[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Eu não acho que a AMD vai abandonar de vez a estratégia que ele sempre adotou que era de custo x benefício.
Claro que os processadores não vão chegar baratos até por que é lançamento.

Mas o que é bem plausível, é que em Zen topo de linha que tenha desempenho semelhante ao i7 6700 fique com um preço com um desconto.

Hoje esse i7 está em 1350 contos. Eu acho difícil a AMD posicionar seu produto com o mesmo preço. Se ela realmente quiser incentivar uma mudança de plataforma não adianta ela oferecer um processador com mesmo desempenho com mesmo preço, não faz sentido. Porque eu escolheria um processador da AMD que tem o mesmo desempenho do concorrente e o mesmo preço. Só por amora marca?

Acho que ela vai sim dar um desconto talvez próximo dos 1000 reais, pra poder forçar a troca.

E os intermediários abaixo disso.
No Brasil devido problemas com os importadores que a AMD tem, que na realidade são muito poucos perto da Nvidia e da Intel , não conte com preços abaixo que o da intel pelo menos nos primeiros meses , as promessas e vazamentos é que os processadores serão superiores a essa geração da intel , mas o marketing pesado da intel e respeito da marca conquistou acaba pesando na escolha , vide época de ouro da AMD mesmo tendo produtos melhores vendia muito menos .
 
Última edição:
Eu não acho que a AMD vai abandonar de vez a estratégia que ele sempre adotou que era de custo x benefício.
Claro que os processadores não vão chegar baratos até por que é lançamento.

Mas o que é bem plausível, é que em Zen topo de linha que tenha desempenho semelhante ao i7 6700 fique com um preço com um desconto.

Hoje esse i7 está em 1350 contos. Eu acho difícil a AMD posicionar seu produto com o mesmo preço. Se ela realmente quiser incentivar uma mudança de plataforma não adianta ela oferecer um processador com mesmo desempenho com mesmo preço, não faz sentido. Porque eu escolheria um processador da AMD que tem o mesmo desempenho do concorrente e o mesmo preço. Só por amora marca?

Acho que ela vai sim dar um desconto talvez próximo dos 1000 reais, pra poder forçar a troca.

E os intermediários abaixo disso.

Eu não imagino uma diferença maior que 20~25% no preço, o custo de produção desta CPU não deve ficar muito diferente de um processador intel. E mesmo assim estou falando de preço lá fora, pois aqui ainda tem o "fator novidade" pra entrar na equação.
 
Eu fiz uma comparação entre a soquetes AM4 e AM3. Considerando o tamanho aproximado das placas ATX, pelo menos as distâncias relativas estão parecidas.
E o encaixe é o mesmo: um gancho de cada lado pra prender as presilhas e apertar com a alavanca.

Talvez dê certo usar mesmo que não oficial.

zU8dU7H.png

Pelo método relativamente científico que fiz aqui (comparando o tamanho do slot pci-e 16X das duas placas usando um milimetro no monitor) deu para concluir que a escala das duas imagens está um pouco diferente (Asus 5% menor se minhas observações estiverem corretas).

Acho que a adaptação deve ser bem fácil para os coolers que se prendem nas presilhas de plastico (e provavelmente tem modelos que vão servir nos 2, meui iceblade por exemplo caberia em um suporte 4mm maior ou menor sem problemas), os que usam a furação já vão precisar serem feitos especificamente para cada cooler.
 
o4ONl7v.jpg
 
Atualmente estou no meu segundo processador quad-core, para o meu próximo upgrade gostaria de pegar um hexa ou octa.

Esses Zen estão prometendo muito, espero que a AMD consiga entregar. No momento só nos resta aguardar por datas de lançamento, preços e reviews.
 
O pessoal quer que a AMD que valeu menos que o gasto de P&D da Intel, faça um processador melhor que o i7, e que custe menos que a metade. Só uma pergunta, e como a empresa vai ter lucro assim ? Como ela vai conseguir se manter ? Como ela vai conseguir competir com uma gigante como a Intel desse jeito ? O lógico é esperar que o Ryzen custe mais ou menos a mesma coisa, ou 10-15% a menos. Se tiver o mesmo desempenho. O lance do Ryzen é colocar a AMD de volta na disputa.
 
Eu não acho que a AMD vai abandonar de vez a estratégia que ele sempre adotou que era de custo x benefício.
Claro que os processadores não vão chegar baratos até por que é lançamento.

Mas o que é bem plausível, é que em Zen topo de linha que tenha desempenho semelhante ao i7 6700 fique com um preço com um desconto.

Hoje esse i7 está em 1350 contos. Eu acho difícil a AMD posicionar seu produto com o mesmo preço. Se ela realmente quiser incentivar uma mudança de plataforma não adianta ela oferecer um processador com mesmo desempenho com mesmo preço, não faz sentido. Porque eu escolheria um processador da AMD que tem o mesmo desempenho do concorrente e o mesmo preço. Só por amora marca?

Acho que ela vai sim dar um desconto talvez próximo dos 1000 reais, pra poder forçar a troca.

E os intermediários abaixo disso.
Concorrencia funciona assim, produtos semelhantes possuem valor semelhante, quando a AMD tinha o processador top do mercado ele não custava mais barato que o Pentium 4 só por ser AMD, Na verdade o processo de produção da AMD sempre foi mais caro e de melhor qualidade, eles não precisam entregar algo melhor e mais barato que o concorrente. Se tiver dois processadores iguais um AMD e outro intel e ambos do mesmo preço, eu fico com o AMD sem pensar duas x.

Basta ver em placas de vídeos, as AMD são pouca coisa mais barato que suas concorrentes diretas. E pelo o que vi nos benchmarks preliminares o Zen esmaga o 6700k de longe, e isso q era um ES com clock abaixo do qual será lançado.
Enfim, não esperem mamata pois ela não vai existir.
 
Eu não imagino uma diferença maior que 20~25% no preço, o custo de produção desta CPU não deve ficar muito diferente de um processador intel. E mesmo assim estou falando de preço lá fora, pois aqui ainda tem o "fator novidade" pra entrar na equação.
até ai um FX custa mais caro por chip produzido que um i7.... essa lógica não funciona muito bem.
 
Eu não estou esperando nenhuma cpu amd custando 1/2 do valor das cpus intel. O que eu espero, digamos assim. Um i7 6900k custa 1100 Obamas, se o 8/16 da amd vier custando uns 800~900 obamas. Vai estar "ok" para mim. Ou mesmo o 4/8 vier custando uns 250~300 Obamas e o i7 7700k custando U$339 atualmente, para mim amd e compra certa.

Claro, estou especulando, mas eu imagino que vai vir o preço por aí. Mas vai que eu quebro a cara e venha custando a mesma coisa ou mais caro.... Se vier mais caro, só compro se o desempenho for bem superior.

Alguma cpu eu vou ter que comprar, já que estou na hora de trocar de pc. Agora qual eu irei comprar, vai depender dos preços da AMD.
 
Concorrencia funciona assim, produtos semelhantes possuem valor semelhante, quando a AMD tinha o processador top do mercado ele não custava mais barato que o Pentium 4 só por ser AMD, Na verdade o processo de produção da AMD sempre foi mais caro e de melhor qualidade, eles não precisam entregar algo melhor e mais barato que o concorrente. Se tiver dois processadores iguais um AMD e outro intel e ambos do mesmo preço, eu fico com o AMD sem pensar duas x.

Basta ver em placas de vídeos, as AMD são pouca coisa mais barato que suas concorrentes diretas. E pelo o que vi nos benchmarks preliminares o Zen esmaga o 6700k de longe, e isso q era um ES com clock abaixo do qual será lançado.
Enfim, não esperem mamata pois ela não vai existir.
 

até ai um FX custa mais caro por chip produzido que um i7.... essa lógica não funciona muito bem.

Concordo com você em relação a estratégia de preço ser equivalente, o contexto da disputa é o domínio da Intel do mercado. A AMD precisa de share, precisa roubar cliente da Intel. Se houvesse muito mais espaço pra crescer sem ter que competir pelos mesmo clientes, ok. Faço minha estratégia pra um outro lado e tento crescer vendendo pra outro público, com outro perfil.
Porém, a AMD é a marca desafiante, ela tem que mostrar a que veio, precisa ser agressiva pra poder aumentar o seu share e aumentar seu poder de investimento. Do jeito que é hoje, de nada adianta você concorrer de igual pra igual, AMD tem muito menos bala pra gastar pra manter o mesmo patamar que a Intel.
A intel tem muita mais margem pra reduzir seu preço sem desmantelar as finanças da empresa.
Por isso que acredito (especulando, kk) que os Zen vão vir com um desconto sim. Não acho que vai ser metade. 10 a 15 % de diferença já é o suficiente para acender o sinal de alerta dos usuários.

O outro caminho seria reformular totalmente o posicionamento da AMD de tal forma que ela virasse a Apple dos processadores: nicho de mercado, alto valor agregado, e margens maiores, menos clientes pra atender, maior qualidade. Só que é muito difícil, tem que ser uma proposta de produto muito disruptiva pra criar um mercado só pra ela.
 
Para a AMD ser nicho de mercado ela teria de ser bem melhor que a Intel. Não é de graça que a Intel domina o mercado, ela é maior, mais eficiente e faz os processadores mais rápidos. É uma briga de Davi x Golias, igual a AMD x nVidia.

Se não fosse pelas leis anti-monopólio, a AMD já teria sido comprada pela Intel ou nVidia há anos.
 
mais uma vez eu lembro, há pouco tempo atrás uma das frases de um representante da AMD foi: "chega de preços baixos, vamos focar no desempenho agora"

ou seja os processadores terão o preço compatível com o desempenho oferecido.
 
Para a AMD ser nicho de mercado ela teria de ser bem melhor que a Intel. Não é de graça que a Intel domina o mercado, ela é maior, mais eficiente e faz os processadores mais rápidos. É uma briga de Davi x Golias, igual a AMD x nVidia.

Se não fosse pelas leis anti-monopólio, a AMD já teria sido comprada pela Intel ou nVidia há anos.
Tá doido. Tá certo que quando a coisa ficou feia e o valor de mercado da AMD ter ido lá para baixo tanto a nvidia quanto a intel tinham cacife para tomar o controle da AMD, mas o que deixou a AMD onde está agora no setor de CPU foi uma arquitetura catastrófica. O FX 6100 conseguia se sair pior do que o Phenon II X6 que o precedeu. Agora se AMD foi por esse caminho de 2 núcleos físicos compartilharem 1 unidade de float piont por que o conceito de hipertreading estava sob proteção de patente ou seja lá o que for eu não sei, mas o resultado está ai e foi tenebroso.

Na área de gpu acho que é mais mérito do marketing da nvidia do que incompetência da AMD. Mesmo quando a AMD tinha GPU melhor, mais eficiente e mais barata a nvidia ainda vendia muito mais. Aí foi só a nvidia fazer uma linha melhor que a AMD perde quase toda a sua participação no mercado.
 
Eu sempre tive AMD porque a Intel sempre foi muita cara.

Mas a AMD sempre perdeu pra Intel. Ela só ganhou em performance em um breve momento da sua existência na fase Athlon x Pentium 4. Assim que a Intel jogou fora a arquitetura Netburst do Pentium 4, a AMD nunca mais conseguiu vencer. O que não quer dizer que ela não seja ou não possa ser competitiva. O fato do FX ser melhor que o Phenom não quer dizer muito porque ambos perdiam para a Intel na época. Ou já esqueceram do FX 8xxx perdendo pra i3 e a AMD dizendo que não ia mais competir com a Intel em performance ?

O projeto Fusion, que resultou nas APUs que também não mostraram a que veio, afinal juntou um processador fraco com uma GPU boa resultando em algo caro porque precisava de memoria rapida (+cara) pra otimizar a GPU. Era mais barato comprar um processador e uma placa de entrada e economizar na memória.

O que atrasou a AMD além da escolha errada de arquitetura com os bulldozer, foi a compra da ATi que fez ela ficar em vermelho por muito tempo e perder tempo com integração de empresas.

O mesmo aconteceu com a Polaris, que a AMD lançou a melhor delas a RX 480 que no lançamento perdia para a pior Pascal, a GTX 1060. E a AMD dizendo novamente que não ia competir em performance com a nVidia nessa geração.

Eu comprei uma RX 480 e espero que a Vega e o Ryzen sejam competitivos e coloquem a AMD de volta no páreo. O Ryzen não precisa ser o i7 killer, só precisa estar ali junto.

Mas não dá de achar que a Intel e nVidia sejam pouca coisa, eles maiores e mais eficientes sim. É só ver os nichos que a nVidia atua, até pra Tesla ela vende os chips dela. Tem muito know-how.
 
Li errado a resposta do lucao_87 na parte do FX ser pior que os Phenom. Na pressa, li o contrário. Foi mal. E realmente eles foram piores do que os Phenom que já não tinham pra onde ir.
 
Mas a AMD sempre perdeu pra Intel. Ela só ganhou em performance em um breve momento da sua existência na fase Athlon x Pentium 4. Assim que a Intel jogou fora a arquitetura Netburst do Pentium 4, a AMD nunca mais conseguiu vencer. O que não quer dizer que ela não seja ou não possa ser competitiva. O fato do FX ser melhor que o Phenom não quer dizer muito porque ambos perdiam para a Intel na época. Ou já esqueceram do FX 8xxx perdendo pra i3 e a AMD dizendo que não ia mais competir com a Intel em performance ?
Esse é o ponto. (o que vou falar aqui é mais direcionado para quem monta pc para jogar) Para a AMD manter a participação no mercado ela não precisava ter um processador melhor do que o TOP da intel, pouco importa se batia um i7 2700k com OC, contanto que se equiparasse a um i5 2500 em stock já se garantiria, (mesmo porque na época em que foi lançado, o i5 e i7 para jogar era exatamente a mesma coisa). Só que o 8100 na época do lançamento na melhor das hipóteses se equiparava a um i5 e na pior perdia para um i3.

Com o passar do tempo as engines foram aproveitando melhor a arquitetura dos FX, mas ai o estrago já estava feito.

Com o zen tem tudo para a coisa voltar a como era antes do lançamento do sandy bridge, pode ser que a intel continue como plataforma preferencial de quem precise do máximo desempenho possível, porque por mais que o zen tenha se mostrado (minimamente) superior em algumas tarefas ainda tem quem quem vá preferir uma plataforma X99 por usar memórias quad channel, mas o fato de ter produtos com preço e desempenho equiparável a toda a linha da intel vai fazer milagres por eles, principalmente por ser uma plataforma unificada. Se o caboclo tiver tiver dinheiro para comprar um 2c/4t a AMD leva vantagem porque na mesma placa mãe ele pode fazer upgrades até chegar em 8c/16t enquanto uma placa mãe 1151 o upgrade máximo que poderia ser feito seria um 4c/8t (curiosamente acho que foi essa situação que atrapalhou muito a AMD com as suas APUs, já que a platafora era um beco sem saida, se não estivesse satisfeito com o desempenho do processador você tinha que trocar a plataforma inteira).
 
Eu até hj não entendo essa birra com o FX, o processador entrega muito mais do que custa e o desempenho dele só subiu com o passar dos anos, tem coisa melhor? Alias até no Squad que era o único jogo atual que o AMD se saia mal ele já está começando a atropelar os i5. Pra mim CPU sem sentido é esses i5 de mil reais que ainda não são bons em nada.
Os FX são ótimos para quem trabalha profissionalmente, são muito bons em games atuais, custam barato, foram uma plataforma super durável que a AMD ainda vende até hoje sem ter que mudar nada na produção e ainda são a arquitetura dos dois consoles líderes de mercado, quer mais o que? Não troco meu FX por um 6600k nem que fosse elas por elas.
 
Concordo com você em relação a estratégia de preço ser equivalente, o contexto da disputa é o domínio da Intel do mercado. A AMD precisa de share, precisa roubar cliente da Intel. Se houvesse muito mais espaço pra crescer sem ter que competir pelos mesmo clientes, ok. Faço minha estratégia pra um outro lado e tento crescer vendendo pra outro público, com outro perfil.
Porém, a AMD é a marca desafiante, ela tem que mostrar a que veio, precisa ser agressiva pra poder aumentar o seu share e aumentar seu poder de investimento. Do jeito que é hoje, de nada adianta você concorrer de igual pra igual, AMD tem muito menos bala pra gastar pra manter o mesmo patamar que a Intel.
A intel tem muita mais margem pra reduzir seu preço sem desmantelar as finanças da empresa.
Por isso que acredito (especulando, kk) que os Zen vão vir com um desconto sim. Não acho que vai ser metade. 10 a 15 % de diferença já é o suficiente para acender o sinal de alerta dos usuários.

O outro caminho seria reformular totalmente o posicionamento da AMD de tal forma que ela virasse a Apple dos processadores: nicho de mercado, alto valor agregado, e margens maiores, menos clientes pra atender, maior qualidade. Só que é muito difícil, tem que ser uma proposta de produto muito disruptiva pra criar um mercado só pra ela.
Eu já acho que a AMD teve uma ótima estratégia, lançou um processador além do seu tempo, isso custou para eles pois o CPU não se saiu como o esperado durante o lançamento pois ainda usavam Windows 7 e jogos dual core DX9.... Acontece que eles não precisaram fazer absolutamente nada na linha nos últimos 6 anos, só lucrar e mesmo assim o desempenho de seu processador só cresceu, além do fato que eles possuem uma fatia do mercado emergente bem interessante e eu acho que eles não acharam nem um pouco ruim de não estar vendendo CPUs no mercado entusiasta durante esse período.
 
Não é que o processador não preste, mas não foi uma boa estratégia. Se fosse eles não precisavam mudar tudo agora. Inclusive o Excavator nem foi lançado pros FX porque apesar dos gráficos que prometiam uma grande melhora de desempenho, eles viram que ia ficar bem dizer na mesma.

Melhorar com o tempo não resolve o problema que o topo da AMD competia em performance com o processador de entrada da Intel o i3. Assim como o Polaris compete com o segmento de entrada da nVidia. Então Intel e nVidia sozinhas no topo. Na verdade no mid e topo elas estão sozinhas.
 
Para a AMD ser nicho de mercado ela teria de ser bem melhor que a Intel. Não é de graça que a Intel domina o mercado, ela é maior, mais eficiente e faz os processadores mais rápidos. É uma briga de Davi x Golias, igual a AMD x nVidia.

Se não fosse pelas leis anti-monopólio, a AMD já teria sido comprada pela Intel ou nVidia há anos.

Exatamente isso. Lembro que no caso da Apple ela chegou a falir e foi pedir dinheiro emprestado pra Microsoft.
O que alavancou a empresa foi os produtos inovadores. Ela ficou um bom tempo em um mercado que ela criou pra si e não tinha concorrência. A galera gostava dos produtos e sustentou a empresa até virar o que virou. Mas o preço era altíssimo, mas a qualidade era fora de série.
Ela já foi alcançada pelos concorrentes hoje em dia mas esse período de oceano azul que ela navegou sozinha sem concorrência.

Pra a AMD superar a Intel só se ela se reinventar. Ou se superar e criar umas 5 gerações de produtos (vídeo e CPU) melhores que os concorrentes. O que é muito difícil.
 
mesmo que o amd seja mais fraco será meu próximo up por que ?
simples não fica trocando soket toda hora e a amd ja garantiu 4 anos no am4
as apu amd são um mostro comparado a qualquer video intel inclusive no preço
 
Tem de lembrar que o custo beneficio atual da AMD é porque o FX não conseguiu competir com a Intel. Por isso que ele ficou barato. Claro, um processador octo core que consome mais, tem menos performance, ou baixa o preço ou não vende. O Polaris não custa R$ 3000,00 pelo mesmo motivo. Se o Polaris fosse igual a uma GTX 1080, ia custar o mesmo ou mais.
 
Não é que o processador não preste, mas não foi uma boa estratégia. Se fosse eles não precisavam mudar tudo agora. Inclusive o Excavator nem foi lançado pros FX porque apesar dos gráficos que prometiam uma grande melhora de desempenho, eles viram que ia ficar bem dizer na mesma.

Melhorar com o tempo não resolve o problema que o topo da AMD competia em performance com o processador de entrada da Intel o i3. Assim como o Polaris compete com o segmento de entrada da nVidia. Então Intel e nVidia sozinhas no topo. Na verdade no mid e topo elas estão sozinhas.
Nem todas as empresas optam por ser mercenárias e lançar mais do mesmo cada vez com um custo de produção menor, algumas escolhem inovar e as vezes pagam por isso. O importante é que ele também mordeu a sua fatia do bolo e vai muito bem alias. Poderia estar melhor com mais marketing e focando apenas nos filhinhos de papais, desinformados e milionários? Talvez, mas pra ficar batendo de frente se existe um mundo inteiro a se explorar? Imagina o quanto de cpu AMD vende até hoje na índia e Brasil... Na índia mais ainda pois lá o povo entende mais e não vai só pela marca. AMD sempre foi para quem busca tecnologias novas que aguentam o futuro com um custo justo.

Prova melhor do que os produtos deles não existem, CPU e motherboard com o mesmo socket por mais de 6 anos e alcançando o auge de desempenho apenas 7 anos depois, agora pega um i5 de 6 anos atrás e olha a surra que ele toma em qualquer aplicação ou game atual de um FX... Nessa os caras de intel já trocaram de placa mãe e socket umas 4x, ou seja, milionários pq necessidade para isso nunca existiu.

Vamos lá R9 390X e Fiji, que também nunca foram as top de linha em benchmarks da época que lançaram mas elas vem comendo belas beiradas cada x mais e mostrando as vantagens da arquitetura GCN. Os produtos não são feitos e programados para serem o flagship do ano e tornarem-se obsoletos no ano seguinte. Digamos que a intel e Nvidia eram boas até o i7 2600k e GTX 670, o resto mais do mesmo, enquanto isso a AMD ensinando a botar APU em CPU, melhorando o GCN, investindo em Freesync, computacão assíncrona, aprimorando eficiência energética dos seus chips (mesmo em 32nm), um A10 excavator já consome a mesma coisa que um i5 em Full-Load. E isso com uma APU integrada, muito mais transístores e um processo de fabricação do dobro do tamanho... Enquanto os Intel só estão cada vez mais frágeis e com maiores fugas de corrente e ineficiências. O que é esse Kaby Lake ridículo? 4 cores, 14nm 90C e o mesmo clock de sempre? A única coisa que melhorou ai foi o custo de produção da intel, e o cliente que se foda com esses CPUs de areia com adesivo térmico cada vez mais vagabundo.

Enfim, tá na hora dela pagar um pouquinho dos seus pecados ou pelo menos cortar o preço da sua linha 2011 pela metade. Pelos poucos benchs que vi em clocks baixíssimos a trolha pro lado desses i7 1150 é enorme.
 
E digo mais, esse atraso todo aí certamente é proposital e não duvido nada estarem dando ajustes para diminuir o desempenho final do produto, Amd pode muito bem lançar um AM4 quad-channel amanhã com Zen 6 cores + Vegas integrada assim como a intel pode soltar i5 por R$300 facilmente caso precisasse, pq diabos eles fariam isso se só tem eles dois no mercado e eles podem ganhar muito mais e por mais tempo? A AMD Soltaria o Excavator agora em 14nm se ela fosse a intel, e posso te dizer que seria um ótimo processador, se bobear rolava até mais dois módulos, um Excavator 12-cores em 14nm seria uma bela CPU e provavelmente nem precisaria mudar de placa-mae, mas AMD prefere ficar quieta seus 5 anos e entregar algo bom para os próximos 5 ao invés de ficar enrolando seus clientes. FX 8-Cores por R$450-600 que foi o que custou foi um ótimo cpu e não tenho nada a reclamar. Que ela continue diferente assim.

Tem muito acordo ai no meio que a gente nem imagina.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Tava dando uma olhada nas mobos z270...não que estejam baratas mas pelo menos na questão visualxpreço achei que seriam bem mais caras e o i7 7700k ta na mesma faixa q o 6700k. Ou seja talvez a intel ja esteja se preparando pra competir em preço com a AMD.
Uma das coisas que sempre me desanimou com a AMD foi a falta de opção de mobos que agora vai ser bem maior. Agora os fabricantes de mobo vao olhar com mais atenção pra AMD. To muito afim de migrar pra AMD. Vamos esperar preços e desempenho no mundo real.
 
as mobo de baixo custo virão sem suporte a over

06_am4_02.jpg
 
E a data de lançamento? Se não sair no final de janeiro agora eu vou de Intel, tenho pressa, estou sem computador, uma das coisas que mais me dá raiva na AMD é que ela nunca está cronologicamente com as rivais, a sensação é que a empresa é derrotada sempre.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo