• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Para contribuir com o tópico, eu tenho uma x370 Taichi e um 1700, mas fiquei uns 3 meses com um 3800x. Fiz diversos testes de over com ele, até resolver deixar em stock e memorias em 3866 se nao me engano.
Tudo estava muito bem( sem travamentos nem nada ), até que um dia resolvo fazer um UNDERVOLT pq tava me incomodando o cooler dando umas subidas de vez em quando, queria deixar ele mais frio.
Minha mobo estava configurada para fast boot e ao mexer na voltagem começou travar ao entrar no Win.
Ok, nao conseguia entrar na BIOS devido ao fast boot, tive que resetar no botao a BIOS ( o win tentava carregar toda vez, passava do post da bios )
Quando resetei a BIOS, começou aparecer uma sequencia de erros, acho q até foi parecida com do colega ( 33-7a-7b(ou 76) ) e nunca mais entrou.
Por sorte ainda estava com o 1700 e resolvi colocar de volta, funcionou, aproveitei e atualizei a BIOS( fazia 2 dias q a AsRock tinha disponibilizado a 6.20 ) mas quando coloquei de volta o 3800x mesma coisa.
Abri RMA, levou cerca de 1 mes e devolveram R$ 2.000,00( alegaram falta de estoque ), paguei cerca de R$ 1.700,00 na Kabum, hoje não consigo mais comprar nem o 3700 por menos de R$ 2.000,00 :(
 
Para contribuir com o tópico, eu tenho uma x370 Taichi e um 1700, mas fiquei uns 3 meses com um 3800x. Fiz diversos testes de over com ele, até resolver deixar em stock e memorias em 3866 se nao me engano.
Tudo estava muito bem( sem travamentos nem nada ), até que um dia resolvo fazer um UNDERVOLT pq tava me incomodando o cooler dando umas subidas de vez em quando, queria deixar ele mais frio.
Minha mobo estava configurada para fast boot e ao mexer na voltagem começou travar ao entrar no Win.
Ok, nao conseguia entrar na BIOS devido ao fast boot, tive que resetar no botao a BIOS ( o win tentava carregar toda vez, passava do post da bios )
Quando resetei a BIOS, começou aparecer uma sequencia de erros, acho q até foi parecida com do colega ( 33-7a-7b(ou 76) ) e nunca mais entrou.
Por sorte ainda estava com o 1700 e resolvi colocar de volta, funcionou, aproveitei e atualizei a BIOS( fazia 2 dias q a AsRock tinha disponibilizado a 6.20 ) mas quando coloquei de volta o 3800x mesma coisa.
Abri RMA, levou cerca de 1 mes e devolveram R$ 2.000,00( alegaram falta de estoque ), paguei cerca de R$ 1.700,00 na Kabum, hoje não consigo mais comprar nem o 3700 por menos de R$ 2.000,00 :(
Como não tinham mais em estoque, eles deveriam devolver o valor atual da própria Kabum para você poder comprar outro.
 
 
Então quando instalo o 1700 ele faz os reboots, mas no 3800X ele não da nenhum reboot, deixei ele um bom tempo ligado quase uns 10min e nada, só mostra o codigo 7b (ou 76)

Para contribuir com o tópico, eu tenho uma x370 Taichi e um 1700, mas fiquei uns 3 meses com um 3800x. Fiz diversos testes de over com ele, até resolver deixar em stock e memorias em 3866 se nao me engano.
Tudo estava muito bem( sem travamentos nem nada ), até que um dia resolvo fazer um UNDERVOLT pq tava me incomodando o cooler dando umas subidas de vez em quando, queria deixar ele mais frio.
Minha mobo estava configurada para fast boot e ao mexer na voltagem começou travar ao entrar no Win.
Ok, nao conseguia entrar na BIOS devido ao fast boot, tive que resetar no botao a BIOS ( o win tentava carregar toda vez, passava do post da bios )
Quando resetei a BIOS, começou aparecer uma sequencia de erros, acho q até foi parecida com do colega ( 33-7a-7b(ou 76) ) e nunca mais entrou.
Por sorte ainda estava com o 1700 e resolvi colocar de volta, funcionou, aproveitei e atualizei a BIOS( fazia 2 dias q a AsRock tinha disponibilizado a 6.20 ) mas quando coloquei de volta o 3800x mesma coisa.
Abri RMA, levou cerca de 1 mes e devolveram R$ 2.000,00( alegaram falta de estoque ), paguei cerca de R$ 1.700,00 na Kabum, hoje não consigo mais comprar nem o 3700 por menos de R$ 2.000,00 :(

Não poderia (numa situação hipotética) essas Taichi estarem "matando" os ryzens 3000? Não estou falando de maneira generalizada obviamente, mas em algumas situações especificas como essa de vocês? Porque pelo relato do colega acima, o comportamento da placa/cpu é muito semelhante. Sim eu sei que é quase utópico isso, mas é muito bizarro. Fora que pesquisando internet afora, aparecem alguns problemas similares a esses com essa Taichi. Em nenhum que olhei foi achado solução "oficial"

Uma maneira de tirar essa duvida seria o colega que possui o 3800x para rma, (se receber outro de garantia), testar primeiro no PC da namorada, já que a placa mãe dela é de outro modelo e fabricante.

Como não tinham mais em estoque, eles deveriam devolver o valor atual da própria Kabum para você poder comprar outro.
Se a loja não tem o produto em estoque, acho que fica um pouco mais difícil eles reembolsarem o valor "corrigido", pois eles não tem parâmetro de quanto o processador está (ou estará) valendo. Eles poderiam utilizar o ultimo valor de quando estava disponível, mas acho difícil eles correrem o risco de reembolsar um valor maior. Deve ter algo no CDC que explique certinho o que a loja pode e não pode fazer. Mas é triste saber como o dinheiro "desvalorizou" tão rápido.
 
Não poderia (numa situação hipotética) essas Taichi estarem "matando" os ryzens 3000? Não estou falando de maneira generalizada obviamente, mas em algumas situações especificas como essa de vocês? Porque pelo relato do colega acima, o comportamento da placa/cpu é muito semelhante. Sim eu sei que é quase utópico isso, mas é muito bizarro. Fora que pesquisando internet afora, aparecem alguns problemas similares a esses com essa Taichi. Em nenhum que olhei foi achado solução "oficial"

Uma maneira de tirar essa duvida seria o colega que possui o 3800x para rma, (se receber outro de garantia), testar primeiro no PC da namorada, já que a placa mãe dela é de outro modelo e fabricante.
Eu pensei nisso, mas acho que não teria como uma placa mãe matar processadores de uma serie especifica e funciona perfeitamente com outra, eu to na duvida se faço esse processo mais uma vez ou se peço a grana de volta e pago +300 e compro na amazon já que com o prime o frete é gratis, na pichau e na terabyte teria que gastar mais uns R$150-200...
 
A Kabum ta de sacanagem comigo, mandaram outro 3800X, com o mesmo problema, confirmei com o 1700 da minha noiva que tava tudo funcionando inclusive gravei aqui, nem na GA B350M dela (com bios pra ryzen 3000) deu nenhum sinal, acho que é o mesmo lote o que veio foi 100-100000025BOX (102435:5150 75437162) o anterior era 100-100000025BOX (102435:3222 75437162), la vou eu abrir outro chamado na kabum pra essa garantia, vou ter que tirar o extra que tão cobrando em outras lojas e pegar em outro canto, um estresse foda esse...
Edit: 1700 funcionando


e 3800x nem da boot... (demorei um pouco pra encaixar o cooler mas já tava muito puto então perdoem)



Reseta a bios antes se instalar o novo processador, aqui não deu bot no 3600x por causa da o overclock que fiz no 1600
 
tenta iniciar com uma memo so alem do reset comentado acima
 
Rapaz, aí você me pegou, porque não tem como afirmar que é "defeito" da placa-mãe sem ter uma maior espaço amostral, isto é, testes com outros modelos de CPUs que também foram testados em outras placas-mães para ter um teste de controle. Enfim, além do seu relato, não lembro de ter visto nenhuma reclamação de temperaturas demasiadamente elevadas que não fossem causadas pelo cooler BOX, e que eram resolvidas com a troca do mesmo.

Não posso descartar ser "problema" na placa-mãe (disse "problema" porque não é algo que impede o PC de funcionar, mas de fato é incômodo), mas tudo leva a crer que pode ser zica com teu Ryzen mesmo. Se for o caso, resta saber se a AMD faz a troca dele, pois definitivamente esse comportamento não é normal. Esperava isso de um 3900X, mas de um 3600, de 65W, ainda mais num cooler avantajado como esse? Definitivamente, não...

Fiz o teste no prime95 com a minha placa mãe mesmo, durante os primeiros minutos, ficou na faixa de 63° E dps de uns 10 minutos, teve pico de 82.2° graus e ficou constante em 70 e poucos e dps menos de 70° graus. Acho que a oscilação do meu é mais alto que o demais ryzen.. mas não sei se a AMD trocaria ele com essas condições.. o mínimo de temperatura que registrei em IDLE dele foi de 25.5° ( ar condicionado ligado), ao mesmo tempo que ele tem temperaturas baixas, também tem bem altas. Isso me incomoda um pouco, pois gastei uma grana trocando de aircoolers e de gabinetes e tal.. mas vi que não resolve muito hehe.

Nos jogos tipo dota 2 e COD warzone , ele da picos de 70°, mas fica na faixa de 55~65 constantes.

Qualquer coisa, tento vender meu r5 3600 e tento pegar um 3600XT se for o caso e se estiver valendo a pena. Até uns 1,500 acha que esse XT vale? Também teria que pesquisar por quanto consigo vender meu r5 3600 aqui no RJ
 
Última edição:
Eu pensei nisso, mas acho que não teria como uma placa mãe matar processadores de uma serie especifica e funciona perfeitamente com outra, eu to na duvida se faço esse processo mais uma vez ou se peço a grana de volta e pago +300 e compro na amazon já que com o prime o frete é gratis, na pichau e na terabyte teria que gastar mais uns R$150-200...

Uma última coisa que achei no overclock.net:


Parece ser o mesmo caso, em troca de 1º geração para um 3º geração.
O culpado teórico seria o firmware do controlador de RGB. Após instalar uma versão de software ele atualizou o firmware do controlador de RGB e os probelmas pararam.
 
Fiz o teste no prime95 com a minha placa mãe mesmo, durante os primeiros minutos, ficou na faixa de 63° E dps de uns 10 minutos, teve pico de 82.2° graus e ficou constante em 70 e poucos e dps menos de 70° graus. Acho que a oscilação do meu é mais alto que o demais ryzen.. mas não sei se a AMD trocaria ele com essas condições.. o mínimo de temperatura que registrei em IDLE dele foi de 25.5° ( ar condicionado ligado), ao mesmo tempo que ele tem temperaturas baixas, também tem bem altas. Isso me incomoda um pouco, pois gastei uma grana trocando de aircoolers e de gabinetes e tal.. mas vi que não resolve muito hehe.

Nos jogos tipo dota 2 e COD warzone , ele da picos de 70°, mas fica na faixa de 55~65 constantes.

Qualquer coisa, tento vender meu r5 3600 e tento pegar um 3600XT se for o caso e se estiver valendo a pena. Até uns 1,500 acha que esse XT vale? Também teria que pesquisar por quanto consigo vender meu r5 3600 aqui no RJ
Tudo normal.
 
A questão é que com o exemplo do Eagle, o CPU dele e dos demais, tem temperaturas consideravelmente menores , ele usando o hyper 212 que são 4 heatpipe e o meu são 6. Além de que, eu lembro perfeitamente do meu r5 3600 batendo 90° com meu aircooler.. algo que não é certo
 
Reseta a bios antes se instalar o novo processador, aqui não deu bot no 3600x por causa da o overclock que fiz no 1600
Eu tinha feito isso já, tanto antes com o primeiro 3800x como antes de instalar esse novo.
Uma última coisa que achei no overclock.net:


Parece ser o mesmo caso, em troca de 1º geração para um 3º geração.
O culpado teórico seria o firmware do controlador de RGB. Após instalar uma versão de software ele atualizou o firmware do controlador de RGB e os probelmas pararam.
Se fosse o caso não funcionária na mobo da minha noiva?

Um user no reddit falou que poderia ser a minha placa mãe mandando um pico de voltagem pra 7nm e matando a série 3000 não se se isso afetaria apenas eles sem afetar o 1700, estou começando a cogitar pegar outra placa mãe, até 1700( com frete e parcelado pq tá foda agora), alguma sugestão? Vi a x570 TUF plus e algumas b550 mas não sei qual...
 
Última edição:
Fiz o teste no prime95 com a minha placa mãe mesmo, durante os primeiros minutos, ficou na faixa de 63° E dps de uns 10 minutos, teve pico de 82.2° graus e ficou constante em 70 e poucos e dps menos de 70° graus. Acho que a oscilação do meu é mais alto que o demais ryzen.. mas não sei se a AMD trocaria ele com essas condições.. o mínimo de temperatura que registrei em IDLE dele foi de 25.5° ( ar condicionado ligado), ao mesmo tempo que ele tem temperaturas baixas, também tem bem altas. Isso me incomoda um pouco, pois gastei uma grana trocando de aircoolers e de gabinetes e tal.. mas vi que não resolve muito hehe.

Nos jogos tipo dota 2 e COD warzone , ele da picos de 70°, mas fica na faixa de 55~65 constantes.

Qualquer coisa, tento vender meu r5 3600 e tento pegar um 3600XT se for o caso e se estiver valendo a pena. Até uns 1,500 acha que esse XT vale? Também teria que pesquisar por quanto consigo vender meu r5 3600 aqui no RJ

Mas você rodou o Prime95 no Small FFT, que é a opção que faz a CPU esquentar mais? Porque existe uma bela diferença de temperatura entre as opções existentes.

E temperatura é algo muito relativo, pois ela depende de vários fatores que são bem distintos para quem testa e divulga as informações (temperatura ambiente, ventilação do ambiente, temperatura interna do case, ventilação interna dele, volume interno de ar dentro do case, pasta térmica usada e a própria variação existente no silício dos Ryzen, tendo em vista que nem todos conseguem trabalhar na mesma tensão de trabalho debaixo do mesmo clock). De todo modo, o fato de você ter um cooler mais parrudo, em teoria, era para garantir temperaturas iguais ou mesmo menores, especialmente se morar num local frio.

Nos jogos, a temperatura parece mais "normal", mas aqui, no AC Odyssey que é o jogo mais pesado pra CPU que possuo, a temperatura do 3600 liberado ficou inferior, senão me falhe à memória, a 65°C no pico.

Não sei se vale à pena pegar o XT, ainda mais por esse preço. A vantagem em games não é expressiva pra justificar essa diferença toda em cima do preço do 3600.

A questão é que com o exemplo do Eagle, o CPU dele e dos demais, tem temperaturas consideravelmente menores , ele usando o hyper 212 que são 4 heatpipe e o meu são 6. Além de que, eu lembro perfeitamente do meu r5 3600 batendo 90° com meu aircooler.. algo que não é certo

Mas a minha temperatura atual está menor que o habitual, pois desativei o CPB e testei pouco a CPU com o mesmo ativado, além de já fazer meses que fiz tal teste. O resultado pode estar até pior devido à poeira, temperatura ambiente e outros fatores. Mas é fato que bater 90°C com esse aircooler que você tem realmente não tem como ser nomal, ao menos na minha visão.

Falouws :cool:
 
Mas você rodou o Prime95 no Small FFT, que é a opção que faz a CPU esquentar mais? Porque existe uma bela diferença de temperatura entre as opções existentes.

E temperatura é algo muito relativo, pois ela depende de vários fatores que são bem distintos para quem testa e divulga as informações (temperatura ambiente, ventilação do ambiente, temperatura interna do case, ventilação interna dele, volume interno de ar dentro do case, pasta térmica usada e a própria variação existente no silício dos Ryzen, tendo em vista que nem todos conseguem trabalhar na mesma tensão de trabalho debaixo do mesmo clock). De todo modo, o fato de você ter um cooler mais parrudo, em teoria, era para garantir temperaturas iguais ou mesmo menores, especialmente se morar num local frio.

Nos jogos, a temperatura parece mais "normal", mas aqui, no AC Odyssey que é o jogo mais pesado pra CPU que possuo, a temperatura do 3600 liberado ficou inferior, senão me falhe à memória, a 65°C no pico.

Não sei se vale à pena pegar o XT, ainda mais por esse preço. A vantagem em games não é expressiva pra justificar essa diferença toda em cima do preço do 3600.



Mas a minha temperatura atual está menor que o habitual, pois desativei o CPB e testei pouco a CPU com o mesmo ativado, além de já fazer meses que fiz tal teste. O resultado pode estar até pior devido à poeira, temperatura ambiente e outros fatores. Mas é fato que bater 90°C com esse aircooler que você tem realmente não tem como ser nomal, ao menos na minha visão.

Falouws :cool:

Não fiz com o small FFT ativado.. então provavelmente irá bater nos 90° , pela diferença que vc falou. No caso, eu tenho que marcar as 2 primeiras opções do small FFT? segue link abaixo

https://ibb.co/zZ9zMj8
 
Não fiz com o small FFT ativado.. então provavelmente irá bater nos 90° , pela diferença que vc falou. No caso, eu tenho que marcar as 2 primeiras opções do small FFT? segue link abaixo

https://ibb.co/zZ9zMj8

Só dá pra escolher uma opção por vez. Marca a segunda opção, de cima pra baixo, e dá OK para iniciar o teste.

Falouws :cool:
 
Só dá pra escolher uma opção por vez. Marca a segunda opção, de cima pra baixo, e dá OK para iniciar o teste.

Falouws :cool:
Seguindo pelo 1° sensor de temperatura do HWinfo, bateu 83.3°, porém, nos outros 2 sensores do CPU do HWinfo, foi de 84.4° e 86°.. eu geralmente sigo sempre a temperatura do 1° sensor, mas não sei se é o certo. O teste durou 15 minutos.. hoje a temperatura ambiente tá agradável, mas certamente no verão, deve aumentar uns 5° graus pelo menos.

 
Última edição:
Seguindo pelo 1° sensor de temperatura do HWinfo, bateu 83.3°, porém, nas outras 2 sensores do CPU do HWinfo, 1 foi de 84.4° e 86°.. eu geralmente sigo sempre a temperatura do 1° sensor, mas não sei se é o certo. O teste durou 15 minutos.. hoje a temperatura ambiente tá agradável, mas certamente no verão, deve aumentar uns 5° graus pelo menos.



Também acompanho a temperatura do primeiro item e não saberia explicar qual a diferença entre os outros dois "sensores". Porém, 83°C nesse teste não está ruim por assim dizer, mas eu particularmente acho que poderia ser menor em virtude do seu cooler mais avantajado.

No que diz respeito aos clocks, quais foram os valores registrados pelo HWInfo? :hmm:

Notei também que a tensão do SoC está meio "alta" pro meu gosto. Infelizmente, é um ajuste automático que a placa-mãe faz quando você ativa o XMP, mas essa tensão seria mais voltada para um OC na RAM bem mais agressivo. 1.05V ou 1.025V no SoC provavelmente seriam valores manter o funcionamento estável do teu sistema e, de quebra, pode ajudar a reduzir a temperatura produzida pelo IO Die.

Falouws :cool:
 
Última edição:
Notei também que a temperatura do SoC está meio "alta" pro meu gosto. Infelizmente, é um ajuste automático que a placa-mãe faz quando você ativa o XMP, mas essa tensão seria mais voltada para um OC na RAM bem mais agressivo. 1.05V ou 1.025V no SoC provavelmente seriam valores manter o funcionamento estável do teu sistema e, de quebra, pode ajudar a reduzir a temperatura produzida pelo IO Die.

Falouws :cool:

No início da mensagem, vc quis dizer temperatura do SoC mesmo ou a Voltagem? Procurei pela temperatura e não achei haha. Mas no caso, quando ativei a XMP das memórias, a placa mãe setou pra 1.350V.

Em relaçao ao clock, eu refiz o teste e ele fica na casa dos 3.8MHZ







set na placa mãe da CPU/memória




 
Última edição:
No início da mensagem, vc quis dizer temperatura do SoC mesmo ou a Voltagem? Procurei pela temperatura e não achei haha. Mas no caso, quando ativei a XMP das memórias, a placa mãe setou pra 1.350V.

Em relaçao ao clock, eu refiz o teste e ele fica na casa dos 3.8MHZ







set na placa mãe da CPU/memória






Foi mal, quis dizer tensão (já corrigi no post, inclusive). É que falamos tanto de temperatura que meu cérebro trocou as bolas. Sorry :haha:

A placa setou a tensão do DIMM para 1.35V, mas ela também subiu o SoC para 1.1V. Sei disso porque minha Asus fez exatamente o mesmo, então acabei tendo que um ajuste fixo de tensão ou um offset para reduzir o seu valor, retornando para 1.025V, que é o valor base de tensão do SoC até onde eu sei.

Eu só não sei onde exatamente fazer o ajuste, pois me parece que o ajuste do SoC no menu de OC da própria Asrock é meio bugado. Parece que na B450M Pro4 eu só consegui ajustar o SoC alterando o valor no menu OC da própria AMD, que está dentro do menu Advanced.

Quanto ao clock, acredito que ele tenha ficado maior do que o meu. Lembro que, com o cooler BOX, ele cravava em 3600 MHz e não saía disso; com o Hyper, ele subiu em torno de 100 MHz, mas realmente não me recordo com precisão o valor. Pra estar batendo quase 100 MHz a mais em relação ao meu resultado, mostra que a maior massa/quantidade de heatpipes está realmente fazendo algo positivo no final das contas.

Falouws :cool:
 
Seguindo pelo 1° sensor de temperatura do HWinfo, bateu 83.3°, porém, nos outros 2 sensores do CPU do HWinfo, foi de 84.4° e 86°.. eu geralmente sigo sempre a temperatura do 1° sensor, mas não sei se é o certo. O teste durou 15 minutos.. hoje a temperatura ambiente tá agradável, mas certamente no verão, deve aumentar uns 5° graus pelo menos.



Essa temperatura do Die é mais alta que o normal, tem a temperatura do CPU em si que é uns 10/15 graus menor.
 
Efeito RYZEN

j2u2iyp9p7d51.png
 
Seguindo pelo 1° sensor de temperatura do HWinfo, bateu 83.3°, porém, nos outros 2 sensores do CPU do HWinfo, foi de 84.4° e 86°.. eu geralmente sigo sempre a temperatura do 1° sensor, mas não sei se é o certo. O teste durou 15 minutos.. hoje a temperatura ambiente tá agradável, mas certamente no verão, deve aumentar uns 5° graus pelo menos.



Acho que a temperatura está boa, até onde sei 95 ºC é o limite deste CPU.
 

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Bom dia pessoal, Algum de vocês usa o ZenStates para overclock? Um bom tempo atrás tinha tentado usar, porém só funcionava para placas da Asus. Ontem lendo um outro forum achei uma versão nova feita por dois usuários, usando engenharia reversa, já que a AMD não passou muitas informações sobre o funcionamento de alguns parâmetros do processador.

Testei e deixando o processador em stock na bios, consegui fazer over por ele, e a voltagem oscila, diferente do over pela bios. Percebi que em idle o consumo baixou de 17w para 11w e a temperatura VRMOS no HWInfo64 teve uma queda pequena.

O que mudou no HWInfo64: CoreVid que antes ficava fixo, agora oscila para 0,400v em idle ou 1,3875v utilizando, tem como mexer nas frequências P-State, porém as voltagens intermediarias não funcionam, ou está na voltagem idle ou na voltagem turbo. CPU Core VId fixa no turbo, e Vcore oscila mais. Com over na bios tudo fica fixo na voltagem setada na bios.

Quando tinha o FX conseguia fazer over utilizando um programa assim, e funcionava muito bem, porém nos Ryzen não sei se realmente funciona ou se apenas há uma má interpretação da telemetria após o over.

 
Última edição:
ZEN 4 já está confirmado como 5nm

O futuro é promissor para a AMD

TSMC alcançou um avanço em 2nm, adotará a tecnologia GAA e a colocará em produção em 2023 ~ 2024


Como parte do processo avançado de fabricação da TSMC, a 5nm está atualmente se preparando para entrar ativamente na produção em massa. A 3nm também será colocada em produção em 2022 em um momento crítico. O processo mais avançado de 2nm também registrou um progresso significativo. O mercado é estimado em 2nm. No caso da produção em massa de 2023 a 2024, espera-se consolidar ainda mais a posição de liderança da fundição global.

De acordo com um relatório do Economic Daily, o TSMC decidiu usar a tecnologia FinFET em consideração de custo e rendimento no processo de 3 nm e alcançou uma posição de liderança global e, em seguida, um processo de 2 nm mais avançado.
Espera-se que ele penetre na tecnologia de gate gate (GAA) e entre formalmente em outro novo campo de tecnologia de processo, e espera-se que o TSMC anuncie esse resultado no próximo fórum anual de tecnologia. No entanto, o TSMC não fez nenhum comentário sobre isso.

O relatório apontou que, embora a TSMC tenha anunciado em 2019 que investirá formalmente em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de 2nm com uma equipe de pesquisa de centenas de pessoas, não anunciou que o nó do processo de 2nm escolherá usar a tecnologia FinFET ou mudar para a tecnologia GAA. No entanto, de acordo com a cadeia de suprimentos relevante, como a tecnologia FinFET enfrentará gargalos técnicos abaixo de 3 nanômetros, a TSMC escolherá usar a tecnologia GAA em 2 nanômetros.


Além disso, como a concorrente Samsung anunciou que usará a tecnologia GAA a partir do nó do processo de 3nm, o cronograma do TSMC está obviamente atrasado, mas os participantes do mercado apontaram que o TSMC também adotou equipamentos de litografia ultravioleta extrema depois da Samsung. No entanto, apesar de ainda liderar a Samsung em termos de rendimento de processos, a TSMC adotou uma abordagem constante e pragmática, adotando apenas a tecnologia GAA a 2nm e ficando atrás da Samsung por uma geração, devendo continuar a manter sua posição dominante.

O relatório apontou ainda que, desta vez, o TSMC fez um avanço no nó do processo de 2 nm, graças à retenção do TSMC do mais alto gerente geral adjunto do TSMC, Luo Weiren, que estava prestes a se aposentar há 3 anos. A equipe liderada por ele fez avanços na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de processos e possui os resultados atuais. Para esse fim, Luo Weiren também realizou um banquete de comemoração para agradecer à equipe pelo trabalho árduo.

De acordo com um anúncio da Japan Semiconductor Manufacturing Co., Ltd., a construção está prevista para começar em 2021. A planta de 12 polegadas a ser montada no Arizona, EUA, será baseada em um processo de 5 nanômetros e será colocada em produção em 2024, com uma capacidade de produção mensal de 20.000 peças. Neste momento, comparado com o atual plano avançado de desenvolvimento de processos da TSMC, a TSMC entrou na fase de produção de 2 nm em Taiwan até então. A conclusão de toda a planta nos EUA não afetará as ordens de processo avançadas da TSMC em Taiwan.

Além disso, há alguns dias rumores de que a rival Samsung também anunciou que abandonará o processo de 4nm e investirá diretamente no processo de 3nm para competir cara a cara com o TSMC. Os participantes do mercado também disseram que, uma vez que a TSMC produz verdadeiramente a tecnologia GAA de 2023 a 2024 no processo de 2nm, será mais difícil para a Samsung superar o processo de 3nm.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo