• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Pode ser bug do programa de leitura. Está usando o HWInfo? Se sim, na página anterior eu relatei crashes no BF1 quando jogo enquanto o HWInfo está monitorando. Postei pergunta no fórum do programa e o admin pediu para eu adicionar duas linhas no arquivo de configuração. Basicamente essas linhas desabilitam a leitura dos sensores da própria Gigabyte (RPM dos fans, temperatura dos sensores da placa, inclusive do VRM, etc.).

Se tiver interesse, eis o que adicionei:

LPC1=0
LPC2=0

Você pode adicionar, rodar o programa novamente e ficar acompanhando para ver que voltagem ele marca para o SoC já que esse monitoramento é feito pelo SuperIO primário.
Sim, usando ele
mas sabe o que fiz? fui na BIOS e coloquei 1,1V de SoC Voltage manualmente com o XMP habilitado

EDIT: estava testando overclock a pouco, mas acho que é demais testar @4.0 no cooler stock, enfim, achei uma bela sacanagem da Gigabyte em não ter configuração de P-States (pelo menos eu não localizei a configuração, mas revirei por tudo, não tem)
 
Parece que a Gigabyte também cagou na bios F8 da Gaming 5/K7
Achei isso aqui em um forum da gigabyte
o SoC Voltage deve ficar no máximo em 1,2V?
aqui eu percebi a mesma coisa que ele
XMP desativado (memórias a 2133MHz - 0,837V)
XMP ativado (memórias a 3200MHz - 1,25V)

SoC não é bom nem chegar perto de 1.2 não.
Eu pra 4.0 tive que colocar 1.125.
Cuidado meu camarada.
 
SoC não é bom nem chegar perto de 1.2 não.
Eu pra 4.0 tive que colocar 1.125.
Cuidado meu camarada.
Atualização de BIOS tá complicado.. vou ter que pesquisar bem a partir de agora para novas atualizações
 
Galera que tem a placa... Qual BIOS está melhor na Asus Prime B350 Plus ??
 
estou usando a bios que veio ... bios versão 0612


exatamente estou com essa mesma ,só mudarei quando eu ver que outras versões serão realmente superiores em estabilidade.
 
Prime B350-A aqui, estou usando a última BIOS, está perfeito.

Estabilizei @3.77 com 1.2750v, não to muito afim de passar disso pois a placa mãe usa conector de alimentação CPU de 8 pin, e como perdi o adaptador da fonte liguei somente o cabo ATX 4 pin, encomendei outro adaptador, quando chegar outro vou tentar estabilizar 3.9@1.3

com 3.77 ele encosta no i7 6700k no teste do CPUZ, fica algo do tipo
431
2320
 
Prime B350-A aqui, estou usando a última BIOS, está perfeito.
Estabilizei @3.77 com 1.2750v, não to muito afim de passar disso pois a placa mãe usa conector de alimentação CPU de 8 pin, e como perdi o adaptador da fonte liguei somente o cabo ATX 4 pin, encomendei outro adaptador, quando chegar outro vou tentar estabilizar 3.9@1.3
com 3.77 ele encosta no i7 6700k no teste do CPUZ, fica algo do tipo
431
2320
Boa!
Forte o 1400 né.
Voltagem boa também...CPU e VRMs agradecem kkkkk
Aqui to com 1.356 pra 3.9Ghz.
 
Prime B350-A aqui, estou usando a última BIOS, está perfeito.

Estabilizei @3.77 com 1.2750v, não to muito afim de passar disso pois a placa mãe usa conector de alimentação CPU de 8 pin, e como perdi o adaptador da fonte liguei somente o cabo ATX 4 pin, encomendei outro adaptador, quando chegar outro vou tentar estabilizar 3.9@1.3

com 3.77 ele encosta no i7 6700k no teste do CPUZ, fica algo do tipo
431
2320
Quanto tá o vrm em stress tests nessa velocidade?
 
Quanto tá o vrm em stress tests nessa velocidade?
queria saber como medir também ... tenho o aida64 e hwinfo .. mas aonde vejo a opção "vrm" para medir e acompanhar ?
 
queria saber como medir também ... tenho o aida64 e hwinfo .. mas aonde vejo a opção "vrm" para medir e acompanhar ?

Para saber a temperatura dos VRMs de sua placa-mãe, primeiramente ela tem que ter os sensores.

Segue exemplo HWinfo mostrando temps dos VRMs da placa-mãe que uso:
X0CfaKThQNSYuCf_Zw_XUA.jpg


Teste de estabilidade "Stress" é feito com o Prime 95> LINK
AIDA só vai fazer cócegas ao invés de stress.
 
Para saber a temperatura dos VRMs de sua placa-mãe, primeiramente ela tem que ter os sensores.

Segue exemplo HWinfo mostrando temps dos VRMs da placa-mãe que uso:
X0CfaKThQNSYuCf_Zw_XUA.jpg


Teste de estabilidade "Stress" é feito com o Prime 95> LINK
AIDA só vai fazer cócegas ao invés de stress.
prime95 coloca o pc em um uso irreal que nunca sera atingido
 
prime95 coloca o pc em um uso irreal que nunca sera atingido

Só customizá-lo.

"Custom Mode"

By selecting Custom, you have total control over which FFT size/s are run. In general, the smaller FFTs stress the CPU, while the larger FFTs stress the memory and chipset - with one exception, the "in place" FFT."
 
Só customizá-lo.

"Custom Mode"

By selecting Custom, you have total control over which FFT size/s are run. In general, the smaller FFTs stress the CPU, while the larger FFTs stress the memory and chipset - with one exception, the "in place" FFT."
então melhor usar o aida64 pois ele deixa a coisa mais real do dia a dia
prime95 e pra quer quer bater recordes ou trabalha com sistema critico sendo que se alguém usa um sistema assim nei devia fazer oc
 
Para saber a temperatura dos VRMs de sua placa-mãe, primeiramente ela tem que ter os sensores.

Segue exemplo HWinfo mostrando temps dos VRMs da placa-mãe que uso:
X0CfaKThQNSYuCf_Zw_XUA.jpg


Teste de estabilidade "Stress" é feito com o Prime 95> LINK
AIDA só vai fazer cócegas ao invés de stress.
vlw man .. chegando do trampo ja faço isso e vou incluir essa "linha" em baixo do processador para os videos do canal , nos benchmark
 
Falando em Hwinfo...alguém sabe como mostrar todos os sensores novamente? Eu tinha deixado só o CPU+GPU pra poder acompanhar uns testes, mas agora não tô achando a opção de tirar os "73 values hidden" :haha:

dUARy5S.png
 
então melhor usar o aida64 pois ele deixa a coisa mais real do dia a dia
prime95 e pra quer quer bater recordes ou trabalha com sistema critico sendo que se alguém usa um sistema assim nei devia fazer oc
Se você acha melhor o AIDA blz pura.
Use o de sua preferência, o que lhe atende melhor :bat:
 
Boa!
Forte o 1400 né.
Voltagem boa também...CPU e VRMs agradecem kkkkk
Aqui to com 1.356 pra 3.9Ghz.

Sim, bem fortinho mesmo, no cinebench a essa clock ficou uns 3% atrás do i7 4790k

Quanto tá o vrm em stress tests nessa velocidade?

O HWMonitor não mostra, e ainda não havia instalado o HWinfo, vou tentar medir mais tarde, mas o processador chega a 69 em teste de stress e 61-62 em aplicacoes normais

prime95 coloca o pc em um uso irreal que nunca sera atingido

Na verdade aqui eu sempre usei o prime95 e realmente o uso dele é meio irreal mesmo, mas ontem eu encontrei um pior, testei o CPU Linkpack do OCCT, em menos de 1 minuto de teste o computador reiniciava, embora em todos os outros testes passasse tranquilamente, deixei o prime rodando por mais de 2h e nada de anormal, então resolvi monitorar o consumo da CPU durante os testes, o prime95 ficava puxando na média de 58-60W com raros picos de 63W, ja com o OCCT, em menos de 30 segundos de stress o consumo batia 74W e o PC reiniciava, em testes normais entre jogos pesados e aplicacoes o maximo que consegui chegar foi 50W.

Por causa disso cortei definitivamente o OCCT dos meus softwares para stress test e verificações de estabilidade de overclock
Recomendo que o pessoal não usem
 
Sim, bem fortinho mesmo, no cinebench a essa clock ficou uns 3% atrás do i7 4790k



O HWMonitor não mostra, e ainda não havia instalado o HWinfo, vou tentar medir mais tarde, mas o processador chega a 69 em teste de stress e 61-62 em aplicacoes normais



Na verdade aqui eu sempre usei o prime95 e realmente o uso dele é meio irreal mesmo, mas ontem eu encontrei um pior, testei o CPU Linkpack do OCCT, em menos de 1 minuto de teste o computador reiniciava, embora em todos os outros testes passasse tranquilamente, deixei o prime rodando por mais de 2h e nada de anormal, então resolvi monitorar o consumo da CPU durante os testes, o prime95 ficava puxando na média de 58-60W com raros picos de 63W, ja com o OCCT, em menos de 30 segundos de stress o consumo batia 74W e o PC reiniciava, em testes normais entre jogos pesados e aplicacoes o maximo que consegui chegar foi 50W.

Por causa disso cortei definitivamente o OCCT dos meus softwares para stress test e verificações de estabilidade de overclock
Recomendo que o pessoal não usem
esse reboot e por causa de temperatura ou sistema de proteção ?
nunca vi vantagem em ficar torturando o sistema.
o melhor e usar o programa mais "pesado que vc use" e testar nele se passar gg.
exemplo agora se vc ficase na frescura não passou no OCCT ta "instável" iria reduzir o clock atoa
 
Olá, as specs do meu pc atual são: i5 2500, dois pentes de 4Gb 1333MHz, gtx 760 Hawk, fonte cx600 e placa mãe h67ma-e35.
Vou montar um computador para meu pai com minha mobo, processador e um pente de memória ram. A minhas dúvidas são as seguintes:
1 - Considerando esses preços: i5 7400 728.9 - i5 7600k 937.9 - i5 7700k 1338.89, qual vale mais a pena? Obs: não vou adquirir placa de video high end, pretendo manter a gtx 760 por mais uns 2 anos e se for trocar vou pegar alguma nvidia da linha 60 ou uma equivalente Amd.
2 - Qual das memorias ram escolher: Kingston Hyperx Fury 4Gb 2133MHz cl14 ou Crucial Ballistix Sport LT 4Gb 2400 MHz cl16? só achei esse vídeo falando sobre
3 - Atualmente, qual a melhor marca de placa mãe do mercado?
4 - Tenho uma fonte Bestec ATX-300-12z aqui em casa, sera que ele empurra o i5 2500+h67+4Gb de ram+hd 7200rpm? tenho somente esse teste como referencia https://www.hardwareinsights.com/bestec-atx-300-12z-review/
5 - Uma cx600 aguenta tranquilo os processadores sétima geração que cite ali em cima + gtx 760 + ssd 240gb + 12gb de ram?
Edit: Aceito recomendações de uma possível config com um processador amd
 
Última edição:
esse reboot e por causa de temperatura ou sistema de proteção ?
nunca vi vantagem em ficar torturando o sistema.
o melhor e usar o programa mais "pesado que vc use" e testar nele se passar gg.
exemplo agora se vc ficase na frescura não passou no OCCT ta "instável" iria reduzir o clock atoa
uma boa dica para o pessoal ja comentei que esses testes acabam sendo "irrealistas"

o melhor teste e fazer tudo que vc precisa "tudo de uma vez" e ver o resultado ..

aqui fiz o seguinte deixei tanto CSGO e DOOM no ultra aberto ao mesmo tempo e no fundo deixei renderizando um game ... o que normalmente faço cada caso "separado" e com o proc 3,8 "voltagem padrão" não houve nenhum travamento, nem lentidão ou problemas em 1 hora de teste, com temperaturas em torno de 60 ° mais ou menos ...
 
OCCT já travou no torture test até um Core 2 Duo que eu tinha...sendo que ele tava STOCK, aí nunca mais quis chegar perto dessa tranqueira

Meu stress test "real world" favorito é jogar por horas e horas

Porém como de costume dou uma torturada no Aida64 e RealBench e pronto :deal:
 
esse reboot e por causa de temperatura ou sistema de proteção ?
Reboot por proteções do sistema de gerenciamento de energia mesmo
Temperaturas OK
 
Eu também gosto do RealBench
mas ele exige um minimo de 4gb de RAM livres
os meus pentes ainda não chegaram, to usando somente o que veio de brinde com o processador da Kabum, ai não conseguir testar com ele
 
OCCT já travou no torture test até um Core 2 Duo que eu tinha...sendo que ele tava STOCK, aí nunca mais quis chegar perto dessa tranqueira

Meu stress test "real world" favorito é jogar por horas e horas

Porém como de costume dou uma torturada no Aida64 e RealBench e pronto :deal:
é o que sempre faço :)
 
OCCT já travou no torture test até um Core 2 Duo que eu tinha...sendo que ele tava STOCK, aí nunca mais quis chegar perto dessa tranqueira

Meu stress test "real world" favorito é jogar por horas e horas

Porém como de costume dou uma torturada no Aida64 e RealBench e pronto :deal:
prime 95 ja travou meu antigo 1090t e um 9650 ambos em STOCK
por isso nunca uso eles no máximo um aida64 que ja coloca o pc em um uso irreal
hoje em dia se quero testar estabilidade e so minera por cpu se não travar ta ok
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo