[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

memórias hyperx 3466 são boas ?conseguiu ativando o xmp deixar estável ???Comprou onde e pegou quanto?Tenho a trident Z e um parto pra rodar nos 3200
Primeira coisa foi olhar a tabela da placa mãe, lista de memórias compatíveis, as minhas trident Z eram 3400mhz e só me davam problemas. Então fui na maior velocidade que estava na lista e que não fosse tão cara, achei essas HyperX 3466mhz cl19 1.2V, te falo que são ótimas, consigo apertar as latencias se colocar em 1.35V que é o padrão bem como roda-las em 3600mhz, utilizam o chip da micron single side que se dão muito bem com over e ryzen.

Comprei na Amazon americana, perto do lançamento em fevereiro de 2018, um amigo que estava nos EUA me trouxe, foi perto de 1 mil reais 2x8gb, caro eu sei, mas vendi as minhas trident z na época perto desse valor, não gastei nem 200 reais pra trocar e acabaram-se as tela azul, PC dando reset etc. Poderia ter pego memórias 3733mhz no mesmo preço da Patriot, mas não quis pois já estava farto de memórias dando problema, o que geralmente acontece quando vc tenta aquelas que estão fora da lista de compatibilidade da placa mãe. Agora ativo o "XMP" e pronto, 3466mhz sem esforço.
 
Preciso de um processador de no máximo 800 no cartão a prazo, só achei o 1600 até agora. Há outros?
 
Será que uma b350gt3 da conta de um 2700x stock?


Estou de olho nessa MB também, pela tabela dos VRMs deste tópico, ela é uma boa opção. Problema é que é chipset de primeira geração precisa de update de firmware para funcionar com os Ryzen 2000. Não sei se as remessas mais novas dessas placas-mãe já saem com o firmware mais novo ou se vai ter que atualizar primeiro...


No site da Terabyte tem a informação que ela já vem atualizada para 2200G/2400G/2600/2600X/2700/2700X

Seria bom se vocês conferissem se a revisão é 6.1 ou superior

https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=870#cpusupport

@Finalshare Por acaso te ofereceram essa placa pra substituir a x470gt8? Ou você achou no PY esse modelo pra substituir?
 
Preciso de um processador de no máximo 800 no cartão a prazo, só achei o 1600 até agora. Há outros?
Boa tarde, estou garimpando faz umas semanas e infelizmente não tem outro além do 1600, o mais próximo que vai achar desse valor é o 2400g ou 2200g que em minha opinião é melhor escolher o 1600 entre esses
 
Seria bom se vocês conferissem se a revisão é 6.1 ou superior

https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=870#cpusupport

@Finalshare Por acaso te ofereceram essa placa pra substituir a x470gt8? Ou você achou no PY esse modelo pra substituir?

Não, pensei em mandar pra um amigo ir trocar no py e pegar os $169 de volta ou em forma de "vale" ai futuramente usaria novamente na loja, nisso só gastaria frete e pegaria a b350gt3 no Brasil mesmo. Ou vou lá trocar e gasto uns 300 de passagem, pq ele trocar e enviar pra mim não da, teria que viajar uns 200km. Correio da fronteira não aceita.

Mas acho que vou trocar mesmo, to de olho na b450-f strix que tem na loja ou se voltar a msi x470 gaming plus.

Achei um modo de funcionar, o pc liga a 0,52ghz, abro o AMD Ryzen Master, coloco na opção "game mode", ele reinicia pra aplicar e volta ao normal. Mas é complicado igual, o normal seria já ligar com clock padrão
 
Boa tarde, estou garimpando faz umas semanas e infelizmente não tem outro além do 1600, o mais próximo que vai achar desse valor é o 2400g ou 2200g que em minha opinião é melhor escolher o 1600 entre esses

Pois é, na Cissa tá barato o 1600, também darei preferência a eledo que os mais novos do mesmo preço pela performance.

Agora tô olhando memória pra comprar, é melhor pegar uma de R$ 345 2400 MHz e fazer overclock ou uma de R$ 480 3000 MHz? Pq pelo que tô lendo as frequências fazem muita diferença.

Tem gente falando que o ganho com melhor memória é no máximo 5 fps. Tem canal do yt que fala ganho de 20 a 35 %, pra mim isso já é bandidagem pra vender memória pq outros sites não mostram isso.
 
Agora tô olhando memória pra comprar, é melhor pegar uma de R$ 345 2400 MHz e fazer overclock ou uma de R$ 480 3000 MHz? Pq pelo que tô lendo as frequências fazem muita diferença.
Eu irei de 2400 MHz, acho que bnãtem muito a perder, e compre 2x4gb pois Dual Channel trabalha melhor que single Channel e isso é fato. Tem Hyperx 2400 MHz ddr4 4gb por R$ 193 frete grátis Mercado livre( foi o melhor preço que achei até agora
 
Vi uma coisa sobre os quentíssimos Ryzen 3 e achei bastante curioso.
O fabric dos cores já é 7nm, porém as I/O do controlador RAM e das PCI Lanes permanecerão em 14nm.
Tipo o conjunto todo não é feito ainda em 7nm, aguardando mais novidades e o resultado dos benchs que serão vazados até o meio do ano.
 
Última edição:
Galera estou com uma duvida a cerca da frequencia do meu CPU (ja fiz essa pergunta aqui mas notei coisas diferentes agora).

Eu uso o perfil de energia no windows para alto desempenho, não sei se é por isso mas meu CPU esta sempre a 3,4ghz, olhando o CPU-Z são rarissimas vezes que a frequencia bate 3,7ghz por no maximo 1 segundo. Quando estou jogando eu monitoro com o Afterburner e o CPU fica sempre em 3,4ghz.

Eu pensei que este CPU bateria os 3,6ghz quando executando jogos exigentes, porém ele fica sempre em 3,4ghz.

A mobo é uma Gigabyte A320M-S2H, eu vi que posso alterar o multiplicador na BIOS, mas não gostaria de tirar do automatico e deixar sempre travado a 3,6ghz (até porque nem sei se ele permitiria fazer essa alteração com esse chipset).

Pessoal que tem o 1600 sabe me dizer se esse comportamento é normal?
 
Acabei de achar essa informação em um artigo do clube do hardware, acho que explica minha dúvida:

"Seu clock base é de 3,2 GHz. Ele ainda pode trabalhar com o clock boost de 3,4 GHz com todos os núcleos ou 3,6 GHz quando há no máximo dois núcleos sendo utilizados. Há ainda um clock chamado XFR de 3,7 GHz, embora a AMD não deixe claro quando este clock é efetivamente utilizado."
 
Para quem ta pensando no Ryzen 5 1600, vai fundo, é um ótimo processador, vendi meu Ryzen 7 2700X e comprei um 1600 para esperar os novos processadores da AMD, fiz um overclock no meu para 3.9GHz e assim não fica muito atrás do desempenho do 2700X para maioria das tarefas diárias e jogos, em Stock sim, ele estava segurando o desempenho da 1080Ti...
 
Pessoal, alguém poderia me recomendar uma boa mãe para um Ryzen 2700x? n pretendo fazer over.
Andei olhando modelos da b450, e toda estão esgotadas, infelizmente n posso pagar 1.000 em um modelo superior. :c
 
Pessoal, alguém poderia me recomendar uma boa mãe para um Ryzen 2700x? n pretendo fazer over.
Andei olhando modelos da b450, e toda estão esgotadas, infelizmente n posso pagar 1.000 em um modelo superior. :c

Eu comprei a Asus Prime B450m gaming/br (R$ 520 em várias lojas) por impulso. Tem 4 slots ddr4, só um slot pciex 16x e so opera memoria ate 3200mhz (comprei hyperx 3600).

Tem a gigabyte B450m DS3h no Mercado Livre, por 550. Tem que pesquisar sobre os specs Dela, mas são melhores que a prime.
 
Eu comprei a Asus Prime B450m gaming/br (R$ 520 em várias lojas) por impulso. Tem 4 slots ddr4, só um slot pciex 16x e so opera memoria ate 3200mhz (comprei hyperx 3600).

Tem a gigabyte B450m DS3h no Mercado Livre, por 550. Tem que pesquisar sobre os specs Dela, mas são melhores que a prime.
Eu teria muitas ressalvas em colocar um 2700X nessas MoBos. Não da pra gastar 1500 em CPU e querer pegar MoBo de 500 reais. Veja bem se esses VRMs nao vao fritar com o 2700X
 
Eu teria muitas ressalvas em colocar um 2700X nessas MoBos. Não da pra gastar 1500 em CPU e querer pegar MoBo de 500 reais. Veja bem se esses VRMs nao vao fritar com o 2700X

É uma preocupação legítima. O 2700x tem 105 watts de TDP, um pouco acima dos 95w do meu 2600X.
O uso continuo em potência máxima vai exigir bastante da mobo.

No meu caso, o meu uso mais pesado é games (War Thunder). No entanto, meu FPS está travado em 144 pelo G-SYNC e a GTX 1070 começa a gargalar, então não chego a atingir nem 60% do processador. A temperatura máxima tem ficado em torno de 60°C, como cooler Wraith. (Saudades do meu Water cooler!)

Então essa a Asus Prime B450 quebra o meu galho, mas está longe de ser a melhor escolha.
 
Última edição:

EDITADO:
A velocidade máxima padrão JEDEC na plataforma Ryzen é :
* Summit e Raven Ridge trabalham com até 2666 MHz
* Pinnacle até 2933.
* Acima disso é considerado overclock.


As memórias com velocidade superior a padrão da plataforma são tecnicamente consideradas em overclock (OC).
Para suportar este OC oficial de fábrica, a Intel criou o padrão XMP. No mundo Ryzen, este recurso pode se chamar AMP, XMP, DOCP, EOCP, etc.

Então faça o seguinte:
  1. Antes de comprar sua placa mãe, confira quais são as velocidades de memória oficialmente suportadas (Procure no site pela QVL - Qualified Vendor List - de memória DDR4 para a sua placa mãe)
  2. Compre memórias com velocidade compativel com a sua placa, dentre as opções da QLV;
  3. Instale suas memórias. No primeiro boot elas estaram na velocidade JEDEC failsafe configurada na sua memória. Possivelmente 2133Mhz ou 2400Mhz;
  4. No proximo boot entre na bios e procure pelas configurações de memória (XMP / DOCP / EOCP) ;
  5. Escolha a sua velocidade de fabrica; salve e reinicie.

As memórias DDR4 sempre vem com uma velocidade padrão JEDEC e pelo menos duas velocidades XMP.
MemoDatasheet.jpg
 
Última edição:
É uma preocupação legítima. O 2700x tem 105 watts de TDP, um pouco acima dos 95w do meu 2600X.
O uso continuo em potência máxima vai exigir bastante da mobo.

No meu caso, o meu uso mais pesado é games (War Thunder). No entanto, meu FPS está travado em 144 pelo G-SYNC e a GTX 1070 começa a gargalar, então não chego a atingir nem 60% do processador. A temperatura máxima tem ficado em torno de 60°C, como cooler Wraith. (Saudades do meu Water cooler!)

Então essa a Asus Prime B450 quebra o meu galho, mas está longe de ser a melhor escolha.

Olá, então você roda um Ryzen 2700x em uma Asus prime B450? temps ficam em 60? hmmmm, acho que vou pegar essa..
Até agora não teve problema nenhum né?
 
Olá, então você roda um Ryzen 2700x em uma Asus prime B450? temps ficam em 60? hmmmm, acho que vou pegar essa..
Até agora não teve problema nenhum né?

Eu rodo um R5 2600X, que tem 95w de TDP quando está em 100%.
O seu R7 2700X gasta 10w a mais.

Jogando fica 60ºC - 62ºC, mas capado em 144FPS.
 
Eu rodo um R5 2600X, que tem 95w de TDP quando está em 100%.
O seu R7 2700X gasta 10w a mais.

Jogando fica 60ºC - 62ºC, mas capado em 144FPS.

Tipo isso.
Mas se deixar sem SYNC, FPS vai pra 200/300 e temperatura cehga em em 75ºC !!!
Detalhe: 2560x1440 !!

clip03.jpg
 
Última edição:
https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=870#memorysupport

Pow, quase nenhum suporte para alta frequencia, estava olhando essa https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1145689077-memoria-vengeance-lpx-ddr4-8gb-3000mhz-sp-_JM, parece que na lista tem uma Corsair que é quase ela, tipo a prima dela heheaheahea. E agora? tem muito pouca QVL

Aliás, essa memória 8gb tá com um timing muito ruim 16-20-20-38, vale essa ou uma 2400mhz?
 
Última edição:
Eu rodo um R5 2600X, que tem 95w de TDP quando está em 100%.
O seu R7 2700X gasta 10w a mais.

Jogando fica 60ºC - 62ºC, mas capado em 144FPS.
 


Tipo isso.
Mas se deixar sem SYNC, FPS vai pra 200/300 e temperatura cehga em em 75ºC !!!
Detalhe: 2560x1440 !!

clip03.jpg
Minha ultima duvida..
e um Ryzen 2700 nessa placa mãe? rodaria com as temperaturas melhores, ne?
afinal o consumo dele é 65 W.
 
https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=870#memorysupport

Pow, quase nenhum suporte para alta frequencia, estava olhando essa https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1145689077-memoria-vengeance-lpx-ddr4-8gb-3000mhz-sp-_JM, parece que na lista tem uma Corsair que é quase ela, tipo a prima dela heheaheahea. E agora? tem muito pouca QVL

Aliás, essa memória 8gb tá com um timing muito ruim 16-20-20-38, vale essa ou uma 2400mhz?

Pesquise placas B450. Diferença de preço tá pequena.
Velocidade conta mais que timing. Uma 2400 tem transferência máxima téorica de 19.200 MB/S, uma 3000 tem 24.000 MB/S.
 
Minha ultima duvida..
e um Ryzen 2700 nessa placa mãe? rodaria com as temperaturas melhores, ne?
afinal o consumo dele é 65 W.

Acho que sim. Eu escolhi o 2600X pq ele tem desempenho melhor que o 2700 em single e quad core e é mais barato. A diferença gastei em memorias 3600Mhz.
https://cpu.userbenchmark.com/Compare/AMD-Ryzen-7-2700-vs-AMD-Ryzen-5-2600X/3957vs3956
 
Eu escolhi essa Biostar GT3 pq o preço tá muito bom, eu estava querendo é comprar uma mobo de 350 reais na verdade, as B350 tá tudo na saída de 500+
 
Pessoal, alguém poderia me recomendar uma boa mãe para um Ryzen 2700x? n pretendo fazer over.
Andei olhando modelos da b450, e toda estão esgotadas, infelizmente n posso pagar 1.000 em um modelo superior. :c

Minha ultima duvida..
e um Ryzen 2700 nessa placa mãe? rodaria com as temperaturas melhores, ne?
afinal o consumo dele é 65 W.

Eu tenho um 2700x e recomendo fortemente ou vc pegar uma placa boa acima de 1000 reais, ou no minimo uma b350 ou b450 com dessipador no VRM, pq placa sem dessipador com ele é complicado, a minha com dessipador tive que colocar um cooler para ventilar pq não dava nem para encostar o dedo no dessipador do vrm de tão quente, imagina sem, o 2700 já é mais tranquilo pq o clock é bem mais baixo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo