[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

O 7900x3d em relação ao 7900x, é muita diferença pra jogos e produtividade?
Pra produtividade acho que vai ser de igual pra pior no seu caso.
 
 

concordo que o 13600/K é uma boa opção, porém, ao menos a AMD tem o PCI-E 5.0 e também fica possível reduzir bastante o consumo e temperatura, claro que tanto nos processadores Intel quanto nos AMD, o porém é que as versões mais caras da Intel o pessoal não critica tanto pelo fato de os coolers não darem conta. No geral, a corrida dos GHz vai inflacionar contra a gente que paga por algo que é irreal no uso diário
Quanto ao preço da plataforma, a questão é que a AMD fez algo pensando em anos à frente e a Intel no que já tem no mercado, como sabemos, se você compra uma placa-mãe fraca, pode ser obrigado a adquirir outra em poucos anos, uma média já bastaria e se vier com algumas tecnologias que possam trazer performance, você pode permanecer muito mais tempo com o equipamento. Eu tive uma z97 da quarta geração intel e fui usar um NVME e isso deu um gás que somente não foi maior porque a plataforma Intel geralmente vem com alguma coisa para estrangular a performance, além de vários bugs chatos não apenas no processador Intel Core i7 como do chipset z97 e suas falhas catastróficas que somente não era pior comentado a fora por conta dos usuários não necessitarem de tanto hardware.
E preço é porque a gente importa e paga vários fretes e lucros.
Se você deixa o processador na configuração de fábrica, ele vai consumir horrores e entregar isso no vídeo. Se você mexer no PBO/CO o consumo fica bem melhor e a performance muito boa e até passando o score que mostrou. No meu já deu para fazer testes com clock travado all cores em até 5.125GHz sendo que está precisando trocar a pasta térmica, ou completar, nesse caso bato 170watts. A minha pasta térmica está ressecada e posso ver se passo um pouco de uma nova por cima para "derreter" e tem que ser extremamente pouco para evitar escorrer quando deixamos o gabinete em pé.

usando a plataforma AM5 eu posso afirmar que a AMD mais acertou do que errou, porque tenho boa estabilidade no geral, posso brincar com overclock pensando sempre em reduzir consumo e não ultrapasso a tensão máxima, além disso, evito programas extremos para testes muito longos. Outro ponto importante é a temperatura, com 95°C você DEVE se limitar nos 1.300V, ou se quiser ir mais longe na tensão, coloque manualmente o limite TjMax em 80°C. A placa-mãe AM5 tem ótima estabilidade nos VRMs, ponto para a cobrança da AMD, isso dá maior segurança ao transístor em ter a corrente mais estabilizada. Já no meu Intel Core i7 4790k, era fácil detonar o processador no overclock e, daí, se o VRM é meio instável a gente nem tem como medir até o dia que o processador dá tela azul do nada.


01/07/2023
agora que vi como é a relação PPT/TDC/EDC:
PPT = 1.35x TDC
EDC = 1.50x TDC (no meu caso achei melhor usar 1.35x)

daí coloquei 200/148/200, nessa ordem, e para os Clocks, ficou melhor deixar em AUTO do que travar. Também deixei o CO negativo em 60 all cores.

Q3Xv2vw.png


E para quem quer ver uma comparação de consumo sem mudar a configuração de fábrica



uma curiosidade, em um vídeo testando um NH-D15 da noctua, foi possível rodar o Cinebench R20 e atingir pouco mais de 5GHz


OVERCLOCK 6200MHz (e no modo STRICT, ou apertado, já que tem o modo relax)
aIcEF29.png


Uma característica interessante é não deixar passar a potência configurada, mas por padrão, o Ryzen 7000 permite ultrapassar o consumo (potência) que a gente configura, por exemplo, se deixa 170 watts, ele pode chegar 200 ou passar um pouco disso, segundo HWiNFO64. Para isso não acontecer, na Asus existe a opção "feature FCLK DPM", então, DPM vem de Dynamic Power Management, FCLK é o Infinity Fabric CLOCK, portanto, deve ser um mecanismo de controle de energia e, ao ativar, meu sistema agora não ultrapassa tanto o valor de potência definida. Isso dá uma queda de desempenho porque você não passa mais o consumo, então tem que aumentar o valor PPT e também as correntes. A vantagem é que se a temperatura já bateu 95°C, então não temos mais espaço de aumento de PPT e, sem dúvida, você vai ter um sistema mais estável, porque ao ultrapassar demais a potência, a máquina pode travar, principalmente quando estamos no limite.
 
Última edição:

AMD agrupa Starfield com série de CPUs Ryzen 7000.​


O site da Newegg revela o potencial lançamento do AMD Game Bundle com Starfield​

A AMD está pronta para anunciar um novo pacote de jogos com Starfield da Bethesda.
mRpRTel.png

Em uma descoberta recente feita por um de nossos leitores diligentes, uma nova página de pacote de jogos surgiu no site da Newegg. Este desenvolvimento serve como uma forte indicação de que a AMD pode estar prestes a lançar um novo pacote de jogos que inclui o aguardado jogo Starfield. O que torna essa revelação ainda mais intrigante é sua proximidade com o recente anúncio da parceria da AMD com a Bethesda, uma renomada desenvolvedora de jogos. Essa parceria foi anunciada na semana passada.

De acordo com a página da promoção, parece que todas as CPUs da série Ryzen 7000 serão elegíveis para participar desta próxima promoção, incluindo o SKU de $ 223 mais acessível, como Ryzen 5 7600. As CPUs específicas mencionadas são as seguintes:

  • Ryzen 9 7950X3D
  • Ryzen 9 7950X
  • Ryzen 9 7900X3D
  • Ryzen 9 7900X
  • Ryzen 9 7900
  • Ryzen 7 7800X3D
  • Ryzen 7 7700X
  • Ryzen 7 7700
  • Ryzen 5 7600X
  • Ryzen 5 7600
aAvVeVM.jpg


No entanto, vale a pena notar que, neste momento, nenhuma informação foi fornecida sobre um possível pacote de jogos para GPUs Radeon. A promoção anterior, que incluía The Last of Us Part 1, foi concluída no final de maio e não houve atualizações desde então. Da mesma forma, o pacote Ryzen 7000, que apresentava STAR WARS Jedi Survivor, chegou ao fim em 30 de junho.

É importante destacar que a AMD será a parceira exclusiva de PC para o lançamento deste jogo. Consequentemente, os usuários podem esperar a inclusão do suporte FSR 2.0 desde o dia do lançamento, conforme anunciado na semana passada. No entanto, a resposta da comunidade de jogos a este anúncio foi um tanto confusa, já que a AMD e a Bethesda não abordaram uma questão crucial levantada pelos usuários: NVIDIA DLSS e Intel XeSS também serão suportados. Infelizmente, a AMD manteve uma postura de silêncio sobre o assunto, optando por não fornecer uma resposta direta a essa pergunta simples.

O pacote do jogo Starfield deve ser anunciado em breve, provavelmente no início da próxima semana.

Fonte: Newegg
 

AMD agrupa Starfield com série de CPUs Ryzen 7000.​


O site da Newegg revela o potencial lançamento do AMD Game Bundle com Starfield​

A AMD está pronta para anunciar um novo pacote de jogos com Starfield da Bethesda.
mRpRTel.png

Em uma descoberta recente feita por um de nossos leitores diligentes, uma nova página de pacote de jogos surgiu no site da Newegg. Este desenvolvimento serve como uma forte indicação de que a AMD pode estar prestes a lançar um novo pacote de jogos que inclui o aguardado jogo Starfield. O que torna essa revelação ainda mais intrigante é sua proximidade com o recente anúncio da parceria da AMD com a Bethesda, uma renomada desenvolvedora de jogos. Essa parceria foi anunciada na semana passada.

De acordo com a página da promoção, parece que todas as CPUs da série Ryzen 7000 serão elegíveis para participar desta próxima promoção, incluindo o SKU de $ 223 mais acessível, como Ryzen 5 7600. As CPUs específicas mencionadas são as seguintes:

  • Ryzen 9 7950X3D
  • Ryzen 9 7950X
  • Ryzen 9 7900X3D
  • Ryzen 9 7900X
  • Ryzen 9 7900
  • Ryzen 7 7800X3D
  • Ryzen 7 7700X
  • Ryzen 7 7700
  • Ryzen 5 7600X
  • Ryzen 5 7600
aAvVeVM.jpg


No entanto, vale a pena notar que, neste momento, nenhuma informação foi fornecida sobre um possível pacote de jogos para GPUs Radeon. A promoção anterior, que incluía The Last of Us Part 1, foi concluída no final de maio e não houve atualizações desde então. Da mesma forma, o pacote Ryzen 7000, que apresentava STAR WARS Jedi Survivor, chegou ao fim em 30 de junho.

É importante destacar que a AMD será a parceira exclusiva de PC para o lançamento deste jogo. Consequentemente, os usuários podem esperar a inclusão do suporte FSR 2.0 desde o dia do lançamento, conforme anunciado na semana passada. No entanto, a resposta da comunidade de jogos a este anúncio foi um tanto confusa, já que a AMD e a Bethesda não abordaram uma questão crucial levantada pelos usuários: NVIDIA DLSS e Intel XeSS também serão suportados. Infelizmente, a AMD manteve uma postura de silêncio sobre o assunto, optando por não fornecer uma resposta direta a essa pergunta simples.

O pacote do jogo Starfield deve ser anunciado em breve, provavelmente no início da próxima semana.

Fonte: Newegg
Então duas coisa já sabemos sobre o jogo, não terá suporte ao dlss e vai exigir uma quantidade absurda de memória... :bem:
 
Então duas coisa já sabemos sobre o jogo, não terá suporte ao dlss e vai exigir uma quantidade absurda de memória... :bem:
pois é vamos ver na prática como o game vai se comportar, só espero que venha bem otimizado e não cagado como os últimos jogos!
 
Umas 2 semanas atrás postei aqui que queria desativar o vídeo onboard e que tinha começado a dar instabilidade, telas azuis constantes na inicialização etc. Nessas duas semanas fiz diversos testes e o comportamento da máquina estava completamente imprevisível. Ora funcionava perfeitamente bem, ora travava dentro do bios ou logo depois do logon do Windows. Mexi em tudo que podem imaginar e fiz todo tipo de teste de stress e benchmark e, quando não dava tela azul ou travamento, a máquina passava em todos os testes com excelência. Mas desisti e voltei a versão do Bios para a Beta, ativei todas as configurações que eu usava EXPO, PBO Enhanced Mode 3, Buildzoid's timings e nada de dar problema. Fiz isso na última sexta-feira. Hoje saiu um bios novo como a descrição:
  • Description:
  • - Improve system stability when the EXPO function is enable
  • - Fix BT device on/off issue.
Por enquanto nem vou atualizar, tamanha dor de cabeça que deu. Quando sair a versào final, aí eu atualizo.

Alguém mais tem placa-mãe MSI que deu problema semelhante? A minha é a MSI X670e Tomahawk.
 
Umas 2 semanas atrás postei aqui que queria desativar o vídeo onboard e que tinha começado a dar instabilidade, telas azuis constantes na inicialização etc. Nessas duas semanas fiz diversos testes e o comportamento da máquina estava completamente imprevisível. Ora funcionava perfeitamente bem, ora travava dentro do bios ou logo depois do logon do Windows. Mexi em tudo que podem imaginar e fiz todo tipo de teste de stress e benchmark e, quando não dava tela azul ou travamento, a máquina passava em todos os testes com excelência. Mas desisti e voltei a versão do Bios para a Beta, ativei todas as configurações que eu usava EXPO, PBO Enhanced Mode 3, Buildzoid's timings e nada de dar problema. Fiz isso na última sexta-feira. Hoje saiu um bios novo como a descrição:
  • Description:
  • - Improve system stability when the EXPO function is enable
  • - Fix BT device on/off issue.
Por enquanto nem vou atualizar, tamanha dor de cabeça que deu. Quando sair a versào final, aí eu atualizo.

Alguém mais tem placa-mãe MSI que deu problema semelhante? A minha é a MSI X670e Tomahawk.
aqui é uma Asus ROG STRIX B650E-E, como não tenho placa de vídeo offboard, não tenho como desativar o onboard, entretanto, não tenho instabilidade na iGPU e apenas instalei os drivers direto do site da AMD e, nesses dias, houve uma atualização de driver pelo Windows.

o que você relata é semelhante ao que eu tive ao tentar configurar a DDR5 em overclock, de início os tempos e a tensão estavam errados porque eu não sabia quais valores eram os corretos. Hoje consigo 6200MHz na DDR5 em testes de estabilidade (porque demora).
 
aqui é uma Asus ROG STRIX B650E-E, como não tenho placa de vídeo offboard, não tenho como desativar o onboard, entretanto, não tenho instabilidade na iGPU e apenas instalei os drivers direto do site da AMD e, nesses dias, houve uma atualização de driver pelo Windows.

o que você relata é semelhante ao que eu tive ao tentar configurar a DDR5 em overclock, de início os tempos e a tensão estavam errados porque eu não sabia quais valores eram os corretos. Hoje consigo 6200MHz na DDR5 em testes de estabilidade (porque demora).
Pelo que li e até pela descrição da atualização da MSI, é pau no EXPO. O problema com o iGPU foi uma infeliz coincidência. Mas isso só deu na versão final 7E12v13, porque na beta 7E12v137 dela estava ok. Agora saiu a 7E12v141 beta...

Quanto aos valores, estão registrados no perfil EXPO das memórias, só alterei os subtimings. Se as suas forem XMP, não sei como se comportam nas placas AM5.
 
Umas 2 semanas atrás postei aqui que queria desativar o vídeo onboard e que tinha começado a dar instabilidade, telas azuis constantes na inicialização etc. Nessas duas semanas fiz diversos testes e o comportamento da máquina estava completamente imprevisível. Ora funcionava perfeitamente bem, ora travava dentro do bios ou logo depois do logon do Windows. Mexi em tudo que podem imaginar e fiz todo tipo de teste de stress e benchmark e, quando não dava tela azul ou travamento, a máquina passava em todos os testes com excelência. Mas desisti e voltei a versão do Bios para a Beta, ativei todas as configurações que eu usava EXPO, PBO Enhanced Mode 3, Buildzoid's timings e nada de dar problema. Fiz isso na última sexta-feira. Hoje saiu um bios novo como a descrição:
  • Description:
  • - Improve system stability when the EXPO function is enable
  • - Fix BT device on/off issue.
Por enquanto nem vou atualizar, tamanha dor de cabeça que deu. Quando sair a versào final, aí eu atualizo.

Alguém mais tem placa-mãe MSI que deu problema semelhante? A minha é a MSI X670e Tomahawk.

Mesma coisa aqui, algumas semanas atrás comentei que uns 4 dias depois de atualizar a bios começou a dar tela azul e só resolveu desligando o XMP, na epoca atualizei a bios novamente e resolveu, hoje liguei o PC e 2 min depois deu tela azul de memory management, desci o XMP para 5200 e por enquanto está segurando.

No site da MSI para a PRO B650-P Wifi tem a mesma bios em beta, só resta esperar.
 
Pior que falei que vou esperar o bios 14 final, mas no meu caso o 13 beta funciona bem e o 13 final é o problemático. Ou seja, minha lógica não tem fundamento. :naza:
 
AMD Ryzen 5 7500F será lançado esta semana: A primeira CPU AM5 sem gráficos integrados RDNA2

"Parece que a AMD lançará em breve um novo processador de 6 núcleos que pode não ter um dos recursos mais comuns das CPUs AM5. O Ryzen 5 7500F será o primeiro CPU de desktop da AMD a não ter suporte gráfico integrado, conforme indicado pelo nome deste produto copiando processadores Intel Core F-Series que também possuem gráficos integrados desativados. De acordo com as primeiras informações disponíveis publicamente, a CPU tem de fato 6 núcleos e deve ser cerca de 100 MHz mais lenta que o Ryzen 5 7600, oferecendo a mesma contagem de núcleos. O processador já apareceu no site da PugetBench rodando em uma placa-mãe X670E e memória DDR5-4800.

AMD-RYZEN-7500F-BANNER.jpg


Vale a pena notar que a ausência de suporte de GPU integrado levou a modificações no terceiro chiplet conhecido como IOD. Para esta geração de CPUs de desktop AMD Ryzen, a empresa localizou o subsistema de GPU integrado neste chiplet, e não nos blocos de computação. As gerações anteriores de CPUs de desktop AMD Ryzen não tinham suporte para iGPU, exceto para a série G baseada em APUs mobile. É relatado que a CPU tem um preço aproximadamente US$ 10 mais baixo que o Ryzen 5 7600, que foi inicialmente lançado em US$ 229 e agora caiu para US$ 219 no momento atual."
 
AMD Ryzen 5 7500F será lançado esta semana: A primeira CPU AM5 sem gráficos integrados RDNA2


...É relatado que a CPU tem um preço aproximadamente US$ 10 mais baixo que o Ryzen 5 7600, que foi inicialmente lançado em US$ 229 e agora caiu para US$ 219 no momento atual."
Por US$ 10 vale + a pena o kra ir logo de 7600. AMD nem pra lançar um cpu + baratin cxb pra aumentar a popularidade da plat. AM5.
 
Por US$ 10 vale + a pena o kra ir logo de 7600. AMD nem pra lançar um cpu + baratin cxb pra aumentar a popularidade da plat. AM5.
Eu ia comentar a mesma coisa... :haha:
 
Por US$ 10 vale + a pena o kra ir logo de 7600. AMD nem pra lançar um cpu + baratin cxb pra aumentar a popularidade da plat. AM5.

Eu ia comentar a mesma coisa... :haha:
considerando a dificuldade que é ficar pau a pau com a concorrência, a CPU pode até nem baixar, o negócio é a placa-mãe que vai ser capada. Mas... o pessoal costuma não reclamar se a placa-mãe aguenta no limite e até compram processador topo de linha para colocar nesse tipo de produto, agora, o porém é que se evoluiu tanto o CONSUMO que fica difícil forçar a barra como antigamente
 
Por US$ 10 vale + a pena o kra ir logo de 7600. AMD nem pra lançar um cpu + baratin cxb pra aumentar a popularidade da plat. AM5.
Concordo, esse carinha (7500F) teria que custar NO MÁXIMO uns R$1.200 que, convenhamos, é o que o 7600 já deveria estar custando por aqui.

Por muito anos tive um Intel "KF" e durante o período passei por alguns perrengues pontuais por ter escolhido um modelo sem iGPU para economizar uns trocados, foi uma economia bem burra.

Só faria essa escolha novamente se a diferença de preço fosse substancial e porque hoje tenho mais de uma GPU dedicada sobrando para usar se precisar.
 
Apenas deixando meu feedback sobre a plataforma AM5.

Estou usando uma placa mãe Strix B650E-E Gaming WIFI + um R7 7700 com memórias Hynix A-Die 6400Mhz. (Configuração da Assinatura).

Usei a plataforma AM4 desde a primeira geração e um tive um processador em cada até a última.

A plataforma AM5 está maravilhosa, muito madura pra estreia na minha opinião, a possível barreira para migração fica mais vinculada ao custo (Pra mim que peguei tudo na China, o custo saiu baixíssimo, diferença mínima em relação a plataforma AM4 que tinha).

Falando sobre o sistema e começando pelo processador, consegui um OC de 5.5Ghz via PBO com excelente otimização de consumo de energia, diminuindo bastante a temperatura e gerando bastante desempenho Single Thread e Multi Thread (CO-30 + 90W).

Estou pegando quase 20000pts MP e 2000pts SP no Cinebench R23, ou seja, estou praticamente acima de um R7 7700X em stock, quase alcançando um em OC. (Supriu minha expectativa, pensava em pegar no máximo um 7700X em stock, mas não ir acima como foi).

Em relação as memórias, não consigo usar 6400Mhz, não fica estável nessa frequência (limitação do IMC), mas consigo usar o mesmo perfil de timming EXPO com 6200 e Inf em 2200 só setando - totalmente estável.

Latência das memórias no AIDA fica em 63/64ns (Excelente pra um perfil 95% Plug and Play).

Bem, como sou high-profile com OC em geral, consegui reduzir timmings em relação ao perfil EXPO e jogar minha latência para 54/55ns - quase 10ns a menos com alguns ajustes básicos e totalmente estável também.

Tudo é muito estável na placa mãe. (BIOS, ajustes, etc...).
Muita opção de otimização que chega a ser desnecessário de tão prático que está em relação ao ofertado, mas está lá para todas a exigência.

No caso específico dessa mobo, adorei o sistema de refrigeração dos M.2, além de muito acessível e prático, arrefece muito bem.

Reduziu bastante a temperatura dos meus M.2 e aumentou seus números de leituras e escrita no geral, alguns deles até de forma expressiva.

Antes usava até dissipador próprio e ainda assim não tinha esses resultados mesmo não tendo nenhum problema com limite de largura de banda ou conexão.

Sobre o SOC, setei 1.20v pra uso diário, valor que é mais que suficiente pra lidar com o IMC mesmo com OC. Mesmo que não tivesse BIOS pra corrigir o problema do derretimento que estava acontecendo, dificilmente eu teria esse problema pelo visto.

Esses ajustes todos gastei mais ou menos duas horas e meia/três horas pra extrair tudo dos componentes e verificar a estabilidade.

A plataforma tá quase Plug and Play, o usuário comum já vai ter um excelente desempenho no Processador e na Memória Ram de cara. As otimizações depois é mais pra adequar a temperatura no Processador e, se o usuário quiser, extrair um pouquinho mais das memória que faz diferença em aplicações no geral.

Na primeira leva de processadores AM4, você gastaria dias para estabilizar memórias com alto desempenho (IMC extremamente sensível a época), a diferença já começa por aí em uma comparação.

O que vejo de margem pra evolução no AM5, são essas memórias pegando frequências maiores em novos processadores futuros assim como foi no próprio AM4, além dos ganhos naturais de IPC que virão. No mais, as mobos AM5 já estão vindo com bastante qualidade e bem completinha para perfis básicos e mais exigentes.

Estou super satisfeito com a plataforma e claramente é um lançamento bem mais maduro que o AM4 que é uma plataforma lendária, mas teve seus problemas no início.
 
Última edição:
Apenas deixando meu feedback sobre a plataforma AM5.

Estou usando uma placa mãe B650E-E Rog Strix + um R7 7700 com memórias Hynix A-Die 6400Mhz. (Configuração da Assinatura).

Usei a plataforma AM4 desde a primeira geração e um tive um processador em cada até a última.

A plataforma AM5 está maravilhosa, muito madura pra estreia na minha opinião, a possível barreira para migração fica mais vinculada ao custo (Pra mim que peguei tudo na China, o custo saiu baixíssimo, diferença mínima em relação a plataforma AM4 que tinha).

Falando sobre o sistema e começando pelo processador, consegui um OC de 5.5Ghz via PBO com excelente otimização de consumo de energia, diminuindo bastante a temperatura e gerando bastante desempenho Single Thread e Multi Thread (CO-30 + 90TDP).

Estou pegando quase 20000pts MP e 2000 SP no Cinebench R23, ou seja, estou praticamente acima de um R7 7700X em stock, quase alcançando um em OC. (Supriu minha expectativa, pensava em pegar no máximo um 7700X em stock, mas não ir acima como foi).

Em relação as memórias, não consigo usar 6400Mhz, não fica estável nessa frequência (limitação do IMC), mas consigo usar o mesmo perfil de timming EXPO com 6200 e Inf em 2200 só setando - totalmente estável.

Latência das memórias no AIDA fica em 63/64ns (Excelente pra um perfil 95% Plug and Play).

Bem, como sou high-profile com OC em geral, consegui reduzir timmings em relação ao perfil EXPO e jogar minha latência para 54/55ns - quase 10ns a menos com alguns ajustes básicos e totalmente estável também.

Tudo é muito estável na placa mãe. (BIOS, ajustes, etc...).
Muita opção de otimização que chega a ser desnecessário de tão prático que está em relação ao ofertado, mas está lá para todas a exigência.

No caso específico dessa mobo, adorei o sistema de refrigeração dos M.2, além de muito acessível e prático, arrefece muito bem.

Reduziu bastante a temperatura dos meus M.2 e aumentou seus números de leituras e escrita no geral, alguns deles até de forma expressiva.

Antes usava até dissipador próprio e ainda assim não tinha esses resultados mesmo não tendo nenhum problema com limite de largura de banda ou conexão.

Sobre o SOC, setei 1.20v pra uso diário, valor que é mais que suficiente pra lidar com o IMC mesmo com OC. Mesmo que não tivesse BIOS pra corrigir o problema do derretimento que estava acontecendo, dificilmente eu teria esse problema pelo visto.

Esses ajustes todos gastei mais ou menos duas horas e meia/três horas pra extrair tudo dos componentes e verificar a estabilidade.

A plataforma tá quase Plug and Play, o usuário comum já vai ter um excelente desempenho no Processador e na Memória Ram de cara. As otimizações depois é mais pra adequar a temperatura no Processador e, se o usuário quiser, extrair um pouquinho mais das memória que faz diferença em aplicações no geral.

Na primeira leva de processadores AM4, você gastaria dias para estabilizar memórias com alto desempenho (IMC extremamente sensível a época), a diferença já começa por aí em uma comparação.

O que vejo de margem pra evolução no AM5, são essas memórias pegando frequências maiores em novos processadores futuros assim como foi no próprio AM4, alem dos ganhos naturais de IPC que virão. No mais, as mobos AM5 já estão vindo com bastante qualidade e bem completinha para perfis básicos e mais exigentes.

Estou super satisfeito com a plataforma e claramente é um lançamento bem mais maduro que o AM4 que é uma plataforma lendária, mas teve seus problemas no início.
como estão os tempos da sua DDR5? Aqui os meus tempos são quase esses, com poucas diferenças
]
 

AMD agrupará Starfield com CPUs Ryzen 7000, GPUs Radeon RX 7000 e RX 6000.​


DlDoNL9.jpg



Na semana passada, Newegg deixou espacar os detalhes de um próximo pacote de jogos que inclui Starfield, o jogo altamente antecipado desenvolvido pela Bethesda para consoles de PC e Xbox. Desde então, outros varejistas confirmaram o pacote e uma página oficial do pacote foi publicada pela AMD Taiwan.

De acordo com as informações fornecidas pela AMD Taiwan, o pacote começará em 11 de julho e será executado até 30 de setembro. Os jogadores que possuem novo hardware AMD terão a oportunidade de reivindicar seus códigos de jogo até o final de outubro.

1T38IHC.png


Em termos de hardware, o pacote não se limita apenas às CPUs AMD Ryzen 7000; também inclui GPUs Radeon. Além disso, o pacote abrange não apenas a família RDNA3, mas também RDNA2 a partir da série Radeon RX 6600 (excluindo a série 6500/6400).

O pacote é dividido em duas camadas: a Standard Edition e a Premium Edition, que oferece acesso antecipado de 5 dias. O pacote Premium está disponível com todas as CPUs Ryzen 9 7000 e as séries Radeon RX 7900 ou Radeon RX 6700+. Por outro lado, a Standard Edition vem com processadores Ryzen 7 e Ryzen 5 série 7000, bem como modelos Radeon 6600/7500.

uwzHtzM.png


Starfield fez sua estreia durante o evento E3 2018 e está ativamente em desenvolvimento desde então. Após uma espera de cinco anos, os jogadores ansiosos finalmente terão a oportunidade de mergulhar neste jogo altamente antecipado. A data oficial de lançamento foi confirmada para 6 de setembro deste ano.

A AMD anunciou que será um parceiro exclusivo de PC para o lançamento deste jogo em PCs. O jogo suportará a tecnologia de upscaling FSR2 no primeiro dia.
 
Galera, fechei a compra de um 7900X3d e uma Rog Strix X670E-F com 64 GB de RAM da Fury 5200.

Só estou aguardando o novo gabinete chegar para montar o novo setup. Alguém recomenda uma otimização para se extrair ainda mais?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo