[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

aqui é uma Asus ROG STRIX B650E-E, como não tenho placa de vídeo offboard, não tenho como desativar o onboard, entretanto, não tenho instabilidade na iGPU e apenas instalei os drivers direto do site da AMD e, nesses dias, houve uma atualização de driver pelo Windows.

o que você relata é semelhante ao que eu tive ao tentar configurar a DDR5 em overclock, de início os tempos e a tensão estavam errados porque eu não sabia quais valores eram os corretos. Hoje consigo 6200MHz na DDR5 em testes de estabilidade (porque demora).

Vc tá usando em 6200mhz de boa na B650-E? Comprei uma e tô esperando chegar, e vou usar com o 7800X3D. Mas tô com medo de usar os 6000mhz das minhas memorias, talvez eu deixe no default msm
 
Bom dia pessoal. eu estava pretendendo montar um pc do zero e ficar só com os graficos integrados do processador, pra depois comprar uma gpu do naipe de 3080 - 4080, eu tava pensando em pegar o ryzen 7 5700g, mas eu vi aqui que vai ficar um gargalo ferrado com essas gpus, tipo coisa de 20 - 30%.

Alguém sabe me dizer se um processador de entrada do AM5 e com graficos integrados, teria um gargalo tão zuado assim se comparado com o R7 5700G caso eu queira pegar uma gpu potente no futuro?
 
Bom dia pessoal. eu estava pretendendo montar um pc do zero e ficar só com os graficos integrados do processador, pra depois comprar uma gpu do naipe de 3080 - 4080, eu tava pensando em pegar o ryzen 7 5700g, mas eu vi aqui que vai ficar um gargalo ferrado com essas gpus, tipo coisa de 20 - 30%.

Alguém sabe me dizer se um processador de entrada do AM5 e com graficos integrados, teria um gargalo tão zuado assim se comparado com o R7 5700G caso eu queira pegar uma gpu potente no futuro?
se está montando do zero é melhor partir pro am5 mesmo que já tem igpu, dá pra comprar CPU e ram no Aliexpress.
O 5700g tem 16mb de cache enquanto o 5700x tem 32mb.
 
Um Ryzen 7000 sem gráfico integrados, exclusivo do mercado chinês, interessante. Pena que para nós já era importação a partir do mês que vem.

 
Vc tá usando em 6200mhz de boa na B650-E? Comprei uma e tô esperando chegar, e vou usar com o 7800X3D. Mas tô com medo de usar os 6000mhz das minhas memorias, talvez eu deixe no default msm
sim, a minha memória é apenas XMP e estou usando em 6200MHz com as temporizações disponibilizadas no SPD nesse padrão que é da Intel. O melhor é pegar memória EXPO para que a compatibilidade seja melhor, não apenas por isso, mas também porque você tem mais temporizações disponíveis: XMP + EXPO. O terrorismo que o pessoal coloca não tem nada a ver, um exagero deles que não me interessa fazer e isso para tentar forçar redução de preço, mas não fazem isso também em relação a qualquer empresa. Se o Ryzen 7000 fosse um FX/PentiumIV, tudo bem, mas na época do PentiumIV o produto era caríssimo e, apesar das críticas e problemas, vendeu horrores ainda que a concorrente tivesse produto muito superior, mas qualquer problema no PentiumIV era relativizado e se era no Athlon virava uma guerra.

esse é o meu primeiro AMD novo, embora já tivesse comprado um Athlon Slot1 usado apenas para segurar uns anos pagando pouco enquanto se evoluía a tecnologia. A máquina vale a pena e foque em memória com perfil EXPO, ainda que seja mais caro. As que eu tenho seriam melhores em Intel pegando os timings XMP que foram testados nessa plataforma e é bem possível que ficassem em 6400MHz, que é o seu clock. Aqui no Ryzen eu até consegui entrar no BIOS em 6400MHz, mas travava e não tive mais tempo para fazer ajustes.
 
sim, a minha memória é apenas XMP e estou usando em 6200MHz com as temporizações disponibilizadas no SPD nesse padrão que é da Intel. O melhor é pegar memória EXPO para que a compatibilidade seja melhor, não apenas por isso, mas também porque você tem mais temporizações disponíveis: XMP + EXPO. O terrorismo que o pessoal coloca não tem nada a ver, um exagero deles que não me interessa fazer e isso para tentar forçar redução de preço, mas não fazem isso também em relação a qualquer empresa. Se o Ryzen 7000 fosse um FX/PentiumIV, tudo bem, mas na época do PentiumIV o produto era caríssimo e, apesar das críticas e problemas, vendeu horrores ainda que a concorrente tivesse produto muito superior, mas qualquer problema no PentiumIV era relativizado e se era no Athlon virava uma guerra.

esse é o meu primeiro AMD novo, embora já tivesse comprado um Athlon Slot1 usado apenas para segurar uns anos pagando pouco enquanto se evoluía a tecnologia. A máquina vale a pena e foque em memória com perfil EXPO, ainda que seja mais caro. As que eu tenho seriam melhores em Intel pegando os timings XMP que foram testados nessa plataforma e é bem possível que ficassem em 6400MHz, que é o seu clock. Aqui no Ryzen eu até consegui entrar no BIOS em 6400MHz, mas travava e não tive mais tempo para fazer ajustes.

Entendi, obrigado pelas informações. Minha intenção era só atualizar a BIOS e colocar as memórias em 6000mhz, vou usar 16x2 daquelas XPG que não sei se são EXPO. Eu quero só configurar, e não mexer mais, não sou desses de ficar fisurado monitorando e fuçando o tempo todo...
 
se está montando do zero é melhor partir pro am5 mesmo que já tem igpu, dá pra comprar CPU e ram no Aliexpress.
O 5700g tem 16mb de cache enquanto o 5700x tem 32mb.
As IGPUs dos ryzen AM5 são comparaveis com o vega 8 do ryzen 5700g? Eu vi que o 5700g levava uns jogos massa sem gpu, como o AM5 compara com as memorias de 6000 mhz?
 
As IGPUs dos ryzen AM5 são comparaveis com o vega 8 do ryzen 5700g? Eu vi que o 5700g levava uns jogos massa sem gpu, como o AM5 compara com as memorias de 6000 mhz?
Não achei uma comparação direta mas tem esse vídeo aqui
 
Alguma dica pra baixar a temperatura do 7800x3d em idle? tá batendo 50ºc +/- com um wc de 360mm
 
Alguma dica pra baixar a temperatura do 7800x3d em idle? tá batendo 50ºc +/- com um wc de 360mm
Não acho que é um problema isso mas tenta desativar o clock boost limitando o perfil de energia do Windows pra 99% de uso máximo e vê no que dá, pelo menos no 5600x que tive e 5800x que tenho isso resolve, basicamente zera aqueles picos de temp/consumo que dá em tarefas básicas mantendo em 3,7ghz ao invés de boostar pra 4,85ghz, mas se for ver a média de temperatura/consumo deixar no talo ou limitar assim não muda nada praticamente, por outro lado pra tarefas básicas a performance nem muda

EDIT: Pra mostrar na prática
Idle com limite 99% no Windows, fica o tempo todo bem próximo disso, uso pra jogar também muitas vezes já que o desempenho fica +- igual o 3700x e em muitos jogos é minha GPU que limita, e não a CPU
5XvVbnd.png


Dando F5 numa página no browser com limite em 99% (sem boost, fica no clock base de 3,7ghz~)

GYpPq0o.png


Dando F5 numa página do browser com limite em 100% (boost normal, clock vai a 4,85ghz~)
do1izdH.png
 
Última edição:
Pessoal, achei esse processador e foi amor a primeira vista. TPD baixíssimo e vem com cooler box ainda, to querendo colocar na lista do pc dos sonhos pra comprar daqui um tempo, mas eu não entendo muito de gargalo com esses AM5, esse processador ai consegue levar uma 4080 ou 4090 em jogos quad HD ou 4k?



E sobre gargalo, caso eu queira montar um PC para 1440p ultra 120mhz e comprar uma placa tipo a 4070 que parece ser fraca pra esse processador, vai dar algum problema no gameplay

E por ultimo, um Ryzen 9 7900 (apenas coolerbox) + RTX 4070 + um case com alguns fans para ajudar na ventilação, qual a potencia da fonte seria adequada pra isso?
 
Pessoal, achei esse processador e foi amor a primeira vista. TPD baixíssimo e vem com cooler box ainda, to querendo colocar na lista do pc dos sonhos pra comprar daqui um tempo, mas eu não entendo muito de gargalo com esses AM5, esse processador ai consegue levar uma 4080 ou 4090 em jogos quad HD ou 4k?

https://www.kabum.com.br/produto/40...SezXYwbVByGdxe_GHt2obNu698ZY0Q4hoC3y0QAvD_BwE
Sim, até processadores inferiores conseguem rodar bem com essas GPUs, aí depende do quão exigente/neurótico você é quanto aos frames mínimos e médios/máximos, o 7800x3D vai ser melhor mas não quer dizer que faça sentido pra todos, ao mesmo tempo um 7700 também vai rodar tão bem quanto o 7900 e é mais barato, é bem subjetivo essa questão

E sobre gargalo, caso eu queira montar um PC para 1440p ultra 120mhz e comprar uma placa tipo a 4070 que parece ser fraca pra esse processador, vai dar algum problema no gameplay
Problema não vai dar, só vai ter jogos que a 4070 simplesmente não vai conseguir manter 1440p ultra 120hz, ao mesmo tempo tem gente que não se importa que o FPS não fique cravado em 120hz desde que não caia tanto, tem gente que aceita jogar entre 60-120hz por exemplo e tem gente que infarta se ver que o FPS caiu de 120 pra 119 por 1 milissegundo, depende do tipo de pessoa que você é

E por ultimo, um Ryzen 9 7900 (apenas coolerbox) + RTX 4070 + um case com alguns fans para ajudar na ventilação, qual a potencia da fonte seria adequada pra isso?
Realisticamente uma fonte de 500w já vai segurar esse setup com uma boa folga, mas sendo um componente importante e o que mais dura (junto com gabinete) eu pegaria logo uma 850w ou 750w pelo menos, visto que os preços tão bem acessíveis e esses modelos dão garantia de 10 anos no geral, junto com melhor eficiência e qualidade no geral
 
Pessoal, achei esse processador e foi amor a primeira vista. TPD baixíssimo e vem com cooler box ainda, to querendo colocar na lista do pc dos sonhos pra comprar daqui um tempo, mas eu não entendo muito de gargalo com esses AM5, esse processador ai consegue levar uma 4080 ou 4090 em jogos quad HD ou 4k?



E sobre gargalo, caso eu queira montar um PC para 1440p ultra 120mhz e comprar uma placa tipo a 4070 que parece ser fraca pra esse processador, vai dar algum problema no gameplay

E por ultimo, um Ryzen 9 7900 (apenas coolerbox) + RTX 4070 + um case com alguns fans para ajudar na ventilação, qual a potencia da fonte seria adequada pra isso?
Edit
 
Última edição:
E por ultimo, um Ryzen 9 7900 (apenas coolerbox) + RTX 4070 + um case com alguns fans para ajudar na ventilação, qual a potencia da fonte seria adequada pra isso?
Tô com um 7900 há uns meses e zero reclamações, bem frio e se quiser brincar de OC dá pra deixar igual ao 7900x e com melhor eficiência, mas aí o cooler box provavelmente não vai segurar.

Eu optei por ele pq uso pra trabalhar também e o upgrade em relação ao 9900k que tinha antes foi fantástico em todos os aspectos, se a ideia é só jogar o 7700 pode ser até melhor.

average-fps-2560-1440.png
average-fps-3840-2160.png

Sobre a fonte, eu uso uma de 750w mas creio que uma de 650w já segure legal essa configuração, meu hardware está na assinatura.

Não vem cooler box e sim ele vai empurrar uma 4090, mas vai precisar de um cooler bem parrudo!
7600, 7700 e 7900 vem com cooler box, apenas os 'x' (e consequentemente os x3d) que não.
 
Alguma dica pra baixar a temperatura do 7800x3d em idle? tá batendo 50ºc +/- com um wc de 360mm
no BIOS tem opção diversa para otimizar o uso da máquina, no caso específico dessa Asus Strix, tem um perfil que é para processadores x3d como o seu. Qual é a sua pasta térmica? Quanto de pasta usou: camada fina ou deixou transbordar?
também tem a opção de configurar os ALGORÍTIMOS disponíveis, são três e eles vêm em automático por padrão, então, eu coloquei um para focar na temperatura e no limite térmico, o outro para focar na tensão e o último na corrente, como esses dois últimos podem escolher entre dois limites de tensão e corrente, a segunda opção eu deixo em automático.
e tem o PBO em duas opções: mais livre consumindo mais e restrito, consumindo menos. O restrito tem que procurar nas opções avançadas e você tem a opção de ativar, daí fica em 65 watts, e 105 watts, que permite até uns 150 watts all core se tiver também acionado o PBO 170w.
 
no BIOS tem opção diversa para otimizar o uso da máquina, no caso específico dessa Asus Strix, tem um perfil que é para processadores x3d como o seu. Qual é a sua pasta térmica? Quanto de pasta usou: camada fina ou deixou transbordar?
também tem a opção de configurar os ALGORÍTIMOS disponíveis, são três e eles vêm em automático por padrão, então, eu coloquei um para focar na temperatura e no limite térmico, o outro para focar na tensão e o último na corrente, como esses dois últimos podem escolher entre dois limites de tensão e corrente, a segunda opção eu deixo em automático.
e tem o PBO em duas opções: mais livre consumindo mais e restrito, consumindo menos. O restrito tem que procurar nas opções avançadas e você tem a opção de ativar, daí fica em 65 watts, e 105 watts, que permite até uns 150 watts all core se tiver também acionado o PBO 170w.
Primeira mb da asus q eu pego, fiz só as config básicas +att pra rodar as memórias em EXPO, a pasta térmica passei uma camada fina da GD-2 (comprei na ali faz um tempo, me atendeu perfeitamente nos ups do pc, gosto bastante dela, só é difícil de aplicar), a princípio durante as jogatinas não passa de 62º, mas em idle tá incomodando bastante.
 
As IGPUs dos ryzen AM5 são comparaveis com o vega 8 do ryzen 5700g? Eu vi que o 5700g levava uns jogos massa sem gpu, como o AM5 compara com as memorias de 6000 mhz?
Não, são bem distantes uma da outra:
- 5700G = 8CU (512 FP32) GCN (Vega5), 2GHz e 2TFlops
- iGPU de qualquer Ryzen 7000(X) = 2CU (128 FP32) RDNA2 (Navi24) , 2.2GHz e 0.5TFlops

Se for usar pensando em decodificar videos e uso comum, a placa de vídeo dos Ryzens AM5 são competentes e bem melhores que a dos Ryzen AM4, mas se for pensando em jogos tem nem como comparar, o 5700G dá uma surra mesmo sendo uma arquitetura mais antiga e com clock menor (também, são 4x mais núcleos a seu favor). Como o pessoal costuma dizer, a iGPU dos Ryzen 7000 são para dar vídeo e nada mais.

Aqui uma comparação mais direta de iGPUs, 5600G vs 7600X:
 
Não, são bem distantes uma da outra:
- 5700G = 8CU (512 FP32) GCN (Vega5), 2GHz e 2TFlops
- iGPU de qualquer Ryzen 7000(X) = 2CU (128 FP32) RDNA2 (Navi24) , 2.2GHz e 0.5TFlops

Se for usar pensando em decodificar videos e uso comum, a placa de vídeo dos Ryzens AM5 são competentes e bem melhores que a dos Ryzen AM4, mas se for pensando em jogos tem nem como comparar, o 5700G dá uma surra mesmo sendo uma arquitetura mais antiga e com clock menor (também, são 4x mais núcleos a seu favor). Como o pessoal costuma dizer, a iGPU dos Ryzen 7000 são para dar vídeo e nada mais.

Aqui uma comparação mais direta de iGPUs, 5600G vs 7600X:

isso mesmo, se a pessoa quer jogar e não quer comprar uma dGPU, então há outras opções para isso, incluindo mini PCs focados em games com esses novos Ryzen
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Primeira mb da asus q eu pego, fiz só as config básicas +att pra rodar as memórias em EXPO, a pasta térmica passei uma camada fina da GD-2 (comprei na ali faz um tempo, me atendeu perfeitamente nos ups do pc, gosto bastante dela, só é difícil de aplicar), a princípio durante as jogatinas não passa de 62º, mas em idle tá incomodando bastante.
hoje os processadores são mais gastões no geral, mas tem como baixar as temperaturas reduzindo o Clock, então, por padrão vai ser isso aí, se quiser consumir menos vai ter de fuçar no BIOS para aprender, você pode colocar aqui o print do seu BIOS para se orientar.
se não me engano, corrijam-me se estiver errado, a tecla F12 permite tirar um print da tela do BIOS, daí use o imurg para fazer upload da imagem e linkar no forum
 
Bom pessoal, o Galahad 360MM novo chegou da garantia, 10 dias uteis, ponto MUITO positivo pra Lian Li, não instalei ainda, peguei ele agora e estou trabalhando/preguiça sobrenatural.
Devo instalar até domingo, mas antes disso, quais testes vocês acham que eu devo fazer antes e depois pra ver se o problema era de fato o WC?

Overclock? CO? TImming das memórias? Time spy? Jogos?

Whats-App-Image-2023-07-13-at-15-03-11.jpg
 
quais testes vocês acham que eu devo fazer antes e depois pra ver se o problema era de fato o WC?
Exatamente as mesmas coisas que vc fazia antes e que mandavam as temperaturas pra casa do car****, ora bolas :bem:
 
Exatamente as mesmas coisas que vc fazia antes e que mandavam as temperaturas pra casa do car****, ora bolas :bem:
KKKKKKKKKKKKk
É isso mesmo, vou testar esse fds e mando aqui os resultados,
 
quais testes vocês acham que eu devo fazer antes e depois pra ver se o problema era de fato o WC?
teste de sanidade.



A marca tem pós-venda bom mas o radiador e bomba são da Apaltek que possui histórico de falhas.
 
isso mesmo, se a pessoa quer jogar e não quer comprar uma dGPU, então há outras opções para isso, incluindo mini PCs focados em games com esses novos Ryzen
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


hoje os processadores são mais gastões no geral, mas tem como baixar as temperaturas reduzindo o Clock, então, por padrão vai ser isso aí, se quiser consumir menos vai ter de fuçar no BIOS para aprender, você pode colocar aqui o print do seu BIOS para se orientar.
se não me engano, corrijam-me se estiver errado, a tecla F12 permite tirar um print da tela do BIOS, daí use o imurg para fazer upload da imagem e linkar no forum
Aqui tirei umas fotos da bios , não sei muito onde mudar as coisas, a temp em idle caiu bastante pq estava fazendo 4º aqui ontem.
 
Alguma dica pra baixar a temperatura do 7800x3d em idle? tá batendo 50ºc +/- com um wc de 360mm
Primeira mb da asus q eu pego, fiz só as config básicas +att pra rodar as memórias em EXPO, a pasta térmica passei uma camada fina da GD-2 (comprei na ali faz um tempo, me atendeu perfeitamente nos ups do pc, gosto bastante dela, só é difícil de aplicar), a princípio durante as jogatinas não passa de 62º, mas em idle tá incomodando bastante.
Aqui tirei umas fotos da bios , não sei muito onde mudar as coisas, a temp em idle caiu bastante pq estava fazendo 4º aqui ontem.
Convenhamos que esse conceito de "idle" é bem subjetivo pois em uma das fotos vc está com umas 45 abas de navegador abertas e sabe-se lá mais o que rodando no fundo :haha:

Brincadeiras à parte, é preciso ter em mente que numa situação normal (fora de jogos) todos os fans ficam a uma rotação mais baixa ou até desligados pois a carga sobre o sistema é menor então é natural que algumas temperaturas não desçam tanto quanto se espera/imagina, vai depender do ambiente, das preferências e das configurações de cada um.

Minha máquina em "idle" (que não é idle pois estou trabalhando nela) também dá uns picos na casa dos 50ºC e teoricamente o 7900 deveria ser mais frio que um 'X' ou 'X3D' nessa condição.

1689340891778.png


Acho que vc está se preocupando um pouco além da conta com essas temperaturas mas de repente vale a pena fazer um ajuste fino nas configurações dos fans que vc tem no sistema (todos, não apenas do WC) ao invés de apenas buscar formas de "enforcar" o consumo do processador, especialmente porque suas temperaturas em jogos estão ótimas.

Apesar de ser sua primeira Asus o conceito geral é basicamente o mesmo e muda apenas algum termo ou localização de alguma funcionalidade, com o tempo vc vai pegando o jeito.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo