• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Eu compreendo o seu raciocínio. A questão é que o ar que o fan do heatsink joga aqui é, pelo menos em parte, o que entra pela frente do gabinete. O fan é de 140mm, fica bem perto da base, local sem obstrução das aletas do dissipador. O que tem na frente, claro, são os heatpipes. Só que aí a restrição para a passagem de ar é incomparavelmente menor.

Aqui o que a Noctua fala:

"Extending below the fin-stacks, the large NF-A15 fan not only contributes to the superb CPU cooling capabilities of the NH-D15S but also provides massive airflow over surrounding motherboard components and heatsinks, thus ensuring excellent component cooling performance."

Aqui uma foto de como ele fica:

noctua_nh_d15s_9.jpg


No mais, voltando aos WC's AIO, como falei, eram minha preferência. Mas, infelizmente, pesquisando, eu vi que os sistemas montados ou não eram melhores do que um AC bom da Noctua, ou eram grandes demais, além de virem acompanhados do ruído da bomba. E veja que estou me limitando a WC AIO. Nunca cogitei montar nenhum sistema porque não sou hard user nem tencionava fazer OC.

EDIT:

Ah... eu vi vários vídeos sobre AIO e outros sobre os Noctua. Se serve de exemplo, aqui um:

Não gosto muito do canal porque fazem propaganda demais. Mas, como eu disse, o AC realmente se encaixava melhor no meu perfil e com eficiência similar a uma boa parte de WC's AIO.

achei bem esperto essa redução de tamanho que fizeram em baixo pra não atrapalhar a ram
por que não compra um wc selado não e mais pratico que montar um ?
 
eu não levo fe que um ar desse seja melhor que wc e esse teste mostra isso.
https://www.techpowerup.com/reviews/Deepcool/Lucifer/6.html
ta ele e praticamente "imortal" pois e so troca o cooler e pronto mais acaba perdendo e muito pros wc
tem wc de 120mm por 200 (ta o gabinete tem que ser compatível com alguns que são exóticos mais isso so torna o ar ainda mais caro comparando as wc)
se ruído e importante talvez o ar ganhe so por causa disso
wc 120mm 272+ frete https://www.kabum.com.br/produto/69...20mm-para-amd-e-intel-com-led-azul-bluems240t
o ar que vc mostrou 224+ frete https://www.kabum.com.br/produto/60...er-v2-amd-intel-dpgs-mch6n-lc-v2/?tag=Lucifer
48 de diferença quem ira compra um ar com essa diferença tão insignificante no valor e tendo muito mais rendimento no wc
O teste que você mostrou mostra 1 mísero C de diferença no prime com overclock de um Seidon 120 para o Lucifer V2.
Agora vá na parte de velocidade de ventoinha e barulho.
O Lucifer opera a 1300 rpm e 45dbs , o Seidon a 2200 e 55 dcbs. 10 decibeis a mais são 2x mais barulho. Adivinha o que acontece se você colocar uma ventoinha de alta performance como a do próprio seidon no Lucifer? Vai aumentar EM Muito a performance térmica, a custos de um barulho horroroso. Melhor ficar com 1c pior.

Não tem milagre, WCs também refrigeram utilizando um radiador de alumínio como troca de calor com o AR, e WCs pequenos de 120mm tem menor área de superfície do que um AC grande e no fim é a área de dissipação vs fluxo de ar vs condutividade térmica do radiador que importam. Wcs são mais barulhentos, duram menos e tem o risco de vazar, principalmente se tiverem mais de 2 ou 3 anos de uso.
A parte "traseira" da placa tem trilhas do PCB e a pressão na parte traseira pode vir inclusive a danificar as soldas do socket,

Essa segunda parte está parcialmente correta, realmente os materiais podem apresentar comportamento ructil ou ductil de acordo com a sua natureza e temperatura, mas o material mesmo apresentando um comportamento ductil (capacidade de se "esticar" e depois voltar a posição original") ele não volta totalmente ao seu lugar, ele fica alguns microns de distancia do ponto original, isso se chama coeficiente de degradação, assim a cada ciclo quente/frio se estiver sendo aplicada uma pressão desigual, juntamente com a força da gravidade a placa vai empenando aos poucos

Verdade, as distorções realmente se acumulam em nível microscópico, MICRONS como você mesmo disse,mas efetivamente o empenamento é mínimo. Eu utilizei um tower cooler consideravelmente pesado de mais de 850 gramas por 6 anos no meu antigo 2500k e quando desmontei para vendê-lo começo de ano tentei notar se havia algum empenamento na placa mãe ao removê-la do gabinete e era imperceptível ao olho nu. Se esse problema fosse real haveria muitos casos e relatos em fórums de hardware a fora sobre isso, o que não acontece. Por outro lado, relatos de vazamento de WCs danificando placa mães são muito mais comuns.

Um WC também aprisiona e conduz a maior parte do calor gerado pela CPU para fora do gabinete, o air cooler joga ar quente dentro do gabinete.
Isso faz bastante diferença no sistema de forma geral mas principalmente para placas com VRM quente e GPUs que naturalmente rodam muito quentes.

Faz diferença em Gabinetes com ventilação pobre ou muito pequenos. Em gabinetes com ventoinhas exautoras adequadas (uma de 140 de topo e uma traseira de 120 bastam) e bastante abertura de ventilação a diferença da temperatura ambiente interna do gabinete não chega a 1~2c. E WCs têm a desvantagem de não oferecer nenhuma ventilação direta sobre os VRMS, enquanto a maioria dos WCs bem projetados sempre deixam uma pequena parte abaixo do heatsink livre para passagem de ar direto da ventoinha para os vrms. Não é a mesma coisa que um Cooler Top-Down mas é MELHOR do que um block de um WC.

Eu tenho 3 termômetros probes e já os utilizei para testar a melhor relação de layout e rpm das ventoinhas do meu gabinete mid tower, com fans de 200mm no topo e 120mm traseiro de exaustão mesmo em full load a temperatura próxima do vrm não fica 3c acima da ambiente externa.

Eu apenas vejo vantagem em WCs com radiadores grandes 240mm++ ou em builds com gabinetes muito pequenos ou mal ventilados para caber um bom AIR.
 
Última edição:
achei bem esperto essa redução de tamanho que fizeram em baixo pra não atrapalhar a ram
por que não compra um wc selado não e mais pratico que montar um ?
Porque o air cooler que peguei é melhor do que uma enorme parcela de sistemas montados, além de mais barato.
 
Ok... Supondo que você tem seu computador em temperatura ambiente de 25ºC e em full load seu CPU chega no máximo a 65ºC. Qual será a temperatura full load do seu CPU se elevarmos a ambiente para 40ºC ???

Faz diferença em Gabinetes com ventilação pobre ou muito pequenos. Em gabinetes com ventoinhas exautoras adequadas (uma de 140 de topo e uma traseira de 120 bastam) e bastante abertura de ventilação a diferença da temperatura ambiente interna do gabinete não chega a 1~2c. E WCs têm a desvantagem de não oferecer nenhuma ventilação direta sobre os VRMS, enquanto a maioria dos WCs bem projetados sempre deixam uma pequena parte abaixo do heatsink livre para passagem de ar direto da ventoinha para os vrms. Não é a mesma coisa que um Cooler Top-Down mas é MELHOR do que um block de um WC.

Eu tenho 3 termômetros probes e já os utilizei para testar a melhor relação de layout e rpm das ventoinhas do meu gabinete mid tower, com fans de 200mm no topo e 120mm traseiro de exaustão mesmo em full load a temperatura próxima do vrm não fica 3c acima da ambiente externa.

Eu apenas vejo vantagem em WCs com radiadores grandes 240mm++ ou em builds com gabinetes muito pequenos ou mal ventilados para caber um bom AIR.
 
A solução da Noctua refere claramente lógica que eu cito, certamente é muito relevante e é o tipo de detalhe que mantém a empresa na vanguarda das soluções air cooling.
Ainda assim o ar está em livre circulação enquanto que o fluído está sendo transportado dentro de mangueiras - Em sistemas idênticos o WC ganha.

Eu compreendo o seu raciocínio. A questão é que o ar que o fan do heatsink joga aqui é, pelo menos em parte, o que entra pela frente do gabinete. O fan é de 140mm, fica bem perto da base, local sem obstrução das aletas do dissipador. O que tem na frente, claro, são os heatpipes. Só que aí a restrição para a passagem de ar é incomparavelmente menor.

Aqui o que a Noctua fala:

"Extending below the fin-stacks, the large NF-A15 fan not only contributes to the superb CPU cooling capabilities of the NH-D15S but also provides massive airflow over surrounding motherboard components and heatsinks, thus ensuring excellent component cooling performance."

Aqui uma foto de como ele fica:

noctua_nh_d15s_9.jpg


No mais, voltando aos WC's AIO, como falei, eram minha preferência. Mas, infelizmente, pesquisando, eu vi que os sistemas montados ou não eram melhores do que um AC bom da Noctua, ou eram grandes demais, além de virem acompanhados do ruído da bomba. E veja que estou me limitando a WC AIO. Nunca cogitei montar nenhum sistema porque não sou hard user nem tencionava fazer OC.

EDIT:

Ah... eu vi vários vídeos sobre AIO e outros sobre os Noctua. Se serve de exemplo, aqui um:

Não gosto muito do canal porque fazem propaganda demais. Mas, como eu disse, o AC realmente se encaixava melhor no meu perfil e com eficiência similar a uma boa parte de WC's AIO.
 
Última edição:
Bom pessoal, postei minha dúvida algumas páginas atrás sobre instalar um kit Ryzen com uma VGA velha no caso uma 7300GT. Emfim, não tive problemas, tudo 100%, drivers do windows 8 funcionaram perfeitamente.

Quanto as memórias é só mito mesmo, tudo correu bem.
 
Ok... Supondo que você tem seu computador em temperatura ambiente de 25ºC e em full load seu CPU chega no máximo a 65ºC. Qual será a temperatura full load do seu CPU se elevarmos a ambiente para 40ºC ???


 
A solução da Noctua refere claramente lógica que eu cito, certamente é muito relevante e é o tipo de detalhe que mantém a empresa na vanguarda das soluções air cooling.
Ainda assim o ar está em livre circulação enquanto que o fluído está sendo transportado dentro de mangueiras - Em sistemas idênticos o WC ganha.
O teste do vídeo foi feito com o CM MasterCoooler PRO 240 e, surpreendentemente, o air foi melhor.

Mas eu acredito que no meu caso, como moro em Fortaleza, provavelmente o WC tivesse desempenho melhor. Só que o detalhe do ruído não me agrada, além do risco, apesar de baixo, de vazamento. Isso sem contar que o Noctua certamente durará mais e, para completar, se fisicamente possível, a empresa garante o fornecimento gratuito de bracket para soquetes futuros. Na minha avaliação havia vantagem demais para o meu caso com desempenho similar ao dos WC AIO.
 
Eu estava dando continuidade a discussão sobre qual método degrada menos a temperatura do restante do sistema.
Nem entro no mérito de comparar o desempenho de AIO com Air Cooler para resfriamento da CPU pois temos diversos modelos de ambas categorias com características muito diferentes.
Pode até ser que o AC ainda tenha o melhor custo por grau centigrado dissipado mas também o WC é um sistema um tanto mais complexo e caro de se fabricar.

É interessante notar que a evolução dos air cooler nos últimos 20 fez com que eles se parecessem cada vez mais com um sistema de water cooling.
O teste do vídeo foi feito com o CM MasterCoooler PRO 240 e, surpreendentemente, o air foi melhor.

Mas eu acredito que no meu caso, como moro em Fortaleza, provavelmente o WC tivesse desempenho melhor. Só que o detalhe do ruído não me agrada, além do risco, apesar de baixo, de vazamento. Isso sem contar que o Noctua certamente durará mais e, para completar, se fisicamente possível, a empresa garante o fornecimento gratuito de bracket para soquetes futuros. Na minha avaliação havia vantagem demais para o meu caso com desempenho similar ao dos WC AIO.
 
Última edição:
Aqui eu tive um desempenho bem satisfatório com o H100i, mas ele esta no fim da vida, as temperaturas nao se mantem mais como antes, as vezes nao reconhece e os LEDs dele nem acendem mais, ja tem um tempo, vou acionar a garantia do bicho agora quando planejo uma troca do combo (Ryzen *_*)

Quando troquei, foi pensando na melhor eficiencia (usava um Corsair A70, que agora esta no PC secundario) e foi um bom upgrade, mas também pensava na aparencia rs.

Barulho, aqui praticamente o tempo todo ele fica no modo quiet, entao é bem silencioso. Mal da pra ouvir que esta ligado o PC. (mas quando nao reconhece ele no Windows, fica no modo 'balanced' e ja da pra incomodar, no ultimo nivel faz um barulho de VGA de referencia, aquele de secador de cabelo, horrivel). Uso as fans originais da Corsair que vem nele, rotação chega a 2600rpm no maximo, que o deixa bem ruim para os ouvidos.


E aqui tenho filtros nas entradas de ar, as fans internas ficam praticamente limpas, as aletas do radiador, praticamente limpas também... ja os filtros, de tempo em tempo eu limpo eles, ou entao junta CARNE de poeira. Mas dentro, a poeira que passa realmente é bem pouca.
 
Eu estava dando continuidade a discussão sobre qual método degrada menos a temperatura do restante do sistema.
Nem entro no mérito de comparar o desempenho de AIO com Air Cooler para resfriamento da CPU pois temos diversos modelos de ambas categorias com características muito diferentes.
Pode até ser que o AC ainda tenha o melhor custo por grau centigrado dissipado mas também o WC é um sistema um tanto mais complexo e caro de se fabricar.

É interessante notar que a evolução dos air cooler nos últimos 20 fez com que eles se parecessem cada vez mais com um sistema de water cooling.

Então você entendeu minha perspectiva... como falei, as vantagens do air cooler se destacavam. :)
 
sera que vem junto o adaptador am4? sera melhor que o coolerbox do r7 1700? falando em montagem isso que vc disse é bom ou ruim ?
Sim, vai junto sim o adaptador AMD, o qual suporta os Ryzen.
Sim, superior ao cooler box.
A montagem na vertical é o padrão, a melhor e mais usada.
 
Ok... Supondo que você tem seu computador em temperatura ambiente de 25ºC e em full load seu CPU chega no máximo a 65ºC. Qual será a temperatura full load do seu CPU se elevarmos a ambiente para 40ºC ???

Ok... Supondo que você tem seu computador em temperatura ambiente de 25ºC e em full load seu CPU chega no máximo a 65ºC. Qual será a temperatura full load do seu CPU se elevarmos a ambiente para 40ºC ???

Essa pergunta foi pra mim? Não sei por que você bota o quote abaixo da sua resposta. 80ºc, mas qual o seu ponto? Você leu a parte que eu falei que colocando um probe próximo do VRM a temperatura do ar ambiente próximo dele com o cpu em full load (e a o cooler em alta rotação "gerando" ar quente) não aumenta em "15" graus, mas apenas 3? Esse é o propósito de ventoinhas de exaustão (e também intakes do resto do sistema): Tirar o calor gerado pelo CPU e extraídos pelo Air Cooler e pegar ar mais frio de fora do gabinete. O ar ao redor do VRM em full load com um air cooler tower bem projetado é de ar fresco pego pelos intakes frontais e jogados por debaixo do heatsink no espaço livre da ventoinha do cooler, não do ar quente gerado pelo próprio air cooler como ACs Top-dows. O ar quente extraido do Air cooler tower não vai diretamente aos vrms e é capturado em quase sua totalidade pelos fans de exaustão traseiros e e de topo, e reciclado pelos intakes frontais.

Sim, WCs tem teoricamente mais eficiência para não recircular o calor interno gerado pelos componentes, mas criam o problema de diminuir o fluxo de ar próximo dos VRMs. Isso tanto é um problema que vemos soluções como essas sendo feitas: http://www.legitreviews.com/cryorig-a80-hybrid-liquid-cpu-cooler-review_179437/6

Já vi um review de cooler que testava também temperatura ambiente do gabinete e dos vrms e no chart tinha WCs e ACs testados e a temperatura de alguns air coolers era melhor no VRM do que water-coolers. O que você está alegando aí é diferente do que eu li em outros lugares apesar de que não achei esse review em questão.

No caso de coolers top-down, que ai sim é o ar quente que já passou pelas aletas do dissipador que é jogado em direção aos heatsinks dos vrms que imagino que tenha uma piora real. Mas a pergunta é: O que é pior para os VRMs: Circulação de ar ruim com um WC, Ou um Tower com espaço na parte inferior do cooler jogando ar diretamente aos VRMs? Na prática só com testes reais com diferentes layouts de fans de exaustão isso pode ser averiguado, vórtices e dinâmica de fluídos são muito difíceis de serem previstos sem testes empíricos bem conduzidos. Acredito que WC com radiadores grandes com bons fans de exaustão e de entrada e ventoinhas apontando para VRMs sejam a melhor solução, mas também a mais cara, extrema e overkill para 99% dos cenários de overlocks não-extremos que não querem forçar voltagens além das margens de segurança de um jeito ou de outro.

Economicamente, para um usuário que só quer fazer um over leve, tem um bom gabinete e não tem uma placa com VRM podre, é mais sensato comprar um Tower Air com bom CxB e pronto, no Brasil a solução no mercado mais fácil é o Gammax 400 que já se provou mais do que suficiente para 3.8ghz, quiçá 3.9ghz dependendo do chip ser bom. Pra 4.1ghz num 1800x e 1.45 volts nem um WC 120mm vai dar conta. Esse era o meu ponto inicial: Se vai fazer over extremo, tem que ir de WC grande de 240mm de um jeito ou de outro.

Um WC de 120mm não compensa, um tower AIR mais barato faz um trabalho igualmente adequado para um over de 20~30% dentro das voltagens de segurança e custa menos e impõem menos riscos a longo prazo.

No caso específico dos VRMs do ryzen, as placas B350 podres tem tido o mesmo problema de sobreaquecimento de VRM com AIOs pelos relatos no Overclock.net. Não é exclusividade de tower coolers.
 
Aqui, com o SI-128, o VRM chegava a 72. Com o Gammax chegou a 78... com o Noctua até então não bateu 70 :D
 
Aqui, com o SI-128, o VRM chegava a 72. Com o Gammax chegou a 78... com o Noctua até então não bateu 70 :D
O que confirma minhas suspeitas que mesmo top-downs não são tão ruins para VRM como o VultureX acha porque o ar quente que sai do dissipador rapidamente é sugado e se mistura com o ar frio vindo dos intakes. É melhor bastante fluxo de ar um pouco mais quente do que pouco fluxo de ar sobre os VRMs. Rapidamente o ar quente acumula ao redor dos VRMs e demora pra sair por conta própria por convecção, mesmo com ventoinha exaustora ou com WCs devido à vórtices e outros fatores imprevisíveis. E WCs por serem muito mais profundos do que 25mm de uma ventoinha tradicional, chegando a mais de 6cms, muitas vezes protuberam acima dos dissipadores de VRMs e criam zonas mortas bloqueadas e com péssimo fluxo de ar natural do gabinete.
 
Ok... Supondo que você tem seu computador em temperatura ambiente de 25ºC e em full load seu CPU chega no máximo a 65ºC. Qual será a temperatura full load do seu CPU se elevarmos a ambiente para 40ºC ???

80ºc, mas qual o seu ponto? Você leu a parte que eu falei que colocando um probe próximo do VRM a temperatura do ar ambiente próximo dele com o cpu em full load (e a o cooler em alta rotação "gerando" ar quente) não aumenta em "15" graus, mas apenas 3? Esse é o propósito de ventoinhas de exaustão (e também intakes do resto do sistema): Tirar o calor gerado pelo CPU e extraídos pelo Air Cooler e pegar ar mais frio de fora do gabinete. O ar ao redor do VRM em full load com um air cooler tower bem projetado é de ar fresco pego pelos intakes frontais e jogados por debaixo do heatsink no espaço livre da ventoinha do cooler, não do ar quente gerado pelo próprio air cooler como ACs Top-dows. O ar quente extraido do Air cooler tower não vai diretamente aos vrms e é capturado em quase sua totalidade pelos fans de exaustão traseiros e e de topo, e reciclado pelos intakes frontais.

Eu discordo, o ar quente que sai do cooler em velocidade vai atingir o VRM muito antes das ventoinhas conseguirem puxa-lo, principalmente em coolers no estilo orb como os da Intel e AMD. Claro, se você tiver um fan de 150 CFM fazendo as vezes de exaustor o cenário muda bastante mas o ruído será tremendo.
Se utilizando um WC o VRM trabalha a 50ºC certamente não fará o mesmo com um Air coolerque está jogando ar que está 40, 50 ou 70º celsius sobre o dissipador do VRM.
A primeira coisa que temos no caminho do ar quente que sai do dissipador são VRM, memórias e a parte traseira da GPU. É uma questão de equilíbrio térmico.

Essa pergunta foi pra mim? Não sei por que você bota o quote abaixo da sua resposta.
Para facilitar o entendimento na perspectiva de quem lê.

Enfim, estamos saindo do contexto do meu argumento original... "O WC tem a vantagem de não degradar as temperaturas do sistema tanto quanto um air cooler naturalmente o faz.

Vamos pular o mas isso e aquilo e blá blá... Pensemos no "Não, não é melhor" ou "Sim, neste quesito é melhor".
 
Última edição:
Para quem tem a Taichi X370, saiu uma bios(3.10) atualizando o perfil AGESA para 1.0.0.6b. fora outras coisas.
Alguém notou diferenças?
 
Eu discordo, o ar quente que sai do cooler em velocidade vai atingir o VRM muito antes das ventoinhas conseguirem puxa-lo, principalmente em coolers no estilo orb como os da Intel e AMD. Claro, se você tiver um fan de 150 CFM fazendo as vezes de exaustor o cenário muda bastante mas o ruído será tremendo.
Se utilizando um WC o VRM trabalha a 50ºC certamente não fará o mesmo com um Air coolerque está jogando ar que está 40, 50 ou 70º celsius sobre o dissipador do VRM.
A primeira coisa que temos no caminho do ar quente que sai do dissipador são VRM, memórias e a parte traseira da GPU. É uma questão de equilíbrio térmico.


Para facilitar o entendimento na perspectiva de quem lê.

Enfim, estamos saindo do contexto do meu argumento original... "O WC tem a vantagem de não degradar as temperaturas do sistema tanto quanto um air cooler naturalmente o faz.

Vamos pular o mas isso e aquilo e blá blá... Pensemos no "Não, não é melhor" ou "Sim, neste quesito é melhor".

E eu discordo de você. O ar quente exausto pelo AC não sai 15 graus acima do que entra no gabinete. De fato a diferença de temperatura em alta rotação não chega a 5 graus. E mesmo assim, towers não tem o ar diretamente sobre os vrms e com a pressão negativa na região, não vão esquentar significantemente os VRMs como você afirma.

Toda minha argumentação foi de que a falta de um fluxo de ar diretamente sobre os VRMs vai fazer WCs performar inferiormente a ACs bem projetados e de que a degradação de temperatura no interior do gabinete por um AC é insignificante se o gabinete for bem ventilado.

Uma ventoinha de 120mm exaustora a 1000rpm (bem silenciosa) pode ventilar entre 30-40cfm. Um par de ventoinhas de 140mm a 700rpm de alto fluxo de ar podem empurrar mais de 120cfm, o fluxo de ar será bem maior do que de uma ventoinha de alta performance de um Tower cooler sozinha, porém as 3 ventoinhas combinadas serão bem silenciosas mesmo puxando mais ar no total e gerando pressão negativa na região do processador.

A minha ventoinha exaustora de 200mm em particular tem 110cfm a 800rpm e é virtualmente inaudível.

De qualquer forma, eu vou repetir: Já realizei testes com termometos com pobres e a temperatura diretamente acima do VRM não fica 3 graus acima do ambiente com todas as ventoinhas exaustoras rodando. O calor exausto pelo AC não consegue aumentar a temperatura ambiente da placa mãe próximo do VRM e o vento não é direcionado ao VRM, a pressão na região é negativa. Meu gabinete não tem um layout de ventoinhas muito fora do tradicional:

4xGln8a.jpg


Com um segundo probe logo atrás do cooler, inclusive sobre a área que recebe ar do dissipador, a temperatura ficou apenas 2 graus acima da do outro pobre a frente do cooler (visível nessa foto) que está apenas 1 grau acima da temperatura ambiente externa no gabinete (3 graus no total). Isso com o gabinete fechado, é claro.

Por que você ignorou essa argumentação? Quer fotos mostrando a temperatura do probe comprovando o que falei? m

Enfim, se quiser continuar é com você, estou visitando parentes esse FDS e não posso prover mais evidências para minha argumentação agora, mas vou ver se acho o teste com coolers que mostra temperaturas de VRMs além da do cpu também. Na minha experiência ACs não degradam a temperatura interna do gabinete inclusive na região do VRm significantemente.
 
As suas evidências mostram variação entre as soluções de air cooling, não entre air cooling e watercooling. Não adianta você comparar o seu sistema com air cooling contra outro sistema air cooling. Não adianta fazer afirmações colocando air cooling e water cooling com configurações de fluxo interno diferentes - o sistema tem que ser o mesmo afinal é para sustentar o argumento dentro de uma comparação justa, correto ?
Se você compara um sistema com air cooling que tem fans de 110 cfm deve também ter o mesmo fan de 110cfm no teste com WC.

A afirmação é : O WC tem a vantagem de não degradar as temperaturas do sistema tanto quanto um air cooler naturalmente o faz no mesmo cenário.

O que interessa, que é fácil de detectar, fácil de reproduzir e fácil de compreender, que responde a minha afirmação é justamente a variação de temperatura no VRM, RAM e GPU quando se utiliza air cooling e water cooling.
Eu acredito que este é um tópico interessante, vale a pena o esforço.

"O WC tem a vantagem de não degradar as temperaturas do sistema tanto quanto um air cooler naturalmente o faz no mesmo cenário."

E eu discordo de você. O ar quente exausto pelo AC não sai 15 graus acima do que entra no gabinete. De fato a diferença de temperatura em alta rotação não chega a 5 graus. E mesmo assim, towers não tem o ar diretamente sobre os vrms e com a pressão negativa na região, não vão esquentar significantemente os VRMs como você afirma.

Toda minha argumentação foi de que a falta de um fluxo de ar diretamente sobre os VRMs vai fazer WCs performar inferiormente a ACs bem projetados e de que a degradação de temperatura no interior do gabinete por um AC é insignificante se o gabinete for bem ventilado.

Uma ventoinha de 120mm exaustora a 1000rpm (bem silenciosa) pode ventilar entre 30-40cfm. Um par de ventoinhas de 140mm a 700rpm de alto fluxo de ar podem empurrar mais de 120cfm, o fluxo de ar será bem maior do que de uma ventoinha de alta performance de um Tower cooler sozinha, porém as 3 ventoinhas combinadas serão bem silenciosas mesmo puxando mais ar no total e gerando pressão negativa na região do processador.

A minha ventoinha exaustora de 200mm em particular tem 110cfm a 800rpm e é virtualmente inaudível.

De qualquer forma, eu vou repetir: Já realizei testes com termometos com pobres e a temperatura diretamente acima do VRM não fica 3 graus acima do ambiente com todas as ventoinhas exaustoras rodando. O calor exausto pelo AC não consegue aumentar a temperatura ambiente da placa mãe próximo do VRM e o vento não é direcionado ao VRM, a pressão na região é negativa. Meu gabinete não tem um layout de ventoinhas muito fora do tradicional:

4xGln8a.jpg


Com um segundo probe logo atrás do cooler, inclusive sobre a área que recebe ar do dissipador, a temperatura ficou apenas 2 graus acima da do outro pobre a frente do cooler (visível nessa foto) que está apenas 1 grau acima da temperatura ambiente externa no gabinete (3 graus no total). Isso com o gabinete fechado, é claro.

Por que você ignorou essa argumentação? Quer fotos mostrando a temperatura do probe comprovando o que falei? m

Enfim, se quiser continuar é com você, estou visitando parentes esse FDS e não posso prover mais evidências para minha argumentação agora, mas vou ver se acho o teste com coolers que mostra temperaturas de VRMs além da do cpu também. Na minha experiência ACs não degradam a temperatura interna do gabinete inclusive na região do VRm significantemente.
 
Última edição:
Minha config: i5 4440, Asus B85M-E, 2x 4gb ddr3 (1333mhz), GTX 1060 6gb, SSD 480gb, OCZ Fatality 550W.

Venderia o I5 4440 por uns 400-450 e compraria um i7 4770 por 750-800. (MercadoLivre)

Seria um bom negócio ? (Processador para rodar no máximo).
 
O mais legal é que o Air Cooler vai ter um cooler exaustor que vai tirar o ar quente antes mesmo dele "tocar" os VRMS, devia ter uma curva de desvio de ar.
Já o WC vai deixar o ar lá parado sobre os VRMs, cade o exaustor de 120CFM do WC?
Interessante seria, WC com exaustor de 120CFM e o Air Cooler com o Exaustor de 120CFM. Usei Air cooler por 3 anos, vide Ice Age Prima Boss, que de acordo com o clube do hardware é um belo air. Nunca me deixou na mão, rotação max de 2200 rpm e eu achava bem silencioso.
Gabinete aqui é grande, 3 cooler colocando ar e 3 tirando.
Jogando a temperatura dentro era tão quente que quando a lateral dilatava o acrilico dava um estralinho. A saida traseira saia um ar MUUUITO quente, MUITO MESMO e esse ar pra sair passava por onde???? Pelos VRMs é claro. A mão entre o dissipador e o VRM dava pra sentir o vento quente que era jogado pelo cooleer.
Hoje comprei um Water, 240mm, Maelstrom 240T, water cooler de pobre mesmo.
Ainda não pude testar porque to aguardando minha mobo AM4.
Não sei sobre esse teste do termometro se pelo menos tava em full load, mas só esse aumento de temperatura entre o ar quente que sai?
Meu Fx 8320 dava uma bela esquentada no ar do meu air cooler e gabinete. Junto com a placa de video que esquentava, uma hora a temperatura interna do gabinete aumenta e meu air cooler ia tirar ventinho frio de onde?
Moro na Paraíba, aqui é direto 38° ambiente.. nos melhores dias kkk
 
esses tempos reportei aqui sobre meu setup estar apresentando problemas no GTA V
simplesmente o jogo era encerrado pelo windows
mas percebi que depois de ter atualizado minha bios para a versão F7, ao invés de acontecer o encerramento do jogo pelo windows, o pc fica todo travado e aparece em seguida a mensagem uma tela azul irql_not_less_or_equal
alguém tem alguma luz?

EDIT: no site da gigabyte a bios F7 foi removida do download e agora tem a F8. vou deixar o sistema sem nenhum OC e observar o comportamento nessa nova bios
 
Última edição:
WC tem mais perda e ineficiencias que Air e sim um bom Air de 120 é capaz de dissipar mais Watts que um WC. Obvio que se vc dobra a área de troca, o resfriamento também melhora, por isso WC começa a ser vantajoso com radiador duplo ou superior.
 
Galera,


Estou animando em pegar um Ryzen 5 1400 e socar um OC nele pra 3.9 ou mais. Estou fora do universo dos PC's desde 2012 então ando meio enferrujado. Para os Ryzen qual a frequencia de memoria ideal?
a diferença de preços entre um kit 2133 até 2800Ghz é muito pequena, acima disso ai fica caro, portanto penso em pegar um kit de no maximo 2800.

Outra duvida é sobre marca, a AMD está apresentando alguma imconpatibilidade? pelo que vi os melhores valores estão na Hyper X.
 
Galera,


Estou animando em pegar um Ryzen 5 1400 e socar um OC nele pra 3.9 ou mais. Estou fora do universo dos PC's desde 2012 então ando meio enferrujado. Para os Ryzen qual a frequencia de memoria ideal?
a diferença de preços entre um kit 2133 até 2800Ghz é muito pequena, acima disso ai fica caro, portanto penso em pegar um kit de no maximo 2800.

Outra duvida é sobre marca, a AMD está apresentando alguma imconpatibilidade? pelo que vi os melhores valores estão na Hyper X.
 
esses tempos reportei aqui sobre meu setup estar apresentando problemas no GTA V
simplesmente o jogo era encerrado pelo windows
mas percebi que depois de ter atualizado minha bios para a versão F7, ao invés de acontecer o encerramento do jogo pelo windows, o pc fica todo travado e aparece em seguida a mensagem uma tela azul irql_not_less_or_equal
alguém tem alguma luz?

EDIT: no site da gigabyte a bios F7 foi removida do download e agora tem a F8. vou deixar o sistema sem nenhum OC e observar o comportamento nessa nova bios
Quase certeza ser as memos em 3200. Não é todo mundo que consegue estabilidade nessa frequência, pessoal geralmente tem deixado em 2933.
 
As suas evidências mostram variação entre as soluções de air cooling, não entre air cooling e watercooling. Não adianta você comparar o seu sistema com air cooling contra outro sistema air cooling. Não adianta fazer afirmações colocando air cooling e water cooling com configurações de fluxo interno diferentes - o sistema tem que ser o mesmo afinal é para sustentar o argumento dentro de uma comparação justa, correto ?
Se você compara um sistema com air cooling que tem fans de 110 cfm deve também ter o mesmo fan de 110cfm no teste com WC.
Lógico que a melhor coisa é fazer um teste comparativo direto no mesmo gabinete e sistema. Mas sem fazermos isso, só resta a especulação.

A afirmação é : O WC tem a vantagem de não degradar as temperaturas do sistema tanto quanto um air cooler naturalmente o faz no mesmo cenário.
A minha contra afirmação é: WCs não apresentam uma vantagem significativa na temperatura interna do gabinete se este for devidamente ventilado.

Vide meus resultados de Delta V de apenas 3C diretamente acima do VRM.

Na verdade é contrário, num sistema com pouca ventilação, WC será a solução que mais esquentará os VRMs, tanto isso é verdade que muitas pessoas adicionam ventoinhas aos canos dos WCs para resfriar os VRMs.

Enfim, eu até faria a experiência aqui de retirar o meu H5 e colocar temporariamente um WC pra ver como ficam os VRMs, mas não tenho nenhum amigo ou conhecido com WC pra emprestar.

O mais legal é que o Air Cooler vai ter um cooler exaustor que vai tirar o ar quente antes mesmo dele "tocar" os VRMS, devia ter uma curva de desvio de ar.
Já o WC vai deixar o ar lá parado sobre os VRMs, cade o exaustor de 120CFM do WC?
Interessante seria, WC com exaustor de 120CFM e o Air Cooler com o Exaustor de 120CFM. Usei Air cooler por 3 anos, vide Ice Age Prima Boss, que de acordo com o clube do hardware é um belo air. Nunca me deixou na mão, rotação max de 2200 rpm e eu achava bem silencioso.
Gabinete aqui é grande, 3 cooler colocando ar e 3 tirando.
Jogando a temperatura dentro era tão quente que quando a lateral dilatava o acrilico dava um estralinho. A saida traseira saia um ar MUUUITO quente, MUITO MESMO e esse ar pra sair passava por onde???? Pelos VRMs é claro. A mão entre o dissipador e o VRM dava pra sentir o vento quente que era jogado pelo cooleer.
(...)
Não sei sobre esse teste do termometro se pelo menos tava em full load, mas só esse aumento de temperatura entre o ar quente que sai?
Qual era sua placa de vídeo? O maior vilão de sobreaquecimento no interior do gabinete costuma ser a placa de vídeo que consome bem mais do que o processador. Esse ar quente vai ter que sair por cima mesmo independente de você usar AC ou WC. Eu configurei minhas ventoinhas para desligarem quando o computador não está jogando. Quando começo um jogo e a temperatura chega no limiar, o ar que sai inicialmente está bem quente, na casa dos 38 graus, em questão de 1~2 minutos essa temperatura despenca para 28. 10 graus mais frio. Isso com temperatura ambiente de 23 graus. Ou seja, sem ventilação adequada a temperatura interna no gabinete sobe consideravelmente, mas com exaustão adequada, sem dar tempo pro ar quente acumular não era pra você sentir com a mão a temperatura muito mais quente que fora do gabinete. Eu só sinto o ar consideravelmente quente saindo da placa de vídeo, mas o que sai pelo fan exaustor do meu gabiente já misturou com bastante ar fresco dos 3 fans de intake e nem sequer ele parece "morno" ao meu toque.

Meu Fx 8320 dava uma bela esquentada no ar do meu air cooler e gabinete. Junto com a placa de video que esquentava, uma hora a temperatura interna do gabinete aumenta e meu air cooler ia tirar ventinho frio de onde?
Ué, o ventinho fresco tem que vir das ventoinhas de intake! Justamente, as ventoinhas exaustoras tem que ter mais CFM do que o CFM da ventoinha do cooler do CPU em 100% de velocidade E DA PLACA DE VÍDEO TAMBÈM!
Só que as ventoinhas de entrada tem que ter AINDA mais CFM do que as exaustoras pra garantir um fluxo de ar positivo pelos filtros de poeira (que inclusive reduzem o CFM dessas ventoinhas).

Portanto se seu cooler AIR tiver 100CFM, sua placa de vídeo 50, seu exaust tem que ser no mínimo 160. E se você tem 160 de exhaust, o ideal é ter pelo menos uns 170 de entrada.

E é exatamente assim que configurei o meu gabinete com 5 ventoinhas, duas de exhaust, 200mm 110cfm no topo, traseira de 120mm 50cfm de exhaust, 2 frontais de 140mm totalizando 140cfm e uma de 120mm inferior de 40cfm,

pKVsZYC.jpg

A ventoinha inferior é diferença que fez para ter pressão positiva e ela ainda tem a vantagem de jogar ar fresco para a placa de vídeo.

É por isso que eu sempre recomendo gabinetes que aceitem ventoinhas de 140mm frontais e de topo, são muito mais eficientes para mover ar silenciosamente do que gabinetes que só tenham ventoinhas de 120mm.

A vantagem do water cooler é que a própria ventoinha do CPU age como exhaust, mas por outro lado o fluxo geral de ar próximo do vrm fica REDUZIDO, exigindo ventoinhas de spot nos vrms para overs mais pesados em placas mães não-tops de linha. Você pode argumentar que com AC vai ter que comprar pelo menos uma ventoinha exhaust a mais.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo