[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Pessoal uma duvida besta. Essas placas que possuem o BIOS flashback, em caso de uma atualização e faltar energia, eu consigo restaurar através deste recurso?

vc altera no AMD overclocking na bios colocando o precision boost override em enabled, o max boost pra 200mhz e em curve optimizer vc começa colocando negative e -5 pra todos os núcleos e aí vai aumentando o valor conforme for passando nos testes de estabilidade até achar o último estável

caramba isso sem fmax enhancer? agora fiquei preocupado pq o meu faz metade disso praticamente no L3, fica tudo na faixa de 500gb/s nos 3 valores do L3

A sim, então achei que fosse alguma config mais refinada, já testei e a melhor forma ainda foi fazendo o over manual com o undervolt. Está pra chegar uma bios nova, ela ainda está em beta eu não vou arriscar colocar ela, mas to bem curioso do AGESA V2 PI 1.1.9.0. , outro programa que acredito que vai ser o "santo graal" vai ser o Ryzen CTR 2.0. o overclock hibrido tem me deixado muito ansioso, será lançado dia 28 ainda. Cofere ai https://www.guru3d.com/news-story/clocktuner-for-ryzen-to-be-overhauled-(ctr-2-0).html

Boa noite pessoal.
Sou novo no fórum e ainda estou me adaptando. Vi que uma das preocupações dos moderadores é de que não abram muitas discussões com o mesmo assunto, e concordo plenamente. Assim fica tudo mais organizado. Então vou postar minha dúvida aqui mesmo. Se eu estiver errado peço por gentileza que me instruam de como agir de forma correta.

Então lá vai minha dúvida:

Eu não tenho muita grana para trocar sempre de setup. Para se ter uma noção meu setup atual é um i7 3770 + 16gb RAM ddr3 ( 4x4gb ) +RX 580 4GB + Fonte Corsair CX 600 tudo de 2014. A placa de vídeo foi um upgrade que eu fiz no final de 2019.

Como as coisas estão ridiculamente caras, tô pensando em pegar um Ryzen 5 1600 AF + AB 350 + 16 GB 2666 HZ ( 2X8gb) e continuar usando com minha RX 580 4GB e Minha Fonte CX 600 e monitor tabajara de 1080p 60 hz SAMSUNG

Com o kit que eu tenho hoje eu não estou conseguindo jogar o BFV de forma estável, já testei várias configurações do game, porém tem mapas e momentos do jogo que realmente não dá, mesmo colocando no mínimo. Nas trocações de perto o jogo fica pesado sinto que falta fluidez. Em partes mais tranquilas dos mapas ou com menos jogadores no server o jogo fica liso em torno de 80 a 100fps.

Será que vou ter uma boa diferença de desempenho com esse novo kit? Não quero nada super top, só quero manter uma gameplay lisa acima de 60 fps, sem que caia abaixo dos 60 fps.

Dentro do que estou podendo gastar pensei em:

RYZEN 5 1600 AF R$ 650 Sei que ele já está meio " velhinho" também, mas falaram muito bem dele.

16GB RAM DDR4 2666 MHZ ( 2X 8 GB ) R$ 490,00

ASUS PRIME B450M GAMING/BR R$ 579,00 OU GIGABYTE GA-AB350M- DS3H AMD AM4 R$ 569,00

Valores de Boleto/ pagamento a vista.

No início estava decidido a pegar a b450, mas aí vi que elas vem sem dissipador no VRM e tal e como sempre pego kits para durarem anos, fiquei com medo dela por causa desse detalhe, vai que mais para frente eu precise dar um over nesse ryzen para extrair as "ultimas gotas" de desempenho aí né?

Vi que essas ab- 350m já estão vindo com a bios atualizada para receberem até mesmo o Ryzen 3000. Daí daqui uns anos eu ainda aproveito esse kit com um Ryzen 5 3600, quem sabe.

O que vcs me aconselham, pego mesmo esse kit? A diferença vai ser notável e vou ter gameplays mais lisas ou aguardo até passar a crise e quem sabe uma queda do Dolar?

Desde já agradeço por toda opinião / Ajuda.

Hoje resolvi fazer um over no meu R5 2600 usando a pior bios possível (gigabyte, que bios sem opção é essa?) cheguei a 4Ghz @ 1.285v (da para refinar mais, só que a BIOS pouca ajuda).
Estabilizei o overclock no processador mas agora tem uma dúvida, como que diabos estabiliza over na RAM sem dar bootloop? desativei o XMP e setei igual ao Ryzen Master (só queria subir +200mhz para chegar em 3200).

A sim, então achei que fosse alguma config mais refinada, já testei e a melhor forma ainda foi fazendo o over manual com o undervolt. Está pra chegar uma bios nova, ela ainda está em beta eu não vou arriscar colocar ela, mas to bem curioso do AGESA V2 PI 1.1.9.0. , outro programa que acredito que vai ser o "santo graal" vai ser o Ryzen CTR 2.0. o overclock hibrido tem me deixado muito ansioso, será lançado dia 28 ainda. Cofere ai https://www.guru3d.com/news-story/clocktuner-for-ryzen-to-be-overhauled-(ctr-2-0).html

Ta aí uma dúvida. Comprei uma ASUS Strix B550-F, vou usar com uma 5800x que comprei no Aliexpress. Fui ver a bios e a mais nova é Beta. Minha dúvida, atualizo para a última bios beta ou para a última oficial?

Desde o i5 2500k só venho usando Intel, então não manjo absolutamente da plataforma AMD (meu último AMD foi um Phenon II X4 940). O que eu quero é usar a cpu em stock com meu kit de memória em stock tb (3200Mhz).

Ta aí uma dúvida. Comprei uma ASUS Strix B550-F, vou usar com uma 5800x que comprei no Aliexpress. Fui ver a bios e a mais nova é Beta. Minha dúvida, atualizo para a última bios beta ou para a última oficial?

Desde o i5 2500k só venho usando Intel, então não manjo absolutamente da plataforma AMD (meu último AMD foi um Phenon II X4 940). O que eu quero é usar a cpu em stock com meu kit de memória em stock tb (3200Mhz).
Melhor oficial

Pessoal uma duvida besta. Essas placas que possuem o BIOS flashback, em caso de uma atualização e faltar energia, eu consigo restaurar através deste recurso?

até onde sei, sim.

Pessoal consegui colocar @4400mhz apenas mexendo no vcore que está em 1.118 mas ai tentei subir para 4500mhz com até 1.210 e jé reinicia no cinebeck.

O que posso fazer pra conseguir estável essa frequência?

Coloca 1.25v...e testa pra ver se estabiliza..
Se estabilizar diminui para 1.24v...Depois 1.23v e assim sucessivamente até você achar o ponto certo.

Agora se não estabilizar a 1.25v coloca 1.30v...e repete o processo de abaixar o vcore até achar o quanto é necessário para estabilizar.

Coloca 1.25v...e testa pra ver se estabiliza..
Se estabilizar diminui para 1.24v...Depois 1.23v e assim sucessivamente até você achar o ponto certo.

Agora se não estabilizar a 1.25v coloca 1.30v...e repete o processo de abaixar o vcore até achar o quanto é necessário para estabilizar.
Valeu :bat:

Pessoal consegui colocar @4400mhz apenas mexendo no vcore que está em 1.118 mas ai tentei subir para 4500mhz com até 1.210 e jé reinicia no cinebeck.

O que posso fazer pra conseguir estável essa frequência?
O que vc pode fazer, rode o Cinebench com o processador em stock e veja quanto de vcore ele usa quando todos os cores são exigidos(por exemplo aqui fica em 1.336v). Agora vc tem uma base, o que vc pode fazer a partir daqui é jogar esse vcore e tentar achar o limite ou setar esses 4.5, o seu vcore e ver se esta estável, se sim vai diminuindo o vcore.
Aqui estou usando em 4.2 com 1.318v, como meu chip é meio antigo não é tão refinado.

Boa noite pessoal.
Sou novo no fórum e ainda estou me adaptando. Vi que uma das preocupações dos moderadores é de que não abram muitas discussões com o mesmo assunto, e concordo plenamente. Assim fica tudo mais organizado. Então vou postar minha dúvida aqui mesmo. Se eu estiver errado peço por gentileza que me instruam de como agir de forma correta.

Então lá vai minha dúvida:

Eu não tenho muita grana para trocar sempre de setup. Para se ter uma noção meu setup atual é um i7 3770 + 16gb RAM ddr3 ( 4x4gb ) +RX 580 4GB + Fonte Corsair CX 600 tudo de 2014. A placa de vídeo foi um upgrade que eu fiz no final de 2019.

Como as coisas estão ridiculamente caras, tô pensando em pegar um Ryzen 5 1600 AF + AB 350 + 16 GB 2666 HZ ( 2X8gb) e continuar usando com minha RX 580 4GB e Minha Fonte CX 600 e monitor tabajara de 1080p 60 hz SAMSUNG

Com o kit que eu tenho hoje eu não estou conseguindo jogar o BFV de forma estável, já testei várias configurações do game, porém tem mapas e momentos do jogo que realmente não dá, mesmo colocando no mínimo. Nas trocações de perto o jogo fica pesado sinto que falta fluidez. Em partes mais tranquilas dos mapas ou com menos jogadores no server o jogo fica liso em torno de 80 a 100fps.

Será que vou ter uma boa diferença de desempenho com esse novo kit? Não quero nada super top, só quero manter uma gameplay lisa acima de 60 fps, sem que caia abaixo dos 60 fps.

Dentro do que estou podendo gastar pensei em:

RYZEN 5 1600 AF R$ 650 Sei que ele já está meio " velhinho" também, mas falaram muito bem dele.

16GB RAM DDR4 2666 MHZ ( 2X 8 GB ) R$ 490,00

ASUS PRIME B450M GAMING/BR R$ 579,00 OU GIGABYTE GA-AB350M- DS3H AMD AM4 R$ 569,00

Valores de Boleto/ pagamento a vista.

No início estava decidido a pegar a b450, mas aí vi que elas vem sem dissipador no VRM e tal e como sempre pego kits para durarem anos, fiquei com medo dela por causa desse detalhe, vai que mais para frente eu precise dar um over nesse ryzen para extrair as "ultimas gotas" de desempenho aí né?

Vi que essas ab- 350m já estão vindo com a bios atualizada para receberem até mesmo o Ryzen 3000. Daí daqui uns anos eu ainda aproveito esse kit com um Ryzen 5 3600, quem sabe.

O que vcs me aconselham, pego mesmo esse kit? A diferença vai ser notável e vou ter gameplays mais lisas ou aguardo até passar a crise e quem sabe uma queda do Dolar?

Desde já agradeço por toda opinião / Ajuda.

O 1600AF consegue te proporcionar uma jogatina estável tranquilamente a 60 FPS e até bem acima disso dependendo do jogo:

Na verdade podemos dizer que o 1600AF é um 2600 disfarçado com um pouquinho menos de clock.

Quanto a placa-mãe te recomendo você gastar um pouquinho mais e pegar uma B450 com dissipador nos VRM...recomendo alguma dessas abaixo:

ASROCK B450M F4 Pro 670 reais
Gigabyte B450M Gaming 670 reais
Gigabyte B450M Aorus 720 reais
Asrock Steel Legend ~720 reais
Asus TUF B450-Plus Gaming 750 reais: essa ao contrário das outras citadas acima é ATX e não micro ATX como as outras.

A maioria desses preços aí é na Kabum.

Acho melhor uma B450 porque elas dão suporte ao Ryzen 5xxx....coisa que a B350 já não terá...e como você futuramente pretende fazer upgrade considerando que o 1600AF é um 2600 praticamente um upgrade pro 3600 teria ganhos...mas um upgrade para um 5600x futuramente(quando os preços estiverem decentes) teria um ganho bem maior.

Sobre as memórias considerando que os Ryzen gostam de memórias rápidas te aconselho a gastar um pouquinho mais e pegar essas daqui:

São memórias com chip Micron E-DIE que se dão muito bem com os Ryzen e sobem fácil em overclock...usando o DRAM Calculator para calcular as latências, timings, voltagem etc consigo colocar elas a 3600 MHZ CL14 usando um 1600AF:

m3JznkJ.png

Com um Ryzen 3xxx ou 5xxx dá pra subir elas a 3800MHZ CL16.

Na pior das hipóteses você consegue um 3200MHZ CL14 fácil....e te digo uma coisa: o ganho com overclock de memórias(por exemplo 2666 para 3200MHz) nos Ryzen(principalmente no Zen e Zen+) te dão mais ganho que over no processador.

Por fim você gastaria 100 reais a mais na placa-mãe e 150 na memória mas teria um sistema com desempenho melhor e bem mais apropriado para um futuro upgrade.

Última edição:
Peguei o Ryzen 5 1600AF + B450M Aorus M usando cupom de aniversário da Kabum, corri o risco dele expirar na virada de ano, dei sorte. Se considerar 1,5% de cashback do Inter, vai sair 1281,79 + frete, valor bem razoável pra realidade atual.

Agora é devolver o i3-10100F e comprar um cooler, será que o Deepcool Gammaxx 400 V2 dá conta de um OC leve? E como é a compatibilidade com a XPG Z1 3200MHz CL16?

Peguei o Ryzen 5 1600AF + B450M Aorus M usando cupom de aniversário da Kabum, corri o risco dele expirar na virada de ano, dei sorte. Se considerar 1,5% de cashback do Inter, vai sair 1281,79 + frete, valor bem razoável pra realidade atual.

Agora é devolver o i3-10100F e comprar um cooler, será que o Deepcool Gammaxx 400 V2 dá conta de um OC leve? E como é a compatibilidade com a XPG Z1 3200MHz CL16?

O Gammax 400 v2 dá conta tranquilamente do 1600AF para um over até 3.8-4GHz...Mas te recomendo pegar um Gammax GTE V2 que tá saindo por 140 reais na pichau...o desempenho dele é semelhante ao do Gammax 400 mas o sistema de fixação do GTE V2 é mil vezes melhor pois usa backplate.

Deste que estou acompanhando já é a segunda vez que a Asus lança uma BIOS nova para a B550-F GAMING (WI-FI) e depois remove ela do site. Foi assim com a versão 1401 e agora a 1601. Isso no mínimo não transmite confiança nenhuma.

O Gammax 400 v2 dá conta tranquilamente do 1600AF para um over até 3.8-4GHz...Mas te recomendo pegar um Gammax GTE V2 que tá saindo por 140 reais na pichau...o desempenho dele é semelhante ao do Gammax 400 mas o sistema de fixação do GTE V2 é mil vezes melhor pois usa backplate.

Meu R5 2600 em 4Ghz com o Gammax GTE pegou 72°C no Intel Burn Test, recomendo fortemente o Air Cooler.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, tenho uma memória Gloway 3000Mhz (com XMP ativado) só que não consigo descobrir se é Micro B-die ou D-die (o thaipon não informa). Fiz um teste com o o RAM Calculator e me deu uma valores porém não deu boot (tentei 3200mhz) , devo desativar o XMP ao fazer o OC?

usando cupom de aniversário da Kabum, corri o risco dele expirar na virada de ano, dei sorte

Expira nada. :haha3:

Alguém comentou aqui, e fui testar: comprei meu 5600X usando um cupom de 2018.

Outro cupom de novembro desse ano usei duas vezes em dezembro, também.

Expira nada. :haha3:

Alguém comentou aqui, e fui testar: comprei meu 5600X usando um cupom de 2018.

Outro cupom de novembro desse ano usei duas vezes em dezembro, também.

E não é que o cupom de aniversário aplicou de novo, haha. Pena que não tenha nenhuma GPU com preço bom no momento lá. O frete não é barato, mas o desconto com o cupom acaba sendo maior e compensando. Pelo menos já garanti placa-mãe e processador, assim fico livre pra comprar placa de vídeo onde aparecer.

Como só devo receber as memórias da China lá pelo fim do mês, vou esperar pra ver se até lá surge alguma placa de vídeo com preço menos extorsivo, até lá já terão chegarão o restante das peças que comprei na Americanas.

carai somente agora conseguir upar a imagem... Alguém aqui usa X570 taichi?

Com a ajuda do pessoal do tópico, decidi que vou comprar mesmo as memórias da Crucial.

Vou de 32gb

Há alguma diferença de desempenho, pra mexer com overclock, estabilidade, latência, usando 4x8gb?
Ou o mais recomendado seria investir em 2x16gb?
Acho bonito os 4 slots sendo usados. Coisas da cabeça 😬

Com a ajuda do pessoal do tópico, decidi que vou comprar mesmo as memórias da Crucial.

Vou de 32gb

Há alguma diferença de desempenho, pra mexer com overclock, estabilidade, latência, usando 4x8gb?
Ou o mais recomendado seria investir em 2x16gb?
Acho bonito os 4 slots sendo usados. Coisas da cabeça 😬

As B450m da Aorus tem um bug que não permite usar os 4 slots (um dos motivos que não dei up para 4x8). Verifique isso antes!

Kra não da pra arriscar em bios Beta hoje em dia, pois a bios envolve muita coisa. Na minha placa tinha aparecido a bios beta com o agesa 1.1.9.0, aí hoje já sumiu, alguma coisa aconteceu pra eles terem removido...

Users who are viewing this thread

• Voltar