• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Olá amigo, tava querendo dar um up no meu pc. Quero jogar o mordor novo que vai sair em breve com folga e melhorar um pouco a velocidade do pc mesmo, já percebi que o 4430 engasga um pouco com a 970 e caso um dia queira trocar para uma 1070 vou ter problemas também. Pensei em melhorar a memória e o processador. Eu gosto da minha placa mãe e não sou fã de overclock.

Qualquer dica extra já ajuda.

Intel Core i5 4430 / Akasa Venon / B85-G43 MSI Gaming / 2X4 GB Kingston Hyperx 1600mhz / MSI GTX 970 4GB / OCZ Stealthxstream 2 500W / SSD Sandisk Ultra II 480Gb / Seagate 1TB / Corsair Spec-02
A memória ainda segura de boa, só a CPU que no máximo que você poderia investir com essa Mobo, é um i7 4770...Porém está bem carinho (Achei no ML os mais baratos por R$800), eu recomendaria você vender o seu kit todo, e investir ou em uma plataforma Ryzen ou na nova geração da Intel. Um combo R5 1600 + B350 + 2x4Gb DDR4 sai por volta de R$1600, e tem bem mais desempenho que essa sua plataforma, sem contar a longevidade e possibilidade de upgrade. Seu kit você consegue pegar uns R$700~800 + O que gastaria em um up da CPU (por volta de R$800), já dá o preço do kit Ryzen que indiquei. :joia:
 
Salve Salve Pessoal.

Hoje fiz uma gambiarra aqui na mobo e gostaria de compartilhar com vocês.
"Dissipador HomeMade pros Mosfets da GA-AB350M-DS2"

Temperaturas caíram absurdamente.
- Dentro da BIOS, ao olhar na tela do SMART FAN, já subia pra 70º, só alí parado e CPU em stock.
- Com o dissipador já caiu pra 55º
- Desktop, com o calor q está fazendo no RJ hoje, ficou em 49º com CPU a 3.9Ghz (Ryzen Master)
- Dentro do jogo (BF1) chegou a 63º no máximo. (CPU 3.9) - Sem o dissipador chegava a 80º



Pra ficar 10, coloca nos 3 de trás desse aí e outra lá nos superiores, do SOC. E usa uma fita térmica 0,5/1,0 mm espessura, não pasta.
A fita mantém distância entre o dissipador e os circuitos na mobo, evitando curto-circuito. A pasta via ceder com o calor e ele pode encostar, fechando curto.

.
 
Pra ficar 10, coloca nos 3 de trás desse aí e outra lá nos superiores, do SOC. E usa uma fita térmica 0,5/1,0 mm espessura, não pasta.
A fita mantém distância entre o dissipador e os circuitos na mobo, evitando curto-circuito. A pasta via ceder com o calor e ele pode encostar, fechando curto.

.
Pois é, farei no SoC com certeza e também nos vrms das memórias. Fiz esse rápido hoje aproveitando a folga.
Utilizei de uma pasta térmica adesiva. Dos 8 mosfets, 3 eu apliquei a adesiva e 5 pasta térmica comum. Está bem fixo. Essa pasta térmica adesiva é forte demais.
 
Fala galerinha!
Depois de muito tempo consegui meu kit adaptador AM4 para meu EVO 212X junto a Cooler Master.
Com o meu R51600 a 3.7Ghz e cooler stock, um CPU stress de 5 mim a temperatura chegava na casa dos 85ºC.
Agora com o 212X chega a 60º.
A quem desejar saber, a CM solicitou a NF do meu Ryzen, uma foto do Evo 212X, uma foto do N/S do msm e endereço para calculo do frete(ficou 20 temers - moro em SP ZS).

 
Sim, vai tranquilamente. Ontem atualizei para a bios mais atual e ainda assim não chega aos 3200 só ativando o SMT. Teria que mexer mais, só que não tenho tempo nem paciência pra fazer isso hehehe.
a questão que para AMD nenhuma fabricante aqui no brasil dá 2 anos de garantia ..a única que da é a xfx .. então não "tem para onde correr" 1 ano vai ter com a loja em todas ...
 
PErgunta rápida!

Qual seria a melhor CPU para deixar em 3.9-4.0 com menor voltagem?
Digo tem melhores chances devido a manufatura
1700
1700x
1800x

Valeu!
 
Na verdade não são 3 deixados para trás, e sim 4.
Os que torram são os 8, os quais eu fiz a cobertura.
mais eles fazem parte do "grupo"
coloca nei que seja um pequeno neles
isso e muita sacanagem mosfet completamente passivos.
será que e tão difícil assim em colocarem dissipadores decentes neles ?

Pra ficar 10, coloca nos 3 de trás desse aí e outra lá nos superiores, do SOC. E usa uma fita térmica 0,5/1,0 mm espessura, não pasta.
A fita mantém distância entre o dissipador e os circuitos na mobo, evitando curto-circuito. A pasta via ceder com o calor e ele pode encostar, fechando curto.

.
eu coloco pasta nos mosfet/chipset também :haha:
o 1800x ja chegou estou esperando o wc da kabum que deve chegar amanha dai desmonto tudo tiro a fita e coloco pasta em geral :challenge:
o 1800x vem um uma caixa grande com um generoso espaço vazio por que não fizeram igual nos fx9xxx e n]ao mandaram apenas a caixinha pequena
 
Já tá perto!

mimsoWb.jpg
 
aqui os mosfets chegam no máximo a 53 graus @3.8 1.29v
será que vale a pena fazer essa "gambiarra"?
 
@Ebin É o Ryzen mobile?
 
aqui os mosfets chegam no máximo a 53 graus @3.8 1.29v
será que vale a pena fazer essa "gambiarra"?
Se pretendes ficar sempre com esse OC e respectivamente essa baixa voltagem, não há necessidade.
 
...

eu coloco pasta nos mosfet/chipset também :haha:
o 1800x ja chegou estou esperando o wc da kabum que deve chegar amanha dai desmonto tudo tiro a fita e coloco pasta em geral :challenge:
o 1800x vem um uma caixa grande com um generoso espaço vazio por que não fizeram igual nos fx9xxx e n]ao mandaram apenas a caixinha pequena
Não que eu deseje, mas... eu sei o que falo porque fui 'vítima' de mim mesmo... matei uma HD6970... não custa avisar. E há fitas de boa condutividade térmica da Arctic, ou melhores como a Fujipoly no Ebay.
Aqui na Saberbug, coloquei nos VRMs 1 e 2 fitas do Ebay que baixaram ~8-12ºC. No chipset, apliquei a Ceramiqué 2, não condutiva, já que não tinha circuitos tão próximos.


aqui os mosfets chegam no máximo a 53 graus @3.8 1.29v
será que vale a pena fazer essa "gambiarra"?
É sempre bem-vinda a redução de temperatura.. mas, faça bem feito. Não é porque ser uma solução 'artesanal' que tem de ser feito gambiarra e sem prudência.
Se não tiver como caprichar, melhor não fazer.
 
Pois é, farei no SoC com certeza e também nos vrms das memórias. Fiz esse rápido hoje aproveitando a folga.
Utilizei de uma pasta térmica adesiva. Dos 8 mosfets, 3 eu apliquei a adesiva e 5 pasta térmica comum. Está bem fixo. Essa pasta térmica adesiva é forte demais.

Principalmente, para vc. O problema é o dissipador encostar em algo, na base dele, não só ele se movimentar lateralmente. A pasta não dá afastamento que a fita dá. Entendeu?
Mas, se ficou bem fixo e ele não se deslocar com o aquecimento da pasta e/ou nada bater nele com PC ligado, está tranquilo. dar pra garantir isso?!

.
 
Principalmente, para vc. O problema é o dissipador encostar em algo, na base dele, não só ele se movimentar lateralmente. A pasta não dá afastamento que a fita dá. Entendeu?
Mas, se ficou bem fixo e ele não se deslocar com o aquecimento da pasta e/ou nada bater nele com PC ligado, está tranquilo. dar pra garantir isso?!

Sim, está de boa, mas seu aviso é de suma importância pra quem for se aventurar. A fita, ou até mesmo algum thermal pad mais barato de se achar é uma segurança com certeza.
Eu sou "macaco velho" com esse tipo de coisa, mas não tenho paciência pra postagens, tutoriais etc. Meu primeiro MOD foi em 1999 e de lá pra cá foram muitas experiências.
Só tive um acidente até hoje nesses meus MODs, o qual foi a bomba do H60 que fechou curto e queimou o controlador PWM de uma mobo 1366. A mobo é tão fohda, que mesmo com o curto que deu ela seguiu funcionando. Só não controla mais a velocidade do CPU FAN. É uma GA-X58A-UD3R. Monstro de placa.
Se puder me passar algumas fontes de lojas que vendam fitas, thermal pads etc, te agradeço.
Já vieram me pedir pra fazer tal MOD, e para terceiros, farei com pads ou mesmo fita adesiva thermal.

Tava pensando nesses: http://www.ebay.com/itm/50Pcs-14-14...799854&hash=item3d29839a8a:g:9fQAAOSwo4pYCwa7
Só não sei o quanto de temperatura ele suporta.

Esse é top também: http://www.ebay.com/itm/Arctic-Silv...404192?hash=item33d0dbe5a0:g:g1oAAOSwXY5ZQula

Abs.
 
Última edição:
Boa Noite Pessoal,

Como ta o overclock dos Ryzen com as B350 mais baratas ? Tava querendo montar um pc com um R7 1700 e uma b350 dessas mais baratas, mas o over seria baixo, pensei em 3,6 ghz já que ele é 3,0,
pra poder usar o cooler box, ou mesmo pra um frequência dessas só com uma X370 boa e water cooler ?
 
Última edição:
Salve Salve Pessoal.

Hoje fiz uma gambiarra aqui na mobo e gostaria de compartilhar com vocês.
"Dissipador HomeMade pros Mosfets da GA-AB350M-DS2"

Temperaturas caíram absurdamente.
- Dentro da BIOS, ao olhar na tela do SMART FAN, já subia pra 70º, só alí parado e CPU em stock.
- Com o dissipador já caiu pra 55º
- Desktop, com o calor q está fazendo no RJ hoje, ficou em 49º com CPU a 3.9Ghz (Ryzen Master)
- Dentro do jogo (BF1) chegou a 63º no máximo. (CPU 3.9) - Sem o dissipador chegava a 80º



80 graus em jogo tá altíssimo. Se você um dia for encodar um vídeo por alguma razão com esse over, essa temperatura vai rapidamente estourar os 120c. Alias nem vídeo precisa encodar, se compactar alguma coisa no 7zip com todas as threads em modo ULTRA já fodeu.

Boa Noite Pessoal,

Como ta o overclock dos Ryzen com as B350 mais baratas ? Tava querendo montar um pc com um R7 1700 e uma b350 dessas mais baratas, mas o over seria baixo, pensei em 3,6 ghz já que ele é 3,0,
pra poder usar o cooler box, ou mesmo pra um frequência dessas só com uma X370 boa e water cooler ?

Pesquisei muito sobre isso e já postem em outras threads.
O ideal no 1700 é over de 3.75ghz pelo menos.
Nessa frequência todas B350s com exceção da ASUS prime não aguentam overclock porque os VRMs fritam. A Asus Prime Plus B350 aguenta no máximo 3.8ghz mas nessa frequência vai estar operando acima de 80 graus.
As gigabytes Gaming 3 beiram 90 graus em 3.7ghz. É o limite do limite. A gamin normal ou mais simples sem dissipador, assim como MSIs e Asrock mal e mal aguentam o R7 em stock.
Com o 1600 a Gaming 3 fica em 80 graus com 3.8ghz.

Pra fazer over de 3.8ghz ou 3.9ghz+ Não tem nenhuma placa mãe abaixo de 800 reais que consiga fazê-lo. Esqueça as MSIs e Asrock baratas, VRM delas não presta. A placa mais barata pra isso é a Asus Prime X370 por 850~ reais.

Mas é sempre bom lembrar, que Isso, é claro um over ESTÁVEL testado e com 100% de uso do CPU. Mas se você for só jogar, até rola meter 3.9ghz numa AB350 porque nenhum jogo força nem metade do CPU. O problema é se você mantiver o over 24/7 e um dia for rodar alguma coisa que força o negócio. Capaz do seu pc desligar com cheiro de solda e nunca mais ligar mais. Mas provavelmente ele vai travar antes porque sem um teste forçando o CPU dificilmente você vai acertar um over estável em 3.9ghz de primeira...

 
"MHZ"
Deve ser um recorde de downclock! Como connseugiu reduzir tanto o BCLK?!?! FEZ MOD NA BIOS?!

kkk
 
Última edição:
80 graus em jogo tá altíssimo. Se você um dia for encodar um vídeo por alguma razão com esse over, essa temperatura vai rapidamente estourar os 120c. Alias nem vídeo precisa encodar, se compactar alguma coisa no 7zip com todas as threads em modo ULTRA já fodeu.



Pesquisei muito sobre isso e já postem em outras threads.
O ideal no 1700 é over de 3.75ghz pelo menos.
Nessa frequência todas B350s com exceção da ASUS prime não aguentam overclock porque os VRMs fritam. A Asus Prime Plus B350 aguenta no máximo 3.8ghz mas nessa frequência vai estar operando acima de 80 graus.
As gigabytes Gaming 3 Chegam a 80 graus em 3.75ghz. É o limite do limite. A gamin normal ou mais simples sem dissipador, assim como MSIs e Asrock mal e mal aguentam o R7 em stock.
Com o 1600 a Gaming 3 fica em 80 graus com 3.8ghz.

Pra fazer over de 3.8ghz ou 3.9ghz+ Não tem nenhuma placa mãe abaixo de 800 reais que consiga fazê-lo. Esqueça as MSIs e Asrock baratas, VRM delas não presta. A placa mais barata pra isso é a Asus Prime X370 por 850~ reais.
 

"MHZ"
Deve ser um recorde de downclock! Como connseugiu reduzir tanto o BCLK?!?! FEZ MOD NA BIOS?!

kkk
ok Ghz kkk
 
80 graus em jogo tá altíssimo. Se você um dia for encodar um vídeo por alguma razão com esse over, essa temperatura vai rapidamente estourar os 120c. Alias nem vídeo precisa encodar, se compactar alguma coisa no 7zip com todas as threads em modo ULTRA já fodeu.



Pesquisei muito sobre isso e já postem em outras threads.
O ideal no 1700 é over de 3.75ghz pelo menos.
Nessa frequência todas B350s com exceção da ASUS prime não aguentam overclock porque os VRMs fritam. A Asus Prime Plus B350 aguenta no máximo 3.8ghz mas nessa frequência vai estar operando acima de 80 graus.
As gigabytes Gaming 3 beiram 90 graus em 3.7ghz. É o limite do limite. A gamin normal ou mais simples sem dissipador, assim como MSIs e Asrock mal e mal aguentam o R7 em stock.
Com o 1600 a Gaming 3 fica em 80 graus com 3.8ghz.

Pra fazer over de 3.8ghz ou 3.9ghz+ Não tem nenhuma placa mãe abaixo de 800 reais que consiga fazê-lo. Esqueça as MSIs e Asrock baratas, VRM delas não presta. A placa mais barata pra isso é a Asus Prime X370 por 850~ reais.

Mas é sempre bom lembrar, que Isso, é claro um over ESTÁVEL testado e com 100% de uso do CPU. Mas se você for só jogar, até rola meter 3.9ghz numa AB350 porque nenhum jogo força nem metade do CPU. O problema é se você mantiver o over 24/7 e um dia for rodar alguma coisa que força o negócio. Capaz do seu pc desligar com cheiro de solda e nunca mais ligar mais. Mas provavelmente ele vai travar antes porque sem um teste forçando o CPU dificilmente você vai acertar um over estável em 3.9ghz de primeira...

 

"MHZ"
Deve ser um recorde de downclock! Como connseugiu reduzir tanto o BCLK?!?! FEZ MOD NA BIOS?!

kkk
Rapaz quem te disse isso, sobre a Gigabyte Gaming 3, tenho ela uso geralmente 3.8, e os VRM`s em no máximo 53C. A Placa aguenta over sim!

 
Última edição:
80 graus em jogo tá altíssimo. Se você um dia for encodar um vídeo por alguma razão com esse over, essa temperatura vai rapidamente estourar os 120c. Alias nem vídeo precisa encodar, se compactar alguma coisa no 7zip com todas as threads em modo ULTRA já fodeu
Problema resolvido meu caro.
 
Pessoal, vocês conseguiram instalar/usar aquele plano de energia balanceado da AMD sem problemas? Instalei os drivers de chipset aqui e tals e nada de aparecer a opção do plano balanceado da AMD.
 
Por falar nesse sujeito, Stilt, aqui o que ele disse sobre GPU's AMD há algum tempo:



Eu não gosto de me intrometer em discussão de ninguém mas antes mesmo de pegar o 1600X já tinha lido alguma coisa a respeito num review, salvo engano, do Tom's Hardware. Não vejo esse site como referência mas, se pesquisarem sobre o assunto, verão que tem fundamento mesmo.

No final das contas, peguei o 1600X porque, definitivamente, não queria fazer OC e ficar rodando programinha de teste; sem contar que para o meu uso, jogatina, o 1600x se sai melhor do que o 1700 em stock na maioria absoluta dos jogos. Então optei pelo clock mais alto com pelo menos 6c/12t; poderia ter ido para o 1700 e feito OC mas isso exigiria uma placa mãe com vrm com refrigeração melhor e era o tipo de despesa que não estava a fim de suportar. Então fui no combo que achei mais razoável e atendia às minhas necessidades.

Acho que pela diferença pequena vale a pena +2 core e +4 threads do R7 1700

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo