• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Estou pra comprar o GAMMAXX 400, sera que aguenta o r7 1700 em 4hrz? ou um water de 120 é melhor?
 
Estou pra comprar o GAMMAXX 400, sera que aguenta o r7 1700 em 4hrz? ou um water de 120 é melhor?

Respondi recentemente isso:

Menos de 30% dos 1700 chegam a 4.0ghz em voltagens seguras (abaixo de 1.425) vai precisar de muita sorte pra isso. Quiçá 3.9ghz.

Water de 120mm não acho que compense a não ser que ja venha com bracket am4.

Realisticamente o mais prático é um Gammax 400 mesmo que já é compatível, vai ser o suficiente pra rodar em 3.8ghz, COM SORTE, 3.9ghz.

Melhor que isso só um Noctua ou WC 240mm No meu caso eu importei um Cryorig h5 por 290 reais e foi o melhor CxB possível. Ele é suficiente pra 4.0ghz mas meu 1700 não chega a isso e a placa mãe tb não aguenta então uso em 3.8msm.
 
Compartilhar mais um chip Micron abençoado
2400@3200 FÁCIL e com esses timings.

Esse pente de 8g aceitou rindo 18 de CL. Estou impressionado.:mother:



PC que montei pra um amigo. Mesma placa-mãe da assinatura, porém ele pegou 2 pentes de 8gb
zELFqweTScqslSvi_iW_1A.jpeg
 
Galera,


Estou animando em pegar um Ryzen 5 1400 e socar um OC nele pra 3.9 ou mais. Estou fora do universo dos PC's desde 2012 então ando meio enferrujado. Para os Ryzen qual a frequencia de memoria ideal?
a diferença de preços entre um kit 2133 até 2800Ghz é muito pequena, acima disso ai fica caro, portanto penso em pegar um kit de no maximo 2800.

Outra duvida é sobre marca, a AMD está apresentando alguma imconpatibilidade? pelo que vi os melhores valores estão na Hyper X.
 
Galera,


Estou animando em pegar um Ryzen 5 1400 e socar um OC nele pra 3.9 ou mais. Estou fora do universo dos PC's desde 2012 então ando meio enferrujado. Para os Ryzen qual a frequencia de memoria ideal?
a diferença de preços entre um kit 2133 até 2800Ghz é muito pequena, acima disso ai fica caro, portanto penso em pegar um kit de no maximo 2800.

Outra duvida é sobre marca, a AMD está apresentando alguma imconpatibilidade? pelo que vi os melhores valores estão na Hyper X.

+2666Mhz
 
Discordo, o ideal é 3000.
Kit 2x4gb 2666 mhz no kabum: 359 reais
2x4gb 3000mhz: 389

30 reais a mais por 8gb, ou 50 por 16gb.

Rs Rs Vou Dizer de novo... Memorias Acima (+ 2666Mhz) Superior.

Diferença de Preço vai ser com o Colega, Mais as memorias tem que ser equivalentes as +2666Mhz...
O ideal é Com base a isso que você disse mesmo.
 
Lógico que a melhor coisa é fazer um teste comparativo direto no mesmo gabinete e sistema. Mas sem fazermos isso, só resta a especulação.


A minha contra afirmação é: WCs não apresentam uma vantagem significativa na temperatura interna do gabinete se este for devidamente ventilado.

Vide meus resultados de Delta V de apenas 3C diretamente acima do VRM.

Na verdade é contrário, num sistema com pouca ventilação, WC será a solução que mais esquentará os VRMs, tanto isso é verdade que muitas pessoas adicionam ventoinhas aos canos dos WCs para resfriar os VRMs.

Enfim, eu até faria a experiência aqui de retirar o meu H5 e colocar temporariamente um WC pra ver como ficam os VRMs, mas não tenho nenhum amigo ou conhecido com WC pra emprestar.


Qual era sua placa de vídeo? O maior vilão de sobreaquecimento no interior do gabinete costuma ser a placa de vídeo que consome bem mais do que o processador. Esse ar quente vai ter que sair por cima mesmo independente de você usar AC ou WC. Eu configurei minhas ventoinhas para desligarem quando o computador não está jogando. Quando começo um jogo e a temperatura chega no limiar, o ar que sai inicialmente está bem quente, na casa dos 38 graus, em questão de 1~2 minutos essa temperatura despenca para 28. 10 graus mais frio. Isso com temperatura ambiente de 23 graus. Ou seja, sem ventilação adequada a temperatura interna no gabinete sobe consideravelmente, mas com exaustão adequada, sem dar tempo pro ar quente acumular não era pra você sentir com a mão a temperatura muito mais quente que fora do gabinete. Eu só sinto o ar consideravelmente quente saindo da placa de vídeo, mas o que sai pelo fan exaustor do meu gabiente já misturou com bastante ar fresco dos 3 fans de intake e nem sequer ele parece "morno" ao meu toque.


Ué, o ventinho fresco tem que vir das ventoinhas de intake! Justamente, as ventoinhas exaustoras tem que ter mais CFM do que o CFM da ventoinha do cooler do CPU em 100% de velocidade E DA PLACA DE VÍDEO TAMBÈM!
Só que as ventoinhas de entrada tem que ter AINDA mais CFM do que as exaustoras pra garantir um fluxo de ar positivo pelos filtros de poeira (que inclusive reduzem o CFM dessas ventoinhas).

Portanto se seu cooler AIR tiver 100CFM, sua placa de vídeo 50, seu exaust tem que ser no mínimo 160. E se você tem 160 de exhaust, o ideal é ter pelo menos uns 170 de entrada.

E é exatamente assim que configurei o meu gabinete com 5 ventoinhas, duas de exhaust, 200mm 110cfm no topo, traseira de 120mm 50cfm de exhaust, 2 frontais de 140mm totalizando 140cfm e uma de 120mm inferior de 40cfm,

pKVsZYC.jpg

A ventoinha inferior é diferença que fez para ter pressão positiva e ela ainda tem a vantagem de jogar ar fresco para a placa de vídeo.

É por isso que eu sempre recomendo gabinetes que aceitem ventoinhas de 140mm frontais e de topo, são muito mais eficientes para mover ar silenciosamente do que gabinetes que só tenham ventoinhas de 120mm.

A vantagem do water cooler é que a própria ventoinha do CPU age como exhaust, mas por outro lado o fluxo geral de ar próximo do vrm fica REDUZIDO, exigindo ventoinhas de spot nos vrms para overs mais pesados em placas mães não-tops de linha. Você pode argumentar que com AC vai ter que comprar pelo menos uma ventoinha exhaust a mais.
por que a fonte ta com o cooler pra cima ?
não deveria ficar pra baixo pra puxar ar frio ?
assim ela ta sendo um exaustor e fica ainda mais quente ne.
 
por que a fonte ta com o cooler pra cima ?
não deveria ficar pra baixo pra puxar ar frio ?
assim ela ta sendo um exaustor e fica ainda mais quente ne.
Porque as fontes G2 são semi-passivas. a ventoinha fica desligada mesmo com todo o pc em uso máximo (só se quando fizer sli que a ventoinha vai ligar), e o pcb ficar embaixo e a grelha de abertura para cima para que o calor suba lentamente por convecção. Invertido o calor se acumularia no topo da fonte na região do PCB e ela esquentaria muito mais no modo passivo.
 
Quase certeza ser as memos em 3200. Não é todo mundo que consegue estabilidade nessa frequência, pessoal geralmente tem deixado em 2933.
os timings da minha RAM não estão muito apertados? habilitando o XMP fica assim:

CL 16
tRCD 16
tRP 16
tRAS 36
tRC 68
CR 1T

alguém sugere uma outra configuração para rodar em 3200 ou como seria para colocar em 2933?

EDIT: tive mais uma tela azul. desta vez foi no Windows, quando recém saí de um jogo. O BSD que apareceu foi whea_uncorrectable_error
 
os timings da minha RAM não estão muito apertados? habilitando o XMP fica assim:

CL 16
tRCD 16
tRP 16
tRAS 36
tRC 68
CR 1T

alguém sugere uma outra configuração para rodar em 3200 ou como seria para colocar em 2933?

EDIT: tive mais uma tela azul. desta vez foi no Windows, quando recém saí de um jogo. O BSD que apareceu foi whea_uncorrectable_error
Essa eu passo, deixa o pessoal que manja de ram e oc opinarem. O que sempre vejo é pessoal sofrendo pra estabilizar acima de 3000, não é todo combo que consegue isso.
 
Essa eu passo, deixa o pessoal que manja de ram e oc opinarem. O que sempre vejo é pessoal sofrendo pra estabilizar acima de 3000, não é todo combo que consegue isso.
o estranho é que montei esse PC em julho e desde que liguei ele na primeira vez, já venho usando o XMP com as memórias em 3200. a única coisa que fiz de lá pra cá foi atualizar a BIOS da versão F6 para F8
primeira coisa que fui observar foram as temperaturas (até porque hoje está um pouco mais quente aqui, até então sempre estive usando o PC em dias frios, mas todas as temperaturas aparentemente estão ok)
 
os timings da minha RAM não estão muito apertados? habilitando o XMP fica assim:
CL 16
tRCD 16
tRP 16
tRAS 36
tRC 68
CR 1T
alguém sugere uma outra configuração para rodar em 3200 ou como seria para colocar em 2933?
EDIT: tive mais uma tela azul. desta vez foi no Windows, quando recém saí de um jogo. O BSD que apareceu foi whea_uncorrectable_error

O tRC dela está demasiadamente alto. Eu aplicaria o seguinte: 37 de tRAS e 51 de tRC.

Algumas configs de memória nos Ryzen causam BSOD no Windows sim, principalmente combinação errada de Comand Rate e GearDownMode.

Tenta GearDownMode Enabled, se estiver AUTO.

Baixa esse software e posta pra vermos as specs
Link download
 
Porque as fontes G2 são semi-passivas. a ventoinha fica desligada mesmo com todo o pc em uso máximo (só se quando fizer sli que a ventoinha vai ligar), e o pcb ficar embaixo e a grelha de abertura para cima para que o calor suba lentamente por convecção. Invertido o calor se acumularia no topo da fonte na região do PCB e ela esquentaria muito mais no modo passivo.
a minha também so roda com alto consumo mais coloco ela pra rodar mesmo de forma manual pra não esquentar muito
 
O tRC dela está demasiadamente alto. Eu aplicaria o seguinte: 37 de tRAS e 51 de tRC.

Algumas configs de memória nos Ryzen causam BSOD no Windows sim, principalmente combinação errada de Comand Rate e GearDownMode.

Tenta GearDownMode Enabled, se estiver AUTO.

Baixa esse software e posta pra vermos as specs
Link download


edit: coloquei aqui

Nw0CV
 
edit: coloquei aqui
Nw0CV

Saquei.
No seu caso eu ligaria o GearDownMode (Caso esteja em AUTO)

Testaria manual: 16-16-16-37- 51 (tRC) e 38 de FAW
Arriscaria também um incremento na voltagem das mesmas, de 1.35 pra 1.38
Testes com XMP on e OFF.
Ajuste fino de memória é xato para kraio.

Eu estou com as minhas @ 3333 e de vez em quando vou lá dar uma estudada.
Pra vc ter uma idéia das pontuações obtidas com mesmo clock do CPU e ajustes de memória diferentes: (Exceto a maior 1312, a qual o cpu estava a 4.0Ghz)
1300
1297
1286

pW3sRTjaTgeaDxtyHz9O0g.jpg
 
Boa noite galera! Acompanhei esse tópico na época do lançamento dos Ryzens, mas depois não pude visualizar com tanta frequência e acabei me perdendo nessas discussões de Placa-Mãe, BIOS e memórias, por isso gostaria da ajuda de vocês.

Trabalho com arquitetura e estou querendo montar um PC pra usar nos renders. Pela pesquisa que fiz o R7 1700 se encaixa nas minhas necessidades e condições, então estou decidido por esse modelo.

Quanto a placa-mãe estou na dúvida entre a Gigabyte GA-AX370-GAMING e a GA-AX370-GAMING K3.
A K3 é cerca de R$ 185,00 mais cara, porém acho que ela me traria mais segurança para OC. Não pretendo fazê-lo agora, mas no futuro é uma possibilidade.
Alguém tem algo a relatar a respeito dessas placas ou sugere algum outro modelo nessa faixa de preço (até R$ 900,00)?

Minha outra dúvida é sobre as memórias. Nos meus PCs anteriores nunca utilizei memórias de frequências mais altas, OC e tal. Pelo que vi, os Ryzens tiram ótimo proveito de memórias mais altas, mas esbarramos no problema da compatibilidade. Eu queria algo prático, que só precisasse espetar e sair usando ou caso seja necessário, que precise do mínimo de ajustes. Teria que ser estável também, pois tomar um erro/desligamento no meio de um render é tenso.
Estou na dúvida se fico na zona de conforto dos 2133/2400 MHz sabendo que poderia extrair mais desempenho ou se parto para os 3200 MHz, me preocupando com a questão da compatibilidade. Qual é a opinião de vocês? Dentro dos 3200 MHz, quais modelos são confiáveis?

Desde já agradeço quem puder ajudar o colega aqui!
 
Cuidado com essa ideia do "não quero fazer overclock hoje, talvez amanhã..." Porque tem coisas que, tu não vai conseguir mudar "amanhã" (como o VRM da placa).

Sei que tu falou "até 900"... Mas agora que tem Taichi a mil pilas fica difícil recomendar outra coisa, especialmente quando se cogita fazer overclock.

No que se refere a overclock da memórias, eu diria que a Taichi não é o melhor exemplo de plug'n'play, ainda assim é uma das melhores, AM4 do mercado.
 
Boa tarde

Estou namorando um upgrade no meu PC e quero começar com o "principal", placa mãe

São tantas opcoes que fico perdido, só sei que gostaria de uma Gigabyte
Alguem poderia me indicar uma?
Sei que tem placa q varia de R$ 300 a R$ 1.500

Nao pretendo fazer OC, SLI nem nada absurdo
Só quero jogar tudo no talo, então pretendo pegar um i7 (6 ou 7 geração) e 8-16gb memoria

Obrigado

EDIT: Estou pensando nessa placa
http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-h270m-gaming-3-chipset-h270-lga-1151

Me parece boa, alguem tem algo a dizer sobre ela?

Por que você não pega um Ryzen 1700 e uma mobo x370 ou b350? Todos os Ryzen são liberados para over.
Pegue memória DDR4 3200 pq os Ryzen melhoram muito de desempenho com memórias rápidas.
 
Saquei.
No seu caso eu ligaria o GearDownMode (Caso esteja em AUTO)

Testaria manual: 16-16-16-37- 51 (tRC) e 38 de FAW
Arriscaria também um incremento na voltagem das mesmas, de 1.35 pra 1.38
Testes com XMP on e OFF.
Ajuste fino de memória é xato para kraio.

Eu estou com as minhas @ 3333 e de vez em quando vou lá dar uma estudada.
Pra vc ter uma idéia das pontuações obtidas com mesmo clock do CPU e ajustes de memória diferentes: (Exceto a maior 1312, a qual o cpu estava a 4.0Ghz)
1300
1297
1286

pW3sRTjaTgeaDxtyHz9O0g.jpg
cara, eu tentei de tudo que foi jeito aqui
na configuração dos tempos existem diversas opções para ajustar...

em um primeiro momento, tentei mexer apenas nas "configurações principais", deixando como estava configurado o resto
mas não deu certo. o micro reiniciava 3x e voltava às configurações de fábrica

subi de novo o tRC para 68 e também não foi
deixei em AUTO todas as configurações que eu não conhecia e também não foi

tanto com XMP off e XMP on

depois tentei colocar 1,36V nas memórias e também não foi

e parei por aí... eu dei uma jogada de 40min no GTA (que é o jogo que tenho visto esses problemas) com as memos em 2133MHz e não tive problemas
então pode ser realmente a memória que estava me atrapalhando antes...

agora eu estou com o XMP habilitando e coloquei o GearDownMode em enable (antes estava em AUTO) mas não cheguei a testar jogando

vale lembrar que fiz diversos testes de stress (prime por exemplo) e não tive nenhum problema
 
Porque as fontes G2 são semi-passivas. a ventoinha fica desligada mesmo com todo o pc em uso máximo (só se quando fizer sli que a ventoinha vai ligar), e o pcb ficar embaixo e a grelha de abertura para cima para que o calor suba lentamente por convecção. Invertido o calor se acumularia no topo da fonte na região do PCB e ela esquentaria muito mais no modo passivo.
em compensação a minha fonte da XFX faz um barulho do cão... é só botar algum jogo que os fans não desligam mais
 
cara, eu tentei de tudo que foi jeito aqui
na configuração dos tempos existem diversas opções para ajustar...

em um primeiro momento, tentei mexer apenas nas "configurações principais", deixando como estava configurado o resto
mas não deu certo. o micro reiniciava 3x e voltava às configurações de fábrica

subi de novo o tRC para 68 e também não foi
deixei em AUTO todas as configurações que eu não conhecia e também não foi

tanto com XMP off e XMP on

depois tentei colocar 1,36V nas memórias e também não foi

e parei por aí... eu dei uma jogada de 40min no GTA (que é o jogo que tenho visto esses problemas) com as memos em 2133MHz e não tive problemas
então pode ser realmente a memória que estava me atrapalhando antes...

agora eu estou com o XMP habilitando e coloquei o GearDownMode em enable (antes estava em AUTO) mas não cheguei a testar jogando

vale lembrar que fiz diversos testes de stress (prime por exemplo) e não tive nenhum problema

Então está com o XMP ativo e com qual freqüência?
Testa as memórias separadamente com o Memtest. Grava ele em um pendrive, dá boot e executa a bateria de testes. É muito bom.
Link Memtest
 
cara, eu tentei de tudo que foi jeito aqui
na configuração dos tempos existem diversas opções para ajustar...

em um primeiro momento, tentei mexer apenas nas "configurações principais", deixando como estava configurado o resto
mas não deu certo. o micro reiniciava 3x e voltava às configurações de fábrica

subi de novo o tRC para 68 e também não foi
deixei em AUTO todas as configurações que eu não conhecia e também não foi

tanto com XMP off e XMP on

depois tentei colocar 1,36V nas memórias e também não foi

e parei por aí... eu dei uma jogada de 40min no GTA (que é o jogo que tenho visto esses problemas) com as memos em 2133MHz e não tive problemas
então pode ser realmente a memória que estava me atrapalhando antes...

agora eu estou com o XMP habilitando e coloquei o GearDownMode em enable (antes estava em AUTO) mas não cheguei a testar jogando

vale lembrar que fiz diversos testes de stress (prime por exemplo) e não tive nenhum problema
 

em compensação a minha fonte da XFX faz um barulho do cão... é só botar algum jogo que os fans não desligam mais

Por desencargo de consciência, está com algum programa de monitoramento de temperatura rodando no momento em que tem a tela azul? Se sim, desliga e testa só para ver se volta a acontecer.
 
O tRC dela está demasiadamente alto. Eu aplicaria o seguinte: 37 de tRAS e 51 de tRC.

Algumas configs de memória nos Ryzen causam BSOD no Windows sim, principalmente combinação errada de Comand Rate e GearDownMode.

Tenta GearDownMode Enabled, se estiver AUTO.

Baixa esse software e posta pra vermos as specs
Link download

Vírus detectado! Meu Windows Defender pegou...
 
Vírus detectado! Meu Windows Defender pegou...

O Defender fumou, pelo visto... hehehe... esse programa deve ser colocado num pen drive para rodar em DOS.
 
O Defender fumou, pelo visto... hehehe... esse programa deve ser colocado num pen drive para rodar em DOS.
Mesma coisa... Se eu desativar o Defender? Não valeu! :bee:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo