• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Não... acredito que ele esteja se referindo ambas em dual channel.

No entanto, uma single rank e outra dual rank.
isso, alguém postou quase agora que disseram que dual rank é melhor ... a minha é single rank .. e queria saber se ela é micron ou sei lá o que .. resumindo se ela é ruim ou não
 
isso, alguém postou quase agora que disseram que dual rank é melhor ... a minha é single rank .. e queria saber se ela é micron ou sei lá o que .. resumindo se ela é ruim ou não
Acho que já foi dito aqui que suas memórias usam chips Samsung B-Die. Estão ali na imagem.
 
Acho que já foi dito aqui que suas memórias usam chips Samsung B-Die. Estão ali na imagem.
então as memória podem ser hynix ou sansung né ? vi esse negócio de b die que vc disse é melhor a die ? existe ? kkk
 
então as memória podem ser hynix ou sansung né ? vi esse negócio de b die que vc disse é melhor a die ? existe ? kkk
Isso também, salvo engano, já lhe foi dito aqui pelo VultureX. B-Die = maior compatibilidade em clocks mais altos com Ryzen.
 
Só para complementar, eu já testei para ver se meu chip chegava em 4Ghz, e consegui exatamente com 1.4v( 1.38v-1.40v) 40/50°C em jogos e máxima de 70°C em 100% de uso no meu WC.


Enfim, consegui 4.0Ghz e os 3200mhz, tive que que pelejar um pouco com as memórias pra passar de 3066mhz, mas consegui. Meu objetivo agora é conseguir 3200Mhz pelo menos com o timing original e alguns apertos. Do jeito atual, estão todos originais com 2 apertados e 4 relaxados para ficar 100% estável, tive que aumentar para 1.38v a voltagem da memória também, mas a minha idéia é consegui manter todos originais pelo menos e a voltagem de 1.35v. Vamos ver se conseguirei com o tempo, ou testando com alguma nova BIOS.
Enfim, estou satisfeito, não foi plug and play, mas a paciência, sorte e conhecimento e me colocaram em um ponto excelente em dois dias apenas. :D
Bem, para o dia a dia, vou manter em 3.920Ghz em 1.35v, me atendi muito bem.
Edit: Destaque para o VRM da Taichi que faz tudo isso com no máximo 57°/58°C e a na própria Mobo que dá para explorar ao máximo as configurações e os mínimos detalhes.


Esse teu chip é gold! Só pode kkkk 1.38 e deu os 4Ghz
Torcendo pra chegar perto do seu sistema, os numeros estão muito bons!
Pretendo 3,8Ghz no 1700 e quero muito os 3200 na memo kkkkkk, se eu conseguir os seus 3,9 a 1.35 melhor ainda kkkkk
Enfim, ansiedade só aumenta, esperando a placa mãe sair de sp ainda.. combinando o envio com quem pegou ela no PY pra mim, negocio chato é esperar kkkkk
 
tinha postado isso aqui antes

0Fd9aVJPTXS6yC_ODL6lew.png

pelo fato desse 1R vi que era single rank ...mas isso de Memórias Hynix ou outra lá que não entendo ..

QUAL é a melhor memória ?

outra coisa o cara ali mencionou que dual rank 2999 é melhor que single rank 3200
 



As suas são Samsung B-Die!
São perfeitas, sobem facilmente! Belas memos.
Se tem duvidas quanto a memo, por Exemplo, as minhas Hynx
As suas samsung
As minhas são M-Die, Hynx M-Die, as suas B-Die, Samsung B-Die, bem melhor que a minha kkkkk. Tu consegue subir bem elas.
 
Última edição:
Pessoal.

Estive dando uma fuçada nas spreadsheets e cruzei alguns dados. Eis que me deparei com resultados no mínimo interessantes, seja por um motivo ou por outro.

Vejam o aumento de performance por dólar gasto nas CPUs Intel com seis, oito e dez cores. Sim, todos já sabiamos do impacto dos Ryzen mas eu não tinha me dado conta ainda que a performance por dólar gasto nas CPUs Intel mais que dobrou nos Octa e Deca core, quase dobrou nos Six core.

Chamei de efeito Zen :D

9opZVt3.png
 
Última edição:
Esse teu chip é gold! Só pode kkkk 1.38 e deu os 4Ghz
Torcendo pra chegar perto do seu sistema, os numeros estão muito bons!
Pretendo 3,8Ghz no 1700 e quero muito os 3200 na memo kkkkkk, se eu conseguir os seus 3,9 a 1.35 melhor ainda kkkkk
Enfim, ansiedade só aumenta, esperando a placa mãe sair de sp ainda.. combinando o envio com quem pegou ela no PY pra mim, negocio chato é esperar kkkkk
 
Nossa, eu vou te contar, no início eu pensei que meu chip era bom, mas to achando que ele é quase Gold mesmo, fora a Taichi que ajuda demais, se liga na voltagem que estou estabilizando 3.925Ghz 100%:



Sabe o que mais me surpreende? Consegui apertar a memória de novo e deixa estável 100%, agora é 16-16-16-38-1T em 3200Mhz. ( Sim, esse timming é numa memória M-Die Hynix.:vish:)
Ryzen 3.925Ghz em 1.325v totalmente estável, e detalhe: Ainda não testei se vai mais baixo, ou seja, pode melhorar. Tô achando que consigo 3950Ghz com 1.35v, mas ainda não sei. Tô simplesmente fascinado com os resultados. :mr:

Vai dar certo pra tu, pode ficar sussa, sua mobo é uma das melhores, o WC é bom, eu aposto que consegue 3.9Ghz com 1.35v ou menos fácil nela. Tô postando pra dar Hype mesmo. :haha:
Detalhe: Faço 3.9Ghz com 1.3v estável, mas já começo a achar que posso tentar abaixar mais. :bwahaha:

Uma coisa muito interessante que gosto de destacar nesse print: Perfomance Single Thread de i7 4790K a 4.0Ghz com um pouco mais do dobro de processamento multi do mesmo. E ainda tem gente que recomenda i7 7700K, não sei como conseguem essa façanha com essa cachorrada que AMD tá fazendo em cima da Intel. Não que os processadores da Intel é ruim, mas olha o que a AMD oferece e por preço melhor.... Dispensa comentários. Detalhe, com 4Ghz ele chega perto do i7 6700K em stock no Singlethread com mais que o dobro de multi por cerca de 1000 Reais( Loja que explode) se tu tiver sorte. Me explica essa Haters? :mr::risos: Não sou de escolher lados, mas o que AMD fez com Ryzen é de uma obra prima sem explicação e ainda não vimos o melhor.
 
Última edição:
Nossa, eu vou te contar, no início eu pensei que meu chip era bom, mas to achando que ele é quase Gold mesmo, fora a Taichi que ajuda demais, se liga na voltagem que estou estabilizando 3.925Ghz 100%:



Sabe o que mais me surpreende? Consegui apertar a memória de novo e deixa estável 100%, agora é 16-16-16-38-1T em 3200Mhz. ( Sim, esse timming é numa memória M-Die Hynix.:vish:)
Ryzen 3.925Ghz em 1.325v totalmente estável, e detalhe: Ainda não testei se vai mais baixo, ou seja, pode melhorar. Tô achando que consigo 3950Ghz com 1.35v, mas ainda não sei. Tô simplesmente fascinado com os resultados. :mr:

Vai dar certo pra tu, pode ficar sussa, sua mobo é uma das melhores, o WC é bom, eu aposto que consegue 3.9Ghz com 1.35v ou menos fácil nela. Tô postando pra dar Hype mesmo. :haha:
Detalhe: Faço 3.9Ghz com 1.3v estável, mas já começo a achar que posso tentar abaixar mais. :bwahaha:

Uma coisa muito interessante que gosto de destacar nesse print: Perfomance Single Thread de i7 4790K a 4.0Ghz com um pouco mais do dobro de processamento multi do mesmo. E ainda tem gente que recomenda i7 7700K, não sei como conseguem essa façanha com essa cachorrada que AMD tá fazendo em cima da Intel. Não que os processadores da Intel é ruim, mas olha o que a AMD oferece e por preço melhor.... Dispensa comentários. Detalhe, com 4Ghz ele chega perto do i7 6700K em stock no Singlethread com mais que o dobro de multi por cerca de 1000 Reais( Loja que explode) se tu tiver sorte. Me explica essa Haters? :mr::risos: Não sou de escolher lados, mas o que AMD fez com Ryzen é de uma obra prima sem explicação e ainda não vimos o melhor.

Você esqueceu a voltagem da DDR4 3200 Mhz? :isquero:
 
Você esqueceu a voltagem da DDR4 3200 Mhz? :isquero:
1.38v.... Tipo, eu tô conseguindo 3200Mhz fácil e apertando os timmings lindamente, mas senão tiver 1.38v, não fica estável nem com timming relaxado, até da boot, mas não fica estável no sistema.
Ainda assim, acho que tá tranquilo né? :cuti: Tem que tá... Alguém comentou comigo que até 1.40v é seguro, só não lembro quem.

Novas: A criança estabilizou com 1.32v em 3.925Ghz, ou seja, já passou no BF1/ Cinebench/ CPU-Z e 5Min de OCCT( Apesar que o BF1 é perfeito para testar). Tô abismado, só isso. :banderas: Peço até desculpas pelo o tanto de post, é que a galera que ainda tem dúvida se vale a pena precisa ver isso... :melior4:


Teste de memória fresco que eu sei que vocês adoram:



Detalhes desse teste:
* A latência caiu muito comparado ao último teste que fiz.( Muito em consequência dos timmings apertados).
* O perfil XMP é 16-18-18-36-54, já tô fazendo 16-16-16-38-55 100% estável, ou seja, estou quase alcançado os timmings originais que faltavam com apertos expressivos.
* O único ponto negativo disso tudo é que é obrigatório usar 1.38v na memória. 3200Mhz independente do timming tem que ser 1.38v para rodar redondo, senão é tela azul, crash, erro, instabilidade. Assim, roda tudo a 1000 km/hora.

Edit: Agora só preciso de 1.36v para deixar estável as memórias. O ProcODT que é recomendável usar na Hynix M-die com 80 Ohms no tutorial do VultureX nem da boot se eu configurar assim aqui, tem que ser: 60/68 Ohms para rodar fino.
 
Última edição:
1.38v.... Tipo, eu tô conseguindo 3200Mhz fácil e apertando os timmings lindamente, mas senão tiver 1.38v, não fica estável nem com timming relaxado, até da boot, mas não fica estável no sistema.
Ainda assim, acho que tá tranquilo né? :cuti: Tem que tá... Alguém comentou comigo que até 1.40v é seguro, só não lembro quem.

Novas: A criança estabilizou com 1.32v em 3.925Ghz, ou seja, já passou no BF1/ Cinebench/ CPU-Z e 5Min de OCCT( Apesar que o BF1 é perfeito para testar). Tô abismado, só isso. :banderas: Peço até desculpas pelo o tanto de post, é que a galera que ainda tem dúvida se vale a pena precisa ver isso... :melior4:


Teste de memória fresco que eu sei que vocês adoram:



Detalhes desse teste:
* A latência caiu muito comparado ao último teste que fiz.( Muito em consequência dos timmings apertados).
* O perfil XMP é 16-18-18-36-54, já tô fazendo 16-16-16-38-55 100% estável, ou seja, estou quase alcançado os timmings originais que faltavam com apertos expressivos.
* O único ponto negativo disso tudo é que é obrigatório usar 1.38v na memória. 3200Mhz independente do timming tem que ser 1.38v para rodar redondo, senão é tela azul, crash, erro, instabilidade. Assim, roda tudo a 1000 km/hora.

Edit: Agora só preciso de 1.36v para deixar estável as memórias. Outro ponto, o ProcODT que é recomendável usar na Hynix M-die com 80 Ohms no tutorial do VultureX nem da boot se eu configurar assim aqui, tem que ser: 60/68 Ohms para rodar fino.


Li os dois posts com agua nos olhos de emoção kkkkkkkk
A cada vez que você meche só melhora.
Conseguiu diminuir a voltagem das memos, timings apertados.
O teu over no Ryzen tá dinamico ou estatico?
Não consigo ver os prints pq to pelo celular, qnd dou zoom pra ver as frequencias embaça tudo, o clock tá varial ou fixo, pretendo fazer over pelo PStates pra ter clock variavel.
Em memoria e over por Pstates eu sei de nada kkkkk, meus overs no FX eram bem mais simples.
Mas lendo aqui já aprendi muito. Vi que nas memos tá tendo queda de latencia, tá ficando redondo o sistema ai! Com a monstro da Taichi do seu lado é só alegria!!
Assim que eu montar o sistema vou querer varias dicas, e o VultureX tem um Crosshair igual a minha ai já ajuda mais kkkk, inclusive ele gravou um video e mostrando como ter over por Pstates.
 
Pessoal.

Estive dando uma fuçada nas spreadsheets e cruzei alguns dados. Eis que me deparei com resultados no mínimo interessantes, seja por um motivo ou por outro.

Vejam o aumento de performance por dólar gasto nas CPUs Intel com seis, oito e dez cores. Sim, todos já sabiamos do impacto dos Ryzen mas eu não tinha me dado conta ainda que a performance por dólar gasto nas CPUs Intel mais que dobrou nos Octa e Deca core, quase dobrou nos Six core.

Chamei de efeito Zen :D

9opZVt3.png

Olha ai a AMD criando influências kkkkk
Efeito Zen foi boa huahahauah
 
Li os dois posts com agua nos olhos de emoção kkkkkkkk
A cada vez que você meche só melhora.
Conseguiu diminuir a voltagem das memos, timings apertados.
O teu over no Ryzen tá dinamico ou estatico?
Não consigo ver os prints pq to pelo celular, qnd dou zoom pra ver as frequencias embaça tudo, o clock tá varial ou fixo, pretendo fazer over pelo PStates pra ter clock variavel.
Em memoria e over por Pstates eu sei de nada kkkkk, meus overs no FX eram bem mais simples.
Mas lendo aqui já aprendi muito. Vi que nas memos tá tendo queda de latencia, tá ficando redondo o sistema ai! Com a monstro da Taichi do seu lado é só alegria!!
Assim que eu montar o sistema vou querer varias dicas, e o VultureX tem um Crosshair igual a minha ai já ajuda mais kkkk, inclusive ele gravou um video e mostrando como ter over por Pstates.
 
Tá ficando perfeito. Eu já tô sem comentários, eu tava testando 4.0Ghz e as memórias nesse timming, e qualquer jogo que eu jogo em Full HD na GTX 1070 fica em 99% de uso 95% do tempo, ou seja, gargalo mínimo ou nada.
Para você ter noção, rodo BF1 no Ultra em DX11 na GTX 1070 e não fica abaixo de 100 Fps, fica entre 110/120 com picos para 140fps com 3.920Ghz(Nem é os 4.0Ghz) + essa configuração de memória, e nego ainda fala que é CPU para 60fps( Só se for depois de umas marteladas no processador... :D:haha:). Aqui eu ainda tô usando Over estático, mas meu plano é trabalhar no P-state também, porque aí vou deixar 24/7 em 4GHz( Até porque o chip não vai trabalhar 100% o tempo inteiro). Só estou no estático ainda porque eu quero saber qual é a voltagem perfeita para cada frequência, para só então configurar o p-state. Apesar que a temperatura fica tão boa que acho que daria para usar 4.0Ghz 24/7 do jeito que tá, aqui tá ficando com 1.36/1.38v em jogos onde o uso não é 100% e ainda fica 100% estável( Só fica 1.38/1.4 em 100% de uso). O VultureX me ajudou muito, peguei várias dicas com ele que foram essências para tudo. Tem como você me passar esse vídeo? Já quero ir dando uma estudada nisso aí. Qualquer coisa, me pedi dicas que tô aí. Falando nisso, logo gravarei um vídeo em jogos dessa configuração para a galera ver que o bagulho não é ilusão para quem ainda tem dúvidas. Sai de um i7 3770K que é muito poderoso também e o Ryzen ta dando uma diferença absurda em tudo. Sua configuração amigo, é muito top também, para o Ryzen, eu já vi que a mobo melhor faz diferença por causa dos VRM e das Fases, e isso você escolheu bem, fora que pegou um WC bom. Tu fala de 3.8Ghz, mas logo você vai ver que 3.8Ghz é o mínimo que você pode colocar com conforto. Tu vai dar sorte também, CH6 é muito boa.
 
Última edição:
1.38v.... Tipo, eu tô conseguindo 3200Mhz fácil e apertando os timmings lindamente, mas senão tiver 1.38v, não fica estável nem com timming relaxado, até da boot, mas não fica estável no sistema.
Ainda assim, acho que tá tranquilo né? :cuti: Tem que tá... Alguém comentou comigo que até 1.40v é seguro, só não lembro quem.

Novas: A criança estabilizou com 1.32v em 3.925Ghz, ou seja, já passou no BF1/ Cinebench/ CPU-Z e 5Min de OCCT( Apesar que o BF1 é perfeito para testar). Tô abismado, só isso. :banderas: Peço até desculpas pelo o tanto de post, é que a galera que ainda tem dúvida se vale a pena precisa ver isso... :melior4:


Teste de memória fresco que eu sei que vocês adoram:



Detalhes desse teste:
* A latência caiu muito comparado ao último teste que fiz.( Muito em consequência dos timmings apertados).
* O perfil XMP é 16-18-18-36-54, já tô fazendo 16-16-16-38-55 100% estável, ou seja, estou quase alcançado os timmings originais que faltavam com apertos expressivos.
* O único ponto negativo disso tudo é que é obrigatório usar 1.38v na memória. 3200Mhz independente do timming tem que ser 1.38v para rodar redondo, senão é tela azul, crash, erro, instabilidade. Assim, roda tudo a 1000 km/hora.

Edit: Agora só preciso de 1.36v para deixar estável as memórias. O ProcODT que é recomendável usar na Hynix M-die com 80 Ohms no tutorial do VultureX nem da boot se eu configurar assim aqui, tem que ser: 60/68 Ohms para rodar fino.

Tá mexendo e melhorando... :wtf::bat:
 
Tá mexendo e melhorando... :wtf::bat:
No início eu não sai muito do lugar, aí não sei se é por causa do ''Trainning Boot'' da mobo, mas a impressão que tenho é que aos poucos a mobo está se adaptando e extraindo o melhor das peças na medida que vou refinando as configurações. Tem coisas que eu setava no início que era simplesmente impossível ficar estável, agora eu já seto e na mesma hora vai sem dor de cabeça, como exemplo as memórias de 3200Mhz que agora já da boot com facilidade extrema. Foi só ir refinando, refinando que a própria mobo parece que vai ajudando. É incrível todo esse trabalho que a AMD fez com o Ryzen, independente das boas peças que adquiri e que fazem tudo ficar esplendido, o Ryzen faz resultados excelentes com 3.7/3.8Ghz + Memórias 3200Mhz que já testei e que é de acesso a maioria dos usuários. Eu até diria que o principal é a memória funcionar em 3200Mhz, eu tava fazendo teste do 1700 em stock(3.0Ghz) + memória em 3200Mhz no BF1 em Full HD + Ultra e a placa de vídeo ficava acima de 90% quase o tempo inteiro( uns 75% do tempo em 99% de uso) daí tu já vê o potencial deles. Eu diria 4.0Ghz + 3200Mhz ou mais é tipo para chutar bundas mesmo, sem o menor exagero.
 
Nossa, eu vou te contar, no início eu pensei que meu chip era bom, mas to achando que ele é quase Gold mesmo, fora a Taichi que ajuda demais, se liga na voltagem que estou estabilizando 3.925Ghz 100%:



Sabe o que mais me surpreende? Consegui apertar a memória de novo e deixa estável 100%, agora é 16-16-16-38-1T em 3200Mhz. ( Sim, esse timming é numa memória M-Die Hynix.:vish:)
Ryzen 3.925Ghz em 1.325v totalmente estável, e detalhe: Ainda não testei se vai mais baixo, ou seja, pode melhorar. Tô achando que consigo 3950Ghz com 1.35v, mas ainda não sei. Tô simplesmente fascinado com os resultados. :mr:

Vai dar certo pra tu, pode ficar sussa, sua mobo é uma das melhores, o WC é bom, eu aposto que consegue 3.9Ghz com 1.35v ou menos fácil nela. Tô postando pra dar Hype mesmo. :haha:
Detalhe: Faço 3.9Ghz com 1.3v estável, mas já começo a achar que posso tentar abaixar mais. :bwahaha:

Uma coisa muito interessante que gosto de destacar nesse print: Perfomance Single Thread de i7 4790K a 4.0Ghz com um pouco mais do dobro de processamento multi do mesmo. E ainda tem gente que recomenda i7 7700K, não sei como conseguem essa façanha com essa cachorrada que AMD tá fazendo em cima da Intel. Não que os processadores da Intel é ruim, mas olha o que a AMD oferece e por preço melhor.... Dispensa comentários. Detalhe, com 4Ghz ele chega perto do i7 6700K em stock no Singlethread com mais que o dobro de multi por cerca de 1000 Reais( Loja que explode) se tu tiver sorte. Me explica essa Haters? :mr::risos: Não sou de escolher lados, mas o que AMD fez com Ryzen é de uma obra prima sem explicação e ainda não vimos o melhor.


Show de bola, vai longe !

Acho que com calma tu chega nos 4100MHz+. Já fez um teste com SMT off aumentando frequência sem tocar no vcore ? Dá pra descobrir mais rápido o limite da CPU com esse método. IMPORTANTE: Se fizer desabilite o sleep e hibernação.

O que está achando da bios da Taichi ? Completa, Incompleta ? Feia, bonita ? É lenta ou responde bem ?


Aproveitando o gancho vou postar mais sobre feito da AMD :), ou Efeito Zen.

Os dados de performance foram obtidos nos benchmarks da anandtech.


Gráfico mostra "Performance por dólar gasto ( Azul ) vs Custo sugerido da CPU ( Salmão )".
Se pontuar 3.00 quer dizer que a CPU faz três pontos por dólar, se marcar um ponto quer dizer que saiu bem caro o desempenho, estará pagando um dólar por ponto.
i2o24L2.png


Este mostra Performance por dólar gasto em Single Thread vs Performance por dólar gasto em MT.
Parece que o 1600X é o campeão disparado do custo/benefício, tanto em Single como em Multi Thread.
B4YSF9x.png


Performance CB15 MT.
0M0y5zB.png


Performance por dólar gasto -MT
RhOO9la.png


Esse gráfico é bem interessante e ilustra a relação de Performance vs GHz total. Interessante notar gerações passadas da Intel contra os Ryzen e contra gerações novas da Intel. Exemplo: 7900X vs 6950X.
A maioria ( ou nenhum ) dos sites de review menciona a soma dos Gigahertz de todos os cores, acho que para esconder a função "turbo". Tem muito usuário por ai que acredita cegamente que o turbo funciona em todos os cores.
Salvo engano, no gráfico está a soma do clock turbo que a CPU permite quando todos cores são utilizados. Mais GHz é quase sempre mais performance.
j0o6eCg.png
 
Última edição:
Show de bola, vai longe !

Acho que com calma tu chega nos 4100MHz+. Já fez um teste com SMT off aumentando frequência sem tocar no vcore ? Dá pra descobrir mais rápido o limite da CPU com esse método. Se fizer desabilite o sleep e hibernação. Dá pra descobrir mais rápido o limite da CPU com esse método.

O que está achando da bios da Taichi ? Completa, Incompleta ? Feia, bonita ? É lenta ou responde bem ?


Aproveitando o gancho vou postar mais sobre feito da AMD :), ou Efeito Zen.

Os dados de performance foram obtidos nos benchmarks da anandtech.


Gráfico mostra "Performance por dólar gasto ( Azul ) vs Custo sugerido da CPU ( Salmão )".
Se pontuar 3.00 quer dizer que a CPU faz três pontos por dólar, se marcar um ponto quer dizer que saiu bem caro o desempenho, estará pagando um dólar por ponto.
kk0yQv9.png



Este mostra Performance por dólar gasto em Single Thread vs Performance por dólar gasto em MT.
Parece que o 1600X é o campeão disparado do custo/benefício, tanto em Single como em Multi Thread.
7PHI51r.png


Performance CB15 MT.
pt9Kigt.png



Esse gráfico é bem interessante e ilustra a relação de Performance vs GHz total. Interessante notar gerações passadas da Intel contra os Ryzen e contra gerações novas da Intel. Exemplo: 7900X vs 6950X.
A maioria ( ou nenhum ) dos sites de review menciona a soma dos Gigahertz de todos os cores, acho que para esconder a função "turbo". Tem muito usuário por ai que acredita cegamente que o turbo funciona em todos os cores.
Salvo engano, no gráfico está a soma do clock turbo que a CPU permite quando todos cores são utilizados. Mais GHz é quase sempre mais performance.
7krEEYa.png

Belos gráficos que no final dizem a mesma coisa...


Intel :sefu:.

E tudo indica que não vai retomar o topo nem na próxima geração :mother:.
 
Eu vi que vale muito apena comprar o R5 1600X ao R7 1700, mas falando em performance, qual é mais potente pra jogos?
 
Eu vi que vale muito apena comprar o R5 1600X ao R7 1700, mas falando em performance, qual é mais potente pra jogos?

1700, por ser octa, pede uma placa com VRM mais decente. Ele também, em stock, consome menos e tem performance similar apesar do clock menor. A decisão fica a critério do que o usuário deseja. Eu optei pelo 1600X porque não queria fazer OC; entretanto, desde o lançamento é sabido que o 1700 atinge facilmente pelo menos o clock turbo do 1600x.
 
1700, por ser octa, pede uma placa com VRM mais decente. Ele também, em stock, consome menos e tem performance similar apesar do clock menor. A decisão fica a critério do que o usuário deseja. Eu optei pelo 1600X porque não queria fazer OC; entretanto, desde o lançamento é sabido que o 1700 atinge facilmente pelo menos o clock turbo do 1600x.
Tá mas eu não pretendo fazer over clock, mesmo assim é melhor pegar o 1700? Estou pensando em pegar um essa semana.
E qual seria uma mobo boa e barata para esse 1700?
 
1700, por ser octa, pede uma placa com VRM mais decente. Ele também, em stock, consome menos e tem performance similar apesar do clock menor. A decisão fica a critério do que o usuário deseja. Eu optei pelo 1600X porque não queria fazer OC; entretanto, desde o lançamento é sabido que o 1700 atinge facilmente pelo menos o clock turbo do 1600x.

Não, tá tudo ao contrário aí.
para jogos o 1600x tem melhor desempenho por causa do Clock em turbo (4 Ghz contra 3.7 do 1700), menos de 20% dos 1700 atinge a frequencia de 4.0 Ghz, e quando atinge não tem nada de facilmente.
 
Não, tá tudo ao contrário aí.
para jogos o 1600x tem melhor desempenho por causa do Clock em turbo (4 Ghz contra 3.7 do 1700), menos de 20% dos 1700 atinge a frequencia de 4.0 Ghz, e quando atinge não tem nada de facilmente.
Cara dá uma olhada nesse vídeo, olha o uso do processador e os FPS.

 
Cara dá uma olhada nesse vídeo, olha o uso do processador e os FPS.
GTX 1070 né
nesse caso o limitador de frames é o GPU, dá uma olhada nesse vídeo com a 1080 ti



1600x não perdeu em nenhum jogo
 
1600X tem clock superior, o que vai ajudar nos jogos "antigos" também. Eu preferiria ir nele, se quisesse usar o PC somente para jogos e pudesse gastar 850 em um processador...
 
GTX 1070 né
nesse caso o limitador de frames é o GPU, dá uma olhada nesse vídeo com a 1080 ti



1600x não perdeu em nenhum jogo

Se você ver a diferença é praticamente zero, o valor entre um e outro está em torno de 100,00, porem o uso do R7 fica inferior ao R5 o que via manter mais frio e com menos uso de energia, sem falar que ainda vou ter um processador com mais núcleos que poderão ser utilizados para render. Mas se em todos essas atividades que eu passei ele não ganhar, ai não compensa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo