• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
@dayllann

Food for thought, em relação ao bios flashback sem a necessidade de CPU, olha o diagrama da C8H.

c8h-chipset-block-diagram-jpg.2646993
Também acredito estar faltando algo, pois segundo este esquema o flashback depende do processador, o que não faz sentido já que a função dele é atualizar sem um CPU instalado (e sem memória RAM, só mobo + PSU). Bem, fui nas páginas da ASUS e ao menos na descrição delas não fala nada que a atualização pode ser feita sem processador, mas em diversos vídeos e relatos mostram o óbvio, funciona sem CPU/RAM. Bem, sua mobo está viva de novo mas que foi estranho o comportamento dela, e esse esquema, foi/é.
 
Instalei um Windows 11 Pro do zero, já na versão 23H2. O que achei estranho é que neste mesmo após instalar os drivers de chipset da AMD e reiniciar o PC os planos de energia continuam com os nomes originais do Windows. E não mais com os nomes AMD Ryzen. Não houve nenhum erro durante a instalação dos drivers. Isso é algo do 11 23H2 ou novidade nos drivers da AMD? Alguém teve isso? Devo instalar novamente ou não faz diferença?
ué alguma vez já foi diferente disso? haha eu peguei o 5900x no lançamento e em todos os drivers de chipset jamais mudou o plano de energia dele
 
Cashback do zoom na kabum registrou legal o valor do 5700x3d

Eagleman seu maldito

Por acaso o valor foi de R$ 105,84? Pois é, aqui também :full: :mr:

Maldito, eu? :que:

Injuria e difamação! Quero compensação financeira de 10% do seu cashback via Pix pelos danos morais sofridos :limo:

OBS: agora só falta a Kabum enviar o dito cujo. Lembro que a RX 6650XT da MSI que eles puseram em pré-venda ano passado também tinha um prazo razoável de envio, mas foi enviada no início de Dezembro. Espero que eles enviem nossos 5700X3D após o Carnaval. Quero logo terminar de montar o meu setup e por suas entranhas dentro do esqueleto!

Falouws :cool:
 
Pessoal, agora estou com uma dúvida.

Comprei um 5800X3D, iria usar com a B450M Steel Legend, mas vi que só tem 4+2 fases...
O quão ruim isso seria? Aguenta tranquilo? Sei que precisa de um pouco de ventilação para resfriar os VRMs.

Estou atualmente testando o PC numa Asrock B450M/ac R2.0 (veio de brinde com a CPU, comprei nos EUA). E essa tem 10 fases apesar de ser mais simples. Estou usando em stock, não mexi nada na bios, só rodei um 3dmark, abri uns jogos, mas não testei direito ainda por muito tempo.

Será que mantenho mesmo a Steel Legend, ou vendo as 2 mobos e compro uma melhor?
 
Pessoal, agora estou com uma dúvida.

Comprei um 5800X3D, iria usar com a B450M Steel Legend, mas vi que só tem 4+2 fases...
O quão ruim isso seria? Aguenta tranquilo? Sei que precisa de um pouco de ventilação para resfriar os VRMs.

Estou atualmente testando o PC numa Asrock B450M/ac R2.0 (veio de brinde com a CPU, comprei nos EUA). E essa tem 10 fases apesar de ser mais simples. Estou usando em stock, não mexi nada na bios, só rodei um 3dmark, abri uns jogos, mas não testei direito ainda por muito tempo.

Será que mantenho mesmo a Steel Legend, ou vendo as 2 mobos e compro uma melhor?

Mesmo que qualquer uma das duas suportasse adequadamente o 5800X3D (provavelmente a de 10 fases daria conta), eu venderia as duas placas e pegaria uma B550 só pra ter suporte ao PCI-E Gen 4, seja no slot PCI-E, seja nos slot M.2 principal. Com qualquer uma das B450 que você possui atualmente, isso não será possível e é um desperdício ter uma CPU top, que funciona com tal tecnologia, e não poder usufruir dela por limitações da placa-mãe...

Falouws :cool:
 
ué alguma vez já foi diferente disso? haha eu peguei o 5900x no lançamento e em todos os drivers de chipset jamais mudou o plano de energia dele
No meu PC anterior os planos de energia ficavam todos com o nome AMD Ryzen. Por isso estranhei.
 
Mesmo que qualquer uma das duas suportasse adequadamente o 5800X3D (provavelmente a de 10 fases daria conta), eu venderia as duas placas e pegaria uma B550 só pra ter suporte ao PCI-E Gen 4, seja no slot PCI-E, seja nos slot M.2 principal. Com qualquer uma das B450 que você possui atualmente, isso não será possível e é um desperdício ter uma CPU top, que funciona com tal tecnologia, e não poder usufruir dela por limitações da placa-mãe...

Falouws :cool:

A conta só aumenta...
Acabei pegando agora uma MSI B550-A PRO...

A questão nem é o PCI-E Gen4, tava mais preocupado com os VRMs mesmo.
 
interessante, no meu nunca ficou assim, notou se nesse plano mudava algo? menor consumo? boost clock e consumo máximo não entrando em qualquer bosta tipo abrir word e etc?
Neste PC novo sinceramente ainda não testei muita coisa pra poder te dizer. Fora que este é um processador diferente e mais novo. Eu tinha um 3600 e agora estou com um 5600.
 
chegou meu 5700x3d hoje e ja instalei, mexi em nada na bios de curve optimzer e porra nenhuma, dando load no cs2 bateu 72 graus, mas sempre fica em torno de 65 jogando.
Simplesmente o fps fica sempre acima de 350, se comparado com meu 3600 que batia 120 a 180
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Só não entendi qual foi que minha vga simplesmente ganhou 3 graus a mais quando instalei ele, talvez esteja processando mais coisas que com o 3600 não acontecia, lembro que em stress com o 3600 a vga batia 65/81, agora com o 5700x3d está pegando 68/83

Tem bios nova? Ou ele funcionou de boas com a ultima bios?
Tou querendo pegar o 5700x3D, mas estou com medo que a MSI b450 gaming plus, não suporte...
 
Pessoal, agora estou com uma dúvida.

Comprei um 5800X3D, iria usar com a B450M Steel Legend, mas vi que só tem 4+2 fases...
O quão ruim isso seria? Aguenta tranquilo? Sei que precisa de um pouco de ventilação para resfriar os VRMs.

Estou atualmente testando o PC numa Asrock B450M/ac R2.0 (veio de brinde com a CPU, comprei nos EUA). E essa tem 10 fases apesar de ser mais simples. Estou usando em stock, não mexi nada na bios, só rodei um 3dmark, abri uns jogos, mas não testei direito ainda por muito tempo.

Será que mantenho mesmo a Steel Legend, ou vendo as 2 mobos e compro uma melhor?
Aguenta tranquilo. Eu e uma galera aqui do fórum usamos, bem de boa.
 
chegou meu 5700x3d hoje e ja instalei, mexi em nada na bios de curve optimzer e porra nenhuma, dando load no cs2 bateu 72 graus, mas sempre fica em torno de 65 jogando.
Simplesmente o fps fica sempre acima de 350, se comparado com meu 3600 que batia 120 a 180
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Só não entendi qual foi que minha vga simplesmente ganhou 3 graus a mais quando instalei ele, talvez esteja processando mais coisas que com o 3600 não acontecia, lembro que em stress com o 3600 a vga batia 65/81, agora com o 5700x3d está pegando 68/83
certamente o 3600 limitava um pouco a gpu, agora com o 5700x3d é 100% o tempo todo
 
galera q mexe com ryzen master da uma ajuda ai

tem como fazer undervolt e deixar o processador em stock e subir somente quando for jogar? aqui quando faço ele fica toda vida em 4.6ghz, queria saber se tem como deixar ele em stock a 3.6ghz navegando normal e só subir quando for jogar

meu processador é um 5600x
 
galera q mexe com ryzen master da uma ajuda ai

tem como fazer undervolt e deixar o processador em stock e subir somente quando for jogar? aqui quando faço ele fica toda vida em 4.6ghz, queria saber se tem como deixar ele em stock a 3.6ghz navegando normal e só subir quando for jogar
recomendo usar o PBO 2 e curve optimizer direto na bios, assim vai conseguir fazer o que quer.
 
recomendo usar o PBO 2 e curve optimizer direto na bios, assim vai conseguir fazer o que quer.

sou noob com over ai mexo no ryzen master kkkkk
 
Pessoal, mais de 1 ano desde que meu PC misteriosamente parou de funcionar do nada (liga e não dá vídeo) eu tô pensando novamente em ressuscitar ele, aproveitando que as placas-mãe em geral ficaram mais baratas.
Tô chutando que pode ser a placa-mãe porque é a peça mais velha e ultrapassada que tem no PC. Tá comigo desde que voltei a usar AMD em 2018. Já testei memória, slots, desmontei, remontei, testei fonte, troquei bateria da pl-mãe. Não testei processador porque não tenho outro pra colocar. A VGA eu coloquei uma xingling que tenho aqui e também não deu vídeo. E a 3060Ti era relativamente nova.

Então tô chutando a placa-mãe, até porque é a peça menos cara pra comprar uma nova. Se não for ela, paciência...

Dito isso, qual a plaquinha simples custo-benefício que o pessoal tem usado atualmente?
É importante que já venha com suporte ao Ryzen 5600x porque não tenho como atualizar a bios.
 
Pessoal, mais de 1 ano desde que meu PC misteriosamente parou de funcionar do nada (liga e não dá vídeo) eu tô pensando novamente em ressuscitar ele, aproveitando que as placas-mãe em geral ficaram mais baratas.
Tô chutando que pode ser a placa-mãe porque é a peça mais velha e ultrapassada que tem no PC. Tá comigo desde que voltei a usar AMD em 2018. Já testei memória, slots, desmontei, remontei, testei fonte, troquei bateria da pl-mãe. Não testei processador porque não tenho outro pra colocar. A VGA eu coloquei uma xingling que tenho aqui e também não deu vídeo. E a 3060Ti era relativamente nova.

Então tô chutando a placa-mãe, até porque é a peça menos cara pra comprar uma nova. Se não for ela, paciência...

Dito isso, qual a plaquinha simples custo-benefício que o pessoal tem usado atualmente?
É importante que já venha com suporte ao Ryzen 5600x porque não tenho como atualizar a bios.

Até R$ 1000, acredito que não terá opção melhor que a MSI B550M Pro-VHD WIFI.

Falouws :cool:
 
Até R$ 1000, acredito que não terá opção melhor que a MSI B550M Pro-VHD WIFI.

Falouws :cool:

Ah, não tava pensando em tudo isso não.
Tava pensando em algo mais simples tipo essa aqui, só pra funcionar mesmo:

Tirando placa de vídeo (mais pra frente se eu voltar a jogar algo) e memória (bem mais pra frente) eu não pretendo fazer nenhum upgrade tão cedo.
 
Aguem conhece essa loja?


Comprei um Ryzen 7900 lá mês passado, e uma RTX 4070 ano passado.
Tudo ok.
 
Ah, não tava pensando em tudo isso não.
Tava pensando em algo mais simples tipo essa aqui, só pra funcionar mesmo:

Tirando placa de vídeo (mais pra frente se eu voltar a jogar algo) e memória (bem mais pra frente) eu não pretendo fazer nenhum upgrade tão cedo.

Eu particularmente não tive uma boa experiência com placas da Biostar, então tenho dificuldade em recomendá-las, porém você não vai encontrar nenhuma placa B550 por preço similar a esse. Se de fato você não abre mão do suporte ao PCI-E Gen 4, vá nela, caso contrário, pegaria essa MSI, que apesar de ser B450, ao menos tem 3 anos de garantia no BR. Ou então essa Asrock aqui caso a grana esteja curta e você deseje parcelar.

Falouws :cool:
 
Ah, não tava pensando em tudo isso não.
Tava pensando em algo mais simples tipo essa aqui, só pra funcionar mesmo:

Tirando placa de vídeo (mais pra frente se eu voltar a jogar algo) e memória (bem mais pra frente) eu não pretendo fazer nenhum upgrade tão cedo.
Tem a placa mãe asus tuf gaming a520m plus ii , pessoal tem falado muito bem dela e está com excelente preço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu particularmente não tive uma boa experiência com placas da Biostar, então tenho dificuldade em recomendá-las, porém você não vai encontrar nenhuma placa B550 por preço similar a esse. Se de fato você não abre mão do suporte ao PCI-E Gen 4, vá nela, caso contrário, pegaria essa MSI, que apesar de ser B450, ao menos tem 3 anos de garantia no BR. Ou então essa Asrock aqui caso a grana esteja curta e você deseje parcelar.

Falouws :cool:
Infelizmente essas placas da Biostar são muito ruins...
 
Última edição:
Eu particularmente não tive uma boa experiência com placas da Biostar, então tenho dificuldade em recomendá-las, porém você não vai encontrar nenhuma placa B550 por preço similar a esse. Se de fato você não abre mão do suporte ao PCI-E Gen 4, vá nela, caso contrário, pegaria essa MSI, que apesar de ser B450, ao menos tem 3 anos de garantia no BR. Ou então essa Asrock aqui caso a grana esteja curta e você deseje parcelar.

Falouws :cool:

PCI 4.0 eu não vejo muita utilidade no momento. Vi uns testes de uma 4090 e até de uns SSDs e a diferença do 4.0 pro 3.0 é ridícula. Acho que quando fizer diferença já estará na hora de trocar de plataforma. Então desencanei.

Essas outras 2 que vc citou (inclusive a da Asrock é quase igual a que já possuo) são boas, mas não sei se já viriam com suporte ao Ryzen 5600x.
Confesso que fiquei tentado nessa Asus Tuf A520, que apesar do chipset de entrada me pareceu ser uma placa mais parrudinha junto com essa papagaiada gaymer.

Tem a placa mãe asus tuf gaming a520m plus ii , pessoal tem falado muito bem dela e está com excelente preço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Infelizmente essas placas da Biostar são muito ruins...

Excelente preço não sei por se tratar de uma A520 com presepada gaymer... Mas a placa me passou uma boa impressão apesar do chipset de entrada. Tá um pouco acima de outras A520, mas nada absurdo, fora que parece que já vem com bios pro 5600x, o que na atual situação é o principal pra mim.

O único ruim é que se não funcionar eu não vou saber se é pela bios ou se é pelo problema do PC ser outra coisa. Mas enfim, acho que vou tentar essa placa.
 
PCI 4.0 eu não vejo muita utilidade no momento. Vi uns testes de uma 4090 e até de uns SSDs e a diferença do 4.0 pro 3.0 é ridícula. Acho que quando fizer diferença já estará na hora de trocar de plataforma. Então desencanei.

Essas outras 2 que vc citou (inclusive a da Asrock é quase igual a que já possuo) são boas, mas não sei se já viriam com suporte ao Ryzen 5600x.
Confesso que fiquei tentado nessa Asus Tuf A520, que apesar do chipset de entrada me pareceu ser uma placa mais parrudinha junto com essa papagaiada gaymer.



Excelente preço não sei por se tratar de uma A520 com presepada gaymer... Mas a placa me passou uma boa impressão apesar do chipset de entrada. Tá um pouco acima de outras A520, mas nada absurdo, fora que parece que já vem com bios pro 5600x, o que na atual situação é o principal pra mim.

O único ruim é que se não funcionar eu não vou saber se é pela bios ou se é pelo problema do PC ser outra coisa. Mas enfim, acho que vou tentar essa placa.

A perda de performance para GPUs potentes do 3 pro 4.0 não é realmente expressiva, mas quando o assunto é SSD o bicho muda completamente de figura. Eu tenho 3 KC3000 2TB, que são capazes de trabalhar a 7000/7000 e, quando alterei na BIOS para que o mesmo usasse Gen 3 ao invés do Gen 4, a performance caiu substancialmente, inclusive na leitura e gravação 4K. Claro que tem SSDs com diferentes velocidades, mesmo aqueles que já suportam Gen 4, mas nos modelos topo de linha pode ter certeza que o impacto é bem maior.

Sim, já vem com suporte. Eu comprei essa Asrock que citei para montar o PC de um amigo e ela já vem com BIOS 7.40, sendo que o suporte aos Ryzen 5000 vieram com a BIOS 4.10. Agora eu particularmente iria de Asus TUF Gaming B450M-Plus II ou Gigabyte B550M DS3H por causa do suporte ao Gen 4 no slot M.2 primário.

Falouws :cool:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo