[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Apesar de uma boa notícia só mostra o quão rushado a AMD lança seus hardwares: Essa informação deixa claro que eram apenas afinamento no BIOS, comunicação do AGESA com o IMC, e não que o IMC da AMD é ruim... SOFTWARE, o calcanhar de Aquiles da AMD, SOFTWARE :V

Quanto à Intel, com o refresh do Raptor provavelmente veremos 8000 estáveis lá também, mas ao menos com a AMD isso virá sem precisar trocar de processador :3
percebi isso ao mexer na impedância das memórias conseguindo estabilizar melhor clock com latência menor. Mas tem muito o que melhorar no fw porque o processador fica numa configuração bem louca por padrão, gastando muito e sendo menos eficiente. Com alguns ajustes já consigo bater 170W em 5.4GHz e estabilizar o BCLK em 100.50MHz, um leve OC para subir um tiquinho nas memórias tb. Detalhe que não preciso do padrão de 1.4V para atingir bom desempenho, agora faço menos de 1.250V no automático e com o AI OC ativo
Eles deixaram uma configuração assim, por padrão, no estilo vai com tudo, mas se a refrigeração não der conta, tentam turbinar a ventoinha antes de pisar no freio, daí o bixo fica quente demais. E está sendo assim: melhor refrigeração, menor tensão e clock mais alto por mais tempo.
Existem um modo que agiliza a queda no clock mudando de auto para '0' (zero) e isso faz muita diferença, porque uma refrigeração top para esses processadores significa contato mais direto com WC de 360mm ou muito mais. Sem WC, os clocks precisam cair mais depressa e o mínimo de refrigeração em Air Cooler é torre dupla, pode esquecer modelos baratos a menos que seja transitório, como foi meu Hyper T4 incrivelmente full compatível com AM5, ainda que tenha na caixa até o AM3, no máximo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Caches são um ponto forte da AMD então fico tranquilo quanto a isto, nem parece a Empresa que fez Bulldozer(cujo caches ferravam o bichinho).
eu acho que o problema nesse caso foi a tentativa de aumentar demais o clock ao compartilhar unidades e, se no papel chegaria a compensar a perda de performance com mais clock, na prática o calor gerado aumentando a resistência dos materiais provou a hipótese de clock infinito falha. Também poderia dar certo se houvesse um sistema capaz de gerenciar melhor esse compartilhamento e a arquitetura viesse com um espaçamento maior entre os transístores, tornado o chip maior
 
Última edição:
Apesar de uma boa notícia só mostra o quão rushado a AMD lança seus hardwares: Essa informação deixa claro que eram apenas afinamento no BIOS, comunicação do AGESA com o IMC, e não que o IMC da AMD é ruim... SOFTWARE, o calcanhar de Aquiles da AMD, SOFTWARE :V

Quanto à Intel, com o refresh do Raptor provavelmente veremos 8000 estáveis lá também, mas ao menos com a AMD isso virá sem precisar trocar de processador :3
Amigo vc tá meio desinformado, já tem 13900k com 8800CL36 estável 24/7 em Asus Apex Z790, não tem que trocar processador nenhum. E com o 14900k provavelmente veremos acima de 9000Mhz.
 
Amigo vc tá meio desinformado, já tem 13900k com 8800CL36 estável 24/7 em Asus Apex Z790, não tem que trocar processador nenhum. E com o 14900k provavelmente veremos acima de 9000Mhz.
8800 estável só em 1 placa-mãe? Que ainda custa + de 6k de reais..... Enquanto isso nos testes iniciais, pessoal conseguindo 8000 estável em placa de entrada lol.....
Só estou imaginando pessoal com 7700x para cima com placa de entrada e memórias lá na casa dos 8000mhz+.
Enquanto isso na Intel, você precisa de um 13900k + placa de 6k para conseguir um 8800 estável....
 
8800 estável só em 1 placa-mãe? Que ainda custa + de 6k de reais..... Enquanto isso nos testes iniciais, pessoal conseguindo 8000 estável em placa de entrada lol.....
Não, a maioria das placas-mãe pra não dizer todas com 2 DIMM slot fazem 8000Mhz+ estável tranquilamente, as 4 DIMM costumam parar em 7600Mhz por aí, e uma Asus Apex Z790 custa o mesmo preço de uma Asus Hero Z790, ao menos quando olhei ambas estavam 4999 reais aqui no BR, mas a Apex é raríssimo de aparecer a venda nas lojas, ela é bem escassa até no exterior. Mas tem Aorus Tachyon, EVGA Dark (F EVGA), MSI Z790i Edge (essa é baratinha e faz OC quase igual Apex), etc.

E outra, uma coisa é usar RAM no XMP e outra coisa é afinar todos timings, resultando em muito mais performance.

Agora a respeito desse OC novo de RAM nos Ryzen 7000:

Curisoso pra ver se o IMC fica em modo igual se usava antes, mantendo a mesma relação com o IF em 6000-6400Mhz, pq se ficar isso vai ser um salto absurdo de performance, agora se 8000Mhz na RAM equivaler a ''relaxar'' o modo do IMC/IF, provavelmente não vai mudar quase nada em performance, talvez até piorar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

8800 estável só em 1 placa-mãe? Que ainda custa + de 6k de reais..... Enquanto isso nos testes iniciais, pessoal conseguindo 8000 estável em placa de entrada lol.....
Só estou imaginando pessoal com 7700x para cima com placa de entrada e memórias lá na casa dos 8000mhz+.
Enquanto isso na Intel, você precisa de um 13900k + placa de 6k para conseguir um 8800 estável....
Ou um 13900k e placa-mãe DDR4 baratinha com as velhas Samsung B-Die com OC que ganha de Ryzen 3D em vários jogos ;)

Conforme falei, se esse aumento no clock manter a relação com o IF, o salto de desempenho é pra ser absurdo, se afrouxar significa que provavelmente não vai mudar nada, talvez até piorar, algo parecido com o que acontece hj nos Intel em DDR4 modo Gear 1 e Gear 2. Curioso pra ver os benchmarks.
 
Última edição:
a controladora dos Ryzen 7000 tem potencial para ARREGAÇAR as DDR5, o problema é ajustar isso como usuário comum, não dá se tem um ajuste no meio que somente o fabricante tem acesso para corrigir ou aperfeiçoar. Com meu ajuste mea boca na impedância, já arroxei aqui uma que é apenas XMP
 
Última edição:
Apesar de uma boa notícia só mostra o quão rushado a AMD lança seus hardwares: Essa informação deixa claro que eram apenas afinamento no BIOS, comunicação do AGESA com o IMC, e não que o IMC da AMD é ruim... SOFTWARE, o calcanhar de Aquiles da AMD, SOFTWARE :V

Quanto à Intel, com o refresh do Raptor provavelmente veremos 8000 estáveis lá também, mas ao menos com a AMD isso virá sem precisar trocar de processador :3
Curioso pra saber se isso vai trazer melhoras em configs de 128/192gb. Até o momento essas configs ficam com clocks super meia boca tanto na intel quanto amd.
 
Bergamo fazendo a Festa, peitando os ARM em Eficiência no Cenário mais Favorável a eles.(Computação a Nuvem)
QSMlFIe.jpg
 
Bergamo fazendo a Festa, peitando os ARM em Eficiência no Cenário mais Favorável a eles.(Computação a Nuvem)
QSMlFIe.jpg
Tbf, comparar os Epycs atuais com os Ampere que ainda não tiveram nenhum lançamento novo é meio injusto. Mas sim, esse bergamo estão absurdos.
 
Tbf, comparar os Epycs atuais com os Ampere que ainda não tiveram nenhum lançamento novo é meio injusto. Mas sim, esse bergamo estão absurdos.
É o que tem pra hoje tho, Os Ampere one que anunciaram esse ano ainda não lançaram. Acho que uma Comparação melhor seria com o Grace da Nvidia e o novo Graviton da Amazon mas esses dai terão que lançar ainda então...
Sairam Reviews do Genoa-X também e como Esperado outro Massacre
CEmtNNu.png
 
É o que tem pra hoje tho, Os Ampere one que anunciaram esse ano ainda não lançaram. Acho que uma Comparação melhor seria com o Grace da Nvidia e o novo Graviton da Amazon mas esses dai terão que lançar ainda então...
Sairam Reviews do Genoa-X também e como Esperado outro Massacre
CEmtNNu.png
Pouquíssimos cenários onde os Xeon MAX fazem sentido, a intel tá lascada pelas próximas duas gerações...
 
Pouquíssimos cenários onde os Xeon MAX fazem sentido, a intel tá lascada pelas próximas duas gerações...
Já estão lascados desde 2018 quando os Rome lançaram, uns 2-3 anos a mais não faz tanta diferença nesse ponto, eles já rodam o Setor de Servidores com margens a 0% msm.
No de GPU datacenter tão na mesma Situação só vão conseguir fazer uma APU igual a Nvidia com Grace-Hopper e a AMD com MI300 em 2026 :limo:
 
Amigo vc tá meio desinformado, já tem 13900k com 8800CL36 estável 24/7 em Asus Apex Z790, não tem que trocar processador nenhum. E com o 14900k provavelmente veremos acima de 9000Mhz.
Quando um 13700K fizer 8000MHz estável em uma B760 ai podemos comparar, que foi o feito pelo Buildzoid nesse novo AGESA (7900X + B650 daisy chain), algo que o próprio diz não conseguir estável na plataforma Intel dele, em vários testes. Agora se formos colocar apenas o melhor processador na melhor placa, realmente, tem um monte de gente funcionando 8000+




Agora o que importa, para ambas, é saber se nessa velocidade toda teremos um retorno em desempenho prático ou é apenas um número (como você bem disse, em um modo "relaxado" do IMC). Como para a Intel já sei a resposta (alguns dizem que de 7600 para 8000 não fez diferença prática, apenas teórica) fico no aguardo de benchmarks para saber como vai proceder nos Ryzens.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Keiji Kawamori na MSI X670E Ace esse novo AGESA fez uma Hynx A-die rodar a 8200:

 
Última edição:
Quando um 13700K fizer 8000MHz estável em uma B760 ai podemos comparar, que foi o feito pelo Buildzoid nesse novo AGESA (7900X + B650 daisy chain), algo que o próprio diz não conseguir estável na plataforma Intel dele, em vários testes. Agora se formos colocar apenas o melhor processador na melhor placa, realmente, tem um monte de gente funcionando 8000+




Agora o que importa, para ambas, é saber se nessa velocidade toda teremos um retorno em desempenho prático ou é apenas um número (como você bem disse, em um modo "relaxado" do IMC). Como para a Intel já sei a resposta (alguns dizem que de 7600 para 8000 não fez diferença prática, apenas teórica) fico no aguardo de benchmarks para saber como vai proceder nos Ryzens.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Keiji Kawamori na MSI X670E Ace esse novo AGESA fez uma Hynx A-die rodar a 8200:


Mas não tô questionando isso, tô questionando vc ter falado que ''veremos 8000Mhz nos 14900k'' quando já é realidade 8600-8800Mhz nos 13900k faz muito tempo. Se vc der uma passadinha no OCnet vai encontrar vários acima de 8000Mhz lá, tem usuário aqui no fórum que usa DDR5 8000Mhz tbm. No 14900k veremos acima de 9000Mhz muito provavelmente, e falo isso pra uso diário 24/7 e nada de LN2. E o fato do Bulldzoid não conseguir não quer dizer nada, muita gente consegue com certa facilidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E a diferença de 7600 pra 8000 pra 8200 pra 8400 e etc existe, é só saber como procurar, lhe digo: rodando benchmark de jogo em 1080p no low com uma 4090 ou benchmark específico de memória, como Aida64, etc. Agora pra 4k? Whatever. Claro que vc vai encontar uns jogos extremamente CPU/RAM bound como Hogwarts Legacy, Star Wars Jedi Survivor e o próprio TLOU Part 1, que vc vai ver diferença mesmo em 4k com uma 4090.
 
até 6400MTs seria 1:1, se vai ser acima disso, eu acho meio difícil para AMD e Intel agora
 
Quem diria que a tecnologia FineWine™ da AMD realmente existe, mas não nas GPUs e sim nas CPUs haha.
 
Quem diria que a tecnologia FineWine™ da AMD realmente existe, mas não nas GPUs e sim nas CPUs haha.
Seria isso a prova de que a AMD lança seus hardware de/na ressaca? Só depois quando fica sóbria que corrige/refina? Who knows xD

---
Um APU AMD Ryzen 8050 Zen5 “Strix Point” de 12 núcleos dá as caras

Os rumores apontam que esse sucessor do Phoenix (7050) utilizará um híbrido de Zen5 com Zen5c, mas ninguém sabe ao certo se virá como 8C+4c ou 4C+8c, a única certeza é que a iGPU aumentará de 12 para 16 núcleos (finalmente teremos um progresso aqui, mesmo que apenas aumentando núcleos ao invés de melhorar o que temos), então será uma APU bem interessante, ainda mais se desembarcar no desktop (sabe-se lá quando).
 
Seria isso a prova de que a AMD lança seus hardware de/na ressaca? Só depois quando fica sóbria que corrige/refina? Who knows xD

---
Um APU AMD Ryzen 8050 Zen5 “Strix Point” de 12 núcleos dá as caras

Os rumores apontam que esse sucessor do Phoenix (7050) utilizará um híbrido de Zen5 com Zen5c, mas ninguém sabe ao certo se virá como 8C+4c ou 4C+8c, a única certeza é que a iGPU aumentará de 12 para 16 núcleos (finalmente teremos um progresso aqui, mesmo que apenas aumentando núcleos ao invés de melhorar o que temos), então será uma APU bem interessante, ainda mais se desembarcar no desktop (sabe-se lá quando).
quero redução no consumo, é isso que importa e não insanos 6GHz fritando 300w ou muito mais pra nada.

seria interessante comparar o bench CPU-Z com consumo obtido em +/- 150w e +/- 200w, sem ultrapassar demais esses valores. Acima de 200w só teria sentido se a performance escala, no mínimo, linearmente.
 
Seria isso a prova de que a AMD lança seus hardware de/na ressaca? Só depois quando fica sóbria que corrige/refina? Who knows xD

---
Um APU AMD Ryzen 8050 Zen5 “Strix Point” de 12 núcleos dá as caras

Os rumores apontam que esse sucessor do Phoenix (7050) utilizará um híbrido de Zen5 com Zen5c, mas ninguém sabe ao certo se virá como 8C+4c ou 4C+8c, a única certeza é que a iGPU aumentará de 12 para 16 núcleos (finalmente teremos um progresso aqui, mesmo que apenas aumentando núcleos ao invés de melhorar o que temos), então será uma APU bem interessante, ainda mais se desembarcar no desktop (sabe-se lá quando).
Bem provavel que seja 4C+8c, se fizessem o oposto meio que os 4 zenc cores se tornariam inuteis.
 
para quem quiser comparar nesse teste rápido do CPUz o consumo e desempenho, tanto na plataforma Intel quanto na AMD:

> Ryzen 9 7950x
  • consumo PPT máximo: 170.39W
  • consumo de energia total da CPU: 175.477W
  • temperatura máxima 77.8°C (maior temperatura, ignorando a média ou valor por núcleo)
  • cooler torre dupla com pasta térmica de metal líquido
  • tensão máxima 1.265v (mas registrei 1.285v após o teste)
Overclock automático ativado e limitado a 5.477MHz, ECO MODE ativado no modo 170/105W, hysteresis em 0 (zero), Algorithm 1, 2 e 3 em temperatura, corrente e tensão ativos nos seus alvos e em modo auto



detalhe relevante: E sobre o CPUz, ele é um teste fechado como é o Winrar, não dá para saber o quanto reflete nesse ou naquele outro aplicativo e a única coisa que sei foi a mudança que fizeram no CPUz quando os Bulldozer FX começaram a ganhar dos Core-i, depois não fizeram muita atualização e eu acho que não focaram em algo sem viés, como C++/LLVM. Então, dá para comparar Zen com Zen e Core-i com Core-i, porque são arquiteturas iguais ou ao menos muito próximas. E ao executar o Multi Thread, o clock ficou em 5.2GHz/5.1GHz quase no meio a meio e 5.447MHz foi de um a dois núcleos já no Single Thread.
 
Última edição:
para quem quiser comparar nesse teste rápido do CPUz o consumo e desempenho, tanto na plataforma Intel quanto na AMD:

> Ryzen 9 7950x
  • consumo PPT máximo: 170.39W
  • consumo de energia total da CPU: 175.477W
  • temperatura máxima 77.8°C (maior temperatura, ignorando a média)
Overclock automático ativado e limitado a 5.477MHz, ECO MODE ativado no modo 170/105W, hysteresis em 0 (zero), Algorithm 1, 2 e 3 em temperatura, corrente e tensão ativos nos seus alvos e em modo auto


Com underclock (padrão é 5.5Ghz, rodando a 5.3Ghz, voltarei a usar 5.5 após o delid):

CPU Package Power máxima = 175W
Temperatura máxima = 77 graus (um núcleo)

G5lYrZk.png
 
Com underclock (padrão é 5.5Ghz, rodando a 5.3Ghz, voltarei a usar 5.5 após o delid):

CPU Package Power máxima = 175W
Temperatura máxima = 77 graus (um núcleo)

G5lYrZk.png
qual o cooler usado? No HWiNFO eu busquei a maior temperatura capturada, não por núcleo porque aí os valores são menores, e o maior valor de consumo (que ao menos diz ser o total). Algumas coisas, como no meu caso da temperatura, o HWiNFO pode não pegar, como até se o vCore máximo foi mesmo 1.265V.
 
qual o cooler usado? No HWiNFO eu busquei a maior temperatura capturada, não por núcleo porque aí os valores são menores, e o maior valor de consumo (que ao menos diz ser o total). Algumas coisas, como no meu caso da temperatura, o HWiNFO pode não pegar, como até se o vCore máximo foi mesmo 1.265V.
Galahad 360mm (defeituoso, esperando vir o novo da garantia) com 3 fans Arctic P12 PST. Surpreso de ver o 13900k rendendo mais no mesmo consumo (até coincidiu os 175W com os seus, mas não foi nada proposital, uso com undervolt/underclock em 5.3Ghz tem um tempo, quando fizer o delid volto ele pra 5.5 e consigo usar o Ring em 4.9Ghz na mesma voltagem), mas eu já sabia que ele ganhava do 7950X em multi e single e nos jogos tbm, eu imagino que vc comprou apenas pelo fato de 4 gerações no mesmo soquete, pois era no passado (não sei hj em dia) uma plataforma mais cara e com pior rendimento em relação ao 13900k mas com o benefício das 4 gerações em uma mesma placa-mãe.
 
Galahad 360mm (defeituoso, esperando vir o novo da garantia) com 3 fans Arctic P12 PST. Surpreso de ver o 13900k rendendo mais no mesmo consumo (até coincidiu os 175W com os seus, mas não foi nada proposital, uso com undervolt/underclock em 5.3Ghz tem um tempo, quando fizer o delid volto ele pra 5.5 e consigo usar o Ring em 4.9Ghz na mesma voltagem), mas eu já sabia que ele ganhava do 7950X em multi e single e nos jogos tbm, eu imagino que vc comprou apenas pelo fato de 4 gerações no mesmo soquete, pois era no passado (não sei hj em dia) uma plataforma mais cara e com pior rendimento em relação ao 13900k mas com o benefício das 4 gerações em uma mesma placa-mãe.
I mean essa é a maior vantagem da AMD tho, só ver quanto o AM4 ainda dura.
O cara pra ter acesso ao Novo core da Intel vai ter que mudar de Placa-Mãe enquanto que no AM5 é so fazer upgrade da Bios.
 
Pessoal o que acham da B650M PG RIPTIDE pro 7800x3D?

Em questão de portas USB, SATA, M2 me atendem... será que vou ter algum ganho real comprando algo além disso (excluindo as placas com clock externo)?


Alguma sugestão de placa? valeu
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo