• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Perae pow, i7 7700 ainda da msm fps do ryzen 5 3600...
Sem clubismo.
Só pq entrega FPS igual tem que custar igual?

Como vender um cpu "antigo" pelo dobro de um novo que entrega desempenho semelhante?!!??!

É isso que quero dizer, não tem clubismo não, apenas realidade.

Vi o vídeo do Adrena agora.
Eles também citam o i7 7700, comparando-o com esse lançamento da AMD.


Cara fiquei impressionado com esse vídeo.

Acabei de ver outro comparando diretamente o 1600 AE, 2600, 3600, I5 9600, I7 7700 e o 3300X

Em alguns testes o 3300X foi melhor até que o 3600, no CS GO onde a AMD sempre levou desvantagem ele foi o melhor.

Desempenho muito bom para um CPU de entrada.

O i7 7700 não deixou de ser um ótimo processador.
A questão é um CPU de entrada hoje, ter o mesmo desempenho de um CPU top de três anos atrás, custando 1/3 do preço (valores de lançamento).
Exato.
 
O fato é que essa briga AMD x Intel tá melhorando há um tempo...e vai ficar ainda melhor com as 10ª e 11ª geração da Intel, frente ao Zen2 e Zen3. Nós consumidores só temos a ganhar. O que estraga é esse dólar alto, jogando os preços das MOBOS nas alturas, bem como dos processadores, além do fator Corona.
 
O fato é que essa briga AMD x Intel tá melhorando há um tempo...e vai ficar ainda melhor com as 10ª e 11ª geração da Intel, frente ao Zen2 e Zen3. Nós consumidores só temos a ganhar. O que estraga é esse dólar alto, jogando os preços das MOBOS nas alturas, bem como dos processadores, além do fator Corona.
Já estamos ganhando, ta boa demais essa disputa.

Infelizmente com o Corona e a alta do dólar tudo ficou caro
 
Galera, Zen3 apenas para X570 e B550:

image.png

Que bomba ein, já estou vendo a quantidade de comentários que isso vai dar quando virar notícia no portal, mas vou falar logo aqui que o povo é mais civilizado:
Esse gráfico refere-se a suporte oferecido/garantido pela AMD, não dos fabricantes.

Quando vi esse gráfico fui logo imaginando os motivos e após ler a explicação (e quem escreveu a informação) fui logo perguntar diretamente a ele, o Robert Hallock, que acabou confirmando boa parte do que concluí pelo gráfico.

Resposta curta: A AMD não vai mais colocar a mão no fogo por fabricantes, e assim se eximir da culpa por qualquer problema que possa a vir caso algum deles adicione suporte nas placas que não são da série 500. Quem quiser adicionar que adicione, da forma que quiser, mas a AMD não garantirá o funcionamento nessas plataformas, o foco será suportar e otimizar o suporte do/ao Zen3 nas chipsets 500 por parte dela.

Resposta longa: A AMD não imaginava que ao oferecer um suporte a quatro gerações em um socket daria tanta dor de cabeça, já que boa parte das diretrizes cobradas por ela eram relaxadas, ou melhor, foram tomadas em conjunto com os fabricantes de placas-mãe. Esses fabricantes tinham liberdade para modificar e implementar o que a AMD sugeria da forma que eles preferirem, e assim surgiu a série 300 com placas boas, mas muitas tinham com VRM fracos, sem dissipador neles, de qualidade questionável e o principal, com economias desnecessárias (o EEPROM p/ BIOS). A AMD então cobrou um comprometimento maior dos fabricantes, principalmente no que tange ao tamanho do BIOS, e apesar das placas terem melhorado na série 400 pouquíssimas foram as que tinham BIOS de 32MB (falsos). Na série 500 a AMD tomou a fabricação do chipset para si e obrigou os fabricantes a colocarem BIOS de 32MB (verdadeiros), e assim os fabricantes fizeram. A política da AMD foi basicamente a de que, já que ninguém acreditava nela após o que foram os Bulldozers, dar total liberdade para as fabricantes. Após o sucesso dos Ryzen a AMD tomou parte dessa liberdade de volta e com as X570 ela começou a ser estrita no que eles podiam ou não fazer, e agora os fabricantes obedeceriam pois quem irá querer ficar de fora dessa fatia de dinheiro que cresce constantemente?

O problema dela dar essa liberdade resultou em problemas de incompatibilidade, bugs quando se lançava uma nova geração e problemas reservados a fabricantes X e Y que a AMD tinha que trabalhar junto com eles para solucionar um problema que foi causado por culpa deles e não dela. Ao dizer que ela não vai introduzir o suporte nas séries 400 e 500 é justamente sobre isso, a AMD não vai se esforçar em resolver problemas com qualquer fabricante para oferecer suporte ao Zen3 nas placas da série 400 e 300, mas eles estão livres para fazer isso por conta própria. Assim o fabricante que optar por fazer isso ganhará maior reconhecimento do seu público e a AMD, mesmo com imagem de malvada perante quem comprou tais gerações, não terá mais dor de cabeça remendando buracos que ela não fez.

Vejam, segundo Hallock os fabricantes já sabiam desde 2016 (um ano antes da série 300 ser lançada) que haveriam até quatro gerações de CPUs no mesmo socket, que seriam as Excavator, Zen, Zen2 e Zen3 (O Zen+ surgiu por necessidade e não constavam nos planos da AMD), e que uma X370 poderia (poderia =/= deveria) suportar todas as gerações apenas com updates de firmware. Todas as placas da série 300 vieram com BIOS de 128Mb (16MB) e isso foi economia pura e não calculada pela AMD, e por causa disso foi uma dor de cabeça oferecer suporte aos Ryzen 3000 nessas placas (muitos retiraram até o suporte aos Excavator para liberar espaço), fazendo com que a AMD dissesse que "oficialmente (de minha parte) os Ryzen 3000 não serão compatíveis com as placas série 300". Com a série 400 foi a mesma dor de cabeça, mas por serem placas novas a AMD se viu obrigada a corrigir problemas isolados de cada fabricante distinto para que o suporte fosse confirmado, inclusive nas placas de 128Mb, mas corrigir vários problemas infere em um firmware maior que o planejado, e ai truques foram feitos para ter o suporte.

O truque mais sujo foi o BIOS de 256Mb (32MB) falso. Como assim? Para não criarem uma nova linha de montagem e programar chips novos para essa capacidade os fabricantes usaram um chip de 256Mb físico, mas virtualmente acessado em 128Mb+128Mb. A GigaByte nem acessava eles dessa forma, ela colocou dois chips de 128Mb na cara de pau mesmo, e esse truque fez com que essas placas da série 400 tivessem tantos problemas de BIOS quanto deveriam, pois nos primeiros 16MB estava o firmware com as partes mais importantes e nos últimos 16MB as partes adicionais, que eram atualizadas (não se mexia nos primeiros 16MB). A MSI posteriormente lançou uma série MAX só com chips de 256Mb, mas eles mesmos disseram em um video posteriormente que funcionava nesse esquema de 16+16MB.

Como apenas as placas X570 são certeza de possuir um SPI flash ROM de 256Mb sem partição virtual, e as B550 e A520 terem esse tamanho como requisito obrigatório, a AMD decidiu oficializar apenas essa série como casa para os Ryzen 4000. Com essa decisão esperem um lançamento mais suave no quesito de problemas e otimizações mais eficientes para estas placas. Outros fabricantes irão adicionar o suporte aos Ryzen 4000 nas placas B450 e X470 mas eles que farão o remendo no firmware para tal, então infelizmente será assim com a chegada do Zen3 no desktop. O que me decepciona nessa decisão não é ela causar essa segregação, que como expliquei (com muitas palavras) tem seus motivos, e sim as placas com preços mais populares ainda não terem sido lançadas (B550 e A520), essa é minha decepção pois apenas quem pagou caro nas X570 é que poderão fazer um upgrade para o Zen3. Se as B550 tivessem sido lançado em Dezembro'19/Janeiro'20 e as A520 em Março'20/Abril'20 eu estaria mais "sussa" com esse gráfico.

---
UFA! Explicação dada, desculpem a quem leu a versão longa, não esperava que fosse sair tão grande a redação >.<

EDIT: Palavras do Ian Cutress (AnandTech) sobre essa ausência de suporte do Zen3 nas placas antigas:
"Most motherboards will likely accept processors outside these designations, especially if the vendor has used a larger BIOS chip, however AMD is putting these guidelines in to make it easier to follow."
 
Última edição:
Fiquei com pena da galera que pede 2000k/3000k em kit i7 3770k/i7 4790k/i7 6700/i7 7700k usado, muita pena mesmo, maldita AMD e seus cpus de entrada....
Cara essa meta da AMD bater o 7700k é uma coisa antiga, lembram daquele ditado? Que a vingança é um prato que deve ser servido gelado? o Ryzen R5 2500X já tinha esse propósito de igualar o fodão de sétima geração do lado azul! A AMD apanhou calada todos esses anos com a sofrível tecnologia de 32nm e um marketing que raramente tinha algum destaque ou sequer algum espaço na mídia varejista.
Lembra das $hipork(status atual: chorando garantia perdida), Tom's tretaware, comparando pentium gold com FX, Core i3 2c/4t ganhando do FX 8 core? Isso aí não vai terminar tão cedo, eu só me divirto.

Caras só pra constar, na minha adolescência eu peguei a implementação da agenda do Plano Real e da estabilidade econômica(painkiller dos juros e das inflações galopantes), pra você ter um computador você tinha que abrir consórcio, tipo o que se faz hoje pra comprar uma casa ou um carro.
Aqui no RJ a Utralar e Lazer da Estrada da Portela tinha os PC's da IBM, Compaq, naquela época os pc tubão custavam 4k/5k/6k, e o salário mínimo não eram nem 100 reais...

Infelizmente montar PC novo é isso aí, tu gasta um dinheiro violento, nunca foi barato, nunca mesmo.
 
Olá
Tenho um Ryzen 5 2400G e já sei qual será o próximo CPU, eu estava pensando no Ryzen 5 3500X mas depois de ver alguns testes com o Ryzen 3 3300X, fiquei animado com os resultados.
Atualmente tenho o pc da assinatura a minha ideia é mudar apenas CPU e MB, os motivos são: CPU mais forte, poder usar a VGA @16x @4.0 (hoje meu CPU limita a 8x), e a MB seria essa TUF GAMING X570-PLUS/BR

Vai aqui mais um vídeo comparativo entre R3 3300X vs R5 3600

 
Olá
Tenho um Ryzen 5 2400G e já sei qual será o próximo CPU, eu estava pensando no Ryzen 5 3500X mas depois de ver alguns testes com o Ryzen 3 3300X, fiquei animado com os resultados.
Atualmente tenho o pc da assinatura a minha ideia é mudar apenas CPU e MB, os motivos são: CPU mais forte, poder usar a VGA @16x @4.0 (hoje meu CPU limita a 8x), e a MB seria essa TUF GAMING X570-PLUS/BR

Vai aqui mais um vídeo comparativo entre R3 3300X vs R5 3600


Eu só mudaria o CPU ai, da pra segurar até a novo socket AMD ou Intel, vai que a Intel lança algo interessante com preço bom.
 
Segundo o AnandTech hoje também foram lançadas (paper-launch) as placas B550, junto com os processadores Ryzen de entrada. Essas placas chegarão ao mercado próximo mês.

Ryzen%203_B550_Press%20Deck_NDA%20Until%20May%207th-page-004.jpg

Ryzen%203_B550_Press%20Deck_NDA%20Until%20May%207th-page-005.jpg

Ryzen%203_B550_Press%20Deck_NDA%20Until%20May%207th-page-006.jpg



"Quanto ao B550, o chipset é muito semelhante ao B450 mas com alguns upgrades: Em vez do suporte PCIe 2.0 do chipset, obtemos o PCIe 3.0, com um uplink PCIe 3.0 para o processador. As placas-mãe B550 também serão projetadas para oferecer suporte ao PCIe 4.0 a partir da CPU, o que significa que pelo menos o primeiro (e talvez o segundo) slot PCIe terá o PCIe 4.0 ativado e também deve haver um slot M.2.

Estas são placas-mãe mais baratas, por isso não esperamos milagres aqui: O B550 foi projetado para suportar apenas CPUs Matisse da série 3000, então a AMD está sugerindo que as APUs atuais no mercado (3200G/3400G) não sejam realmente adequadas para esta placa.

A AMD afirma que existem mais de 60 placas-mãe B550 em desenvolvimento. Alguns delas parecem muito chamativas, o que me faz pensar se não haverá modelos B550 de US $300 nas prateleiras (esse é um pensamento assustador)."



PS: O legal desse review é que o Core i7 7700K é usado como CPU de referência na comparação, em todos os detalhes, de estrutura interna à desempenho, e isso é muito legal :D
Até a latência interna da comunicação core-a-core foi levada em comparação, mostrando que a AMD tem que evoluir nesse aspecto em relação à Intel (ring > cross), e que o 3300X é muito melhor nesse aspecto por ter os quatro núcleos em um CCX. E a conclusão deles foi (3100 ainda em testes)...

image.png
 
Última edição:
Última edição:
Segundo o AnandTech hoje também foram lançadas (paper-launch) as placas B550, junto com os processadores Ryzen de entrada. Essas placas chegarão ao mercado próximo mês.

Ryzen%203_B550_Press%20Deck_NDA%20Until%20May%207th-page-004.jpg

Ryzen%203_B550_Press%20Deck_NDA%20Until%20May%207th-page-005.jpg

Ryzen%203_B550_Press%20Deck_NDA%20Until%20May%207th-page-006.jpg



"Quanto ao B550, o chipset é muito semelhante ao B450 mas com alguns upgrades: Em vez do suporte PCIe 2.0 do chipset, obtemos o PCIe 3.0, com um uplink PCIe 3.0 para o processador. As placas-mãe B550 também serão projetadas para oferecer suporte ao PCIe 4.0 a partir da CPU, o que significa que pelo menos o primeiro (e talvez o segundo) slot PCIe terá o PCIe 4.0 ativado e também deve haver um slot M.2.

Estas são placas-mãe mais baratas, por isso não esperamos milagres aqui: O B550 foi projetado para suportar apenas CPUs Matisse da série 3000, então a AMD está sugerindo que as APUs atuais no mercado (3200G/3400G) não sejam realmente adequadas para esta placa.

A AMD afirma que existem mais de 60 placas-mãe B550 em desenvolvimento. Alguns delas parecem muito chamativas, o que me faz pensar se não haverá modelos B550 de US $300 nas prateleiras (esse é um pensamento assustador)."



PS: O legal desse review é que o Core i7 7700K é usado como CPU de referência na comparação, em todos os detalhes, de estrutura interna à desempenho, e isso é muito legal :D
Até a latência interna da comunicação core-a-core foi levada em comparação, mostrando que a AMD tem que evoluir nesse aspecto em relação à Intel (ring > cross), e que o 3300X é muito melhor nesse aspecto por ter os quatro núcleos em um CCX. E a conclusão deles foi (3100 ainda em testes)...

image.png

Os preços de hardware, no mundo todo, aumentou bem.
Mas, por outro lado, como as placas mãe intermediárias ficaram bonitas!
Surpreendentemente por ser AMD. Lembro que placas mãe bonitas e cheias de recursos, só Intel.
Isso foi outra coisa que mudou, para melhor, com a chegada dos Ryzen.
 
Os preços de hardware, no mundo todo, aumentou bem.
Mas, por outro lado, como as placas mãe intermediárias ficaram bonitas!
Surpreendentemente por ser AMD. Lembro que placas mãe bonitas e cheias de recursos, só Intel.
Isso foi outra coisa que mudou, para melhor, com a chegada dos Ryzen.

A chegada dos ryzen fez o mercado "andar", que estava estagnado por anos ( eu mesmo comprei um). Agora vamos ser sinceros, em termos de performance pelo menos em games, a intel ainda esta na frente com o i9.
E eu ACHO que não vale vender o slogan da longevidade de socket (Porque em muitas poucas ocasiões se troca o processador e não se troca a placa mãe, que da muito problema.) , tem um custo beneficio bom, entrega quase mesmo fps, ainda tem alguns problemas relacionados a bugs ( memória e afins ).
 
Fala pessoal,
Mais cedo criei um tópico com o problema na minha Taichi + 2700x que tá dando erro 00... Então, eu pensava que fosse só quando ele entrasse em suspensão, mas não, vi que ele tá congelando quando fica sem uso, em idle, tirei o tempo de suspensão e deixei ele quieto, daí aparece o erro 00 na Taichi após cerca de 20min parado.
Já testei com e sem overclock, já desmontei o processador da mobo, coloquei novamente e nada... Será que pode ser alguma configuração isso? Tipo uma instabilidade quando está em idle?

Agradeço desde já quem puder me ajudar nessa!

Abraço.
 
A chegada dos ryzen fez o mercado "andar", que estava estagnado por anos ( eu mesmo comprei um). Agora vamos ser sinceros, em termos de performance pelo menos em games, a intel ainda esta na frente com o i9.
E eu ACHO que não vale vender o slogan da longevidade de socket (Porque em muitas poucas ocasiões se troca o processador e não se troca a placa mãe, que da muito problema.) , tem um custo beneficio bom, entrega quase mesmo fps, ainda tem alguns problemas relacionados a bugs ( memória e afins ).

Hoje o mercado tem 6C/12T por U$ 170 (Ryzen 3600). Se dependesse da Intel a gente ainda tava comprando 6C/12T sem cooler (6800K) por U$ 430 :vish:

Sobre o socket, sei lá, montei um PC bem baratinho pro meu irmão uns anos atrás com uma B350 e um 1500X que passei pra ele na época e hoje ele pode usufruir de um bom ganho de performance indo pra um 3600 ou 3700X, então acho válida a ideia de um socket duradouro.
 
Socket duradouro sim, foram 3 gerações...e quem sabe a quarta com as b450.
 
Socket AM5 só quando o DDR5 for implementado

Pois, o DDR5 precisa de muito mais pinos em comparação com o DDR4
 
Fala pessoal,
Mais cedo criei um tópico com o problema na minha Taichi + 2700x que tá dando erro 00... Então, eu pensava que fosse só quando ele entrasse em suspensão, mas não, vi que ele tá congelando quando fica sem uso, em idle, tirei o tempo de suspensão e deixei ele quieto, daí aparece o erro 00 na Taichi após cerca de 20min parado.
Já testei com e sem overclock, já desmontei o processador da mobo, coloquei novamente e nada... Será que pode ser alguma configuração isso? Tipo uma instabilidade quando está em idle?

Agradeço desde já quem puder me ajudar nessa!

Abraço.

 
Olá
Tenho um Ryzen 5 2400G e já sei qual será o próximo CPU, eu estava pensando no Ryzen 5 3500X mas depois de ver alguns testes com o Ryzen 3 3300X, fiquei animado com os resultados.
Atualmente tenho o pc da assinatura a minha ideia é mudar apenas CPU e MB, os motivos são: CPU mais forte, poder usar a VGA @16x @4.0 (hoje meu CPU limita a 8x), e a MB seria essa TUF GAMING X570-PLUS/BR

Vai aqui mais um vídeo comparativo entre R3 3300X vs R5 3600



Esse 3300X tá me parecendo excelente mesmo. Nem vou dizer que estou impressionado por ter a performance do 7700K, convenhamos que é um CPU com 3 anos de vida, mas custar 1/3 do que a Intel enfiava na goela do consumidor...🤩
 
Última edição:
Todos destacando o fato do 3300X ter um desempenho semelhante do tão bem falado i7 7700, custando bem menos (tanto na época de seu lançamento quanto agora, no mercado de usados).



 
Eu agora só faço up quando as memos DDR5 já estiverem estabelecidas e acessíveis.
Até lá, no máximo troco a VGA.

Eu a mesma coisa aqui, acabei de fazer um up, e peguei meu conjunto antes da explosão do dólar, agora só com GDDR5 e Ryzen 5000.
 
Atualiazando minha situação:
A loja não quis cobrir a garantia. O gerente chegou a ligar para o dono, o mesmo não quis.
Levei em uma outra loja aonde me falaram q seria impossível ser processador. O cara testou para mim lá todos os componentes e chegou a conclusão que deve ser a placa mãe.
Voltei para loja aonde eu comprei e eles resolveram testar de novo na minha frente.
Conseguiram vídeo ao trocar o slot da placa de vídeo. Me falaram q esse deve ser o problema, o computador foi montado errado.
O computador está lá ainda porque eles iriam testar tudo para ver se o problema acaba.

Espero que seja isso. Mas que f**a!!!!
atulização da minha situação até o proximo problema:

peguei o pc ontem, aparente tudo ok. eles passaram a placa de video para o slot pci 2. só que o que esta me deixando com uma pulga atras da orelha é que olhando o manual da placa mãe (asus tuf x570 plus) fala que o slot pci 1 em single vga é x16 e o slot 2 é x4. isso acarreta alguma perda de performace? eu fiz um teste de benchmark é os numeros deram uma diferença de -0.5% de performance no slot 2. se for só isso ok. senão tambem nao sei mais o que fazer.


alguem consegue me ajudar?
e outra pediram para falar o nome da loja, eu posso fazer isso?

seguimos na luta.
 
Eu só mudaria o CPU ai, da pra segurar até a novo socket AMD ou Intel, vai que a Intel lança algo interessante com preço bom.

Interessante a sua sugestão de fazer up aqui apenas de CPU, com o Ryzen 3 3300X eu teria mais desempenho de CPU, mais possibilidade de overclock, vou conseguir utilizar a minha VGA com 16x.
* E aguardar os lançamentos para pensar em up maior.

Vou estudar isso, Obrigado.
 
Pessoal, tem previsão de quando o 3300X estará disponível para venda aqui no BR?

Estou para migrar a minha bem datada plataforma 1366 para o AM4, iria comprar o R5 1600 AF mas perdi a promoção, e vendo os testes do 3300X me interessou bastante para segurar as pontas com esse dolar nas alturas e ano que vem com as coisas provavelmente melhores, investir em um CPU melhor.

Abs.
 
atulização da minha situação até o proximo problema:

peguei o pc ontem, aparente tudo ok. eles passaram a placa de video para o slot pci 2. só que o que esta me deixando com uma pulga atras da orelha é que olhando o manual da placa mãe (asus tuf x570 plus) fala que o slot pci 1 em single vga é x16 e o slot 2 é x4. isso acarreta alguma perda de performace? eu fiz um teste de benchmark é os numeros deram uma diferença de -0.5% de performance no slot 2. se for só isso ok. senão tambem nao sei mais o que fazer.


alguem consegue me ajudar?
e outra pediram para falar o nome da loja, eu posso fazer isso?

seguimos na luta.

Meu caro, está no slot 3, e é PCie 4.0 x16 também.

E não vejo problema em dizer o nome da loja.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo