho quase certeza que é o water cooler, tudo foi instalado corretamente, bomba funcionando 100%, troquei de portas e nada.

A instalação do water cooler para am4 é bem facil , pois não precisa fazer nada na placa mãe....

Olhem as fotos que irei postar, to cismado que essas 2 presilhas laterias que prendem na placa mae estão tortas, onde parafusa para mim teria que estar reto e não está. O pc funciona perfeitamente, mas tá agindo 50-70 graus em stock e idle ou usando a internet. Ou então o problema é o do proprio water cooler, o cooler parece estar bem preso e não sei move, já tentei diversas vezes e não acredito que é erro de instalação, uns dos parafusos dessas presilhas parece estar meio solto, sempre que tiro e ponho ele anda mais que o outro.

Estou meio desesperado porque já é sexta e passou da hora de falar com a loja.

Alguém sabe o que pode ser? As fotos abaixo.







 
asasa.png


Outra coisa que notei é essa voltagem muito alta, mesmo setando em 1.35 por exemplo para teste, ele fica em 1.55 , muito alto não?

Estou fazendo os devido testes, mas se algum puder dar uma dica eu agradeço. Estou com duvida no water cooler (instalação) e essa voltagem alta.

Edit: Confundi o vid com vcore kkkk mesmo assim, eu coloquei 1.30 manual que sei que é baixo, ou uso stock, mas ainda tá lendo 46 a 56 graus pelo menos.

Li em algum lugar que há um erro faz subir 20 graus a temperatura. Mas sei la to meio desesperado, o que pode ser?
VocÊ mata a charada do WC removendo o bloco e verificando se a pasta espalhou bem. MAs, chuto 90/10 que é esse Vcore alto + clock fixado no máximo. Modos de economia desligados ou inoperantes. Bios atual ??
Só a galera que já passou por isso (bem comum aqui) pode te ajudar. Tenta voltar default e depois refazer o clock / Vcore manualmente e LLC médio.

.
 
VocÊ mata a charada do WC removendo o bloco e verificando se a pasta espalhou bem. MAs, chuto 90/10 que é esse Vcore alto + clock fixado no máximo. Modos de economia desligados ou inoperantes. Bios atual ??
Só a galera que já passou por isso (bem comum aqui) pode te ajudar. Tenta voltar default e depois refazer o clock / Vcore manualmente e LLC médio.

.


A pasta tá bem aplicada, e de boa qualidade... Camada fina e espatula propria para espalhar.

Então aquele 1.55 era o vid que é diferente do v core, fiz um teste usando o game boost da placa que fixa em 3.8 ghz o clock e fiz o teste no real bench por 15 minutos o v core maximo que atingiu foi 1,472 e temperatura de 94 graus isso a maxima, considerando os 20 graus a menos , 74 é toleravel porém alto.

É a ultima bios, versão 1.50.

Voltei ao default da placa, a temperatura abaixa um pouco , mas o meu intuito é usar over , não quero ficar no default. Mesmo assim li muitos relatos gringos que alem do 1700x ser quente por natureza , tem essa diferença de 20 graus a mais na leitura para ativar algo que não entendi, e para isso funcionar melhor a estabilidade algo assim.
 
É o "offset" (nome lindo para bug) que a AMD divulgou de 20ºC a mais nos sensores para 1700x/1800x apenas. Engraçado que já existia nos AM3+, de 8-14ºC entre Tctl e Tcpu. É assim nos FX's.
Mais uma vez, 1,472 está 0,5V acima do máximo recomendado pela AMD e 1,0V+ acima da média da galera para 3.8 GHz.
Está claramente faltando acertar config. Vai no tópico de AMD ZEN - Informações técnicas que o @VultureX criou e lê com calma . Perca, digo, empreenda tempo planejando, para não perdê-lo com retrabalho e/ou reparos na execução.

.
 
É o "offset" (nome lindo para bug) que a AMD divulgou de 20ºC a mais nos sensores para 1700x/1800x apenas. Engraçado que já existia nos AM3+, de 8-14ºC entre Tctl e Tcpu. É assim nos FX's.
Mais uma vez, 1,472 está 0,5V acima do máximo recomendado pela AMD e 1,0V+ acima da média da galera para 3.8 GHz.
Está claramente faltando acertar config. Vai no tópico de informações técinicas que o @VultureX criou e lê com calma . Perca, digo, empreenda tempo planejando, para não perdê-lo com retrabalho e/ou reparos na execução.

.

Digitei errado desculpa, foi 1,427 , esse é o game boost da própria placa, vou tentar manualmente então. Esse 20 graus a mais então é normal?

Minha duvida maior é na instalação do water cooler que não parece estar correta, apesar dele estar bem fixo. Um user tem esse water cooler solicitei ajuda dele. Estou lendo diversos relatos em foruns gringos das temperaturas altas, sensor indicando mais e talz, sou novo no ryzen to meio desesperado rsrsrs.
 
Ainda é alto! Vai lá, lê o 1º post.. não, estude-o! é completíssimo. De resto, é esperar a palavra de quem já está bem calejado nos Ryzen. Sucesso aí e parabéns pela aquisição. Aguardo a minha vez.

.
 
Não testei ainda. To pensando antes de fazer por ser ainda bios beta, o que não me agrada. Mas pensava que seria algo melhor. Pelo menos na casa dos 2900 a frequencia da memória. Vou deixar por enquanto.

Ele usa 4 pentes e não 2, em se tratando de 4 pentes o resultado está bom.
 
Para a Plus estão mais devagar as atualizações em relação as tops. De over não entendo mas dizem que os VRMs dela são valentes.
Sobre compatibilidade de memórias as mobos MSI ainda são as mais compatíveis, pelo que leio por aqui, mas modelos de memória single rank têm mais chances de funcionarem como se espera.
Minhas memórias são Corsair CMK16GX4M2B3000C15 v5.30 e, de acordo com o QVL da mobo ASUS, vão rodar a 2933mhz.

Grato CCR, so para infor acabei fechando na Asus Prime Plus, agora partir para uma promo do pros ryzen.
 
  • Curtir
Reações: CCR
Fiz o primeiro teste , com manual em 3900 ghz e vcore em 1.385, atingiu a maxima de 90, ai desconto os 20 daria uma margem de 70 isso? Acho que está bom, rodei 15 minutos do bench. Mas farei mais testes para ver em qual clock e vcore se estabiliza melhor. Mas ainda acho que as temperaturas em idle muito altas, ou mesmo acessando internet apenas.

Minha corsair dominator 3200 mhz ficou em 2133 como padrão esperado, pensei conseguiria chegar nos 2933 porem sem sucesso, vi varios tutos gringos mas não estou conseguindo. Além de ser chato porque toda vez que faço isso e o sistema não aceita tenho que ficar tirando a memoria pois se não a bios não inicia. Agora com um kit que estou vendendo o o hyper fury de 8gb foi de boas a 2933, mas esse kit eu vou passar para frente. Algum conselho se consigo chegar a 2933? Pelo o que eu sei é o maximo que irei conseguir por enquanto. Codigo da minha memoria CMD16GX4M2B3200C16

asasasafas.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo