[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 90 32.8%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 57 20.8%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 99 36.1%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 28 10.2%

  • Total de votos
    274

apenas uns detalhes:
  • esses perfis de temporizações não são os melhores, pode-se afinar e ganhar muito desempenho
  • memórias com expo possuem uma garantia melhor de funcionamento nos AM5 DESDE QUE estejam também no QVL da fabricante da placa-mãe, isso porque fica também mais fácil relatar um problema que seja corrigido em uma nova versão da BIOS
  • tanto EXPO quanto XMP podem não funcionar bem no clock estampado na embalagem, isso não é exclusividade em processadores AMD AM5 e, portanto, também há alguns problemas com processadores Intel ao se usar o XMP
  • geralmente perfil XMP da Intel pode vir sozinho ou com EXPO da AMD junto, mas todos vêm com o perfil JEDEC que é o perfil default e que deve funcionar sempre, ou seja, se der problema no XMP ou no EXPO ou em ambos, o jeito é usar o JEDEC
  • XMP 1/2 e EXPO 1/2 se diferenciam no grupo de temporizações verificadas, o numeral 1 pode se referir ao conjunto de temporizações primárias apenas e sendo o resto no automático, já o numeral 2 pode significar que algumas temporizações secundárias também foram testadas. Entretanto, isso não é uma regra e ambos os perfis podem se diferenciar em ter mais ou menos temporizações verificadas
  • memórias apenas com XMP podem ser mais baratas porque fizeram menos testes
  • muitas DDR5 são, na verdade e atualmente, memórias de 4800MTs que podem subir até clocks consideravelmente mais elevados (ao menos até o grupo que vai beirando 6600/6800MTs)
bom, não sei se relatei tudo o que acontece com 100% de acerto, mas até onde vi pode ser
 
Vejo bastante reclamação em relação a compatibilidade das DDR5 em AM5, então acho que acabei dando sorte, nas minhas memórias subiram com 6400mts no perfil EXPO de primeira e nunca deram problema.
 
Alguns modelos de entrada são fabricados ainda, não pararam, e outros, mesmo sem produção, ainda continuam com os dies em estoque.

Isso não é muito difícil de especular. Devem usar um SoC baseado na Tegra Orin, com uma config de 6 ou 8 cores de CPU A78, e 512 ou 1024 cores baseados nas Ampere (serie 3000). Eu chuto que vai ser a config com 1024 cores, basicamente a mesma coisa da Jetson Nano 8gb (eu tenho uma aqui, inclusive).
Desempenho seria metade de uma RTX 3050, desempenho deve ficar bem similar à uma Vega 8 integrada, a mesma do Ryzen 5700G (ou seja, menos que os consoles de 2012 ainda).

A nintendo pode aproveitar que vão usar uma Ampere e fazer uso do DLSS pra upscale, daria um belo gás no console.

Pelo visto o Switch 2 vai ser bem fraco então. Nem vai chegar perto de uma GTX1050Ti. Deve ficar no nível de uma GTX750Ti ou no máximo chegar nas GTX950/960.

Mas ao menos com DLSS eles podem usar 720p para 1080p no modo portátil e no modo de TV 1080p para 1440p.

Só espero que agora os games tenham duas opção de escolha. De Qualidade e Performance. E que só mudem a qualidade do DLSS e nem modifiquem mais nada. Tipo usar um o DLSS em Performance para 60fps e o DLSS em modo Qualidade para 30fps. Aí cada um escolhe o que mais lhe agradar.
 
Vejo bastante reclamação em relação a compatibilidade das DDR5 em AM5, então acho que acabei dando sorte, nas minhas memórias subiram com 6400mts no perfil EXPO de primeira e nunca deram problema.
apenas 32GB que choram, o resto funciona até bem ou excelente. 16GB pessoal estrangula até o talo.

Nope, fica abaixo disso ainda kkkkk
desktop e note ou ambos?
 
Então é melhor pegar 4x16 do que 2x32 ?
O mais certo de funcionar é 2x16gb. Estressa menos o controlador de memória e consegue subir as frequências mais facilmente. Na teoria dê preferência por dois módulos ao invés de 4.
 
desktop e note ou ambos?
Tava falando da 750ti, só tem desktop, não?
Então é melhor pegar 4x16 do que 2x32 ?
Em termos de subir clocks? 2x16 > 2x32 > 4x16. 2 módulos é mais fácil pro controlador do que 4, e quando menor a densidade, melhor.
Incrivelmente, 2x48gb e 4x48gb sobem mais fácil do que 2x32gb/4x32gb.
 
troquei o Air Cooler por um WC de 360mm e o comportamento do processador mudou consideravelmente, deu para baixar a tensão do vSoc e da MC. Agora, coisa acima de 5GHz pode esquecer, não rola com um consumo monstruoso. Prefiro ficar numa zona mais confortável. Em um teste com temperatura no automático e o AI OC ativo, no Cinebench 23, a temperatura bateu 115°C, como a tensão não podia chegar nos 1.4v, porque ficou limitada abaixo dos 1.3v, a máquina desligou na metade do teste. Eu acho que está muito desequilibrado esse AGESA da AMD.

falando da 750ti, só tem desktop, não?

Em termos de subir clocks? 2x16 > 2x32 > 4x16. 2 módulos é mais fácil pro controlador do que 4, e quando menor a densidade, melhor.
Incrivelmente, 2x48gb e 4x48gb sobem mais fácil do que 2x32gb/4x32gb.
acho que uma parte dessa dificuldade está nessa subida rápida e forçada que muitos ICs passaram, as minhas na versão de Taiwan são 38-44-44-84/1.25v para 5600MTs e a versão chinesa força 32-39-39-96/1.4v para 6400MTs. Certamente são chips não tão bons para subir já que na mesma linha tem modelo 6800MTs 36-46-46-100 96GB, 48GBx2 1.35V
 
duvida, o Ryzen 7 7700 se compararia a qual processador da Intel de qual geração?
 
duvida, o Ryzen 7 7700 se compararia a qual processador da Intel de qual geração?
Depende do que vc for fazer com ele, creio que 12600/13600.

 

O melhor CPU para jogos da AMD, o Ryzen 7 7800X3D, retorna abaixo da marca de US$ 350​

Mais barato do que durante a Black Friday.
Ui66AeW.png

O AMD Ryzen 7 7800X3D de 8 núcleos, considerado por muitos como o melhor CPU para jogos para o soquete AM5, está mais uma vez disponível por um preço abaixo de US$ 349. Curiosamente, este preço atual é ainda menor do que o observado durante o período da Black Friday/Cyber Monday, quando a AMD o reduziu para US$ 359. A partir de agora, vários retalhistas nos EUA continuam a listar este preço, sugerindo que pode ser uma oferta estendida para a época de compras natalinas ou possivelmente um desconto permanente.

Hoje notamos que a Newegg está oferecendo um desconto de $ 10 sobre o preço promocional de $ 359, o que significa que o preço final cairá para $ 348,94 .

Ofertas AMD Ryzen 7 7800X3D (links afiliados)

Vale acrescentar que o CPU Ryzen 7 7800X3D ainda faz parte da mais recente promoção de pacotes de jogos da AMD, que inclui o jogo chamado Avatar: Frontiers of Pandora, com lançamento previsto para apenas três dias. Este jogo atualmente possui um valor de pelo menos US$ 60 na principal plataforma de revenda.

Para quem está próximo do MicroCenter, há um benefício adicional, pois a CPU está disponível a um preço reduzido de US$ 339,99. Porém, é fundamental saber que esta oferta é exclusiva para retirada na loja.

FKKDKFo.jpg


O CPU 7800X3D estreou com preço de US$ 449, por isso é oferecido atualmente com desconto de US$ 100. Este modelo apresenta um design de chip único de 8 núcleos que vem equipado com 3D V-Cache, estendendo efetivamente o cache L3 para 96 MB. Notavelmente, ele supera o 7900X3D e o 7950X3D em jogos, ambos utilizando um design de chip duplo. No entanto, apenas um deles está equipado com 3D V-Cache.

HvSNOFq.png


Fonte: Newegg
 
mas saiu notícia dizendo que as DDRs vão subir, parece que todas
 
Agora que já passou a Black Fraude, dá pra afirmar se o fim da concorrência da Aliexpress já está refletindo nos preços de CPUs e mobos aqui?
 
Estou numa duvida tremenda... Estava prestes a fazer uma build com 5700g (sem placa dedicada, não uso pra gaming) principalmente porque placa e memória AM5/DDR5 não compensam ainda considerando o custo comparado com AM4... mas daí com a perspectiva de vir uma 8700G que parece muito promissora em janeiro travei.
 
Estou numa duvida tremenda... Estava prestes a fazer uma build com 5700g (sem placa dedicada, não uso pra gaming) principalmente porque placa e memória AM5/DDR5 não compensam ainda considerando o custo comparado com AM4... mas daí com a perspectiva de vir uma 8700G que parece muito promissora em janeiro travei.
Se o seu foco não é gaming, seria oq? Pq poderia também pegar um intel com DDR4, ou um Zen 4 qualquer com o vídeo integrado deles.
 
Se o seu foco não é gaming, seria oq? Pq poderia também pegar um intel com DDR4, ou um Zen 4 qualquer com o vídeo integrado deles.
Trabalho... rodo umas VMs pra lab e desenvolvimento. Umas bases mais pesadas. Navegação, etc. Uso 3 monitores.
(Edit:) minha dúvida é que acho um 8700G AM5/DDR5 vai durar muito mais tempo que montar um 5700G agora
 
Pessoal, como andam os tempos de boot da plataforma AM5 ultimamente?

Pelo que vi as últimas versões da Agesa melhoraram essa questão, mas ainda continuam bem mais demoradas que era no AM4. Procede?
 
Pessoal, como andam os tempos de boot da plataforma AM5 ultimamente?

Pelo que vi as últimas versões da Agesa melhoraram essa questão, mas ainda continuam bem mais demoradas que era no AM4. Procede?
Eu coloquei cronômetro esses dias, demorou 56 segundos de clicar o botão até chegar no Windows. Estou com a última versão da Bios e com o meu kit antigo Am4 se demorasse 10 segundos era muito, nessa questão o AM5 fica muito pra trás, mas é costume e não muda nada no dia a dia...
 
Trabalho... rodo umas VMs pra lab e desenvolvimento. Umas bases mais pesadas. Navegação, etc. Uso 3 monitores.
(Edit:) minha dúvida é que acho um 8700G AM5/DDR5 vai durar muito mais tempo que montar um 5700G agora
Se for gastar no DDR5 mesmo, pq não ir pra um 7700x então? Ele tem vídeo integrado também, vai servir pra trabalho. Só fique atento que não acho que tenha nenhuma placa mãe com 3 saídas de vídeo pra vc ligar seus monitores, então acabaria precisando de uma GPU básica só pra display, seja com o 5700g, 8700g ou qualquer outra CPU com ou sem vídeo integrado.
 
Pessoal, como andam os tempos de boot da plataforma AM5 ultimamente?

Pelo que vi as últimas versões da Agesa melhoraram essa questão, mas ainda continuam bem mais demoradas que era no AM4. Procede?
não medi isso porque depende de estar ativado o "contexto de memória", que permite salvar uma inicialização que deu certo. A plataforma AM5 ainda patina com certas memórias, enquanto que com outras funciona bem até demais. Quando consigo estabilizar, o boot é bem rápido no Windows 11. Também tem que ver como está configurado o Sistema Operacional, quanto mais perfumaria sobe junto, mais pode demorar. E tem diferença óbvia entre HDD, SSD e NVME
Se for gastar no DDR5 mesmo, pq não ir pra um 7700x então? Ele tem vídeo integrado também, vai servir pra trabalho. Só fique atento que não acho que tenha nenhuma placa mãe com 3 saídas de vídeo pra vc ligar seus monitores, então acabaria precisando de uma GPU básica só pra display, seja com o 5700g, 8700g ou qualquer outra CPU com ou sem vídeo integrado.
eu sei que é caro, um absurdo, mas imaginei um TR nesse caso aí
 
eu sei que é caro, um absurdo, mas imaginei um TR nesse caso aí
Não acho que vale o preço, principalmente no brasil, nem traria retorno financeiro o suficiente. Pra programar e umas VMs o 7900/7950 já são excelentes. TR é se vc precisar de bem mais RAM ou lanes PCIe, com os cores pra dar suporte a isso.
 
não medi isso porque depende de estar ativado o "contexto de memória", que permite salvar uma inicialização que deu certo. A plataforma AM5 ainda patina com certas memórias, enquanto que com outras funciona bem até demais. Quando consigo estabilizar, o boot é bem rápido no Windows 11. Também tem que ver como está configurado o Sistema Operacional, quanto mais perfumaria sobe junto, mais pode demorar. E tem diferença óbvia entre HDD, SSD e NVME

eu sei que é caro, um absurdo, mas imaginei um TR nesse caso aí

Cara, se é teu trabalho, acho que vale a pena pegar um 7900X/7950X e uma GPU off-board pra ligar seus monitores.
A outra opção é ir nesses mini-PCs econômicos com 5800H/6800H e por 64GB de RAM neles. A performance não compara, lógico, mas vai sair mais barato que só o processador de um kit AM5, e vai performar razoavelmente bem. Trabalho com um 5800H de vez em quando e dá pra levar.
 
Cara, se é teu trabalho, acho que vale a pena pegar um 7900X/7950X e uma GPU off-board pra ligar seus monitores.
A outra opção é ir nesses mini-PCs econômicos com 5800H/6800H e por 64GB de RAM neles. A performance não compara, lógico, mas vai sair mais barato que só o processador de um kit AM5, e vai performar razoavelmente bem. Trabalho com um 5800H de vez em quando e dá pra levar.
Outra opção seria um 5950x + GPU baratinha, vai performar parecido com um 7900x em cenários sem AVX-512.
Ele vai precisar de uma GPU de todo jeito, não conheço nenhum mini pc desses com suporte pra 3 monitores.
 
Outra opção seria um 5950x + GPU baratinha, vai performar parecido com um 7900x em cenários sem AVX-512.
Ele vai precisar de uma GPU de todo jeito, não conheço nenhum mini pc desses com suporte pra 3 monitores.
Sim, também seria uma boa.
Acho que qualquer mini-PC moderno pega 3 monitores sem drama se tu tiver um bom HUB USB-C, mas eu nunca usei pessoalmente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo