[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Alguma dica pra baixar a temperatura do 7800x3d em idle? tá batendo 50ºc +/- com um wc de 360mm
Acho que as temps do X3D é isso aí. Aqui também fica em 50ºc em idle com um wc de 420mm. Só desce para uns 47ºc com ar condicionado ligado.
 
Aqui tirei umas fotos da bios , não sei muito onde mudar as coisas, a temp em idle caiu bastante pq estava fazendo 4º aqui ontem.
tem muita coisa na bios que muda o comportamento do processador, tanto para maior performance quanto para menor. Sempre que buscar performance pode haver aumento de temperatura, daí é seu critério avaliar se vale a pena.
apenas a terceira foto tem alguma coisa que pode lhe ajudar, no "Core Performance Boost" você pode desativar, isso reduz o desempenho e a temperatura, por conta do overclock que não vai mais ter.
no PBO, ou seja, "Precision Boost Overdrive" você tem acesso a uma pancada de opções para segurar o consumo, podendo ou não fazer overclock. Então, você pode ativar o ECO MODE nas opções de 65 watts em diante. Na aba superior ADVANCED também tem outras opções, inclusive a do PBO/ECO MODE mais restritivo, que evita o consumo sair demais do que você configura.

por curiosidade, na opção "DRAM Timing Control", quais são as temporizações configuradas nas opções EXPO I e II? Conseguiu manter os 6400MHz? Ah, deu para ver que a sua Controladora de Memória está em 1.424V (MC Volt)
 
tem muita coisa na bios que muda o comportamento do processador, tanto para maior performance quanto para menor. Sempre que buscar performance pode haver aumento de temperatura, daí é seu critério avaliar se vale a pena.
apenas a terceira foto tem alguma coisa que pode lhe ajudar, no "Core Performance Boost" você pode desativar, isso reduz o desempenho e a temperatura, por conta do overclock que não vai mais ter.
no PBO, ou seja, "Precision Boost Overdrive" você tem acesso a uma pancada de opções para segurar o consumo, podendo ou não fazer overclock. Então, você pode ativar o ECO MODE nas opções de 65 watts em diante. Na aba superior ADVANCED também tem outras opções, inclusive a do PBO/ECO MODE mais restritivo, que evita o consumo sair demais do que você configura.

por curiosidade, na opção "DRAM Timing Control", quais são as temporizações configuradas nas opções EXPO I e II? Conseguiu manter os 6400MHz? Ah, deu para ver que a sua Controladora de Memória está em 1.424V (MC Volt)
tá rodando lisinho com os 6400mhz, só tive q por 1 slot de memória no A2 pra reconhecer a primeira vez, depois instalei o segundo e ativei o EXPO I, tem umas duas semanas q tô usando por volta de 5h/dia bem tranquilo, praticamente jogando Apex/r2d2 e Star Wars Jedi:fallen order, nenhum erro/tela azul por enqnt, é perigoso deixar essa MC volt em 1.424v?
Acho que as temps do X3D é isso aí. Aqui também fica em 50ºc em idle com um wc de 420mm. Só desce para uns 47ºc com ar condicionado ligado.
Aqui ele tem uns picos em 50º por alguns segundos sempre q abro um app qualquer kkk
Edit: o consumo está bem baixo, deixei quase tudo no "auto", puxou sozinho quando ativei o EXPO I
 
é perigoso deixar essa MC volt em 1.424v?
não, costuma ser um valor padrão que a Asus configurou para o que chamam de "pior silício", ou seja, somente testando valores menores para ver se fica estável, daí tem que rodar aplicativos de teste e torcer para não dar pane.
 
TPU entrevista vice-presidente da AMD: Ryzen AI, X3D, estratégia futura do Zen 4 e mais

Vou apenas trazer uma resposta resumida de cada pergunta que importe para o tópico, então vamos lá:

P: A família de processadores de desktop Ryzen 7000 começa em $200, deixando a AMD sem nada mais barato para oferecer na plataforma Socket AM5. Existem planos para corrigir isso com modelos de processador mais baratos para competir com o Core i3 de 13ª geração da Intel?
R: Bla bla bla, lançamos as placas A620. As memórias estão caindo bem de preço, e nosso foco agora é lançar processadores para OEMs [Ryzen PRO]. Com o tempo o AM5 terá processadores de entrada como o AM4 teve, e quando todos os astros se alinharem lançaremos processadores mais baratos no AM5.

P: A AMD manteve a contagem de núcleos constante nos últimos anos (desde o "Zen2"). Você não está repetindo o erro da Intel de estagnar em uma certa contagem de núcleos? O "RaptorLake" inclusive alcançou vocês em desempenho de produtividade multi-thread. A corrida de contagem de núcleos já acabou?
R: Balanceamos largura de banda de memória com quantidade de núcleos, e mais núcleos requerem maior largura e o dual-channel nos limita aqui [em 16 núcleos]. Quando a velocidade e/ou tecnologia das memórias subirem/melhorarem, a contagem de núcleos voltará a subir.

P: Atualmente, as CPUs AM5 enviadas vêm com gráficos integrados, o que isso significa para APUs no espaço AM5 e como o "Phoenix" pode trazer uma proposta de valor significativa para o AM5? E se existe público, ele é grande o suficiente para que faça sentido lançar tal produto?
R: Existe público, e tem espaço para esse tipo de linha, e vamos trazer o Phoneix para o desktop AMD. Quando? Quem sabe... lembra da resposta do alinhamento dos astros? Então, tipo isso...

P: Parece que a Phoenix está um pouco atrasada? Você poderia comentar sobre os desafios que está encontrando durante o lançamento?
R: O chip é grande e caro, queremos retorno e por isso o foco é de produtos premium, com preço premium. Como são poucos os AIBs que trabalham conosco em tais tipos de produtos, vai demorar até essses chips chegarem nos demais notebooks [e mais ainda no desktop].

P: O que você acha das arquiteturas de CPU híbridas? Faz sentido trazer o núcleo do Zen 4c para o desktop?
R: A forma heterogênea da Intel é péssima (ISA distintas, IPC distintos), e portanto a nossa será diferente, mas para mim não tem necessidade esse tipo de arquitetura no desktop. Não é que não lançaremos, mas sim que a prioridade para esse tipo de arquitetura é onde consumo importa (notebooks e dispositivos móveis), e não onde consumo não importa (desktop).

P: Alguma opinião sobre a proposta X86-S da Intel que se concentra em 64 bits e se livra de muitos recursos legados, para que os núcleos possam ser simplificados e usar menos área de silício ao mesmo tempo?
R: Sim. Boa proposta, mas de implementação complicada. Quando os S.O. fizerem a parte deles, iremos aderir, simples assim.

Tiveram mais perguntas boas, mas todas com respostas onde apenas é dito enrolação e nada de útil, então nem trouxe para cá (claro que quem quiser ler pode ir no link e ver respostas padrão).
 
Acho que as temps do X3D é isso aí. Aqui também fica em 50ºc em idle com um wc de 420mm. Só desce para uns 47ºc com ar condicionado ligado.

Caramba, tudo isso em idle? Vou usar o meu com um WC de 360mm NZXT. Vai ficar uns 57° pelo jeito. Em game ta batendo quanto aí?
 
Caramba, tudo isso em idle? Vou usar o meu com um WC de 360mm NZXT. Vai ficar uns 57° pelo jeito. Em game ta batendo quanto aí?
Em game fica em torno de 60~66ºc. Mas têm aqueles pulos doidos que vai até 77~78ºc, mas as vezes da um pico de 81ºc e desce para o patamar de 60~66ºc.
Agora tá em 47ºc em iddle, sem ar condicionado ligado.... :hmm:
 
Ryzen é assim mesmo

Aquele programa da AMD Ryzen Master é muito bom para programar a CPU para games/tarefas pesadas e para idle
 
Não, são bem distantes uma da outra:
- 5700G = 8CU (512 FP32) GCN (Vega5), 2GHz e 2TFlops
- iGPU de qualquer Ryzen 7000(X) = 2CU (128 FP32) RDNA2 (Navi24) , 2.2GHz e 0.5TFlops

Se for usar pensando em decodificar videos e uso comum, a placa de vídeo dos Ryzens AM5 são competentes e bem melhores que a dos Ryzen AM4, mas se for pensando em jogos tem nem como comparar, o 5700G dá uma surra mesmo sendo uma arquitetura mais antiga e com clock menor (também, são 4x mais núcleos a seu favor). Como o pessoal costuma dizer, a iGPU dos Ryzen 7000 são para dar vídeo e nada mais.

Aqui uma comparação mais direta de iGPUs, 5600G vs 7600X:

Tendi, é isso mesmo que eu quero, um processador com graficos integrados q possa suportar uma GPU no futuro.

Mas eu ainda não entendi bem esse negocio de gargalo, se eu colocar uma 4080 com o 5700G e usar essa mesma gpu com o R9 7900, ambos vão ter gargalos diferentes, qual parte do processador define o tamanho do gargalo entre a gpu? O clock, quantidade de cores ou velocidade das memorias ram?
 
Tendi, é isso mesmo que eu quero, um processador com graficos integrados q possa suportar uma GPU no futuro.

Mas eu ainda não entendi bem esse negocio de gargalo, se eu colocar uma 4080 com o 5700G e usar essa mesma gpu com o R9 7900, ambos vão ter gargalos diferentes, qual parte do processador define o tamanho do gargalo entre a gpu? O clock, quantidade de cores ou velocidade das memorias ram?
5700g tem menos cachê que é fundamental em alguns jogos.
Eu sugiro vc ponderar entre o 7600x e um Intel 13600k. Se tiver um pouco mais de $$ o 7700x ou 13700k
 
Mas eu ainda não entendi bem esse negocio de gargalo, se eu colocar uma 4080 com o 5700G e usar essa mesma gpu com o R9 7900, ambos vão ter gargalos diferentes, qual parte do processador define o tamanho do gargalo entre a gpu? O clock, quantidade de cores ou velocidade das memorias ram?
Quase tudo vai/pode influenciar, o cache, o clock, o tuning das memórias ram, a resolução, o jogo em questão, por isso é uma questão bem complicada e não acho que dá pra analisar só como "X tem gargalo e Y não tem gargalo"

Povo tem paranoia com essas coisas mas eu diria que pouco importa se tá tendo algum gargalo na maioria das situações, na minha opinião é só evitar fazer combinações bizarras tipo 4090 + Ryzen 1600 (ou equivalentes iguais/mais antigos) pra jogar em 1080p ou 13900k/7800x3D com uma gtx 1060 esperando jogar em 1440p/4k

Um setup equilibrado/CxB vai/pode ter gargalo maior mas não quer dizer que vale a pena gastar milhares de reais a mais pra tentar reduzir isso se muitas vezes a performance já atende com folga, se for pra ser chato então mesmo com uma 4090 + 7800x3D/13900k e memórias tunadíssimas o gargalo continua existindo, ainda que na prática não tenha como reduzir até lançar hardware novo, mas é doido ver o povo montando PC com 5800x3D/7700/13600k/13700k e afins e em depressão porque "ah o gargalo" como se fosse um hardware fraco quando na verdade tá perto do melhor que existe atualmente

Negócio é ver o orçamento, as expectativas de cada um, quanto precisa de performance pra cada um ficar satisfeito etc porque isso é subjetivo, em 1080p é uma coisa, 1440p é outra, 4k é outra, aí 1440p com RT sem DLSS é uma coisa, 1440p com RT com DLSS é outra e por aí vai, fora a variação de jogo pra jogo é uma infinidade de cenários que cada um julga de acordo com opinião pessoal então acho que ao invés de ficar pensando quanto vai ter de gargalo o ideal é ver o orçamento, resolução que vai usar, framerate mínimo que quer manter, se se importa de usar DLSS, se faz questão de usar RT e tudo Ultra sempre etc porque na hora de montar um PC, se for bem montado a melhor config possível já tende a ser basicamente a config com menor gargalo automaticamente
 
Última edição:
Em game fica em torno de 60~66ºc. Mas têm aqueles pulos doidos que vai até 77~78ºc, mas as vezes da um pico de 81ºc e desce para o patamar de 60~66ºc.
Agora tá em 47ºc em iddle, sem ar condicionado ligado.... :hmm:

Entendi, o seu tá com algum config pra ser assim mais quente ou esse é o padrão dele mesmo? Não tenho muita noção de temp em AMD, pois tô saindo de um i5 9600K pro 7800X3D. Vou jogar em QHD. Se for assim por padrão aqui em casa que é sem ar condicionado vai bater a temp máxima fácil kkkk
 
Entendi, o seu tá com algum config pra ser assim mais quente ou esse é o padrão dele mesmo? Não tenho muita noção de temp em AMD, pois tô saindo de um i5 9600K pro 7800X3D. Vou jogar em QHD. Se for assim por padrão aqui em casa que é sem ar condicionado vai bater a temp máxima fácil kkkk
Ainda não mexi em over nele, tá no padrão mesmo. Eu vim do 5900x e a temp dele em idle era 40ºc se não me engano. Na primeira semana achei ele quente, mas vendo os relatos, parece que a temp padrão dos X3D mesmo.
Um dia se a preguiça deixar eu tento dar uma melhorada nas temps dele. Mas é capaz de eu comprar a linha 80XX e nem mexer nisso. :bwahaha:
 
consegui baixar um pouco alguns timings com ajuste na impedância. No geral, se refinar na impedância, é possível não ter de subir demais as tensões e é bom deixar essas tensões de memória sendo gerenciadas em separado, individualmente.
Controladora de Memória (MC) em 1.300V no BIOS.

 
Em game fica em torno de 60~66ºc. Mas têm aqueles pulos doidos que vai até 77~78ºc, mas as vezes da um pico de 81ºc e desce para o patamar de 60~66ºc.
Agora tá em 47ºc em iddle, sem ar condicionado ligado.... :hmm:
Faz um delid, vou fazer no meu em breve ;)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

consegui baixar um pouco alguns timings com ajuste na impedância. No geral, se refinar na impedância, é possível não ter de subir demais as tensões e é bom deixar essas tensões de memória sendo gerenciadas em separado, individualmente.
Controladora de Memória (MC) em 1.300V no BIOS.


Vc tá mexendo só nos primários? Secundários e terciários da pra apertar muito ainda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom pessoal, o Galahad 360MM novo chegou da garantia, 10 dias uteis, ponto MUITO positivo pra Lian Li, não instalei ainda, peguei ele agora e estou trabalhando/preguiça sobrenatural.
Devo instalar até domingo, mas antes disso, quais testes vocês acham que eu devo fazer antes e depois pra ver se o problema era de fato o WC?

Overclock? CO? TImming das memórias? Time spy? Jogos?

Whats-App-Image-2023-07-13-at-15-03-11.jpg
Boa sorte amigo, tbm uso Galahad 360mm e estou na espera do terceiro WC da garantia, tive o mesmo problema da minha primeira unidade, mesmo no suposto lote de S/N que corrige, agora vão me enviar um terceiro. Bomba barulhenta, barulho de água pressurizada as vezes, como se tivesse sujeira/entupido, parece uma mistura de grão de areia correndo as vezes e faz esse barulho constantemente.
 
Última edição:
Vc tá mexendo só nos primários? Secundários e terciários da pra apertar muito ainda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
em ambos, não sei qual ainda dê para baixar, demorei o dia todo testando e isolando o problema e algumas temporizações são relevantes apenas para testes sem refletir a realidade prática, além de deixar ainda mais instável.

Pessoal LE500 segura o 7800x3D?

Também estava pensando no Forza 135, o que acham desses 2?

Valeu
para o seu caso eu optaria por um water de marca que tenha boa relação de suporte, como Corsair ou Cooler Master, se o pessoal puder opinar sobre isso seria interessante
 
em ambos, não sei qual ainda dê para baixar, demorei o dia todo testando e isolando o problema e algumas temporizações são relevantes apenas para testes sem refletir a realidade prática, além de deixar ainda mais instável.
Vendo sua print e baseando em DDR4 teriam vários timings altos aí, mas como não tenho tanta experiência (quase nenhuma) em DDR5, pois nunca fui atrás de pesquisar muito pq não uso, vou me ausentar de opinar, mas dá uma checada no OCnet os tópicos de RAM e DDR5 OC que vai lhe ajudar muito.
 
Vocês tem algum bom tutorial para latencia em memorias? Acho CL40 muito para 5600mhz, queria dar uma reduzida.
 
Quase tudo vai/pode influenciar, o cache, o clock, o tuning das memórias ram, a resolução, o jogo em questão, por isso é uma questão bem complicada e não acho que dá pra analisar só como "X tem gargalo e Y não tem gargalo"

Povo tem paranoia com essas coisas mas eu diria que pouco importa se tá tendo algum gargalo na maioria das situações, na minha opinião é só evitar fazer combinações bizarras tipo 4090 + Ryzen 1600 (ou equivalentes iguais/mais antigos) pra jogar em 1080p ou 13900k/7800x3D com uma gtx 1060 esperando jogar em 1440p/4k

Um setup equilibrado/CxB vai/pode ter gargalo maior mas não quer dizer que vale a pena gastar milhares de reais a mais pra tentar reduzir isso se muitas vezes a performance já atende com folga, se for pra ser chato então mesmo com uma 4090 + 7800x3D/13900k e memórias tunadíssimas o gargalo continua existindo, ainda que na prática não tenha como reduzir até lançar hardware novo, mas é doido ver o povo montando PC com 5800x3D/7700/13600k/13700k e afins e em depressão porque "ah o gargalo" como se fosse um hardware fraco quando na verdade tá perto do melhor que existe atualmente

Negócio é ver o orçamento, as expectativas de cada um, quanto precisa de performance pra cada um ficar satisfeito etc porque isso é subjetivo, em 1080p é uma coisa, 1440p é outra, 4k é outra, aí 1440p com RT sem DLSS é uma coisa, 1440p com RT com DLSS é outra e por aí vai, fora a variação de jogo pra jogo é uma infinidade de cenários que cada um julga de acordo com opinião pessoal então acho que ao invés de ficar pensando quanto vai ter de gargalo o ideal é ver o orçamento, resolução que vai usar, framerate mínimo que quer manter, se se importa de usar DLSS, se faz questão de usar RT e tudo Ultra sempre etc porque na hora de montar um PC, se for bem montado a melhor config possível já tende a ser basicamente a config com menor gargalo automaticamente

Vlw irmão, entendi. Eu to indo pro 1440p ultra mesmo, por isso acho que vou ficar com o ryzen 9 7900 + rtx 4070 12gb ram, e comprar um monitor 1440p 120hz. Se os jogos ficarem até de 90 - 110 fps no ultra ja ta ótimo pra mim
 
Com o pouco tempo que tenho, prefiro ficar jogando do que fazer delid ou overclock.
Então desencana das temps e vá jogar, pq seria a única solução, ou partir pra WC custom.
 
Vlw irmão, entendi. Eu to indo pro 1440p ultra mesmo, por isso acho que vou ficar com o ryzen 9 7900 + rtx 4070 12gb ram, e comprar um monitor 1440p 120hz. Se os jogos ficarem até de 90 - 110 fps no ultra ja ta ótimo pra mim
Se é só pra jogos eu esqueceria o 7900 porque mais cores não ajudam nesse tipo de uso, iria de 7600 (ou 7700) pra algo mais CxB ou 7800x3D pro melhor do AM5 mas com uma 4070 não acho que vale a pena, eu economizaria um pouco na CPU pra tentar pegar uma GPU melhor, ainda mais se pensa em jogar 1440p ultra nativo e com RT, acho que 1 tier de GPU acima seria bom
 
Faz um delid, vou fazer no meu em breve ;)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Vc tá mexendo só nos primários? Secundários e terciários da pra apertar muito ainda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Boa sorte amigo, tbm uso Galahad 360mm e estou na espera do terceiro WC da garantia, tive o mesmo problema da minha primeira unidade, mesmo no suposto lote de S/N que corrige, agora vão me enviar um terceiro. Bomba barulhenta, barulho de água pressurizada as vezes, como se tivesse sujeira/entupido, parece uma mistura de grão de areia correndo as vezes e faz esse barulho constantemente.
Você usa ele em qual processador?

E teria alguma
Opção até uns 1000 reais melhor que ele? Eu poderia vender o que chegou e pegar outro
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo